segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Caldas da Rainha | PROTOCOLO APOIA ESTUDANTES DE MOÇAMBIQUE

CÂMARA DAS CALDAS, IPL E INSTITUTO DE BOLSAS DE MOÇAMBIQUE

A Câmara das Caldas da Rainha, o Politécnico de Leiria (IPL) e o Instituto de Bolsas de Moçambique assinaram, neste sábado, um protocolo de cooperação que vai apoiar quatro estudantes de Moçambique que ingressem nos cursos Técnicos Superiores Profissionais, ministrados pelo IPL.
O protocolo prevê a cedência de alojamento, a título gratuito, pelo Município das Caldas da Rainha, e a concessão da isenção de taxa de matrícula e de taxa de candidatura por parte do IPL. A redução em 50% do valor da propina anual para estudante internacional é outro dos apoios.
O Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de Moçambique será responsável pela atribuição de bolsas de estudo para cobrir as despesas de deslocação a Portugal, propinas, alimentação e vivência em contexto académico.

“uma porta que se abre e que queremos manter aberta”

Para o presidente da Câmara das Caldas da Rainha, Vítor Marques, o acordo agora firmado é “uma porta que se abre e que queremos manter aberta, até para as escolas de ensino profissional do concelho e que poderão capacitar os alunos noutras áreas”.

O presidente do IPL, Rui Pedrosa, sublinhou a “colaboração ímpar” da Autarquia, referindo que “estes desafios só são possíveis com parcerias de confiança”.

A Diretora-Geral do Instituto de Bolsas de Estudo do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Carla Caomba, agradeceu a “oportunidade que é concedida” e que vai contribuir para o desenvolvimento de “soluções profissionais para Moçambique”.

A responsável acredita que estes apoios permitem “concretizar os sonhos dos jovens moçambicanos e desenvolver o capital humano e social, que irão beneficiar as comunidades de onde [os estudantes] são provenientes”

O acordo é celebrado pelo período de dois anos letivos e aplica-se aos estudantes cujo ingresso no Politécnico de Leiria ocorra no ano letivo de 2021/2022.

Nenhum comentário:

Postar um comentário