quarta-feira, 28 de junho de 2017

PSP não garantiu prontidão da única estação móvel do SIRESP disponível no país

Resultado de imagem para PSP não garantiu prontidão da única estação móvel do SIRESP disponível no país
Secretaria-Geral do Ministério da Administração ataca atuação da PSP e da Proteção Civil.
Num dia de calor extremo, com avisos laranjas e vermelhos por todo o país, quando começou o grande incêndio que matou 64 pessoas a 17 de junho em Pedrógão Grande, não estava disponível no país nenhuma das duas "estações base móveis", numa carrinha, que servem para reforçar o SIRESP (Sistema Integrado das Redes de Emergência e Segurança de Portugal) em caso de qualquer falha.
A culpa foi de uma avaria numa das viaturas durante a visita do Papa a 13 de maio que ainda não estava solucionada a 17 de junho, mas também da PSP que enviou a segunda e única carrinha na altura disponível antecipadamente para a revisão sem garantir que esta estava pronta em caso de emergência.
As conclusões anteriores tiram-se da leitura do relatório da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI) agora divulgado pelo governo.
O documento lido pela TSF explica que a estação móvel confiada à GNR estava parada pela quebra de uma peça na operação Fátima-2017 que continuava para reparação em Espanha desde início do mês de junho.
A outra estação móvel estava confiada à PSP, mas por alguma razão não explicada já tinha sido enviada antecipadamente para uma revisão marcada para dois dias depois, a 19 de junho.
A Secretaria-Geral do MAI, que gere as unidades móveis, explica que não estava informada do envio para a oficina, ainda por cima "sem ter sido salvaguardada pela PSP a possibilidade da viatura poder ser mobilizada logo que necessário".

O relatório sublinha que essa "prontidão" é obrigação das forças de segurança que operam as unidades móveis do SIRESP.
Na "fita do tempo" disponibilizada percebe-se que numa primeira fase a PSP começou por dizer que a viatura não estava disponível e que só perto da meia-noite é que foi a própria Secretaria-Geral a conseguir contactar o responsável da oficina que a libertou em poucos minutos.
Mortes podiam ou não ser evitadas?
Além das críticas à PSP, o documento da Secretaria-Geral do MAI também ataca a Autoridade Nacional de Proteção Civil que deveria ter solicitado "em tempo útil" uma estação móvel quando verificou que "a situação estava a tornar-se excecional" no incêndio de Pedrógão Grande, mesmo antes das falhas que aconteceram no SIRESP.
O relatório agora conhecido não é contudo claro a dizer se sem as falhas da Proteção Civil e da PSP seria possível salvar as vítimas mortais deste fogo.
Voltando à "fita do tempo", o relatório mostra que os problemas no SIRESP terão começado às 19h38 e que mesmo que as estações móveis fossem chamadas nesse momento (só o foram às 21h15) iriam demorar 4 horas a chegar à zona onde faziam falta, com o relatório da Proteção Civil a indicar que as mortes "terão ocorrido até às 22h30".
Para que as unidades móveis tivessem chegado ao local antes de o fogo fazer vítimas teria sido preciso que a Proteção Civil tivesse alertado muito antes para o caráter excecional do fogo e que a PSP tivesse logo disponível a carrinha que estava na oficina e só chegou a Pedrógão Grande às 6h26 de 18 de junho.

Fonte: TSF
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário