sábado, 10 de abril de 2021

Governo vai estimular o desporto com pacote de incentivos de 65 milhões de euros


O Secretário de Estado da Juventude e do Desporto disse hoje que o Governo aprovou um pacote de 65 milhões de euros para estímulo ao desporto, dos quais 30 milhões se destinam aos clubes de base local.

Em Coimbra, onde presidiu à inauguração da requalificada pista municipal de atletismo, João Paulo Rebelo explicou que este montante será atribuído sob a forma de subsídio, "a fundo perdido", e que o modelo de financiamento "está muito amadurecido e praticamente fechado" com o contributo do "movimento desportivo".


Estou em crer que, na próxima semana, apresentarei à tutela a versão para que os clubes possam, o mais rapidamente possível, vir a beneficiar [deste apoio]", disse o governante, acrescentando que, no início de junho, o financiamento deverá estar no terreno.

Segundo o secretário de Estado, o pacote inclui também uma linha de financiamento de 30 milhões de euros para as federações desportivas "poderem alavancar as suas próprias modalidades", disponibilizado através da banca comercial com aval do Estado.

João Paulo Rebelo salienta "a garantia do Estado à banca que, normalmente, faz muito pouco financiamento ao movimento desportivo, pelas razões conhecidas, uma vez que não há receita firme e regular", para o financiamento das federações desportivas.

O pacote de apoio do Governo reserva também cinco milhões de euros para reforçar o programa de requalificação de infraestruturas desportivas do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), que já está "a produzir efeitos".

O governante anunciou que a segunda fase de candidaturas dos clubes vai decorrer entre 03 e 14 de maio e que o Programa Nacional Desporto para Todos "também está no terreno e ajuda a retomar a prática e o estímulo ao desporto no país".

O secretário de Estado da Juventude e Desporto presidiu esta tarde à inauguração da reabilitação da pista municipal de atletismo de Coimbra, que passa a estar certificada para acolher competições oficiais e treinos de alto rendimento e dotada de uma tecnologia para medir as performances dos atletas.

A intervenção, que resultou num investimento de 530 mil euros do município de Coimbra, "representa também para o culminar de uma aposta no desporto de formação, para a iniciação e competição saudável", salientou o presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado.

Na cerimónia, o autarca de Coimbra frisou que a cidade passa a ter uma pista de atletismo "com condições de excelência e com tecnologia pioneira em Portugal".

A pista dispõe agora da tecnologia 'rekortan smartrack', que vai permitir medir as performances dos atletas através de sensores ou via 'smartphones'.

Segundo o presidente do município, trata-se de "uma tecnologia que representa uma mais valia para apoio ao treino, tornando a pista de atletismo numa referência para estágios e competições".

Lusa

Criança mordida por macaco no zoo de Gaia já foi operada e está “estável”


A criança mordida na sexta-feira por um macaco no Zoo Santo Inácio, em Vila Nova de Gaia, já foi operada e encontra-se “estável e a recuperar”, disse hoje o Hospital de São João, no Porto.

Em resposta à agência Lusa, fonte hospitalar revelou hoje que a operação de reconstrução correu “muito bem”.

A criança está “estável e a recuperar”, esperando o hospital que ela possa ter alta no início da próxima semana.

Na sexta-feira, o Comando Territorial da GNR do Porto afirmou que a criança, de cinco anos, estava a brincar junto à jaula do macaco quando este a mordeu e lhe arrancou parte do dedo.

De acordo com o Hospital de São João, no Porto, a criança tem afinal 19 meses.

O incidente ocorreu por volta das 11:00, tendo sido chamados para o local os bombeiros e a GNR de Avintes, que conseguiram entrar dentro da jaula e recuperar parte do dedo.

A criança foi de imediato transportada para o Hospital de São João, no Porto, onde foi observada por especialistas e ortopedia, cirurgia pediátrica e cirurgia plástica.

Em resposta escrita enviada à agência Lusa, o Zoo Santo Inácio afirmou que apurou os contornos do acidente, “tendo verificado que as normas de segurança teriam sido quebradas, na medida em que o animal estava a ser alimentado pelos visitantes”.

O acidente ocorreu quando a criança estava a dar amendoins a um macaco e acabou por ser mordida na ponta do dedo”, descreveu.

O menor foi “prontamente assistido”, assegurou o Zoo, referindo estar em constante contacto com a família e a acompanhar de perto a evolução da situação da criança.

A instituição esclareceu ainda que nada irá acontecer aos animais, mantendo-se “a continuidade de todos os cuidados pelos tratadores e equipa veterinária” e garantindo-se “o seu bem-estar”.

"Os planos de segurança dos parques zoológicos são criados tendo em conta a categoria de risco das espécies, como tamanho, rapidez ou mordedura, mas também o tipo de instalação onde se encontram, existindo inclusivamente vários avisos que alertam os visitantes para as medidas de segurança a cumprir, nomeadamente não alimentar, nem tocar nos animais. Todos os planos implementados têm como objetivo garantir, em todos os momentos, a segurança dos tratadores, dos animais e dos visitantes", acrescentou.

Lusa

Marisa Liz, Aurea, Pedro Abrunhosa e Sardet na apresentação de Coimbra a Capital da Cultura

 Marisa Liz, Aurea, Pedro Abrunhosa, André Sardet e o grupo de fados conimbricense àCapella participam, na quarta-feira, na sessão de apresentação da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

Os promotores explicam que o evento é físico, mas que, devido ao atual contexto de pandemia, não terá público presencial, sendo transmitido nas redes sociais da autarquia e da candidatura Coimbra 2027.

"A Manuel Machado, presidente da Câmara de Coimbra, Carina Gomes, vereadora da Cultura e Turismo, e Luís de Matos, coordenador do Grupo de Trabalho da candidatura, juntam-se as vozes e a energia de Marisa Liz (acompanhada por Tiago Pais Dias), Aurea, Pedro Abrunhosa e André Sardet, além do grupo de fados conimbricense àCapella", é referido numa nota de imprensa.

A nota especifica que parte dos artistas estará no local e que os restantes vão estar nos seus próprios estúdios, em ligação direta.

Marcada para as 19:00, a iniciativa será transmitida em direto, a partir do Convento São Francisco, que esta semana celebra cinco anos da sua abertura ao público como centro cultural e de congressos.

"O momento visa apresentar as linhas gerais da candidatura, bem como os destaques da programação cultural de Coimbra para o segundo trimestre de 2021, depois de o plano de desconfinamento do Governo prever a reabertura dos equipamentos culturais a partir de 19 de abril".

De acordo com a nota, será ainda apresentada a imagem oficial da candidatura que venceu o concurso público lançado pela autarquia de Coimbra.

Este evento surge dias após a votação, por unanimidade, na Assembleia Municipal de Coimbra, do "Pacto de Cidade", documento agregador do compromisso inequívoco sobre a vontade, capacidade e determinação em torno da candidatura de Coimbra a Capital Europeia da Cultura 2027.

O "Pacto de Cidade" foi elaborado por um grupo de trabalho e conta com contributos das instituições culturais da cidade.

Na apresentação do documento, Manuel Machado salientou que está em causa "um desafio para beneficiar a cidade e o país" e que a candidatura tem um "espírito de abertura e de congregação".

Lusa



Relâmpago mata 68 cabras em Arcos de Valdevez


Um relâmpago combinado com um raio, matou esta sexta-feira, 68 cabras na freguesia de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, de acordo com o pelouro da proteção civil municipal.

Dario Gonçalves de Lima tem 53 anos, “uma vida inteira” dedicada à criação e pastoreio e pela primeira vez “viu o terror” passar pelos montes de Gondoriz, em Arcos de Valdevez, e matar-lhe 68 cabras de raça bravia.

“Isto é um terror. Contado não tem jeito. Só mesmo visto. Nunca ouvi falar de uma coisa destas. Sou pastor desde criança e nunca ouvir falar de coisa igual. Hoje vieram aqui pessoas com mais de 80 anos para verem o que me aconteceu e também nunca tinham visto tal coisa”, contou à agência Lusa Dario Lima.

Ainda abalado, o pastor foi dizendo, por entre alguns soluços de comoção que mal conseguia travar, que não sabia explicar como se tinha passado aquele “terror”.

Começou a escurecer muito, senti dois raios muito fortes, começou a cair pedraço e encostei-me a uma pedra. O rebanho, com cerca de 350 cabras, estava a 100 metros de mim. Quando me apercebo, vejo duas cabras atordoadas, a cambalear, não se seguravam. Olhei para lado e estava tudo morto, 68 cabras”, apontou.Na altura, cerca das 15h00, o pastor falava ao telemóvel com um colega que também tem um rebanho grande e comentou achar estranho ver as duas “cabras a tremelicar”.

“Quando olho para o lado estão todas estiradas, todas mortas. Nem estão feridas nem nada. Rebentaram todas por dentro”, insistiu o pastor, que admitiu ter “estremecido um bocado” com os relâmpagos, mas não sofreu “nenhuma mazela”.

"Não conseguia falar. Fiquei sem fala, sem ver, sentei-me um bocado a chorar e depois é que pedi ajuda à minha mulher e ao meu irmão, que me vieram socorrer e juntar as cabras que fugiram com os raios”, referiu, entre novos soluços.

“Antes queria perder cinco mil euros do que perder as cabras. Não há cabras novas para comprar e as que há são caríssimas. Custam 80 e 100 euros cada uma. É uma raça antiga, antes chamam-lhe serrana. Se eu fiquei em pânico, a minha mulher nem viu, senão desmaiava”, atirou Dario.

Ainda mal refeito do “choque” das cabras que morreram, algumas cheias para parir”, não escondeu a preocupação com as crias que ficaram na corte.

“São cerca de 10, alguns com 15 dias de nascidos que vão morrer de fome, coitadinhos. Não é como os vitelos, não pegam no beberão”, observou.

Além dos técnicos municipais e do vereador com o pelouro da proteção civil municipal da Câmara de Arcos de Valdevez, o pastor falou com representantes do Ministério da Agricultura, mas não sabe se vai ter “direito” a alguma ajuda.

“Não sei se me vão ajudar, mas eu vivo disto. Vou fazer 54 anos, criei os meus filhos com isto. É a minha profissão. Venho para os montes da freguesia de manhã cedo, pôr o rebanho a pastar, com a ajuda dos quatro cães de raça Castro Laboreiro e cão de guarda transmontano, e à noite recolho as cabras para um barracão”, explicou.

Por encontrar estão também dois dos seus quatro companheiros de pastoreio.

“Depois do relâmpago dois cães desapareceram. Nunca largam as cabras e nunca mais os vi”, disse.

Fonte e Imagem: Lusa

Conferência laranja xxi debate os desafios do sector em mais uma mostra Silves Capital da Laranja


Os temas que atualmente preocupam os citricultores e os novos desafios a este sector voltam a estar em debate em mais uma Conferência Laranja XXI. A iniciativa, que integra a 5.ª edição da Mostra Silves Capital da Laranja, terá lugar no próximo dia 16 de abril, pelas 15h00, este ano num formato online, devido à atual crise sanitária.

Presentes na sessão de abertura estarão a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; o Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Pedro Valadas Monteiro; o Reitor da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade do Algarve, Paulo Águas, o Presidente da Região Turismo do Algarve, João Fernandes e o Diretor da Administração da Região Hidrográfica do Algarve, Pedro Coelho.

Às 15h30, Paulo Lourenço, Chefe da Divisão de Cultura, Turismo e Património do Município de Silves, abrirá o primeiro painel com o tema “Rota da Laranja - Promoção ou reinvenção de um conceito? Os desafios de um projeto inovador de turismo sustentável e seu contributo para a dinamização e valorização do território”.

“Poda de citrinos: Alguns resultados preliminares do projeto PodaCitrus.”, será o tópico apresentado, seguidamente, por Amílcar Duarte, da Universidade do Algarve, às 15h45. Também pela Universidade do Algarve, Tomás Magalhães, mostrará, às 16h00, as ameaças e medidas de prevenção urgentes da psila africana dos citrinos.

Segue-se um painel apresentado por Celestino Soares, Chefe de Divisão da DRAP Algarve, que, pelas 16h15, abordará o tema “Inimigos de quarentena da cultura dos citrinos. Principais ameaças”. E pelas 16h30, será a vez de se saber mais sobre a “Gestão dos recursos hídricos do Algarve: Desafios no sector Agrícola”, por Paulo Cruz, da APA – ARHAlg.

Por último, Silvino Oliveira, da Frusoal, falará, pelas 16h45, sobre o tema “Sustentabilidade e eficiência hídrica em pomares de citrinos”.

A conferência fechará com um período de Quis RD e debate, às 17h00, no âmbito da temática “A Água e a Agricultura na Região do Algarve - Plano de Eficiência hídrica do Algarve”, que contará com a participação de Pedro Valadas Monteiro (DRAPAlg), Pedro Coelho (APA – ARHAlg), José Núncio (Fenareg) e José Martins de Oliveira (Algarorange).

Relembre-se que destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, que teve a sua primeira edição em fevereiro de 2017.

Agrária de Coimbra promove palestras na área de bem-estar animal e segurança alimentar

13 de abril | on-line| 15h30 e 17h00

“Resíduos e medicamentos em produtos de origem animal” e "Insetos na alimentação humana e animal" são os temas das palestras que a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove na próxima terça-feira, dia 13 de abril, via plataforma Zoom, às 15h30 e 17h00, respetivamente.

A palestra “Resíduos e medicamentos em produtos de origem animal” é proferida por Paulo Carneiro, Chefe de Divisão de Alimentação e Veterinária de Coimbra e está acessível a qualquer interessado através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82509720839?pwd=MjlnYnpKZkx1TU5mSzAwTU1NM3FBQT09.

O tema “Insetos na alimentação humana e animal” é tratado por Rui Nunes, Fundador e CEO da empresa Entogreen, sendo que a palestra está também aberta a todos os interessados através do link: https://videoconf-colibri.zoom.us/j/88508664706?pwd=OGZ2RU9NcUlwZlNJbElYWjhvbldwZz09.

As palestras são promovidas no âmbito da Unidade Curricular de Bem-Estar Animal e Segurança Alimentar, do 3º ano da Licenciatura em Engenharia Agro-Pecuária.

Vacina contra maldição brasileira

 

  • Péricles Capanema

Variante perigosa. O Brasil padece uma espécie de bruxedo (falo abaixo dele) entre vários, e para quem quer bem ao país, é bom conhecê-los. Com efeito, em qualquer âmbito, saber das debilidades constitui prudência indispensável para a ação eficaz. O cardeal Mazzarino (1602-1661), grande político, começa seu livro “Breviário dos Políticos” apontando como primeira providência o discernimento das próprias fraquezas — físicas, mentais, morais. Mapeá-las e então neutralizá-las no possível. “Pergunta-te em que ocasiões tens tendência a perder o controle sobre ti mesmo, a deixar-te levar para desvios de linguagem e de conduta”. Vale para o indivíduo, vale para famílias, vale para nações (para o Brasil, naturalmente).

Curas na raiz. Falava de uma espécie de maldição, sortilégio potente que está na raiz de persistentes desgraças nossas. Vem de longe, aqui está ele: temos o vezo de escolher mal nossos representantes. E depois, povo, imprensa e academia se dedicam ao esporte nacional de malhar o Judas, no caso, os políticos. Na próxima eleição, comporta-se igual o eleitorado, escolhe mal de novo. Ou piora, para lembrar a lamentação desiludida de Ulysses Guimarães: “Se você acha que o atual Congresso é ruim, espere pelo próximo, vai ser pior”. Inescapável, pelo menos boa parte da culpa respinga no representado que passou descuidado a procuração para o representante errado. Vai mudar? Dá para exorcizar seus efeitos? Difícil. Referida situação permanecerá a menos que mude a postura do público, aconteça o saneamento das raízes para então os galhos crescerem saudáveis e a árvore dar bons frutos. Que venha a maturidade, generalize-se uma educação qualificada, sejam cultivados a honestidade e os hábitos de reflexão. Nada disso será possível sem famílias revigoradas por forte senso religioso. A solução vai por aí. Quem descura do aperfeiçoamento das famílias, impulsiona o retrocesso social. O “Estado de S. Paulo” (21-3-21) traz comentário a respeito da mencionada situação. Ouvido pela reportagem, influente deputado federal do PL, partido do Centrão, disse “de São Paulo para baixo, o PL é Bolsonaro, para cima é Lula”. Situações assim, sinais prenunciativos de desgraças futuras, pejadas de descarado oportunismo, ovante primarismo ideológico e deprimente falta de princípios, repetem-se Brasil afora.

Francisco Luís da Silva Campos  (1891-1968)

Critérios de seleção. Trata-se em especial de critérios políticos, mas se refletem em outras áreas. Recordo aqui um político, Francisco Campos (1891-1968), o Chico Ciência, destacada presença no Brasil décadas atrás e cuja figura, por contraste, evidencia o enorme tombo na representação que sofremos ao longo do tempo. Pertencia, é certo, ao Brasil que contava (e quais são os critérios decisivos para contar no Brasil de hoje?). Teria defeitos e virtudes da época, foi homem de posições até hoje combatidas e com bons motivos, mas representou com traços fortes um tipo de personalidade que ascendia à direção do país. Outros homens públicos poderiam igualmente servir de ilustração; aconteceu, contudo, cair sob meus olhos discurso do prócer mineiro.

Gente com cabedal relevante e autêntico era chamada ao governo, sufragada, eleita. Oswaldo Aranha foi ainda exemplo entre muitos. É um primeiro critério, nascido de bom senso milenar, sobre o qual se pode construir solidamente. É, em suma, a atração para a vida pública dos mais capazes nos espaços da inteligência, elite autêntica com amplas condições de trabalhar pelo bem comum e assim promover a inclusão social com viés de alta — ascensão judiciosa, enérgica e ampla. Foi outrora amplamente o caso no Brasil. Quando, pelo contrário, pululam nos postos de mando figuras sem nenhuma qualidade para relevo real, hoje tantas vezes nosso caso, não há governo que preste e possa dar certo. Inexiste até mesmo a possibilidade da consciência objetiva dos problemas mais importantes e urgentes. “O grande acontecimento do século foi a ascensão espantosa e fulminante do idiota”, escreveu Nelson Rodrigues.

Exemplo entre muitos. Professor de Direito Constitucional, Chico Campos foi deputado estadual, deputado federal, secretário, ministro. Logo depois da Revolução de 1930, no governo provisório, ocupou a pasta da Educação entre 1930 e 1932 — o primeiro ministro da Educação do Brasil. Nesta condição, recebeu convite para paraninfar turma da Faculdade de Ciências Econômicas em Salvador. Falou longamente sobre administração e economia, era o prato de resistência, mas antes apresentou, e era simples discurso de paraninfo, rápida visão de conjunto sobre características da Bahia e sua inserção no Brasil. Aqui temos perfume civilizador que se dispersou, fruto de ambiente que continha princípios ativos de aperfeiçoamento. Sumiu por inteiro dos rarefeitos ares oficiais e de outros ares a cortesia superior, constatada a seguir, esteada na observação luminosa do real — impulso de progresso benéfico. Vinha de Minas o ministro eencontrava na Bahia “a mesma simplicidade, o mesmo acolhimento, a mesma doçura, amenidade e gentileza de maneiras”. Percebia, contudo, uma nota diferente: “a graça e o sabor”. Os frutos “são na Bahia mais doces, mais saborosos e mais belos”.

Prossegue: “Aqui raiou a madrugada do Brasil. No berço da Bahia embalou-se a sua infância”. Amplia: “Os brasileiros revemos na Bahia o Brasil, os seus traços característicos e significativos, aqueles que as mãos e o espírito baianos imprimiram no Brasil, os traços que nos definem como nação, as linhas da inteligência e do caráter”. Caminha para o fim da abertura: “Nessa terra de bênçãos e de paz”, de “gênio pacífico”, ele via “as tradicionais virtudes de sobriedade, de reflexão e de firmeza”“ancoradas nesse misterioso e insondável subsolo da alma baiana”. E a conclui: “Aqui, nessa luminosa Bahia, é onde se sente, em toda a amplitude de sua onda, a vibração da alma brasileira, no ritmo da língua, no compasso da música, na expressão dos sentimentos cívicos, de maneira a se poder dizer que a Bahia é o padrão do Brasil”. Realçou: “Nela se encontram, nas suas formas típicas, as categorias espirituais, por cujo intermédio se exprimem e se traduzem inteligência e coração do Brasil”.

Algum dos leitores leu ou ouviu algum dia texto ou discurso de político atual que se aproxime dessa introdução de Francisco Campos em simples discurso de paraninfo? Falava em perfume civilizatório; é mais, é impulso civilizatório; vidas de pensamento com tônus desse naipe não só aperfeiçoam personalidades; levam, em ondas cada vez mais extensas, ao aproveitamento das qualidades e oportunidades jacentes na população. Sua perda, evaporação trágica, dentro do desapreço amazônico, representou no Brasil retrocesso intelectual e baixa na educação social.

Desorientação. “Quos Jupiter vult perdere dementat prius” — Júpiter enlouquece primeiro os que deseja perder. Um país que tem dirigentes com o gosto do escangalho, arrogantemente toscos, useiros e vezeiros de expressões chulas, mesmos nos mais solenes ambientes, está virtualmente enlouquecido por Júpiter, pisa estrada que desemboca em abismo.

Estrada abandonada. Coetâneo de Francisco Campos na vida pública foi Gilberto Amado (1887-1969), também escol da inteligência nacional. Ele coloca como condição fundamental da democracia representativa, a escolha dos melhores. Só assim o governo pode agir com energia na prossecução do bem comum. Leciona o político sergipano: “É um axioma de ciência política, verdadeiro em todos os regimes — no regime democrático como nos demais — que a sociedade deve ser dirigida pelos mais avisados (sages), pelos mais inteligentes, pelos mais capazes, pelos melhores, em uma palavra pela elite”. Estuda então os meios para que tal elite “possa aceder à direção da sociedade”. Não é o caso de deles tratar aqui, iria muito longe.

O deslumbramento beócio por concepções falseadas de democracia, contrafações tóxicas do conceito, na prática cadinho contínuo para toda sorte de contubérnios demolidores, nos fez retroagir. Um avanço, começo, seria noções mais claras do problema: conceitos e realidades na vida social. Já estivemos a respeito em situação bem melhor, nos anos do Império e em épocas do período republicano. Em rápidas pinceladas um exemplo vai acima. Foi minha intenção, no presente texto, pôr um grãozinho em tal esforço.

ABIM

Fundação EDP cria fundo de aquisição de arte com 100 mil euros para jovens artistas


A Fundação EDP criou um novo fundo de aquisição de obras de arte contemporânea, de 100 mil euros, em resposta ao quadro de emergência provocado pela pandemia no setor da cultura, revelou a nova presidente, Vera Pinto Pereira.

Em entrevista à agência Lusa sobre as prioridades para 2021, na área cultural, a gestora, nomeada no início do ano, indicou que a Fundação EDP vai "duplicar o investimento em aquisições de arte contemporânea", para um total global de 200 mil euros.

"Nesta altura de emergência, os artistas plásticos e visuais têm a sua obra ainda menos visível, e decidimos, por isso, reforçar as aquisições, e especificamente, aos jovens artistas nacionais, com o objetivo de os apoiar nesta fase mais delicada, quando é importante assegurar a resiliência do meio artístico", disse a presidente da Fundação EDP.

Vera Pinto Pereira avançou que, além dos 100 mil euros previstos para aquisições de obras de arte, mais 100 mil euros serão incluídos no fundo de emergência, para o reforço das aquisições de arte.

Nesse sentido, foram escolhidas 22 obras de 15 artistas nascidos entre 1986 e 1996, em suportes de pintura, vídeo, instalação, e escultura, por um comité de seleção, composto por Miguel Coutinho, administrador e diretor-geral da fundação, José Manuel Fernandes, administrador e diretor cultural, e Inês Grosso, curadora do Museu de Arte Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

A responsável indicou que o fundo "possibilitou a compra de um conjunto significativo de obras a artistas, colmatando ou complementando lacunas de representação na coleção de arte da Fundação EDP, relativamente a artistas desta geração".

Serão adquiridas obras de Adriana Proganó, Alice dos Reis, AnaMary Bilbao, Andreia Santana, Carolina Pimenta, Eduardo Fonseca e Silva, Fernão Cruz, Gonçalo Preto, Henrique Pavão, Horácio Frutuoso, Igor Jesus, Maria Trabulo, Rita Ferreira, Sara Bichão e Tiago Madaleno.

Além de colmatar as lacunas na própria coleção, este fundo de aquisições pretende "contrariar o grave impacto que a pandemia do covid-19 está a ter no meio artístico, e especialmente nos jovens artistas em início de carreira", salientou a gestora, nomeada presidente do conselho de administração da Fundação EDP, em substituição de António Mexia.

Anualmente, a instituição aplica cerca de 100 mil euros em aquisições para a Coleção de Arte Fundação EDP, cuja dimensão atinge atualmente mais de 2.450 obras, de quase 300 artistas.

Iniciada em 2000 para abranger várias gerações de artistas portugueses contemporâneos, inclui várias áreas e disciplinas da criação artística, com início cronológico de referência na década de 1960 do século XX.

Questionada sobre as aquisições de 2020, Vera Pinto Pereira revelou que foram adquiridas - com cerca de 100 mil euros - cinco novas obras à dupla João Pedro Vale/Nuno Alexandre Ferreira, Welket Bungué, Gabriel Abrantes e Manuel João Vieira.

A João Pedro Vale/Nuno Alexandre Ferreira foi adquirida a obra que integrou a exposição "Ama Como a Estrada Começa", que esteve patente no MAAT; a Gabriel Abrantes duas obras que estiveram na exposição "Melancolia Programada", patente também no MAAT - uma pintura, e o filme "Too many daddies, mommies and babies", que lhe valeu o Prémio Novos Artistas da Fundação EDP -; a Welket Bungué o filme "Metalhart", com o qual o realizador venceu o Prémio Fuso em 2020; a Manuel João Vieira, a instalação que esteve patente na exposição "Borderline", na Galeria Miguel Nabinho.

Questionada pela Lusa sobre a continuidade do novo fundo para os próximos anos, a presidente do conselho de administração da Fundação EDP indicou que, neste momento, "o compromisso é para o fundo funcionar este ano [2021], em resposta específica ao momento de emergência social, que atinge muito a área cultural".

"A fundação tem como missão contribuir para a melhoria da qualidade de vida das pessoas, através de incentivos na dimensão social, mas também através de apoios e iniciativas na dimensão cultural, na qual sentimos que era oportuno investir mais", apontou.

Sobre o valor global que a instituição vai aplicar este ano na área da cultura, Vera Pinto Pereira disse que "será sensivelmente idêntico a 2020", no valor de 3,5 milhões de euros, que dizem respeito à programação para os museus geridos pela entidade - MAAT e Central Tejo - aquisições de obras de arte contemporânea, os dois prémios para as artes plásticas/visuais, de carreira e para novos talentos, e em serviços educativos dos museus.

A Fundação EDP organiza e patrocina, desde 2020, os galardões Grande Prémio Arte, que distingue uma carreira artística, no valor de 50 mil euros, este ano atribuído a Luisa Cunha, e o Prémio Novos Artistas, "aos valores promissores da criação nacional também nas artes plásticas e visuais, cujo concurso da 14ª edição será aberto até ao final do ano".

"Parece-nos oportuno, nestas circunstâncias desafiadoras na área da cultura, assegurar este prémio, no valor de 20 mil euros, e que também tem uma exposição associada para a obra do vencedor", disse a responsável.

Há ainda uma intenção de investir nos serviços educativos dos museus tutelados: "Acreditamos que através da cultura contribuímos para uma sociedade mais criativa, mais culta, com maior sentido crítico, e estes serviços assumem um papel muito importante".

"Em 2021 haverá um reforço do nosso programa de escolas no museu, focado na inclusão social de alunos que por questões geográficas ou financeiras não têm acesso a instituições culturais", disse a presidente da fundação.

Em média, 36 mil alunos de todos os graus de ensino, desde o jardim de infância à universidade, visitam anualmente os museus da Fundação EDP, segundo os dados estatísticos da entidade dos últimos cinco anos.

O MAAT inaugurou no início de abril três novas exposições: "Aquaria -- Ou a Ilusão de um Mar Fechado", "X Não é um País Pequeno -- Desvendar a Era Pós-Global", e "Earth Bits -- Sentir o Planeta", que estarão patentes até 06 de setembro deste ano.

No fim de semana de 24 e 25 de abril - quando reabre ao público o edifício da Central Tejo - haverá uma programação especial com a participação dos curadores envolvidos nos três novos projetos, e que incluirá atuações e conversas ao vivo.

Lusa

Imagem: Visão-Sapo

Aveiro está de luto. Morreu um herói.


Aveiro está de luto. Morreu um herói.
Sim, o Gilberto Simões era um Super-herói.
Dedicou com profissionalismo e dedicação impar pela segurança e bem estar de todos nós. Morreu um dos melhores Bombeiros e amigo que conheci e privei...
Nós nunca estamos preparados para a partida de alguém, sempre esperamos ter mais um momento ao lado da pessoa. Encarar a morte de alguém querido é uma tarefa difícil, mas que precisa ser feita. Só o tempo nos ajuda a seguir em frente. A saudade da pessoa sempre irá existir, mas aprendemos pouco a pouco a lidar com isso. Temos que guardar os bons momentos e toda vez que pensarmos na pessoa não lamentar sua partida, mas sim alegrar-se com tudo o que vivemos ao lado dela, com todos aprendizados que ela nos deixou. Infelizmente chegou o momento da partida dessa pessoa, e temos que lidar com essa situação.

Por Luís Moreira


NB: Paz à sua alma. Convive com este grande Senhor, sempre senti que era um Homem de coração solidário. Deus o tenha em bom lugar porque também ajudou a salvar muitas vidas.

Em nome da Direcção da ADASCA envio os nossos mais sentidos pêsames à sua família, aos Bombeiros Velhos, e um abraço solidário aos seus amigos.

Joaquim Carlos

México | Aprender En Línea: 3 Metodologías Efectivas Para Estudiar Según Tu Personalidad

 


por Yesica Flores


Uno de los campos que ha mostrado mayor desarrollo en el último año es la educación en línea: diferentes estadísticas señalan que ha tenido un crecimiento del 179% en Latinoamérica y un 425% a nivel global. Como resultado, la educación virtual y las metodologías de aprendizaje están viviendo una revolución tanto en el manejo de la información como en la aplicación de herramientas pedagógicas.

Las aulas virtuales y la educación en línea se están enfocando en métodos de enseñanza que se adapten tanto al desarrollo tecnológico de estos tiempos como a la capacidad de aprendizaje de cada persona, dependiendo de sus habilidades y personalidad. Cada persona aprende a un ritmo distinto y tiene diferentes estrategias para procesar, aprender y entender la información, lo cual está siendo un factor determinante para plataformas de capacitación en línea como Future Is, que se ha convertido en un referente de formación de habilidades digitales para el futuro del trabajo, con una metodología personalizada de aprendizaje para cada estudiante.

Según diferentes fuentes, existen 3 metodologías de aprendizaje sobresalientes en la educación en línea, mediante las cuales una persona puede adquirir conocimientos, destrezas, experiencias y herramientas en un ambiente que además sea confiable, seguro y de calidad: el Método Sincrónico, el Método Asincrónico y el Método Blended Learning (o B-Learning).

Método Sincrónico

Es un método de aprendizaje que imita un aula tradicional, pero utilizando la tecnología, es decir: es un aula virtual. Su principal característica es que tanto emisor como receptor deben estar presentes en el mismo momento de la “enseñanza-aprendizaje”, requiere que los participantes estén sincronizados en un mismo momento a través de videoconferencia con pizarrón virtual, audios, imágenes, chat, grupos virtuales y otros métodos de comunicación en directo.

Este método es ideal para quienes tienen una personalidad Activa, es decir, para quienes son sociables, les gusta el trabajo en equipo y son entusiastas con nuevas tareas. Los tipos de personalidad Teórica (metódicos, lógicos, estructurados) también perfilan en este tipo de metodología.

Método Asincrónico

No es necesaria una conexión al momento, a diferencia del sincrónico. Esto quiere decir que no se necesita la interacción instantánea, sino un servidor, una plataforma o sitio web para que el alumno pueda acceder a los materiales disponibles para su aprendizaje. Su valor radica en la atemporalidad: el alumno tiene acceso al material en cualquier momento y de una forma ordenada, sin la limitación de un tiempo específico, ya sea a través de correos electrónicos, foros de discusión, dominios web, audios, presentaciones interactivas, videos, entre otros formatos.

Las personalidades Reflexivas o Autodidactas encajan en esta metodología de estudio, pues anteponen la reflexión a la acción y observan con detenimiento los contenidos. Quienes son receptivos, analíticos, exhaustivos y ordenados, aprenderán mucho mejor con este método pues ofrece investigar detenidamente, a su propio ritmo.

Método Blended Learning (o B-Learning)

Es un aprendizaje mixto: combina las metodologías sincrónicas y asincrónicas, lo cual permite una educación en línea más efectiva y flexible. Su objetivo es lograr mayores niveles de aprovechamiento, por eso no impone horarios y estimula la comunicación entre emisor y receptor. Promueve la presencia de un profesor en el aula virtual pero también aprovecha las herramientas tecnológicas para que el alumno acceda a los materiales en caso de que no pueda conectarse simultáneamente.

Esta metodología es compatible con personalidades Pragmáticas: prácticos, directos, eficaces, que les gusta experimentar. También con los improvisadores natos y los arriesgados. A quienes les gustan los planes de acción, las indicaciones prácticas y aplicar lo aprendido, este método les funciona bien.

Ahora que conoces esta información y cada método en mancuerna con su personalidad, con seguridad será más fácil elegir el tipo de aprendizaje y la plataforma que te ofrezca una metodología personalizada dependiendo tu perfil y que responda a tus objetivos de capacitación.

Câmara de Anadia autoriza venda de produtos não alimentares nos mercados e feiras do concelho


A Câmara Municipal de Anadia autorizou a venda de produtos não alimentares nos Mercados de Anadia, Sangalhos e Vilarinho do Bairro.

Assim, a partir deste fim-de-semana, 10 e 11 de abril, para além dos produtos alimentares, já vai ser possível também aos feirantes e outros vendedores reiniciarem as suas atividades que se encontravam suspensas, devido ao confinamento.

Para além destes mercados, também as feiras nos lugares da Moita e Fogueira têm autorização para funcionar.

Contudo, tanto vendedores, como público em geral, terão de continuar a observar as regras de segurança, no âmbito da prevenção à Covid-19, nomeadamente o uso obrigatório de máscara, a higienização das mãos à entrada do recinto e o distanciamento físico.

O Município de Anadia apela à colaboração de todos os munícipes para que cumpram escrupulosamente as regras e que respeitem as normas emanadas pela Direção-Geral da Saúde.