sábado, 15 de junho de 2024

Câmara de Águeda atribui mais de 66 mil euros de apoio ao arrendamento


Esta é uma das medidas de apoio social implementadas pelo Município, sendo que nesta ação em concreto serão apoiados 37 agregados familiares do concelho em dificuldades financeiras
A Câmara de Águeda presta um apoio ao arrendamento a 37 agregados familiares do concelho que passam, no momento, por uma situação de dificuldade ou constrangimento financeiro. Os protocolos de apoio financeiro, que refletem um investimento superior a 66 mil euros, foram assinados esta semana.
A atribuição do subsídio varia por agregado familiar e resulta do cálculo da taxa de esforço mensal do agregado, em função do seu rendimento mensal (soma de todos os rendimentos, descontando o valor das despesas fixas e variáveis).
“Este programa é uma das nossas vias mais importantes para apoiarmos, por um lado os cidadãos que se deparam num momento de alguma vulnerabilidade financeira e, por outro, os proprietários com um conjunto de garantias ao arrendamento, assegurando uma parte significativa das renas”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda.
Esta é uma “boa prática em termos de políticas de habitação” que o Município tem adotado que “estimula a recuperação do património edificado, que de alguma forma poderia estar devoluto, e que é importante fazer com que aconteça”, sublinhou ainda.
Do ponto de vista social, esta medida apoia os cidadãos do concelho que vivam em dificuldades, aliviando uma “carga” substancial do seu orçamento. Tendo em conta as dificuldades financeiras de muitas famílias, “o mais certo era alguns proprietários não colocarem as suas casas no mercado de arrendamento por receio de incumprimento do pagamento da renda”, refere Jorge Almeida, salientando que, perante as dificuldades dos agregados familiares que recorreram a este apoio, a Câmara diz “presente e sempre o fará”.
Um sentido social que está bem patente nas políticas municipais de apoio às famílias, entre as quais se conta a fiscalidade. “Somos dos municípios com mais baixa fiscalidade para as família”, declarou, lembrando a devolução aos contribuintes dos 5% que o Município teria direito no IRS, a aplicação da taxa mínima de IMI permitida por lei (0,3%) e a isenção de taxas municipais, nomeadamente de direitos de passagem.
De referir ainda que a estes apoios ao arrendamento atribuídos esta semana, vão ser somados outros decorrentes da 2.ª fase de candidaturas que decorreu até 31 de maio.
Na sessão de assinatura dos protocolos, que contou com a presença de inquilinos e proprietários, estiveram ainda Marlene Gaio e Vasco Oliveira, respetivamente Vereadora da Ação Social e Vereador das Obras Particulares do Município.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

O Programa PéPedal da Ciclaveiro encerra o ano letivo com um dia de celebração


O PéPedal - Programa de Mobilidade Escolar Ativa da Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, lançado em parceria com o Agrupamento de Escolas de Aveiro (AEA), com os objetivos de PROMOVER as deslocações ativas para a escola a pé ou de bicicleta e REDUZIR o número de crianças que chegam à escola diariamente sentadas no carro, encerra a sua implementação nas 4 escolas do AEA no próximo dia 30 de junho a celebrar com um Passeio Escolar (percurso a pé e de bicicleta), que terminará com uma apresentação do que foi o programa este ano nas escolas e um piquenique partilhado, com tempo para conviver e desfrutar de algumas iniciativas preparadas, mas sobretudo de tempo para brincar.
Depois de promover 805 consultas no Consultório Médico Pépedal, realizar mais de 2000 viagens nos Comboios Pépedal com o apoio de 115 pais inscritos como maquinistas voluntários que garantiram o funcionamento das 12 rotas para a escola a pé e a pedal e de mobilizar 18 apoiantes e parceiros do programa que integram a rede de Amigos PéPedal que junta o comércio local, agentes desportivos e culturais da cidade, a Ciclaveiro convida as comunidades escolares das 4 escolas envolvidas neste programa de mobilidade escolar ativa para, no próximo dia 30 de junho, se juntarem para um grande Passeio Escolar de Celebração PéPedal, seguido de um piquenique partilhado com tempo para conviver, brincar e aproveitar as boas surpresas que preparámos.

O encontro está marcado para as 10h15 na Praça da República com as crianças, as famílias, as associações de pais e encarregados de educação, os professores, as auxiliares, os profissionais de saúde e todos os parceiros, que sairão para um passeio urbano e curto pela cidade, com um percurso a pé e outro de bicicleta até à Fábrica de Ciência Viva. Aqui vamos poder ver um vídeo resumo do que foi o PéPedal este ano letivo nas 4 escolas.
De seguida, haverá um piquenique partilhado, acompanhado de jogos, histórias e muitas surpresas que vão surgindo ao ritmo da vontade dos participantes, com tempo para conviver e partilhar experiências e brincadeiras.
Se tem crianças a frequentar alguma das 4 escolas do AEA (Centro Escolar das Barrocas, Centro Escolar de Santiago, Escola Básica da Glória e Escola Básica da Vera Cruz), ou se é aí professor ou assistente operacional inscreva-se aqui para participar! (a inscrição é obrigatória para efeitos de seguro).
Para relembrar sobre o que é este programa PéPedal consultem o site em pepedal.pt

A página do Agrupamento de Escolas de Aveiro (https://aeaveiro.pt/) disponibiliza também informações sobre o projeto e alguns registos das iniciativas dinamizadas nas escolas ao longo deste ano letivo.
A Ciclaveiro vem, mais uma vez, através deste programa, reforçar a importância de trabalhar este tema desde cedo nas escolas, contagiando as famílias, envolvendo a comunidade na construção de uma cidade melhor para viver, de cidadãos mais conscientes e críticos com as opções que tomam e do seu importante papel na mudança coletiva. 

*Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro


Câmara de Águeda assina contrato para área da Habitação

 Assinatura do contrato “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação” vai permitir avançar com Estratégia Local de Habitação na recuperação de 30 casas em Vale Domingos.
 
A Câmara Municipal de Águeda vai avançar com o processo de reabilitação de 30 habitações no Bairro de Vale Domingos. Para tal, assinou com o Governo, esta semana, um contrato que permite acelerar este processo no âmbito do Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A assinatura dos termos de responsabilidade e aceitação, entre o Governo e os municípios (entre os quais 15 da Região Centro), do contrato “Construir Portugal: Nova Estratégia para a Habitação” decorreu esta semana, em Coimbra, numa sessão que contou com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Castro Almeida, e do Ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz.
“A formalização deste contrato demonstra que estamos na linha da frente na implementação destas medidas, que resultam do trabalho que tem sido desenvolvido pelo Município no âmbito da Estratégia Local de Habitação (ELH)”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal, acrescentando que vai beneficiar “muitas famílias do concelho”.
Com este instrumento, a aprovação das candidaturas pelo Instituto de Habitação e Reabilitação (IHRU) ficará para uma fase posterior, o que vai permitir que os Municípios possam avançar na construção ou reabilitação de edifícios para habitação digna destinada às famílias mais vulneráveis, promovendo a inclusão social e a melhoria das condições de habitabilidade de muitas famílias.
“Estamos a criar todos os mecanismos possíveis para que se consigam realizar estas obras e atingir os objetivos definidos na ELH para o concelho”, salientou Edson Santos, frisando que o Município está a aguardar decisão do Governo em relação ao apoio a atribuir às restantes candidaturas apresentadas.
De referir que a Câmara de Águeda submeteu 25 candidaturas ao Programa de Apoio ao Acesso à Habitação, financiado no âmbito do PRR, para a a construção e reabilitação de 125 habitações em todo o concelho, que representam um investimento de 14,8 milhões de euros.
Relativamente ao processo de reabilitação deste bloco habitacional em Vale Domingos, neste momento, está a decorrer a fase de aceitação de propostas no âmbito do concurso público, lançado em maio pela Câmara de Águeda.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 


 

EXPOSIÇÃO "SALAZAR 40 ANOS?" NA BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES


A Biblioteca Municipal de Silves convida-o a visitar a exposição "Salazar 40 Anos?", até ao dia 25 de junho. Esta mostra única apresenta um conjunto de réplicas dos desenhos de Cláudio Figueiredo Torres, realizados na década de 60 do século XX, que denunciam o regime salazarista.
Os desenhos oferecem uma visão crítica e artística de uma época marcante na história de Portugal, proporcionando aos visitantes uma oportunidade de refletir sobre o impacto social e político do salazarismo através das expressões artísticas da época.

A exposição é uma janela para o passado, revelando através da arte as realidades de um regime que moldou a história do país. Não perca a chance de mergulhar nesta viagem histórica e cultural.

Convidamos todos para explorar, aprender e debater sobre este período significativo da nossa história. A entrada é gratuita e todos são bem-vindos!

A iniciativa decorre no âmbito da programação das Comemorações dos 50 anos do 25 de abril - Silves Abril Presente, Liberdade Sempre!

+ sobre CLÁUDIO TORRES
Nasceu em 1939 em Tondela. Fundador e Diretor do Campo Arqueológico de Mértola. Fundador e diretor da revista "Arqueologia Medieval". Doutor “honoris causa” pela Universidade de Évora (2001). Prémio Pessoa 1991. Em 1993 foi investido pelo Presidente da República com a Grã Cruz da Ordem do Infante D. Henrique. Desde 2006, membro do Concelho Consultivo do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR). Entre 1974 e 1986, docente de várias cadeiras ligadas à História Medieval na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 1986 e 1996, chefe da Divisão Sociocultural da Câmara Municipal de Mértola. Entre 1996 e 2002 (data da sua reforma), diretor do Parque Natural do Vale do Guadiana. Em 2001 Representante de Portugal no Comité do Património Mundial da UNESCO. Entre 1996 e 2007, Presidente da Comissão Nacional Portuguesa dos Monumentos e Sítios – ICOMOS. Entre 2004 e 2012, Coordenador Nacional da Rede Portuguesa da Fundação Anna Lindh.

Tem desenvolvido a sua atividade científica em particular na área do património cultural, nomeadamente nos domínios da arqueologia, da investigação histórica e da museologia. Da sua atividade museográfica destaca-se: Diretor do Museu de Mértola desde a sua fundação; Em 1988, organizou e dirigiu a equipa que montou na galeria Bab Oudaya em Rabat, Marrocos, a exposição "Mértola Almorávida e Almôada"; 1997, Consultor científico da Exposição itinerante "Memórias Árabo-Islâmicas em Portugal" organizada pela Comissão Nacional para as Comemorações dos Descobrimentos Portugueses; 1998, Membro da Comissão Científica do programa de incremento do turismo cultural "Moura Encantada" lançado pela Direção Geral de Turismo; 1998, Comissário (em colaboração) da exposição itinerante "O Islão entre o Tejo e o Odiana."; 1998 Comissário científico (em colaboração) da exposição "Portugal Islâmico. Os últimos sinais do Mediterrâneo" aberta no Museu Nacional de Arqueologia até finais de Outubro; 1999 Comissário científico (em colaboração) da exposição "As portas do Mediterrâneo" aberta em Tânger durante os meses de Setembro e Outubro e em Rabat durante os meses de Novembro e Dezembro do mesmo ano.

Entre outros trabalhos publicados, destacam-se: "O Gharb al-Andaluz" in História de Portugal - (Vol. I), 1992 (direção de José Mattoso), Círculo de Leitores; "A arte islâmica no Ocidente Andaluz" (em colaboração) 1995 in História da Arte Portuguesa (direção de Paulo Pereira) "O Legado Islâmico em Portugal" (em colaboração) 1998, Círculo de Leitores.

 

 

ESTE DOMINGO, PELAS 21h30, ASSISTA À PEÇA DE TEATRO DO POLO DE EDUCAÇÃO AO LONGO DA VIDA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 A peça de teatro “A Rua de Cima, e a Rua de Baixo", protagonizada pelo Grupo de Teatro Sénior dos Polos de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra, sobe ao palco principal da Sede do Clube "Os Armacenenses", em Armação de Pêra, no próximo domingo, dia 16 de junho, pelas 21h30.
A iniciativa dinamizada pelo Município de Silves, é desenvolvida nos diferentes Polos de Educação ao Longo da Vida do concelho de Silves e decorre de Junho a Setembro nas freguesias de Armação de Pêra, São Marcos da Serra, Silves, Pêra e Tunes.
A atividade tem como objetivo possibilitar uma forma de ocupação criativa dos utentes, sendo um meio de combater o isolamento, a depressão e a promoção da interação física e mental dos utentes destes Polos, tornando o processo de socialização dos seniores mais dinâmico na comunidade.
A entrada é livre.
 
Conheça a programação completa:
 
» Dia 16 de junho | “A Rua de Cima, e a Rua de Baixo”
Sede do Clube " Os Armacenenses", Armação de Pêra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Armação de Pêra
21h30
 
» Dia 22 de junho | “Na Cozinha da Vida- Airada”
Sede Polo de Educação de São Marcos da Serra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo de São Marcos da Serra
17h00
 
» Dia 28 de junho | “O Elixir da Juventude”
Teatro Mascarenhas Gregório - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Silves
21h30
 
» Dia 06 de julho | “Abril Sempre” (peça de teatro previamente gravada e reproduzida no local em vídeo)
Centro Pastoral de Pêra - Grupo de Teatro Sénior do Polo de Educação ao Longo da Vida de Pêra
21h30
 
Venha conhecer os nossos atores!

Aveiro | Praça Fan Zone Euro 2024


Com o objetivo de proporcionar momentos de convívio e de apoio à nossa Seleção Nacional de Futebol, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA), abre esta tarde no Rossio, a partir das 18h00, a Praça Fan Zone para o Euro 2024, que decorre em Alemanha até 14 de julho. O Presidente da CMA, Ribau Esteves, fará a visita à “Praça Euro”, pelas 19h30, antes do início da partida inaugural do Euro 2024 entre a anfitriã Alemanha e a sua congénere da Escócia, pelas 20h00.
Trata-se de uma organização da Câmara Municipal de Aveiro para promover um espaço onde todos, incluindo os nossos turistas, possam assistir aos vários jogos do Euro 2024, sendo que de 21 de junho a 7 de julho a “Praça Euro” partilhará o Rossio com a Feira do Livro.
Para além da transmissão dos jogos, a Praça Fan Zone terá várias animações paralelas antes e após os jogos, bem como durante os fins de semana, a primeira das quais é a “Marcha de Santo António” que vai acontecer amanhã, às 15 horas, numa organização da Comunidade de Cidadãos da Ilha do Príncipe, com o apoio da CMA. Este evento conta com a presença do Presidente do Governo Regional do Príncipe e do Presidente da CMA.
A Câmara Municipal de Aveiro convida a população a assistir aos jogos da Seleção Nacional na Praça Fan Zone instalada no Rossio e, dessa forma, apoiar os nossos jogadores numa caminhada que desejamos seja de sucesso.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Reguengos de Monsaraz candidatou ao PRR a aquisição de dois autocarros elétricos


O Município de Reguengos de Monsaraz candidatou ao Plano de Recuperação e Resiliência a aquisição de dois autocarros elétricos e de dois postos de carregamento de veículos elétricos, no valor de cerca de 600 mil euros. A candidatura foi apresentada ao aviso da descarbonização dos transportes públicos, que financia a totalidade das despesas elegíveis e tem como objetivo aumentar o número de novos autocarros de zero emissões para contribuir para a redução das emissões de carbono no setor dos transportes, que é um dos principais responsáveis pelo consumo de energia primária e uma das principais fontes de emissão de gases com efeito de estufa.
A autarquia pretende adquirir dois autocarros elétricos, um para o transporte escolar no concelho e outro para o serviço público de transporte de passageiros na cidade de Reguengos de Monsaraz. A criação de um circuito urbano de transporte de passageiros vai beneficiar a mobilidade sustentável dentro da cidade, ligando as áreas habitacionais às escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais.
No âmbito do projeto Rurbanlink foi realizado o Estudo de Viabilidade Financeira para a Implementação de Transportes Públicos na Cidade de Reguengos de Monsaraz, que teve como base a avaliação estatística ao inquérito que foi efetuado com uma amostragem equivalente à população da cidade e um grau de confiança de 95 por cento. Através deste ponto de partida foram estudadas possíveis rotas, análise à população, preço dos bilhetes, tipo de viatura, organização do serviço e custos fixos que permitem avaliar os custos e os benefícios de vários cenários.

*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NOS PRÉDIOS NAS IMEDIAÇÕES DO CAMINHO AGRÍCOLA CARRASCAL NA FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA NO DIA 18 DE JUNHO ENTRE AS 09H30 E AS 12H00

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos de ligações na rede pública de abastecimento de água, o fornecimento de água será interrompido, nos prédios nas imediações do caminho agrícola Carrascal (no acesso Armação de Pêra  - Torre), na Freguesia de Armação de Pêra, entre as 09h30 e as 12h00, no dia 18 de junho.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

CORTE DE TRÂNSITO NO CAMINHO AGRÍCOLA CARRASCAL NA FREGUESIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA PROLONGADO ATÉ AO DIA 17 DE JUNHO

 O Município de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos na rede pública de abastecimento de água, a interrupção da circulação automóvel, no caminho agrícola Carrascal (no acesso Armação de Pêra à Torre), na freguesia de Armação de Pêra, será prolongada até ao dia 17 de junho, pelo que não será possível o trafego rodoviário na zona assinalada.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860 (custo de uma chamada para a rede fixa nacional).

MUNICIPIO DE SILVES ASSINA PROTOCOLO DE COLABORAÇÃO PARA CRIAÇÃO DE EQUIPAMENTO DE APOIO À SAÚDE MENTAL

 O Município de Silves, representado pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e respetivo executivo municipal permanente, celebrou, no passado dia 7 de junho, um protocolo de cooperação com os Amigos dos Pequeninos e o Instituto Piaget, com vista à criação de um equipamento de apoio à saúde mental, na Escola Superior de Saúde Jean Piaget do Algarve (ESS-JPA) - Campus de Silves.
Este equipamento de apoio à saúde mental resulta de um projeto ambicioso desenvolvido pelos Amigos dos Pequeninos, cuja concretização tem o total apoio do Município de Silves, que já licenciou a intervenção urbanística, que contempla a criação de unidades residenciais de apoio máximo para adultos e para a infância e adolescência, com uma capacidade total para 36 utentes, permitindo, deste modo, alargar a rede nacional de cuidados continuados integrados (RNCCI) em lugares de cuidados continuados integrados de saúde mental (CCISM).
 
Visa-se, assim, proporcionar melhores respostas nos cuidados de saúde mental à população local, mas também a toda a região do Algarve e do Baixo Alentejo, disponibilizando terapêuticas especializadas e adaptadas para diferentes patologias, para além de possibilitar a realização de estágios profissionais ou curriculares no âmbito dos cursos superiores de saúde, a formação de mais profissionais especializados na área do apoio à saúde mental e a criação de novos postos de trabalho.

 

 

Alvaiázere | ARRANQUE DA 42ª FAFIPA EM ALVAIÁZERE: CELEBRAÇÃO E DESENVOLVIMENTO NO CONCELHO

 

A FAFIPA - Feira Agrícola, Florestal, Industrial, Pecuária e Artesanato regressou no dia 12 a Alvaiázere, dando início a uma semana de celebrações e de promoção económica e cultural.
O primeiro dia do Certame foi um sucesso, com as tradicionais marchas populares a decorrerem no recinto da feira. Esta alteração de local atraiu uma grande afluência de público, criando um ambiente festivo e acolhedor que superou todas as expectativas. As marchas, protagonizadas pelas 5 freguesias de Alvaiázere e com a especial participação da marcha da Associação da Casa do Povo de Alvaiázere marcaram o início de um evento que celebra a riqueza cultural e a identidade de Alvaiázere.
No segundo dia das comemorações, celebrou-se o Dia do Concelho com uma série de atividades, destacando-se a Cerimónia Oficial na Casa Municipal da Cultura. Este evento contou com a presença da Ministra da Saúde, Ana Paula Martins, que prestigiou a ocasião com a sua participação e inaugurou formalmente a nova Sala de Cinema de Alvaiázere, um projeto aguardado com grande expectativa pela
comunidade.
Durante a Cerimónia, o tema dos discursos centrou-se na saúde, onde o Presidente da Câmara Municipal de Alvaiázere, Dr. João Paulo Guerreiro, abordou as dificuldades que o município enfrenta para garantir soluções de saúde adequadas para os seus residentes e associações. João Paulo Guerreiro sublinhou “a importância de investimentos contínuos e apoio governamental para superar estes desafios.” A presença da Ministra da Saúde foi vista como um sinal positivo de que o governo está atento às necessidades locais e disposto a colaborar na procura por soluções.
Este compromisso que o Município de Alvaiázere assume, é um passo significativo para melhorar os cuidados de saúde no concelho,
proporcionando respostas concretas e eficazes aos alvaiazerenses.
Além da cerimónia, o dia foi preenchido com outras atividades que envolveram a comunidade como a apresentação de Ranchos Folclóricos do Concelho e a Missa de Santo António.
A FAFIPA não é apenas um evento de entretenimento, mas também um espaço de debate e aprendizagem. Durante os cinco dias, serão abordados temas cruciais como o desenvolvimento territorial, sustentabilidade e transição digital. A feira oferece também uma oportunidade única para troca de conhecimentos sobre práticas agrícolas sustentáveis e inovação tecnológica no setor agropecuário.

Inspirada em programas de universidades norte-americanas. Católica lança nova pós-graduação em Direito dos Mais Velhos


Capacitar os profissionais para a resolução de problemas enfrentados pela população idosa e promover os seus direitos e a sua dignidade. É assim que nasce a nova Pós-graduação em Direito dos Mais Velhos, lançada pela Escola do Porto da Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa. Uma formação que se junta a um portfolio de mais de 15 formações que vão desde o Direito e Tecnologia ao Direito Imobiliário, das Sociedades Comerciais ao Direito da Moda, ou mesmo Organização e Gestão no Futebol Profissional.
Inspirada em programas de universidades norte-americanas e perante o crescente envelhecimento da população mundial, e em particular em Portugal, a Pós-graduação em Direito dos Mais Velhos traz desafios específicos que requerem uma resposta jurídica eficaz. “Aqui surgem questões como a gestão de bens, a proteção contra abusos e a compreensão de leis fiscais e de segurança social, áreas que requerem um estudo aprofundado e integrado,” esclarece Paula Ribeiro de Faria, uma das coordenadoras da nova Pós-graduação em Direito dos Mais Velhos. “Esta área surge na sequência de um seminário do Mestrado onde são abordados crimes contra as pessoas mais velhas e com o aprofundamento da investigação quanto a esta temática no âmbito do Observatório de Vítimas Vulneráveis,” conclui.

Já Maria da Conceição Cunha, também coordenadora, refere que “esta formação permitirá aprofundar temáticas como a responsabilidade pela negligência e pela omissão, a violação do dever de alimentos, a exploração financeira, o direito ao convívio com os avós em situações de rutura familiar, a solução do co-living como forma de combater o isolamento destas pessoas, o planeamento sucessório, a proteção fiscal, o internamento involuntário e a nova lei de saúde mental, a autonomia dos mais velhos e a proteção contra a perda dessa autonomia decisória, entre muitas outras questões.”

Com uma carga horária de 95 horas letivas, o curso será ministrado em formato presencial, permitindo um contacto direto e enriquecedor entre os participantes e os docentes especialistas na área. Uma formação que procura dotar advogados, juristas, assistentes sociais, animadores sociais, gerontólogos, psicólogos e clínicos gerais, com competências relevantes para o exercício das suas funções.

*Fernanda Teixeira

Aveiro | Semana SER+ Educação 2024 marca fim do ano letivo 2023/2024

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) assinala o final do ano letivo 2023/2024 com a realização da semana “SER + Educação”, apostando na palavra SER como expoente máximo da vontade de fazer mais e melhor, investindo naqueles que são o maior património de qualquer sociedade que se quer evoluída e próspera, que são as Crianças e os Jovens.
A semana “SER + Educação” decorre de 12 a 19 de junho e traduz a aposta da CMA na área da Educação, que se mantém prioritária, no âmbito da estratégia de desenvolvimento Municipal, adotando políticas de parceria com um conjunto de entidades que são parte ativa e importante do processo educativo, perspetivando desde já o próximo ano letivo 2024/2025, com um vasto conjunto de ações, que se desenrolarão ao longo do ano.

Visitas à Caravela Vera Cruz
Desde o início da semana até ao próximo sábado, 15 de junho, a CMA organizou um programa dedicado a todas as crianças e jovens do Município, com visitas guiadas desde o pré-escolar até ao ensino secundário à Caravela Vera Cruz, uma réplica construída no início do século XXI, no âmbito da comemoração dos 500 anos do Descobrimento do Brasil e que está na Cidade de Aveiro a propósito da comemoração do Dia de Portugal e da iniciativa Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

14JUN – Visita às obras da EB dos Areais e da EB das Barrocas
Hoje, sexta-feira, o Presidente da CMA, Ribau Esteves, visita as obras, em plena execução de qualificação e ampliação da EB dos Areais e da EB das Barrocas.
Tratam-se de duas obras que correspondem a um investimento global da CMA de mais 3,5 milhões de euros e que vão modernizar as infraestruturas existentes e criar novos espaços preparadas para a boa formação dos mais novos no século XXI.

17JUN – Uma Aventura no EMA
A CMA dinamizará no dia 17 de junho, quinta-feira, a iniciativa, “Uma Aventura no EMA”, no Estádio Municipal de Aveiro.
O evento permitirá a todas as Crianças (re)visitar o Estádio Municipal de Aveiro – Mário Duarte e ainda, usufruir deste dia de festa onde haverá insufláveis e muita animação.
A iniciativa tem como objetivo principal promover a prática de atividade física, no estádio que é um dos equipamentos desportivos mais emblemáticos do Município de Aveiro e, ainda, proporcionar o convívio e interação entre Crianças de diferentes escolas, num ambiente salutar.

18JUN - “A Química do AMOR”
Na sessão “A Química do Amor”, que se realiza na próxima terça-feira, 18 de junho, são apresentados os diferentes componentes químicos que explicam o ato do enamoramento, a fase da paixão, o “amor à primeira vista”, o percurso até ao casamento e a indesejada “crise dos sete anos” (“Química do Desamor”), abordando também o assunto das substâncias químicas presentes no chocolate e a sua ligação ao amor e à paixão, referindo ainda algumas curiosidades sobre as fórmulas matemáticas que acompanham uma relação ou “explicam” a durabilidade de um casamento.
Naturalmente, e como em todas as demais atividades, também aqui são apresentados vários momentos de magia integrados nesta temática da “Química do Amor”, que fazem da sessão um momento de aprendizagem diferente, lúdico e inesquecível para os mais novos, abordando a importante temática das emoções para o bom desenvolvimento social e pessoal das crianças e jovens.

Do programa do “SER + Educação” sublinhamos ainda para várias iniciativas realizadas pelos vários Serviços Educativos Municipais, nomeadamente pela Biblioteca Municipal, Teatro Aveirense, e o Instituto RAIZ.
A Câmara Municipal de Aveiro aproveita para desejar a Todos os Docentes e Profissionais da Educação do Município de Aveiro um excelente período de férias e de preparação do Ano Letivo 2024/2025.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Multinacional ABB premeia estudante da Universidade de Coimbra

 

Pedro Miguel Correia Ferreira, estudante da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai receber já no próximo dia 19 de junho, quarta-feira, o “Prémio ABB” do ano letivo 2022/2023, atribuído pela multinacional Asea Brown Boveri (ABB), como forma de reconhecimento do trabalho desenvolvido na sua tese de mestrado.
A cerimónia de entrega do prémio vai decorrer, pelas 12h, na Sala do Conselho do Edifício Central da FCTUC, no Polo II da Universidade de Coimbra.

Pedro Ferreira, estudante do Departamento de Engenharia Eletrotécnica e de Computadores (DEEC), realizou este estudo no âmbito da sua tese de mestrado, intitulada “Unsupervised Vehicle Fingerprint Segmentation”, tendo obtido a classificação final de 19 valores. Jorge Batista, docente do DEEC e investigador no Instituto de Sistemas e Robótica (ISR) foi o responsável pela orientação da dissertação.

Durante o seu trabalho de mestrado, o estudante desenvolveu soluções (não)supervisionadas baseadas em aprendizagem profunda orientadas à deteção/segmentação de características intrínsecas a veículos (“Vehicle’s Fingerprints”). Consideram-se “Vehicle’s Fingerprints” todos os elementos discriminantes não pertencentes à imagem canónica do veículo, como sejam anomalias, dísticos e elementos publicitários e demais componentes incorporados ao veículo canónico.

Este trabalho foi desenvolvido no âmbito da parceria de I&D entre o Instituto de Sistemas e Robótica e a AtoBe, Mobility Technology, S.A. e visa robustecer os processos de (re)identificação de veículos e cobrança automática de portagens.

O “Prémio ABB” distingue anualmente o estudante do Mestrado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores da FCTUC que tenha obtido a classificação mais elevada numa dissertação de mestrado desenvolvida nas áreas de atuação da ABB, nomeadamente Automação Industrial, Controlo Automático, Robótica, Domótica e Acionamentos/Variação de velocidade. O prémio, no valor de mil euros, comtempla ainda a possibilidade da realização de um estágio remunerado na empresa.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia