segunda-feira, 25 de outubro de 2021

A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin: um romance melómano, cheio de sensibilidade e humor, com tradução de Miguel Graça Moura


Intenso, lírico e autobiográfico, A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin é um pequeno grande romance para quem gosta de devorar livros ao som de música clássica. Nele, Éric-Emmanuel Schmitt, um dos 10 autores de língua francesa mais lidos em todo o mundo, mostra-nos, com inteligência, delicadeza e humor, como a música nos ensina a viver e a amar. A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz, com tradução do maestro Miguel Graça Moura, que estará disponível, a partir do próximo dia 2 de Novembro, na rede livreira nacional e no site oficial da editora.

«– Professora Pylinska, qual é o segredo de Chopin?» Mais do que uma pergunta, este é um ponto de partida para um romance semiautobiográfico, no qual o escritor, filósofo e realizador franco-belga Éric-Emmanuel Schmitt recorda A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin. Nele, acompanhamos o jovem aprendiz de piano na sua busca pelo segredo, guardado a sete chaves pela intransigente e excêntrica professora Pylinska, de Frédéric Chopin, pianista maior da História da música clássica: «– Há segredos que não se devem desvendar, mas sim frequentar: a companhia deles torna-nos melhores.»

No decurso das suas lições, o aprendiz irá ouvir o silêncio, colher flores de madrugada, seguir os efeitos do vento nas árvores e o movimento das ondas e aprender muito mais do que música, aprender a fazer amor, ou melhor ainda, a amar. Pelo meio, a história ganha contornos de fábula e cruza, no caminho de Éric-Emmanuel, gatos snobes, aranhas apaixonadas por música, uma tia querida e, sobretudo, as melodias de Chopin, num texto repleto de inteligência e humor.

Uma obra apaixonante, em que os grandes compositores aparecem enquanto guias espirituais e que deixa algumas interrogações que só a leitura dissipará: Poderá a obra de um músico genial dar sentido a uma vida? Irá esta ajudar o narrador a compreender o chocante segredo que envolve um ente querido?

A obra chega agora a Portugal, numa edição Guerra e Paz, com uma tradução apaixonada do maestro Miguel Graça Moura, que nela incluiu algumas notas que nos ajudam a perceber esse mundo da música clássica. A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin estará disponível na rede livreira nacional e no site da editora, a partir do próximo dia 2 de Novembro.

Esta é a primeira vez que a Guerra e Paz publica Éric-Emmanuel Schmitt. Um dos 10 autores de língua francesa mais lidos em todo o mundo – traduzido em mais de 45 línguas –, o autor recebeu inúmeros galardões, entre os quais, o prestigiado Prémio Goncourt e o Grande Prémio de Teatro da Academia Francesa.

A Professora Pylinska e o Segredo de Chopin
Éric-Emmanuel Schmitt
Ficção / Romance
88 páginas · 15x23 · 10,00 €
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz, Editores

Nenhum comentário:

Postar um comentário