domingo, 19 de maio de 2019

Pampilhosa da Serra | Walking Weekend’19 – 200 participantes caminharam e levaram Pampilhosa da Serra no coração



Chegou ao fim a 4ª edição do Walking Weekend, festival de caminhadas que decorreu de 17 a 19 de maio e que atraiu cerca de 200 participantes à Pampilhosa da Serra, o limite máximo estipulado pela organização de modo a conseguir proporcionar uma “experiência de excelência a todos”, conforme salientou Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no arranque da iniciativa.

Para trás ficaram 3 dias que para além de caminhadas envoltas de paisagens deslumbrantes, foram preenchidos com um conjunto de multiatividades, sempre com o desígnio de explorar o que de melhor tem o território.

Na noite do dia 17 os participantes foram recebidos no Villa Pampilhosa Hotel, e desde logo puderam degustar alguns dos melhores sabores tradicionais da região, através de uma experiência “finger food” preparada pelo chef Flávio Silva. De resto, a gastronomia típica serrana foi uma constante ao longo do Walking Weekend, assumindo-se também como um dos maiores atrativos e merecedora dos melhores elogios por parte dos participantes.

Com a manhã de sábado chegariam as primeiras caminhadas, sendo que os participantes puderam escolher uma de duas opções: percorrer o PR4 – Caminho do Xisto de Janeiro de Baixo, com cerca de 9,7km, ou o PR6 – Caminho do Xisto de Porto de Vacas, que se estende ao longo de 7km. A manhã culminaria com um almoço servido na Praia Fluvial de Janeiro de Baixo, local onde durante a tarde os participantes desfrutaram de um conjunto de atividades, tais como passeios de barca e canoa, um workshop de danças tradicionais e até mesmo um ‘showroom’ de materiais de pedestrianismo, dinamizado pela Decathlon, parceiro do evento pelo 3º ano consecutivo.

No domingo, a caminhada aquática “escorregue pela natureza”, principal novidade da edição anterior, voltou a surpreender os participantes que desta vez compareceram em maior número na atividade dirigida pela Epic Land, empresa de desportos de aventura que colabora com o Município de Pampilhosa da Serra na organização do festival. Assim, cerca de 70 aventureiros procuraram ultrapassar os obstáculos aquáticos de um setor do Rio Unhais com cerca de 2,5 km de distância. Por outro lado, o restante grupo enfrentou a caminhada temática “sobrevivência na rota do Rio Unhais”, na qual os guias especializados que os acompanharam, explicaram algumas técnicas de sobrevivência, tais como fazer fogo numa pedreneira, filtrar água do rio ou identificar plantas comestíveis. O festival de caminhadas terminaria com um animado “churrasco serrano” na Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra.

No ano em que atingiu o maior número de inscrições, o Walking Weekend voltou a surpreender os participantes e, como habitual, foi mais do que um festival de caminhadas. Foi convívio, gastronomia, natureza no seu estado puro, emoção, descobertas surpreendentes e boas surpresas.

Por agora, o festival despede-se com a ambição de regressar no próximo ano, na tentativa de continuar a cumprir o seu maior objetivo: fazer com que os participantes levem Pampilhosa da Serra no coração.


PRAIA DE MIRA: Ultimam-se os preparativos para o Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem

Resultado de imagem para PRAIA DE MIRA
Raul Almeida Presidente da Câmara Municipal de Mira e Francisco Reigota Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira visitaram o Parque de Campismo Municipal da Praia de Mira, local onde vai decorrer a 40º Edição do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem e onde se encontram a decorrer os últimos preparativos para esta Edição que se irá realizar de 20 a 25 de Maio.Fábio Teixeira, Coordenador Geral da Comissão Organizadora do Encontro Nacional de Estudantes de Enfermagem, um evento da Federação Nacional de Associações de Estudantes de Enfermagem, "garantiu que estão reunidas todas as condições para que esta edição seja um dos melhores ENEE de sempre dado a diversidade programática do evento, tais como concertos, workshops, iniciativas desportivas e culturais, contando com cerca de 2500 participantes". Referiu, ainda, que esta é uma edição especialmente importante por "várias novidades e inovações na estrutura e génese do evento, desde medidas ambientais a promoção de todo o tipo de cultura como música e espetáculos de comédia".
Já Francisco Reigota, mostrou o seu contentamento pelo regresso do evento à Praia de Mira, afirmando ser este, "indiscutivelmente um bom evento para a nossa promoção colectiva e temos todas as condições para que o 40° ENEE seja um grande sucesso para todos os intervenientes com o apoio da Junta de Freguesia da Praia". Adiantou, também, que "há uns meses entrei em contacto com o Coordenador Geral do ENEE e fiz-lhe uma primeira abordagem para tentar trazer novamente o evento para a Praia de Mira, verificando essa possibilidade. De seguida contatei os responsáveis pelo Município de Mira explicando-lhes a oportunidade e de imediato se tornaram parceiros para a captação deste grande encontro nacional. Passado este tempo fico extremamente contente de ver o evento a voltar à minha freguesia. Agora, ambicionamos que os próximos dias se tornem em momentos inesquecíveis e que jamais saiam da memória dos participantes". 
Raul Almeida reafirmou que este tipo de eventos "são sempre muito positivos para o Concelho" pois considera que "têm um grande impacto na nossa economia pelo elevado número de participantes, em especial na restauração e hotelaria, não esquecendo o arrendamento temporário de habitações" e assegurou que "os serviços municipais em parceria com a Junta de Freguesia da Praia e restantes entidades locais estão prontos para receber mais este mega evento".