domingo, 25 de novembro de 2018

Manhã de domingo: João Lourenço e a "ferida aberta" do 27 de Maio /premium

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Tabu durante décadas em Angola, o massacre foi trazido agora ao de cima perante o Presidente. Há quem fale em golpe de Estado, outros em purga. Certo é que milhares foram mortos, por ordem do MPLA.
O corpo do segundo trabalhador que seguia dentro de uma retroescavadora na altura da derrocada foi retirado da pedreira de Borba, confirmou a Proteção Civil. Tratar-se-á de João Xavier, de 58 anos.
Chefes de Governo demoraram menos de uma hora para aprovar acordo de saída do Reino Unido e uma declaração política sobre a relação futura com União Europeia. Parlamento britânico vota em dezembro.
O acordo do Brexit foi aprovado pelo Conselho Europeu. Agora, May tem de convencer os deputados britânicos. Este sábado, a primeira-ministra escreveu uma carta ao país.
O cantor lírico participou na produção de 1958 de "La Traviata", protagonizada por Maria Callas, então no auge da sua carreira. "Em palco, ela era a 'Traviata'", lembrava. Tinha 87 anos.
Ataque ao autocarro com pedras e gás deixou jogadores do Boca em dificuldades. Dois foram ao hospital. Final adiada para domingo. Vídeo mostra criança a "servir" para levar engenhos pirotécnicos.
Presidente americano anunciou no sábado que os migrantes requerentes de asilo permanecerão no México enquanto os seus pedidos estiverem a ser examinados no Estados Unidos da América.
Manuela Júdice lidera a comitiva portuguesa na Feira do Livro de Guadalajara. Em entrevista a Maria João Avillez, fala sobre a experiência, sobre os desafios e sobre como levou 40 autores ao México.
Sérgio Conceição venceu o Belenenses SAD e segue em frente na Taça, Rodrigo Conceição bisou e garantiu três pontos ao Benfica na Liga Revelação. O clã Conceição valeu vitórias a gregos e troianos.
Marcel Keizer estreou-se com uma goleada no comando técnico do Sporting frente ao Lusitano Vildemoinhos. Dost voltou a bisar (cinco golos nos últimos quatro jogos) e chegou a uma marca redonda.
Um ataque que se suspeita ter origem em radicais islâmicos matou 12 pessoas no norte de Moçambique. Entre vítimas há mulheres e crianças. Violência leva milhares a fugirem para a Tanzânia. 
Opinião

Rui Ramos
Em Portugal, a maior ameaça à democracia não vem de populismos, mas do desaparecimento da responsabilidade política, tal como vimos em Pedrogão, em Tancos e em Borba. 
Maria João Avillez
A primeira nota tem uma matriz estatal mas logo voou para o melhor que a cultura portuguesa tem graças a Manuela Júdice. A segunda lembra o fulgor criativo de um grande artista plástico, Jorge Martins
Helena Garrido
A estratégia do primeiro ministro dos últimos quase quatro anos não pode ser replicada por mais quatro. Para continuar no poder com sucesso António Costa precisa de ter uma maioria absoluta.
Paulo Tunhas
É difícil encontrar melhor exemplo da artificialidade e puerilidade do debate público em Portugal do que a querela sobre as touradas. E também um espectáculo de colossal exercício de hipocrisia.
José Manuel Fernandes
Uma estrada que não se entende como podia estar aberta. Uma família que morre porque tardou a conseguir pagar a electricidade. O país frágil, pobre, esquecido não desaparece com irritantes optimismos.
MAGG

Marta Cerqueira
Chama-se Regabofe Matinal e propõe festas de manhã cedo com direito a DJ e a um menu com cappuccinos, lattes e shots saudáveis. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário