sexta-feira, 29 de março de 2019

Perigo de Incêndio Rural durante o fim-de-semana: medidas preventivas


Resultado de imagem para Perigo de Incêndio Rural durante o fim-de-semana: medidas preventivas
Na sequência da Declaração da Situação de Alerta, determinada por despacho, datado de 26 de março de 2019, dos Ministros da Administração Interna e da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, para todos os distritos do continente entre as 00h00 do dia 27 de março e as 23h59 do dia 31 de março, a ANPC renova o aviso à população para os cuidados a ter face ao risco de incêndio florestal.

A ANPC recomenda, assim, a adequação dos comportamentos face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente através da adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, na utilização do fogo em espaços rurais, observando as restrições em vigor e tomando especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet da ANPC e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

A ANPC recorda, igualmente, que, de acordo com a determinação da Declaração da Situação de Alerta, encontra-se proibida a realização de queimadas, de queimas de sobrantes de explorações agrícolas e florestais e de ações de gestão de combustível com recurso à utilização de fogo.

ObservaRia sensibiliza para a proteção da natureza


Entre 11 a 14 de abril, Estarreja recebe a 4ª edição da ObservaRia, feira internacional dedicada ao Turismo de Natureza e à Observação de Aves.


Organizada pela Câmara Municipal de Estarreja e ICNF - Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, a ObservaRia - Estarreja Birdwatching Fair reúne um vasto programa com atividades em torno da fotografia, observação de aves, comunicação de ciência, sensibilização e educação ambiental.

O evento começa a 11 de abril, dia de atividades pedagógicas de cariz ambiental dedicadas exclusivamente ao público escolar. A partir do dia 12 de abril, a Feira de Turismo de Natureza contempla atividades para todas as idades. Palestras, tertúlias e workshops desenvolvidos por um painel internacional de oradores, atividades de lazer e pedagógicas ao ar livre, exposições, e ateliês para crianças.

Marina Cano, fotógrafa espanhola de vida selvagem e embaixadora da Canon na Europa, Dominic Couzens, birdwatcher inglês, autor de vários livros de vida selvagem e colaborador nas revistas Bird Watching e Nature's Home, e Inés Dawson, comunicadora de ciência e youtuber, são alguns dos nomes internacionais já confirmados.

Carlos Bernardo, autor do blog de viagens "O meu escritório é lá fora", vencedor do "Blog do Ano" em 2017 e 2019 na FITUR Travel Blog Awards e em 2018 na BTL Travel Blog Awards, Octávio Mateus, paleontólogo de renome internacional, Ana Milhazes, embaixadora do movimento "Lixo Zero Portugal" e o fotógrafo Manuel Malva, são alguns dos nomes nacionais do vasto cartaz que compõe esta edição.



Conferência "Sustentabilidade: da teoria à prática"

Nunca a temática da sustentabilidade foi tão discutida como nos dias de hoje. Cada vez mais, há a consciência de que as nossas atitudes e escolhas deixam marcas, positivas ou negativas, no nosso planeta e no ambiente que nos rodeia. Muitos são os projetos que surgem com vontade de fazer parte da solução e não do problema.

No dia 12 de abril, sexta-feira, realiza-se a conferência "Sustentabilidade: da teoria à prática", inserida na ObservaRia 2019, que promete dar a conhecer várias perspetivas de um presente e futuro mais sustentáveis. A finalidade é despertar a consciência ambiental em cada um de nós, mostrando o que de melhor se faz em Portugal! (Inscrições gratuitas e obrigatórias http://bit.do/observaria-sustentabilidade)

Estarreja é detentora de um vasto património natural, albergando uma grande diversidade de plantas e animais, incluindo várias espécies protegidas. É, por isso, um destino privilegiado, ideal para qualquer amante da Natureza, e palco de excelência para a ObservaRia.

:: Programa completo da 4ª edição da ObservaRia https://issuu.com/observaria/docs/observaria_2019
:: Anexo documento word com o programa

:: Inscrições gratuitas e obrigatórias no formulário http://bit.do/observaria2019

Município de Proença-a-Nova | Festival das Sopas e Condutos volta a promover a gastronomia do concelho




O Festival das Sopas e Condutos traz ao Parque Urbano Comendador João Martins em Proença-a-Nova, a 6 e 7 de abril, o primeiro evento gastronómico do ano promovido pelo Município de Proença-a-Nova. As associações da Póvoa, Giesteiras, Estevês, Casa do Benfica, Galisteus, ADCPN, Casa Nova, Atalaias, Corgas, Cimadas e Montinho e Padrão são as coletividades que irão concorrer à melhor sopa do concelho de Proença-a-Nova e as responsáveis pelos condutos, ou seja, o termo popular para designar qualquer alimento que se come com pão. 

A organização irá vender o kit composto por uma malga de sopa, um copo reutilizável, uma colher e um saco de pano por cinco euros e que inclui a prova das 22 sopas a concurso – duas por cada associação presente. Cada visitante é convidado a votar nas suas preferidas para assim determinar a melhor sopa do Festival. 

Na vertente de animação, destaque para a transmissão do programa da TVI Somos Portugal do domingo, 7 de abril, e o arranque da iniciativa solidária Pedala por uma causa, onde os visitantes serão convidados a pedalar e por cada 10 quilómetros percorridos será doado um quilo de alimentos ao banco solidário de Proença-a-Nova. Haverá ainda uma cozinha ao vivo a partir das 15h30, com Nuno Sabino que irá desvendar os segredos das sopas de peixe do rio, um atelier de ciência promovido pelo Centro Ciência Viva da Floresta e a presença dos Amigos da Académica para animar o final de tarde. 

No primeiro dia, sábado, 6 de abril, a fanfarra Brass Fusion e a Marchinha do Botequim vão encher de música e animação o Parque Urbano Comendador João Martins durante a tarde e à noite Miguel Agostinho será o anfitrião. 

Conheça o programa completo do Festival das Sopas e Condutos na página do facebook do Município. 


Marinha Grande | Inscrições abertas para a Criativ(a)rte



No âmbito das comemorações do 25 de Abril de 1974, a Câmara Municipal vai organizar a 13.ª edição da Criativ(a)rte – Feira de Artes, no dia 25 de abril de 2019, entre as 14h00 e as 19h00, no Parque da Cerca, na Marinha Grande. A participação na iniciativa é gratuita, mas sujeita a inscrição, até ao dia 16 de abril.

O objetivo desta Feira é o de proporcionar um espaço físico, com oportunidades reais, para que todos os cidadãos, de qualquer idade, de forma individual ou coletiva, possam participar na dinamização da cidade, com os seus projetos, iniciativas e ações, por mais simples que estas possam ser: artesanato tradicional ou contemporâneo, pintura, animação, produtos regionais, produtos reciclados, produtos e artigos em 2.ª mão, produtos da terra, um workshop, um jogo, entre outros que se entenda poder inserir no espírito da Feira.


Os interessados em participar devem preencher a ficha de participação online, disponível no sítio de internet do Município da Marinha Grande, na área Viver / Cultura / Criativ(a)rte 2019, ou entregar a ficha de participação, devidamente preenchida, na Divisão de Desenvolvimento da Cidadania da CMMG, sita no Arquivo Municipal (junto ao Parque da Cerca), das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30, até dia 16 de abril.

Podem ser propostas outras iniciativas, ações, projetos (aulas, workshops, jogos, entre outros) desde que possam ser realizadas neste espaço, (ar livre ou palco) e não impliquem custos para a organização.

As Normas e Ficha de Participação (para preenchimento online) estão disponíveis em www.cm-mgrande.pt.

Município de Águeda | Águas do Centro Litoral sensibiliza perto de 150 crianças no município de Águeda



No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Água, a 22 de março, a Águas do Centro Litoral (AdCL) esteve no município de Águeda para celebrar o dia e sensibilizar perto de 150 jovens consumidores para a importância da água. 

Num ano, em que a ONU definiu como tema do Dia Mundial da Água “Água para todos”, a Águas do Centro Litoral percorre vários municípios da sua área de intervenção, dando a conhecer o seu trabalho diário, promovendo as boas práticas ambientais, com vista à alteração de comportamentos. 

As comemorações começaram no município de Águeda, no passado dia 18 de março, segunda-feira, na Escola Básica de Valongo do Vouga. Porque, hoje, abrir uma torneira é um gesto tão simples que o consumidor nem sempre tem consciência da multiplicidade de atividades necessárias à gestão do ciclo urbano da água, a AdCL explica porque é que o “melhor do nosso trabalho não se vê, vive-se”. 

Entre as atividade promovidas para cerca de 150 crianças, o destaque vai para a visita virtual à ETA (estação de tratamento de água) e à ETAR (estação de tratamento de águas residuais). O objetivo foi explicar aos alunos do 3.º e 4.º ano o funcionamento e o papel de cada uma destas infraestruturas, identificando as diversas etapas de tratamento relacionadas com a água, para o correto desenvolvimento do Ciclo Urbano da Água. 

Após a apresentação, foram partilhadas as boas práticas para o uso eficiente da água, mostrando que os resultados do nosso trabalho são melhores quando temos a colaboração de todas as pessoas.

Os mais pequenos, 1.º e 2.º ano, experienciaram uma viagem sensorial ao mundo da Água. Esta atividade, iniciou-se com um conto alusivo ao ciclo da água que, através da narração de uma história em que a personagem principal, o “gotinhas”, uma gotinha de água, deu a conhecer as aventuras que percorreu na natureza. Nesta viagem fantástica, através dos sentidos, os mais pequenos ficaram a conhecer os diversos estados estados físicos da água que podemos encontra na Natureza. 

Está ainda previsto no próximo dia 27 de maio, atividades de sensibilização alusivas a este tema, na Escola Básica da Trofa para cerca de 260 alunos e no dia 31 de maio, no Agrupamento de Escolas de Águeda, envolvendo perto de 1300 crianças. 

Todas estas ações estão inseridas no Plano Estratégico de Educação Ambiental da AdCL disponível a todos os municípios servidos pela empresa. 

A AdCL considera fundamental desenvolver ações de educação e sensibilização ambiental com a finalidade de esclarecer e educar a população sobre o tema do ciclo urbano da água, com um objetivo: Comunicar para compreender. Agir para mudar! 

AdCL promove AQUAQUIZ 

O Grupo AdP lançou, dia 1 de fevereiro, o AQUAQUIZ, um novo jogo online em formato de quiz, que tem como objetivo fomentar a literacia ambiental e promover a educação e a sensibilização para o valor da água. 

Este jogo pedagógico foi concebido para ser jogado por alunos do 2º e 3º ciclo do Ensino Básico em ambiente de sala de aula, no formato de “Tabuleiro Virtual” acessível através do endereço www.aquaquiz.pt. 

Até 17 de maio de 2019, decorre uma competição nacional, que vai premiar alunos, professores e escolas de todo o país. 

Além do tabuleiro virtual, que pode ser jogado por grupos de dois a cinco jogadores, o jogo está também disponível em aplicação móvel (app) para smartphone (iOS e Android) para ser jogado em formato de “Batalha” entre dois jogadores. 

O AQUAQUIZ é gratuito e pode também ser jogado em ambiente familiar ou com amigos, quer no tabuleiro virtual quer no formato batalha. 

Financiado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Transição Energética no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental, o jogo AQUAQUIZ é uma das ferramentas disponibilizadas pelas empresas do Grupo AdP a professores e comunidades educativas com vista a apoiar o desenvolvimento de práticas pedagógicas participativas, criativas e dinâmicas que promovam o valor da água no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). 

Sobre esta iniciativa, Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia referiu: “ O futuro começa hoje e estas ações de sensibilização ambiental junto das crianças são bastante importantes, pois serão eles que no futuro tomarão as decisões que podem definir o destino do nosso planeta. O Município de Águeda estará sempre disponível para apoiar ações deste âmbito.”

Águeda associa-se ao Dia Nacional dos Moinhos com a iniciativa - Moinhos Abertos 2019


Nos dias 6 e 7 de Abril, um fim-de-semana, no âmbito do Dia Nacional dos Moinhos que se assinala a 7 de Abril, terá lugar pelo décimo terceiro ano consecutivo o Dia dos Moinhos Abertos de Portugal, iniciativa organizada pela Rede Portuguesa de Moinhos, com o apoio da TIMS, Sociedade Internacional de Molinologia. 

Pretende-se com esta ação dinamizar e valorizar o inestimável valor dos nossos moinhos, de forma a motivar e coordenar vontades e esforços de proprietários, moleiros, organizações associativas, autarquias locais, museus, investigadores, molinólogos, entusiastas, amigos dos moinhos e população em geral. Nos dias 6 e 7 de Abril estarão a funcionar e abertos ao público para visita gratuita largas dezenas de moinhos em funcionamento, de todos os tipos, um pouco por todo o país. Cada moinho terá um programa de actividades próprio com visitas guiadas, animações, demonstrações, palestras e outras ações de sensibilização. 

