sábado, 8 de abril de 2023

COLUMBÓFILIA: Asas de Lemede venceu concurso de Torrefresneda e Nelson Rainho continua a liderar a classificação geral de concorrentes

 
Com a realização da solta de Torrefresneda, decorreu a terceira prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 28 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de velocidade, foi ganho Asas de Lemede, continuando a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, Nelson Rainho, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:
Prova – Torrefresneda - (Velocidade)
1º lugar – Nuno & Filho – 343 pontos; 2º - José Santos - 338; 3º - Gonçalo Paião - 338; 4º - José Rossa Ribeiro/B - 319; 5º - Lucas Santos - 328; 6º - Paulo Santos - 312; 7º - Humberto Carvalho – 319; 8º - Nelson Rainho - 305; 9º - Asas de Lemede - 303; 10º - António Santos - 298.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – Nelson Rainho – 998 pontos; 2º - Lusitano Espinhal & Irmão - 971; 3º - Nuno & Filho - 966; 4º - Asas de Lemede - 928; 5º - Humberto Carvalho - 917; 6º - Paulo Santos - 906; 7º - XRB & BEA – 872; 8º - José Rossa Ribeiro - 850; 9º - Gonçalo Paião - 844; 10º - Manuel Frade - 798; 11º - Jorge Monteiro - 791; 12º - Avelino Soares - 756; 13º - José Rossa Ribeiro/B - 717; 14º - Marco Ferreira - 664; 15º - Manuel Barreto - 660; 16º - Cesar Rainho - 624; 17º - António Santos - 620; 18º - Euclides Pimenta - 600; 19º - José Santos - 509; 20º - António Sargaço – 478; 21º - Matias & Vila Nova - 471; 22º - Cidálio Salvador – 447; 23º - Lucas Santos - 400; 24º Vitor Ferreira - 367; 25º - Fábio Cruz - 269; 26º - Manuel dos Santos - 268; 27º - Fernando Cruz – 216; 28º Carlos Pereira – 174; 28º - Avelino Soares /B – 139.



Marcelo e Lula vão entregar Prémio Camões a Chico Buarque a 24 de abril

A cerimónia acontece durante a visita oficial de Lula da Silva a Portugal e vai decorrer no Palácio Nacional de Queluz.
A cerimónia de entrega do Prémio Camões 2019 ao brasileiro Chico Buarque já tem data marcada. Vai acontecer no dia 24 de abril, num evento que vai contar com a presença dos Presidentes Marcelo e Lula da Silva, informou o Ministério da Cultura.
Integrada na visita oficial de Lula da Silva a Portugal, a cerimónia está marcada para as 16:00 de 24 de abril no Palácio Nacional de Queluz.
Recorde-se que esta cerimónia de entrega do Prémio Camões 2019 chegou a estar marcada para 25 de Abril de 2020, mas acabou por ser adiada devido à pandemia. Na altura, a data tinha sido escolhida especialmente pelo cantor brasileiro, que compôs a música "Tanto Mar" em homenagem à Revolução dos Cravos.
O valor total do Prémio Camões é de 100 mil euros, divididos entre Brasil e Portugal.
Para o júri do Prémio Camões, a maior distinção literária de língua portuguesa, a escolha de Chico Buarque deveu-se à sua “contribuição para a formação cultural de diferentes gerações”, e o “caráter multifacetado” do seu trabalho, da poesia, ao teatro e ao romance, estabelecendo-se como “referência fundamental da cultura do mundo contemporâneo”.
O Prémio Camões de literatura em língua portuguesa foi instituído por Portugal e pelo Brasil em 1988, com o objetivo de distinguir um autor “cuja obra contribua para a projeção e reconhecimento do património literário e cultural da língua comum”.

SIC Notícias
Imagem:TSF

Três mortos e um ferido grave em despiste de ligeiro em Lousada

De acordo com o site da Proteção Civil, no local estavam 32 operacionais, apoiados por 14 veículos.
O despiste de um veículo ligeiro no concelho de Lousada, distrito do Porto, provocou três mortos e um ferido grave, que foi transportado para o hospital.
Na sequência do acidente, o trânsito na nacional 106 encontrou-se cortado nos dois sentidos.
O alerta foi dado às 12h30, ao local do acidente deslocaram-se os Bombeiros Voluntários de Lousada e INEM.
De acordo com o site da Proteção Civil, no local estavam 32 operacionais, apoiados por 14 veículos.

RR

30 mil euros em comida e vinho para família. MP acusa ex-comandante da base de Maceda

Coronel, atualmente na reforma, foi acusado pelo Ministério Público de Aveiro de 19 crimes de recebimento indevido de vantagem, 14 crimes de abuso de poder, quatro crimes de peculato de uso e um crime de denegação de justiça e prevaricação.
Um ex-comandante da base aérea de Maceda é suspeito de ter gastado indevidamente mais de 30 mil euros com o fornecimento de refeições à sua mulher e filho, além da aquisição de géneros alimentícios e bebidas alcoólicas diferenciadas.
O coronel, atualmente na reforma, foi acusado pelo Ministério Público (MP) de Aveiro de 19 crimes de recebimento indevido de vantagem, 14 crimes de abuso de poder, quatro crimes de peculato de uso e um crime de denegação de justiça e prevaricação.
A acusação do MP, divulgada pela Procuradoria-Geral Regional do Porto a 20 de março e consultada hoje pela Lusa, refere que o ex-comandante, de 59 anos, terá obtido benefícios ilegítimos para si e para a sua família e recebido ou proporcionado vantagens indevidas a outros militares e trabalhadores civis da unidade, causando um prejuízo ao Estado de quase 200 mil euros.
O processo inclui ainda mais seis arguidos com vínculo à Força Aérea Portuguesa (militares de diversas patentes, incluindo oficiais e assistente operacionais) que estão acusados dos crimes de abuso de poder, peculato e recebimento indevido de vantagem.
A mulher do antigo comandante também está acusada no mesmo processo do crime de usurpação de funções.
Os factos criminosos remontam ao período entre outubro de 2018 e abril de 2021, quando o coronel desempenhou as funções de comandante do Aeródromo de Manobra n.º 1 (AM1) em Ovar, no distrito de Aveiro.
A acusação, datada de 13 de fevereiro, refere que o arguido autorizou e justificou indevidamente ajustamentos a inventários de balanço de géneros alimentares da messe do AM1, a que correspondeu um "desvio absoluto" de cerca de 120 mil euros.
Segundo a investigação, estes "desvios absolutos" resultaram de "práticas sistemáticas e generalizadas de aquisição desproporcional de bens e suportada com recurso ao esgotamento das dotações orçamentais nas rubricas correspondentes, com contraprestação desadequada e desproporcional à prossecução das atribuições do AM1".
A acusação refere que o antigo comandante não comia na messe, tendo dado indicações para que as suas refeições fossem transportadas diariamente para sua casa, assim como as da mulher e do filho, que não tinham direito a alimentação por conta da Força Aérea, o que se traduziu numa vantagem patrimonial indevida de cerca de 17 mil euros.
Durante o período em causa, o ex-comandante terá ainda recebido na sua casa géneros alimentares e artigos diferenciados, normalmente não consumidos na messe, incluindo vinho da marca "Papa Figos"e bebidas espirituosas, fruta diferenciada, como papaia e manga, bolos, chocolates, sumos, água com gás, queijos, manteiga, molhos, temperos e vegetais, num valor de quase 14 mil euros.
O oficial também terá solicitado e recebido leitões nas festas de Natal de 2019 e 2020 e na festa de aniversário de um dos seus filhos, tendo ainda proporcionado trabalho suplementar a trabalhadores civis da messe em atividades e festas pessoais, cujo custo foi suportado pelo AM1.
Os gastos indevidos e que foram suportados por aquela unidade militar da Força Aérea Portuguesa incluem ainda a colocação na casa de função, onde residia com a mulher e um filho, de novos trens de cozinha, cortinas e dois colchões, bem como o pagamento de despesas relativas a água, luz, telecomunicações e serviço de televisão.
Na lista de despesas aparecem ainda a reparação de móveis particulares do ex-comandante na carpintaria do AM1 e a revisão e manutenção das suas viaturas particulares nas oficinas do AM1, além de trabalhos de limpeza do jardim e de pintura da sua residência particular.
O antigo comandante terá ainda dado indicações para que ele e o respetivo agregado familiar usufruíssem indevidamente dos serviços de lavandaria do AM1 e para que uma passadeira elétrica e uma máquina de remo, que estavam afetas à utilização dos militares no ginásio, fossem desviadas e colocadas na sua casa de função.
O MP requereu que os arguidos sejam condenados a pagar ao Estado cerca de 238 mil euros, correspondente ao prejuízo total causado, tendo ainda ordenado a extração de uma certidão para remeter ao Tribunal de Contas para eventual apuramento de responsabilidade financeira.
Em resposta à Lusa a 20 de março, a Força Aérea esclareceu que os oficiais acusados neste processo não se encontram atualmente ao serviço ativo daquele ramo das forças armadas, acrescentando que apurados todos os factos, "agirá em conformidade com a lei, sem prejuízo da ação disciplinar que ao caso compete".

RR/Lusa

Pai e filho resgatados com vida no mar da Costa Nova

Duas pessoas, pai e filho, estiveram desaparecidas e estão a ser assistidas no areal da praia da Costa Nova.
O alerta foi dado pelas 15:51 eas buscas encontrava-se uma embarcação da Polícia Marítima.
Na quinta-feira três pessoas perderam a vida no mar, duas na praia do Meco (pai e filha), e outra na praia de Matosinhos (um rapaz de 17 anos).

“Mar de inverno” deve ser tratado como bandeira amarela
Federação Portuguesa de Nadadores Salvadores alerta para o risco elevado de afogamento nas praias nacionais.
Há agueiros, correntes fortes e fundões um pouco por toda a costa nesta altura do ano e, por isso, Carlos Ferreira, daquela entidade, aconselha a que o mar de inverno seja encarado como “mar de bandeira amarela”.
Uma forma mais fácil de explicar às pessoas é tratarem o mar de inverno como mar de bandeira amarela. Não podem entrar dentro de água, mas podem molhar-se. Quando virmos uma zona mais calma, temos que desconfiar porque possivelmente existe ali um agueiro. É traiçoeiro”, explicou à SIC Notícias.
Nos próximos dias pode parecer verão, com tempearturas a chegar aos 30 graus, mas o mar continua de inverno, forte e alterado. Os cuidados devem ser redobrados, até porque em caso de emergência o socorro levará tempo a chegar.

SIC Notícias

Preço dos combustíveis sobe na próxima semana

O Governo já confirmou que mantém o desconto nos combustíveis ate o dia 17 abril. Ainda assim, na próxima segunda-feira, há aumentos tanto no gasóleo como na gasolina.
A partir de segunda-feira, segundo fonte do setor, está previsto um aumento de um cêntimo por litro no gasóleo e de 1,5 cêntimos por litro na gasolina.
Estes aumentos acontecem numa altura em que o Governo já confirmou que vai manter as medidas fiscais de desconto nos combustíveis por mais duas semanas, até dia 17 de abril.
Estas medidas contemplam uma redução da carga fiscal igual à de março, equivalente a 34 cêntimos por litro de gasóleo e de gasolina.
A revisão dos valores das taxas do imposto sobre os produtos petrolíferos e energéticos (ISP) foi publicada na segunda-feira em portaria do Governo, produzindo efeitos até 17 de abril e refletindo a compensação por via de redução do ISP da receita adicional do IVA (equivalente a uma descida da taxa de 23% para 13%), decorrente de variações dos preços dos combustíveis, juntando-se à manutenção da suspensão da atualização da taxa de carbono.

SIC Notícias