quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Saúde Poucas dádivas de sangue e aumento da necessidade geram apelo aos dadores


O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) alertou, esta quarta-feira, que "Portugal está com níveis baixos de reservas de sangue" e a tendência tem vindo a agravar-se, com uma queda de 5% nas colheitas. "Não só há uma redução das unidades colhidas, em relação ao período homólogo de 2019, como o consumo de componentes sanguíneos tem vindo a aumentar, devido à recuperação da atividade assistencial não urgente nos hospitais", refere em comunicado.

O alerta do IPST  sublinha que as reservas nacionais de sangue estão com níveis críticos dos tipos O+ e A+. "A pandemia não deve ser motivo de medo. Estamos preparados para receber todos os que nos queiram ajudar", referiu ontem, em comunicado.

De acordo com o IPST, "é imprescindível continuar a tratar todos os doentes e para isso é necessário reforçar as reservas de sangue". Ao longo deste ano, as reservas de sangue têm mantido, segundo o IPST, níveis que permitiram dar resposta às necessidades dos hospitais. Apesar da redução de 5% nas colheitas, "houve também abrandamento das atividades hospitalares, o que levou a que se mantivesse algum equilíbrio entre as colheitas e os consumos". Mas a retoma das cirurgias e da atividade hospitalar fez aumentar o consumo e a necessidade de dádivas.

Para ser dador de sangue, basta ter entre 18 e 65 anos, pesar 50 quilogramas ou mais e ter hábitos de vida saudável. A dádiva, que consiste na colheita de cerca de 450 ml de sangue, não demora mais de 30 minutos e não obriga à testagem à covid-19.

"Dar sangue é um gesto solidário ímpar e que não tem contraindicações para um adulto saudável, sendo que nos locais de colheita foram reforçadas todas as medidas para que este ato se efetue com segurança", conclui o IPST. No site do IPST estão disponíveis locais e sessões de colheita.

Foto: Orlando Almeida / Global Imagens
Fonte:https://www.jn.pt/nacional/poucas-dadivas-de-sangue-e-aumento-da-necessidade-geram-apelo-aos-dadores-12973019.html 




Nenhum comentário:

Postar um comentário