quinta-feira, 26 de abril de 2018

Mostra do Mar e da Náutica

A União das Freguesias de Faro, vai realizar de 4 a 6 de Maio a Farnáutica – Mostra do Mar e da Náutica de Faro que decorrerá, mais uma vez, no Jardim Manuel Bivar, na Baixa de Faro.
Para além da presença de embarcações de recreio e material náutico, marcarão presença cerca de duas dezenas de instituições e empresas ligadas ao sector do mar.
Os visitantes terão, igualmente, à sua disposição uma tenda de gastronomia com tasquinhas que vão servir essencialmente pratos e petiscos relacionados com peixes e mariscos, como lingueirão, chocos, ostras, amêijoas, conquilhas, sapateiras, xarém e camarões grelhados e fritos.
Esta mostra que vai para a sua 4ª edição tem como objectivo de promover as actividades relacionadas com o mundo da náutica e com o sector do mar. Pretende-se reforçar a vocação e a relação da cidade de Faro com o litoral, com o mar e com a ria formosa vincando a sua história, a sua cultura e a sua identidade em que o mar tem um papel de crucial importância.
A entrada é gratuita e o horário de funcionamento da mesma está compreendido entre as 11h e as 23h. Em simultâneo com esta mostra vai decorrer uma feira de artesanato regional algarvio com a presença de cerca de duas dezenas de artesãos.
Fonte:oalgarve

Gafanha da Nazaré: GNR Captura ilegal de 360 quilos de pescado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, ontem, dia 25 de abril, naquela localidade, apreendeu 300 quilos de pescada branca e 60 quilos de polvo, por captura ilegal de pescado.
No âmbito de uma operação destinada ao controlo do cumprimento das normas que regem a captura e desembarque de pescado fresco no Porto de Pesca Costeira de Aveiro, os militares detetaram um individuo na posse do referido pescado sem o peso e as medidas regulamentares, tendo cada polvo menos de 750 gramas e a pescada branca menos 27 cm de tamanho.
A GNR salienta que a principal medida de gestão defendida pelos estudos científicos realizados é a adoção e respeito de pesos e medidas mínimas de captura, que tem como principal objetivo permitir o crescimento e reprodução dos exemplares das espécies em causa.
Foi identificado, um homem de 39 anos, e elaborado o respetivo um auto de notícia.

Conferência | Obama vem a Portugal em julho falar das alterações climáticas


ARQUIVO GLOBAL IMAGENS
Ex-presidente dos Estados Unidos participa numa conferência sobre o clima

Barack Obama volta a Portugal este ano. O ex-presidente dos Estados Unidos estará no Porto para participar numa conferência sobre o clima.

Obama será orador na Climate Change Leadership Porto Summit, marcada para o dia 6 de julho no Coliseu, segundo avançou o Expresso.

Será a segunda vez que Obama visita Portugal. Esteve no nosso país em visita de estado em 2010.

A vinda de Obama realizar-se-á a convite da Advanced Leadership Foundation, instituição internacional sem fins lucrativos sediada em Washington que tem representação no Porto.

A Climate Change Leadership Porto Summit será uma conferência internacional que tem como objetivo encontrar soluções para o setor agrícola face aos desafios impostos pelas alterações climáticas.

Fonte: DN

Pólenes em níveis muito elevados em quase todo o país nos próximos dias

Resultado de imagem para Pólenes em níveis muito elevados em quase todo o país nos próximos dias
As concentrações de pólenes no ar vão estar muito elevadas em quase todas as regiões de Portugal continental nos próximos sete dias, segundo o Boletim Polínico da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).
Para a semana de 27 de abril a 03 de maio de 2018, preveem-se concentrações de pólenes muito elevadas para quase todas as regiões, enquanto a Região de Entre Douro e Minho terá concentrações em níveis moderados, a Beira Litoral com níveis elevados e as regiões autónomas dos Açores e da Madeira com níveis baixos ou moderados.
Os pólenes das árvores carvalhos, pinheiro e bétula predominam nas regiões de Trás-os-Montes e no Alto Douro, bem como na região de Entre Douro e Minho. No que diz respeito às ervas, predominam os pólenes de gramíneas, parietária e azeda na região de Trás-os-Montes e de urtiga, parietária e gramíneas em Entre Douro e Minho.
Resultado de imagem para Pólenes em níveis muito elevados em quase todo o país nos próximos diasNas regiões da Beira Interior e da Beira Litoral prevalecem os pólenes das árvores carvalhos, oliveira e pinheiro e das ervas urtiga, parietária e gramíneas, com o acréscimo das ervas tanchagem e azeda apenas na Beira Litoral.
Os pólenes das árvores carvalhos e oliveira e das ervas urtiga, gramíneas, tanchagem e parietária estarão em destaque em Lisboa e Setúbal e no Algarve, apenas com o acréscimo da erva quenopódio na região do Algarve.
Os pólenes das árvores azinheira, sobreiro e oliveira e das ervas gramíneas, tanchagem, parietária e azeda serão os dominantes no Alentejo.
Ao contrário das regiões do continente, os pólenes estarão em níveis baixos na Madeira, destacando-se os pólenes do pinheiro e das ervas urtiga, gramíneas e parietária, e, nos Açores, os pólenes encontram-se em níveis moderados, com predomínio dos pólenes do pinheiro e das ervas urtiga e parietária.
Resultado de imagem para Pólenes em níveis muito elevados em quase todo o país nos próximos dias
A alergia ao pólen é causa frequente de manifestações alérgicas, que podem ser do aparelho respiratório (asma e rinite alérgica), dos olhos (conjuntivite alérgica) ou da pele (urticária e eczema).
O Boletim Polínico efetua a divulgação semanal dos níveis de pólenes existentes no ar atmosférico recolhidos através da leitura de postos que fazem uma recolha contínua dos pólenes em várias regiões do País.

Fonte: Lusa


Português entregou-se à polícia após assassinar mulher e filho na Suíça

Resultado de imagem para Português entregou-se à polícia após assassinar mulher e filho na Suíça
O português que assassinou na quarta-feira a mulher e o filho em Payerne, centro-oeste da Suíça, entregou-se às autoridades policiais durante a madrugada de hoje, sem ter oferecido resistência, noticiou o jornal suíço 20 Minutes.
O homem, de 49 anos, colocou-se em fuga após ter morto a tiro os dois familiares, no prédio onde a família residia em Payerne, no final da tarde de quarta-feira.
De acordo com a edição eletrónica do jornal suíço, os dois corpos foram encontrados no piso do apartamento em que a família residia, há pouco mais de um mês, perto da estação ferroviária de Payerne.
Depois do alerta, a polícia retirou todos os locatários do prédio e cercou o edifício, na tentativa de encontrar o homicida, apurando-se depois que já não estava no interior.
De acordo com moradores do prédio, as discussões na residência eram frequentes.


Fonte: MadreMedia/Lusa

Dois estrangeiros e uma empresa arguidos por suspeita de auxílio à imigração ilegal em Coimbra

Resultado de imagem para Dois estrangeiros e uma empresa arguidos por suspeita de auxílio à imigração ilegal em CoimbraO Serviço de Estrangeiros e Fronteiras anunciou hoje que dois cidadãos estrangeiros e uma empresa foram constituídos arguidos em Coimbra após uma investigação sobre crimes de auxílio à imigração ilegal e utilização da atividade de estrangeiro em situação irregular.
Numa nota enviada à agência Lusa, o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) informa que “procedeu à execução de cinco mandados de busca na cidade de Coimbra, na sequência de uma investigação, sob coordenação do Ministério Público, por suspeita da prática dos crimes de auxílio à imigração ilegal e utilização da atividade de cidadão estrangeiro em situação irregular em território nacional”.
“Os mandados, três domiciliários e os restantes a estabelecimentos de restauração, levaram à apreensão de documentação relacionada com os crimes em investigação e identificados 15 indivíduos, 12 dos quais de nacionalidade estrangeira”, adianta o SEF.
Segundo este órgão de polícia criminal, “foram constituídos arguidos dois cidadãos estrangeiros e uma empresa associada”, numa operação em que estiveram envolvidos 15 operacionais do SEF”.

Fonte: Lusa

CANTANHEDE: Começou a requalificação da Rua Afonso Henriques

Acaba de ser iniciada a empreitada de requalificação urbana da Rua Afonso Henriques, para já no troço correspondente à primeira fase das obras, entre a Praça Marquês de Marialva e o entroncamento com a Rua Henrique Barreto, junto à pastelaria Predileta. Em função disso, está impedido o trânsito e o estacionamento de qualquer viatura, pelo que a alternativa para a circulação viária é a Rua Henrique Barreto, no sentido contrário ao que vigorava anteriormente. Ou seja, a entrada para a Rua Henrique Barreto faz-se junto à esquina do Edifício Rossio, sensivelmente a meio da Praça marquês de Marialva, uma via que, recorde-se foi há poucos dias objeto de trabalhos de repavimentação com aplicação de novo tapete.
Entretanto, a Câmara Municipal tem vindo a informar a população de que disponibiliza um parque de estacionamento subterrâneo gratuito (na parte posterior do Café Central), ao qual se pode aceder também através da Rua Henrique Barreto.
Adjudicada por 363.544 euros, a requalificação urbana da Rua Afonso Henriques vai bastante para além do troço que está em obras, uma vez que, logo que este estiver concluído, a intervenção estender-se-á até ao entroncamento da Rua 1.º de Maio. O objetivo é valorizar a via do ponto de vista urbano e de segurança, de modo a acentuar a componente de circulação pedonal, reforçando a sua integração com o centro da cidade através da criação de uma transição mais ampla e fluída com a zona poente da Praça Marquês de Marialva.
A memória descritiva do projeto apresentada refere que “o espaço a intervencionar é definido por um tecido urbano que, embora fragmentado, mantém alguma coerência e equilíbrio volumétrico”, além de que está localizado bem no coração da cidade, possuindo características normalmente associadas ao seu núcleo habitacional mais antigo.
Por isso, a empreitada incide na redefinição da dimensão funcional da Rua Afonso Henriques, no sentido de a dotar de condições que favorecem a movimentação de peões e a sua segurança, contemplando ainda mecanismos para disciplinar a circulação automóvel e o estacionamento.
Segundo o que costa no projeto, a concretização desses objetivos implica “redefinir os limites do espaço público e colmatar frentes existentes”, reorganizar o espaço de forma a reduzir o estacionamento diurno de viaturas, promovendo a sua articulação adequada com os outros acessos que com ele confluem”, “repavimentar toda a área definida de acordo com os usos previstos”, instalar mobiliário urbano adequado” e “melhorar o nível da qualidade da iluminação pública”.

Homem morre debaixo de trator em Vale de Cambra

Resultado de imagem para Homem morre debaixo de trator em Vale de Cambra
Um homem, de 70 anos, morreu na tarde desta quinta-feira ao ficar debaixo do trator que conduzia num terreno junto a casa, em Carvalhal do Chão, freguesia de Arões, Vale de Cambra.
O alerta foi dado pouco depois das 17 horas, pela esposa, que se deparou com o trator virado. Os bombeiros ainda tentaram manobras de reanimação, mas o óbito foi declarado ainda no local.
Um homem, de 70 anos, estaria a transportar pedra na sua propriedade agrícola, a cerca de 20 metros de casa, quando o trator capotou, provocado pela inclinação do terreno. A esposa apercebeu-se que o trator estaria virado e que o marido teria ficado debaixo dele. Deu o alerta para os Bombeiros de Vale de Cambra.
"À nossa chegada, ainda iniciámos manobras de reanimação, mas já não havia nada a fazer, porque o peso partiu-lhe a cervical", explicou Vítor Machado, comandante dos Bombeiros, que estiveram no local com dois meios e seis operacionais, para além da VMER da Feira, SIV (Suporte Imediato de Vida) de Arouca e da GNR.
Fonte: JN

Espaço | Este planeta é tão escuro que cientistas têm que adivinhar como ele é

Existe um planeta do tamanho de Júpiter orbitando uma estrela a 466 anos-luz da Terra. Ele provavelmente tem cor de ameixas, cor de brasas em extinção… ou qualquer outra cor. Os astrônomos envolvidos no estudo deste planeta não conseguem definir esta cor, porque o planeta massivo é um dos mais escuros já detectados.
De acordo com um artigo publicado em 17 de abril de 2018, o planeta conhecido como WASP-104b é mais escuro que carvão e engole 99% da luz que recebe da estrela que orbita.
“Entre todos os planetas que pude encontrar na literatura, esse é o quinto ou terceiro mais escuro”, diz Teo Mocnik, pesquisador da Universidade Keele (Reino Unido) ao New Scientist.
O planeta mais escuro descoberto até agora o TrES 2B ou Kepler-1b, a 750 anos-luz da Terra. Ele é totalmente preto e absorve mais de 99% da luz que chega a ele.
Mocnik e seus colegas não descobriram o WASP-104b, que foi descrito pela primeira vez em 2014. O que eles fizeram foi analisar dados do observatório espacial Kepler.
Já que eles não conseguiram visualizar o WASP-104b diretamente, os pesquisadores estudaram o planeta de forma indireta, com o método do trânsito astronômico. Nele, os pesquisadores analisam a mudança da luz de um astro que passa atrás do objeto de estudo. Um bom exemplo do trânsito astronômico é o eclipse solar, em que a Lua cobre a vista do Sol.
Outras observações também ajudaram, como a sutil oscilar que o WASP-104b causa em sua estrela.
Planetas como o WASP-104b são chamados de Júpiters quentes, o que significa que eles são tão massivos quando Júpiter mas têm uma diferença: eles orbitam extremamente perto de suas estrelas, resultando em temperaturas escaldantes em sua superfície. No caso do WASP-104b, o planeta está tão próximo de sua estrela que completa uma translação em apenas 1,76 dia (a Terra leva 365 dias).
Apesar de parecer uma explicação estranha, é justamente a proximidade do planeta com sua estrela que faz com que ele seja tão escuro. Assim como a lua da Terra tem uma face “travada” em relação à Terra (o mesmo tempo que a lua leva para girar ao seu redor é igual ao tempo que ela demora para girar ao redor da Terra), o WASP-104b também tem a face travada em seu sol. Como resultado, um lado do planeta tem dias permanentes e o outro lado tem noites sem fim.
A escuridão da parte que está sempre escura no planeta é fácil de entender. Por outro lado, a parte do planeta que está sempre na claridade não é visível para nós porque provavelmente recebe tanta radiação estelar que não consegue formar nuvens ou gelo. São justamente as nuvens e gelo que facilitam a visualização de planetas ao refletir a luz, mas eles também formam um tpo de teto sobre elementos que absorvem a luz na atmosfera do planeta.
A atmosfera do planeta provavelmente é nebulosa e rica em sódio e potássio atômico, que podem absorver muitas cores no espectro visual. O resultado é um planeta que absorve entre 97 e 99% da luz que o atinge.
Enquanto o WASP-104b pode parecer mais preto que carvão, ele provavelmente tem uma cor distinta que não conseguimos ver da Terra. A radiação solar provavelmente faz o planeta brilhar, talvez com uma cor roxa escura ou vermelho como brasa, explica Mocnik. [LiveScienceWASP-104b is darker than charcoal]

Por Juliana Blume, em 26.04.2018

Macroscópio – Mas afinal foi ou não legítimo divulgar os vídeos de José Sócrates?

15394f37-d15a-4db8-9900-7c4008f236fe.jpg

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!
 
Qualquer jornalista com um bocadinho de memória – e julgo que também qualquer cidadão atento – recordará que, sempre que se falou, ao longo dos anos (muitos anos) dos comportamentos de José Sócrates, se acabava rapidamente a discutir ou o comportamento dos jornalistas, ou os métodos da Justiça. Hoje que já não restarão muitas dúvidas sobre a gravidade do que se passou esse hábito não desapareceu e estamos de novo num desses momentos por causa de um conjunto de reportagens emitidas pela SIC em que se reproduziam imagens dos interrogatórios feitos no DCIAP ao antigo primeiro-ministro. Sempre defendi que as opções editoriais dos jornalistas, assim como as decisões dos juízes, são tão susceptíveis de crítica e de escrutínio público como os actos dos políticos, e por isso achei que valia a pena dedicar este Macroscópio a essa discussão – não pude foi deixar de notar este paradoxo que é muitas vezes estarmos mais tempo a discutir se se deve ou não divulgar aquilo que se sabe do processo do que a reflectir sobre como foi possível que tudo aquilo foi possível. E esse é um debate que não podemos deixar de fazer, como bem recordou esta semana Rui Ramos em Porque é que só há uma Ana Gomes?
 
Mas adiante, começando por indicar onde podem ser vistas, ou revistas, as reportagens da SIC, que mesmo não estando todas agrupadas no site da estação de Carnaxide, o que permitiria uma consulta mais fácil, têm lá algumas portas de entrada, nomeadamente estas duas:"Oui, Monsieur - O Saco Azul do Marquês"José Sócrates: O Confronto. Prossiguemos recordando que se as imagens dos interrogatórios ainda não tinham sido vistas, quase tudo o que elas mostram já fora contado em múltiplos trabalhos jornalísticos. Os interrogatórios em concreto foram mesmo dissecados em 12 pequenos vídeos do Observador, sob a designação genérica de Sim, sr. procurador. Nesses vídeos reproduzem-se os momentos decisivos dos interrogatórios da Operação Marquês, com vozes que recriam as perguntas e as respostas. (Esse conjunto de trabalhos pode também ser consultado aqui). 
 
No que se refere à legalidade da reprodução desses registos vídeo parece haver um consenso que ela não suporta a decisão da SIC, devendo o Ministério Público abrir processos sendo natural que, lá mais para a frente, se acabe a discutir o que é realmente importante, isto é, se a avaliação que aquela cadeia de televisão fez do que é interesse público justifica ou não ter ido além do quadro estritamente legal. Sendo que a presidente do Conselho Deontológico do Sindicato dos Jornalistas já veio defender que a divulgação de vídeos de Sócrates é "legítima".
 
Para iniciar agora o debate importa conhecer os factos, e sobretudo os fundamentos da decisão da SIC. Para isso o texto fundamental é o de Ricardo Costa no Expresso, Isto não é não jornalismo, texto esse onde o director da estação explica de forma detalhada o racional que levou à elaboração daquele conjunto de reportagens. É um texto onde também se defende de alguns ataques, alinhando argumentos contra alguns dos seus críticos, alguns dos quais referirei já de seguida. Como o texto é longo e justifica ser lido na íntegra não me vou alongar muito, refiro que o ponto de partida de Ricardo Costa é que “Perante o caso judicial mais grave da nossa democracia e a falência bancária que mais dinheiro leva aos contribuintes (...) é um erro gravíssimo considerar que este caso é apenas um assunto judicial. É judicial, é político, é financeiro, cruza toda a nossa sociedade. A justiça deve fazer justiça e os jornalistas devem fazer jornalismo.” Mais adiante argumenta que face a tudo o que está em jogo na Operação Marquês, o direito mais importante a reter é o direito à informação: “O direito à imagem é fundamental numa democracia. Como é o direito à informação. O que coloca, por vezes, estes dois direitos frente a frente é o interesse público. Não vejo - foi essa a conclusão a que chegámos internamente na SIC -, nenhum caso onde o interesse público seja mais relevante.”

 
De entre os textos que o director da SIC trata de rebater na sua coluna há dois que merecem especial atenção, um do Público e outro do Diário de Notícias: 
  • De Vicente Jorge Silva temos Isto não é jornalismo, antes, na sua opinião, “de uma encenação que verdadeiramente se trata – de uma encenação sobre a investigação das entidades judiciais e o libelo acusatório, não de uma genuína investigação jornalística independente, com recurso a fontes autónomas, contraditórias e sem ligação entre si.”
  • Já António Barreto, em Dois casos, defende que “Seja ou não bandido ou aldrabão, tenha ou não um currículo violento, possua ou não músculos ou capital, partilhe ou não ferocidade com animais selvagens, um arguido ou um suspeito está sempre, durante o interrogatório, em situação de inferioridade, facilmente amedrontado, quase sempre em fragilidade psicológica. (...) Em pleno interrogatório, sobretudo se tem algo a esconder, se há culpa, se procura defender-se, qualquer pessoa, mesmo valente ou violenta, merece, porque é uma pessoa humana, um pouco de respeito”. 
 
Já entre os jornalistas que se pronunciaram a favor da decisão da SIC é interessante notar que a existência de reservas a uma ou outras das opções daquele televisão, mas sem desmerecer a importância do trabalho. Essa é, por exemplo, a posição de João Miguel Tavares que, no Público, em Falemos, então, das imagens da SIC, sublinhou que “O trabalho da SIC teve o mérito de unir todas as pontas, de uma forma muito compreensível para o grande público. Mais: a voz e postura corporal dos arguidos são elementos fundamentais para a formação de uma convicção. Tenho dúvidas sobre certas opções tomadas (...), mas não alinho no desprezo acerca da importância que aquelas imagens têm para o esclarecimento da opinião pública quando estão em causa crimes de corrupção.” E isto, para ele, é o essencial. 
 
Menos conclusivo é Martim Silva, no Expresso, que em Ainda sobre os interrogatórios a Sócrates (e estão à vontade para dizer que isto é um frete), alinha 14 reflexões onde expõe ora convicções, ora dúvidas. E é sincero: “Não sei se publicaria ou divulgaria as inquirições daquela forma. Não sei mesmo. Nos rascunhos deste texto, comecei por escrever "provavelmente não. Provavelmente não daquela maneira". Mas só posso mesmo afirmar que não sei.” A leitura deste texto permite ter uma ideia do tipo de debates que muitas vezes cruzam as redacções. 
 
Já Eduardo Dâmaso, na Sábado, é muito mais afirmativo em A propósito dos vídeos malditos, um texto onde realiza alguns exercícios de memória bastante úteis: “Essa gente, que faz agora um penoso mea culpa por não ter reparado na cultura de saque em que vivemos nos anos de Sócrates, atira a narrativa dos direitos fundamentais por dá-cá-aquela-palha como se estivéssemos à beira da barbárie e repete a mesma cantiga da falta de interesse público agora como já antes o fizera. Não estão só enganados. Agem de má-fé e querem um pacto de regime que ponha na ordem o jornalismo de que não gostam.” 
 
João Marcelino, no Jornal Económico, faz em Jornalistas e seus derivadosuma crítica aos que, tendo de tomar decisões difíceis, por regra ficam nas encolhas, quando não no encobrimento. Por isso considera que aquela reportagem “Dignificou o jornalismo, além de desencadear a polémica sobre a utilização das imagens dos interrogatórios que a mim ainda hoje me parecem dispensáveis. Mas compreendo os argumentos e estarei nessa luta ao lado dos meus camaradas de profissão que entenderam o contrário na sua missão de informarem, correndo riscos pessoais e fazendo-os correr às suas empresas, tanto na SIC como na CMTV. Sei, por experiência própria, o que custa estar do lado da notícia contra o sistema politicamente correto que, na prática, protege os criminosos.”
 
Antes de me despedir com uma nota de humor vou ainda referir um debate lateral, este sobre se aqueles interrogatórios devem ou não ser gravados. Fernanda Câncio, do Diário de Notícias, acha que não emAs câmaras ocultas da justiça. Para ela“O direito à imagem está consagrado no artigo 26º da Constituição. É por esse motivo que em qualquer sítio onde haja câmaras - centro comercial, elevador, local de trabalho - há advertência, através de letreiros. No caso, não para que se possam opor, mas para que possam adequar a sua postura ao facto. Se assim é num elevador, tem de ser assim na casa da justiça.” Rui Rocha, no blogue Delito de Opinião, faz em Sexo, mentiras e vídeoo exercício contrário, tratando de mostrar como as agravações dos interrogatórios são importantes para que, no fim, se faça melhor justiça: “A verdade é que a gravação de som e imagem está prevista na lei. E está prevista na lei quer para o interrogatório de arguidos, quer para o depoimento de testemunhas. Mais, atendendo à garantia adicional de imparcialidade que traz ao processo, deve ser esse o modo normal de registo. Quem participa no processo, mesmo que não tenha ido ao cabeleireiro, deve ficar agradado por existir um registo fidedigno do que disse e fez.”
 
A nota de humor com que hoje fecho esta newsletter é de uma coluna de José Diogo Quintela no Correio da Manhã, com o sugestivo título Eu seja ceguinho: “Era preciso mostrar as imagens dos interrogatórios? Depende. Como cidadão e eleitor, diria que sim. Quero saber tudo sobre este grave ataque à Democracia. Já enquanto contribuinte, o que a SIC fez é repugnante. É como mostrar o vídeo do assalto à vítima. Rever o crime de que fui alvo provocou-me Stress Pós-Traumático.”

 
E por hoje é tudo. Despeço-me recordando que o Observador começou hoje a divulgar as condições do seu novo programa de subscrições, fazendo-o através de uma Mensagem dos Fundadorese de um Explicador. Leiam, esclareçam-se e juntem-se a esta comunidade que é cada vez mais numerosa. 
 
De resto, tenham bom descanso e boas leituras. 
 
 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

EL NUEVO LG G7ThinQ TIENE LA PANTALLA MÁS BRILLANTE E INTELIGENTE DEL MERCADO


por Yesica Flores
La nueva pantalla Super Bright ofrece una impresionante calidad de pantalla
con reducción de consumo de energía.

El próximo smartphone premium de LG Electronics contará con una pantalla Fullvision de 6.1 pulgadas QHD + (3120 x 1440) capaz de alcanzar un brillo máximo de 1.000 nits, convirtiéndola en la pantalla más brillante y vibrante en el mercado de smartphones en la actualidad. Impulsado por la más reciente tecnología Super Bright Display de LG, el LG G7ThinQ está diseñado para visualizarse perfectamente bajo la luz del sol y reducir el consumo de energía hasta en un 30% en comparación con su predecesor.
Con Super Bright Display, los tonos de color en el LG G7ThinQ aparecen ricos y naturales, incluso bajo una iluminación intensa. Cubriendo 100% del espacio de color DCI-P3, el LG G7ThinQ puede adaptarse automáticamente a seis configuraciones de color: Auto, Eco, Cine, Deportes, Juego y Experto. El modo automático analiza e identifica automáticamente el contenido como video, foto, juego o sitio web y optimiza la configuración de la pantalla para obtener la mejor experiencia de visualización a la vez que reduce el consumo de energía. Para los usuarios avanzados que buscan un mayor control, el LG G7 ThinQ cambió la interfaz de usuario de la cámara para ofrecer a los usuarios la posibilidad de ajustar los colores con una rueda de desplazamiento para cada configuración RGB.
Mejorando la excelente relación de pantalla con el cuerpo del LG G6, la séptima generación de la serie G de LG será fácil de usar y cómoda de sostener en una mano gracias a su magnífico y ergonómico cristal templado curvo. La pantalla FullVision 18:9 que marcó tendencia y se anunció por primera vez el año pasado se ha mejorado para el LG G7ThinQ. Con una relación más delgada de 19.5:9, la nueva pantalla FullVision de LG se complementa con un bisel inferior más delgado que el LG G6.
El diseño sin biseles de la pantalla FullVision proporciona una experiencia de visualización más inmersiva, mientras que la visualización de la nueva segunda pantalla crea espacio adicional en la parte superior para las notificaciones, sin ocupar el espacio de la pantalla principal. La segunda pantalla se puede desactivar para obtener un aspecto o conjunto más tradicional para mostrar diferentes colores para una experiencia de usuario totalmente única.

Programa de Estabilidade sai ileso. PS e esquerda chumbam projetos do PSD e CDS

Resultado de imagem para Programa de Estabilidade sai ileso. PS e esquerda chumbam projetos do PSD e CDS
PS e esquerda uniram-se para chumbar os diplomas do PSD e do CDS - um dos quais defendia a rejeição do Programa de Estabilidade. Na votação dos diplomas de PCP e Bloco, PS, PSD e CDS chumbaram.
Ao início da tarde, João Paulo Correia, vice-presidente da bancada do PS dizia acreditar que a "geringonça está sólida" e a votação dos projetos de resolução sobre o Programa de Estabilidade mostrou que apesar das críticas, a esquerda uniu-se ao PS para chumbar a recomendação mais crítica, assinada pelo CDS, que defendia a rejeição do documento que o Governo vai enviar para Bruxelas.
TSF

Primeiros jogos ANDDI Portugal dias 5 e 6 de maio na Mealhada

A primeira edição dos jogos ANDDI Portugal vai realizar-se, dias 5 e 6 de maio de 2018, na Mealhada. Mais de meio milhar de atletas de 13 modalidades, representantes de 40 clubes/instituições do continente, Madeira e Açores, participarão nesta grande festa do desporto adaptado. 
echo utf8_encode($noticias['titulo'].
Estes primeiros jogos, organizados pela  Associação Nacional de Desporto para Desenvolvimento Intelectual (ANDDI) em parceria com a Câmara Municipal da Mealhada, pretendem ser um espaço de competição, mas também de partilha de experiências de atletas de todo o país.
Trata-se de um evento que fará da Mealhada, segundo o ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, "a capital do desporto inclusivo". Uma iniciativa que é vista pelo secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, como "um evento que dignifica o desporto em Portugal".
Hoje, na conferência de Imprensa de apresentar dos jogos ANDDI, realizada na Câmara da Mealhada, o presidente do Executivo municipal, referiu que "muito mais do que toda a dinâmica económica decorrente da afluência de público ao concelho da Mealhada, com reflexos positivos nas unidades hoteleiras e de restauração, o que nos motivou a receber estas provas desportivas foi o tipo de atletas participantes e as suas características muito peculiares". "É especialmente tocante entregar uma medalha ou um troféu a um menino ou uma menina que participa neste jogos", explicou o autarca Rui Marqueiro.
José Costa Pereira, presidente da ANDDI Portugal, justificou a escolha da Mealhada para a organização dos jogos nacionais por ser "extremamente fácil dialogar com a Câmara Municipal e por haver neste concelho um conjunto de infraestruturas onde é possível realizar várias modalidades desportivas".
Já o representante da Alves Bandeira (empresa patrocinadora dos jogos), Pedro Mascarenhas, justificou o apoio no facto de se estar a cumprir uma das importantes missões da empresa de combustíveis: "levar o desporto a todos os cidadãos e a todos os pontos do país, tornando-o, de facto, uma atividade de inclusão".
As modalidades presentes nos jogos ANDDI da Mealhada serão o andebol (Campeonato Nacional de Andebol-5), atletismo – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões (competição que se realiza  no Luso desde 2009), atividades aquáticas – Encontro Nacional, basquetebol – Campeonato de Portugal, ciclismo – Campeonatos Nacionais Individuais (já realizado, em duas ocasiões, na Mealhada), futsal – 5º Encontro Nacional de Atividade Adaptada, futebol-7 – 10ª Taça de Portugal, judo – Campeonato de Portugal e Nacionais, lutas adaptadas – Encontro Experimental, orientação – 4ª Etapa da Taça de Portugal, ParaHóquei – 1ª Taça de Portugal ANDDI/FPH, remo indoor – Open Ibérico Inclusivo, ténis de mesa – Campeonatos Nacionais Individuais Escalões.

Querétaro y Siemens firman acuerdo para fortalecer la educación técnica en México


por Yesica Flores
• Tiene como principal objetivo impulsar la capacitación en digitalización e industria 4.0 en Querétaro.
• La firma se dio dentro del marco de Hannover Messe, la feria industrial más importante del mundo.

El gobierno del estado de Querétaro y la multinacional alemana Siemens, firmaron un acuerdo para, de manera conjunta, fortalecer la formación del capital humano en materia de educación, ciencia y tecnología en esta entidad y con ello contribuir a la generación de talento para el desarrollo económico en la región.
En la firma de este acuerdo estuvieron presentes el Gobernador del estado de Querétaro, Francisco Domínguez Servién, entre otras personalidades de la entidad, e Iván Pelayo, vicepresidente de Digital Factory, Process industries and Drives de Siemens México y Centroamérica.
Ambas partes crearán un esquema de colaboración con las universidades públicas del Estado de Querétaro y las plantas de Siemens en “Balvanera” y “El Marqués”, sedes donde se desarrollarán técnicos especializados, capacitación y certificación de competencias, así como, bolsa de trabajo para su inclusión en la industria.
Francisco Domínguez Servién, dijo que “están enfocados en promover y fomentar el desarrollo económico e industrial del Estado a través de la implementación de nuevas tecnologías como la digitalización e Industria 4.0 incrementando la competitividad del Estado”.
En este acuerdo también se estableció que Siemens otorgará becas de licenciamiento para las universidades públicas de ese Estado.
En este sentido, Iván Pelayo destacó que “Las universidades públicas deben contar con oferta educativa en manufactura y diseño digital, por lo que las becas de licenciamiento serán utilizadas como capacitación en los programas de formación de técnicos y de ingeniería”.
Cabe recordar que la colaboración entre el gobierno de Querétaro y Siemens se ha fortalecido en el último año. Una muestra de ello, fue la inauguración del “Centro de Formación Digital Ingenuity Lab UTEQ Siemens”, el pasado 29 de noviembre en la que Universidad Tecnológica de Querétaro (“UTEQ”), en presencia de autoridades federales, estatales, académicas y empresariales.
Este centro es reconocido como el primer laboratorio especializado en software industrial, en el que se busca ofrecer a los ingenieros y estudiantes de la UTEQ herramientas que necesitan para competir en la industria del futuro.
“Siemens tiene como prioridad contribuir a la creación de talento mexicano altamente calificado con el objetivo de que la innovación, tecnología y digitalización sean herramientas que sirvan como medio para fortalecer el desarrollo económico de México” expresó Pelayo.

Renato Silva já regressou a casa. Português baleado na cabeça nos atentados terroristas no sul de França teve alta

O português baleado na cabeça nos atentados terroristas de Carcassonne e Trèbes, no sul de França, em 23 de março, teve alta hoje do centro hospitalar de Perpignan, disse à Lusa o vice-cônsul de Portugal em Toulouse.
Resultado de imagem para Renato Silva já regressou a casa. Português baleado na cabeça nos atentados terroristas no sul de França teve alta
"O Renato regressou hoje a casa, segundo me transmitiu o pai, que enviou-me uma mensagem. É uma ótima notícia", referiu à agência Lusa o vice-cônsul, Paulo Santos.
Renato Silva, de 26 anos, regressou a casa dos pais, em Villemoustausson, a pouco mais de 100 quilómetros de Perpignan, após ter estado mais de um mês hospitalizado numa unidade de neurocirurgia, com uma bala alojada no cérebro.
O centro hospitalar de Perpignan deu alta a Renato Silva, apesar de o emigrante português apresentar ainda uma paralisia facial e de ainda não ter recuperado de surdez num ouvido.
O português, natural da região de Coimbra, há dois anos radicado em França, esteve em coma induzido, com prognóstico reservado, até 02 de abril.
Os ataques terroristas, reivindicados pelo grupo 'jihadista' Estado Islâmico, ocorreram em Carcassonne e Trèbes, no sul de França, e provocaram cinco mortos, incluindo o atacante, Radouane Lakdim.
Os atentatos fizeram ainda 15 feridos, tendo alguns sido transportados a unidades hospitalares em estado que merecia preocupação.
O português foi baleado por Radouane Lakdim quando estava no seu carro em Carcassonne, tendo o passageiro que se encontrava com ele morrido na sequência dos tiros do atacante, que roubou a viatura e disparou sobre militares a caminho do supermercado onde viria a fazer uma tomada de reféns.
No supermercado em Trèbes, o atacante, de 25 anos, acabou abatido a tiro pelas forças policiais, depois de ter feito reféns, dois dos quais morreram no local.
O tenente-coronel Arnaud Beltrame, de 44 anos, que se propôs tomar o lugar de uma mulher e foi gravemente ferido a tiro e esfaqueado pelo atacante, sucumbiu aos ferimentos dias depois, elevando para cinco o número de mortos.
Lusa

Seu Jorge e Daniela Mercury na Queima das Fitas de Coimbra

Os brasileiros Seu Jorge e Daniela Mercury são as principais atrações das Noites do Parque da Queima das Fitas de Coimbra. No palco da Praça da Canção, vão ainda atuar o também brasileiro Armandinho e a dupla de DJ israelita Vini Vici.
A organização lembra que Coimbra tem "a maior universidade brasileira fora do Brasil", destacando os milhares de estudantes oriundos do país sul-americano.
Entre os nomes nacionais, contam-se os Xutos & Pontapés, Carolina Deslandes, Mundo Segundo & Sam The Kid ou Richie Campbell.
As Noites do Parque decorrem de 4 a 11 de maio, na Praça da Canção, na margem esquerda do Mondego.
Cartaz das Noites do Parque:
4 de maio - Marta Carvalho, Blaya, Seu Jorge e Tuna de Medicina da Universidade de Coimbra
5 de maio - Orquestra Típica e Rancho, Linda Martini, Xutos & Pontapés, Estudantina
6 de maio - Fan-Farra, Hi-Fi, Quim Barreiros, Quantum na
7 de maio - DJ Oder, Kappa Jota, Mundo Segundo & Sam The Kid com convidados, Mondeguinas, Estudantina Feminina
8 de maio - Imperial TAFFUC, Calema, Dillaz, Portugal
9 de maio - Club Banditz, Vini Vici, Coral Quecofónico do Cifrão
10 de maio - Desconcertuna, Wet Bad Gang, Richie Campbell, Orxestra Pitagórica
11 de maio - As Fans, Carolina Deslandes, Grupo de Cordas, Grupo de Fados
JN

Telma Monteiro conquista bronze nos Europeus de judo

Judoca portuguesa alcançou esta quinta-feira a 12.ª medalha em outras tantas presenças em Campeonatos da Europa. Bateu francesa Sarah Leonie Cysique no combate de atribuição do bronze, por ippon
Resultado de imagem para Telma Monteiro conquista bronze nos Europeus de judo
Telma Monteiro (-57 kg) conquistou esta quinta-feira a medalha de bronze nos Europeus de judo, que estão a decorrer na cidade israelita de Telavive, ao bater a francesa Sarah Leonie Cysique no combate de atribuição do último degrau do pódio, por ippon. Foi a 12.ª medalha para a judoca portuguesa em outras tantas participações em Campeonatos da Europa.
A campeã europeia por cinco vezes venceu os dois primeiros combates da fase de grupos, diante da israelita Maayan Greenberg e a croata Tena Sikic, ambas por ippon. Porém, perdeu o terceiro duelo com a kosovar Nora Gjakova, já no ponto de ouro.
Já na fase de repescagem, Telma Monteiro bateu a húngara Hedvig Karakas, um triunfo que lhe assegurou a presença no combate de atribuição da medalha de bronze.
Desde a estreia, em 2004, ainda na categoria -52 kg, Telma Monteiro subiu ao pódio em todos os Europeus em que participou: alcançou cinco medalhas de ouro, cinco de bronze e uma de prata (apenas falhando as edições de 2008, 2016 e 2017 por lesão). Foi ainda medalha de bronze nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro (2016) e nos Mundiais do Cairo (2005) e prata nos Campeonatos do Mundo do Rio de Janeiro (2007), Roterdão (2009), Tóquio (2010) e Chelyabinsk (2014).
DN

Seção de Ténis de Mesa do SC Povoense obteve bons resultados no Distrital individual em Vagos

O SC Povoense esteve presente no campeonato distrital individual que se realizou no dia 25 de Abril no Pavilhão Municipal de Vagos. A equipa de Cantanhede contou com a participação de 9 atletas dos escalões de cadetes, sub 21 e Veteranos.
Num dia longo de ténis de mesa, marcado pelo habitual companheirismo e amizade entre todos os atletas, o clube de Cantanhede conquistou vários pódios nesta competição. De destacar o título de Campeão do escalão de Sub-21 através de André Neto, que derrotou na final o atleta da ACM de Coimbra Pedro Dinis. A destacar ainda os títulos de vice-campeão no escalão de Pré-veteranos (35 a 39 anos) e Veteranos 1 (40 a 49 anos).
O Povoense obteve ainda os seguintes pódios: 4º lugar de Catarina Guimarães em Cadetes Femininos; 4º lugar por André Oliveira em Sub-21; 2º lugar de Pedro Ratola em Pré-Veteranos (35 a 39 anos); 2º lugar de Alex Portilla Veteranos 1 (40 a 49); 3º e 4º Lugar por João Laranjeiro e Joaquim Prata em Veteranos 3. Participaram ainda pelo SC Povoense David Santos e Tiago Prata.
O Jornal Mira Online, parceiro para a área desportiva da Seção de Ténis de Mesa do SC Povoense, endereça a todos os participantes, sinceros parabéns pelas prestações que tiveram ao longo de todo o Campeonato Distrital. Seguramente, estes bons resultados serão ainda mais impulsionadores para novas conquistas. É importante realçar que o crescimento sustentado da seção será sempre alcançado através do necessário incremento de número de participantes, bem como da contínua procura do aumento da qualidade técnica de todos.