sexta-feira, 25 de junho de 2021

Figueiró dos Vinhos | Dia do Concelho celebrado com lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta

O 24 de junho deste ano ficou marcado não só pela inauguração da obra de "Beneficiação do Edifício dos Paços do Concelho”, mas também pela cerimónia de lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta.

Os dois simbólicos atos, bem como a Sessão Solene da Assembleia Municipal do Dia do Concelho, contaram com a presença de Sua Excelência a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, entre outras entidades.

O dia dos figueiroenses iniciou-se, pelas 10h00, com o tradicional Hastear da Bandeira, sendo prosseguido, durante a tarde, pela habitual Sessão da Assembleia Municipal, onde a Ministra Ana Mendes Godinho foi convidada a assinar o Livro de Honra de Figueiró dos Vinhos.

Nas sentidas palavras que proferiu nesta sessão, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, felicitou o concelho, o Município e o Presidente da Câmara, Jorge Abreu, pela resiliência, a união e vontade de construir o futuro, algo que verificou desde a situação de 2017 até ao ano pandémico em que nos encontramos, afirmando mesmo que se sentia no concelho, “representando dois momentos simbólicos exemplares do que é, do que representa também Figueiró dos Vinhos na minha vida. Desde logo porque me faz, permanentemente, lembrar que não há impossíveis. E quando, em 2018, aqui viemos, exatamente pouco depois de terem acontecido os incêndios, num momento muito difícil, num território que estava a atravessar muitas dificuldades, Figueiró conseguiu mostrar, que estava a olhar em frente, que estava a olhar para o futuro, construindo aqui uma grande oportunidade, transformando um momento difícil numa oportunidade de construir uma âncora de desenvolvimento de território e abrindo o mapa de Portugal, colocando Figueiró no topo do mapa com uma atração, construindo aquilo que parecia ser impossível: transformar um território, que tradicionalmente as pessoas não associavam a um território turístico, colocá-lo precisamente nas prioridades, e sendo, hoje, aliás, uma das principais atrações, quando se faz qualquer busca à procura de turismo de natureza aparece com um enorme destaque. E portanto, com esta capacidade de reinvenção e de transformar momentos difíceis em momentos de renovação e de reconstrução, Sr. Presidente tenho que lhe agradecer por isto, por ser uma permanente inspiração de transformar dificuldades em grandes momentos de oportunidades. E portanto, este é também um momento de vir aqui buscar inspiração, oxigénio, e buscar esta grande capacidade de resistência. E é também, por isto, que é simbólico Figueiró dos Vinhos, para mim. Porque foi também um município que, ao longo deste ano, mostrou, exatamente, o que é a grande capacidade e a grande virtualidade de termos um poder local forte, com uma capacidade de reação próxima nos territórios, para quem precisa, onde precisa, no momento em que precisa.”

Ao finalizar o seu discurso congratulou, igualmente, o Município por persistir no contínuo trabalho em fixar e atrair os jovens, quer conterrâneos, quer de outros locais do país. Uma aposta que partilha, afirmando que “tem de ser a nossa aposta total: na atração de trabalhadores e de jovens para o interior. Os territórios que apostarem nas qualificações, na formação e nos trabalhadores são os territórios que têm futuro. E portanto, acho que o momento que, hoje, aqui vamos viver é exatamente essa construção do futuro. Estamos aqui a construir futuro, garantindo que estamos também a criar condições para fazer a diferença nas qualificações… um fator crítico para, por um lado, permitir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, por outro lado, combater a pobreza: quanto mais nós tivermos pessoas qualificadas, mais estamos a conseguir aumentar o seu valor no mercado de trabalho, as suas condições, a sua competitividade, e a competitividade, também, dos territórios e do país”.

As comemorações deste 24 de junho concluíram-se com o Descerramento da Placa alusiva à obra de “Beneficiação do Edifício dos Paços do Concelho” e com o tão aguardado lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário