domingo, 15 de abril de 2018

Reconhecimento facial encontrou homem numa multidão de 50 mil

Os sistemas de reconhecimento facial têm evoluído ao longo dos anos e tornado-se cada vez mais perfeitos e com maior capacidade de deteção. O detalhe é também mais apurado e isso reflete-se no que conseguem reconhecer.
O expoente máximo destas capacidades, que é conhecido, aconteceu agora, com o reconhecimento de um criminoso procurado no meio de uma multidão de mais de 50 mil pessoas, na China.
Reconhecimento facial China
Pode não parecer lógico ou sequer possível, mas a verdade é que o sistema de reconhecimento facial na China está a atingir níveis de qualidade e detalhe que nunca antes tinham sido vistos.
A informação partilhada pelo site Abacus revela que este homem estava num concerto em Hong Kong quando foi detetado pelo sistema de reconhecimento visual. No espaço estavam mais de 50 mil pessoas, mas, mesmo assim, foi possível, e de forma automática, os sistemas  encontrarem este suspeito de crimes fiscais.
Quando foi preso o sujeito não reagiu, mas mostrou-se muito espantado por ter sido encontrado e apanhado. Julgava estar protegido pela multidão e pensava ser apenas mais uma pessoa na multidão.
Reconhecimento facial China
A China tem investido muito nestes sistemas nos últimos anos. No ano passado 25 pessoas foram detidas depois de terem sido reconhecidas num festival de cerveja.
Também a polícia de Zhengzhou tem estado a realizar testes com óculos com reconhecimento facial, em estações de comboio selecionadas. Estes testes levaram já à prisão de 7 suspeitos de crimes de relevo e 25 pessoas que viajavam com identidades falsas.
Estes sistemas têm ajudado o estado chinês a manter um controlo apertado e a encontrar pessoas. Estima-se que até 2020 a China tenha instaladas mais de 600 milhões de câmaras CCTV , o que permitirá conseguir ainda mais controlo e melhorar a vigilância no país.
Fonte: /pplware
 ·  · HIGH TECH

DIA DO ÍNDIO no museu do brincar em Vagos


This is the logo
19 de abril de 2018 Dia do Índio
Junta-te a nós nas comemorações do Dia do Índio.
Vem divertir-te na "Terra dos Índios" (projeto financiado pela Região de Aveiro-Comunidade Intermunicipal), constrói o teu Caça-Sonhos e muito mais!

Event details

GABRIEL COUTO CONSTROI NOVAS FÁBRICAS DA NAVIGATOR EM CACIA



Clicar na imagem para ampliar.

Após ter concluído em apenas 11 meses a construção da nova fábrica da multinacional indiana Sakthi, em Águeda, a construtora Gabriel Couto volta a Aveiro, desta feita, para construir em Cacia as novas fábricas da Navigator Tissue. O êxito obtido na conclusão daquela estrutura em tempo recorde face à especificidade e dimensão da obra tornou-se num excelente cartão de visita desta construtora.
«É mais um desafio aliciante e ambicioso, que vem demonstrar o capital de confiança adquirido junto dos investidores, que apostam no conhecimento e na experiência da Gabriel Couto na área da construção de grandes polos de investimento industrial», refere Carlos Couto, o CEO desta construtora minhota sediada em V.N. de Famalicão.
Com assinatura do Gabinete de Consultoria e Projetos de Engenharia “GEG – ENGINEERING STRUCTURES FOR LIFE”, este Projeto designado Smooth – Armazém de Bobines e de Paletes e Expedição (Contratos 3 e 5), promovido pela Navigator Tissue Cacia, S.A., integra-se na construção das suas novas fábricas de papel no distrito de Aveiro, com conclusão prevista para o segundo semestre de 2018, e vão criar cerca de 100 novos postos de trabalho. A construção destas novas unidades fabris tem como objetivo a construção de uma linha de produção de papel “Tissue” (utilizado em lenços de papel e papel higiénico) e respetiva transformação em produto final.
Estes contratos, compostos pelas empreitadas 3 e 5, incluem várias edificações e estruturas distintas. Na empreitada 3, o destaque especial vai para o conjunto de edifícios destinados à armazenagem de bobines de papel, que integram a fábrica de Tissue de Cacia, numa área total de cerca de 4.500 m². Esta estrutura engloba o transportador, receção e cais de carga de bobines para o exterior, bem como a sala de equipamentos de ventilação e de redução de oxigénio. A empreitada 5 é composta, em especial, por um conjunto de edifícios destinados à armazenagem de paletes de papel e expedição, numa área total de cerca de 6.000 m².
Com estas novas fábricas, a Navigator Tissue Cacia atinge um investimento próximo dos 120 milhões de euros e ficará dotada de uma capacidade de produção nominal de 70.000 toneladas por ano. Estes números permitem, desde já, antever o peso significativo que terá no volume de exportações da região, o que constitui uma oportunidade muito significativa de dinamização e crescimento económico e de promoção do emprego, assumindo no contexto atual um papel muito relevante.
A adoção de processos construtivos caracterizados por estruturas de betão pré-fabricado e metálicas conduzem a um maior controlo dos prazos globais de execução das unidades industriais deste projeto Smooth de Cacia dada a evidente escassez de recursos atualmente existente na indústria da construção em Portugal face ao elevado volume de empreitadas a decorrer. O prazo global para execução destas empreitadas é de, 8 meses para o contrato 3, e de 9 meses para o contrato 5.
Constata-se uma complexa conexão entre os distintos contratos que compõe este projeto Smooth, obrigando a uma concertada programação entre todos os executantes envolvidos, sendo compatibilizadas todas as especialidades e operações com extremo nível de detalhe e pormenor, garantindo assim, para satisfação do cliente, uma elevada qualidade do produto acabado, e o cumprimento dos prazos.
A execução destes projetos está a ser mais um desafio aliciante e ambicioso assumido pela Gabriel Couto, e a alcançar num prazo muito exigente. Contudo, «a vantagem da Gabriel Couto possuir muito equipamento próprio, permite uma mobilização extremamente rápida numa fase inicial, o que em obras de curta duração, como é o caso destas empreitadas, é um fator muito importante. Além disso, é de ressalvar o facto de conseguirmos aliar as capacidades que temos com a experiência e as valências técnicas apropriadas para a execução de qualquer tipo de empreitada, nas mais diversas áreas da nossa atividade», acrescentou o CEO, Carlos Couto.





Hora de Fecho: Manuel Reis: sociologia de um empresário da noite

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
SOCIEDADE 
João Pedro George leu os obituários publicados a propósito da morte do fundador do Frágil e do Lux. Depois procurou demonstrar que há uma lógica social nestes relatos individuais. E explica porquê.
Benfica e FC Porto discutem ao final da tarde a vitória e a liderança da Liga, num jogo que será fundamental para as contas finais. Siga aqui todas as incidências antes, durante e depois do clássico.
Diogo Ganchinho venceu este domingo a final de trampolim individual sénior do Campeonato da Europa de Trampolins, que se realiza em Baku, no Azerbaijão. Portugal soma já dez medalhas na competição.
César Peixoto, o expoente máximo da expressão 'o sonho comanda a vida': em três anos, passa de campeão da 3ª divisão para a conquista da Liga dos Campeões. Dispensado pelo Porto, é campeão no Benfica.
O líder do PSD questionou este domingo o facto de António Costa ter toda a disponibilidade para injectar dinheiro público na banca portuguesa e continuar sem fazer nada em relação à função pública.
A deputada social-democrata, próxima da ala passista do partido, sucede assim a Cristóvão Simão Ribeiro e torna-se a primeira mulher a liderar a JSD. "Este é o maior desafio da minha vida", afirmou.
Dois dias de missão. Militares portugueses deslocaram-se a pé para recuperar um drone das Nações Unidas. Durante o percurso carregaram explosivos necessários à missão.
O advogado Ricardo Sá Fernandes escreve sobre a condenação do ex-Presidente do Brasil, os casos Mensalão e Lava Jato: "É inaceitável querer transformar este caso numa sublevação do Estado de Direito".
O desconhecimento sobre o que é o feminismo é uma das premissas do primeiro livro de Patrícia Motta Veiga. Movimento que é, muitas vezes, confundido como sendo o oposto de machismo.
O Japão é o país com mais centenários do mundo. E Junko Takahashi, jornalista japonesa, explica em livro quais são os segredos que um povo guarda há anos para viver sempre mais e melhor.
Em 1768 anos morria na miséria, em Nápoles, Nicola Porpora, compositor e pedagogo cujas óperas tinham colhido aplauso pela Europa fora. 250 anos depois, a Decca faz-lhe justiça com dois discos. 
Opinião

Helena Matos
“Da luta de classes à luta pelo melhor escalão” é o papel reservado ao povo nesta revista à portuguesa que tem como estrelas a Catarina dos ultimatos, o Jerónimo dos provérbios e Costa, o habilidoso.

Paulo Trigo Pereira
Só se tudo o mais falhasse é que Obama avançaria para o ataque, que aliás ponderou no passado, com todo o apoio possível da comunidade internacional que seria bem mais alargado.

João Marques de Almeida
As funções europeias de Centeno revelaram o seu real pensamento: ele está muito mais próximo de Vítor Gaspar do que da escola de Louçã que manda no Bloco. Não há ninguém nas esquerdas que não o saiba.

Alberto Gonçalves
O apogeu da demência foi atingido na lendária “missa” que precedeu a prisão: “Já não sou um ser humano. Sou uma ideia.”, proclamou. É deste material que se fazem boa parte das calamidades históricas.

Ruth Manus
Existe uma leva de brasileiros que há 10 ou 15 anos se mudaria para Miami, mas que agora decidiu vir para Portugal para “se livrar do terceiro mundo”. Têm muito dinheiro, mas pouco na cabeça. 

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Portugal volta a ser campeão europeu de râguebi em sub-20


Resultado de imagem para Portugal volta a ser campeão europeu de râguebi em sub-20
Portugal revalidou o título de campeão da Europa de râguebi de sub-20, ao vencer a Espanha por 25-3, em jogo disputado em Taveiro, Coimbra.

A formação espanhola entrou muito forte no jogo e, aos quatro minutos, colocou-se em vantagem por Lander Mujika, na transformação de uma penalidade.

Antes de Portugal pontuar, a seleção espanhola ainda desperdiçou nova penalidade, aos nove minutos, pelo mesmo jogador.

Duarte Campos, autor de dois ensaios na partida, a abrir e a fechar, conseguiu os primeiros cinco pontos para Portugal aos 14 minutos. De seguida, Tomás Lamboglia falhou a conversão.

Aos 25 minutos, João Lima, a figura do jogo, falhou uma penalidade, mas cinco minutos depois redimiu-se e conquistou mais três pontos para Portugal num pontapé de penalidade.

A seleção nacional foi para intervalo a vencer por 8-3 e, no segundo tempo, o domínio lusitano foi avassalador, com Martim Cardoso a dilatar a vantagem aos 56 minutos, num ensaio.

Na conversão, João Lima dilatou o marcador e, aos 63 minutos, fez 18-3 num pontapé de penalidade.

A seleção espanhola tentou pontuar através de ensaios, mas a equipa nacional obrigou o adversário a cometer muitas faltas.

A confirmação de uma vitória esclarecedora de Portugal sobre Espanha chegou aos 80+3 minutos, num ensaio de Duarte Campos e depois com uma conversão certeira, apontada por Simão Van Zeller.

Fonte: Lusa
Foto: Facebook

Praia de Paredes da Vitória com névoa - Distrito de Leiria


Foto
Com um extenso areal, esta praia reúne as condições ideais para a prática de surf, bodyboard e parapente. É frequentada por jovens que aproveitam ainda a possibilidade de jogarem voleibol e futebol de praia. Com boas infra-estruturas de apoio, é vigiada.

Foto Sueli e Cidônio

NB: enviem-nos as vossas fotos com textos ou legendas.
J. Carlos


Medicina chinesa tem mestrados no Porto há uma dezena de anos

Resultado de imagem para Medicina chinesa tem mestrados no Porto há uma dezena de anosA medicina tradicional chinesa tem um mestrado num instituto superior do Porto há uma década, seduzindo muitos dos que o concluíram para exercer a atividade em Portugal e utilizar os seus métodos em múltiplas áreas da medicina convencional.
Tendo como denominador comum o mestrado em Medicina Tradicional Chinesa (MTC), que realizaram no Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS), do Porto, quatro especialistas relataram à Lusa as mais-valias da sua opção, por oposição à recente acusação da Ordem dos Médicos de "falta de estudos científicos" que comprovem a utilidade daquelas práticas.
Acupuntura (aplicação de agulhas em pontos específicos do corpo para tratar doenças e promover saúde), fitoterapia (terapia recorrendo a plantas), Tui Na (massagem terapêutica), Dietoterapia (terapia alimentar) e Gi Gong (ginástica energética) são as cinco especialidades da MTC.
Formado na Faculdade de Medicina do Porto em 1975, José Azevedo disse à Lusa sempre ter sentido "uma abertura muito grande para outras formas de fazer medicina", iniciando a sua busca pela complementaridade "através de cursos de homeopatia e de fitoterapia antes de começar a estudar a MTC, no ICBAS".
"É uma pena que muitos dos meus colegas não estejam abertos a esta forma de ver a medicina, pois são pessoas mais empobrecidas. A riqueza vê-se quando nos abrimos a outras formas do saber", vincou o médico.
Defendendo a "importância" da complementaridade médica, José Azevedo salientou que a alopatia (medicina tradicional) "resolve muitas questões que as outras não resolvem", citando os casos em que é imperioso o recurso aos "cuidados intensivos ou das cirurgias".
Confessando que hoje a "forma de ver o doente e a doença é completamente diferente" da que conheceu quando se formou em 1975, o médico do Porto defende, por isso uma "prática que integre todo o conhecimento".
Licenciada em Anatomia Patológica pela Universidade do Porto, Ana Correia descobriu por acaso, há 20 anos, num artigo, "uma referência à acupuntura" e mais tarde ingressou no ICBAS. Hoje, não tem dúvidas em afirmar a "evolução havida em Portugal, em termos de formação", esperando que o passo que venha a seguir-se ao da licenciatura aprovada pelo Governo seja o da "regulamentação da atividade".
"A MTC é uma paixão, um envolvimento e uma ousadia. Temos de ter as três coisas", confessou Ana Correia, explicando que a acupuntura "funciona muito bem nas dores agudas, nas ciáticas e lombalgias". Mas funciona também noutras abordagens, "em patologias crónicas, alergias, asma, renite, sinusite, depressão, insónia, ansiedade e, como adjuvante da medicina tradicional, em qualquer outro tipo de patologias, como a fibromialgia", completa.
Alexandra Lopes conheceu a MTC depois de se formar em Ciências Farmacêuticas, sentindo no corpo os benefícios de uma terapia a que se submeteu, e que a convenceu a procurar saber mais.
"Fi-lo porque vi que a minha base científica era aproveitada no ensino da MTC", explicou Alexandra Lopes a propósito de um curso que "faz muito o paralelismo entre as duas abordagens". E sustenta que "quem estuda esta área deve começar por a aplicar em si próprio".
Essa aprendizagem valeu-lhe, hoje, ser capaz de, "quando a pessoa entra no consultório ou na farmácia, ter logo indicações para poder fazer o diagnóstico, o que torna muito interessante juntar as duas coisas".
Para Alexandre Soares, enfermeiro com especialização em MTC, "por vezes há determinados aspetos e pormenores que escapam a outras abordagens" e nisso a MTC tem um conjunto de saberes "muito bom", acrescentou, enfatizando que a "aplicação no Serviço Nacional de Saúde do que aprendeu na especialização seria uma mais-valia".
"Aplicar o que aprendi no SNS seria uma mais-valia, pois há uma série de problemas que seriam certamente minorados devido aos diferentes ramos da MTC que conseguem ter um impacto na qualidade de vida do utente", concluiu.

Fonte: Lusa

Supermercado da Guarda evacuado devido a alerta para engenho explosivo

Resultado de imagem para Supermercado da Guarda evacuado devido a alerta para engenho explosivo
Um supermercado da cidade da Guarda foi hoje evacuado devido a um alerta para um engenho explosivo, disse à agência Lusa fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) local.
De acordo com a fonte, o alerta da existência de um alegado engenho explosivo "colocado em cima das garrafas de gás, à entrada do supermercado Pingo Doce", no Bairro de São Domingos, na Guarda, "foi dado por um funcionário via 112, pelas 12:32".
O CDOS adiantou, pelas 14:40, que o edifício foi evacuado e estão no local elementos da PSP e dos bombeiros.
No local era aguardada a chegada de elementos da equipa de inativação de explosivos da PSP de Viseu, disse.
Fonte da PSP da Guarda adiantou à Lusa que, no seguimento do alerta, a área foi isolada e foram adotadas as medidas de segurança que se aplicam em situações desta natureza.
Ainda de acordo com o CDOS, estão no local 12 homens e cinco viaturas das forças de segurança e dos Bombeiros Voluntários da Guarda.
Fonte: MadreMedia/Lusa

Homem encontrado sem vida em apartamento na Praia de Mira

Resultado de imagem para praia de mira
Os Bombeiros Voluntários de Mira foram alertados para uma situação na manhã deste domingo. Tratava-se de uma possível situação de desaparecimento de um cidadão alemão. O que terá despoletado esta preocupação dos populares que deram conta do que se passava, foi o facto de que ele, ao invés do que era habitual, não foi visto a circular pela localidade, o que fazia de forma rotineira.
Os Bombeiros fizeram a abertura da porta do apartamento e, realmente, depararam-se com o cidadão em previsível situação de paragem cárdio-respiratória.
O homem, com 60 anos de idade, tinha uma grande ferida no corpo, o que terá originado uma hemorragia abundante, provocando a paragem e o posterior falecimento do cidadão.
A GNR de Mira esteve no local a tratar da ocorrência, bem como o uma viatura do INEM de Aveiro, cujo pessoal acabou por declarar o óbito. Também estiveram 2 viaturas dos Bombeiros Voluntários de Mira com 4 elementos.

PSD | Rio desafia Governo a identificar os credores de “milhões” na banca

Líder do PSD criticou falta de folga orçamental para aumentar funcionários públicos em 2019. À saída do congresso da JSD, falou sobre a Síria.

Resultado de imagem para PSD Rio desafia Governo a identificar os credores de “milhões” na banca
O líder do PSD desafia o Governo a dizer quem são os credores de “milhões” na banca – que obrigam a ajuda ao sistema financeiro – numa altura em que se sabe que não deverá haver folga para aumentar os funcionários públicos em 2019. Rui Rio, que falava ao início desta tarde no encerramento do 25º congresso da JSD, apontou várias críticas ao Programa de Estabilidade apresentado na passada sexta-feira pelo Governo.

Um dos aspectos focados pelo líder do PSD é a perspectiva de “milagre económico” propagada pelo Governo ao mesmo tempo que lembra que os funcionários públicos não vão ver reposto o seu poder de compra no próximo ano tendo em conta a inflação.


Rio fez as contas: um aumento de 1,4% ou de 1,5% na administração pública, que é equivalente à taxa de inflação, custaria cerca de 300 milhões de euros. Ao mesmo tempo, o líder social-democrata somou a injecção de dinheiro que o Estado fez na CGD – quatro mil milhões de euros – e a que se prepara para fazer no Novo Banco – 3,9 mil milhões de euros. “É possível que o próximo Orçamento não tenha a folga para os 300 milhões de euros, são 25 vezes menos” do que a ajuda aos dois bancos, referiu.

Apesar de conceder que o Governo alegue que ainda existam dificuldades no sistema financeiro, Rio lançou um desafio. “Vamos fazer um acordo: vamos aceitar esta ajuda do sistema financeiro. Porque é que o Governo se recusa a dizer quem foram aqueles credores hoje devedores da banca que não estão capazes de devolver as verbas”, questionou, acrescentando que não se está a referir aos portugueses que “compraram uma casa, um carro ou uma televisão” e que depois não puderam pagar. “Não é destes que estamos a falar, estamos a falar de um escasso número de pessoas que ficaram a dever milhões e milhões na Caixa e no Novo Banco e que, se calhar, em alguns casos, serão os mesmos de um lado e de outro. Se não temos capacidade para melhorar a vida das pessoas digam-nos quem são os principais responsáveis por isto ter acontecido”, reforçou.

Rui Rio apontou outras fragilidades ao Programa de Estabilidade para os próximos cinco anos. Uma delas é a taxa de crescimento da economia portuguesa que o social-democrata considera baixa face ao resto da Europa. “Se lhes correr bem ainda ficamos pior. Se lhes correr mal ainda ficamos pior. Em 28 países vamos ser o 23º, apenas cinco vão crescer menos do que nós”, disse, criticando a falta de reformas e a quebra prevista de 3% para o investimento. Rio enfatizou a necessidade de descer o IRC para as empresas e, sobretudo, de não penalizar o lucro.

Relativamente à redução do défice, Rio concorda com a estratégia seguida e distancia-se da esquerda que tem criticado o número de 0,7% para 2018. “Se alguma coisa não está bem, ao contrário do que dizem o PCP e BE, é porque é escasso. Jamais podemos voltar a cometer os erros do passado”, afirmou, apontando baterias à carga fiscal. “Uma coisa é defender a baixa do défice, outra coisa é a forma: é aumentar a receita e a carga fiscal. Temos conseguido equilibrar o Orçamento porque os portugueses pagam mais impostos”, disse.

O líder social-democrata criticou ainda o “auto-elogio” que o Governo faz sobre o aumento do emprego e a descida do desemprego. Como o emprego “tem crescido mais do que o produto”, o economista concluiu: “A nossa produtividade está a baixar, a nossa competitividade está a baixar, estamos a pagar mais baixos salários”.

Na sua intervenção perante os jovens sociais-democratas, na Póvoa de Varzim, Rui Rio voltou a sublinhar a necessidade de fazer acordos com o Governo para concretizar reformas para o país em áreas como a Segurança Social, o sistema político, a reforma do Estado e a Justiça. Uma atitude que “não tem nada a ver” com o facto de o PSD ser “oposição” e com a necessidade de apontar “os erros” que o Governo “vai fazendo”.

Lembrando que a última vez que falou num congresso da JSD foi há 32 anos, quando foi eleito para o conselho nacional desta estrutura, o líder do PSD desafiou a nova presidente, a deputada Margarida Balseiro Lopes, a apresentar propostas para impedir que as ordens profissionais exijam exames (e dinheiro) a estudantes já licenciados pelas faculdades reconhecidas pelo Estado para permitir o acesso à profissão.
Contra "escalada de violência"

No final do congresso, o líder do PSD falou aos jornalistas sobre o ataque militar à Síria, defendendo a necessidade de “evitar uma escalada de violência” no conflito, embora tenha reiterado a concordância do partido com a intervenção. 

“A intervenção [o ataque com mísseis, por parte dos EUA, França e Reino Unido] teve a sua justa medida, foi equilibrada. O que é preciso agora é evitar uma escalada de violência, mas o que a Síria fez [ataque com armas químicas] não podia ficar sem resposta”, afirmou.

Segundo Rio, “o PSD está completamente concordante com a intervenção dos EUA, França e Inglaterra”, tendo-se tratado de “uma intervenção cirúrgica que não provocou danos nas populações e que avisou muito claramente a Síria de que não é admissível usar armas químicas contra populações indefesas”.

O Presidente da República referiu-se aos ataques feitos por “três amigos e aliados” e limitados “a estruturas de produção e distribuição de armas estritamente proibidas pelo direito internacional e cujo uso é intolerável e condenável”, citando a posição assumida pelo Governo português, através do Ministério dos Negócios Estrangeiros, que disse compreender as razões que levaram à intervenção militar desta madrugada na Síria, defendendo, no entanto, ser necessário evitar uma escalada do conflito.

No espectro partidário, os ataques foram condenados pelo PCP e pelo BE, enquanto PSD e CDS-PP manifestaram apoio à acção dos Estados Unidos, Reino Unido e França. A CGTP-IN também veio a público criticar os ataques.

Fonte: Público

Alunos mirenses descobrem sentimentos nas plantas…

E se as plantas sentissem dor e agradecessem quando as regamos?
Um grupo de alunos do 6º ano da Escola Básica de Mira fez uma descoberta incrível ao nível da biologia. Já era conhecido, há algum tempo, que as plantas podiam ser influenciadas por estímulos externos como a música, o toque e as vibrações da mastigação de um herbívoro, ou seja, características aparentemente exclusivas de organismos com sistema nervoso.
Porém, esta equipa de jovens investigadores, com sensores elétricos de última geração, conseguiu demonstrar que as plantas podem emitir um padrão específico de sinais elétricos de acordo com cada estímulo diferente. “É como se quisessem comunicar os seus sentimentos através de uma espécie de telégrafo”, declarou um dos alunos.
No âmbito de um projeto de investigação premiado pela Fundação Ilídio Pinho e com dezenas de experiências bem controladas, os alunos descobriram, por exemplo, que as plantas sentem dor quando são queimadas ou picadas. Ficam agradecidas ao receberem água quando estão com sede. Também descobriram que reagem de forma diferente ao frio e ao calor ou se as folhas são cortadas ou acariciadas.
Ao contrário do que se conhecia até agora na reação das plantas a vários estímulos através de sinais elétricos apenas com uma variação da diferença de potencial, agora esta jovem equipa de investigação, e graças à nova tecnologia que utilizaram nas experiências, conseguiu concluir que para cada estímulo, a planta reage com um padrão diferente de ondas elétricas, com frequência e períodos específicos. Na realidade, esta nova tecnologia permite captar parâmetros ainda não estudados até agora dos sinais elétricos. Isto permite que estes sinais possam ser transformados numa espécie de linguagem da planta.
O mais surpreendente, é o forte e completo sinal elétrico detetado quando os sensores são colocados na raiz - É como se o cérebro da planta se encontrasse na raiz. De facto, tudo parece indicar que o centro de processamento de informação seja na raiz, uma hipótese não sustentada e já sugerida por outros cientistas, mas ainda sem estes novos dados relevantes.
É verdade que estes estudos podem estar ainda no início, mas já nos fazem sonhar que um dia possamos compreender melhor as plantas e até, quem sabe, conversar com estes seres vivos que não param de nos fascinar. Talvez um dia possamos mesmo construir um descodificador e saber o que as plantas nos querem comunicar ou expressar a cada momento.

Comboio com adeptos do Benfica apedrejado em Estarreja

A informação foi confirmada ao Notícias ao Minuto por fonte da GNR. Comboio seguiu viagem para Lisboa.
Comboio com adeptos do Benfica apedrejado em Estarreja
Um comboio que partiu, este domingo, de Braga com direção a Lisboa foi apedrejado quando parou em Estarreja, distrito de Aveiro.

Sabe o Notícias ao Minuto que na composição viajam adeptos do Benfica que se deslocam para Lisboa para assistir à partida com o FC Porto, no Estádio da Luz.

Quando o comboio parou na estação de Estarreja um conjunto de pessoas atirou pedras contra a composição, tendo, inclusive, partido um dos vidros.

O incidente não provocou feridos e os danos materiais não impediram que a composição seguisse viagem para Lisboa.
As autoridades não fizeram, até ao momento, qualquer detenção ou identificação.
Recorde-se que o Benfica recebe hoje, às 18h00, o FC Porto no Estádio da Luz em partida a contar 30ª jornada da I Liga de futebol.

Fonte:noticiasaominuto

Presidente da ACRAL defende a criação de linha de crédito para reabilitação do parque comercial das cidades

O presidente da Associação do Comércio e Serviços da Região do Algarve (ACRAL) considera positivo o contributo que o IFFRU 2020 – Instrumento Financeiro para a Reabilitação e Revitalização Urbana vem dar ao nível da regeneração dos centros urbanos algarvios.
Para além de “tornar mais atractivas as nossas cidades” também deverá ser um agente impulsionador da “recuperação de sectores económicos como a construção, o comércio, a restauração e a hotelaria”.
Álvaro Viegas defende, no entanto, que, complementarmente a este mecanismo, seja criado uma outra linha de crédito especificamente direccionada para a reabilitação do parque comercial das cidades. Se isso não acontecer, muitos edifícios das zonas mais nobres das cidades são recuperados, mas, ao lado, têm estabelecimentos comerciais algo degradados por falta de capacidade económica dos seus proprietários para fazerem obras.
Falando este Sábado, no decorrer das Jornadas ”Economia do Barlavento em Debate”, promovidas pela AlgFuturo, este dirigente associativo acrescentou que a conjugação destas duas medidas só fará sentido “se acompanhada por uma política coerente em relação à aprovação de mais espaços comerciais de grande formato, por norma situados fora dos centros urbanos e que potenciam, justamente, a desertificação das zonas históricas”.
A este nível, lembrou um estudo feito em 2017 pela consultora Cushman & Wakefield, em que se concluía que, ao nível de grandes superfícies, estarmos perante um mercado maduro e completo, sem margem de crescimento.
Ainda antes da construção do Mar Shopping Algarve e do Évora Shopping, referiu Álvaro Viegas, “Portugal tinha três milhões de metros quadrados de centros comerciais”. Isso significa que por cada mil habitantes havia 267,8 metros quadrados de centros comerciais, por exemplo, ao de Espanha, que é de 234 m2.
No entanto, lamenta, não é por esse caminho que se está a ir, continuando-se a dar luz verde à abertura de mais grandes superfícies, tendo, recentemente, sido noticiada “a intenção de viabilizar mais um espaço com essas características, agora em Alcantarilha”.
Outro tema abordado por Álvaro Viegas foi o da decisão da esmagadora maioria dos presidentes de Câmara da região de lançarem a taxa turística. O presidente da ACRAL mostra-se contrário a esta intenção, pois ela “vai onerar a estadia de quem nos visita, diminuindo a competitividade do destino ou, em alternativa, vai penalizar o sector hoteleiro da região”.
Contudo, se a taxa turística sempre avançar, defende que uma parte das receitas “deverá servir para apoiar o comércio, permitindo a viabilização financeira das acções e iniciativas necessárias para a revitalização das baixas comerciais”.
Fonte: O Algarve Económico