quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Proença-a-Nova | Produtos locais e da época em destaque na 11ª Oficina do BioAromas e BioAromas liis


Os produtos locais e da época estiveram uma vez mais em destaque na 11ª Oficina do projeto Escola BioAromas, a que se juntou pela primeira vez o BioAromas liis – Laboratório de Integração e Inovação Social, evento que decorreu no Dia Internacional da Alimentação, a 16 de outubro, no Centro Ciência Viva da Floresta. Dedicado à temática das plantas aromáticas e medicinais (PAM) na alimentação sustentável e consciente, falou-se ainda do impacto da alimentação em determinadas doenças, em especial a diabetes, já que através dos alimentos que se consomem é possível controlar a glicemia, colesterol, triglicéridos e pressão arterial. Deve haver paralelamente uma redução da ingestão de gordura e sal e o aumento da ingestão de fibra.

O chef, nutricionista e colaborador do CitechCare do Instituto Politécnico de Leiria Rui Lopes –, que dinamizou a Oficina, reforçou a utilização das PAM na alimentação já que permitem reduzir o uso de sal sem prejuízo do sabor. Para esta oficina criou cinco sugestões em que se destaca a utilização de frutas e legumes locais e da época – como a salada de almeirão, o marmelo, o medronho ou os cogumelos -, de produtos com muita tradição no território – como as papas de carolo, o queijo de mistura ou o feijão frade -, ou ainda inovações – como o pão de medronho, da sua autoria. Em todas as propostas foram utilizadas plantas aromáticas e medicinais.

Rui Lopes deixou o desafio à organização destas oficinas para editar novo livro «BioAromas à Mesa», cuja primeira edição data já de 2016 e encontra-se esgotada. Estas oficinas surgiram da colaboração entre o Projeto Escola BioAromas, a Escola Pedro da Fonseca, o Centro Ciência Viva da Floresta, o chef Rui Lopes e a Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Castelo Branco, tendo agora abrangido de igual forma o BioAromas liis – Laboratório de Integração e Inovação Social que envolve jovens e adultos com necessidades especiais que também trabalham as PAM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário