quarta-feira, 11 de maio de 2022

Projecto Comunitário Intermunicipal “A Festa” apresenta-se em Castelo de Paiva. No próximo Sábado, no Largo do Conde

No final da tarde do próximo Sábado, dia 14 de Maio, a iniciativa cultural “ A Festa “ apresenta-se em Castelo de Paiva, pelas mãos de Filipa Francisco, que coordena uma equipa criativa que envolveu a participação activa de representantes de grupos folclóricos da região do Douro, Tâmega e Sousa. Neste mês de Maio, o projecto “ A Festa “ chega à fase de apresentações públicas, desafiando as fronteiras entre a tradição e o contemporâneo, valorizando o património imaterial e vislumbrando o futuro.

A partir do trabalho comunitário com músicos e bailarinos de grupos folclóricos, Filipa Francisco dirige e apresenta com os participantes A Festa, um projecto artístico que fomenta, valoriza e promove as manifestações artísticas locais e os seus diálogos com a dança contemporânea.
Trabalha-se a partir da investigação das danças tradicionais e das suas histórias, através de um processo de improvisação e de composição. A experiência de partilha do processo criativo proporciona um conjunto de saberes e práticas relevantes para um maior conhecimento do local e do ser um indivíduo membro da comunidade global mais consciente e mais participativo.
Para além da Rota do Românico, este projecto de parceria integra também a Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa, a Associação de Municípios do Baixo Tâmega e os Municípios de Cabeceiras de Basto e Mondim de Basto e o Inventa prevê uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.
Todos os espectáculos são de entrada livre, decorrendo sem reserva prévia de lugares, sendo um projecto de envolvimento à escala regional, com três apresentações, sendo o primeiro já no próximo Sábado, 14 Maio, pelas 18h, no espaço do Largo do Conde, bem no centro da urbe paivense, contando com a participação do Rancho Folclórico de S. Martinho.

Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário