segunda-feira, 25 de outubro de 2021

MUSEU DE ARTE SACRA COMEMORA 10º ANIVERSÁRIO

O Museu de Arte Sacra da Covilhã comemora neste mês de outubro o seu décimo aniversário. A Câmara Municipal da Covilhã assinala a efeméride com uma cerimónia a ter lugar na próxima quinta-feira, dia 28 de outubro, com o seguinte programa oficial:

21h00, Museu de Arte Sacra, Capela
. Momento Musical pela Orquestra Juvenil da Banda da Covilhã
. Apresentação de vídeo-documentários da história do Museu
. Comunicação do Sr. Bispo da Guarda, D. Manuel da Rocha Felício
. Comunicação do Sr. Presidente da Câmara Municipal da Covilhã, Dr. Vítor Pereira
. Momento de Homenagem ao Cónego Fernando Brito (um dos principais impulsionadores da criação do Museu)
. Evocação da Ação de D. Maria José Alçada (filantropa que cedeu o edifício que deu lugar ao Museu), com inauguração de exposição e descerramento de placa evocativa.

22h15, Sede da Banda da Covilhã, Auditório Júlio Cardona
. Porto de Honra com prova do tradicional Bolo dos Santos

O Museu de Arte Sacra da Covilhã, inaugurado a 20 de outubro de 2011, na Casa Maria José Alçada, localizada na Avenida Frei Heitor Pinto, possui uma área de exposição de 850 metros quadrados, repartida por dois edifícios.

Alberga um espólio de milhares de peças divididas por coleções de pintura, escultura, metais e têxtil, abrangendo um período que vai desde o século XV ao século XX. O património museológico segue o percurso dos sete sacramentos propostos pela Igreja Católica: Batismo, Confirmação, Matrimónio, Ordem, Penitência, Eucaristia e Unção dos Enfermos.

Além das salas de exposição permanente, este Museu tem uma sala de exibições temporárias, um jardim exterior e um pátio interior onde decorre outro tipo de apresentações.

O Museu de Arte Sacra pode ser visitado de terça a domingo, das 09h30 às 12h30 e das 14h00 às 18h00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário