segunda-feira, 4 de fevereiro de 2019

Venezuela: Portugal junta-se ao leque de países que já reconhece Juan Guaidó como presidente interino

Juan Guaidó é hoje reconhecido como presidente interino da Venezuela por vários países europeus. De Portugal a Áustria foram já várias as nações que se pronunciaram. Saiba quais.
Resultado de imagem para Venezuela: Portugal junta-se ao leque de países que já reconhece Juan Guaidó como presidente interino
  • Portugal reconheceu hoje, 4 de fevereiro, a legitimidade de Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela, com a missão de organizar eleições presidenciais livres e justas. “Portugal reconhecerá e apoiará a legitimidade do presidente da Assembleia Nacional da Venezuela, Juan Guaidó, como Presidente interino, nos termos constitucionais venezuelanos, com o encargo de convocar e organizar eleições livres, justas e de acordo com os padrões internacionais”, disse o ministro dos Negócios Estrangeiros numa conferência de imprensa em Lisboa. Augusto Santos Silva anunciou também que irá, ele próprio, à primeira reunião ministerial do Grupo de Contacto constituído pela União Europeia, que integra países europeus e latino-americanos.
  • Também o primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, anunciou esta segunda-feira, em Madrid, que a Espanha reconhece o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela.
  • França juntou-se ao grupo, reconhecendo o presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como presidente encarregado de organizar um processo eleitoral.  O Presidente francês, Emmanuel Macron, deixou a seguinte mensagem no Twitter."Os venezuelanos têm o direito de se exprimir livremente e democraticamente. A França reconhece @jguaido como 'presidente encarregado' para implementar um processo eleitoral", escreve o chefe de Estado francês. Macron acrescenta ainda que o seu governo apoia o grupo de contacto internacional constituído pela União Europeia para ajudar na organização de novas presidenciais na Venezuela. A primeira reunião deste grupo realiza-se em 07 de fevereiro em Montevideu.
  • Alemanha também reconheceu Juan Guaidó como Presidente interino da Venezuela, pedindo-lhe que prepare "rapidamente" novas eleições, anunciou a chanceler alemã, Angela Merkel. Guaidó "é o Presidente interino legítimo do ponto de vista alemão e também para muitos países europeus", indicou Angela Merkel, numa reunião, em Tóquio, com o seu homólogo japonês. "[Juan] Guaidó é agora a pessoa com quem estamos a falar e esperamos que inicie um processo eleitoral o mais rápido possível", realçou a chanceler alemã, após a recusa do Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, em responder favoravelmente ao ultimato que tinha sido lançado por vários países europeus para organizar novas eleições presidenciais.
  • Foi pela voz do ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Jeremy Hunt, que o Reino Unido anunciou o reconhecimento do presidente do parlamento venezuelano, Juan Guaidó, como Presidente interino da Venezuela. "Nicolas Maduro não organizou eleições presidenciais no prazo de oito dias que nós fixámos. Por isso, o Reino Unido e os seus aliados reconhecem a partir de agora @jguaido como Presidente constitucional interino até que possam ser organizadas eleições credíveis", escreveu o chefe da diplomacia britânica numa mensagem no Twitter.
  • Numa mensagem em castelhano, publicada no Twitter, o primeiro-ministro da Áustria, Sebastian Kurz reconheceu o o presidente da Assembleia Nacional venezuelana, Juan Guaidó, como presidente interino da Venezuela. O líder austríaco escreveu: "O regime de Maduro recusou-se até agora a aceitar eleições presidenciais livres e justas. Por esta razão, consideramos a partir de agora o Presidente @jguaido como presidente interino legítimo, de acordo com a Constituição venezuelana."
  • Governo sueco reconheceu como Presidente interino da Venezuela o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, e pediu ainda uma solução política e pacífica para a crise no país."Nesta situação, apoiamos e consideramos Guaidó como o Presidente interino legítimo", disse a ministra dos Negócios Estrangeiros da Suécia, Margot Wallström, à televisão pública SVT.A ministra assegurou que a Suécia "nunca" reconheceu as eleições presidenciais do ano passado, parcialmente boicotada pela oposição e na qual o Presidente Nicolás Maduro venceu, considerando Guaidó como "o único representante legítimo do povo venezuelano".
  • Dinamarca antecipou-se e reconheceu Guaidó no domingo como Presidente interino. Numa mensagem publicada na rede social Twitter, Anders Samuelsen, ministro dos Negócios Estrangeiros, escreveu: "Acabei de falar com @jguaido e expressei o total apoio da Dinamarca na luta do povo venezuelano pela democracia. Uma boa conversa com um homem incrivelmente corajoso. Última oportunidade para o regime corrupto de Maduro optar pelo caminho da democracia".
O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, rejeitou no domingo a possibilidade de abandonar o poder ou de convocar novas eleições presidenciais no país, porque não aceita “ultimatos de ninguém”.
Falando ao canal televisivo espanhol La Sexta, Maduro sustentou que “[o Presidente dos Estados Unidos] Donald Trump impôs ao Ocidente uma política equivocada” sobre a Venezuela e declarou: “Não vamos submeter-nos”.
A crise política na Venezuela agravou-se em 23 de janeiro, quando o líder da Assembleia Nacional, Juan Guaidó, se autoproclamou Presidente da República interino e declarou que assumia os poderes executivos de Nicolás Maduro.
Guaidó, 35 anos, contou de imediato com o apoio dos Estados Unidos e prometeu formar um governo de transição e organizar eleições livres.
Nicolás Maduro, 56 anos, chefe de Estado desde 2013, recusou o desafio de Guaidó e denunciou a iniciativa do presidente do parlamento como uma tentativa de golpe de Estado liderada pelos Estados Unidos.
Esta crise política soma-se a uma grave crise económica e social que levou 2,3 milhões de pessoas a fugirem do país desde 2015, segundo dados das Nações Unidas.
Na Venezuela, antiga colónia espanhola, residem cerca de 300.000 portugueses ou lusodescendentes.
Lusa

MAD Lions E.C. estrena la segunda temporada de su serie LIONS con cambio de entrenador


por Yesica Flores

  • Tras la buena acogida de la primera temporada, el club de esports estrena hoy, viernes 1 de febrero, el primer capítulo de la segunda temporada de su serie LIONS. 
  • Una serie producida y original de MAD Lions E.C. en la que a través de Youtube, semana tras semana, el club sumerge a sus seguidores en el día a día de los leones de League of Legends.
  • El primer capítulo de la temporada comienza fuerte. Alvar ‘Araneae’ Martín, Managing Director del club y antiguo entrenador de League of Legends, asume de nuevo el rol de entrenador de manera temporal.
MAD Lions E.C. estrena la segunda temporada de su serie LIONS. La serie que se retransmite a través de Youtube y que tan buena acogida tuvo en su primera temporada, comienza hoy, viernes 1 de febrero a las 20.00 horas.
El primer capítulo comienza fuerte con la vuelta de Alvar ‘Araneae’ Martín, actual Managing Director del club, al rol de entrenador del equipo de League of Legends. Alvar mantiene su actual puesto, pero además, se ha visto obligado a ocupar la figura de líder en League of Legends tras ver que los resultados de los entrenamientos no mejoraban. Así, Amaury ‘Moopz’ Mingerche pone en pausa su misión en el club, hasta que se llegue a una solución final o reemplazo.
LIONS es una serie pensada para acercar la vida real de los leones a sus fans. Esta serie es una manera única de acceder a la vida interna de un club profesional de esports dentro de su Centro de Alto Rendimiento, donde muchos de los jugadores conviven. En los diferentes capítulos se muestran las rutinas de los jugadores, así como los problemas que surgen en un equipo de League of Legends de alto rendimiento. Preparación para jornadas, reacciones en vivo de los jugadores en los partidos y actividades de trabajo en equipo se combinan con escenas con profesionales técnicos como managers, psicólogos, entrenadores y personal de marketing para mostrar el sistema de trabajo de MAD Lions E.C. y ofrecer al espectador un entretenimiento único, complementado con entrevistas en exclusiva a los jugadores y staff.
La primera temporada de LIONS constó de 14 capítulos en los que la media de audiencia fue de unas 6500 reproducciones por capítulo, y más de 87000 reproducciones totales. Ante los buenos resultados, “esperamos conseguir mejorar aún más nuestro impacto y seguir acercándonos a nuestros seguidores. En la serie compartimos nuestra vida real con torneos presenciales, entrenamientos, nervios, victorias y pasiones” comenta Alvar.
Los capítulos se emiten cada viernes a las 20.00 horas con una duración de alrededor de 20 minutos. Tomen asiento que llegan los leones.

La Policía Nacional y el club de esports MAD Lions E.C. crean la primera guía de seguridad para gamers


por Yesica Flores
  • Más de 15 millones de españoles juegan a videojuegos, un sector en crecimiento que factura en torno a 1.400 millones de euros. Solo en el pasado Black Friday se vendieron en nuestro país más de 576.000 videojuegos físicos, 151.000 videoconsolas y más de 220.000 periféricos 
  • Los usuarios del sector, especialmente los más jóvenes, están expuestos a los riesgos propios de las nuevas tecnologías. La Policía Nacional y el club de esports MAD Lions E.C. han unido fuerzas para crear una guía de consejos para que los jugadores disfruten de su pasión de forma segura
  • La guía, dirigida especialmente a jugadores, padres y educadores, pretende evitar que los gamers se conviertan en víctimas de ciberacoso, grooming o estafas, entre otros delitos
  • La campaña se completa con una serie de vídeos y acciones que se desarrollarán en los próximos meses para llegar al gran público de una industria que supera ya a la del cine o a la de la música grabada
La Policía Nacional y MAD Lions E.C., uno de los clubes de esports más relevantes de España, han creado la primera guía de seguridad para gamers, con la que pretenden reforzar la seguridad de los aficionados a los esports y videojuegos y, así, evitar que se conviertan en víctimas de ciberacosos, grooming o estafas, entre otros delitos. El escenario elegido para presentar esta guía ha sido el evento de videojuegos Roquetas Gaming Show, con sede en Almería y que espera acoger físicamente durante todo el fin de semana a alrededor de 20.000 jugadores y aficionados, además de llegar a la audiencia online.
Solo en el año 2017 y según las cifras de la Asociación Española de Videojuegos, en nuestro país se vendieron un total de 9.650.000 videojuegos (de los que muchos de ellos requieren conexión a Internet), 1.500.000 videoconsolas y 4.400.000 accesorios, lo que supuso el movimiento de unos 1.359 millones de euros en todo el territorio nacional.
La Policía Nacional, líder mundial en redes sociales al acumular en sus perfiles un total de más de 4.200.000 seguidores, y MAD Lions E.C., con una gran reputación en su sector como uno de los principales clubes españoles y que tiene por propietarios a los youtubers WillyRex y Vegetta777, también han presentado, además de la guía, un vídeo con el que los agentes y el club pretenden llegar a los 16 millones de videojugadores españoles, además de a padres y educadores.
Diez consejos y pautas a tener en cuenta para jugar seguro
La guía presentada por la Policía Nacional y MAD Lions E.C. recoge un total de diez pautas fundamentales dirigidas a los gamers, a los educadores y a los padres de los aficionados menores de edad:
1. Privacidad: Protege en todo momento tu intimidad. Ningún desconocido necesita saber tus datos personales reales, como tu edad, nombre y apellidos, teléfono o tu dirección exacta. Si alguien insiste en conseguir esa información, ignora, bloquea y, si existe algún delito, denúncialo a la Policía Nacional.
2. Ciberacoso: Respeta a los demás. Ten en cuenta que detrás de un nick o apodo siempre hay una persona. La afición por los esports o videojuegos no es compatible con tratar mal a nadie, ya sean desconocidos, amigos, compañeros o familia, en ningún ámbito, ni físico ni digital. También respétate a ti mismo y defiéndete. No cedas al insulto ni a ningún otro tipo de acoso.
3. Machismo: Ninguna mujer es menos que nadie por el mero hecho de ser mujer. En España cerca del 50% de los jugadores son mujeres. También son mujeres las encargadas de desarrollar algunos de los juegos de más éxito y otras son campeonas dedicadas en exclusiva a jugar profesionalmente. No trates a las mujeres desde una posición de superioridad, ni permitas que otros lo hagan; hazlo siempre con respeto a su opinión y decisiones.
4. Grooming: Hay personas adultas que se hacen pasar por menores de edad para engañarte, tratar de ganarse tu confianza y conseguir imágenes íntimas. En Internet no todo el mundo es quien dice ser. Por ello, no compartas imágenes personales comprometedoras ni tampoco aquellas que puedan dañar la imagen de otras personas. Que alguien consiga este tipo de fotos tuyas podría acabar en situaciones de chantaje, ciberacoso sexual o acoso físico en el entorno escolar, entre otras.
5. Phishing: Los pagos y micropagos con dinero real son habituales en diferentes plataformas de videojuegos y títulos. Ten cuidado con lo que "pinchas" o "aceptas" si tienes una tarjeta de crédito asociada a un juego o si te lo facturan a través de tu compañía telefónica. También presta mucha atención a sitios falsos de inicio de sesión que imitan a los verdaderos. La clave está en la url o dirección. Comprueba que es la auténtica, fijándote bien, dado que muchas veces utilizan palabras muy similares.
6. Mensajes de remitentes sospechosos: Rechaza mensajes o remitentes raros o desconocidos. Existen mensajes de chat con enlaces que pueden redirigirte a descargar virus o software malintencionado (malware) y permitir a los atacantes acceder a tu cuenta para, por ejemplo, robar tus objetos raros y venderlos, adquirir juegos con los fondos que tienes en tu cartera virtual, jugar con tus sesiones, modificar tus datos o deshabilitar las medidas de seguridad en tu cuenta, entre otras acciones.
7. Conectarse a redes conocidas: No te conectes a redes WiFi de las que desconozcas su propiedad y sé prudente con las operaciones que realizas conectado a redes wireless públicas. Y, por supuesto, no crackees la clave de seguridad de redes ajenas.
8. Accesos compartidos: Si participas en una lan-party, no olvides cerrar la sesión de usuario, especialmente cuando accedas desde un ordenador que no es el tuyo, y elimina la actividad del navegador web (archivos temporales, historial de navegación y cookies). No dejes que quien ocupe el ordenador que dejas utilice también tu sesión. Ten cuidado al usar memorias usb o discos duros externos o en la nube sin protección. Evita tener documentos con información confidencial.
9. Vida sana y equilibrada: Mantener un estilo de vida saludable es un aspecto fundamental para los jugadores profesionales y para todo buen gamer que quiera disfrutar de esta afición. Es muy importante mantenerse en forma física y psicológica, estudiar, practicar actividades como pasear, dibujar, conocer nuevos rincones, ir al cine, o quedar con frecuencia con el grupo de amigos y realizar actividades que no requieran estar conectado. Es muy recomendable también controlar el tiempo de conexión y establecer un horario diario que no se debe exceder, así como respetar las horas de comida y sueño.
10. Separación de lo virtual y lo real: El juego debe quedar en el juego. Y una vez desconectado, la realidad no debe regirse por las mismas reglas que se aplican en el mundo online. Por ello, si en la red somos capaces de saltar entre edificios para rescatar a una persona, trepar por árboles sin consecuencias en la caída o conducir vehículos sin respetar las señales de tráfico, también debemos ser conscientes de que estas actividades llevadas al mundo real se convertirían en un auténtico peligro y tendrían consecuencias graves, incluso con peligro para la vida. Lo mismo ocurre con la violencia. Lo que puede ser habitual en la ficción, no debemos trasladarlo a la realidad. Si en algún momento sintiésemos esta necesidad, sería necesario recurrir a personas especializadas que puedan ayudarnos.
En general, si consideras que tienes un problema y que te está afectando, independientemente de que sea en el entorno online o no, háblalo con alguien cercano y de confianza, como tus padres u otra persona del entorno familiar o del colegio. También puedes dirigirte a los perfiles oficiales de la Policía Nacional en Facebook, @policianacional, o Twitter, @policia.
Además, toda la información sobre la primera guía de seguridad del gamer y los consejos detallados están disponibles en el hashtag #SeguridadGamer, así como la guía lo está en el siguiente enlace:

AHBV Mira: Convocatória para reunião ordinária

TORRES VEDRAS ASSINALOU 40 ANOS DE ELEVAÇÃO À CATEGORIA DE CIDADE


Torres Vedras assinalou os 40 anos de elevação à categoria de cidade através de uma sessão evocativa que decorreu este domingo no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho. No início da sessão foram recordadas as declarações de Alberto Avelino à RTP no dia 3 de fevereiro de 1979, dia em que foi publicada a lei que consagrou a elevação da vila de Torres Vedras a cidade. “As pessoas estão bastante interessadas e contentes” afirmava o então presidente da Câmara Municipal, referindo-se à população de uma cidade “em franco desenvolvimento e com uma indústria bastante florescente.”

Coube a Carlos Guardado da Silva traçar o enquadramento histórico, lembrando que, à época, “não eram claros, ainda, os critérios para a definição do estatuto de cidade, que viriam a ser definidos apenas pela Lei 11/82 de 2 de junho.” No entanto, em 1979, a vila de Torres Vedras já “respondia inteiramente” ao que viria a ser estipulado como requisito para a elevação. Ao assumir-se como a primeira vila elevada a cidade após o 25 de abril, “Torres Vedras conquistava finalmente a sua velha aspiração, que remontaria, pelo menos, a 6 de agosto de 1927”, quando Caldas da Rainha foi elevada a cidade.

“Dizia eu no início da minha intervenção na Assembleia da República, que a elevação a cidade configurava uma situação de justiça, como que o pagamento da primeira prestação do salário há muito devido a Torres Vedras e o saldar de uma dívida da nação à nossa cidade” referiu Sérgio Simões, relator do projeto de Lei aprovado por unanimidade na Assembleia da República a 11 de janeiro de 1979. Durante a sessão, Sérgio Simões viu reconhecido o seu contributo no processo de elevação de Torres Vedras a cidade, tendo recebido uma obra assinada pela artista Olga Neves, que foi entregue por Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, e Carlos Miguel, secretário de Estado das Autarquias Locais.

Francisco Martins, presidente da Junta de Freguesia de Santa Maria, São Pedro e Matacães, defendeu que este “não foi e não é um processo estanque”, referindo que a elevação a cidade consiste num “processo evolutivo que tem vindo a ser feito ao longo dos tempos”. O autarca defendeu ainda que “a cidade de Torres Vedras apenas o é – leia-se cidade – porque é suportada num concelho forte e pujante, em que três quartos da população residem fora dela”, acrescentando que “sempre que se pensa na cidade, nos investimentos a realizar, os mesmos deverão ser vistos e pensados numa lógica concelhia. Só desta maneira podemos continuar a ter orgulho na cidade, no concelho e em cada uma das suas freguesias.”

“Este nosso encontro de celebração do 40º aniversário da elevação de Torres Vedras a cidade tem-se assumido como gesto de homenagem aos torrienses, que ao longo dos tempos souberam engradecer a sua e nossa terra” afirmou José Augusto de Carvalho, presidente da Assembleia Municipal, perante uma sala repleta de torrienses. O momento contou ainda com a presença de vereadores, membros da Assembleia Municipal e presidentes de junta do concelho.

Já Carlos Bernardes, presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras, fechou a sessão evocativa passando em revista “alguns investimentos que foram determinantes para o desenvolvimento da nossa cidade” para concluir que “ao longo destes 40 anos temos vindo a fazer de Torres Vedras uma cidade de excelência. Queremos, cada vez mais, que seja uma cidade de e para as pessoas. Queremos que continue a ser uma referência na região e em Portugal, assim como do ponto de vista internacional” acrescentou. A sessão terminou ao som de O Infante, poema de Fernando Pessoa musicado para Dulce Pontes e interpretado por Ângela Anacleto.

___________________________


Exposição de pintura em Vieira de Leiria


Exposição de pintura em Vieira de Leiria
A exposição de pintura “Elementos”, da autoria de Rosa Castela, está patente na Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, até ao dia 28 de fevereiro, com o apoio da Câmara Municipal da Marinha Grande.

A mostra foi inaugurada no dia 2 de fevereiro, na presença da vereadora da Cultura, Célia Guerra; do presidente da Junta, Álvaro Cardoso; do presidente da Assembleia de Freguesia, Rui Rodrigues; entre outros convidados. A vereadora Célia Guerra enalteceu a importância desta iniciativa para a divulgação das artes e parabenizou a artista pela qualidade das obras expostas.

Rosa Castela é descendente de vieirenses e desde cedo manifestou aptidão para o design e artes plásticas. Terminou o ensino secundário em Lisboa, de onde é natural e mais tarde, além do Curso Técnico-Profissional de Multimedia, fez a licenciatura em Tecnologias de Comunicação Multimedia no Instituto Superior da Maia.

Teve o primeiro contacto com a arte em 2002, quando organizou diversas exposições para uma agência de organização de eventos. Após esta experiência, trabalhou na Galeria de Arte do Fórum Almada. Também na área das artes plásticas organizou dois “Live Paintings”, em Corroios, tendo participado num deles também como pintora. Participou pela primeira vez numa exposição coletiva organizada pela Câmara Municipal da Almada e um ano depois noutra também coletiva no Seixal. 

Depois de mudar residência para Vieira de Leiria, e sob a alçada da Academia de Artes da Biblioteca de Instrução Popular de Vieira de Leiria, fez parte de uma exposição coletiva dos alunos da Academia.

Desde a sua formação em multimedia e a par da atividade em artes plásticas, tem desenvolvido trabalho em design gráfico, web design e multimedia. Atualmente dedica-se a tempo inteiro à pintura.

A exposição pode ser visitada gratuitamente até ao dia 28 de fevereiro, de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Atividade realiza-se a 13 de fevereiro, Associação Vouzelar promove sessão de esclarecimento sobre turismo


A associação Vouzelar vai promover no dia 13 de fevereiro, às 16h, no Auditório Municipal de Vouzela, uma sessão de esclarecimento sobre o setor do turismo. 
A iniciativa tem como principais objetivos proporcionar informação qualificada e orientadora para a preparação de investimentos, estimular o aparecimento de projetos, percorrer o desenvolvimento local e a sustentabilidade, compreender as estratégias para o território e prestar esclarecimentos aos interessados. 
Na sessão estará presente o Turismo do Centro que divulgará os financiamentos disponíveis para o setor, bem como para explicar o regime de licenciamentos e de registos; a Associação Empresarial da Região de Viseu (AIRV) que irá falar de projetos e exemplos reais de qualificação e de certificação nesta área e a Associação Empresarial de Lafões (AEL) que irá prestar esclarecimentos aos interessados. 
A entrada é livre e o evento destina-se a empresas associadas ao turismo, hotéis, turismo de habitação, alojamento local, restauração, produtores, empreendedores, investidores, comerciantes de todas as áreas, agentes de animação turística, entidades que querem diversificar a sua área económica, estudantes do ramo do turismo, entre outros. 
A iniciativa conta com o apoio da Câmara Municipal de Vouzela, Turismo do Centro, AIRV e AEL.

Tiago Nacarato e espetáculos infantis no Teatro Stephens



A Casa da Cultura Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta na sua programação para o mês de fevereiro o concerto de Tiago Nacarato, o teatro infantil “O Mercador de Coisa Nenhuma” e os concertos “Os Iberzitos vão à Música”.

A programação de fevereiro de 2019 do Teatro Stephens é a seguinte:

14 de fevereiro . 21h30
Concerto TIAGO NACARATO
Sinopse: 
“Tiago Nacarato é um cantautor portuense de 27 anos com raízes brasileiras e com um contacto com a música desde cedo.
Aos 18 anos decide investir na sua educação musical ao inscrever-se na escola de música Valentim de Carvalho onde teve aulas de canto, guitarra, treino auditivo, teoria musical e combo. Durante esse tempo surgiram as primeiras oportunidades, sendo que um dos marcos mais importantes vem na sequência o convite de Pedro Cardoso (Peixe de Ornatos Violeta), seu professor na altura, para integrar uma orquestra de guitarras e baixos elétricos, projeto esse que pisou palcos como Serralves em Festa, Hard Club ou Casa da Música.
O regresso às raízes brasileiras acontece uns anos depois quando se junta à orquestra bamba social como vocalista, um projeto que junta músicos luso-brasileiros residentes no Porto e que presta tributo a vários clássicos da música brasileira, recriando-os e acrescentando novas sonoridades.
De momento encontra-se em estúdio a produzir o seu primeiro disco de originais e conta com alguns concertos em território nacional, bem como no Brasil, em Outubro de 2018, com concertos em São Paulo e no Rio de Janeiro.
O primeiro single, "A Dança" foi apresentado em Abril de 2018.”
Preço: 10,00 €


23 de fevereiro . 16h00
TEATRO INFANTIL - O MERCADOR DE COISA NENHUMA pela Associação Cultural Porta 27
Sinopse:
“Conhecem a Ritinha? Uma menina cheia de energia, aventureira e muito fã da leitura.
Desde muito cedo que era apaixonada por livros, muito graças ao seu avô que sempre a incentivava a ler. Um certo dia descobre a sua maior aventura: “ENTRAR NUMA HISTÓRIA!”
Sim, a Ritinha explora um livro “O Mercador de coisa nenhuma” e entra na fantasia e no mundo imaginário juntamente com as personagens que vão aparecendo, até que no fim descobre uma verdade em relação aos livros… Sabem qual é? Pois! Só têm uma solução, entrar neste mundo juntamente com a Ritinha.”
Ficha Artística : 
Baseado no texto de António Torrado
Interpretação: Tiago Lourenço, Iúri dos Santos e Inah Santos
Duração: Aprox. 50m
Classificação Etária: M/3
Preço: 3€

24 de Fevereiro . 11h00 e 15h00
Concerto “OS IBERZITOS VÃO À MÚSICA” - Gratuito
Sinopse:
O Grupo Iberomoldes e o Orfeão de Leiria pelo terceiro ano consecutivo promovem a música clássica e o encontro de gerações, apresentando ao público marinhense o espetáculo “Band Land um país muito distante onde viviam quatro famílias de instrumentos…” que integra o III Ciclo de Concertos Didáticos "Os Iberzitos Vão à Música”. Desta vez a interpretação fica a cargo da Orquestra de Sopros do Orfeão de Leiria e conta uma vez mais com o apoio da Câmara Municipal.
Ficha Artística:
Intérpretes da Orquestra de Sopros da Escola de Música do Orfeão de Leiria
Apresentação - Nádia Gomes
Duração: Aprox. 60m
Classificação Etária | M/6
Entrada gratuita (sujeita a levantamento de bilhete e lotação da sala)


Bilheteira:
De terça-feira a domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.
Nos dias de espetáculo: das 18h00 às 22h00.

Um investimento municipal superior a 156 mil euros | TRANSPORTE SOLIDÁRIO EM CASTELO DE PAIVA JÁ BENEFICIOU MAIS DE 14 MIL CARENCIADOS

Medida Social faz hoje oito anos
O serviço de apoio ao transporte de doentes para consultas e exames médicos, financiado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva, já apoiou, desde que foi criado em 2011, mais de 14.000 pessoas, a grande maioria idosos carenciados, que de outra forma, não tinham condições e possibilidades financeiras para realizar estes cuidados de saúde, traduzindo-se esta medida, num investimento acumulado superior a 156 mil euros.
     Segundo o autarca socialista Gonçalo Rocha, esta foi uma medida pioneira, uma aposta municipal de grande alcance social, uma a medida que tem beneficiado muitos doentes, mas também os respectivos acompanhantes, evidenciando natural satisfação que em oito anos de funcionamento deste serviço, já tenham sido ajudadas mais de 14 mil pessoas no concelho, considerando que é uma medida fundamental para os munícipes socialmente mais desfavorecidos e que está já a ser replicada noutros concelhos, frisando o edil que, só os munícipes com menores rendimentos é que podem e devem usufruir deste apoio camarário.
     Assumido como um compromisso do actual Executivo Municipal, a medida tem sido um sucesso, explicando o presidente que a implementação deste apoio procurou colmatar uma medida do anterior Governo, quando foram cortados os apoios ao transporte de doentes, sendo que o transporte para as unidades de saúde é efectuado pelos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva, que colaboram nesta parceria, suportando actualmente a autarquia um custo médio anual de 27 mil euros.

A Deslumbrada Vida de João Novilho

João Novilho: uma Fábula Autárquica

Escritor e ex-autarca lança romance sobre os vícios, deslumbres e depravação de um presidente de uma câmara municipal. Em A Deslumbrada Vida de João Novilho, Jorge Tinoco, assumidamente desencantado com a política em Portugal, apresenta-nos uma história politicamente incorrecta, demolidora e inconformista. O livro, editado pela Guerra e Paz, Editores, chega amanhã às livrarias de todo o país.

«Desejavelmente escusado e absolutamente necessário.» É desta forma que Jorge Tinoco, ex-vice-presidente da Câmara Municipal de Amares, Braga, apresenta o seu mais recente romance, A Deslumbrada Vida de João Novilho. Para o autor, esta história ficcional «trata-se de uma reflexão que se impõe para que os pe­rigosos populismos sem escrúpulos não prosperem».

O livro é um verdadeiro tratado de zoologia política, uma fábula contemporânea que nos apresenta João Novilho, autarca de Rio Novo de Mil Nomes, como o rei de uma selva na qual só os mais fortes sobrevivem. As mais primárias e instintivas ambições de domínio levam o político a uma ascensão meteórica, que culmina no cargo de presidente do município. Pelo caminho sobram actos de corrupção, manipulação e perversão dos ideais democráticos, que o leitor irá identificar.

Ao perigoso envilecimento de carácter de quem ocupa as cadeiras de poder, junta-se a manifestada infidelidade do protagonista, que confere ao romance inúmeros episódios repletos de erotismo, sexualidade desabrida, submissão e chantagens despudoradas. 

A espiral de vilania e domínio e a degradação das instituições tornam-se a ruína de João Novilho, que, cego pela ambição desmedida e sem escrúpulos, acaba por encontrar um beco sem saída. Será que o político irá reencontrar os valores da honradez, lealdade, ética e moral? Convidamo-lo a mergulhar neste Rio Novo de Mil Nomes e encontrar a resposta para estas e outras questões.

O livro estará à venda nas livrarias e no site oficial da Guerra e Paz a partir de amanhã, dia 5 de Fevereiro. 

Jorge Tinoco, o autor, desligado da política, vive actualmente a sua vida entre Amares e Braga e dedica-se à escrita. Além de A Deslumbrada Vida de João Novilho, o autor minhoto já antes tinha publicado o livro de contos Tudo menos Serafins e o romance O Mar de Paula.


A Deslumbrada Vida de João Novilho
Jorge Tinoco
Ficção / Romance
232 páginas · 15x23 · 16€
Nas livrarias a 5 de Fevereiro
Guerra e Paz, Editores


Candidatura à Loja do Cidadão vai avançar | CM DE CASTELO DE PAIVA PERSPECTIVA OBRAS IMPORTANTES EM DIVERSAS FRENTES

Em recente reunião do Executivo Municipal de Castelo de Paiva, presidido porGonçalo Rocha, foi aprovado por unanimidade, o Protocolo e o Acordo para a construção, durante este ano, do novo Centro de Recolha Oficial Animal (Canil - Gatil), em parceria com o Município de Cinfães e com financiamento já assegurado, ficando este equipamento localizado em Pedorido, ao mesmo tempo que foi realizada a abertura do procedimento para a requalificação da Avª General Humberto Delgado e daRua Emídio Navarro, com financiamento de 85% assegurado no programa Norte 2020, num valor total superior a meio milhão de euros.
     Entretanto, em reunião da Assembleia Municipal, foi aprovado por maioria, a solução financeira (traduzida num empréstimo bancário), num valor global de 600 mil euros, que vai permitir a concretização de importantes investimentos no município, ficando agora a faltar apenas o visto do Tribunal de Contas para se lançar os respectivos concursos públicos de empreitada.
     Assim, a autarquia paivense, prevê avançar, nos próximos tempos, com a desejada requalificação da Estrada Municipal 502, entre a Venda Nova e o Casal, na freguesia deFornos, bem como a ampliação do Cemitério Municipal em Sobrado, para além da reabilitação do edifício e oficinas do Armazém Municipal, e a requalificação de váriasvias municipais nas freguesias.
     Por outro lado, foi recentemente aberto o Aviso - Convite para o financiamento de 85% da Loja do Cidadão, contemplando o concelho de Castelo de Paiva, o que significa dizer, que já existem condições para ter a componente financeira assegurada, com uma dotação de 350 mil euros, decorrendo a submissão da candidatura até 31 de Maio, sendo que esta estrutura de serviços públicos ficará instalada no edifício Tribunal Judicial, contando  para além dos serviços existentes, com um Espaço do Cidadão e um balcão da Segurança Social, congratulando-se o presidente Gonçalo Rocha, pelo facto doMinistério da Presidência e da Modernização Administrativa, a CCDR Norte e a CIM do Tâmega e Sousa terem correspondido a esta pretensão municipal.

Portugal é exemplo internacional nos setores do Artesanato e da Formação

Considerado uma referência internacional no setor do Artesanato e da Formação Profissional, o CEARTE é frequentemente requisitado para partilhar as suas boas práticas com organizações de outros países como a Turquia, Rússia, Brasil, Alemanha e Espanha.
Representantes da UNICEF Turquia e da Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos (TESK), juntamente com vários empresários daquele país, realizaram esta semana uma visita ao Pólo de Formação do Centro de Formação Profissional para o Artesanato e Património (CEARTE) localizado no Convento de Santa Maria de Semide, em Miranda do Corvo, com o objetivo de conhecer a organização do setor do Artesanato em Portugal e, especificamente, as metodologias de formação direcionadas aos “jovens NEET” (Not in Education, Employment or Training - sigla inglesa para designar os jovens que não estudam, não trabalham nem frequentam nenhum tipo de formação).
O Presidente do Conselho de Administração do CEARTE, Paulo Teles Marques, o Diretor, Luís Rocha, e a Diretora-Adjunta, Ana Cristina Mendes, tiveram assim a oportunidade de apresentar o sistema de formação profissional para o Artesanato em Portugal, e a missão do CEARTE no que concerne ao apoio ao empreendedorismo, inovação, e certificação (artesãos e produções artesanais).
Com esta experiência, a comitiva turca pretendeu adquirir o modelo de gestão praticado pelo CEARTE em Portugal de modo a aplicá-lo num programa gerido pela UNICEF Turquia em parceria com a Confederação de Comerciantes e Artesãos Turcos. Este programa visa o combate ao trabalho infantil, à pobreza e à marginalização social dos jovens, através da criação de condições para a reintegração social e profissional, alavancada na formação e na qualificação.
Considerado uma referência internacional no setor do Artesanato e da Formação Profissional, o CEARTE é frequentemente requisitado para partilhar as suas boas práticas com organizações de outros países como a Turquia, Rússia, Brasil, Alemanha e Espanha.
Os bons resultados ao nível escolar, o sucesso profissional no mercado de trabalho, a diminuição do abandono escolar, a qualidade da formação ministrada, os prémios e distinções conseguidos, e a eficácia das estratégias psicossociais em grupos de jovens vulneráveis, foram os pontos enfatizados pelos visitantes como exemplo ímpar de gestão de formação.
Adicionalmente, esta visita permitiu fortalecer a cooperação entre as três entidades, visando o desenvolvimento de projetos e iniciativas conjuntas no futuro.
A reunião de trabalho terminou com um almoço servido pelos alunos do 1º ano do Curso de Técnico de Restaurante-Bar, que motivaram rasgados elogios da delegação turca quanto ao profissionalismo e postura demonstrados.

Município de Anadia inaugura Ecoparque de Sangalhos

Um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2017
O Ecoparque de Sangalhos, localizado nos terrenos adjacentes ao Complexo Desportivo, antiga pista de ciclismo, vai ser inaugurado, no próximo dia 9 de Fevereiro, pelas 16h00. Este foi um dos projetos vencedores do Orçamento Participativo Jovem 2017. Um investimento camarário que ronda os 100 mil euros.
O Ecoparque de Sangalhos, com uma área de 6550 m2, contém um conjunto de valências, nomeadamente áreas arborizadas, infraestruturas desportivas e de recreio (circuito de manutenção, campo desportivo de basquetebol, zona de merendas e parque infantil), mobiliário urbano (bancos, papeleiras, bebedouros, entre outros) e infraestruturas básicas como sanitários.
O objetivo primordial da intervenção foi o de reabilitar um espaço que se encontrava sem utilização, dotando-o de condições importantes para o lazer, bem como a instalação de equipamentos que visam atrair públicos diversos e promovam o convívio intergeracional. Pretendeu-se ainda dar uma nova imagem ao espaço envolvente ao pavilhão desportivo, não só pela sua dinâmica, bem como para a promoção da paisagem associada à qualidade de vida das populações.
Com este equipamento a população da Freguesia de Sangalhos, e do Concelho de Anadia, passa a usufruir de um espaço com todas as condições para o desenvolvimento do recreio ativo e passivo.

Médicos debatem relação da doença renal com o VIH

Núcleo de Estudos da Doença VIH organiza reunião temática em Cascais

O Núcleo de Estudos da Doença VIH (NEDVIH) da Sociedade Portuguesa da Medicina Interna (SPMI) vai realizar no próximo dia 9 de fevereiro, no Centro Cultural de Cascais, uma reunião dedicada à patologia renal no doente com infeção VIH. Esta é a segunda sessão do ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo”.
Segundo Telo Faria, internista e coordenador do NEDVIH, “o VIH não é apenas uma infeção viral do sistema imunológico. É uma doença sistémica e complexa, cada vez mais associada a comorbilidades, como a doença renal crónica, que acompanham o aumento da sobrevida e da idade média da população com VIH, ambas consequência da maior facilidade no controlo virológico desta infeção”.
Neste âmbito, explica o especialista, “projetámos uma reunião temática onde fosse possível fazer uma retrospetiva histórica da evolução da doença renal e do transplante renal associados ao VIH, apresentar uma proposta de algoritmo de avaliação da doença renal no doente com infeção VIH, e expor quatro casos clínicos que serão discutidos por internos de Medicina Interna e médicos nefrologistas”.
O ciclo de reuniões temáticas “VIH e doença de órgão – O desafio a longo prazo” é uma iniciativa dirigida a todos os profissionais de saúde e elementos das organizações de base comunitária, que acompanham e/ou tratam pessoas com infeção VIH. Até novembro serão realizadas mais quatro sessões:
  • Abril – Patologia Cardiovascular
  • Junho – Patologia Metabólica
  • Setembro – Doença Mental e Neurocognitiva
  • Novembro – Doença Neoplástica
As inscrições para a reunião estão abertas até ao dia 5 de fevereiro em: https://www.spmi.pt/vih-e-doenca-de-orgao-o-desafio-a-longo-prazo/

_______________________

CDS quer saber quando serão pagos os apoios a alunos do ensino particular e cooperativo

Numa pergunta dirigida ao Ministro da Educação, as deputadas do CDS-PP Ana Rita Bessa e Ilda Araújo Novo querem saber quando serão pagos todo os apoios devidos, por lei, às famílias carenciadas com filhos em escolas de ensino particular e cooperativo.
Resultado de imagem para CDS quer saber quando serão pagos os apoios a alunos do ensino particular e cooperativo
Observador
Com o título «Colégios. Estado não pagou apoios a famílias carenciadas e vai repetir falha este ano», o Observador faz saber que «apesar de a lei ser clara e prever apoios financeiros para famílias carenciadas com filhos em escolas privadas, o Governo não transferiu as verbas necessárias para pagar a todos».
Refere a notícia que «no passado ano letivo, o Governo não transferiu as verbas necessárias para que todas as famílias com filhos a estudar em escolas privadas pudessem receber o apoio financeiro a que têm direito por lei. E, este ano, a situação vai voltar a repetir-se, como a própria DGAE — Direção Geral da Administração Escolar já assumiu junto dos diretores. Em causa estão os colégios com contratos simples e de desenvolvimento, nos quais a mensalidade é paga de acordo com os rendimentos do agregado, sendo o restante suportado pelo Estado».
Não é, no entanto, possível saber qual o número de famílias que ficaram sem receber este apoio, ao qual têm direito, uma vez que alguns colégios aconselharam os pais a reclamar junto do Governo, mas outras suportaram o diferencial.
De acordo com o que está estipulado, no início do ano, as escolas enviam para a tutela a lista de alunos que têm direito a receber ajuda financeira do Estado para pagar mensalidades, ajuda essa que deve ser calculada com base nos rendimentos das respetivas famílias. Estes contratos de apoio estão previstos na lei e no Estatuto do Ensino Particular e Cooperativo de nível não superior, sendo que o dinheiro chega alguns meses mais tarde, em duas ou três tranches, e, por norma, são as escolas que o entregam às famílias.
Acresce a esta situação de incumprimento, uma outra situação de manifesta injustiça. Segundo estimativas da Associação de Estabelecimentos de Ensino Particulares, o ensino particular e cooperativo tem «pelo menos 30 mil alunos que, caso frequentassem as escolas públicas, estariam integrados nos escalões A e B da ação social - os mais carenciados - mas que não têm direito sequer a comparticipação nos manuais que, a partir do próximo ano letivo, serão entregues sem custos a todos os estudantes da rede estatal».
Para o CDS-PP é incompreensível que que não se atribuam os apoios da ação social escolar a quem reúne as condições devidas, pela única razão de estar matriculado no ensino privado.
Por que os estabelecimentos de ensino particular e cooperativo são parte integrante da rede escolar portuguesa (artigo 55.º da Lei de Bases da Educação) e porque os alunos que os frequentam cidadãos com igual dignidade e iguais direitos aos dos alunos que frequentam estabelecimentos de ensino público, o CDS-PP deu entrada no Parlamento de um Projeto de Lei que visa alargar os apoios sócio-educativos concedidos a alunos das escolas públicas a alunos de todas as escolas, em idênticas condições.

Detido por posse de arma ilegal e de bastão extensível em Cacia

O Comando Territorial de Aveiro, através do Posto Territorial de Cacia, no dia 31 de Janeiro, deteve um homem, de 23 anos, por posse de arma ilegal, na localidade de Cacia.
Durante uma ação fiscalização rodoviária, os militares detetaram no interior de um veículo um bastão extensível, resultando na detenção do condutor. No seguimento das diligências, foi ainda detetado na posse do suspeito uma arma de fogo alterada, com 11 munições.
O detido foi presente ao Tribunal Judicial de Aveiro, tendo-lhe sido aplicada a medida de coação de termo de identidade e residência.

Um farol, um teste de organicidade e os “vestígios” de Deus na Criação

Farol
♦  Marcos Machado
Imagine-se o leitor navegando junto à costa da Califórnia e se deparando, próximo a Richmond, com o Farol East Brother, cuja história, longe da vida agitada das grandes cidades e o mar calmo, alguém lhe narrasse.
Edificada em 1873 para ajudar a navegação na Baía de São Francisco, a East Brother Light Stationes esteve a ponto de ser destruída. Mas em muito boa hora uma sociedade americana sem fins lucrativos a comprou, com autorização da Guarda Costeira. O que não se faz sem um senso de organicidade, de beleza, e de apreço pela história pátria.
Desde 1979 o Farol funciona como uma das mais conhecidas e destacadas pousadas e cafés da Califórnia, figurando no Registro de Lugares Históricos.
As entradas são utilizadas para manter o edifício e pagar as despesas do casal guardião. O estabelecimento está aberto quatro dias por semana, disponível para uso diurno e eventos especiais.
Farol
Localizada numa pequena ilha ao norte da ponte Richmond-São Rafael, a pousada abriu novas inscrições para substituir o atual casal guardião, que se aposenta em abril.

Um salário de 130 mil dólares anuais aguarda o novo casal guardião. Mas é preciso que pelo menos um dos cônjuges possua licença de operador de barco comercial da Guarda Costeira. Incumbências: servir o café da manhã, as refeições, oferecer serviço de transporte de barco aos hóspedes, além das demais tarefas, como cozinhar e arrumar os quartos. A culinária dever ser de boa qualidade.

O que preservar e o que inovar?

Uma vez esboçada a história do Farol East Brother, sua localização privilegiada e sua arquitetura — que inegavelmente atrai e encanta os viajantes —, fica a pergunta: por que se devem conservar monumentos, faróis, praças e lugares de nossa história?
A voragem da modernidade das primeiras décadas do século XX varreu de nossas cidades brasileiras as belas casas, as avenidas arborizadas, as praças, os chafarizes e os encantos de outrora.
Era a avassaladora onda americanista hollywoodiana, que fez o Ocidente se vergar diante da “modernidade”.

Vestígios de Deus

A chave do problema eu a encontrei no comentário do Prof. Plinio Corrêa de Oliveira que passo a resumir:
Seria legítimo ao homem, por exemplo, destruir o Corcovado a fim de fazer ali uma superestação de trens?
Quer dizer, uma primeira percepção, sem mais raciocínio, nos convence de que aquilo não deveria ser destruído, e que uma ordem profunda de coisas ficaria ferida, o que torna imoral aquela ação, por algum lado, se ela não tiver real justificação.
Pode parecer um tanto filosófico, mas o raciocínio é muito claro: a destruição estúpida de algo que existe, sobretudo se existe de um modo excelente, nos dá uma sensação contrária à ordem natural das coisas porque, em última análise, a ordem natural das coisas é a ordem natural do ser.
Afirma São Boaventura: “A Criação do mundo é como um livro no qual resplandece, manifesta-se e se lê a Trindade criadora em três graus de expressão, isto é, como vestígio, como imagem e como semelhança” (Sao Boaventura, Breviloquium, 2-12).
Farol
“Imagem e semelhança” aplicam-se somente aos homens, porque têm alma; “vestígios”, aos seres irracionais.
As obras nascidas das mãos do homem — como o farol East Brother — são, na expressão de Dante, “netas de Deus”.
Andou muito bem, portanto, a corporação norte-americana que adquiriu e preservou a East Brother Light Station. Como procedem bem os cariocas preservando o Pão de Açúcar, o Corcovado, o Outeiro da Glória, o Largo do Boticário etc. São “vestígios de Deus” e nada têm a ver com o erro do panteísmo segundo o qual tudo é Deus.
Saibamos lutar contra a falsa modernização que destrói as belezas naturais ou aquelas obras humanas que de algum modo espelham os “vestígios” do Criador.
Esse é o sentido da verdadeira preservação das belezas naturais, muito diverso de uma fanática ecologia que mal distingue a presença do belo ou do feio na natureza.
ABIM

____________