quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Aveiro | Início dos trabalho complementares de qualificação da Rua do Sal / Estrada Dique


Tiveram início os trabalhos complementares na nova Rua do Sal / Estrada Dique, para correção de escorregamento do enrocamento num pequeno troço de 20 metros dos 1000 metros totais da estrada. O problema, provocado pela erosão lenta, contínua e não detetável do efeito das correntes de marés na zona de inflexão do canal da Ria, foi avaliado e estudado com profundidade técnica, tendo sido definido como solução o reforço da base do enrocamento e do leito do canal para quebrar o efeito erosivo provocado pelas correntes de maré vazante.

Para realização desta correção, o troço em obra estará vedado à circulação pedonal e ciclável durante dois meses, sendo que os transeuntes poderão realizar um percurso alternativo, utilizando o Ecomuseu da Marinha da Troncalhada.

Com um investimento de 1.855.000€ da Câmara Municipal de Aveiro executado pela empresa Ângulo Recto – Construções, Lda., a renovada Estrada Dique permite a todos os Cidadãos e Visitantes do Município e da Cidade de Aveiro usufruírem de um espaço de contemplação da biodiversidade e de uma paisagem única sobre a Ria de Aveiro, muito propício a caminhadas e passeios de bicicleta. Esta nova frente-Ria pode também ser utilizada à noite, com segurança, dada a existência de iluminação pública que esteticamente também valoriza muito esta área.

A nova Rua do Sal / Estrada Dique liga a Marinha da Troncalhada à zona das instalações do Clube Naval de Aveiro e do Sporting Clube de Aveiro, próximo do Centro Municipal de Interpretação Ambiental (CMIA) e é também um contributo fundamental para a estabilização do ecossistema e preservação das marinhas existentes naquela zona, com um sistema de enrocamento para estabilização da margem do canal da Ria de Aveiro, acompanhado de um sistema hidráulico de drenagem das águas das marinhas, assim como uma faixa para circuito pedonal (do lado do Canal da Ria), uma rodovia de sentido único (norte -» sul) e com uso misto para bicicletas e velocidade limitada a 30 km/h, e uma linha de iluminação pública por pimenteiros / pilaretes com luminária.

Na zona próxima à Eclusa do Canal das Pirâmides foi instalado um Cais de acostagem para embarcações e uma ampla zona de estar com um longo banco de madeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário