quarta-feira, 28 de junho de 2017

Fase de votação do Orçamento Participativo 2017 termina a 30 de junho



Os dois projetos escolhidos pelos Munícipes no âmbito do processo Albergaria Participa 2016 – Orçamento Participativo estão em fase de conclusão. O canil e gatil de S. Marcos e o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, em Angeja, estão em fase de conclusão, numa altura em que chega ao fim, na sexta-feira, dia 30 de junho, a fase de votação do Orçamento Participativo 2017.

 O canil e gatil, na Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior, é uma das escolhas vencedoras de todos aqueles que participaram no Orçamento Participativo 2016. É um equipamento para todo o Concelho que permite recolher, em melhores condições, os cães e gatos errantes. O albergue de animais ocupa uma área de 385 metros quadrados e é composto por 26 celas. Cada cela tem cerca de dez metros quadrados, com um espaço de recinto fechado e outro ao ar livre. O edifício contempla ainda um depósito de rações e um pequeno espaço de arrumos.

O projeto beneficiou ainda da cedência de um terreno por parte do Munícipe Serafim Dias dos Santos. O albergue de animais errantes, conforme o nome da proposta apresentada, resulta de um investimento de 35 mil euros, de acordo com o limite imposto pelo Orçamento Participativo.

  Também em fase de conclusão encontra-se o arranjo urbanístico do cruzamento da Rua da Cruz com a EN-16, uma das principais entradas do Concelho e da Freguesia de Angeja. O projeto surgiu na Assembleia Participativa que teve lugar na Junta de Freguesia, na fase de apresentação do Orçamento Participativo 2016.

A intervenção inclui a redefinição do desenho urbano da inserção da EN-16 com a Rua da Cruz, no lado Sul, criando um melhor ângulo de acesso automóvel, beneficiando a circulação envolvente. Foram colocados passeios junto à via e está a ser criada uma área de estacionamento. O local beneficiará também de um pequeno parque de lazer onde serão plantadas diversas espécies arbóreas. A obra foi adjudicada por cerca de 35 mil euros.

  O albergue de animais errantes e o arranjo urbanístico do cruzamento da EN-16 são duas das três propostas vencedoras do Orçamento Participativo de 2016. Inaugurado em março deste ano, o arranjo urbanístico da Avenida da N.ª S.ª do Socorro veio beneficiar os acessos à capela e ao monte e também a romaria anual que se realiza no terceiro domingo de agosto. Foi também uma proposta surgida na Assembleia Participativa que teve lugar na Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

No Orçamento Participativo 2017, cuja fase de votação termina no dia 30 de junho, estão 20 propostas a concurso, com projetos muito distintos, abrangendo todo o território concelhio. Para proceder à votação é necessário o registo na plataforma digital op.cm-albergaria.pt e distribuir os três votos que cada inscrição tem direito. Embora destinado aos Munícipes, o Orçamento Participativo privilegia a participação universal, estando a votação aberta a residentes, emigrantes, visitantes, estudantes, investidores, representantes da sociedade civil e todos os amigos de Albergaria-a-Velha. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário