quarta-feira, 22 de maio de 2024

Dia 25 de maio, pelas 10h00, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica Porto Business School organiza Ciclo de Conferências sobre o Futuro da Moda


“A crescente preponderância da inteligência artificial em vários setores de atividade convida a uma reflexão sobre o seu papel na gestão ligada à Moda e ao Têxtil.” Quem o diz é Nuno Malheiro, codiretor da Pós-graduação em Fashion Management da Católica Porto Business School. É assim que nasce o primeiro Ciclo de Conferências Future Fashion, cuja primeira conferência sobre “IA e o Futuro na Gestão da Moda” se realiza já a 25 de maio no Auditório Américo Amorim, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
Estão confirmadas as presenças de Miguel Arroja (regional sales diretor da Salesforce), Hugo Martins (CEO da Salsa Jeans), e Hélder Rosendo (business diretor da TMG Textiles). A moderação da conferência vai ser efetuada por Vitor Verdelho (general manager da European Algae Biomass Association), com a abertura a ser feita pelo codiretor da pós-graduação, Nuno Malheiro.

O Ciclo de Conferências Future Fashion realiza-se no âmbito da Pós-graduação em Fashion Management, que procura preparar os participantes para serem capazes de analisar a cadeia de valor a 360º e garantir que, independentemente do ponto na cadeia de abastecimento em que o participante se encontrar, será capaz de fornecer todas as ferramentas para compreender, interpretar e implementar um projeto eficaz e bem-sucedido nesta área de negócio.

Nuno Malheiro, codiretor da pós-graduação, está disponível para prestar declarações, se necessário.

*Fernanda Teixeira


Bilhete Postal - A ‘REPARAÇÃO’ ÀS EX-COLÓNIAS


“Reparação faz-se pela dignificação dos herdeiros dos processos coloniais, que vivem hoje, nomeadamente em Portugal e que devem ter um tratamento justo, um tratamento equitativo.
Acho que essa é a grande exigência que se deve fazer.”
É a opinião da respeitada angolana e ex-ministra da Justiça, Francisca Van Dunem. A prestigiada estadista faz uma afirmação contundente a esse propósito, que vale a pena escutar.
“Diria que persiste em termos culturais na sociedade portuguesa um enorme preconceito, que atinge as populações africanas e afrodescendentes desvalorizando-as [É uma realidade que tem] 40 anos em Portugal e a verdade é que se olharmos e se virmos, se pensarmos por exemplo em empresas importantes, se pensarmos na instituição pública portuguesa, nos dirigentes, não encontramos ninguém”.
O desafio lançado pelo nosso Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa poderá fazer todo o sentido. 50 anos após a revolução dos Cravos. Concordando com o pensamento da estadista angolana.
Significa isto que essa deve ser a forma de fazer a tão discutida reparação com povos que colonizamos. E com quem travamos sangrenta guerra. Que a derrubada ditadura nos obrigou a viver. Povos a quem demos a independência após a reimplantação da democracia.
Neste pensamento, todos somos chamados a contribuir para essa reparação da história.
Acolhendo bem todos os povos das ex-colónias que vivem ou que pretendam viver entre nós.
Tratando-os com respeito e com as mesmas oportunidades. Como irmãos, afinal.

O presidente da Direção da ANIR
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Destaque:
“Neste pensamento, todos somos chamados a contribuir para essa reparação.”

Aveiro a pedalar por uma causa!

 No dia 25 de maio, a Ciclaveiro e a Calioásis vão pôr Aveiro a pedalar por uma causa: proporcionar alegria e cuidado à vida de crianças com cancro e das suas famílias!
A Calioásis está a promover uma campanha de crowdfunding, na plataforma PPL (https://ppl.pt/causas/calioasis), para a aquisição de material de apoio e de acompanhamento destas crianças. 
A Associação Calioásis é uma associação sem fins lucrativos de Aveiro, que apoia as crianças com cancro e as suas famílias e que tem um gabinete no Hospital Pediátrico de Coimbra. Desenvolve atividades e apoio em regime domiciliário, ou seja, em casa das crianças que estão a realizar tratamento oncológico neste hospital, por toda a região centro do país.
Esta associação trabalha para minimizar os impactos nefastos do cancro na vida de cada criança, oferecendo momentos de distração, brincadeira, novas aprendizagens, gestão das emoções, apoio no estudo e momentos de descanso para quem cuida.
 
A Ciclaveiro associou-se a esta causa e vai promover uma pedalada solidária pela cidade de Aveiro para ajudar a reunir donativos, colorindo um pouco a vida destas crianças e das suas famílias!
Com ponto de encontro na Casa da Bicicleta às 16h30 do dia 25 de maio, o percurso vai passar pelo centro da cidade e termina com um pôr do sol no Rossio.
 
Mais informação:  
O evento está coberto por seguro de responsabilidade civil e é sujeito a inscrição. 
As inscrições terminam às 11h00 do dia 24 de maio!
 
📝 Inscrição pode ser feita aqui: https://forms.gle/rcApceLXycgYSyvF8
🎁 Os donativos podem ser feitos aqui: https://ppl.pt/causas/calioasis

*Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
**Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro
https://www.ciclaveiro.pt / https://www.casadabicicleta.pt

Dias 23 e 24 de maio | Aulas abertas com Flávio Cerqueira, um escultor de significados, e Hélio Menezes, antropólogo, pesquisador e curador de alguns dos eventos mais importantes da cena cultural brasileira

 A Escola das Artes da Universidade Católica no Porto convida-o a assistir a duas masterclasses inseridas no programa “Não foi Cabral” com Flávio Cerqueira, um escultor de significados, e Hélio Menezes, antropólogo que atua como crítico, pesquisador e curador de alguns dos eventos mais importantes da cena cultural brasileira, nomeadamente da última bienal de São Paulo.
Inseridas na programação do ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões “que está a decorrer na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, vão ter lugar no Auditório Ilídio Pinho, duas aulas abertas, nos dias 23 e 24 de maio, pelas 18h30, continuando assim o propósito de estimular o debate sobre o fazer da(s) História(s).
A primeira masterclasse, dia 23 de maio, é conduzida pelo artista e professor brasileiro, Flavio Cerqueira que irá apresentar um panorama da sua trajetória artística de 15 anos. Nesta sessão abordará os seus processos criativos e da produção da escultura em bronze, além das questões conceituais e simbólicas que traz na sua poética. O artista irá começar por contar a sua primeira experiência numa residência artística e do seu primeiro atelier na cidade de Lisboa e como isso influenciou sua carreira.
No dia 24 de maio, pela mesma hora, a aula é de Hélio Menezes, pesquisador, crítico e curador de alguns dos eventos mais importantes da cena cultural brasileira. Nesta conversa, pretende analisar a história e legado do Museu AfroBrasil, no ano em que completa 20 anos de existência, bem como sublinhar desafios e propostas de renovação para os seus anos vindouros. Através da leitura de obras dos acervos do MAB e da sua expografia inaugural, propõe investigar em que medida o museu antecipou um olhar contracolonial nas artes ao contar, num arranjo entre História, Memória, Cultura e Contemporaneidade, outra história do Brasil - tendo as matrizes africanas que o formaram e estruturam como protagonista.
Este ciclo “Não foi Cabral: revendo silêncios e omissões” é o tema do programa cultural da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, em parceria com a Escola das Artes com a Universidade de São Paulo (Brasil) e a Universidade de Princeton (EUA).
Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes e co-curador do programa, sublinha que o ciclo “pretende construir um espaço de debate onde juntos possamos pensar as narrativas históricas e o modo como artistas de diferentes geografias e culturas têm sido motores fundamentais no alargamento e transformação dessa história oficial.” Sobre esta nova edição do programa, o diretor da Escola das Artes completa que “é fruto de um trabalho continuado da Escola das Artes em trazer temáticas com expressão no mundo não só artístico, como atual e global.

*Fernanda Teixeira

Cantanhede | Investidos 150 mil euros no âmbito do projeto de transição energética. INOVA-EM vai instalar 310 painéis fotovoltaicos nas suas ETAR

 
A INOVA-EM acaba de entrar numa nova etapa de um futuro mais ecológico, passando a operar num modelo energético mais sustentável e eficiente, nas estações elevatórias e de tratamento de águas residuais de Cantanhede.
No âmbito do projeto de transição energética, a empresa municipal vai investir cerca de 150 mil euros, em duas fases distintas, com o objetivo da partilha de energia entre as suas diversas infraestruturas, criando, assim, uma Comunidade de Energia de Autoconsumo Fotovoltaico.
Desta forma, é assegurada a redução de emissões de CO2, contribuindo para a sua própria sustentabilidade e independência energética. Todo o processo terá em conta as necessidades específicas de cada equipamento, neste caso, associadas às operações de cada estação elevatória (EE) e ETAR, para que não haja, em caso algum, desperdício de energia.
Numa primeira fase de investimento, vão ser contempladas as EE de Alto de Murtede e Outil, e as ETAR de Ançã, Bolho/Sepins e Covões. Numa segunda fase, será a vez das EE de Lemede e Fonte Errada e as ETAR de Corticeiro, Outil, Malhada e Murtede.
Prevê-se que as estações diminuam o seu consumo energético em, aproximadamente, 304MWh/ano, reduzindo a pegada carbónica em 73,6 t de CO2.
É fundamental maximizar as possibilidades energéticas, apostar nas renováveis, ter racionalidade na gestão, garantindo energia mais barata, assim como garantir a neutralidade tecnológica de modo a contribuir para a transição energética. Por isso, a INOVA-EM está apostada neste desafio e pretenda estar sempre na vanguarda das possibilidades tecnológicas que maximizem os recursos naturais existentes e que salvaguardem o ambiente”, considera Pedro Cardoso, presidente do Conselho de Administração da empresa municipal.

Marinha Grande | OFICINA IMERSIVA PARA BEBÉS E CRIANÇAS “BIG BANG BOOM” NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

 O Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, realiza duas sessões da oficina de artes visuais imersiva para bebés e criança “Big Bang Boom”, no dia 30 de maio (feriado), às 10h30 e às 15h30, dinamizada por Margarida Botelho e Mário Rainha Campos.
A sessão para bebés dos 12 aos 36 meses acontece das 10h30 às 11h30 e a oficina para as crianças dos crianças dos 4 aos 6 anos, está marcada das 15h30 às 16h30.

Esta oficina/performance tem a criação do universo como metáfora e celebra o nascimento e o crescimento livre, através da ilustração em grande escala. Será contada a história do Ovo Cósmico e com o corpo guiado pela música, a ilustração dará continuidade a esse movimento expansivo. Haverá riscadores de diferentes escalas, texturas, formas e pesos. As cores naturais feitas a partir de vegetais e frutas estarão disponíveis numa sala preparada para todo o tipo de sinestesias, explorações e explosões.
No final, depois da criação, como quem espreita o atelier do artista, os participantes irão fruir da surpreendente ilustração científica coletiva Big Bang Boom! que é também um livro dos artistas.

Sugere-se que os participantes tragam roupa que se possa sujar, assim como uma muda de roupa seca para se trocarem depois da oficina.

Lotação: 15 duplas bebé ou criança/ adulto.
Duração: 60 minutos.
Participação: gratuita, mas sujeita a inscrição através do email museu.jcorreia@cm-mgrande.pt

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Junho é o mês da Criança e dos Santos Populares. Grupo Celeste celebra o Dia da Criança e os Santos Populares com novos produtos irresistíveis


Junho inicia-se com o Dia da Criança, seguido dos Santos Populares. E para acompanhar cada uma destas datas o Grupo Celeste criou um conjunto de doces e salgados para celebrar cada ocasião com alegria junto das crianças e dos amigos, porque junho é mês de festa.
A 01 de junho celebra-se o Dia da Criança e o grupo Celeste não se esqueceu dos mais pequenos. Para comemorar este dia criou um bolo dedicado a elas. Um bolo de cenoura com um irresistível creme de chocolate KitKat, com uma decoração colorida de chocolates, gomas e bolachas. A acrescer, uma surpresa deliciosa aguarda no seu interior.
Junho é também sinónimo de Santos Populares, arraiais, sardinha assada, broa, chouriço e muita diversão. E para que nada lhe falte a Celeste traz-lhe uma seleção de produtos imperdíveis. Se é fã de salgados experimente a Broa de milho com Chouriço e Manjericão ou o Folar de Carnes. Se preferir um docinho, delicie-se com as Broas Doces de Limão, Sardinhas Toscas e Manjericos de Cacau e Coco. Petiscos não irão faltar, sempre com a qualidade a que a Celeste nos habituou.

“O Grupo Celeste está no mercado há mais de 55 anos e temos consciência que o público está cada vez mais exigente, sempre à procura de experiências novas. Por isso temos vindo a apresentar novos produtos, sem esquecer os mais jovens. Datas temáticas permitem-nos dar asas à imaginação, inovar e criar, presenteando o consumidor com novos produtos”, indica Sofia Miguel, Responsável de Marketing e Comunicação do Grupo Celeste.

Estes produtos vão estar à venda nas lojas Celeste.

PVP – Bolo Dia da Criança: 8.50€
PVP - Broa de milho Chouriço e Manjericão: 2.75€
PVP - Folar de Carnes: 14.00€
PVP – Broas doces: 4.75€ (250gr)
PVP – Sardinhas Toscas: 4.75€ (250gr)
PVP: Manjericos de cacau e coco: 1.00€/unidade

*Fernanda Teixeira

Celorico da Beira: Feriado Municipal | Logos | 25 de maio | Mercado Municipal


Vai ter lugar no próximo dia 25 de maio, pelas 21H30, no Mercado Municipal de Celorico da Beira, o espetáculo Comunitário “Logos”, uma criação da Companhia Oliveira & Bachtler e da comunidade celoricense.
O espetáculo resulta do desafio lançado pelo município de Celorico da Beira à companhia Oliveira & Bachtler com o propósito de assinalar a Revolução dos Cravos e prestar tributo ao celoricense Alfredo Cunha, o fotojornalista da Revolução, com a envolvência direta da comunidade local no mesmo.

Por tradição, no Feriado Municipal os municípios procuram olhar para dentro dos seus territórios, para as sua pessoas, homenageando as que, de alguma forma, contribuíram com os seus feitos para elevar o nome da terra que os viu nascer.

Também a criação artística “Logos”, inspirada em temáticas e vivências peculiares da comunidade celoricense, com recurso às artes do circo, do teatro físico e da música vai procurar questionar e suscitar reflexão sobre as tradições, os costumes e histórias que formaram e que formam todo o percurso desta comunidade, por forma a poder refletir sobre o passado, o presente e idealizar possíveis futuros.

A não perder!

Marinha Grande | MAIOR AQUÁRIO MÓVEL DA EUROPA E MUITAS ATIVIDADES ANIMAM SEMANA DA CRIANÇA


 Até ao próximo sábado, 25 de maio, o Parque da Cerca, recebe a Semana da Criança, com o tema "Brincando e Aprendendo", promovido pelo Município da Marinha Grande, que tem em exposição o maior aquário móvel da Europa, apresenta espetáculos e muitas atividades lúdicas e pedagógicas, cuja entrada é livre e gratuita.
O evento teve início na manhã desta quarta-feira, 22 de maio, tendo contado com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e dos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito, que destacaram a importância da iniciativa para proporcionar às crianças um ambiente lúdico e enriquecedor, onde podem  brincar, explorar, aprender e crescer, através de uma variedade de atividades interativas.

Para além de estar aberta à participação do público, a Semana da Criança vai contar com a visita de 2100 crianças do ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do concelho.
Na tenda gigante instalada no Parque da Cerca, está localizado o Fluviário, considerado o maior aquário móvel da Europa, com 14 metros de comprimento, 22 mil litros de água e cerca de dez espécies de peixes, que permite uma experiência única e inovadora de aprendizagem ao vivo e interação, onde os mais novos têm um contacto direto com o ecossistema fluvial. 

Além disso, são dinamizadas atividades lúdico-pedagógicas e jogos tradicionais, em diferentes espaços do parque, proporcionando experiências práticas e imersivas. Há stands com gastronomia e animação, dinamizados pelas Associações de Pais e Encarregados de Educação, garantindo uma experiência completa para os visitantes.

Destaque, também, para os espetáculos artísticos nos dias 22 e 24 de maio, com a participação dos alunos das Atividades de Enriquecimento Curricular (AEC), que prometem encantar o público com as suas performances. No dia 25 de maio, o Palco Cidade é animado pelo concerto de Nina TOC TOC, cuja entrada também é livre e gratuita.

PROGRAMA

SEMANA DA CRIANÇA “BRINCANDO E APRENDENDO”
22 a 25 de maio de 2024
Parque da Cerca

22 de maio
10h00 às 16h00 
Visitas dos grupos escolares ao Fluviário e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas em diferentes locais do Parque

18h30 às 21h30. Palco Stephens
Espetáculo AEC “Artistas de Palmo e Meio”, pelo AE MG Poente
Visitas ao Fluviário (público geral)
Stands com gastronomia e/ou animação
(Associações de Pais e Encarregados de Educação)

23 de maio
10h00 às 16h00 
Visitas dos grupos escolares ao Fluviário e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas em diferentes espaços estações

18h30 às 21h30
Visitas ao Fluviário (público geral)
Stands com gastronomia e/ou animação
(Associações de Pais e Encarregados de Educação)

24 de maio 
10h00 às 16h00 
Visitas dos grupos escolares ao Fluviário e dinamização de atividades lúdico-pedagógicas em diferentes espaços estações.
Campanha Nacional “Democracy 4 Youth”
- Presença do Infobus da Cidadania da FNAJ, no Parque da Cerca, com sessões destinadas aos alunos do Ensino Secundário – 12º Ano

18h30 às 21h30 . Palco Stephens
Espetáculo AEC “Artistas de Palmo e Meio”, pelo AE MG Nascente
Visitas ao Fluviário (público geral)
Stands com gastronomia e/ou animação
(Associações de Pais e Encarregados de Educação)

25 de maio
DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR - "VENHA DESCOBRIR O CICLO URBANO DA ÁGUA! DO ABASTECIMENTO AO SANEAMENTO."
Ponto de encontro: Reservatório de abastecimento de água da Estação, localizado na Rua Vasco da Gama

10h30. Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação
11h30 Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre 

A visita inicia no Reservatório de abastecimento de água, onde será possível visitar um furo de captação de água, um reservatório com estação de tratamento e o sistema de bombagem para outro reservatório e para a rede pública. Segue-se a visita para a ETAR, na Rua de Portugal, onde será possível observar o processo de tratamento de águas residuais domésticas desde a entrada na ETAR até ao lançamento do efluente tratado na ribeira.

16h00 . Palco Cidade
Concerto Nina TOC TOC
Visitas ao Fluviário (público geral)
Stands com gastronomia e/ou animação
(Associações de Pais e Encarregados de Educação)

16h00 às 21h30
Visitas ao Fluviário (público geral)
Stands com gastronomia e/ou animação
(Associações de Pais e Encarregados de Educação)

Organização: Município da Marinha Grande

Apoios: 

ADCL 
AE MG Grande Nascente
AE MG Poente
AE Vieira de Leiria 
AFL 
Associação Mais Heróis
Associações de Pais e Encarregados de Educação de Amieirinha, Casal Malta, Comeira, Francisco Veríssimo, Guilherme Stephens, Nery Capucho, Ordem, Pilado e Trutas
Clube de Atletismo Mónica Rosa
Clube de Karaté da Marinha Grande
Judo Clube da Marinha Grande
Junta de Freguesia da Marinha Grande 
Polícia de Segurança Pública
SBR 1.º Janeiro
Super Quinas
Valorlis

*Gabinete de Comunicação e Imagem




Alvaiázere e Ansião Unem-se para Potenciar a Natureza da Região e Implementar um Centro de Desportos ao Ar Livre

 

No dia 20 de maio, foi apresentado o projeto "Sicó Outdoor Center",
desenvolvido pelos Municípios de Alvaiázere e Ansião. Este projeto
visa promover o Turismo Ativo através da prática de desportos ao ar
livre dois concelhos.
O "Sicó Outdoor Center" pretende criar um centro de desportos ao ar
livre entre Alvaiázere e Ansião, com um orçamento de aproximadamente 838 mil euros, financiado em 90% pelo Turismo de Portugal.
Tendo em conta a riqueza do património natural no território, após os
incêndios de 2022, considerou-se ainda mais necessária a valorização e capacitação dos dois Concelhos.
O Presidente da Câmara de Alvaiázere, João Paulo Guerreiro, afirma que "O ‘Sicó Outdoor Center’ vem valorizar e dar a estes territórios, que têm a natureza como ex-líbris, uma capacidade de atração turística e também uma forma de vigilância muito mais acentuada."
As melhorias previstas incluem circuitos de caminhada, trail e ciclismo, melhorias no Parque de Campismo de Alvaiázere e a introdução de um simulador de parapente no Museu Municipal de Alvaiázere. Os procedimentos para a implementação do projeto já foram iniciados e a expectativa é que, no início de 2025, as ações de
melhoria estejam concluídas.
O Presidente da Câmara de Ansião, António José Domingues, realçou que o investimento é uma mais-valia para a região. "Queremos acreditar que este projeto irá valorizar muito as nossas comunidades, no sentido de criar uma vivência diferente, para que as pessoas possam primeiro entender o território onde vivem, as suas potencialidades e depois transmitir isto a quem nos possa visitar", declarou.
Este projeto assenta na sinergia dos dois municípios, simbolicamente
representada por duas portas de entrada no território: uma em Ansião, composta por um skate park, uma pump track e um centro de apoio à rede de percursos e outra em Alvaiázere, com as valências acima referidas.
O "Sicó Outdoor Center" representa um passo significativo na promoção do turismo sustentável e na revitalização das comunidades locais, reforçando o compromisso dos municípios de Alvaiázere e Ansião com a inovação e a sustentabilidade.

Nos próximos dias 1 e 2 de junho. Festival Internacional de Dixieland regressa a Cantanhede

 

O Festival Internacional de Dixieland está de regresso a Cantanhede nos próximos dias 1 e 2 de junho. O evento conta com a participação de cinco bandas Dixie nacionais e uma espanhola, oriunda de Tarragona.
Durante dois dias, o concelho será palco de duas dezenas de concertos diurnos, proporcionados pelas diversas formações musicais, envolvendo os locais de veraneio e os mercados concelhios, bem como as freguesias das bandas filarmónicas.
No dia 1 de junho à noite, as formações apresentam-se em modo de concerto de palco, num contexto mais estático, mas seguramente de enorme qualidade técnica, artística e musical.

Outro momento alto do Festival é a participação coletiva que se traduz no desfile dos agrupamentos, em pleno ambiente de festa, com uma musicalidade e alegria contagiantes, a que a população tem acorrido e participado de forma expressiva, enchendo as ruas da cidade de Cantanhede.
As quatro bandas filarmónicas do concelho marcam também presença, reafirmando a expressão e importância do movimento filarmónico concelhio, com um longo e extraordinário contributo artístico, educativo, recreativo e social no seio da comunidade.
Indispensáveis são também as restantes coletividades de âmbito cultural, nomeadamente os grupos de teatro amador, que trazem um contributo extraordinário à festa.
Para garantir animação em todos os momentos do evento, a Companhia Marimbondo apresenta-se este ano com animação itinerante Pennyfly.
O Festival Internacional de Dixieland culmina com uma Jam Session, que congrega todos os grupos na interpretação (mais ou menos uníssona) de temas genéricos deste estilo musical.

PROGRAMA
1 de junho - sábado
10h00 – Filarmónica Cantanhede – Parque Verde da Cidade
10h00 – Xaral’s Dixie – Mercado Municipal
10h00 – Camisas Negras Brassband – Praça Marquês de Marialva
10h30 – Jabardixie Jazz Band – Parque Verde da Cidade
11h00 – Dixie Gringos – Parque Verde da Cidade
12h00 – “Jam Session” – Praça Marquês de Marialva
15h00 – Pennyfly (Companhia Maribondo) – Parque Verde da Cidade
15h00 – Xaral’s Dixie – Praia Fluvial das 7 Fontes
15h00 – Stromboli Jazz Band – Praia Fluvial dos Olhos da Fervença
15h30 – Filarmónica de Covões – Covões
15h30 – Jabardixie Jazz Band – Covões
16h30 – Dixie Gringos – Terreiro do Paço / Piscina Natural de Ançã
16h30 – Filarmónica da Pocariça – Parque Verde da Cidade
17h00 – Camisas Negras Brassband – Parque Verde da Cidade

Concertos na Praça
22h00 – Jabardixie Jazz Band
22h30 – Xaral´s Dixie
23h00 – Stromboli Jazz Band
23h30 – Chuck Wanslay & Dixie Gringos
00h00 – Camisas Negras

Dia 2 de junho - Domingo
10h00 – Jabardixie Jazz Band – Mercado da Tocha
10h00 – Xaral’s Dixie - Mercado de Febres
10h00 – Stromboli Jazz Band - Mercado de Cordinhã
10h00 – Camisas Negras Brassband – Cantanhede
10h30 – Pennyfly (Companhia Maribondo) - Cantanhede
11h00 – Dixie Gringos - Cantanhede
15h30 – Desfile de rua
- “Jam Session”

BANDAS PARTICIPANTES
Dixie Gringos Jazz Band
Esta formação oriunda de Taveiro (Coimbra) propaga, há mais de 20 anos, o estilo de New Orleans, nos formatos de concerto e desfile, em festas, bares, animações de rua, entre outros eventos, fazendo acompanhar a música de momentos de grande alegria, dinâmica e sentido de humor. Na presente edição, serão acompanhados pelo extraordinário vocalista norte-americano Chuck Wansley.

Xaral’s Dixie
Esta formação é oriunda de Minde e apresentam-se nos seguintes termos: “somos nove elementos e o nosso objetivo é simples, divertirmo-nos e divertir as pessoas com este estilo tão alegre e desconcertante, sustentado num fraseado melódico, quase sempre alegre, definitivamente bem-disposto e sempre com a liberdade que está na base do estilo Dixie”.

Jabardixie Jazz Band
Mais próxima de Cantanhede, esta formação vem da vizinha vila de Arazede. Os Jabardixie Jazz Band são uma banda revivalista que através do colorido resplandecer dos seus sopros imbuído no pulsar extasiante e contagiante da sua secção rítmica e harmónica, revisitam temas clássicos do memorável cancioneiro que emanou do espírito de New Orleans.

Stromboli Jazz Band (Espanha)
Stromboli Jazz Band é uma formação que vem de Tarragona (Espanha) e a sua constituição remonta a 2012, contabilizando mais de 500 atuações. Caracterizam as suas performances alicerçadas em “boa música, com elevada dose de humor, teatro e uma grande interação com o público.”

Camisas Negras
Vindos de Santarém, com um registo musical um pouco diferente das demais bandas, o grupo Camisas Negras traz ao Festival uma abordagem mais abrangente que as Brass Band veiculam, com outra sonoridade.

Cottas Club Jazz Band
Os Cottas Club Jazz Band, vem da zona Oeste de Portugal, mais concretamente do Bombarral. Surgiram em 2003 e estão focados no Dixieland (ou Jazz tradicional), o som que foi tocado durante os anos 20 e 30 do século passado, na cidade-berço do Jazz - New Orleans.

FILARMÓNICAS PARTICIPANTES
Filarmónica dos Covões
Phylarmonica Ançanense
Filarmónica Marialva
Associação Musical da Pocariça



Barcelos | IPCA JUNIOR Summer School regressa este Verão


De 8 a 19 de julho vai realizar-se a IPCA JUNIOR Summer School, destinada a jovens entre os 12 e 17 anos, visando a sua ocupação através de uma série de atividades de lazer, desportivas e pedagógicas. Inscrições até 31 de maio.
A IPCA JUNIOR Summer School terá duas semanas recheadas de atividades, nomeadamente, atividades desportivas, visitas a clubes desportivos e a edifícios culturais, workshops de culinária, de mindfullness, de música; contacto com a Ciência em atividades nos laboratórios; provas de orientação; olimpíadas da tecnologia; jogos de tabuleiro modernos; criação de spot’s publicitários; entre outras. Para fechar a semana e o programa, terá um momento de convívio com um Sunset, que vai evolver os participantes e respetivas famílias, bem como a Comunidade IPCA.
As atividades decorrerão, maioritariamente, no Campus do IPCA, estando, ainda, previstas saídas locais, que possibilitarão um contacto com a cidade de Barcelos e com a região.

O programa decorre durante 2 semanas (tendo os participantes a possibilidade de escolher apenas 1 semana), de segunda a sexta-feira, com o acolhimento dos jovens a partir das 8h30 e a saída até às 18 horas.

As inscrições no IPCA JUNIOR Summer School realizam-se até ao próximo dia 31 de maio de 2024 (1ª fase), através do preenchimento da ‘Ficha de inscrição’, disponível no site do IPCA, e posterior envio para o email summerschool@ipca.pt.

Os Encarregados de Educação deverão consultar previamente o Programa e as Normas de Funcionamento da IPCA JUNIOR Summer School, onde constam informações relevantes para o bom funcionamento do programa e inscrições.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Torneio Pedro Frazão – Mini-12 Masculino

 
II.ª Fase – Grupo B
Dia 19 de maio 2024 – 17h30
Pavilhão Municipal de Condeixa
CONDEIXA BASKET – 22 X COLUMBÓFILA - 37
Constituição da equipa da ASSSCC:

00 – Pedro Maia
02 – Mateo Santos
03 – Brian Marino
06 – Luan Eduardo Silva
07 – Martim Oliveira
12 – Manuel Bento
13 – Duarte Silva
18 – Martim Pinto
21 – Lucas Silva
24 – Rúben Reis
30 – Benjamim Costa
45– Gabriel Mósca

Treinador Principal: João André Costa
Team Manager – Ana Maria Rodrigues

III Encontro Europeu de Irmandades e Confrarias: inscrições abertas

 Artesanato na RECESSAP
 
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa celebra o III Encontro Europeu de Irmandades e Confrarias

  • O evento será celebrado, em formato virtual, no dia 30 de maio
  • As mesas redondas e as apresentações terão como foco os grupos de jovens nas celebrações da Semana Santa
  • Participarão confrades e especialistas de alguns dos países membros da Rede Europeia: Portugal, Espanha, Malta e Croácia
  • As inscrições são gratuitas e estarão disponíveis até ao próximo dia 28 de maio
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa celebrará no próximo dia 30 de maio, o III Encontro Europeu de Irmandades e Confrarias. Trata-se de um evento que, nas suas edições anteriores, reuniu mais de duas centenas de pessoas.
 
Este fórum tem por objetivo promover o diálogo e o debate sobre todo um conjunto de aspetos relacionados com as celebrações da Semana Santa e Páscoa, assim como, lançar novas formas de colaboração tendo em vista o futuro das tradições, a sua conservação e sustentabilidade. Nesta edição as mesas redondas terão como foco a participação dos grupos de jovens nas celebrações da Semana Santa.
 
A inscrição é gratuita e está aberta até ao próximo dia 28 de maio. O evento será realizado online e incluirá seis mesas redondas e apresentações, no seguinte horário: 17h00-20h00 (hora de Madrid). Participarão confrades e especialistas de alguns dos países membros da Rede Europeia: Portugal, Espanha, Malta e Croácia.
 
O programa será conduzido por Brian Bonnici, apresentador de rádio e da televisão Maltesa de programas relacionados com as celebrações locais, especialmente dedicados à Semana Santa. Brian Bonnici participou em seminários locais e internacionais sobre religiosidade e tradições, é autor de três livros sobre a Semana Santa de Malta e da Sicília, assim como, autor de vários artigos.
 
Também participará o Coordenador do Comité Científico da Rede Europeia, o português Rui Ferreira, licenciado em Filosofia pela Universidade Católica Portuguesa e mestre em Património e Turismo Cultural pela Universidade do Minho. Possui larga experiência como comissário de exposições, coordenação de publicações e programação de atividades culturais.
 
Programa do III Encontro de Irmandades e Confrarias
 
17h00
Abertura e boas-vindas por Brian Bonnici
 
“A importância dos grupos de jovens nas celebrações da Semana Santa e Páscoa”
Intervenção a cargo de Rui Ferreira (Portugal), historiador e especialista nas tradições da Semana Santa e coordenador do Comité Científico da Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa.
 
17h30
O papel dos jovens nas Irmandades e Confrarias e a sua repercussão nas celebrações da Semana Santa e Páscoa na atualidade
 
“A evolução da atividade de organizar e produzir as vestes dos figurantes que integram os quadros bíblicos nas Procissões da Semana Santa de Braga (Portugal), em colaboração com as Irmandades e Confrarias”, por Luís Ferreira
“Tradições da Semana Santa de Malta segundo a perspetiva dos jovens”, por Christian Raggio
 
18h00
A participação dos jovens nas tradições musicais da Semana Santa e Páscoa
“A participação dos jovens de Idanha-a-Nova (Portugal) na tradição do canto da “Encomendação das Almas” que se realiza todas as sextas-feiras da Quaresma”, por João Diogo Mendonça Couchinho
“A participação dos jovens na Procissão “Za Krizen” e nos cânticos da Paixão, na Ilha de Hvar (Croacia)”, por Antonio Buj
 
18h30
Boas práticas nas iniciativas de transmissão entre as gerações mais velhas e mais novas
“O trabalho entre a “Delegação da Juventude” e a “Mesa da Idade” na Semana Santa de Puente Genil (Espanha), por Alejandro Bascón Lozano
“O encontro dos grupos de jovens de Orihuela (Espanha), espaço de intercâmbio entre jovens e veteranos”, por Daniel Nieves Roldán
 
19h00
Mesa redonda.
Reflexões sobre o encontro.
Por Rui Ferreira e Brian Bonnici
 
19h30
Encerramento e despedida
 
Mais sobre a Rede Europeia
A Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa e Páscoa foi criada em 2019 e dela fazem parte da Fundação Italiana Federico II, representando os municípios de Palermo e Caltanissetta, da Sicília, Itália; o município de Birgu, em Malta; a Comissão de Quaresma e Celebrações da Semana Santa, em Braga, Portugal; as representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, Eslovénia; os municípios que fazem parte da rota Caminos de Pasión: Alcalá la Real em Jaén, Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil em Córdoba e Carmona, Écija Osuna e Utrera em Sevilha. Também dentro da geografia espanhola encontramos Orihuela em Alicante; Lorca em Múrcia e Viveiro em Lugo.
 
Esta Rede tem como objetivo promover e divulgar o património cultural, tanto material como imaterial, relacionado com as comemorações da Semana Santa e da Páscoa, através de ações que valorizem este património, promovam o desenvolvimento turístico sustentável e contribuam para a salvaguarda do património imaterial através de trabalhos científicos e de investigação. Da mesma forma, o seu principal objetivo é unir forças e sinergias para consolidar um modelo de estudo, salvaguarda e divulgação do património das tradições da Semana Santa e da Páscoa na Europa.
 
Mais informação em www.holyweekeurope.com
 
*Abel Rocha
Departamento de Comunicação e Imagem
Comissão da Quaresma e Solenidades da Semana Santa de Braga

Aveiro | Debate sobre “Investigação clínica em voluntários saudáveis ou doentes: como e para quê?”

 Como são realizados os estudos em seres humanos para a aprovação de um novo medicamento? Quem pode participar num ensaio clínico e quais os benefícios? Estas são algumas questões que irão ser abordadas no próximo debate do programa “Saúde à Mesa… e não só!”, que decorrerá esta sexta-feira, 24 de maio, às 21h30, na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro. A entrada é livre. 

Apesar de os Ensaios Clínicos mais avançados visarem já o tratamento de doentes, numa fase inicial é necessário avaliar a segurança dos medicamentos. Mas como são realizados estes estudos em seres humanos? Sabia que o Centro Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA) tem a primeira estrutura no SNS totalmente dedicada à realização de ensaios clínicos de fase precoce? Quem pode participar num ensaio clínico e quais as vantagens que daí advêm? Estas são algumas questões que irão ser abordadas no debate da próxima sexta-feira. 

O painel de oradores inclui Firmino Machado, Diretor da Unidade de Ensaios Clínicos de Fase Precoce do Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance (EMHA); Juan Mellidez, oncologista na ULS da Região de Aveiro; Luís Ruano, neurologista e coordenador do Centro de Estudos Clínicos da ULS de Entre Douro e Vouga; e André Ferreira, participante em Ensaio Clínico de Fase Precoce. 
O programa Saúde à Mesa… e não só!” é uma iniciativa da Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro em conjunto com o Centro Académico Clínico Egas Moniz Health Alliance, um consórcio entre a Universidade de Aveiro e quatro Unidades Locais de Saúde (ULS). 

*Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro
Rua dos Santos Mártires, 3810-171 Aveiro

Vale do Sousa | Turistas americanos visitam a Rota do Românico até novembro


A Rota do Românico recebe, desde o passado dia 21 de março, grupos de turistas provenientes do mercado americano, em visitas semanais, nas tardes de quinta-feira.
Estas visitas, que se prolongarão até novembro, incluem um número variável de participantes, entre 25 a 45 por grupo, e resultam de uma parceria com o operador turístico Travel 4 Experiences.

No território da Rota do Românico, o programa das visitas, nas quais participaram até ao momento cerca de 300 turistas, abrange o Centro de Interpretação do Românico, em Lousada, e o Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante. Neste Monumento Nacional, decorre também um pequeno apontamento de Canto Gregoriano interpretado por Richard Bradley.

Este programa turístico tem início no cais de Vila Nova de Gaia, onde os visitantes partem de barco até à barragem de Crestuma/Lever. Seguem, depois, em autocarro até aos imóveis da Rota do Românico e, posteriormente, até ao cais de Porto Antigo, em Cinfães, onde retomam o percurso de barco até ao interior do Vale do Douro.
A Rota do Românico reúne, atualmente, 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega (Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende).

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

CAMPEONATO BASQUETEBOL DO CENTRO SUB – 14 MASCULINOS

 
2.ª Fase – 1.ª Divisão Regular
Dia 18 de maio de 2024 – 15h30
Pavilhão Marialvas
COLUMBÓFILA – 62 X OLIVAIS – 40
Constituição da equipa da ASSSCC:

00 – Tiago Almeida
03 – Simão Santos
05 – Hélio Victorino
07 – Guilherme Monteiro
11 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
25 – Guilherme Cortesão
28 – Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha

Treinador Principal: João André Costa
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Professor da Universidade de Coimbra recebe Prémio de Excelência Profissional em Ciência da REHVA

 
Manuel Gameiro da Silva, professor catedrático do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recebeu o Prémio de Excelência Profissional em Ciência, da REHVA, em Istambul.
É a primeira vez que este prémio internacional é entregue a um cientista português. Manuel Gameiro da Silva, também diretor da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e coordenador da Iniciativa de Energia para a Sustentabilidade (EfS) da UC, foi proposto para o galardão pela Coordenação da Especialização da Ordem dos Engenheiros, a entidade que representa Portugal na REHVA.

A REHVA, sediada em Bruxelas, é a Federação das Associações Europeias de Engenharia de Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado (AVAC), representando um universo de mais de 100 mil engenheiros europeus. Nos últimos 19 anos, o Prémio de Excelência Profissional em Ciência já reconheceu 28 cientistas. Anualmente, podem ser distinguidas até duas personalidades a nível europeu.

O júri justificou a escolha do único premiado deste ano com base no reconhecimento das suas notáveis realizações científicas e pelas suas contribuições para melhorar a eficiência energética e o ambiente interior dos edifícios. O prémio foi entregue pelo presidente da REHVA, professor Catalin Lungu, durante a Assembleia Geral desta federação.

Decorreu também em Istambul a conferência Climamed 2024, uma organização conjunta das associações de engenharia de AVAC de Espanha, França, Itália, Portugal e Turquia. Esta conferência contou, entre os oradores convidados, com os docentes da FCTUC Manuel Gameiro da Silva e Adélio Gaspar, atual diretor do DEM, e ainda com a apresentação de três comunicações por investigadores da ADAI, fazendo da UC uma das entidades mais representadas do evento.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Espetáculo sobre o 25 de Abril visto pelas novas gerações em Aveiro; ATLAS Aveiro recebe Isabel Rio Novo; “A Tua Ideia conta” apura os vencedores de 2024

 I – Espetáculo sobre o 25 de Abril visto as novas gerações em Aveiro

Quis Saber Quem Sou – um concerto teatral acontece no Teatro Aveirense a 25 de maio. Uma criação de Pedro Penim, com direção musical de Filipe Sambado e um elenco de artistas como Bárbara Branco, Joana Bernardo, Manuel Coelho e Manuel Encarnação

No próximo dia 25 de maio, Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura recebe Quis Saber Quem Sou – um concerto teatral, um espetáculo que pretende revisitar as canções que marcaram o 25 de Abril e as histórias pessoais das gerações que fizeram a Revolução dos Cravos.
A meio caminho entre o concerto e a peça de teatro, esta criação de Pedro Penim e do Teatro Nacional D. Maria II traz para o palco jovens atores/cantores escolhidos numa audição a nível nacional, assim como nomes conhecidos do grande público, entre os quais Bárbara Branco, Joana Bernardo, Joana Brito Silva, Manuel Coelho, Manuel Encarnação e Rafael Ferreira.

Com conceção, texto e encenação de Pedro Penim, Quis Saber Quem Sou – um concerto teatral tem ainda com direção musical de Filipe Sambado, direção vocal de João Neves, cenografia de Joana Sousa e figurinos de Luís Carvalho. O espetáculo é apresentado com língua gestual portuguesa e audiodescrição.

II – ATLAS Aveiro recebe Isabel Rio Novo a 24 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito da programação do ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal, promove “Encontros de Aveiro: à conversa com Isabel Rio Novo” na próxima sexta-feira, dia 24 de maio, pelas 21h30 no ATLAS Aveiro. Tem entrada livre.

Isabel Rio Novo, natural do Porto e doutorada em Literatura Comparada, leciona Escrita Criativa e outras disciplinas no âmbito da literatura, cinema e outras artes.

Enquanto ficcionista, é autora de diversos livros entre eles a narrativa fantástica “O diabo tranquilo”, da novela “A caridade”, do livro de contos “Histórias com santos” e dos romances “Rio do esquecimento”, “A febre das almas sensíveis”, “Rua de Paris em dia de chuva” e “Madalena”.Em 2019, publicou “O poço e a estrada”, uma biografia de Agustina Bessa-Luís. Em junho, em plena celebração dos 500 anos do nascimento do Poeta, é publicada uma biografia de Luís de Camões, um trabalho de cinco anos, onde a autora nos mostra o homem por detrás do mito.

Recorde-se que recentemente e integrado neste programa de conversas, já participaram vários escritores com Francisco Moita Flores, João Tordo, Gonçalo M. Tavares.

Leitura de excertos de “A História de Pedrito Coelho”
Damos ainda nota de que o ATLAS Aveiro recebenos dias 24 e 25 de maio, sempre pelas 11h00, duas sessões de leitura de excertos de “A História de Pedrito Coelho” de Beatrix Potter. Tratam-se de ações integradasna programação da exposição “Pim Pam Pum. O século da mudança” patente no Museu Arte Nova até ao dia 26 de maio.

Enquanto que no dia 24 a sessão está programada para instituições, no dia seguinte, 25 de maio, sábado, a sessão destina-se ao público em geral e terá lugar no Museu Arte Nova. É necessário proceder a inscrição prévia em http://rbma.cm-aveiro.pt/ .

A exposição patente no Museu Arte Nova insere-se no programa “Nova Arte Nova” que pretende criar contexto de pensamento, estudo e criação através do Museu Arte Nova, partilhando e disseminando práticas e inovação.

Assim, no próprio dia 25 de maio, sábado, a exposição contará com uma mesa redonda, às 17h30, subordinada ao tema “Deitar cedo e cedo erguer, ainda dá saúde e faz crescer?”, com a participação de Rita Gíria da Fundação casa Hermes e Ana Teresa Neto da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa.

III – “A Tua Ideia conta” apura os vencedores de 2024
No passado dia 17 de maio, sexta-feira, teve lugar a final do concurso “A Tua Ideia conta” onde foram conhecidos os vencedores. Seis escolas, 30 docentes e mais de 430 alunos são os números da presente edição desta iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Aveiro.

O primeiro prémio foi atribuído ao Projeto“CROSSLIGHT” da Escola Secundária Homem Cristo, no valor de 250,00 euros. Foram ainda concedidas duas Menções Honrosas, “SMART TRASH” da Escola Secundária José Estevão e “GREEN GROW” da Escola Secundária Mário Sacramento, cada um destes projetos irá receber 125,00 euros.

“A Tua Ideia conta”, que integra o Programa da iniciativa “Aveiro Tech City” para a Comunidade Educativa e do Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), é um concurso dirigido a alunos do Ensino Secundário e Profissional do Município de Aveiro e com o qual se pretende que os alunos, com o devido apoio, estruturem ideias em diferentes setores de atividade, de forma criativa e inovadora.

Após a apresentação dos projetos e enquanto decorria a seleção dos vencedores por parte do júri, o evento foi enriquecido com a intervenção do Empreendedor Ramiro Santiago, da Bam.bu Bicycles, que proporcionou a todos um momento de descontração e entretenimento.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro