sexta-feira, 9 de fevereiro de 2024

Turismo Centro de Portugal fortalece parcerias para valorizar os recursos da região


Vários consórcios da região apresentaram candidaturas a fundos comunitários no âmbito dos PROVERE - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos do Centro 2030
A Turismo Centro de Portugal (TCP) integra 11 redes colaborativas da região Centro que submeteram candidaturas a fundos comunitários, no âmbito do PROVERE - Programa de Valorização Económica dos Recursos Endógenos do Centro 2030.
Estas redes colaborativas, compostas por parceiros de áreas diversas, têm como objetivo primordial valorizar os recursos e o potencial económico dos territórios rurais e de baixa densidade, impulsionando o desenvolvimento regional.
As cerimónias de assinatura de alguns dos contratos de consórcio ocorreram durante esta semana, contando com a presença de Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal. As candidaturas serão agora submetidas à avaliação pelo Programa Regional do Centro.
A TCP foi convidada para integrar os consórcios das seguintes redes colaborativas: Aldeias de Montanha; Aldeias do Xisto; Aldeias Históricas de Portugal; Center-Geoparks; iNature - Turismo Sustentável em Áreas Classificadas; Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro; Náutica de Interior no Centro de Portugal; Portugal Romano; Queijos do Centro de Portugal; Rede de Quintas Ciência Viva da Região Centro; e Valorização dos Territórios Termais da Região Centro.
As redes Aldeias do Xisto, Aldeias Históricas de Portugal, iNature e Valorização dos Territórios Termais da Região Centro representam fases evolutivas de PROVERES anteriores.

Anabela Freitas destaca a importância destas parcerias. “Ao integrar estes consórcios, a Turismo Centro de Portugal reforça o seu compromisso com o desenvolvimento regional, posicionando-se como uma entidade impulsionadora de projetos inovadores que potenciam o património e a sustentabilidade na região Centro. Acreditamos que estas parcerias reúnem todas as condições para ser aprovadas e que fortalecerão ainda mais a coesão dentro dos territórios do Centro de Portugal”, considera.

Objetivos estratégicos das 11 candidaturas:

Aldeias de Montanha: Transformar as Aldeias de Montanha numa referência nacional na revitalização do espaço rural, destacando os recursos inimitáveis das serras da Estrela e Gardunha e das suas comunidades.

Aldeias Históricas de Portugal: Dar continuidade ao trabalho desenvolvido, tendo em vista a afirmação de uma rede de aldeias históricas, com património único preservado, eficientes e que contribuem para a agenda climática.

Aldeias do Xisto: Consolidar as Aldeias do Xisto como o principal ativo de desenvolvimento territorial supramunicipal do Pinhal Interior, liderando a nível regional e nacional a agenda das aldeias (natureza, comunidade, sustentabilidade e inovação).

Center-Geoparks: Promover e divulgar o património geológico e cultural dos quatro geoparques da região Centro (Estrela; Naturtejo; Oeste; e Serras de Aire e Candeeiros), como base para uma estratégia de desenvolvimento do território.

Fileira dos Vinhos das Regiões Vitivinícolas da Região Centro: Valorizar a fileira do vinho, de forma a estimular a atividade económica, a promover a atração de capital humano qualificado, a incrementar o enoturismo e a dinamizar e desenvolver os territórios.

iNature – Turismo Sustentável em Áreas Classificadas: Valorizar o património natural das áreas protegidas dos territórios de baixa densidade da região Centro, como aspeto central na construção uma oferta de excelência.

Náutica de Interior no Centro de Portugal: Posicionar a região como referência para o turismo náutico de águas interiores a nível nacional e internacional, potenciando a criação de oportunidades de negócio, emprego e valor acrescentado ao território.

Portugal Romano: Valorizar o património romano na região, promovendo uma abordagem integrada, inovadora e criativa, com vista à competitividade e atratividade dos territórios.

Queijos do Centro de Portugal: Valorizar economicamente os queijos qualificados da região, preservando os recursos naturais, os saberes tradicionais e os traços históricos característicos destes territórios e das comunidades que ao longo dos tempos os transformaram.

Rede de Quintas Ciência Viva da Região Centro: Desenvolver uma Rede de Quintas Ciência Viva, com o objetivo de promover a literacia agrícola e divulgar a inovação no mundo rural, através da valorização dos recursos locais e ecossistemas agroalimentares.

Valorização dos Territórios Termais da Região Centro: Afirmar o Centro como região líder na inovação e sustentabilidade do recurso água mineral natural, tendo em vista a competitividade da região, a fixação de população qualificada, a promoção de saúde e bem-estar e de estilos de vida saudáveis e equilibrados.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal


Torres Vedras | FOLIÕES SENIORES DIVERTEM-SE NA FOLIA DO BAILE DE MÁSCARAS TRADIÇÃO


A tarde de sexta-feira, dia 9 de fevereiro ficou marcada pela realização do Baile de Máscaras Tradição do Carnaval de Torres Vedras, no Pavilhão Multiusos, na Expotorres, para os foliões seniores.
Alegria e entusiamo foi o que nunca faltou aos foliões que passaram esta tarde em convívio. Foram cerca de 900 participantes, de Torres Vedras e vários concelhos vizinhos, nomeadamente Mafra, Sobral de Monte Agraço, Lourinhã e Alenquer, que fantasiados, divertiram-se toda a tarde no Pavilhão Multiusos, na Expotorres.
O baile iniciou-se com os cabeçudos e zés-pereiras que ao som dos bombos fizeram vibrar a multidão e, suas Altezas Reais, Reis do Carnaval de Torres Vedras, que não poderiam faltar a este momento.

A presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, Laura Rodrigues, saudou os foliões, dizendo que é um orgulho realizar esta atividade, acrescentando que “é uma tarde de boa disposição para lembrar outros carnavais e viver mais um”. Na abertura do baile, ainda estiveram presentes a vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Torres Vedras, Ana Umbelino e representantes da associação carnavalesca, Real Confraria do Carnaval de Torres.
A tarde continuou com a Banda Abel Alves que ao som das músicas carnavalescas, os mascarados dançavam e sorriam. Quem também esteve presente, foram alunos de multimédia da escola ESCO que fizeram a cobertura do evento.

Desta forma, celebramos um Carnaval de gerações e para todos!

Logo à noite, o programa do Carnaval de Torres Vedras continua com a Chegada e Entronização dos Reis do Carnaval pelas 22h30, no Pavilhão Multiusos, na Expotorres devido às condições meteorológicas. Até às 04h00, as praças contam com animação dos DJ’s Carnaval.

O Carnaval de Torres Vedras é uma organização da Câmara Municipal de Torres Vedras e da entidade municipal Promotorres. Conta com o patrocínio de Super Bock, Paladin e Arena Shopping. O vinho oficial é AdegaMãe. A água oficial é Vimeiro. Televisão oficial: TVI. Rádio oficial: RFM. Apoio: KP World. Certificação ambiental: EcoEvento Valorsul. Apoio: Oeste Portugal e Turismo de Portugal.

*Área de Comunicação da Câmara Municipal de Torres Vedras

NA 8.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA CONFERÊNCIA XXI REÚNE ESPECIALISTAS EM CITRICULTURA

 A “Conferência XXI”, que terá lugar a partir das 14h30 do dia 16 de fevereiro, na Sala de Colóquios da Fissul e integrada na 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja, reunirá diversos especialistas em temas relacionados com os recursos hídricos e a citricultura, contando, desde logo, com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves (CMS), Rosa Palma, do Presidente da CCDR Algarve, José Apolinário, do Presidente da RTA, André Gomes, e do Diretor Regional da APA/ARH Algarve, Pedro Coelho, na abertura.
Moderada por Elisabete Rodrigues (Diretora do Jornal Sul Informação) e Paula Bravo (Diretora do Jornal Terra Ruiva), a conferência permitirá debater temas ligados à gestão de recursos hídricos bem como temas mais científicos.
 
O programa previsto é o seguinte:
Mesa de abertura
Rosa Palma (Presidente CMS)
José Apolinário (Presidente CCDR Algarve)
André Gomes (Presidente RTA)
Pedro Coelho (Diretor Regional APA/ARH Algarve)
 
1.º Painel | GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS E OUTROS | Moderador – Elisabete Rodrigues (Diretora do Jornal Sul Informação)
Rosa Palma (Presidente da Câmara Municipal de Silves)
Pedro Coelho (Diretor Regional da Administração da Região Hidrográfica do Algarve da Agência Portuguesa do Ambiente APA/ARH Algarve)
José Paulo Monteiro (Professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlgarve » Centro de Ciências e Tecnologias da Água)
Laura Tarrafa (Dirigente da CNA - Confederação Nacional da Agricultura)
Nuno Canada (Presidente do Conselho Diretivo do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária - INIAV)
 
2.º Painel | A REGA COMO FUTURO DA CITRICULTURA | Moderador – Paula Bravo (Diretora do Jornal Terra Ruiva)
Luísa Conduto (Vice Presidente da Câmara Municipal de Silves)
Filipe Martinho (Frutas Martinho)
Pedro Cabrita (Pedro Cabrita - Produção de Citrinos)
Pedro Valadas Monteiro (Vice Presidente da CCDR Algarve)
Amílcar Duarte (Professor auxiliar da Faculdade de Ciências e Tecnologia da UAlg » Instituto Mediterrâneo para a Agricultura, Ambiente e Desenvolvimento)
 
Recordamos que a 8.ª Mostra Silves Capital da Laranja será inaugurada no dia 16 de fevereiro, às 10h30 e que contará com várias dezenas de expositores ligados à citricultura, vinhos, agricultura, produtos regionais, doçaria, artesanato e gastronomia, bem com algumas associações e entidades locais e regionais.

 

MUNICÍPIO DE SILVES PREMIOU A APRENDIZAGEM COM RECURSO A TECNOLOGIA MÓVEL COM ENTREGA DOS PRÉMIOS MILAGE APRENDER +

 A Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, no dia 8 de fevereiro, os alunos melhores classificados no ano letivo 2022/2023, no âmbito do Projeto MILAGE APRENDER+©. A cerimónia decorreu nos Paços do Concelho tendo contado, ainda, com a presença do responsável pelo projeto, Mauro Figueiredo, da Universidade do Algarve; Tito Mendes, da Direção do Agrupamento de Escolas de Silves; Carlos Silva, Diretor do Agrupamento de Escolas de Silves Sul; de vários docentes dos dois Agrupamentos de Escolas, pais e alunos.
Os três vencedores de cada Agrupamento de Escolas foram premiados com um tablet tendo, ainda, sido entregues aos dez primeiros classificados sweatshirts alusivas a este projeto financiado pela autarquia.  
De referir que este prémio visa potenciar a promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, uma cultura de responsabilidade pelo sucesso escolar.
O desenvolvimento da plataforma MILAGE APRENDER+ é apoiado pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, projetos LEARN+ e INCOLLAB.
 
PREMIADOS AE SILVES 2022/2023      

 

1º          Miguel Salgado Cabrita Matias                        6º ano

2º         Carolina Caetano Estevão                    6º ano

3º        Bárbara Fantasia Guerreiro                   6º ano

4º         Martim Cuiça Henriques                       6º ano

5º         Guilherme Cotovio Calado                                5º ano      

6º         Andresa Beatriz Morgadinho Martins     5º ano 

7º         Daniela Perfeito Dias                           5º ano

8º         Tiago Zhang                                        6º ano

9º         Luana dos Santos Martins                    6º ano

10º       Inês Sofia Alves Gomes                      5º ano 

 

Professores

Elisabete Garrocho e Helena Maria Monteiro Martins

 

PREMIADOS AE SILVES SUL 2022/2023      

 

1º         Mateus Almeida Francisco                    9º ano

2º         Yehor Zarivchatskyi                              9º ano

3º         Raphael Antoine Ferreira Neves            7º ano

4º         Yasmim da Silva                                  7º ano

5º         Henrique Valente Vieira                         7º ano

6º         Rodrigo Martim da Silva Guerreiro        7º ano

7º         Maxim Batir                                         9º ano

8º         Thalita Ramos Gonçalves                     9º ano

9º         Mateus Duarte de Guerreiro Gaspar      7º ano

10º       Luana Carolina Magalhães                    9º ano

 

Professores

João Carlos Martins Vieira e Halyna Babynyuk

 

Porto de Mós | Executivo visita freguesia de Serro Ventoso

 A ronda de visitas às freguesias do concelho, no âmbito das reuniões de câmara públicas descentralizadas, continua. Desta vez, foi Serro Ventoso que recebeu a comitiva da Câmara Municipal, acompanhada pelo Presidente da Junta de Freguesia, Carlos Cordeiro.
A Sede da União dos Agricultores do Distrito de Leiria, presidida por Joaquim Avelino, localizada na freguesia, foi um dos pontos obrigatórios da visita. O crescente abandono da atividade é um fator de preocupação que se justifica pela dificuldade em escoar os produtos e, sobretudo, em competir contra as grandes superfícies. Para dar solução a estas questões, a Junta de Freguesia fez uma candidatura ao PDR2020, no valor de 35 000€, no âmbito dos Mercados Locais, que se concretizará na realização de um mercado mensal, a ocorrer no primeiro sábado de cada mês, junto ao Largo do Salão Paroquial, reunindo diversos produtores locais e proporcionando aos consumidores a oportunidade de comprarem produtos hortícolas diretamente ao produtor, sem intermediários. Por outro lado, o presidente da autarquia, Jorge Vala, refere que também o município está empenhado em promover as cadeias curtas. Deste modo, está em curso um projeto que visa manter o Mercado Municipal de Porto de Mós aberto todos os dias, para que os produtores locais possam ter um local de venda permanente e, por outro, se possa alargar a possibilidade de venda a mais pessoas. Neste sentido, é ainda necessário que o “mercado se torne sexy e apelativo”, e assim se torne um local apetecível para fazer compras.
 
A visita seguiu, depois, em direção à SENDIGA – Clube de Caçadores, que tem vindo a desenvolver um trabalho fundamental no controlo das espécies, nomeadamente, no controlo da população de javalis que é, neste momento, um dos maiores entraves à produção agrícola, devido à destruição das culturas. Apesar do papel determinante que os grupos de caça desempenham nos ecossistemas, ao contrário do que se possa pensar, estas associações deparam-se com custos de licença avultados, legislação desfasada da realidade e uma redução crescente de associados. Aqui, a relação proveitosa entre a autarquia e ICNF, assim como o apoio pontual da equipa de sapadores, são algumas das soluções propostas para atenuar os problemas que, em última instância, têm consequências diretas no desenvolvimento agrícola da região.
 
O périplo pela freguesia incluiu, ainda, a visita à Casa Paroquial que será brevemente intervencionada para dar lugar a um Centro Comunitário, à obra de alargamento da estrada da Sobreira, que envolve a construção de muros em pedra e a requalificação da fonte centenária e ainda a identificação de pontos que necessitam de guardas de proteção, na Estrada de Casais do Chão. Aí, o grupo seguiu para o Salão Paroquial para conhecer as obras recentemente realizadas.
 
No campo turístico, destaque para a visita à Mina de São Pedro, na Bezerra, onde o objetivo é construir um centro interpretativo e fazer arranjos no local, de modo a tornar o espaço visitável.
 
O percurso terminou no Parque de Caravanismo da Bezerra, que terá brevemente obras de melhoramento.
 
O dia terminou com a realização da reunião de câmara pública, na sede da Junta de Freguesia, onde o Presidente Carlos Cordeiro, apresentou a intenção de promover um Curso de Escultura em Pedra que poderá culminar na criação de um espaço interativo e de lazer.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

JADRC é Ignition Partner Network da Portugal Ventures


A JADRC - Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro, entidade dinamizadora da Incubadora COM.ESTRELA, integra desde hoje a Rede de Parceiros de Ignição da Portugal Ventures.
Esta rede ajuda a materializar um programa de interação regular e de grande proximidade com as universidades, institutos de interface, centros de I&D, incubadoras e aceleradoras, com o objetivo de detetar oportunidades para o ecossistema empreendedor. Estas oportunidades ajudarão à criação de empresas e de novos projetos, ligando a produção científica e a tecnologia ao empreendedorismo.

Com esta nova parceria, a JADRC e a Portugal Ventures irão trabalhar em conjunto para o desenvolvimento do ecossistema empreendedor da região das Beiras e Serra da Estrela.

* Enviado por JADRC - Jovens Associados para o Desenvolvimento Regional do Centro

Marinha Grande | CARNAVAL SÉNIOR ANIMOU CERCA DE 200 PARTICIPANTES

 Cerca de 200 pessoas participaram na Matiné do Carnaval Sénior, que decorreu na tarde desta sexta-feira, 9 de fevereiro, no Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande.
A iniciativa foi organizada pelo Município e dirigiu-se a participantes com mais de 60 anos, com o objetivo e proporcionar uma tarde de convívio e alegria à população sénior. A atuação de um DJ levou à diversão dos utentes de instituições sociais do concelho, comprovando a sua vitalidade e boa disposição.

*Gabinete de Comunicação e Imagem





MAGIA DO CARNAVAL CONTAGIOU CRIANÇAS DA MARINHA GRANDE


O Município da Marinha Grande levou a diversão e a magia do Carnaval às crianças do concelho, através da realização do tradicional desfile que, este ano, devido às condições climatéricas, decorreu no Parque Municipal de Exposições (PME), na manhã de sexta-feira, 9 de fevereiro. 
Mais de 1200 participantes de jardins-de-infância e escolas do ensino básico da Marinha Grande, da rede pública e privada, desfilaram no pavilhão do PME, perante milhares de pessoas que assistiram à alegria das crianças.
O Município assegurou animação com a atuação dos Tocándar, um DJ, a cantora Rita Catita, mascotes, animadores em andas, bolas de sabão, confetis e serpentinas. A este cenário juntaram-se muitos e bonitos disfarces de Carnaval dos estabelecimentos de ensino, que se apresentaram como exploradores da natureza, espantalhos, cientistas, xilofones, baralhos de cartas, cravos de abril, entre outros temas.
Em Vieira de Leiria, por decisão do respetivo Agrupamento de Escolas, as atividades de Carnaval aconteceram nos estabelecimento de ensino, onde o Município da Marinha Grande também levou música, animação, mascotes, confetis e serpentinas às mais de 700 crianças.
A organização das iniciativas foi do Município da Marinha Grande, que contou com o apoio dos três Agrupamentos do concelho, estabelecimentos de ensino privado, Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Bombeiros Voluntários de Marinha Grande e de Vieira de Leiria, Polícia de Segurança Pública, Guarda Nacional Republicana e Tocándar.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

COMUNICADO: CHEGADA E ENTRONIZAÇÃO DOS REIS – ALTERAÇÃO DE LOCAL EM TORRAS VEDRAS


Devido às condições meteorológicas adversas que se fazem sentir e previstas para todo o dia de hoje, dia 9 de fevereiro, a Chegada e Entronização dos Reis irá realizar-se no pavilhão Multiusos, na Expotorres, em Torres Vedras, às 22h30.
A restante programação mantém-se como prevista.
Em anexo, segue o dossiê de imprensa sobre o Carnaval de Torres Vedras 2024.

Anexo: Download

Figueiró dos Vinhos| Comunicado: Carnaval 2024 | Alterações à programação

Face às condições atmosféricas com nível de alerta amarelo, previstas pelo IPMA – Instituto Português do Mar e Atmosfera, informa-se que o desfile carnavalesco programado para o próximo domingo, dia 11 de fevereiro, foi cancelado.
O concerto previsto com o artista “Toy”, realiza-se no salão dos Bombeiros Voluntários com início às 17:00 horas. A restante programação mantém-se como previsto.


DEPUTADOS MUNICIPAIS JOVENS VISITARAM CÂMARA MUNICIPAL DE SILVES

 Iniciativa realizada no âmbito da Assembleia Municipal Jovem
 
A Assembleia Municipal Jovem de Silves (AMJ) 2023/2024 realizou no dia 07 de fevereiro, uma visita aos serviços da Câmara Municipal de Silves e à Assembleia Municipal de Silves.
Acompanhados por professores da Escola Secundária de Silves, E.B 2,3 Dr. Garcia Domingues, E.B 2,3 João de Deus, E.B 2,3 de Algoz e E.B 2,3 Dr. António da Costa Contreiras e por técnicos do Município, as três dezenas de estudantes do 3.º Ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário, conheceram o emblemático edifício e ficaram a saber mais sobre os procedimentos de funcionamento diário do Município.
A iniciativa contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Silves Luísa Conduto e dos Vereadores Maxime Sousa Bispo e Tiago Raposo, representando os órgãos autárquicos que promovem a Assembleia Municipal Jovem, com o envolvimento das escolas do concelho.
“A visita de grande importância para todos os jovens deputados, constituiu um verdadeiro exemplo de aprendizagem, alicerçada no exercício dos valores de cidadania e de liberdade”, referiu a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma.
São objetivos da AMJ, incentivar o interesse dos jovens pela participação cívica e política; sublinhar a importância do contributo dos jovens, fazendo ouvir as suas propostas junto dos órgãos do poder políticocontribuir para que as políticas do executivo municipal possam considerar a vontade dos jovensdar a conhecer o funcionamento, os órgãos e os processos de decisão do poder local democráticoproporcionar a experiência de participação democrática e aumentar a proximidade e a confiança dos jovens nos órgãos de representação democrática.

*Município de Silves
Gabinete de Informação e Relações Públicas

 

 

 

Opinião - A queixa da "Nova Direita" contra os debates

 O partido Nova Direita fez entrar hoje uma queixa contra a SIC, a TVI e a RTP por estarem a bloquear o acesso à televisão dos partidos mais pequenos.
Esta queixa realizada na ERC pretende que os três diretores dos três canais televisivos e que não foram eleitos por ninguém e, em alguns casos, exercem o seu cargo há décadas,  tomem consciência que a democracia não é uma coutada exclusiva deles próprios e dos seus canais. 

A reclamação feita pela "Nova Direita" poderia até ser mais gravosa, se tivesse sido feita em "modo" de providência cautelar, o que provavelmente pararia a realização dos debates, no entanto, a bem da democracia, o mais recente partido português,  tomou uma atitude madura e sábia,  de não boicotar os partidos do "sistema" exigindo simultaneamente para si e para os outros partidos excluidoss dos 29 debates e excluídos ao longo dos 5 meses de campanha,  se tivermos em conta que se sabe que haverá eleições desde Outubro de 2023.

O partido "Nova Direita" aponta, e a meu ver, muito bem, responsabilidades maiores à RTP que entrou nesta "jogada" tendo responsabilidades públicas e estando obrigada a tratar todos os partidos por igual, uma vez que é paga com impostos de todos os eleitores,  incluindo os eleitores que votam nos partidos sem representação parlamentar. 

A ERC, entidade que irá analisar esta queixa mas que também ela por vezes sofre de falta de independência,  veremos se realmente é uma entidade com poderes ou se continua, como tem demonstrado em alguns casos, a ser uma "entidade fraca com os fortes e forte com os fracos...

Paulo Freitas do Amaral 
Professor de História 
Militante fundador do partido "Nova Direita"