quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Mealhada cria Prémio Literário Costa Simões

A Câmara da Mealhada aprovou, hoje, em reunião de Executivo Municipal, a criação do Prémio Literário António Augusto da Costa Simões, uma homenagem à “mais grada figura do concelho da Mealhada”, que morreu há precisamente 115 anos.

António Augusto da Costa Simões nasceu a 23 de agosto de 1819, na Vacariça, e faleceu a 26 de novembro de 1903, é considerado o maior impulsionador do método experimental em Portugal. Ficou conhecido pelas suas qualidades de reformador e progressista em quase todas as áreas em que trabalhou.
Foi professor e, mais tarde, reitor na Universidade de Coimbra, embora desempenhasse outros cargos ao mesmo tempo, nomeadamente clínico municipal, membro da Câmara dos Pares do Reino e presidente da Câmara Municipal de Coimbra, entre outros.
O Prémio Literário António Augusto da Costa Simões, instituído bienalmente pela Câmara Municipal da Mealhada já a partir de 2019, tem como finalidade genérica promover a produção de originais em língua portuguesa e divulgar o nome do seu honorável patrono. Em cada edição, cabe à Câmara Municipal da Mealhada decidir qual o género literário a concurso, finalidades e especificidades do Prémio, através da publicação de regulamento específico para cada edição. O prémio será restrito a obras originais, em língua portuguesa, inéditas, de produção individual e não premiadas anteriormente, podendo participar indivíduos de nacionalidade portuguesa ou estrangeira.
A Câmara Municipal da Mealhada atribui um prémio único e monetário, assumindo, ainda o compromisso de apoiar a primeira edição da obra premiada. O júri poderá, se assim o entender, atribuir diplomas de “Menção Especial” a trabalhos que, por unanimidade, sejam considerados merecedores dessa distinção, os quais não terão correspondência pecuniária.
Durante toda a semana, a Biblioteca Municipal da Mealhada assinala esta data com uma pequena exposição evocativa da sua vida e obra.
NDC

Nenhum comentário:

Postar um comentário