No Município de Águeda regista-se este ano a adesão de seis moinhos. Três moinhos localizados na aldeia de Macieira de Alcôba, os quais foram alvo de um processo de recuperação no âmbito da criação da Aldeia Pedagógica do Milho Antigo (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba). Assim como dois moinhos de rodízio localizados na aldeia do Casal (União das freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba) e um outro na aldeia de Paradela (União das freguesias de Recardães e Espinhel). Nesse sentido, com a indispensável colaboração dos seus proprietários, estarão abertos ao público os seguintes moinhos:

Moinhos do Chão do Ribeiro – Macieira de Alcoba 
Moinhola de Macieira – Macieira de Alcoba 
Moinho do Vale das Senhoras – Paradela, Espinhel 
Moinho do “Ti Carlos” - Casal, Préstimo 
Moinho do Souto da Ribeira – Casal, Préstimo 

Registe-se o facto da adesão a esta iniciativa se encontrar em crescendo de ano para ano, tanto no número de moinhos aderentes, como do número de visitantes, sendo que nas últimas edições foram contabilizados mais de um milhar de visitantes nos moinhos da região de Aveiro. 

Programa detalhado a nível nacional brevemente disponível em www.moinhosdeportugal.org

Edson Santos, Vice Presidente da Autarquia com o Pelouro do Turismo, referiu: “ É importante para nós Município a associação a esta iniciativa de nível nacional. Temos no concelho de Águeda um património bastante rico neste âmbito e este dia irá permitir tornar estas infraestruturas passiveis de serem visitadas por todos os que as queiram conhecer. Quero ainda agradecer aos proprietários que se disponibilizaram a colaborar com a Autarquia. ” 

Município de Águeda | Assinatura de Contratos-Programa relativos aos Apoios do Programa de Apoio do Associativismo Desportivo


A Autarquia de Águeda atribuiu a vinte e sete associações e onze atletas individuais mais de 314.000€ para a promoção desportiva do Concelho. 

O desporto é uma prática essencial para o bem estar e a saúde dos munícipes, e neste enquadramento a Autarquia de Águeda tem ao longo dos anos procurado cada vez mais cimentar a prática desportiva nos hábitos dos munícipes. Para este efeito, tem desenvolvido esforços junto de diversas associações concelhias para proporcionar às pessoas a possibilidade de fazer desporto. 

A cerimónia teve a participação do Vice-Presidente da Câmara de Águeda, Edson Santos, que referiu: “Os apoios concedidos visam ser um auxílio na realização da atividade desportiva que tanto contribui para o desenvolvimento e dinâmica da nossa região, tratando-se de um investimento na saúde e bem estar dos nossos munícipes e numa aposta na formação nas camadas jovens promovendo a excelência desportiva a médio prazo. Quero agradecer publicamente a todas as associações e atletas que têm contribuído com todo o seu trabalho e dedicação à promoção do desporto no nosso concelho. O Município continuará a sua aposta neste âmbito, e podem contar connosco para que todos juntos possamos aumentar o número de praticantes no concelho”. 

O programa de apoio, aprovado a 3 de maio de 2007 e atualmente integrado no Código Regulamentar do Município de Águeda - Associativismo Desportivo (F2), prevê diferentes mecanismos e nesse sentido foram atribuídos apoios que totalizaram 314.587,41€: o apoio a atletas individuais (23.216,17€) e o apoio a associações (291.371,2€).

Os atletas e associações que receberam os apoios foram
Jorge Capela
Mónica Silva
Luís Abrantes
João Ferreira
Fábio Lopes
Gilberto Estima
Hugo Costa
João Santos
Ricardo Gomes
Ricardo Wilson Gomes
Tiago Morais
ABIMOTA
Aero Clube de Águeda
Águeda Andebol Clube
Águeda Action Club – ACTIB
AK Águeda - Associação de Karaté de Águeda
ALL4GYM - Associação Gímnica de Águeda
Associação Atlética Macinhatense
ACRD Raivo
Associação de Recreio Cultura e Assistência (ARCA)
Associação Desportiva Cultural e Recreativa do Carqueijo
Associação Desportiva de Travassô
Associação Desportiva Valonguense
Associação Amigos das Pit Bikes
Associação Recreativa e Cultural de Óis da Ribeira (ARCOR)
Casa do Povo de Valongo do Vouga
Centro Cultural de Barrô
Centro de Recreio Popular de Belazaima
Clube BTT de Águeda
Clube de Aventura da Bairrada
Clube de Ténis de Águeda
Clube Desportivo da Pateira
Clube Sport Algés e Águeda XXI
Desportivo Atlético de Recardães (DAR)
Ginásio Clube de Águeda (GICA)
Grupo Desportivo e Cultural de Recardães
Liga dos Amigos de Aguada de Cima (LAAC)
Recreio Desportivo de Águeda (RDA)
Ride By Natur
Sporting Clube de Fermentelos
Sport Clube de Paradela
União Desportiva Mourisquense

Portugal envia hoje Módulo de Emergência Médica para Moçambique


Resultado de imagem para Portugal envia hoje Módulo de Emergência Médica para Moçambique
No âmbito do pedido de assistência internacional formulado pelas autoridades Moçambicanas via Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia, o governo português, através da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), envia hoje, dia 29 de março, por volta das 20h15, do aeródromo militar de Figo Maduro, mais um voo com 28 profissionais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), acompanhados do Módulo de Emergência Médica, para prestar cuidados de saúde às vítimas do ciclone Idai.

Recorde-se que Portugal tem, desde a passada sexta-feira, 22 março, em Moçambique, uma Força Operacional Conjunta de Proteção Civil com valências nas áreas de busca, salvamento, proteção e socorro em situações de emergência complexas.

Esta força, coordenada pela ANPC, é composta por cerca 60 operacionais, entre elementos da Força Especial de Bombeiros, militares da Guarda Nacional Republicana, elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica, e bombeiros, voluntários e municipais, do distrito de Santarém, que se juntaram à equipa avançada de peritos multidisciplinar projetada pela ANPC para Moçambique, logo após o ciclone Idai que atingiu o país.

No terreno, além de ajudarem a distribuir ajuda humanitária às populações, os elementos da Força Operacional Conjunta da Proteção Civil portuguesa têm desempenhado tarefas essenciais no âmbito do socorro à população e restabelecimento da normalidade.

“MEXA-SE PARA A VIDA” FOI RECONHECIDO COMO PROGRAMA DESPORTIVO RECOMENDADO

O “Mexa-se para a Vida” foi distinguido como Programa Desportivo Recomendado 2019. O projeto de desporto sénior da Câmara Municipal de Torres Vedras recebeu a distinção no âmbito do 9º Seminário dos Municípios Amigos do Desporto, que decorreu na passada segunda-feira, no concelho da Mealhada.

O galardão foi atribuído pelo programa “Município Amigo do Desporto”, promovido pela Associação Portuguesa de Gestão de Desporto – APOGESD e pela plataforma Cidade Social. Sublinhe-se que, em 2018, Torres Vedras foi distinguida como “Município Amigo do Desporto” pelo segundo ano consecutivo.

Promover a qualidade de vida dos munícipes seniores (com idade igual ou superior a 55 anos) através da prática de atividade física é o objetivo do “Mexa-se para a Vida”.

O projeto dinamiza atividades desportivas de carácter regular, como ginástica e dança, duas vezes por semana, em todas as freguesias do Concelho. São ainda promovidas atividades pontuais como passeios pedestres e visitas, assim como a participação em eventos desportivos e sociais.

Incêndios: GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria

A GNR multou o Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria, informou o Comando Territorial de Leiria, notando que, até à data, é a primeira vez que o faz. 
Resultado de imagem para Incêndios: GNR multou ICNF por falta de limpeza da Mata Nacional de Leiria
Em causa estiveram, segundo informação enviada à agência Lusa pelo comandante da unidade, "oito situações de falta de gestão de combustíveis na Mata Nacional de Leiria", denunciadas a 25 de setembro de 2018 através da linha SOS Ambiente.
"Na sequência da análise das denúncias reportadas e posterior deslocação ao terreno, entre 9 de outubro e 6 de novembro de 2018, procedeu-se ao levantamento de oito autos de notícia por contraordenação", acrescenta o Comando Territorial de Leiria da GNR.
Contactado pela agência Lusa, o ICNF reconhece ter sido notificado, mas apenas por quatro autos de contraordenação, "relativos a alegadas violações de normas do Sistema Nacional de Defesa da Floresta Contra Incêndios".
O valor das contraordenações é ainda desconhecido, porque "os respetivos processos encontram-se em fase de instrução", acrescenta o ICNF.
A ação da GNR foi divulgada pelo "Jornal da Marinha Grande" na edição de 21 de março de 2019. Segundo a notícia, a denúncia foi feita em março de 2018 por um munícipe não identificado, que terá reportado - à autarquia da Marinha Grande, PSP, GNR e Autoridade de Proteção Civil - situações de deficiente manutenção de áreas não ardidas no incêndio de 2017, que consumiu 86% da Mata Nacional de Leiria.
De acordo com o ICNF, "todas as situações que terão motivado a instauração de contraordenações estão ultrapassadas".
Em causa, acrescenta o instituto, estavam "alegadas violações do n.º 2 do art.º 36 do Sistema de Defesa de Floresta Contra Incêndios", que obriga à remoção de materiais de áreas ardidas numa faixa mínima de 25 metros para cada lado das faixas de circulação rodoviária.
Além disso, o mesmo diploma obriga "à gestão de combustível numa faixa exterior de proteção de largura mínima não inferior a 100 metros nos aglomerados populacionais inseridos ou confinantes com espaços florestais", o que também não se verificava nos locais denunciados.
Para intervir nos locais alvo de denúncia, o ICNF informa que, ao abrigo do Código dos Contratos Públicos, procedeu à contratação de uma empresa, por não dispor de "meios suficientes para proceder à gestão de combustíveis na totalidade das áreas públicas".
"A escassez de mão-de-obra especializada e as condições meteorológicas, que impediram e dificultaram muito a circulação de máquinas nas zonas rurais, levaram a que muitos dos trabalhos de gestão de combustível não pudessem ter sido realizados dentro dos prazos contratados, tendo sido concluídos logo que possível", acrescenta o ICNF.
A GNR de Leiria avança que, na Mata Nacional de Leiria e até à data, estas foram primeiras situações em que autuou o ICNF.
Lusa

Festa da Primavera ocupa crianças nas férias da Páscoa


A Festa da Primavera realiza-se na Marinha Grande, de 7 a 13 de abril, através de diversas atividades infantis, que têm como objetivo assinalar a chegada desta estação do ano e divertir as crianças nas férias da Páscoa. A participação é gratuita.

A iniciativa integra diversas oficinas de artes, animação de rua, percurso de arborismo, atividades radicais, pinturas faciais, entre outras iniciativas que pretendem ocupar e animar as crianças e suas famílias.

O programa da Festa da Primavera é o seguinte:

07 a 13 de abril
Praça Guilherme Stephens e Auditório da Resinagem
Mostra de trabalhos realizados pelos Agrupamentos de Escolas do Concelho, no âmbito da Semana da Educação, patente no Centro Tradicional da Marinha Grande.

Horário:
07 e 13 de abril - das 14h00 às 19h00 
08 a 12 de abril - das 10h00 às 13h00 (Oficinas Infantis) e das 14h00 às 19h00

07 de abril (domingo) . 14h00 
Praça Guilherme Stephens
Abertura oficial da Festa da Primavera 
Um ambiente primaveril, cheio de luz, cor e muita animação, aguarda a visita de todos. A Festa da Primavera tem como objetivo assinalar a chegada da Primavera e atrair o público infanto-juvenil ao Centro Tradicional do nosso concelho.

15h00 . Animação de Rua
“Irmãos Esferovite”
Uma aventura musical e circence de quatro palhaços que contam histórias disparatadas do quotidiano. O público é convidado a entrar neste mundo poético e clownesco, e a participar ativamente, tornando cada apresentação um momento único e irrepetível. 

14h00-19h00 
Praça Guilherme Stephens
Atividades - Tenda da Primavera
- Cantinho do Artista – Cria a tua Obra de Arte
- Pinturas faciais e modelagem de balões
- Atelier de Tererés
- Percurso Arborismo - Estrutura artificial de arborismo móvel, cujo principal objetivo é a progressão ao longo de um circuito de pontes suspensas, com diferentes graus de dificuldade, para pequenos e grandes aventureiros. 
- Jogo Twist - Um jogo de habilidade física, jogado sobre uma lona de grandes dimensões colocada no solo, que põe à prova a capacidade de equilíbrio dos participantes.

Jardim Resinagem / Praça Guilherme Stephens
Atividades radicais
- “Air Bungee” - Estrutura de alumínio fixa, onde os participantes estão presos a elásticos e ganham impulsão saltando em camas elásticas e pela distensão dos elásticos a que estão seguros.
- Corrida de Banheiras e Sanitas - Uma aventura que ninguém vai querer perder! A banheira e a sanita ganham energia, e fogem numa competição em que o participante vai ganhar velocidade e contornar os mais variados obstáculos.

08 a 12 de abril . 10h00 às 13h00
Auditório da Resinagem
Oficinas da Primavera
Oficinas inseridas na Candidatura CIMRL Região de Leiria Rede Cultural

8 de abril . segunda-feira
Oficina“O Sítio dos Pássaros”
Um laboratório da floresta para ouvir, conhecer e construir.
Inscrição prévia. Limite de 15 participantes.
Idade: 6 aos 10 anos. Duração: 3 horas.

9 de abril . terça-feira 
Oficina “A Floresta entre Nós”
A floresta não representa apenas um conjunto de árvores. Conhecer para aprender a gostar e a preservar, será o principal objetivo desta oficina.
Inscrição prévia - limite de 16 participantes (2 grupos de 8 participantes, durante 1h30 cada grupo)
Idade: 6 aos 10 anos. Duração: 3 horas.

10 de abril . quarta-feira
Oficina “Rastos e Pegadas”
Que animais habitam o nosso pinhal? Conseguimos identificá-los pelas pistas que deixam? Vamos representar um animal (composição/colagem usando rolhas de cortiça) e depois gravamos sobre papel ou tecido.
Inscrição prévia. Limite de 15 participantes.
Idade: 8 aos 12 anos. Duração: 3 horas.

11 de abril . quinta-feira
Oficina“Construir Com o que a Floresta nos Dá...”
Nesta oficina vamos descobrir como é que partindo do que a floresta nos dá conseguimos construir um banco.
Inscrição prévia. Limite de 15 participantes.
Idade: 9 aos 12 anos. Duração: 3 horas.

12 de abril . sexta-feira
Oficina “Sentires na Floresta (Mandalas do Coração)”
Uma experiência que nos irá levar à descoberta das nossas paisagens interiores a partir de um olhar atento da natureza. 
Inscrição prévia. Limite de 20 participantes (2 grupos de 10 - 1h30 cada grupo).
Idade: 6 aos 10 anos. Duração: 3 horas.

14h00 às 19h00
Praça Guilherme Stephens
Atividades - Tenda da Primavera
- Cantinho do artista - Cria a tua Obra de Arte
- Pinturas faciais e modelagem de balões
- Atelier dos Tererés
- Percurso Arborismo - Estrutura artificial de arborismo móvel, cujo principal objetivo é a progressão ao longo de um circuito de pontes suspensas, com diferentes graus de dificuldade, para pequenos e grandes aventureiros.

Inscrições e Informações
Todas as atividades são gratuitas.
A participação nas oficinas necessita de inscrição prévia.
Inscrições através do telefone 917991704 e do e-mail: casadarvore.abcnatur@gmail.com
As inscrições deverão conter nome, idade e contacto móvel do Encarregado de Educação e serão aceites por ordem de chegada, limitadas a 2 oficinas por criança.

Albergaria-a-Velha promove Programa de Ações dedicado à Luta Contra o Cancro

Um jantar e uma noite de fados, seguidos de uma caminha solidária, constituem o programa completo de ações que de 6 a 7 de abril vão mobilizar Mouquim, em Albergaria-a-Velha, e sensibilizar para a luta contra o cancro.


O Grupo de Voluntariado Comunitário de Albergaria-a-Velha da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e a União Desportiva e Cultural de Mouquim (UDCM) vão promover um fim de semana dedicado à Luta Contra o Cancro, no lugar de Mouquim.
O programa de ações começa no dia 6 de abril, com um jantar e noite de fados de angariação de fundos, a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro, e segue no dia 7 de abril com uma Caminhada Solidária.
O jantar e noite de fados terá lugar no Pavilhão Multiusos UDCM, com o valor de inscrição de 20 euros, dos quais 7 revertem a favor da LPCC. A aquisição de bilhetes pode ser feita até 2 de abril pelos contactos: 965 851 154 ou 910 035 773. Quanto à Caminhada de 7 de abril, a concentração será feita às 9h30 na sede da UDCM. A inscrição tem o valor de 5 euros e inclui almoço com porco no espeto. Para mais informações os interessados podem contactar a sede do Núcleo Regional do Centro da LPCC pelo 239 487 490.
As iniciativas têm por objetivos a sensibilização para a problemática da doença oncológica, promoção da saúde, divulgação dos serviços de apoio da LPCC e angariação de fundos a favor do doente oncológico e familiares.

Inscrições para concurso de construção de papagaios







O concurso de construção e lançamento de papagaios volta a desafiar os alunos do 1º ciclo do concelho da Marinha Grande a demonstrar a sua criatividade, no dia 25 de abril, pelas 15h00, no Parque da Cerca. 

A Câmara Municipal da Marinha Grande organiza o concurso pelo sétimo ano consecutivo e o principal objetivo é fomentar a participação das crianças neste tipo de atividades tradicionais.

A iniciativa é integrada nas comemorações do 25 de Abril e destina-se aos alunos das escolas do 1º ciclo do concelho, mas pretende o envolvimento das famílias. A construção pode ser realizada individualmente, por cada aluno e sua família, ou por escola.

A ficha de inscrição é entregue aos alunos em cada escola, devendo ser devolvida devidamente preenchida no respetivo estabelecimento de ensino ou nas instalações do Arquivo Municipal, até ao dia 17  de abril.

As três melhores construções, em cada categoria, individual e coletiva, são premiadas após uma avaliação por parte de uma comissão independente, constituída por 3 elementos dos órgãos dos Agrupamentos escolares do concelho. Os papagaios tradicionais construídos pelos alunos são avaliados tendo em conta 5 fatores distintos: capacidade de voo, beleza, materiais utilizados, criatividade e cor.

"MIÚDOS" E "GRAÚDOS" SÃO CONVIDADOS A "BRINCAR...EM LIBERDADE" EM TORRES VEDRAS



No âmbito do programa comemorativo do 45.º aniversário da “Revolução dos Cravos” promovido pelo Município de Torres Vedras, o Atelier dos Brinquedos vai acolher no dia 13 de abril, pelas 11h, uma oficina para famílias denominada Brincar…em Liberdade.

Para esta atividade é convidada uma família muito especial que contribui para a história do brinquedo português desde há várias gerações: a PEPE JATO, que tem como alguns dos seus brinquedos de referência táxis, aviões e furgonetas “pão-de-forma”.

No mês em que se comemora de forma particular a Liberdade em Portugal, “miúdos” e “graúdos” são assim convidados a conversar sobre como se brincava noutros tempos e a construir um brinquedo para levar para casa.

As inscrições para esta atividade, destinada a crianças com idades entre os 4 e os 12 anos (acompanhadas por um adulto), devem ser efetuadas até ao dia 11 de abril pelo n.º de telefone: 261 331 040; ou pelo e-mail: galeria@cm-tvedras.pt.

Este fim de semana no Largo de S. Lourenço | DUAS DEZENAS DE EXPOSITORES NA PROVA DE VINHOS DE BAIRROS

Dois dias para apreciar verdes tintos de excelência


O aprazível espaço do Largo de S. Lourenço vai receber, neste fim de semana, a 17ª edição da Prova de Vinhos Verdes e Petiscos de Bairros, um certame local de referência, orientado para dar a conhecer e divulgar o vinho verde, sem dúvida o produto agrícola mais produzido, reconhecido e apreciado nesta freguesia paivense, sobranceira ao Rio Paiva.

Muitos vão ser os visitantes que vão marcar presença no certame, onde vão estar representadas as mais importantes quintas da freguesia, que se dedicam à produção do excelente vinho verde, com maior destaque para a produção do verde tinto, cada vez mais procurado e reconhecido, sendo que, ao todo serão cerca de duas dezenas de expositores nesta iniciativa de referencia, com dezena e meia de vinicultores locais, para além do artesanato, da gastronomia, da doçaria tradicional, da representação da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, das Caipirinhas de Vinho Verde e do Restaurante da Feira, este ano com exploração a cargo da Comissão de Festas de S. Lourenço, que apresentará as especialidades gastronómicas que a freguesia mais evidencia.

A abertura do evento está agendada para a tarde de Sábado, dia 30, e contará com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, para além de outros autarcas e entidades convidadas, destacando-se as intervenções alusivas ao certame e à temática vitivinícola e potencialidades da freguesia.

Esperando que o certame possa repetir o êxito de anteriores edições, o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela reconhece a colaboração da Câmara Municipal e do Executivo Gonçalo Rocha, tendo em conta o apoio disponibilizado pela autarquia paivense para a organização da iniciativa, elogiando a coragem dos produtores locais por fazerem questão de marcar presença numa actividade de grande interesse para a promoção da freguesia e do seu vinho verde, assim como de grande importância para dinâmica económica do próprio concelho.

Também  o presidente Gonçalo Rocha manifesta o desejo que a iniciativa seja um sucesso, registando uma boa adesão de visitantes e não deixa de destacar a importância do sector vitivinícola na economia desta freguesia e no próprio concelho, referindo que, “ o nosso vinho verde tem um potencial enorme que deve ser desenvolvido e, sendo um produto genuíno e de grande qualidade, merece sem dúvida, continuar a ser valorizado cada vez mais e divulgado em iniciativas desta grandeza, tal como esta, que tem sido promovida e realizada pela autarquia procurando mostrar o que de melhor tem a freguesia ”.


A abertura oficial e recepção às entidades convidadas está agendada para as 14 horas de Sábado, com intervenções politicas, seguindo-se um périplo pelos “ stands” e expositores e a primeira prova de vinhos, registando-se um momento teatral com a participação da Micas Arrebitada, depois animação com exibição de folclore, com a participação do Rancho Folclórico de Bairros, e um momento de bailarico com a presença do conjunto Os Populares Bairristas, sendo que, a partir das 21h00, a animação prossegue com a actuação da Banda Marcial de Bairros ( Concerto Coral Sinfónico ), culminado a noitada da feira com a animação a cargo da Orquestra Sirilanka, de Cinfães.

Já no Domingo, dia 31, o certame prossegue durante a tarde, com destaque para uma actuação musical protagonizada pelo grupo de Concertinas de Bairros e um momento de bailarico com a presença da música tradicional dos “ Amigos da Sexta “, que vão actuar até ao encerramento.

Recorde-se que, esta 17ª Prova de Vinho e Petiscos de Bairros, tem o apoio da CM de Castelo de Paiva e a colaboração das diversas associações da freguesia, tendo o presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José António Vilela, garantindo a realização e a continuidade do evento, prometendo uma dinâmica cada vez mais forte nesta mostra que já é uma referência concelhia e que, todos os anos atrai centenas de visitantes para apreciar o Melhor Verde Tinto do Mundo.

Évora | No âmbito Artes à Escola: Roteiro teatral pelas ruas de Évora recorda os caminhos da Inquisição



Duas turmas de alunos do 10º ano da Escola Secundária André de Gouveia participaram, no dia 27 de Março de 2019, na visita guiada “De Eborae Inquisitore”, dinamizada pela associação Ex-Quorum, no âmbito do projecto municipal “Artes À Escola”.

A visita teve início na Praça 1º de Maio e finalizou no Largo Conde Vila Flor, junto ao antigo Palácio da Inquisição. Durante todo o percurso, dois actores guiaram os participantes numa visita pela história e pela memória patrimonial de Évora, à mistura com música e momentos teatrais que cativaram a atenção de todos. Salientando a importância de preservar a memória, a ExQuorum trabalhou com talento e muita qualidade um tema basilar na História da Europa e da cidade de Évora, a Inquisição, que deixou como balanço final milhares de inocentes torturados e assassinados por questões religiosas.

O espectáculo, sob direção de Hugo Miguel Coelho, teve como actores Maria Marrafa, Vicente de Sá, Hugo Coelho (tambor) e Angela Fortes (violino). Os materiais cénicos foram da autoria de Anabela Calatroia e Sara Tuna. O texto original é de Vicente Fino, tendo como consultores: Bruno Lopes, Fernanda Olival - CIDEHUS. “De Eborae Inquisitore” é uma criação coisasdocorpo, com produção ExQuorum.

Refira-se que esta primeira edição do “Artes à Escola” decorre até final de Maio, tendo como principal finalidade proporcionar às crianças e jovens (desde o Pré-Escolar ao secundário) o acesso a várias áreas e expressões artísticas, estimulando a sua aprendizagem, formação e conhecimento, promovendo, por sua vez, uma maior proximidade com espaços e atividades culturais locais, envolvendo toda a comunidade.




O terrorista Cesare Battisti e seus protetores

Cesare Battisti (na foto com Tarso Genro, o ex-ministro da justiça de Lula) confessou seus crimes e admitiu a participação em quatro assassinatos. Enquanto esteve no Brasil, o terrorista foi protegido pelo PT, particularmente por Lula, que proibiu sua extradição. Muitos outros petistas defenderam o condenado e permitiram ao terrorista viver livremente no Brasil…
Roberto de Mattei *
O terrorista vermelho Cesare Battisti, interrogado na prisão de Oristano pelo Procurador de Milão, Alberto Nobili, admitiu todas as acusações dirigidas a ele, especificamente os quatro assassinatos, incluindo dois dos quais ele foi executor — afirmou em entrevista coletiva o promotor Francesco Greco.
Quatro crimes cometidos fisicamente por Battisti: o do policial penitenciário Antonio Santoro, morto em Udine (6-6-1978), pelo fato de ter “perseguido prisioneiros políticos”; o do joalheiro Pierluigi Torregiani e do comerciante Lino Sabbadin, que fazia parte do Movimento Social Italiano, ambos mortos em 16-2-1979, o primeiro em Milão e o segundo em Mestre, pelo fato de “terem se armado contra os ladrões, eram milicianos do lado do Estado e deviam ser punidos”.
Por fim, a morte de Andrea Campagna, agente da Digos, que Battisti matou a tiros em Milão, no dia 19 de abril de 1978. O representante dos proletários armados pelo comunismo (PAC) também admitiu ter ferido mais três pessoas: Giorgio Rossanigo, um médico da prisão de Novara que era “muito rigoroso em relação aos prisioneiros políticos”; Diego Fava, médico da Alfa Romeo que “não liberou certificados para trabalhadores politizados”; e Antonio Nigro, guarda da prisão de Verona.
Respondendo ao Procurador que lhe havia perguntado quem o havia ajudado em suas fugas, Battisti disse que do exterior, “partidos, intelectuais e o mundo editorial” de quem recebeu “apoio ideológico e logístico. E fizeram isso por razões ideológicas e solidárias. Não sei se essas pessoas já se perguntaram se eu era responsável pelo que fui condenadoPara muitos não era o problema”, mas “também fui apoiado porque me declarei inocente, e em muitos países uma condenação à revelia é impensável e porque dei a ideia de um combatente da liberdade”.
Quando o promotor perguntou se ele teria mais alguma coisa a dizer, Battisti respondeu: “Peço desculpas aos familiares das pessoas que matei ou feri. A luta armada foi desastrosa e quebrou a revolução social, cultural e positiva que começou em 68. Para mim e para outros foi uma guerra justa, hoje me sinto desconfortável em reconstruir momentos que só podem provocar minha revisão. Falar sobre luta armada hoje é algo sem sentido para mim” (“Corriere della Sera”, 25-3-2019).
Essa auto-absolvição nada tem a ver com o arrependimento. Pressupõe, de fato, um juízo sobre os próprios atos à luz do bem e do mal e um consequente sentimento de dor e contrição, enquanto o critério de julgamento de Battisti permanece gramsciano, da filosofia da práxis. Seus atos estão errados porque a luta armada foi incapaz de implementar a Revolução Comunista na Itália. O que é mais grave na entrevista, no entanto, é a admissão da existência de uma rede de cobertura ideológica, composta de homens que ainda ocupam cargos-chave e que nunca serão publicamente condenados.
Entre os personagens que afirmaram a inocência de Cesare Battisti estão Gabriel Garcia Marquez e Bernard Henry-Levy e muitos intelectuais de diferentes países, que excluíram a priori que Battisti poderia ser um assassino, ao mesmo tempo acusando o Estado italiano de violência e repressão. Suas opiniões foram divulgadas pela grande mídia que, obrigados a admitir as provas, no entanto, eles evitaram acusar os 1500 signatários do pedido de libertação de Battisti, após a prisão dele na França, em 2004.
A maioria dos terroristas, condenados ou sob investigação pelo judiciário italiano nos chamados “anos de chumbo”, encontrou aceitação nos Alpes graças à doutrina Mitterrand (1982), com a qual o então presidente francês lhes concedera status de refugiados políticos. Tal reconhecimento os afastou da investigação e bloqueou qualquer pedido de extradição.
A única condição era que os beneficiários não fossem procurados por atos dirigidos contra o Estado francês e renunciassem, pelo menos em palavras, a todas as formas de violência política. O inspirador da doutrina Mitterrand foi um conhecido sacerdote francês, Henri Antoine Grouès, conhecido como Abbé Pierre (1912-2007), ativista político próximo da extrema esquerda. Esse sacerdote esquerdista foi fundador do movimento Companheiros de Emaús, em 1949, organização fundada no mito de acolher os marginalizados. Entre estes estavam os terroristas vermelhos, dos quais o Abbé Pierre era um protetor (v. Silvano De Prospo e Rosario Priore, Chi maneuvera le Brigate Rosse, Ponte alle Grazie, 2010).
O Padre Pierre criticou amiúde João Paulo II e Bento XVI, pronunciando-se a favor da possibilidade de ordenar sacerdotisas e também homens casados, apoiou o direito dos homossexuais de ter relações estáveis ​​e criar filhos. Antes de morrer, ele confessou ter mantido relações sexuais com mulheres.
No livro autobiográfico, Mon Dieu … pourquoi? (Meu Deus … por quê?), ao falar de “poder do desejo”, ele afirma: “Eu lhe dei passagem. Mas eu nunca tive uma relação regular, pois não deixei que o desejo sexual se enraizasse” (“La Repubblica”, 27-10-2005). Na Itália, o Abbé Pierre foi várias vezes na região de Arezzo, onde quatro comunidades de Emaús prosperaram, e, muitas vezes, encontrava os bispos da diocese que o protegia, incluindo o cardeal Gualtiero Bassetti, que foi bispo de Arezzo de 1998 a 2009, e hoje preside a Conferência Episcopal Italiana.
Em entrevista recente, o Cardeal Bassetti distanciou-se do vindouro Congresso de Verona sobre a família, afirmando que a única família humana é a composta de migrantes, que “são os últimos, os pequenos e os pobres deste mundo”, como disse Paulo VI, “os pobres pertencem à Igreja por ‘direito evangélico’”. “Com a mesma firmeza, gostaria de reiterar um conceito que talvez seja inconveniente para o pensamento correto: para um católico é absolutamente imoral ver o migrante como um inimigo a ser combatido ou odiado”.
Padre Pierre morreu em 22 de janeiro de 2007, aos 93 anos. “Muito obrigado, Pe. Pierre, de nos ter dado exemplo”, disse o cardeal Philippe Barbarin, sentenciado em 19 de fevereiro de 2019, em primeira instância, a seis meses de prisão sob liberdade condicional por encobrir abuso sexual de um padre francês. “Você desaparece — disse ele então — e nós, como os companheiros de Emaús, partimos hoje novamente em bom ritmo para testemunhar este amor e servir aos outros, até o nosso último suspiro”“Muito obrigado ao Pe. Pierre por nos ter dado exemplo”, comentou o jornal dos bispos italianos, ao anunciar a‘partida’do Pe. Pierre “para as grandes férias”, foi como o jornal denominou a vida que ele levaria depois da morte (“Avvenire”, 21-1- 2017).
Na Itália, a mensagem do Pe. Pierre foi recolhida por Michele De Paolis, um padre salesiano que, entre outras coisas também declarou: “Hoje a atitude da Igreja em relação aos homossexuais é severa, desumana e cria tanto sofrimento ao afirmar que a homossexualidade é um pecado”. […] Algumas pessoas dizem: –— “Tudo bem ser homossexual, mas ele não precisa ter relacionamentos, os homossexuais não podem amar uns aos outros!” – Para o Pe. Michele isso “é a máxima hipocrisia. Seria como dizer a uma planta em crescimento: ‘Você não deve florescer, você não deve dar frutos!’Isso sim, é contra a natureza! (Https://blog.libero.it/gruppoalidaquila/10246589.html). 
Em 6 de maio de 2014, Pe. Michele De Paolis concelebrou a missa com o Papa Francisco em Santa Marta, tendo ficado impressionado com a reação do Santo Padre, que depois de um breve diálogo fez uma reverência e beijou a sua mão. O Papa prometeu uma audiência com o grupo Emaús, mas o Pe. Michele partiu antes para as suas “grandes férias” em 30 de outubro de 2014. Em seu testamento ele pediu para ser cremado e suas cinzas, como ele desejou, são mantidas em uma urna dentro da capela da Comunidade de Emaús (http://www.foggiatoday.it/cronaca/cremazione-don- michele-de-paolis-community-emmaus.html).
O Papa Francisco, naturalmente, ignora o fio vermelho que liga o Pe. De Paolis e o Abbé Pierre com Cesare Battisti…

ABIM
_____________
(*) Fonte: “Corrispondenza romana”, 27-3-2019. Matéria traduzida do original italiano por Paulo Henrique Chaves.

Jornada dedicada à Cataplana de Peixe do rio | 11º FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO COMEÇA HOJE EM CASTELO DE PAIVA

Paula Melo realça que a gastronomia é um trunfo da promoção turística  

Pelo décimo primeiro ano consecutivo, o município de Castelo de Paiva associou-se à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e vai reeditar a partir de hoje, mais um fim-de-semana gastronómico, voltando este ano a ser dedicado a um dos pratos mais tradicionais e característicos das zonas ribeirinhas do concelho: a Cataplana de Peixe do Rio, criada com o arrojo e a criatividade do Chefe Tiago Lopes nascido e criado na nossa terra, e como sobremesa, a saborosa Sopa Seca, apetecíveis iguarias que vão estar em destaque nos seis restaurantes aderentes à iniciativa.

Desde o jantar desta Sexta Feira, até ao almoço de Domingo, dia 31, a edilidade paivense propõe o convite para degustar uma gastronomia rica e diversificada, partilhar uma saborosa experiência gastronómica preparada propositadamente para si, a deliciosa Cataplana de Peixe do Rio e a típicas Sopa Seca como sobremesa, um manjar acompanhado pelos melhor vinhos verdes da Sub Região de Paiva.
Assim, neste fim-de-semana, a melhor opção é pôr de lado “tachos e panelas” e visitar um dos restaurantes aderentes ao evento “Fins-de-semana Gastronómicos”, que nesses dias torna mais apetecível a famosa Cataplana de Peixe dos nossos rios, condimentando com a oferta de um copo de vinho da região na degustação desta especialidade da cozinha regional.
A adesão à iniciativa contribui para consolidar o produto “Gastronomia e Vinhos” como uma realidade do concelho de Castelo de Paiva, sendo a lista dos restaurantes aderentes e respetiva ementa distribuída por todo o país, conseguindo-se assim uma boa promoção do concelho e da gastronomia paivense, cujo modo de confeção lhe confere características muito próprias.


                Em Castelo de Paiva, aliaram-se a esta iniciativa os restaurantes A Casa do Zé, Restaurante Típico Casa de São Pedro, Restaurante O Cantinho, Restaurante O Pinhal, Restaurante Douro 41 Hotel & Spa e o Bar do Rio, que terão todo o gosto em recebê-lo com um copo de vinho de boas vindas, e quanto ao alojamento, são muitas e excelentes as opções ao seu dispor, e que lhe oferecem 10% de desconto nas noites de sexta e sábado: Hotel Rural Casa de São Pedro, Douro41 Hotel & Spa*, Casa do Villas, Quinta de Vilar e Almarde, Quinta do Gildinho, Rio Moments Country House Paiva Valley, Solar & Guesthouse Olival da Vinha, Flower Residence, Out of Town Hostel, Quinta de Curvite, Arrabia Guest Houses, Casa da Bichaca, Quinta Arveolinha, Casa da Tia Palmira, Casa dos Strecht´s, Casa S. Antão, Quinta das Vessadas e Canastro Country House
Paula Melo, vereadora do Turismo da CM de Castelo de Paiva, realça a importância da iniciativa dedicada à gastronomia paivense e em particular a este prato de referência da cozinha local, uma iguaria que, a par de outros petiscos, atrai muitos apreciadores ao sector da restauração do concelho, lembrando também que, no segundo fim de semana de Março, a edilidade local vai promover no Cais de Boure, junto ao Rio Douro, o Festival da Lampreia, destacando que se pretende que a iniciativa possa ganhar potencial e ser uma referência em termos turísticos, aproveitando o facto da lampreia continuar a ser umaiguaria apetecível, com forte tradição no concelho e que motivará a visita de muitos apreciadores ao território.
         Como prato típico das zonas ribeirinhas do concelho, a Cataplana de Peixe do Rio será o atractivodesta jornada gastronómica e a autarca paivense manifestou o desejo de novo sucesso para esta 11ª edição do Fim-de-Semana Gastronómico, esperando que seja um evento concorrido e que possa potenciar mais visitantes para Castelo de Paiva, atraídos pela riqueza da cozinha regional, pelos excelentes vinhos verdes e pela variedade da doçaria local, referindo que, através da gastronomia é possível sentir as tradições, evidenciar o saber e a arte de bem receber das gentes de Castelo de Paiva.
Castelo de Paiva tem tradição na cozinha regional. Transmitidos de geração em geração, os seus aromas e paladares únicos foram sendo apurados ao longo do tempo, embora preservando a base tradicional que confere aos produtos locais características muito próprias e apreciadas pelos mais exigentes palatos.
Da lampreia ao sável, do arroz de cabidela ao cabrito ao anho assado com arroz de forno, das pataniscas à vitela assada, passando pelo dourado das rabanadas ao apetecido Pão de Ló, são diversas as iguarias que nesta terra fazem as delícias dos apreciadores e cativam visitantes.
Obrigatório mesmo é acompanhar estes pratos com o afamado Vinho Verde Tinto de Paiva, um dos melhores da região e várias vezes premiado em concursos nacionais, uma oportunidade de comprovar a qualidade e a frescura dos vinhos verdes da Sub-Região do Paiva, um produto único no mundo, onde o verde tinto merece natural destaque, para além dos espumantes de vinho verde de qualidade, já produzidos no concelho.
Aproveite e prolongue a sua estadia a preços convidativos e usufrua de uma oferta diversificada: dê um passeio pelo concelho, venha sentir o Rio Paiva e os desportos de águas bravas, conhecer a Ilha dos Amores e deslumbre-se com a panorâmica dos miradouros de S. Domingos, S. Gens, Santo Adrião ou Catapeixe, ou fique pelo Largo do Conde e visite as exposições patentes no CICL/Edifício da Cadeia, com entrada gratuita.