quinta-feira, 30 de maio de 2024

Silves | CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE REGRESSA ÀS FREGUESIAS EM JUNHO COM ESPETÁCULO CÓMICO


Pêra e Alcantarilha acolhem as duas primeiras sessões nos dias 5 e 6 de junho, respetivamente
A 2.ª edição do Ciclo de Teatro ao Ar Livre volta a ter lugar nas freguesias do concelho de Silves, este ano com o hilariante espetáculo “O Mestre e Já Faz em: E Tudo a Magia Levou”. Pêra e Alcantarilha serão anfitriãs das duas primeiras sessões, nos próximos dias 5 e 6 de junho, às 21h30, respetivamente, na zona exterior do polidesportivo de Pêra e no Parque de Feiras de Alcantarilha (junto ao coreto). A entrada é livre.
Nestes finais de tarde marcados pela boa disposição e humor, será apresentado um atribulado espetáculo de Magia onde a ilusão, o misticismo, a levitação e muitas trapalhadas terão lugar. O Mestre (grandioso Mágico) e Já Faz (desastrado aspirante a Mágico) proporcionam ao público momentos de diversão, comédia e espanto; numa sucessão de acertos e desacertos, que transportam os espetadores numa viagem pelo mundo da magia, onde a inocência do palhaço e o virtuosismo do mágico estão ao serviço da imaginação. É desta forma que se põe a descoberto um jogo de poder, com interação direta com o público, onde se explora o facto de quão frágeis podem ser os estatutos e o poder a eles associados; demonstrando que nem sempre o mais débil é, necessariamente, o mais fraco.

Descentralizar e levar as artes, normalmente apresentadas em palco, à população e visitantes em espaços não habituais, mas que tornam possível, por um lado, a performance de artistas e, por outro, criar no público novas experiências em lugares que lhe são comuns, num registo performativo acessível e culturalmente atrativo; são alguns dos principais objetivos do Município do Município de Silves com a promoção deste Ciclo de Teatro ao Ar Livre.

As duas primeiras sessões do Ciclo de Cinema ao Ar Livre contam com o apoio da União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra.
Anote na agenda as datas das próximas sessões:
» 11.junho: Armação de Pêra (zona do antigo mini golfe)
» 12.junho: Silves (em frente às Piscinas Municipais)
»19.junho: Tunes (Junta de Freguesia – zona exterior lateral)
» 20.junho: Algoz: Associação do Sport Algoz e Benfica
» 25.junho: São Marcos da Serra (Largo da Igreja)
» Dia 26 São Bartolomeu de Messines – Jardim Municipal

Estarreja | Mercado Antigo: Festas de Santo António

Santo António está a chegar Mercado Antigo e Sons do Minho na abertura das festas da Cidade

Chegam mais cedo as Festas de Santo António, da Cidade e do Município de Estarreja, já no último dia deste mês. De 31 de maio a 16 de junho, os festejos honram as tradições e convidam toda a população a sair à rua com um programa diversificado onde se destacam as Bandas em Festa (31 de maio), o Mercado Antigo (31 de maio a 2 de junho), o Desfile Etnográfico (2 de junho), as Marchas Populares (12 junho), as Tasquinhas ou os grandes concertos com nomes bem conhecidos da música portuguesa: Sons do Minho (1 junho), Os Quatro e Meia (dia 13), David Fonseca (dia 14), Ana Bacalhau (dia 15) e Flaviana Borges (dia 16).

As festas decorrem em vários pontos da cidade, tendo como pontos centrais a Praça Francisco Barbosa (31 de maio a 2 de junho) e o Parque Municipal do Antuã (12 a 16 de junho).

1 centena e meia de músicos no mesmo palco

O projeto local “Bandas em Festa”, desenhado especialmente para a abertura das festas, reúne, no dia 31 de maio, sexta-feira, no mesmo palco as 3 bandas filarmónicas concelhias, Bingre Canelense. Visconde de Salreu e Club Pardilhoense. Um momento festivo, que acima de tudo valoriza e consagra a importância histórica, educativa e cultural destas coletividades, verdadeiras escolas de música geracionais, por onde passam e são formados centenas de estarrejenses. Na noite seguinte, sábado, 1 de junho, o grupo Sons do Minho, de Viana do Castelo, vai animar o palco da Praça com temas originais de cariz tradicional e popular e cantigas ao desafio ou desgarradas.

Mercado Antigo até 2 de junho na Praça

O Mercado Antigo estará a funcionar nos dias 31 de maio (19h às 24h00), 1 de junho (das 12h às 24h00) e dia 2 (9h30 às 19h00), com um total de 80 feirantes de comes e bebes, carnes e enchidos, frutas e legumes, pão, tremoços, doces, plantas, biológicas, artesanato e louças e velharias.

Uma das novidades deste ano é a Mostra do Traje Popular, no sábado, dia 1, onde os Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos do Município de Estarreja são os protagonistas principais. Este será um momento de desfile e mostra da arte do bem trajar e dar a conhecer as particularidades que constituem o Traje Popular Português, nas suas variadas vertentes, nomeadamente na representação de quadros demonstrativos da identidade territorial local.

Com o desfile etnográfico de manhã, o domingo evidencia a cultura popular e a memória, também no espetáculo comunitário interassociativo (A)braços da Ria II, que representa o continuar de um desafio criativo lançado ao movimento etnográfico do concelho.

De 12 a 16, as festas estão no parque da cidade

Após o primeiro fim de semana de Mercado Antigo na praça principal da cidade, as Festas mudam-se para o Parque Municipal do Antuã, como manda a tradição. As Marchas Populares, este ano com 7 grupos a desfilar e um total de 752 marchantes e músicos, dão cor à Avenida 25 de Abril e à alameda do parque na noite de 12 de junho, terminando em arraial com o espetáculo do Miguelito da Concertina.

Irão desfilar as seguintes marchas: Fundação Cónego Filipe Figueiredo – “50 anos de Liberdade”; Associação Cultural e Recreativa Unidos do Agro – “As Ceifeiras”; Associação Cultural e Recreativa A Esteira de Veiros – “Há festa no cais”; Associação Recreativa e Cultural Grupo de Samba Os Morenos – “Festas dos Tabuleiros de Tomar”; Associação Cultural e Recreativa Saavedra Guedes – “Os Lavradores”; Associação Cultural e Recreativa e Escola de Samba Vai Quem Quer – “Popularmente falando, bem-vindos a feira dos doces”; Sociedade Recreativa e Musical Bingre Canelense – “Namoro à moda antiga”.

Está lançado o mote para as noites quentes de verão com os grandes concertos no parque da cidade, com entradas livres. Antes de se estrearem no Brasil e já com uma primeira data lotada no Super Bock Arena, no Porto, Os Quatro e Meia atuam em Estarreja no dia 13.


David Fonseca chega na noite seguinte, prometendo uma prestação ao vivo memorável com a mistura de várias componentes multimédia, e cantar as suas canções desde há muito representativas do que de mais importante tem sido produzido a nível musical em Portugal.

Intérprete ímpar, que em palco se entrega sempre como se aquela pudesse ser a última vez que a ouvimos e vemos ao vivo, Ana Bacalhau apresenta-se a solo no dia 15.

Flaviana Borges, que conquistou o coração do público jovem na participação de vários programas de talentos e acaba de editar o seu primeiro EP “Cristal”, fecha o leque de artistas que passam no palco das Festas de Estarreja em 2024.

Comida típica é servida nas Tasquinhas

Conviver à mesa, comer e beber é sempre uma das sugestões mais apreciadas pelos estarrejenses e pelos visitantes. Com abertura no dia 12, quarta-feira, às 19h, as Tasquinhas de Gastronomia Regional abrem o apetite para os sabores mais tradicionais, servidos ao longo de cinco dias por 12 associações: Rivers Estarreja BBC, Associação Desportiva Arsenal de Canelas, Mordomia Genuína, Associação - Eu’fêmeas, Associação Cultural e Recreativa - Man’donnas, GRES Trepa de Estarreja, Grupo de Carnaval Gresfa, Grupo de Carnaval Zsazsa's, Saias - Associação Recreativa, Associação Atlética de Avanca, ACADOF - Associação Cultural de Amizade e Desporto Olímpico de Fermelã, Estarreja Andebol Clube e Clube Pimpónico.

Festas de Santo António,

da Cidade e do Município de Estarreja

31 de maio ~ 16 junho 2024

EXPOSIÇÕES

31 maio

17h Biblioteca Municipal Exposição “Santo António”, de Joakin Pereyra (patente até 22 de junho)

18h Casa da Cultura Exposição "Bombeiros Voluntários de Estarreja: 100 anos de História" (patente até 31 de agosto)

31 de maio, 1 e 2 junho

PRAÇA FRANCISCO BARBOSA

MERCADO ANTIGO

Dia 31, sexta-feira, 19h-24h

21h30 Desfile das Bandas (Rotunda das Bateiras, Praça Francisco Barbosa)

22h Bandas em Festa

Concerto das Bandas Filarmónicas Club Pardilhoense, Visconde de Salreu e Bingre Canelense

Dia 1, sábado, 12h-24h

12h Abertura do Mercado Antigo

13h-15h Animação itinerante

14h-17h Jogos Tradicionais

17h Saudação do Presidente da Câmara Municipal

Mostra de Traje Popular

22h Concerto Sons do Minho

Dia 2, domingo, 9h-19h

9h30 Passeio de Pasteleiras (Bicicletas antigas) da Assoc. Desportiva de Santiais

10h30 Desfile Etnográfico

12h-16h Animação Ventos da Ria

16h (A)Braços da Ria Espetáculo comunitário interassociativo

Conceção e direção: Luís Fernandes, d’Orfeu AC / Promotor: Município de Estarreja
Participação: Grupo Etnográfico "Danças D'Aldeia", Grupo Folclórico e Etnográfico de Veiros, Rancho Folclórico "As Tricaninhas do Antuã", Rancho Folclórico "As Tricaninhas de S. Miguel de Fermelã", Grupo Etnográfico da Casa do Povo de Avanca.

17h30 Animação Grupo de Bombos “Bate Forte”

12 a 16 junho

PARQUE MUNICIPAL DO ANTUÃ

Tasquinhas de Gastronomia Regional [Animação residente DJ Kareka]

Dia 12, quarta-feira

19h-2h Tasquinhas

21h30 Av. 25 de Abril e Alameda do Parque Marchas Populares

23h30 Baile popular Miguelito da Concertina

Entrega de prémios às marchas vencedoras

Dia 13, quinta-feira

19h-1h Tasquinhas

15h Cine-Teatro de Estarreja Cerimónia Dia do Município

17h Praça Francisco Barbosa Eucaristia Solene e Procissão

19h30 Concurso Melhor Prato

22h30 Concerto Os Quatro e Meia

Dia 14, sexta-feira

19h-3h Tasquinhas

22h30 Concerto David Fonseca

Dia 15, sábado

12h-3h Tasquinhas

15h-17h Jogos Tradicionais

22h30 Concerto Ana Bacalhau

Dia 16, domingo

12h-24h Tasquinhas

15h Desfile Fanfarras (Centenário dos Bombeiros Voluntários)

22h Concerto Benjamins

22h45 Concerto Flaviana Borges

Atividades paralelas

Dias 6 e 7, quinta e sexta-feira

10h30 e 14h30 Biblioteca Sessão de narração oral Partilhando Contos, com António Fontinha

Público-alvo: Seniores e IPSS

Dia 7, sexta-feira

18h30 Fábrica da História Oficina A Brincadeira de Contar Histórias, com António Fontinha

+ info lac.mediacaocultural@cm-estarreja.pt

8 junho, sábado

9h-18h Mercado Júlio Neves 25.º Convívio dos Amigos Motards de Avanca

10 junho, segunda-feira

10h-13h Complexo de Desporto e Lazer 33.º Torneio de Natação “Cidade de Estarreja”

+ info www.cm-estarreja.pt/festas_st_antonio_estarreja


*Gabinete de Comunicação, Relações Públicas e Protocolo
CÂMARA MUNICIPAL DE ESTARREJA

Exercício Fénix 2024 testa capacidade de resposta aos incêndios rurais


A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), através dos Comandos Sub-regionais de Viseu e Dão Lafões, das Beiras e Serra da Estrela e da Região de Coimbra, realiza esta sexta-feira, 31 de maio, e sábado, 1 de junho, o Exercício Fénix 2024.

O exercício será desenvolvido na modalidade CPX (Command Post Exercise), tendo como principal objetivo testar a componente de comando e controlo, alicerçada no recém publicado Sistema de Gestão de Operações (SGO). No dia 1 de junho irão decorrer, na modalidade LIVEX (Live Exercise), um conjunto de cenários setoriais que pretendem testar a evacuação de aglomerados populacionais, no âmbito dos programas “Aldeia Segura”, “Pessoas Seguras”, e a montagem de zonas de concentração e apoio à população (ZCAP).

O Exercício Fénix 2024 irá ser dirigido de acordo com o Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e com o SGO, simulando-se para o efeito, a ocorrência de um incêndio com elevada velocidade de propagação e com comportamento extremo, colocando desta forma à prova as capacidades de comando, controlo e comunicações e de todos os mecanismos de apoio à decisão operacional nos seus vários escalões hierárquicos.

O Exercício Fénix 2024 conta com a participação dos municípios de Nelas, Seia e Oliveira do Hospital, que servem de cenário para a ocorrência simulada, e que irão testar os seus instrumentos de gestão e resposta no âmbito da proteção civil, nomeadamente os planos municipais de emergência e proteção civil, os seus serviços municipais de proteção civil e os gabinetes técnicos florestais.

Vão estar envolvidos mais de 300 operacionais provenientes dos Corpos de Bombeiros da Região Centro, Forças Armadas, Guarda Nacional Republicana, Força Especial de Proteção Civil da ANEPC, Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, Sapadores Florestais, Instituto Nacional de Emergência Médica, para além de outras entidades públicas, privadas e associativas, designadamente a Rede Elétrica Nacional, Energias de Portugal, Corpo Nacional de Escutas, Cruz Vermelha Portuguesa e Centro Distrital de Segurança Social de Coimbra, Viseu e Guarda.

No dia 1 de junho, pelas 15 horas, decorrerá o VIP Day do Exercício Fénix 2024, no Parque de Feiras e Mercados de Nelas (coordenadas 40°32'6.27"N 7°51'30.57"W) de acordo com o seguinte programa:

14:45 – Chegada dos convidados ao Posto de Comando Operacional

15:00 – Briefing operacional – apresentação e enquadramento do Exercício Fénix 2024

Visita ao Posto de Comando Operacional

Visita ao simulacro de evacuação de uma aldeia no âmbito dos programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”

Visita a um Posto de Comando de Frente

18:00 – Fim do evento.

A ANEPC, através do Comando Regional de Emergência e Proteção Civil do Centro, garante a supervisão do Exercício

*Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização