quarta-feira, 17 de outubro de 2018

CAMINHADA SOLIDÁRIA Domingo do dia 28 deste mês, pelas 10:00, junto ao Complexo Desportivo de Alvor

CAMINHADA SOLIDÁRIA



Depois do primeiro passo que foi a DOAÇÃO do espaço pela benemérita Patrícia Mergulhão, Lic. o PROJETO “CASA DO BOMBEIRO” ARRANCA POR INICIATIVA da ASSOCIAÇÃO de PAIS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO do Agrupamento de Escolas JÚDICE FIALHO!
Na manhã de Domingo do dia 28 deste mês, pelas 10:00, junto ao Complexo Desportivo de Alvor venha fazer a sua caminhada por caminhos paradisíacos e colabore na recolha de fundos!
Obrigado 😁
Obrigado 😊
Obrigado 😃

Tudo começou no Cartório Notarial de Bruna Almeida Santos em Portimão. Palco da escritura que concretiza a doação de um edifício e terreno aos Bombeiros de Portimão, numa zona nobre da cidade.
Este foi o “pontapé de saída” para um projeto social de construção da “Casa do Bombeiro”, espaço que pretende oferecer uma resposta para quem tanto deu aos outros sem pedir nada em troca.
Inicia-se agora uma 2.ª fase desta iniciativa, que consiste em desenvolver uma campanha de angariação de fundos com beneméritos que permitam financiar a requalificação e adaptação do espaço para servir esta pretensão.
A ASSOCIAÇÃO de PAÍS e ENCARREGADOS de EDUCAÇÃO do Agrupamento de Escolas Júdice Fialho dá o exemplo.
Contamos consigo!
Obrigado 😊 
Obrigado 😄
Obrigado 😆


Colheita de sangue dia 18 na Altice Labs em Aveiro


Esta iniciativa é aberta aos dadores do exterior, para tanto basta que se identifiquem junto dos segurança à entrada da empresa.
A sessão de colheitas vai decorrer no auditório da dita empresa.



EDP diz que número de habitações sem energia está abaixo das 2.000

A EDP Distribuição estimou hoje que o número de habitações sem energia no país se situa abaixo das 2.000, na sequência da destruição provocada pelo furacão Leslie no fim de semana, que afetou mais de 300.000 casas.

De acordo com um comunicado da empresa hoje divulgado, “os trabalhos das equipas da EDP estão agora a ser dirigidos para zonas com instalações mais dispersas, esperando-se uma evolução muito favorável nas próximas horas”.
A EDP Distribuição indica ainda que estão em funcionamento 98 geradores e três centrais móveis, que permanecerão em serviço até à total estabilização do fornecimento da energia elétrica pela rede.
A evolução que se tem verificado “deve-se ao trabalho dos muitos operacionais que estão no terreno, e ao empenho de todas as entidades com quem a empresa tem colaborado, nomeadamente autarquias, Proteção Civil e Forças Armadas”, salienta.
A EDP Distribuição deixa ainda o alerta, a todas as pessoas, para a adoção de comportamentos seguros, nomeadamente a não aproximação e/ou toque de linhas elétricas partidas ou danificadas. 

Fonte: NDC

“Salazar e a história recente de Portugal” na Biblioteca Municipal de Mira


COIMBRA · REGIÃO | Governo fez ponto da situação sobre a reconstrução de casas que arderam em 2017


O líder parlamentar do PSD, Fernando Negrão, pediu hoje explicações ao primeiro-ministro sobre o reduzido número de casas reconstruídas um ano após os incêndios na região centro, com António Costa a sublinhar que “285 operações” estão concluídas.
No debate quinzenal com o primeiro-ministro no parlamento, em Lisboa, Fernando Negrão assinalou que na próxima segunda-feira passa um ano desde os incêndios na região centro do país e que até hoje “só há oito casas reconstruídas num universo de 28 concelhos”.
O deputado social-democrata disse que um documento da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional da região centro confirma ainda que das oito casas reconstruída, cinco são em Arganil, duas em Seia e uma em Tondela.
Na resposta, António Costa deu o “ponto da situação” relativamente aos “828 pedidos aprovados para a reconstrução”, dizendo que, do total, 285 operações estão “integralmente concluídas e 455 estão em execução”.
Em 87 casos, acrescentou, foram concedidos apoios diretos às famílias.
No debate, o deputado do PSD, o primeiro a questionar António Costa a seguir à intervenção inicial do chefe do executivo, fez um breve comentário à proposta de Orçamento do Estado para 2019 que o Governo irá apresentar ao parlamento, dizendo que se adivinha um orçamento “eleitoralista”.
Fernando Negrão aludiu à reunião de terça-feira com o ministro das Finanças, Mário Centeno, no parlamento, dizendo que o primeiro-ministro repetiu na sua intervenção aquilo que Centeno já havia dito.
“O que se avizinha claramente e como diz Rui Rio [presidente do PSD] é um orçamento eleitoralista. Nós teremos tempo, na altura certa de o discutir com o Governo e com os partidos políticos”, disse.
Fonte: noticiasdecoimbra

Hora de Fecho: Carlos Alexandre põe em causa sorteio de Ivo Rosa

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O juiz Carlos Alexandre diz que a distribuição ao seu colega Ivo Rosa poderá ter sido influenciada pelo número de processos atribuídos a cada um dos dois magistrados. CSM abre inquérito disciplinar.
Rovisco Duarte, Chefe de Estado Maior do Exército, pediu demissão ao ministro da Defesa. Foi o novo ministro, João Gomes Cravinho, que "empurrou" o militar para a saída, apurou o Observador.
Francisco Ramos, um dos mais experientes secretários de Estado que agora voltam ao Governo, marcou a cerimónia com um momento caricato durante o juramento.
Ministro do Ambiente confirmou escolha do deputado do PS para regulador da energia, apesar de dúvidas levantada por CDS. Carlos Pereira garante: "Não admito receber nenhuma orientação do Governo".
O comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz demitiu-se após ter estado ausente das funções durante um período subsequente à tempestade Leslie, anunciou esta quarta-feira a autarquia.
O tiroteio ocorreu no Instituto Politécnico da cidade de Kerch, no leste da Crimeia. Autoridades suspeitaram inicialmente de fuga de gás, mas encontraram um "engenho não identificado".
A monja Coen é "uma das maiores figuras budistas da América Latina". A autora de "O Sofrimento é opcional" defende como devemos todos viver com mais leveza porque, às vezes, "dramatizamos muito".
O brasileiro Itamar Vieira Junior é o vencedor do Prémio Leya, que celebra em 2018 dez anos de existência. O anúncio foi feito ao final da manhã na sede do grupo editoral, em Alfragide.
O avião em que seguia a primeira-dama dos Estados Unidos, Melania Trump, teve de aterrar de emergência esta quarta-feira devido a um problema mecânico, noticia a CBS.
A notícia foi anunciada há um dia e o guarda-roupa de Meghan Markle já está nas bocas do mundo. Conheça os truques que a duquesa usou nas últimas semanas para ocultar a gravidez do radar público.
O anúncio foi inesperado. Na última segunda-feira, depois de uma homenagem da revista Elle, Lady Gaga agradeceu ao noivo durante o discurso. Chama-se Christian Carino e tem 49 anos. 
Opinião

Maria João Avillez
Releia-se a espantosa carta de Costa a Negrão, repare-se no seu tom ditatorial, pasme-se sobre o seu acinte, e perceber-se-á porque evoco o passado recente socialista. Perceber-se-á ao que chegámos.
Luís Aguiar-Conraria
Ter um défice permanente de 0% é tão contracionista (ou expansionista) como um défice permanente de 3%. Por uma razão simples: o que é expansionista ou contracionistao são as variações do défice..
Maria João Marques
Não ficámos longe de um sistema de ensino que pretendesse escancarar a intimidade dos alunos, não lhes permitindo sequer um espaço mental que não fosse policiado e conhecido da coletividade.
André Abrantes Amaral
Dizem que o o orçamento é prudente, mas prudente seria seguir uma política financeira capaz de impedir que o estado social colapse com a próxima crise. O resto, lamento, é mera confusão e engodo.
Vicente Ferreira da Silva
São do dramaturgo e poeta romano Publius Terentius Aferduas expressões que vão bem com Portugal e os portugueses: “Sou um homem, nada do que é humano me é estranho” e “Enquanto há vida, há esperança”
MAGG

Fábio Martins
Chama-se "A Maldição de Hill House" e são vários os fãs que dizem que desmaiaram ou que perderam o sono depois de verem o primeiro episódio.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Sessão Técnica | Climáticas com Caldo Verde Aveiro | 26 de outubro


Caro(a) Colega,

No âmbito da iniciativa "2018 - Ano OE das Alterações Climáticas", o Colégio Regional de Engenharia do Ambiente, em conjunto com o Colégio de Engenharia Química e Biológica e a Delegação Distrital de Aveiro e em colaboração com o CESAM (Centro de Estudos do Ambiente e do Mar da Universidade de Aveiro) promovem uma sessão técnica que terá lugar no auditório do CESAM em Aveiro, no dia 26 de Outubro, com início às 19h00.

Esta iniciativa abordará alguns dos trabalhos relevantes realizados pelo CESAM, nesta temática, no formato de "short talks", incluindo os impactos das Ações climáticas na viticultura, Qualidade da água, Orla costeira, Aves migratórias e Riscos de inundação. Para além das subtilezas do clima, apresentará também a Cocriação de soluções baseadas na natureza para adaptação climática urbana, bem como um caso de estudo efetuado na região de Aveiro sobre a Perceção sobre os efeitos locais das alterações climáticas.

No final será servido um caldo verde a todos os participantes.

Consulte o Programa
A entrada é livre, mas sujeita a inscrição através 
e email: aveiro@centro.oep.pt

Pela Delegação Distrital de Aveiro,
Alberto Roque
Paula Mata
Pedro Fonseca
assinatura_de_email_aveiro





Entra novo ministro da Defesa, sai Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demite-se

Rovisco Duarte apresentou demissão esta quarta-feira, dois dias depois do novo ministro da Defesa tomar posse.
Resultado de imagem para Entra novo ministro da Defesa, sai Chefe do Estado-Maior do Exército. Rovisco Duarte demite-se
O Chefe do Estado-Maior do Exército, Rovisco Duarte, demitiu-se dois dias depois da tomada de posso do novo ministro da Defesa. Gomes Cravinho, e poucos dias depois da saída de Azeredo Lopes da tutela, avança o site da Presidência.
De acordo com o comunicado, "o Presidente da República recebeu hoje uma carta do General Francisco José Rovisco Duarte, que, invocando razões pessoais, pede a resignação do cargo de Chefe de Estado-Maior do Exército. A carta foi transmitida ao Governo, a quem compete, nos termos constitucionais e da Lei orgânica das Forças Armadas, propor ao Presidente da República a exoneração de chefias militares, ouvido o Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas."
O pedido foi apresentado esta quarta-feira e tornado público esta tarde, já depois de Carlos César, o Presidente do PS, ter indiciado, no programa da TSF "Almoços Grátis" uma eventual saída do Chefe do Estado-Maior do Exército.
"Creio que essa alteração [do ministro da Defesa foi uma alteração feita no seu devido tempo. O ministério da Defesa ganhou um novo fôlego, uma nova autoridade que eu espero também que tenha consequências do ponto de vista das Forças Armadas, em particular do Exército.", sublinhou o Presidente do PS.
Azeredo Lopes saiu do ministério da Defesa com a imagem fragilizada pelo alegado encobrimento de uma encenação montada em conjunto com a GNR de Loulé em torno da recuperação as armas furtadas em Tancos, no ano passado, da qual - de acordo com o investigador da PJ, Major Vasco Brazão - o ministro teria conhecimento.
TSF

Câmara Municipal de Mira está a proceder à inventariação dos prejuízos causados pela “Tempestade Leslie”

Na sequência da tempestade ocorrida nos dias 13 e 14 de outubro de 2018, a Câmara Municipal de Mira está a proceder à inventariação dos prejuízos causados pela “Tempestade Leslie”. Este é um levantamento preliminar dos danos provocados pela tempestade em bens públicos e privados, designadamente, equipamentos e infraestruturas públicas, equipamentos associativos, recreativos, desportivos, habitações, unidades económicas e IPSS’s, cujos dados se destinam a ser reportados à Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro. (CCDRC), como se pode ler no edital 82/2018, assinado pelo presidente da CM Mira, Raul Almeida.

Assim, até à próxima sexta-feira, dia 19 de outubro, todos os interessados poderão apresentar a relação dos prejuízos sofridos, devidamente documentados, documentos de identificação e acompanhados com fotografias em formato digital, junto do Gabinete técnico das Obras municipais, no edifício da Câmara Municipal.
Acresce informar que, até ao mesmo dia 19 de outubro, todos os interessados poderão apresentar ainda as anomalias sofridas nas infraestruturas elétricas existentes, junto de um colaborador da EDP, que se encontra no edifício da Câmara Municipal, até às 18 horas.

Papa alerta que desprezo, insulto e indiferença matam

Resultado de imagem para Papa alerta que desprezo, insulto e indiferença matam
O papa Francisco disse hoje, perante milhares de peregrinos que participavam na audiência pública semanal, que o desprezo, o insulto e a indiferença perante o sofrimento matam.
"A indiferença mata. É como dizer ao outro: és um morto para mim, porque o mataste no teu coração. Não amar é o primeiro passo para matar; e não matar é o primeiro passo para amar", referiu.
Segundo o papa Francisco, referindo-se ao evangelho, Jesus revela no quinto mandamento "não matarás" que "a ira, o insulto e o desprezo contra os outros são também uma forma de homicídio".
O insulto, acrescentou, "faz danos e assassina".
"As pessoas estão acostumadas a insultar", disse acrescentando que isto converteu-se em algo tão comum "como respirar".
Quanto ao desprezo, o papa defende que também pode matar porque "assassina a dignidade da pessoa".
Francisco percorreu a Praça de São Pedro, no papamóvel, antes de pronunciar a sua catequese durante a qual recomendou aos católicos que tenham uma atitude de "reconciliação" sempre que participam na missa, perante as pessoas com quem tenham problemas.
Após a catequese, Francisco saudou os peregrinos vindos de Portugal e do Brasil.
"Queridos amigos, cuidar do irmão, especialmente de quem passa necessidade ou é esquecido pela cultura do descarte, significa crer que cada homem e cada mulher é um dom de Deus. Não poupemos esforços para que todas as pessoas possam sentir-se sempre acolhidas e amadas nas nossas comunidades cristãs".
Lusa

Sobe para 14 número de mortos em inundações em França

Resultado de imagem para Sobe para 14 número de mortos em inundações em França
O número de mortos nas inundações na região de Aude, no sul da França, subiu para 14 e há um desaparecido, indicaram hoje as autoridades após a descoberta de um corpo na localidade de Villaliers.
De acordo com o novo balanço das autoridades, seis pessoas morreram em Trèbes, três em Villegailhenc, duas em Villaliers, uma em Villardonnel, uma em Carcassonne e uma em Saint-Couat d'Aude.
As fortes chuvas que atingiram o sul da França na noite de domingo causaram uma subida de sete metros no rio Aude, que dá nome à região, algo que não ocorria desde 1891.
As chuvas causaram também danos elevados em Villardonnel, onde uma mulher perdeu a vida depois de ser arrastada pelas águas, existindo ainda relatos de pelo menos oito feridos graves devido à intempérie.
Lusa

Rui Rio considera proposta de OE2019 eleitoralista e enganadora

Resultado de imagem para Rui Rio considera proposta de OE2019 eleitoralista e enganadora
O presidente do PSD, Rui Rio, considerou hoje que a proposta de Orçamento do Estado para 2019 (OE2019) apresentada pelo Governo é eleitoralista e enganadora, mas escusou-se a adiantar o sentido de voto dos deputados sociais-democratas.
"Este orçamento, ainda não tive oportunidade de o ver com todo o detalhe (...), mas o principal já se consegue ver: este é um orçamento que não aposta no futuro, aposta no presente, e em 2019 apostar no presente significa apostar nas eleições. E, portanto, todas as folgas que há é para distribuir, e isto tem uma marca ideológica, do PS, e particularmente do Bloco de Esquerda e do PCP", declarou Rio.
O líder do PSD falava aos jornalistas em Bruxelas à margem de uma reunião do Partido Popular Europeu (PPE).
Rui Rio reagiu hoje pela primeira vez à proposta de OE2019 apresentada na segunda-feira, perto da meia-noite, pelo Governo de António Costa, tendo considerado que há "um bodo aos eleitores", mas também "há uma mistura de medidas que não são com o Governo está a dizer, que pretende enganar os eleitores".
Rio escusou-se a revelar se o PSD votará contra este orçamento na votação na Assembleia da República, apontando que essa será uma decisão a ser tomada pelo partido em sede da comissão política nacional, que se reunirá na próxima semana, mas observou que "este orçamento vai na linha dos outros, para pior um bocado".
Lusa

Presidente da Câmara da Figueira aceitou a demissão do Comandante dos Bombeiros Municipais

Resultado de imagem para Presidente da Câmara da Figueira aceitou a demissão do Comandante dos Bombeiros Municipais
O Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, João Ataíde, aceitou esta terça feira, o pedido de cessação da comissão de serviço do Comandante dos Bombeiros Municipais da Figueira da Foz, Nuno Osório.

O pedido de cessação de funções surge na sequência das notícias tornadas públicas relativas aos acontecimentos da noite de 13 de outubro, com a passagem da tempestade Leslie pelo Concelho da Figueira da Foz.

Este responsável operacional justifica o seu pedido com a determinação em não desgastar a Autarquia e o Município da Figueira da Foz, num momento em que a união de esforços é essencial para recuperar dos danos provocados pela intempérie, e a necessidade de poder livremente exercer o direito à defesa da honra, considerando que «nunca esteve em causa o comando e o controlo da operação» e que a sua ausência por um período de três horas, por motivos familiares e de premência de um mínimo de descanso para manutenção das condições físicas e psicológicas necessárias indispensáveis à tomada de decisões nas horas seguintes, foi devidamente preparada e acautelada.

Por decisão do Presidente da Câmara Municipal da Figueira da Foz, sob a sua coordenação enquanto responsável municipal da Proteção Civil e coadjuvado pelo vereador do pelouro das Florestas, Miguel Pereira, as funções de comando serão interinamente asseguradas pelo 2.º comandante, Jorge Piedade, e pelo adjunto de comando, Carlos Pinto.


Pedro Cardoso diz que apoiar ao Associativismo é “respeitar o mérito e o esforço”

Resultado de imagem para Pedro Cardoso diz que apoiar ao Associativismo é respeitar o mérito e o esforço
A Câmara Municipal de Cantanhede procedeu à entrega da segunda fase dos subsídios às associações desportivas do concelho, nos termos do regulamento em vigor, conforme consta nos contratos de desenvolvimento desportivo subscritos pelas entidades beneficiárias. A autarquia despendeu este ano um valor global destinado a esta rubrica durante o ano em curso muito perto de 100 mil euros, montante do qual acaba de ser transferido o correspondente a um pouco mais de 35%.
À primeira fase, distribuída a 20 de abril, juntam-se agora 32 mil euros entregues no decurso de um encontro realizado em 16 de outubro entre os responsáveis das entidades associativas e o vice-presidente da Câmara Municipal, Pedro Cardoso, que esteve acompanhado na sessão pelo vereador do Desporto, Adérito Machado.
A repartição do valor global foi feita a partir de um inquérito realizado a todas as coletividades, tendo em conta o seu nível de atividade e o número de intervenientes envolvidos na prática desportiva, entre outros aspetos. O desenvolvimento da atividade física regular contempla dois tipos de apoio, um para o desporto federado, outro para o não federado. No primeiro caso, o cálculo é feito em função do número de praticantes multiplicado por um valor unitário por atleta, segundo dois escalões (>18 anos e ≤18 anos), grau de representatividade das agremiações desportivas, de acordo com nível de competição que disputam, e também do tipo de enquadramento em termos de exigência técnica. No que respeita à atividade física não federada, é considerado apenas o número de praticantes com valores diferenciados por três escalões etários (≤ 18 anos; > 18 anos e ≤ 55 anos; > 55 anos).
O programa de fomento do desporto que o Município de Cantanhede tem vindo a desenvolver visa criar condições favoráveis ao trabalho das associações e, conforme o vice-presidente da Câmara tem sublinhado em várias ocasiões, “é uma forma de reconhecimento da ação absolutamente meritória das associações na promoção da prática desportiva nas várias vertentes em que desenvolvem a sua atividade, assim como, uma forma de incentivar e ajudar no desenvolvimento do desporto a nível concelhio”.
Segundo Pedro Cardoso “este apoio ao movimento associativo é uma forma de respeitar o mérito, o esforço e o extraordinário trabalho de quem abnegadamente, e tantas vezes com grande sacrifício, se dedica de corpo e alma à dinamização das coletividades desportivas, nas diferentes modalidades, e que por essa via contribui para o desenvolvimento do desporto a nível concelhio”.