quarta-feira, 11 de maio de 2022

Évora acolhe reunião do Conselho de Administração da OCPM e Jovens Embaixadores

Uma reunião do Conselho de Administração da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) decorre nos dias 12 e 13 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Évora.

A reunião servirá para preparar o Congresso Mundial da OCPM que decorre no Québec (Canadá), no próximo mês de setembro, com o tema “Melhorar a Qualidade de Vida nas Cidades Património Mundial”. A Câmara Municipal de Évora propôs-se acolher esta reunião durante o último congresso mundial da OCPM, que decorreu em Cracóvia em 2019, sendo esta a primeira reunião presencial pós-covid da Organização. 

Refira-se que a Organização das Cidades Património Mundial (OCPM) foi oficialmente fundada a 8 de setembro de 1993 em Fez (Marrocos) e é composta por mais de 300 cidades de todos os continentes que têm no seu território um sítio inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO, abrangendo uma população total de mais de 164 milhões de pessoas. Évora foi cidade fundadora da Organização e eleita como vice-presidente do Conselho de Administração. Tem participação ativa de funcionários municipais, eleitos e gestores do património. 

Participam nesta reunião os mais altos responsáveis da Secretaria-geral e da Presidência da OCPM, oriundos do Canadá (Québec) e da Polónia (Cracóvia), assim como representantes da Coreia do Sul (Gyeongju), Bélgica (Bruges), Luxemburgo, Perú (Cusco), EUA (Filadélfia) e China (Suzhou). 

Destaca-se que a sessão de boas-vindas aos participantes dos dois eventos terá lugar no Salão Nobre do Teatro Garcia de Resende, no dia 11 de maio, pelas 18 horas. Seguir-se-á uma breve visita à sala principal do teatro, após a qual terá lugar uma atuação pelo Grupo Académico Seistetos no átrio do edifício. 

A abertura do III Encontro de Jovens Embaixadores é no dia 11 de maio, a partir das 10.30 horas, na Sala dos Leões. Conta com a participação do Vereador Alexandre Varela. Terá também lugar a apresentação de uma comunicação sobre a Capital Europeia da Cultura pela Equipa de Missão Évora 2027 e o Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude, Miguel Rasquinho, fará uma apresentação sobre o Ano Europeu da Juventude. Pelas 9:30 horas, haverá um bootcamp, na Praça do Sertório, dinamizado por Manuel Marchante, da Associação Juvenil 100% ADN e membro do Conselho Municipal da Juventude de Évora. 

3º Encontro de Jovens Embaixadores da OCPM 
O 3º Encontro de Jovens Embaixadores da OCPM está agendado para os dias 11, 12 e 13 de maio, na Sala dos Leões (Paços do Concelho de Évora). 

Este encontro é organizado pela Secretaria Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo da OCPM em colaboração com a Câmara Municipal de Évora. Tratam-se de reuniões que decorrem bianualmente antecedendo o Congresso Mundial da OCPM que este ano se realiza no Québec. 

O tema do Congresso Mundial, “Melhorar a Qualidade de Vida nas Cidades Património Mundial”, será também o mesmo do encontro dos jovens, do qual sairá um conjunto de sugestões e recomendações que serão apresentadas durante o congresso. 

Os encontros anteriores decorreram em Aranjuez e Ibiza (Espanha) nos quais Évora também esteve representada. 

Neste III Encontro, Évora estará representada pelo jovem embaixador Telmo Gil Marques, de 21 anos de idade, a frequentar o 2º ano do curso de Relações Internacionais da Universidade de Évora. O jovem estará acompanhado por Miguel Pedro, Chefe de Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Évora.

 Para além da presença do Secretário Regional da OCPM, Rafael Perez de la Concha Camacho e de María del Pozo, Directora da Fundación Aranjuez Paisaje Cultural, responsável pelo projeto “Jovens Embaixadores”, o encontro conta com participantes, jovens e técnicos, das cidades de Córdoba (Espanha), Bordéus (França), Rhodes (Grécia), Viena (Áustria) e das cidades portuguesas de Évora, Elvas e Porto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário