terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Zona Norte | Actividade do Projecto MICAS realizada em S. Martinho


IPSS DE CASTELO DE PAIVA JUNTARAM-SE PARA CANTAR AS JANEIRAS
Vereador da Cultura realçou dinâmica das instituições

Como tem acontecido nos últimos anos, no final da passada semana, foi tempo dos mais Idosos sinalizados nas IPSS, cumprirem a tradição e juntar-se no âmbito do Projecto MICAS, com o Centro Social e Cívico “ Viver S. Martinho “, a promover uma interessante actividade orientada para o “ Cantar das Janeiras “, que decorreu no salão paroquial da Igreja de S. Martinho, cabendo a cada instituição a apresentação de dois temas alusivos a esta secular tradição.

Marcaram presença nesta actividade, para além do presidente da instituição local, Agostinho Monteiro, o Vereador da Acção Social, José Manuel Carvalho, e o Reverendo Padre Fernando Sérgio, assim como outros dirigentes das IPSS presentes.

Enquanto o dirigente local se congratulou pela oportunidade do Centro Cívico Viver S. Martinho poder voltar a acolher esta iniciativa, a primeira do ano integrada na acção do projecto Micas, o autarca paivense evidenciou a sua satisfação pelo facto das IPSS do concelho continuarem a ajudar a manter esta bonita tradição, contextualizada num acto de partilha e de afectos, em ambiente de amizade e de saudável convivialidade, deixando uma mensagem de felicitação e palavras de incentivo e de exaltação da esperança em melhores dias, desejando a todos um ano novo próspero e cheio de boa saúde.
José Manuel Carvalho fez questão de, uma vez mais, realçar a dinâmica que as IPSS do concelho já apresentam, evidenciada nas mais diversas valências, referindo que, a recente visita protagonizada no final do ano, serviu para aquilatar a grandeza do trabalho destas instituições junto da comunidade paivense, uma realidade também partilhada e enaltecida nas declarações de Agostinho Monteiro, do Centro Cívico Viver S. Martinho, que felicitou as instituições pelo trabalho exemplar que protagonizam, assim como a disponibilidade em participar nesta primeira actividade do novo ano, no âmbito do Projecto Micas.

Para além da IPSS anfitriã, participaram nesta iniciativa, o Centro Social de S. Maria de Sardoura, o Centro Social de Real, o Centro Social do Couto Mineiro do Pejão e a Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva, assim como as crianças do Jardim Infantil da Vista Alegre, de S. Martinho, a evidenciar um verdadeiro encontro de gerações.

Para além dos cânticos apresentados pelas IPSS, o programa apresentado contemplou ainda, a entrega de certificados de participação com a participação dos responsáveis municipais e ainda, um lanche convívio oferecido pela instituição organizadora.

 Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário