sexta-feira, 13 de janeiro de 2017

360º - Polémica da TSU: "House of Cards" ou novela mexicana?

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
...os dois argelinos que tinham fugido ontem do aeroporto de Lisboa foram apanhados na Gare do Oriente durante a madrugada.

O Tribunal de Instrução Criminal decidiu colocar em prisão domiciliária Paulo Lalanda e Castro, ex-líder da Octapharma em Portugal e arguido no processo "O Negativo". Em causa está o perigo de perturbação do inquérito.

Marine Le Pen foi ontem fotografada na Trump Tower. Dúvida: estava lá a fazer o quê? O porta-voz de Donald Trump garantiu que não ia existir qualquer encontro entre os dois e que o edifício é público. Ou seja: a candidata da extrema-direita às presidenciais francesas pode simplesmente ter tido vontade de beber um café.

Ontem à noite, os sete candidatos presidenciais da esquerda francesa estiveram frente a frente no primeiro debate das primárias. Falou-se de terrorismo e de desemprego. Veja aqui um resumo do que aconteceu.

Os Estados Unidos vão deixar de oferecer direito de residência aos cubanos que entrem no país ilegalmente. Eles passarão a ser deportados, como acontece com qualquer outro imigrante ilegal. Esta situação de privilégio tinha sido decretada por Bill Clinton nos anos 90 e a sua revogação é mais uma medida de Obama que pretende aproximar os EUA de Cuba.


Informação relevante
A polémica da TSU explodiu e o acordo de concertação social implodiu - ou quase. Veja todos os episódios deste "House of Cards" em versão novela mexicana:

O Parlamento discutiu ontem a eventual nacionalização do Novo Banco e, no mesmo dia, a DBRS (que é a única agência que mantém o rating de Portugal acima de "lixo") alertou que, a avançar, isso provocaria a deterioração do rating da nossa dívida pública.

Teixeira dos Santos, ex-ministro das Finanças de José Sócrates, foi ontem ouvido no Parlamento sobre a Caixa Geral de Depósitos. E disse o seguinte:
  • "O primeiro ministro — José Sócrates — nunca me pressionou no sentido de fazer qualquer mudança ou nomear alguém para a administração da Caixa";
  • O facto de o seu antecessor, Campos e Cunha, ter dito que Sócrates o pressionara para escolher exactamente as mesmas duas pessoas (Carlos Santos Ferreira e Armando Vara) que acabariam na CGD terá sido uma coincidência;
  • Sobre Vara: “Foi uma escolha minha. Era uma pessoa conhecida e cumpria o critério de ser alguém com carreira na Caixa. Foi meu colega no governo de Guterres que eu conhecia o que me dava algum conforto”.
Atenção: acaba hoje o prazo para aqueles que aderiram ao Programa Especial de Redução do Endividamento ao Estado (PERES) pagarem as dívidas à Segurança Social.

A reunião de ontem entre os governos português e espanhol sobre Almaraz não correu bem - e Portugal já anunciou que na segunda-feira vai recorrer à União Europeia. Mas, afinal, esta central nuclear junto à nossa fronteira é mesmo uma bomba-relógio? Quais são exactamente os planos dos espanhóis? O que aconteceria se houvesse fuga de material radiativo? A Marta Leite Ferreira foi procurar as respostas num Explicador essencial.

O general Faria Menezes, comandante das Forças Terrestres, garantiu ao Ministério Público ter dado ordens aos militares do curso de Comandos para pararem a chamada Prova Zero depois da morte de Hugo Abreu. Mas os exercícios continuaram. A notícia foi avançada pelo Expresso e pelo Público.

Ontem, na abertura do Congresso dos Jornalistas, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que "a precariedade enfraquece a profissão" e que "sem jornalismo estável, forte e independente não há democracia sólida e de qualidade em Portugal ou em qualquer sociedade livre". O primeiro convidado estrangeiro, Michael Rezendes, que venceu um Pulitzer pela investigação que ficou famosa pelo filme "Spotlight", defendeu que "o jornalismo de investigação vai sobreviver". O encontro continua até domingo.


A nossa Opinião

Rui Ramos escreve sobre o funeral de Mário Soares: "Não sei se foi 'pouca gente' ao funeral de Mário Soares. Mas o país oficial, ao antecipar uma manifestação popular que não era provável que acontecesse, criou essa impressão".

Maria João Avillez também escreve sobre o antigo Presidente: "Evocou-se a história, o passado, navegadores e poetas, e falou-se no presente olhando para o futuro. Portugal estava ali e por momentos, reconciliado. Graças a Soares".

José Milhazes escreve sobre Trotski e Estaline: "Ao contrário do que sugere Francisco Louçã, na URSS a violência, a repressão, não começaram com Estaline, mas com Lenine e Trotski. Se este último tivesse herdado o poder na URSS o sistema não seria menos cruel".


Os nossos Especiais
Pedro Cabeça é o único português a atuar num dos torneios de póquer mais emblemáticos do mundo. Este farmacêutico da Chamusca já conseguiu chegar aos 33 primeiros lugares do PokerStars Championship Bahamas e o Miguel Santos falou com “that Portuguese guy” para tentar perceber o que faz um bom jogador de póquer.

Ainda faz sentido falar do Ocidente? Ainda existe? Jaime Gama, Jaime Nogueira Pinto e José Manuel Fernandes debateram no "Conversas à Quinta" os efeitos de Trump, do Brexit, da ascenção da China e do papel da Turquia e da Rússia.


Notícias surpreendentes

O novo iPhone só chega em setembro, mas já há muita informação a circular. O nome muda? O aparelho vai ser feito inteiramente em vidro? E será curvo nas arestas? O Edgar Caetano e o Miguel Videira Rodrigues foram investigar os factos e os rumores e explicam o que pode vir aí.

Panenka, o homem do penálti mais famoso do mundo, na final do Euro-76, respondeu às perguntas sobre a sua vida ao Rui Miguel Tovar nas "Questões do Forno Interno".

O ator Nuno Lopes leva "A Noite da Iguana", de Tennessee Williams, a Lisboa a 18 de janeiro e ao Porto a 9 de fevereiro. O Observador acompanhou-o entre ensaios.

Concertos, teatro, exposições e muito mais: confira aqui as nossas sugestões para um fim de semana em cheio.

"Portugal poderá ser um dos países mais felizes do mundo." Quem o garante é Meik Wiking, presidente do Happiness Research Institute. Ele falou com o Observador e explica porquê.

E, sendo assim, siga feliz (ou quase) para o fim de semana. E vá passando pelo Observador para conhecer todas as novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário