quarta-feira, 20 de outubro de 2021

Presidente de Câmara quer colocar Pombal no mapa e projetar o concelho em termos nacionais

 O Presidente da Câmara Municipal de Pombal, Pedro Pimpão, quer “colocar Pombal no mapa pela positiva e projetar o Concelho em termos nacionais, nos diversos indicadores”. No seu discurso de tomada de posse, que se realizou no passado domingo, 17 de outubro, o autarca garantiu que irá “liderar uma nova ambição, com base na definição de uma agenda de desenvolvimento para a próxima década”.

Uma agenda assente em três pilares: “tornar Pombal cada vez mais verde e sustentável; mais digital e inovador; e mais atrativo ao investimento económico e à fixação de pessoas”.

“Queremos mais empresas, mais emprego, mais habitação, mais espaços verdes, para que os Pombalenses que aqui vivem tenham melhor qualidade de vida”, referiu, vincando que “só assim podemos alcançar a nossa prioridade: fixar as novas gerações”.

Pedro Pimpão quer “uma Câmara de portas abertas a todos os Pombalenses, às suas sugestões, propostas e iniciativas”. Uma Câmara Municipal que seja um fator agregador e um farol de esperança para todos os cidadãos”, adianta.

Daí que um dos compromissos da nova equipa autárquica é “envolver os cidadãos na construção desta nova ambição para Pombal, assente num modelo colaborativo de gestão autárquica onde as pessoas contem e participam”.

No seu discurso, o Presidente da Câmara Municipal de Pombal enumerou um conjunto de compromissos que pretende implementar, abrangendo várias áreas como a transição digital, os espaços verdes, a habitação, a educação, com destaque para o desenvolvimento económico, onde “Pombal tem que se assumir como o motor económico da região”.

Mas também nas áreas da intervenção social, do desporto, da saúde e do bem-estar, no turismo, no ambiente e na transição climática, entre outras.

Por outro lado, Pedro Pimpão considera que “Pombal tem que ter uma voz ativa e assumir um papel liderante na região”. Quer no âmbito na sub-região Sicó, quer também no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria, onde Pombal quer estar “na linha da frente na defesa do reforço do investimento público e privado” na região, nomeadamente, na defesa de quatro pontos estratégicos:

A defesa de investimentos nas infraestruturas, na mobilidade: requalificação urgente do IC2, do IC8, EN109. Na defesa da ligação do IC2 à A1. Na requalificação da linha ferroviária do Oeste e na valorização da Linha do Norte.

Nos incentivos à transição energética e à descarbonização, que ajudem a atingir a meta da neutralidade carbónica em 2050.

Na promoção dos cuidados de saúde tão importantes para a nossa população, tanto ao nível da defesa do reforço de meios do Centro Hospitalar de Leiria e do nosso Hospital Distrital de Pombal, como também no fortalecimento da rede de cuidados de saúde primários.

No apoio à internacionalização das empresas, e na captação de investimento externo, aprofundando parcerias com o IAPMEI, AICEP e com o corpo diplomático.

Durante o seu discurso, o autarca aproveitou para enaltecer a eleição de Paulo Mota Pinto como Presidente da Assembleia Municipal de Pombal, designadamente por duas razões: “elevação do debate político e dignificação dos órgãos autárquicos; e pelo contributo para a afirmação de Pombal no contexto regional e nacional”.

“A verdade é que se queremos aproximar as pessoas dos seus representantes, temos que saber dar o exemplo”, disse, realçando que “temos que saber elevar o debate político e dignificar os órgãos autárquicos, pelo que a nossa motivação é só uma: trabalhar pela positiva e ter uma atitude construtiva, centrando a nossa ação nas ideias e não nos seus protagonistas”.

Referiu-se, igualmente, aos presidentes de Junta e autarcas eleitos em cada uma das 13 freguesias, deixando-lhes uma “mensagem de motivação e estímulo”, pois “serão os nossos principais aliados em cada uma das nossas freguesias”.

Imagem: Jornal de Leiria

Nenhum comentário:

Postar um comentário