terça-feira, 28 de maio de 2024

World Cheese Awards 2024 terão lugar em Portugal e Viseu Dão Lafões é a região escolhida para receber o evento


  • Portugal sucede a países como o Reino Unido, Itália, Espanha ou Noruega e vai ser palco, pela primeira vez, daquela que é a maior competição mundial de queijos
  • O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, contará com um júri de 250 especialistas para avaliar mais de 4.500 queijos de mais de 40 nacionalidades
Viseu será a cidade anfitriã dos World Cheese Awards 2024. O evento, que no próximo mês de novembro trará a Portugal, pela primeira vez, aquela que é a maior competição de queijos a nível mundial, foi apresentado à imprensa esta terça-feira, na Casa da Ribeira, espaço evocativo das memórias da capital da Beira Alta, região onde são produzidos alguns dos mais reconhecidos e apreciados queijos portugueses.

O evento, conhecido como os Óscares do Queijo, é organizado há mais de três décadas pela britânica Guild of Fine Food e promete reunir em Viseu, entre os dias 15 e 17 de novembro, os maiores produtores e afinadores mundiais, com mais de 4.500 queijos oriundos de mais de 40 países, em competição pelo paladar exigente de um júri composto por 250 especialistas de cerca de 40 nacionalidades. Neste júri, destaque para o maior contingente de jurados portugueses na história da competição, com 35 profissionais, abrangendo especialistas em queijo, críticos gastronómicos, chefs, entre outros profissionais da indústria.

A iniciativa irá também trazer a Portugal mais de uma centena de jornalistas de publicações especializadas, influencers e apreciadores dos quatro cantos do mundo, contando com um Summit de Queijos e um Festival Gastronómico abertos ao grande público.

“Estamos entusiasmados por levar os World Cheese Awards a um novo país e região anfitriã, organizando o evento com a cidade de Viseu na 36ª edição dos prémios”, afirma John Farrand, managing director da Guild of Fine Food, organizadora da competição. “Localizada no coração da região vinícola do Dão, Viseu tem uma cultura rica em gastronomia e produção de vinho, o que a torna um local adequado para a primeira edição dos World Cheese Awards em Portugal”, conclui Farrand.

"Viseu é a capital da região da Beira, uma região com uma forte herança queijeira", justifica Bruno Filipe Costa, food expert e impulsionador da vinda do evento para Portugal, num esforço conjunto com o jornalista gastronómico Paulo Salvador. A escolha da cidade para receber esta primeira edição do evento em território nacional acabou por surgir de forma natural já que a região "possui uma cultura gastronómica invejável, que combina tradição e excelência", a par de um rico legado histórico na produção de queijo, "ilustrado pelo nosso queijo mais famoso, o Queijo Serra da Estrela", acrescenta.

Ainda sobre a escolha da região centro, nas palavras de Bruno Filipe Costa, “sonhar ter o evento em Portugal, especialmente em Viseu, representa uma aposta de potenciar a imagem internacional do melhor que temos em Portugal, as suas gentes, e descentralizar a escolha dos locais para os grandes eventos mundiais a ocorrer no nosso país, num evento que pretendemos verdadeiramente inclusivo, envolvendo a região e as comunidades, e capaz de elevar o nome dos nossos queijos mundialmente”, justifica ainda Bruno Filipe Costa para a escolha da região centro.

“Portugal e a região da Serra da Estrela escondem verdadeiras joias gastronómicas que vão surpreender produtores, comerciantes e apreciadores de queijo”, acrescenta o jornalista gastronómico Paulo Salvador, que integra a equipa responsável por trazer os World Cheese Awards para Portugal. “Estamos ansiosos por receber a comunidade internacional do queijo em Viseu”, remata.

“É com muita satisfação que o território de Viseu Dão Lafões recebe este ano os World Cheese Awards. A nossa região, conhecida por ser o território por excelência do queijo em Portugal, pela gastronomia e vinhos, mas também pelas magníficas paisagens e pela qualidade dos seus produtos, está preparada para acolher produtores, especialistas e entusiastas do queijo com a hospitalidade que nos caracteriza”, assegura Fernando Ruas, Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. “Agradecemos à Guild of Fine Food pela escolha, que ajudará a posicionar Viseu Dão Lafões como um destino de referência para os amantes da gastronomia. Estamos ansiosos para contribuir para o sucesso dos World Cheese Awards 2024”, conclui.

Além dos representantes dos World Cheese Awards em Portugal, Bruno Filipe Costa e Paulo Salvador, e do Presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões, Fernando Ruas, a sessão pública de apresentação dos World Cheese Awards - Viseu 2024 contou ainda com a presença dos Senhores Presidentes das Comunidades Intermunicipais das Beiras e Serra da Estrela, Beira Baixa, Região de Coimbra, da Entidade Regional da Turismo Centro de Portugal, da Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal, da InovCluster e da empresa Urban Natur.

Viseu surge em destaque como cidade anfitriã, mas o objetivo é envolver toda a região através de visitas de jornalistas, passeios culturais, atividades de promoção do território e visitas a promotores e profissionais do setor agrícola. O evento procurará, ainda, o envolvimento de toda a comunidade, posicionando-se, não só como uma oportunidade ímpar para celebrar a tradição, inovação e excelência dos queijos de toda a região da Beira, mas também para proporcionar um intenso momento de dinamização e intercâmbio de know how e experiência num evento onde profissionais e consumidores de uma vasta diversidade de mercados e culturas estarão unidos na degustação dos melhores queijos do mundo.

“O evento reúne o trade mundial do queijo e é único na promoção das relações internacionais na indústria dos laticínios. Irá, mais uma vez, reunir os mais importantes especialistas internacionais em queijo e os melhores queijos do mundo”, salienta John Farrand.

Esta será a 36ª edição daquele que é o maior evento dedicado exclusivamente ao queijo a nível mundial. A cidade de Trondheim, na Noruega, foi a anfitriã da edição do último ano, recebendo um número recorde de 4.502 queijos, avaliados por um júri de 264 especialistas, classificadores, compradores, retalhistas e críticos gastronómicos. Para este ano, em Portugal, a organização espera bater o recorde do número de queijos a concurso, sendo ainda um dos grandes objetivos alcançar a maior representação de sempre de produtos e profissionais nacionais.
Sobre os World Cheese Awards

Criado em 1988 pela Guild of Fine Food, os World Cheese Awards representam o maior evento do mundo para o setor de produção de queijos artesanal, tendo-se tornado na maior competição de queijos do planeta. Unindo uma comunidade de profissionais e amantes do melhor que se produz em termos de queijo, os World Cheese Awards unem produtores, agricultores, chefs, afinadores, críticos gastronómicos, influencers, compradores, importadores e distribuidores de queijos, criando um evento onde o setor apresenta os seus melhores, marcas são potenciadas e se reforçam laços comerciais e culturais.

Ao longo de mais de 30 anos, o evento ultrapassou fronteiras e saiu do Reino Unido tendo sido recebido em cidades como Bergamo (Itália), San Sebastian (Espanha) ou Bergen (Noruega). Foram mais de três décadas e milhões de queijos a concurso e apresentados ao mundo, até que, finalmente, chega a Portugal e a Viseu.


Declarações

Raul Almeida, Presidente da Turismo Centro de Portugal e da Agência Regional de Promoção Turística Centro de Portugal, “O turismo gastronómico é uma das apostas da Turismo Centro de Portugal para promover o território dentro e fora de fronteiras. A fileira dos queijos, em particular, tem a capacidade de valorizar a cultura local, atraindo visitantes que procuram as experiências mais genuínas. Desta forma, contribui de forma decisiva para a economia regional e para a melhoria das condições de vida das populações, objetivo que todos ambicionamos. Um evento com a dimensão dos World Cheese Awards pode impulsionar ainda mais a excelência dos produtos do Centro de Portugal, pelo que é com grande agrado que apoiamos este evento".

Luís Tadeu, Presidente da CIM Beiras e Serra da Estrela, “Este evento oferece uma oportunidade inigualável para destacar a qualidade e a excelência dos queijos das Beiras e da Serra da Estrela, um reflexo da rica herança cultural e das nossas tradições centenárias. A articulação entre as Comunidades Intermunicipais envolvidas (CIM Viseu Dão Lafões, CIM Beiras e Serra da Estrela, CIM Beira Baixa e CIM Região de Coimbra) e o Turismo do Centro de Portugal vem reforçar o compromisso com a promoção de um produto endógeno reconhecido mundialmente, como é o Queijo Serra da Estrela, permitindo que seja internacionalmente conhecido e apreciado. Estamos confiantes de que esta participação não só homenageará os nossos produtores, mas também contribuirá para o desenvolvimento económico e turístico do nosso território.

Secretário Executivo da CIM Beira Baixa, João Carvalhinho, "Como região produtora de queijo, com três Queijos DOP (Queijo Picante da Beira Baixa; Queijo Amarelo da Beira Baixa e Queijo de Castelo Branco), a Beira Baixa não podia deixar de se associar a esta iniciativa. Trata-se de um produto muito importante na dinamização da economia de setor primário, no turismo e na preservação da paisagem do nosso território."

Presidente da CIM Região de Coimbra, Emílio Torrão, "Acreditamos que a realização do World Cheese Awards em Viseu será um grande impulso para o desenvolvimento do setor agroalimentar na nossa região e para a promoção do turismo. A presença de milhares de produtores de queijo, especialistas e jornalistas de todo o mundo permitirá dar a conhecer os nossos produtos a um público global, o que poderá gerar novas oportunidades de negócio e contribuir para o crescimento da nossa economia."

Diretora Executiva da Inovcluster, Chirstelle Domingos, “A Fileira do Queijo assume-se como estratégica para o desenvolvimento económico do território, sendo que todos os meios direcionados para a valorização do recurso endógeno Queijo são fundamentais para cimentar e acrescentar valor a esta atividade, tornando-a mais competitiva e uma peça chave para a preservação da nossa identidade histórica, cultural, gastronómica e paisagística. É por isso que congratulamos a dinamização do World Cheese Awards, em Viseu, enquanto iniciativa que permitirá catapultar a relevância estratégica que a Fileira do Queijo representa para a Região Centro de Portugal.”

Nota aos editores

Quando decorrem as inscrições para os World Cheese Awards?
As inscrições para os prémios abrem, para todos os produtores que desejem participar, no próximo dia 13 de junho de 2024, decorrendo até ao dia 16 de setembro de 2024.

Como funciona o processo de avaliação?
Trabalhando em equipas de dois ou três elementos, os juízes identificam os queijos dignos de um prémio de ouro, prata ou bronze. Analisam a casca e o corpo do queijo, a sua cor, textura, consistência e, acima de tudo, o seu sabor. Cada equipa nomeia então um queijo excecional como Super Ouro da sua mesa.

Estes queijos excecionais são identificados como os melhores do mundo e são julgados uma segunda vez por um Super Júri composto por 16 especialistas reconhecidos internacionalmente, que selecionam um queijo para ser o campeão na ronda final de avaliação. O Super Júri debate os queijos finais perante uma audiência de consumidores e comerciantes, antes de escolher o Queijo Campeão do Mundo em direto na WCA TV. Para além dos prémios de Bronze, Prata, Ouro e Super Gold (a distinção máxima), existem troféus específicos por país e por tipo de queijo.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

TORRES VEDRAS DESAFIOU CIDADES PORTUGUESAS A PARTICIPAREM NA “HORA DO BRINCAR”


No passado dia 25 de março, a Assembleia Geral das Nações Unidas definiu o dia 11 de junho como o Dia Internacional do Brincar.
Neste âmbito, a Câmara Municipal de Torres Vedras, enquanto líder do grupo de trabalho “Brincar na Cidade Educadora”, da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras, desafiou as cidades desta rede a participar na “Hora do Brincar”, no dia 11 de junho, entre as 14h30 e as 15h30.

Nesta atividade, irão participar mais de 61 cidades portuguesas e cerca de 170.000 crianças. No Município de Torres Vedras prevê-se a participação de cerca de 5.000 crianças do ensino de pré-escolar e 1º ciclo.

A “Hora do Brincar” consiste em convidar as crianças a brincar livremente no espaço exterior escolar ou em qualquer outro espaço que permita o contacto com a natureza. Pretende-se garantir a liberdade de escolha e conceção das próprias brincadeiras por parte das crianças, sem ter necessariamente atividades orientadas e garantindo no espaço materiais soltos, para que possam explorar a sua criatividade.

Visita Embaixada Angola - Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais


No âmbito da vinda da Embaixada de Angola a Porto de Mós, por ocasião da Exposição Porto de Nós - Confluências Transnacionais, integrada nas Comemorações dos 50 Anos do 25 de Abril, vai realizar-se a Feira de Angola, no dia 1 e 2 de Junho, no Parque Verde.
A Embaixadora Extraordinária e Plenipotenciária da República de Angola na República Portuguesa, Maria de Jesus dos Reis Ferreira, será recebida no Castelo de Porto de Mós, pela comitiva municipal, pelas 10h30, seguindo depois para a Feira de Angola, no Parque Verde.

O programa inclui música e dança com o grupo “Jovens do Hungo”, pintura ao vivo com o artista Ricardo Salanga, declamação de poesia e uma mostra de produtos gastronómicos e de artesanato angolanos.

Pelas 17h00 o público é convidado a participar na visita guiada à exposição patente na Central das Artes, com a presença de vários artistas angolanos.

Uma experiência a não perder!

Entradas livres!

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação


RANCHOS PARTICIPANTES NO FESTIVAL DE FOLCLORE DE S. MARTINHO RECEBIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DE CASTELO DE PAIVA


A exemplo de anos anteriores, a Câmara Municipal de Castelo Paiva promoveu, na manhã do passado Domingo, a cerimónia de recepção aos ranchos folclóricos participantes do XVI Festival de Folclore de S. Martinho de Sardoura, iniciativa integrada na 12ª edição da Mostra de Actividades de S. Martinho.

Recebidos pelo presidente José Rocha e pela Vereadora da Cultura Liliana Vieira, estiveram presentes João Moreira e Manuel Francisco, respectivamente presidente da Direcção e da Assembleia Geral do Rancho Folclórico de S. Martinho de Sardoura.

Nas suas intervenções, os dirigentes associativos evidenciaram a importância desta iniciativa cultural, a dinâmica empresarial e associativa da freguesia, traduzida na imagem de sucesso que o Rancho Folclórico de S. Martinho tem protagonizado ao longo de décadas, e deixaram uma saudação de boas-vindas aos ranchos folclóricos participantes no festival.

O presidente José Rocha deu as boas-vindas aos ranchos folclóricos visitantes, sublinhando também a importância do folclore na cultura paivense, enquanto destacou o trabalho desenvolvido pelo rancho anfitrião, que se tem notabilizado como uma associação com crescimento sustentado, dignificando sempre o nome de Castelo de Paiva onde tem protagonizado exibições de sucesso.

Os ranchos visitantes foram brindados com ofertas do concelho, quer da parte da Câmara Municipal, quer da parte do Rancho Folclórico de S. Martinho, promotor de mais uma edição do seu festival de folclore, que decorreu na tarde de Domingo, no âmbito da mostra de actividades.





*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Dia 5 de junho, pelas 15h, na Universidade Católica Portuguesa no Porto. Católica Porto Business School celebra 20 anos de Evolução, Inovação e Impacto do MBA


No próximo dia 5 de junho, pelas 15h, a Católica Porto Business School, da Universidade Católica Portuguesa, vai realizar uma Conferência para comemorar os 20 anos do MBA Executivo. Um marco que consagra um dos programas de formação executiva mais prestigiados em Portugal, bem como um dos melhores MBA da Europa. Estão confirmadas as presenças de nomes destacados do tecido empresarial nacional e internacional para debater o presente e os desafios futuros da formação executiva em Portugal.
Ricardo Costa ,CEO do Grupo Bernardo da Costa, Hugo Ribeiro da Silva, CEO do Centro Porsche Porto, Joana Roda, Diretora de People & Culture da COLEP Packaging, Vitor Ribeirinho, Chairman da KPMG Portugal, Carlos Mota Santos, CEO da Mota-Engil, Rui Ferreira, CEO Super Bock Group, Cristina Gaspar Co-Founder Peres & Gaspar, Lda e ex Vice-Presidente da Associação Nacional de Farmácias, entre outros cargos que já ocupou no Grupo CUF e na Glintt, são alguns dos nomes em destaque nesta Conferência.

A abertura da Conferência caberá a João Pinto, diretor da Católica Porto Business School, e Luís Marques, diretor do MBA Executivo. Seguir-se-á o tema “O MBA no desenvolvimento pessoal”, por Ricardo Costa (CEO Grupo Bernardo da Costa). A primeira mesa redonda abordará o tema “MBA: ontem, hoje e no futuro” e contará com a presença de Hugo Ribeiro da Silva (CEO Centro Porsche Porto), Joana Roda (diretora de People & Culture da COLEP Packaging) e Arménio Rego (professor catedrático da Católica Porto Business School). A moderação ficará a cargo de Sofia Salgado, professora associada da Católica Porto Business School.

Na sua intervenção, Vitor Ribeirinho (Chairman KPMG Portugal) abordará a temática “O MBA e os novos desafios da gestão”. A segunda mesa redonda terá como tema “As (novas) práticas de gestão” e contará com os convidados, Carlos Mota Santos (CEO Mota-Engil), Rui Ferreira (CEO do Super Bock Group) e Cristina Gaspar (antiga vice-presidente da Associação Nacional de Farmácias), e a moderação por Alberto Castro, professor catedrático da Católica Porto Business School.

Com uma abordagem centrada nas pessoas, o MBA Executivo procura desenvolver o potencial máximo dos seus alunos. “No MBA Executivo da Católica Porto Business School focamos nas pessoas, em particular nos nossos alunos. O nosso objetivo é desenvolver as suas competências de uma forma holística, num percurso diversificado de aquisição de conhecimento e experiências, contribuindo para a sua transformação pessoal em gestores com elevado impacto nas organizações,” afirma Luís Marques, diretor do MBA Executivo.

“A Católica Porto Business School faz parte de um restrito grupo de apenas 1% de escolas de negócios, a nível mundial, que acumula três acreditações internacionais de elevado prestígio: AMBA (Association of MBA), EQUIS e AACSB. Este reconhecimento internacional atesta, entre vários pontos, a qualidade, a excelência e o rigor de todos os nossos programas, incluindo o MBA,” salienta João Pinto, diretor da Católica Porto Business School.

A conferência dos 20 anos do MBA Executivo realiza-se a 5 de junho, pelas 15h, no Auditório Carvalho Guerra, na Universidade Católica Portuguesa.

Programa:
15:00 | Abertura por João Pinto, Diretor da Católica Porto Business School, e Luís Marques, Diretor do MBA Executivo

15:20 | “O MBA no desenvolvimento pessoal” - Ricardo Costa, CEO Grupo Bernardo da Costa

15:50 | Mesa-redonda “MBA: ontem, hoje e no futuro”

Hugo Ribeiro da Silva, CEO Centro Porsche Porto, Joana Roda, Diretora de People & Culture da COLEP Packaging e Arménio Rego, Professor Catedrático da Católica Porto Business School.

Moderação a cargo de Sofia Salgado, Professora Auxiliar da Católica Porto Business School.

16:30 | “O MBA e os novos desafios da gestão” - Vitor Ribeirinho, Chairman KPMG Portugal

17:00 | Mesa-redonda “As (novas) práticas de gestão”

Carlos Mota Santos, CEO Mota-Engil, Rui Ferreira, CEO Super Bock Group e Cristina Gaspar, co-fundadora e managing partner da Peres & Gaspar Lda.

Moderação por Alberto Castro, Professor Catedrático Convidado da Católica Porto Business School.

17:45 | Encerramento - Luís Marques

18:00 | Cocktail

*Fernanda Teixeira

De 29 de maio a 02 de junho. Tapas & Papas promove gastronomia e artesanato de Cantanhede

 

O Tapas & Papas – XXIV Feira de Gastronomia e Artesanato de Cantanhede realiza-se de quarta-feira a domingo, no Largo Conde Ferreira, em Cantanhede.
O evento tem como objetivo divulgar e promover a gastronomia e o artesanato, numa mostra proporcionada por 18 artesãos da freguesia, com trabalhos em cerâmica, ferro, madeira, vime, couro, pintura, trabalhos decorativos, entre outros.
Esta mostra visa promover o talento dos artesãos, partilhar os seus saberes e ainda promover as tradições que se vão perdendo no tempo.
No que respeita à gastronomia, o evento oferece uma variedade de sabores e aromas locais. As coletividades da freguesia dedicam-se a trazer à mesa os apreciados petiscos da rica tradição culinária da Bairrada e da Gândara, proporcionando uma experiência gastronómica memorável.
Em simultâneo, a feira inclui um programa de animação musical e cultural diversificado com música, dança, teatro, fado, bandas filarmónicas, grupos emergentes e bandas Dixie.
O Tapas & Papas conta com a participação do Agrupamento 382 Cantanhede do Corpo Nacional de Escutas, a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, o Sporting Clube Povoense, a Associação do Grupo Musical das Franciscas, a Episódio Medieval - Associação Cultural e o Lions Clube de Cantanhede – Banco do Leite.
A iniciativa tem ainda com a colaboração da Escola Técnico Profissional de Cantanhede (ETPC).
Recorde-se que, em paralelo ao Tapas & Papas decorrerá o Street Gaming e o Festival Internacional Dixieland de Cantanhede.

CINE-CONCERTO NO PARQUE VERDE EM CANTANHEDE

 

A próxima sessão das “IV Clássicas” em Cantanhede será no dia 5 de Junho, pelas 21h, no Parque Verde S. Mateus numa sessão ao ar livre, numa organização do Cineclub Bairrada / Lúcia Lima Associação Cultural em parceira com o Município de Cantanhede. Será apresentado o cine-concerto da longa-metragem “Marinheiro de Encomenda” (1928) realizada por Buster Keaton, com a estreia da banda sonora adaptada pelo trio de músicos formado por Thomas Fresco, Francisco Freire e Duarte Ramos.
Sintetizadores, loops, drum pads, guitarras elétricas e pedais de efeitos serão usados, num live set muito experimental, que vai trazer novas vibrações e emoções ao filme que conta a história de um infeliz vagabundo que se apaixona por uma jovem florista cega nas ruas da cidade que está prestes a ser despejada de casa, sendo que o jovem tentar arranjar várias maneiras de arranjar dinheiro terminado geralmente em peripécias hilariantes…
Thomas Fresco é produtor e músico multi-instrumentista, natural de Febres. Francisco Freire é também produtor e músico multi-instrumentista, também natural de Febres, sendo que colabora com Thomas Fresco há cerca de dez anos em bandas como FUGUE e DALLA MARTA, com os quais lançaram 1 LP e 2 EP’s e tocaram em vários pontos do país. Duarte Ramos é baterista e percussionista, natural da Sanguinheira, estudou bateria durante 2 anos e tocou em alguns projetos de âmbito escolar, sendo que a sua carreira musical tem sido muito dedicada à Banda Filarmónica de Covões, onde tocou durante 8 anos.
O anfitrião do evento será, como habitualmente, Vasco Espinhal Otero que contará com o prestigiado professor Abílio Hernandez na apresentação do filme. Re4corde-se que as “IV Clássicas" ocorrem em Cantanhede desde 2016 por norma na primeira quarta-feira de cada mês, sendo que entre Abril e Setembro as sessões são realizadas ao ar livre em praças e jardins públicos. Ao longos dos nove anos de programação mensal, foram já estreados duas dezenas de cine-concertos por artistas da região que posteriormente prosseguiram em digressão por outros pontos do país. Desde 2019, estas sessões cinéfilas ocorrerem também com regularidade nos concelhos de Anadia, Mealhada, Águeda, Oliveira do Bairro e brevemente em Vagos e Mira.
Este projeto conta com a curadoria e organização do Cineclub Bairrada (cuja Secção de Cantanhede está sediada na Lúcia Lima Associação Cultural – Cadima), contando com o apoio do Município de Cantanhede, União de Freguesias Cantanhede e Pocariça, Caixa de Crédito Agrícola de Cantanhede e Mira, Unidade Pastoral de Cantanhede, Cinemusicorium e Coletivo Artístico Efervescente, para além do patrocínio de várias entidades privadas como Luminescências, Glassdrive, Farmácia Garcia Secades, Pneubox, Era Cantanhede, Deleme Carpintaria e Esfera.
O Cineclub Bairrada, que celebra o seu sexto ano de existência, tem como objetivo geral a divulgação do Cinema, contribuindo com todos os meios para o desenvolvimento da cultura, dos estudos históricos, da técnica e da arte cinematográfica. Esta entidade aposta numa intervenção cultural estruturada e congrega associações culturais dos vários concelhos da região da Bairrada, focando-se na formação, programação e produção, com especial interesse no registo do património imaterial (projeto Herança Docs Bairrada) e no apoio a artistas da região.

Marinha Grande | FESTAS DA CIDADE SÃO ECOEVENTO EXEMPLAR NA REGIÃO

 As Festas da Cidade, que decorrem no Parque da Cerca, de 29 de maio a 2 de junho, assumem-se como um Ecovento da Valorlis desde a sua primeira edição, sendo considerado o modelo de boas práticas na região.
O Município da Marinha Grande e a Valorlis têm trabalhado em parceria, para reforçar o compromisso com a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental relacionado com a organização da iniciativa.
Para o sucesso deste compromisso, é imprescindível o envolvimento de todos os intervenientes: do Município, ao propor a classificação e incentivar todos os participantes, através da divulgação da iniciativa; da Valorlis que, desde o início, se disponibiliza a dar formação às associações e equipa de limpeza e a fornecer meios para recolha dos recicláveis; das associações e entidades que participam no evento, ao separarem os resíduos produzidos e encaminharem para o local indicado; não esquecendo o público em geral, ao utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos.
A quantidade de resíduos reciclados tem vindo a aumentar anualmente, tendo sido recolhidas, na edição do ano passado das Festas da Cidade, 1400 toneladas.

Como forma de incentivar a correta separação dos resíduos das associações que estão a dinamizar a Área da Gastronomia, a Valorlis fez a entrega de ecopontos, no dia 27 de maio, pela mão de Cidália Martins, coordenadora de comunicação da Valorlis, na presença do vereador do ambiente da Câmara Municipal, João Brito.

Na ocasião, os responsáveis das coletividades foram informados sobre a correta reciclagem, bem como sensibilizados para a separação dos biorresíduos.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | Na passado domingo, 26 de maio, “Brincando ao faz-de-conta III” apresentado na Biblioteca Municipal

 

Brincando ao faz-de-conta III (dramatologia Infanto-Juvenil)”, de autoria de Natália Queirós, foi apresentado na Biblioteca Municipal de Cantanhede, no passado sábado, dia 26 de maio, numa sessão que contou com a presença de 60 participantes.

Presente esteve Pedro Cardoso, vice-presidente da Câmara Municipal, numa iniciativa que contou ainda com a presença de Isabel Carvalho Garcia, representante da editora Edições MinervaCoimbra e Manuel Cidalino Madaleno, prefaciador e apresentador da obra editada.

No decurso da sessão, Pedro Cardoso aproveitou para felicitar a autora pelo “importante trabalho teatral, sociocultural, educativo e de cidadania, desenvolvido ao longo dos 16 anos em que se dedicou ao Grupo de Teatro Infantojuvenil, precisamente na data que se assinalariam 20 anos da criação deste grupo cénico”. O responsável pelo pelouro da Cultura enalteceu ainda o “projeto teatral revelador de uma grande sensibilidade artística e ainda, uma sólida cultura e o profundo amor ao teatro e às letras, demonstrado por Natália Queirós”, concluiu.

Por outro lado, Natália Queirós agradeceu os testemunhos dos presentes e, visivelmente emocionada, manifestou o seu “apreço pelo projeto que criou e orientou ao longo de dezasseis anos”. A escritora salientou a felicidade que de lhe deu “integrar este grupo cénico, no qual trabalhou com as crianças e jovens que o integraram, tendo sempre por base valores éticos como a solidariedade, o espírito de grupo e o amor pela cultura.”
Manuel Cidalino Madaleno, que prefaciou os dois anteriores livros da autora, editados em 2010 e 2020, respetivamente, foi o responsável pela apresentação de “Brincando ao faz-de-conta III”.
No final das intervenções dos elementos da mesa, a sessão contou com momentos declamatórios e de canto a cargo de Alícia Costa, Francisco Montês, Gustavo Agostinho e Maria de Deus Chaves.
Brincando ao faz-de-conta III” integra nove peças de teatro da autoria de Natália Queirós, das várias que foram levadas a cena pelo grupo cénico, no período de 2009 a 2019.
O Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede nasceu em 2004, por iniciativa de Natália Queirós e representou dezenas de espetáculos teatrais diferentes, aos quais assistiram milhares de pessoas, sobretudo alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.

Sobre Natália Queirós
Maria Natália Figueiredo Queirós Ferreira Gomes nasceu em 1940, em Lisboa. É licenciada em Direito, pela Universidade de Coimbra. Entre o início do curso de Direito e o exercício de judicativa, trabalhou na Segurança Social, onde foi responsável pelos serviços jurídicos e de contencioso. Prosseguiu estudos no Centro de Estudos Judiciários (CEJ), graduando-se como magistrada judicial. Exerceu o magistério judicial em diversas comarcas, sendo a última em Cantanhede, durante quatro anos, onde se jubilou.
É autora dos 3 volumes do “Brincando ao faz-de-conta” (dramatologia infantojuvenil), publicados em 2010, 2020 e 2024; “Um legado de Petrarca” (poesia), em 2011 e de “Contos Mágicos” (prosa), em 2012.
Após a sua jubilação como magistrada no Tribunal de Cantanhede, Natália Queirós desenvolveu em Cantanhede, uma importante atividade cultural relacionada com as artes teatrais. Entre as iniciativas que levou a efeito destaca-se a criação do Grupo de Teatro Infantojuvenil da Biblioteca Municipal de Cantanhede, em 2004, que se estreou em junho desse ano e desenvolveu atividade até dezembro de 2019.


Silves | INSUFLÁVEIS ABERTOS À POPULAÇÃO NOS DIAS 28 e 29 de MAIO PARA COMEMORAR O DIA INTERNACIONAL DO BRINCAR

 Nos dias 28 e 29 de maio a brincadeira não terá limites com os mega insufláveis instalados na zona Ribeirinha de Silves, junto à Fissul.
A iniciativa promovida pelo Município de Silves em parceria com a CPCJ de Silves assinala o Dia Internacional do Brincar (28 de maio) e este ano destina-se à comunidade escolar mas também a toda a família.

Durante a manhã a brincadeira está reservada aos alunos que frequentam as escolas do concelho de Silves, já a partir das 14h30 e até às 19h o convite é para que todas as crianças se juntem à grande “Festa do Brincar”.
 
Nestes dias que celebram o brincar como a principal atividade da criança são muitas as atividades, brincadeiras e surpresas preparadas para os mais pequenos.
 
Brincar, brincar e brincar!
Aceite o nosso convite, traga as crianças e comemore connosco o “Dia do Brincar”.

XII MOSTRA DE ACTIVIDADES DE S. MARTINHO VOLTOU A EVIDENCIAR DINÂMICA DA FREGUESIA. POTENCIAL ECONÓMICO VALORIZADO NA INTERVENÇÃO DE JOSÉ ROCHA

Voltou a ser um êxito a XII Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, um certame local que decorreu no passado fim de semana, organizado da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, registando-se boa adesão de visitantes numa iniciativa que ocupou o amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, e ali ao lado do Rio Sardoura.
 A abertura do certame aconteceu na tarde de Sábado, seguindo-se ao final do dia, o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se mais tarde a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, registando-se a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia, do presidente do Rancho Folclórico de S. Martinho, João Moreira, e outros dirigentes da colectividade, assim como do presidente da Assembleia Municipal, Almiro Moreira, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, e vereadores do Executivo Municipal, bem como os autarcas das freguesias de Fornos e Real e o presidente da Associação Comercial e Industrial de Castelo de Paiva, António Novais.
Depois da intervenção de boas vindas e de vários agradecimentos do presidente do Rancho Folclórico, João Moreira, voltou a enaltecer a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia, recordando algumas alterações nesta edição, desde logo a realização em simultâneo do XXVI Festival de Folclore, que continua a ser apresentado como o momento alto deste certame da freguesia.
Francisco Silva, presidente da Junta de Freguesia, agradeceu a participação de todos os expositores e lembrou que a iniciativa começou por ser uma aposta do rancho folclórico, mas rapidamente teve a colaboração e a parceria da autarquia, que se associou para valorizar um certame importante para a freguesia, porque mostra aquilo que melhor se faz e produz em  S. Martinho, evidenciando a força viva de uma terra que contribui activamente para o engrandecimento do concelho.
O pároco local Fernando Sérgio, elogiou esta actividade da comunidade e destacou a força do trabalho e empreendedorsimo das gentes de S. Martinho, com o desenvolvimento das capacidades e das empresas, ajudando a enriquecer a freguesia e o concelho, valorizando cada vez mais a sociedade humana, com os valores da justiça, seriedade e honestidade.
Mostrando-se orgulhoso por estar nesta actividade em terras de S. Martinho, o edil paivense José Rocha, realçou o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que esta próspera freguesia tem de bom, desejando que, esta dinâmica participativa possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia de S. Martinho.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio e insistindo na ideia de que é preciso congregar forças no sentido da afirmação e da qualidade, o presidente José Rocha referiu também que é, com acções deste nível,  que se potenciam dinâmicas empresariais e se mostra as verdadeiras potencialidades de uma terra aos mais diversos níveis.
Elogiando o trabalho realizado pela organização, a vontade e a coragem dos expositores presentes, José Rocha participou depois, com outros responsáveis municipais na cerimónia de entrega de certificados, e mostrou-se satisfeito que esta Mostra de Actividades de S. Martinho, deixando palavras de reconhecimento para a Junta de Freguesia e Rancho Folclórico de S. Martinho que continuam a apresentar uma dinâmica notável, assumindo um certame que é já uma referência muito positiva na programação cultural e económica paivense.
Durante a noite registou-se a actuação do Agrupamento Musical “ Extrasom “, de Arouca, e já no dia de Domingo, o evento prosseguiu logo pela manhã com uma demonstração de Zumba, seguindo-se a abertura das tasquinhas, almoço na sede do Rancho de S. Martinho, sendo que, a animação não faltou durante esta Mostra de Actividades, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, que contemplou a realização do XXVI Festival de Folclore, bem como a participação da PT Dance Academy, que garantiu  uma apresentação até à hora do encerramento .
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, registou-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, serviços, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, vinho verde, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa