quinta-feira, 29 de outubro de 2020

Antologia reúne os mais belos contos da tradição oral portuguesa


Viajaram de boca em boca, de geração em geração, foram imortalizados na escrita nos séculos XIX e XX e agora chegam a si nesta antologia de Contos Tradicionais Portugueses. Uma edição Guerra e Paz, com o apoio do grupo Cofina, que reúne 55 contos fixados por autores como Adolfo Coelho e Teófilo Braga. Do Ladrão da mão cortada à Menina Fina, do Menino sem olhos à Esmola do Diabo, recupere o melhor da literatura popular neste livro para toda a família. Contos Tradicionais Portugueses chega às bancas e livrarias a partir do dia 3 de Novembro.

A literatura de tradição oral tem vital importância na redescoberta das nossas tradições, da nossa identidade e da força da cultura popular. Ciente da importância destes «velhos contos para os novos tempos», a equipa editorial da Guerra e Paz apresenta aos leitores: Contos Tradicionais Portugueses. Esta antologia reúne meia centena de contos, escolhidos entre as obras de cinco grandes compiladores: Teófilo Braga, José Leite de Vasconcelos, Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório e Consiglieri Pedroso.

A obra apresenta histórias concisas e densas, nas quais a acção é simples e predominam diferentes elementos: o sobrenatural, em textos como A bicha de sete cabeças, o sentimento, em Filho és, pai serás, a jocosidade em A enfiada de petas e até mesmo o religioso Sermão na aldeia. Há até contos nos quais os animais ganham características humanas e falam, como são exemplo a História da carochinha ou a d’Os quatro bichos.

Tudo cabe nestes Contos Tradicionais Portugueses, uma obra de divulgação da cultura popular portuguesa, que vai querer partilhar com familiares e amigos num serão à lareira ou nas redes sociais. Perpetue a tradição oral e não se esqueça de seguir o ditado: sempre que contar um conto, acrescente um ponto.

Contos Tradicionais Portugueses estará disponível nas livrarias e bancas a partir do próximo dia 3 de Novembro. O 20.º título da colecção Livros CMTV, resultante da parceria entre a Guerra e Paz e o Grupo Cofina, estará ainda disponível no site oficial da editora.

Contos Tradicionais Portugueses
Adolfo Coelho, Ana de Castro Osório, Consiglieri Pedroso,
José Leite de Vasconcelos e Teófilo Braga
Colecção Livros CMTV – Guerra e Paz Editores
Ficção / Contos
192 páginas · 15x23 · 12,00€
Nas livrarias a 3 de Novembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário