quarta-feira, 28 de novembro de 2018

360º - Baixar as propinas não é a forma mais eficaz de apoiar os estudantes. IVA das touradas baixa mesmo para 6%. O YouTuber e "o fim da Internet"

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
O Parlamento aprovou muitas novidades no segundo dia de votação do Orçamento, algumas contra o Governo:
  • O IVA baixou mesmo para as touradas, ficando nos 6% (e o mesmo para os festivais de música e para o cinema);
  • Acabou a isenção do IMT para fundos imobiliários;
  • A esquerda chumbou o fim do adicional do ISP também para o gasóleo;
  • Foram introduzidas três novas vacinas no Plano Nacional de Vacinas e a ala pediátrica do São João recebeu luz verde;
  • O Governo vai ter de reduzir o número de alunos por turma no secundário e o valor das bolsas no ensino superior aumenta;
  • O Governo perdeu 40 milhões, com a extrema-esquerda a bloquear o aumento dos impostos na compra de carros por empresas.

Depois de no primeiro dia de votações o Parlamento ter obrigado o Governo a voltar a negociar com os professores, a dúvida voltou: o que vai acontecer agora? Há três cenários:
  1. O Governo envia o decreto-lei tal como está para Belém sem mais demoras, ignorando a Assembleia da República;
  2. O Governo envia o decreto-lei para Belém, mas com alterações;
  3. O Governo não envia o decreto-lei para Marcelo e começa de novo (mas, desta vez, em ano de eleições).

Perante esta aberta provada pela Assembleia, polícias, militares, juízes e procuradores também vão querer voltar a negociar, escreve o Público.

Depois das presenças-fantasma dos deputados no Parlamento, temos agora as votações-fantasma. É um novo patamar de gravidade. A 30 de outubro de 2018, o deputado do PSD Feliciano Barreiras Duarte saiu da Assembleia à hora de almoço, mas aparece a votar contra o Orçamento na generalidade ao fim da tarde. O deputado garante que não pediu a ninguém que votasse por ele. A notícia foi avançada pelo Sapo24.


Mais informação importante

Depois da derrocada da estrada em Borba, surgiram as preocupações públicas com os riscos de outras estradas.A Infraestrutura de Portugal fez um ponto de situação sobre intervenções em vias com problemas, como a Estrada Nacional 112, a Estrada Nacional 114, o IP3, a Estrada Nacional 110 entre Penacova e Coimbra, a Estrada Nacional 238 Sertã e a Estrada Nacional  2010 em Amarante

António Mexia está a tentar impedir a junção de mais de 4.608 emails aos autos do caso EDP. Para contestar uma decisão da juíza Ana Peres (que substituiu Ivo Rosa no processo), a defesa alega violação do sigilo comercial e da sua privacidade.

Paula Amorim e Claude Berda são os novos donos da Herdade da Comporta. O consórcio ofereceu 158 milhões de euros.

Marcelo Rebelo de Sousa disse ontem que circula “a nível de Estados” um vídeo da morte do jornalista Jamal Khashoggi. A revelação foi feita a estudantes no Palácio de Belém. O Presidente assegura que não viu o vídeo e, mais do que isso, não sabe se ele existe ou se se trata apenas de uma gravação audio.

O Hospital de Santo António, no Porto, volta a ser considerado o melhor hospital do paísA avaliação é feita pela consultora multinacional IASIST e não inclui hospitais privados nem os institutos de oncologia ou os centros de reabilitação.

No julgamento de “El Chapo”, que decorre em Nova Iorque, vão sendo conhecidos mais detalhes sobre a forma de funcionar de um dos maiores traficantes de sempre. Por exemplo: como era transportada a droga para os EUA? Através de túneis secretos e de latas de jalapeños.

É o maior serial killer da História: Samuel Little matou e violou 90 mulheres. Agora, está a confessar os seus crimes, algumas vezes com gargalhadas.

O Benfica perdeu 5-1 com o Bayern e segue da Liga dos Campeões para a Liga Europa. Na crónica do jogo, a Mariana Fernandes lembra que Rui Vitória prometeu, “mais do que atacar muito”, “atacar bem” mas esqueceu-se de uma coisa: para “atacar muito” ou para “atacar bem” é necessária uma ação prévia — atacar.

Rui Vitória não quer falar sobre isso, mas os números mostram que há mesmo uma crise no clube.

Em Inglaterra, o Manchester United passou a fase de grupos com um golo nos descontos e Mourinho festejou de uma forma inesperada: primeiro deu um pontapé a uma grade de bebidas e depois atirou outra ao chão com as mãos. Na flash interview, explicou-se: "Acho que em casa os fãs devem ter partido televisões. Tive uma explosão mas muitas pessoas em casa também tiveram"

Em Itália, a Juventus venceu o Valencia por 1-0, com uma assistência de Ronaldo. O jogador português deixou um recorde adiado.


Os nossos Especiais

O governo decidiu baixar o valor das propinas em 2019. Mas há formas mais eficazes de apoiar os estudantes, como se pode perceber olhando para vários países europeus. Em mais um Ensaio do Observador, Alexandre Homem Cristo explica as desvantagens da medida e mostra as alternativas.

A infância a correr atrás (e a fugir) de índios; os primeiros passos no teatro; trabalhar em Portugal e lá fora; e a vida pessoal que é só dele. Albano Jerónimo, que estreia agora uma peça de teatro, fala de tudo numa longa entrevista ao Miguel Branco.


A nossa Opinião

Eu escrevo "O flic flac deles sobre Angola": "É uma transformação mágica: os antigos aliados angolanos da classe política portuguesa são agora adversários a perseguir. Na verdade, é o mesmo de sempre: Luanda manda e Lisboa obedece".

Luís Aguiar-Conraria escreve "Três perguntas, três não-respostas": "Os desafios da nossa evolução demográfica não são compatíveis com um discurso puramente conjuntural de 'vamos lá fazer com que alguns jovens regressem ao país e diversificar algumas fontes de receita'".

Maria João Marques escreve "O estranho afeto da geringonça pela habitação": "Ao mesmo tempo que, para cobrar impostos, promove a existência de menos casas para arrendar, bate no peito garantindo ter em todos os milímetros cúbicos do coração a bater em nome de rendas acessíveis".

Nuno Crato escreve "Duas surpresas do PISA": "Schmidt mostrou-nos números, dados e resultados e as suas conclusões são simplesmente o contrário do que tem frequentemente surgido em debates que não são baseados em factos, mas apenas em ideologia".

André Abrantes Amaral escreve "Precisamos de uma revolução capitalista": "Nestes três anos não surgiram empresas que estejam além da conjuntura, mas restaurantes e alojamentos locais. Pouco ou nada é sustentável. Para mais a maioria das empresas encontra-se descapitalizada".


Notícias surpreendentes

O YouTuber português Wuant fez um vídeo viral a dizer que o art.º 13 de uma nova directiva da União Europeia sobre os direitos de autor "é o fim da Internet" e pode tirar as redes sociais da Europa. Mas não é bem assim, como explica a Marta Leite Ferreira.

Os Idles deram um concerto em Lisboa e mostraram que são a maior banda rock do mundo. O Tiago Pereira esteve lá e, claro, dá-lhes cinco estrelas.

Há um conflito entre Meghan Markle e Kate Middleton?Nos jornais ingleses, a intriga fervilha.

É um novo tratamento facial que já foi usado por Sandra Bullock, Kate Beckinsale e Cate Blanchett. Trata-se (peço desculpa) de um líquido feito a partir de material genético dos prepúcios de bebés sul-coreanos.

É o homem que melhor conheceu os indígenas da ilha Sentinela. Trilok Nath Pandit esteve em contacto com a tribo mais isolada do mundo e a história envolve uma ameaça de morte, cocos e um porco empalado.

Por fim, prepare-se: os termómetros vão baixar até zero a partir de hoje.


Já sabe que foi lançado o Observador Premium, o novo programa de assinaturas do Observador. Pode saber aqui tudo sobre a forma de funcionamento das subscrições.
E há outra novidade: a nova revista de Lifestyle do Observadorjá está nas bancas. 
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário