quinta-feira, 16 de maio de 2024

Promoção da Saúde: Jovens como Influenciadores do Futuro

Com o objectivo principal de colocar os jovens no centro da reflexão e da discussão em Saúde, a Direcção-Geral da Saúde (DGS) e o Conselho Nacional de Juventude (CNJ), com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, organizam o evento “Promoção da Saúde: Jovens como Influenciadores do Futuro”, a 19 e 20 de Abril de 2024, em Portalegre e Castelo de Vide.

Pode ver aqui o vídeo do evento:

*Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

HIGIENE DO SONO NO CRATO

 No âmbito da Saúde Escolar, a UCC do Crato, com a colaboração de alunos da Licenciatura em Enfermagem da Escola Superior de Saúde de Portalegre, realizou, no passado dia 8, uma sessão de Educação para a Saúde com a temática “Higiene do Sono”, dirigida aos alunos do 5ºA da Escola Básica Ana Maria Ferreira Gordo Crato.
O sono é um processo fisiológico natural, de grande importância para o desenvolvimento físico, mental e intelectual. É durante o sono que o organismo consolida a memória, segrega a hormona de crescimento e fortalece o sistema imunitário.

Nesta sessão, foram abordadas temáticas como conceito de sono, consequências de ter um mau sono, dicas para um bom sono e influência das tecnologias na qualidade do sono.

As crianças mostraram muito interesse e participaram com a partilha das suas experiências pessoais.

No final da sessão, foi realizado um jogo de sopa de letras e palavras cruzadas, que possibilitou a avaliação dos conteúdos apresentados.
Pelo interesse e participação demonstrado foi proposta a replicação da sessão nas restantes turmas do 2º ciclo.

ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

Europeias I Campanha Nova Direita em Aveiro I 19 maio


Este domingo, 19 de maio, a campanha do partido Nova Direita (ND) passa por Aveiro. Ossanda Liber, cabeça de lista do ND, acompanhada por Joana Bento Rodrigues, coordenadora do partido no distrito de Aveiro e de outros dirigentes, participam nas celebrações do dia da Marinha, que ocorrem nesta cidade.

A comitiva do ND vai realizar duas arruadas visitar a Exposição de Meios e Actividades e participar no desfile das Forças Armadas.

Profundamente crítico face ao atual papel e intervenção da União Europeia nos destinos nacionais, o Nova Direita vai, durante a campanha eleitoral, concentrar-se naquelas que considera serem questões prementes que a Europa enfrenta: erosão da soberania nacional, combate ao wokismo, demografia, guerra e ambiente.

Recorde-se que o Nova Direita foi estreante nas eleições de 10 de março, tendo sido legalizado pelo Tribunal Constitucional escassos dois meses antes e que este será o segundo ato eleitoral em que participa.

Na próxima semana, a campanha do Nova Direita vai passar por Leiria (21 de maio), Coimbra (22 de maio), Santarém (23 de maio), Viseu (27 de maio), Guarda (28 de maio), Faro (31 de maio), Portimão (1 de junho), Lisboa (2 de junho), Évora e Portalegre (3 de junho), Beja (4 de junho), e de novo em Viana do Castelo e Braga (5 de junho).

Por fim, a 6 e 7 de junho, decorrem, respectivamente, no Porto e em Lisboa, os comícios de encerramento oficial da campanha para as europeias.

Programa

09h45 - Fórum Aveiro
10h00 - Arruada até à Praça do Peixe
12h00 - Exposição de Meios e Actividades ( Jardim da Fonte Nova)
13h00 - Desfile das Forças Armadas ( Cais da Fonte Nova)
13h30 - Almoço com militantes
15h00 - Praias da Barra, Costa Nova e Vagueira

Tanto a líder do ND como a Coordenadora Distrital de Aveiro estão disponíveis para entrevistas.

Coordenadora do Nova Direita no distrito de Aveiro.

Joana Bento Rodrigues, de 43 anos de idade, é natural de Vagos, onde viveu toda a sua infância e juventude, tendo mantido sempre contacto com o distrito. Casada, mãe de quatro filhos e médica de profissão, é também Vice-Presidente do partido.

A coordenadora do distrito de Aveiro está atualmente a trabalhar no desenvolvimento das estruturas locais do partido.


O Partido Nova Direita recusa "determinantemente as propostas de alteração aos tratados que foram propostos pelo Parlamento Europeu, que pretendem derrubar por completo a soberania das nações europeias, bem como a criação de impostos europeus, qualquer tipo de harmonização fiscal e a emissão de dívida conjunta".

A medida está contida no programa do Nova Direita (ND) para as Eleições Europeias 2024.

Outra medida de destaque no Programa Europeu do partido, que está estruturado em 7 pontos-base, é a reforma do Pacto Agrícola Comum, com subsídios aos pequenos agricultores e incentivando a soberania alimentar. Da mesma forma, o ND pugna por apoios para a renovação das frotas pesqueiras e para a formação profissional dos pescadores.

Em matéria de Segurança, o ND defende o reforço das fronteiras europeias contra o tráfico de droga, armas e seres humanos, rejeita qualquer pacto de migração e asilo e propõe uma NATO europeia, independente da atual NATO.

Recusa, por outro lado, a que se retire o direito de veto que atualmente dispõe cada Estado membro, direito esse que alguns vêm defendendo o seu fim para assim facilitar consensos mas que o ND alerta para que podem ser prejudiciais aos interesses de Portugal.

O ND defende "o direito de cada cidadão expressar as suas opiniões de forma livre e democrática, sem medo de represálias" pelo que rejeita "qualquer forma de censura e a diminuição da liberdade de expressão em nome do politicamente correto.

Finalmente, o ND defende o papel dos caçadores como agentes da conservação da natureza e posiciona-se contra o "fanatismo ecológico" promovido por Bruxelas, considerando benéfica a produção de energia nuclear de nova geração com fonte limpa, segura e sustentável e capaz de garantir a soberania de Portugal neste campo.

O programa eleitoral e a lista candidata às eleições europeias pode ser consultado na íntegra em: https://novadireita.pt/europeias-2024

*Joana Bento Rodrigues

4ª PROVA DA LIGA BOCCIA SÉNIOR INATEL 2024 REALIZOU-SE ONTEM EM MATOSINHOS

 
Realizou-se ontem, dia 14, a 4ª prova da Liga Boccia Sénior INATEL 2024, desta vez sob a organização do Município de Matosinhos, no Pavilhão Municipal de Leça da Palmeira.
Com 40 equipas divididas em 8 grupos de 5 equipas, apuraram-se os dois primeiros de cada grupo para os Oitavos-de-Final, sendo que, no período da manhã jogou-se a fase de grupos, tendo cada equipa realizado quatro jogos.

O Município de Castelo de Paiva voltou a estar representado nesta jornada, com a representação a estar assegurada por duas equipas da ARPIPAssociação de Reformados; Pensionistas e Idosos de Pedorido.
Depois do almoço de confraternização, durante a parte da tarde realizou-se a fase das eliminatórias, sendo que, na final defrontaram-se as duas equipas de Paredes, com Lousada a fechar o pódio, depois de vencer a representação de Famalicão.

No total da competição realizaram-se 96 jogos, e cada equipa jogou pelo menos quatro e os quatro primeiros chegaram a fazer oito jogos nesta 4ª jornada da Liga Boccia Inatel.

Seguiu-se depois, a cerimónia de encerramento e a entrega de prémios por parte do Município organizador aos três primeiros classificados desta jornada desportiva.

Foram cerca de 250 participantes, entre atletas e técnicos dos Municípios e da Fundação INATEL, que se congratula, mais uma vez, pela forma como tudo correu, agradecendo a todos os envolvidos, nomeadamente a Técnicos e Árbitros, sem esquecer o Município organizador e o parceiro Tutti per Tutti.

A Liga Boccia Sénior INATEL 2024 regressa a 25 de Setembro com a 5ª prova que será realizada no Pavilhão Municipal de Desportos, de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa   

Jovens de Viseu Dão Lafões e de Aveiro debateram em conjunto a importância das eleições europeias


EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões juntou dezenas de estudantes na Universidade de Aveiro na terceira edição do “Bootcamp Grow EU”.
O EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões organizou, entre os dias 15 e 16 de maio, a 3.ª edição do “Bootcamp Grow EU”. Na linha das edições anteriores, o evento juntou jovens do ensino superior das regiões de Viseu Dão Lafões e de Aveiro, para um diálogo sobre temas europeus prioritários.

O foco desta edição, que se realizou na Universidade de Aveiro, incidiu, naturalmente, nas Eleições Europeias do próximo dia 9 de junho, mas também foram debatidos temas tão relevantes como a igualdade de género ou o impacto do populismo na estabilidade da União Europeia.

Durante os dois dias de bootcamp, foram realizadas diversas atividades e apresentações, com o objetivo de envolver os jovens nos assuntos europeus e mostrar-lhes a importância da participação democrática. Participaram dezenas de alunos do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e da Universidade de Aveiro (UA), à semelhança do que aconteceu nas edições de 2022, em Aveiro, e 2023, em Viseu.

Entre os debates que constaram do programa, o destaque vai para o tema “Em busca da Igualdade: Reflexões sobre a Disparidade de Género no Parlamento Europeu”. Esta discussão teve como objetivo promover a consciencialização sobre a igualdade de género no contexto do Parlamento Europeu e das medidas da União Europeia para a promoção da igualdade de género.

Uma palestra sobre “Irracionalidade Coletiva: Emoção vs. Razão”, em que o orador José Rocha analisou o impacto do populismo na coesão social e na estabilidade democrática na União Europeia, foi outro dos momentos altos do bootcamp, assim como a atividade de grupo “Grow EU - game plan for European Citizens” (“Plano de jogo para os cidadãos europeus”, em português), em que foram criados jogos de tabuleiro com temas europeus.

A atividade de grupo “Be Yourself and Be European” também gerou um importante debate sobre a importância da verificação dos factos. Além disso, houve ainda espaço para testemunhos de antigos participantes das Summer CEmp, as escolas de verão da Representação da Comissão Europeia em Portugal.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões (entidade de acolhimento do EUROPE DIRECT), destaca a atualidade dos temas escolhidos este ano: “Os ‘Bootcamps Grow EU’ têm sabido proporcionar aos nossos jovens oportunidades para refletirem e debaterem assuntos de grande importância na atualidade europeia. Este ano, em que vamos ter eleições europeias, isso ficou ainda mais evidente. As iniciativas promovidas pelo EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões na nossa região têm sempre garantia de qualidade, como ficou mais uma vez demonstrado. A organização está de parabéns”.

A Professora de Economia Europeia da UA, Marta Dias, referiu que "a 3ª edição do "Bootcamp Grow EU" correu muito bem, foi uma experiência muito importante para nós que organizámos e para os estudantes do IPV e da UA. Tivemos a oportunidade de discutir diversos temas relacionados com a consciencialização para as eleições europeias, a cidadania europeia, a forma de os jovens estarem mais informados e de votarem de uma forma mais consciente e perceberem o que a UE lhes oferece. Para o próximo ano esperamos voltar a ter mais jovens interessados e mantermos esta colaboração".

A 3.ª edição do Bootcamp Grow EU foi realizada numa parceria entre o EUROPE DIRECT Viseu Dão Lafões, o Instituto Politécnico de Viseu e a Universidade de Aveiro.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

**Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Cantanhede | No dia 19 de maio. Festa junta antigos e atuais moradores da rua do Poço

 A 6.ª edição da festa da antiga rua do Poço realiza-se no dia 19 de maio, na atual Rua Jaime Cortesão, em Cantanhede. Este convívio vai reunir os atuais e antigos moradores, seus familiares, amigos e público em geral.
O evento inclui uma exposição de fotografias antigas, a troca de histórias, costumes e tradições, homenagens a morados falecidos, a decoração das fachadas das casas e da própria rua de forma colaborativa, além de outras atividades recreativas de iniciativa livre.
O trânsito nesta rua vai estar cortado a partir das 17h00 e não será permitido estacionar veículos ao longo desta via da cidade, garantindo desta forma que o espaço esteja dedicado apenas par usufruto pedonal.
Esta festa realiza-se anualmente, sempre no penúltimo domingo de maio. Nasceu de forma espontânea, após conversas entre vizinhos, não existindo qualquer comissão ou organização coletiva prévia.

A prioridade é exatamente aproveitar a espontaneidade e genuinidade das pessoas, no momento e com os recursos próprios. Já os trabalhos de preparação são desenvolvidos por todos, de forma solidária e descomprometida.
Valorizar as memórias culturais do passado, bem como incentivar os valores de cidadania, espírito de comunidade e entreajuda entre vizinhança no presente e no futuro são os objetivos deste encontro.
Esta iniciativa pretende ainda dar o exemplo para que outras ruas, largos ou pontos conhecidos de Cantanhede possam também desenvolver algo do género, despertando um bairrismo positivo para benefício cultural da comunidade.








ENCONTRO DOS CUIDADOS DE SAÚDE PRIMÁRIOS NA MARINHA GRANDE

A Marinha Grande está a receber o Encontro dos Cuidados de Saúde Primários da Unidade Local de Saúde (ULS) da Região de Leiria, que decorre nos dias 16 e 17 de maio, no Teatro Stephens, e conta com a participação de cerca de 120 pessoas.
Na sessão de abertura, o presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, deu as boas-vindas e agradeceu a escolha da Marinha Grande para a organização do evento, que permite a reunião destes profissionais, para partilha de conhecimento, experiências e estratégias para fortalecer os cuidados de saúde primários na região.
Aurélio Ferreira apelou a que a recente reestruturação dos serviços de saúde permita criar soluções eficazes que impulsionem a qualidade dos serviços que são oferecidos à comunidade. Destacou ainda a necessidade de preocupação com o bem-estar dos profissionais de saúde, para bem do funcionamento dos serviços desta área.
O presidente do conselho de administração da ULS da região de Leiria, Licínio de Carvalho, reconheceu que a fase de arranque da ULS é desafiante, na qual deve ser tida em conta as diferenças de cada serviço que passou a integrar a nova estrutura, para melhorar a resposta a dar à população. A ULS de Leiria serve um total de 400 mil habitantes, é composta por três unidades hospitalares e 10 centros de saúde de oito concelhos (Alcobaça, Batalha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Ourém, Pombal e Porto de Mós).

Até esta sexta-feira, 17 de maio, vão ser debatidos temas como a transformação organizacional do SNS, a saúde mental nos profissionais de saúde, literária em saúde, cessação tabágica, cuidados paliativos pediátricos, comunicação em saúde, mudanças de estilo de vida e inscrição de utentes estrangeiros.


Gabinete de Comunicação e Imagem

Município continua a investir na melhoria das infraestruturas de apoio. Cinco praias de Cantanhede renovam estatuto de Qualidade de Ouro

 
A poucos dias da abertura da época balnear, a Quercus – Associação Nacional de Conservação da Natureza divulgou a listagem das 420 praias nacionais às quais foi atribuído o galardão Qualidade de Ouro 2024. Entre as distinguidas encontram-se cinco praias de Cantanhede; as praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, a piscina natural de Ançã, e as praias costeiras da Tocha e Palheirão.
Cantanhede é o segundo município da região de Coimbra com mais planos de água distinguidos, apenas superado pela Figueira da Foz, com oito.
Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem que ter “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022). A par disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para os indicadores bacterianos face aos valores definidos.
Estes galardões são reflexo do permanente processo de monitorização que o Município desenvolve, mas também da perfeita articulação com as freguesias. Quem usufruiu das nossas praias sabe que o pode fazer em perfeita segurança, pois estas distinções pressupõem o cumprimento de parâmetros de análise rigorosos”, destaca a presidente da autarquia, Helena Teodósio.
A requalificação de alguns destes espaços é, de resto, uma preocupação contínua da Câmara Municipal, sendo disso exemplo as intervenções que estão a ser levadas a cabo nas praias fluviais de Olhos da Fervença e Sete Fontes.
No primeiro caso, a obra incide na valorização do enquadramento paisagístico de todo o património natural existente e na melhoria dos acessos e das condições de fruição, de modo a reforçar a atratividade deste ativo turístico com reconhecida importância para a dinamização da economia local numa base sustentável.
Já no Parque de Lazer das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, a intervenção visa reparar os danos da piscina natural, que já condicionavam de algum modo o seu uso balnear. A tela existente deteriorou-se face ao deficiente funcionamento dos dispositivos de drenagem e o sistema de abastecimento e controlo da água apresentam algumas deficiências. A par disso, está a ser melhorado o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente com a valorização dos percursos pedonais e a criação de lugares de estacionamento para essas pessoas.



REGIÃO CENTRO REGISTA O MAIOR NÚMERO DE EMPRESAS GAZELA DOS ÚLTIMOS 12 ANOS

 
A região Centro registou, em 2023, o maior número de empresas Gazela dos últimos 12 anos. São 135 empresas Gazela, que empregam 5.484 pessoas e geram um volume de negócios de 722 milhões de euros e 360 milhões de euros de exportações. Estas são algumas das conclusões do último estudo, efetuado pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, I.P. (CCDR Centro), sobre as empresas Gazela existentes na região Centro em 2023.

Tratam-se de empresas jovens que, num curto espaço de tempo, apresentam um crescimento acelerado no emprego e no volume de negócios. São uma reduzida percentagem do universo das empresas, mas estão presentes em todos os setores de atividade e diferenciam-se, também pelo seu posicionamento nos mercados e pela sua capacidade de gestão e de risco.

Isabel Damasceno, presidente da CCDR Centro, sublinha que “É com enorme satisfação que a Região Centro regista, este ano, o número mais elevado de empresas Gazela alguma vez apurado. Com estas 135 empresas, passa para 741 o número de empresas que, ao longo destes últimos doze anos, conseguiram esta distinção, que destaca as suas capacidades de inovação, de criar emprego, de dinamizar o mercado e potenciar o desenvolvimento económico nos territórios onde se localizam. Apesar de representarem uma pequena percentagem do universo empresarial, estas empresas contribuem muito para a atividade económica da região, através do emprego e da riqueza que criam de forma rápida, sustentada e disseminada pelo território. Queremos, por isso, continuar a apoiar e reconhecer estas empresas por as considerarmos vitais para a região”.

O evento de reconhecimento das Empresas Gazela realiza-se no dia 22 de maio, pelas 19:30h, em Vagos, e conta com a presença do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.

De acordo com o estudo efetuado pela CCDR Centro, destas 135 empresas Gazela da região Centro destacam-se os seguintes aspetos:

Em termos de distribuição geográfica estão disseminadas pelo território, repartindo-se por 53 municípios da região Centro, sendo o município de Leiria o que tem o maior número de empresas (13), seguido pelos municípios de Coimbra e Viseu (com nove empresas cada), Aveiro (oito) e Águeda e Torres Vedras (com cinco empresas cada). Com quatro empresas gazela surgem os municípios de Alenquer, Ílhavo, Oliveira do Bairro e Vagos, seguindo-se Abrantes, Alcobaça, Ansião, Batalha, Cantanhede, Covilhã, Marinha Grande, Ourém, Ovar, Tomar e Vouzela, com três empresas gazela cada. Os municípios de Caldas da Rainha, Carregal do Sal, Figueira da


Foz, Fundão e Porto de Mós apresentam duas empresas gazela cada. Nos restantes 27 municípios, existe apenas uma empresa gazela em cada território. Em termos sub-regionais, destacam-se as sub-regiões Região de Aveiro (31), Região de Leiria (25), Região de Coimbra (21), Viseu Dão Lafões (19), Oeste (18) e Médio Tejo (10). A maioria das empresas gazela (70%) continuam concentradas nas quatro sub-regiões do litoral, o que evidencia uma maior dinamização empresarial no litoral da região Centro.
  • Estas empresas têm um elevado potencial para gerar novos postos de trabalho, tendo quase triplicado as pessoas ao serviço entre 2019 e 2022, passando de 1.893 trabalhadores para 5.484 trabalhadores;
  • O volume de negócios quase que quintuplicou entre 2019 e 2022, pois estas 135 empresas Gazela faturaram 146 milhões de euros em 2019 e 722 milhões de euros em 2022;
  • Mais de metade (55% do total) das 135 empresas Gazela são exportadoras. O total de exportações destas empresas soma cerca de 360 milhões de euros, em 2022, o que representa, em termos médios, 63% do volume de negócios;
  • 30% destas empresas desenvolvem as suas atividades nas indústrias transformadoras, que, em conjunto com o setor da construção (19%), representam quase metade das empresas Gazela da região;
  • Mais de dois terços das empresas Gazela apuradas foram constituídas nos anos de 2017 (20%), 2018 (25%) e 2019 (27%);
No final de 2023, 38 das 135 empresas Gazela tinham 81 candidaturas financiadas pelo Portugal 2020, com um investimento total aprovado de 328 milhões de euros e um fundo europeu atribuído de 110 milhões de euros. Destas, 43% enquadravam-se no Programa Centro 2020 e 41% visavam investimento em inovação produtiva.

O estudo completo, com a listagem das empresas, pode ser consultado em https://www.ccdrc.pt/pt/produto/empresas-gazela-2023/





Silves | THE INVISIBLE TUBA FECHA 7.ª TEMPORADA DE JAZZ NAS ADEGAS NOS DIAS 24 E 25 DE MAIO

 A Adega do Convento do Paraíso, na Quinta de Mata Mouros, será a anfitriã das duas últimas sessões da 7ª temporada de JAZZ NAS ADEGAS, nos dias 24 e 25 de maio, com a atuação de THE INVISIBLE TUBA, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente.
As sessões serão marcadas pela sonoridade contagiante do swing e da dança, acompanhado pelos extraordinários Vinhos de Silves, do produtor Convento do Paraíso.
 
Desfrute de um concerto com, Pedro Gens (Bateria); Guto Krainski (Contrabaixo); Simone Carugati (Banjo); Mattia Corda (Trompete); Ricardo Quintas (Clarinete) e Iris Ceulemans (Trombone), com o ritmo do Traditional Jazz Classics e Swing e Calypso, ao estilo de New Orleans.
 
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL em: https://www.bol.pt/Projecto/EntidadesAderentes/5364-castelo_de_silves e nos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
 
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
 
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve com regresso marcado para o quarto trimestre de 2024.
 
O telefone 282 440 800 (ext. 2743) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
 
Esperamos por si!

 

 

COM ARTESANATO, VINHOS, PETISCOS E MUITA ANIMAÇÃO MUSICAL. FREGUESIA DE S. MARTINHO PROMOVE 12ª EDIÇÃO DA MOSTRA DE ACTIVIDADES

 
A XII Mostra de Actividades de S. Martinho, em Castelo de Paiva, vai decorrer no fim de semana de 25/26 de Maio, numa organização da Junta de Freguesia de S. Martinho em parceria com a Associação Cultural e Recreativa de S. Martinho / Rancho Folclórico, uma actividade que volta a ter lugar no amplo espaço localizado junto à sede daquele grupo folclórico, junto ao Rio Sardoura.
A abertura do certame está marcada para as 16 horas de Sábado, seguindo-se o jantar de abertura na sede do Rancho Folclórico, realizando-se a partir das 21h30 a cerimonia oficial de abertura do certame e a entrega de certificados aos expositores presentes, estando prevista a presença do autarca local, Francisco Silva, e outros elementos da Junta de Freguesia e do Rancho Folclórico, da Assembleia Municipal, liderada por Almiro Moreira, e dos responsáveis do Executivo Municipal, presidido por José Rocha, que volta a enaltecer e destacar a realização desta iniciativa como forma de ajudar a dinamizar a economia local e a dar a conhecer as potencialidades desta freguesia.
Considerando que são estas realizações locais que criam dinâmica económica e oportunidades de negócio, o edil de Castelo de Paiva realça o interesse do evento e a importância de se evidenciar aquilo que a freguesia de S. Martinho tem de bom, desejando que esta dinâmica participativa, possa continuar a ser agregadora de todas as colectividades, movimentos, grupos e interesses da freguesia.
Durante a noite haverá a actuação do Agrupamento Musical “ Extrasom “, de Arouca, para além de outras iniciativas relacionadas com a promoção dos expositores presentes, procurando valorizar ainda mais este certame que costuma atrair boa adesão de visitantes.
Já no dia de Domingo, o evento prossegue logo pela manhã com actividades recreativas, seguindo-se a abertura das tasquinhas, almoço na sede do Rancho de S. Martinho, sendo que, a animação não vai faltar durante esta Mostra de Actividades, desde logo com uma jornada de grande animação durante a tarde, estando assegurada realização do XXVI Festival de Folclore às 15 horas, que vai garantir uma apresentação até à hora do encerramento.
Para além dos espaços para vinhos e petiscos, e outros dedicados aos produtos locais e artesanato, regista-se neste certame, a habitual participação das associações e colectividades locais, bem como de empresários locais, agricultores, serviços, e outros expositores que se dedicam ao artesanato em cobres, ao fabrico do fumeiro tradicional e da doçaria regional, sendo que esta iniciativa, para além da Junta de Freguesia de S. Martinho, tem o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa                                            

EM ARMAÇÃO DE PÊRA, MUNICÍPIO DE SILVES SALVAGUARDA MOBILIDADE DOS CIDADÃOS DURANTE A ÉPOCA BALNEAR


Considerando que Armação de Pêra se transforma num polo de atração turística durante a época balnear e que importa minimizar ao máximo os prejuízos para a acessibilidade dos cidadãos em geral e prevenir os riscos decorrentes de eventuais limitações à sua mobilidade, especialmente para crianças, idosos, pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade condicionada, o Município de Silves determinou, no período de 15 de junho a 15 de setembro de 2024, a suspensão de novos licenciamentos de ocupação do espaço público para execução de obras nos seguintes casos:
 
1.      A suspensão dos procedimentos de licenciamento de novas ocupações do espaço público, por motivo da execução de operações urbanísticas isentas de controlo prévio, que impliquem a instalação de andaimes e bailéus para a realização de pinturas em edifícios; e
2.      A suspensão dos procedimentos de licenciamento de novas ocupações do espaço público, por motivo da execução de operações urbanísticas isentas de controlo prévio, que impliquem a instalação de contentores de recolha de resíduos de construção civil.
 
Estas determinações incidem em área geográfica delimitada em planta própria, que pode ser consultada no site institucional do Município de Silves ou nos serviços da Divisão de Ordenamento e Gestão Urbanística da Câmara Municipal de Silves.


“Aveiro e o Liberalismo” e Homenagem aos Mártires da Liberdade; Dia Mundial da Hipertensão Arterial; Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia; Bom dia Cerâmica!; “Cultura perto de Si”

I – Início do Ciclo “Aveiro e o Liberalismo” e Homenagem aos Mártires da Liberdade
A Câmara Municipal de Aveiro assinala o Dia dos Mártires da Liberdade com um conjunto de ações que decorrem desde o dia 13 e até ao próximo dia 21 de maio.
Na Praça Joaquim de Melo Freitas, está patente a Exposição “Mártires da Liberdade: os justiçados de Aveiro. Hoje, dia 16 de maio, pelas 18h00, haverá sentida homenagem com a deposição de flores junto ao Obelisco da Liberdade na mesma Praça, seguindo-se uma visita guiada à Exposição patente.
Logo a seguir, pelas 18h30, terá lugar a Conferência “Aveiro e o Liberalismo”, no Edifício Fernando Távora/Atlas Aveiro, que contará com a intervenção do Professor Rui Albuquerque, “De 1817 a 1829, Os Alvores do Liberalismo em Portugal” e de José Adelino Maltez com “Revolução Liberal Aveirense de 1829” e Rui Costa com “Mártires da Liberdade: Rostos Aveirenses”.
No dia 18 de maio, pelas 10h00, haverá, ainda, outra oportunidade de visita guiada à exposição, integrada no Programa Aveiro em Família.
Esta Evocação com Conferência faz parte do início do ciclo “Aveiro e o Liberalismo”, que decorrerá nos próximos anos e que pretende dar a conhecer e salientar o papel relevante de Aveiro e dos Aveirenses nas Lutas Liberais, por vezes omisso e pouco estudado. Assim será investigado o impacto desta temática no conhecimento identitário de Aveiro, designadamente, o papel dos Aveirenses no movimento liberal e em cada ano, será indicado um investigador a convidar, de que resultará um artigo para publicação na nossa Revista “Cadernos de Cultura: História & Património de Aveiro”; este ano o convidado e coordenador da investigação será pois o Professor universitário de Ciência Política e com profícua investigação no Liberalismo em Portugal, Rui Albuquerque.
Este evento integra o programa de Aveiro, Capital Portuguesa da Cultura.

II – Dia Mundial da Hipertensão Arterial celebra-se a 17 de maio
A Câmara Municipal de Aveiro em conjunto com os parceiros do Programa Municipal “SAUD’Aveiro – Saúde na Praça” irá assinalar o Dia Mundial da Hipertensão Arterial com a realização de várias atividades no próximo dia 17 de maio, sexta-feira na Praça do Mercado Manuel Firmino.
Entre as 10h00 e as 17h00 decorrerão diversas atividades de promoção da saúde e prevenção de doenças relacionadas com o coração, nomeadamente a hipertensão arterial.
O Consórcio “Saúde na Praça” integra a CMA, a Unidade Local de Saúde da Região de Aveiro, a Unidade de Cuidados na Comunidade de Aveiro e a Universidade de Aveiro, através da sua Escola Superior de Saúde, e tem por principal objetivo promover estilos de vida saudáveis e contribuir para uma maior literacia em saúde junto da Comunidade.

Programa:
Das 10h00 às 13h00 - “Pelo bem do Coração - Controle a sua Tensão”

• Avaliação da Tensão Arterial
• Sensibilização para fatores de risco | Recomendações
Das 12h00 às 13h00 - Alimentação Saudável | Degustação
• Menos Sal - Mais Saúde - Receitas para redução do teor de sal e utilização de salicórnia
• Showcooking de Batidos de Frutas e Vegetais
Das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 15h30 - Suporte Básico de Vida (SBV)
• Sessões Práticas
Das 15h30 às 17h00 - À Descoberta da Salicórnia - O Sal Verde
• Caminhada ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada
No dia 25 de maio terá lugar a Caminhada com os doentes e familiares de reabilitação cardíaca da ULS RA “Exercício pelo Coração” com saída, às 9h30, do Hospital de Aveiro.

III – Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus
Um dia aberto e de criações culturais a 18 de maio
Sob o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, a Câmara Municipal de Aveiro assinala no próximo dia 18 de maio, sábado, o Dia Internacional dos Museus e Noite Europeia dos Museus, com a realização de várias atividades, para além da entrada livre nos Museus de Aveiro, entre as 10h00 e as 24h00.
Para esta comemoração foi lançada uma Open Call que premiou 10 das 26 candidaturas apresentadas. O concurso teve como objetivo dar vida à criação de vários momentos de programação cultural nos Museus de Aveiro e reforçar o compromisso da Câmara Municipal de Aveiro em apoiar o sector cultural e artístico, no ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura.
Em 2024 o Dia Internacional dos Museus é celebrado no mesmo dia em que se assinala a Noite Europeia dos Museus. Assinalando esta coincidência de datas, os Museus de Aveiro estarão abertos, no dia 18 de maio, das 10h00 às 24h00, celebrando este ano o tema “Museus para a Educação e a Investigação”, realçando a importância dos Museus como instituições educativas dinâmicas, que promovem a aprendizagem, a descoberta e a compreensão cultural.
O programa começa às 11h00, no Ecomuseu Marinha da Troncalhada, haverá o momento de dança “As Estações Que nos Habitam” por Maria João da Escola de Bailado de Aveiro. Trata-se de um desenho de quatro quadros das estações do ano, tentando através da música, dos figurinos e da expressão do movimento, transmitir as emoções que cada estação nos pode transmitir, inclusive nas marinhas. A Escola de Bailado de Aveiro apresenta, deste modo, um momento cultural de dança que se divide em quatro momentos, de acordo com os quatro concertos de Vivaldi - “As Quatro Estações”.
De tarde, às 14h00, terá lugar “Harmonias Barrocas: Um Encontro de Música e Arte”, por Herlânder Sousa, que consiste numa experiência meticulosamente criada para mergulhar os espetadores na atmosfera cativante da era Barroca. No Museu Arte Nova, representativo do “novo barroco”, os visitantes são levados a uma viagem envolvente onde música e arte se entrelaçam em perfeita harmonia.
O Museu da Cidade vai receber, pelas 16h00, “Marés Melódicas: Canto Lírico à Guitarra Clássica”, por D’Improviso. É uma fusão entre a voz lírica da soprano Inês Margaça e a sonoridade envolvente do guitarrista Ricardo Folha, inspirada pela temática do mar, da noite, das estrelas e da lua. Nesta performance íntima e emocionante, obras que originalmente foram escritas para piano e voz, são interpretadas com uma nova roupagem para destacar a profundidade da voz em harmonia com a guitarra.
Às 17h00, o Museu da Cidade recebe “Suite do Sal: Homenagem ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada”, por Strings+Bars Duo (Lucas de Campos e Helvio Mendes). “Suíte do Sal” é uma obra musical multimodal que faz homenagem ao Ecomuseu Marinha da Troncalhada. No sentido de revelar uma perspetiva artística das diferentes dimensões do Ecomuseu, Suíte do Sal explora sonoridades, paisagens e agentes do território das salinas através do uso de recursos tecnológicos, exposição audiovisual em diálogo com as sonoridades instrumentais do Strings+Bars Duo (violão de sete cordas e xilofone).
De seguida a proposta recai para “Concerto” através do qual a Orquestra Musical da Sociedade Musical Santa Cecília propõe evidenciar que a Música é um pilar da cultura, que marca a História. E é pela “Galeria” do repertório da Orquestra que se convida a conhecer o Museu de Santa Joana e este grupo que se move por amor à Música, à Cidade e à cultura. Pelos arcos, desta feita, dos vários instrumentos de cordas que compõem a Orquestra, a viagem promete ser mágica e envolvente. Tem início marcado para as 18h00 no Museu de Aveiro / Santa Joana
Às 19h00, no Museu da Cidade contar-se-á com o concerto a solo “The Absence of Closure”, por Henrique Vilão, realizador, performer, videoartista e músico experimental, criado exclusivamente para o contexto da Open Call. Uma aproximação entre práticas e conceitos sonoros associados à música espiritual e religiosa à música contemporânea, bem como entre a ideia de som no cinema e o contexto performativo.
“De cravo ao piano – Fernando Lopes-Graça, antes de depois de abril”, por Pedro Pandeirada terá lugar às 20h00 no Museu de Aveiro/Santa Joana. O pianista Pedro Pandeirada apresenta-se como o meio de transmissão entre o compositor, Fernando Lopes-Graça, e o público no qual se inspirou e para o qual escreveu. Prepara um programa captativo e vivo que se coaduna com o carácter de comemoração da revolução de abril de 1974 e o espírito renovador da arte em exibição nos espaços culturais da cidade.
Voltamos ao Museu Arte Nova, às 21h00, com a realização do recital “Paisagens da Belle Époque”, por Samuel Marques e Vasyl Tsanko. Neste recital, o espetador será convidado a percorrer as paisagens sonoras da época, experienciando sensações e obtendo impressões de obras de importantes compositores europeus. À semelhança dos pintores impressionistas, que aplicavam a técnica de justaposição de cores diferentes sobre a tela (não as misturando na paleta) para então sugerir uma nova cor aos olhos do espectador, Samuel Marques e Vasyl Tsanko irão sugerir ao público que descubra algumas das mais belas obras para clarinete e piano.
A Igreja das Carmelitas recebe pelas 22h00, “Ai Deus, e u é?”, por João Carlos Soares. Acompanhado por harpa de 22 e 36 cordas, Symphonie medieval e Voz, este programa privilegia composições musicais da Península Ibérica, em especial Cantigas da Idade Média e Vilancicos do séc. XVI, repertório renascentista contemporâneo da fundação do Convento de Jesus da Ordem Dominicana e do Convento de São João Evangelista (Carmelitas). Sendo património musical de indiscutível valor musicológico, o programa proposto liga-se, de forma indelével, com o património museológico identitário da Região.
O programa encerra às 23h00 no Museu de Aveiro/Santa Joana com “Museu Portátil”, por Matilde Cardoso. O piano é um instrumento que conserva muito do património musical nas suas teclas. Como tal, pode ser visto como um pequeno museu que espalha cultura pelo mundo. Assim, este projeto tem como objetivo exibir uma viagem no tempo, desde o Barroco até ao Século XX, mostrando a evolução dos tempos, dos gostos e da música de cada período.
Todos as atividades têm entrada livre (sujeito à lotação do espaço).
Do programa consta ainda duas atividades que terão lugar no dia 18: Visita guiada à Exposição “Mártires de Liberdade: os justiçados de Aveiro” pelas 10h00 na Praça Dr. Joaquim Melo Freitas e ainda as Oficinas “Cerâmica dá-te Vida” no Mercado José Estevão com sessões às 11h00 e às 15h00.

IV – Bom dia Cerâmica! –
Dia Europeu da Cerâmica evocado em Aveiro a 18 e 19 de maio
O Agrupamento Europeu de Cidades Cerâmicas (AEuCC) através da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC) lança em Portugal no próximo fim de semana 18 e 19 de maio a "operação" europeia, “Bom dia Cerâmica 2024”.
Cerca de três dezenas de Cidades e Vilas Cerâmicas Portuguesas, juntamente com o Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AEuCC) - sete países e duas centenas de Cidades, a maior plataforma mundial desta tipologia, realizam no próximo fim de semana, 18 e 19 de maio, uma ação de promoção e dinamização da cerâmica europeia.
Pelo quinto ano consecutivo, Aveiro (membro fundador e atualmente com os cargos da Presidência da AptCVC e do Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial Cidades de Cerâmica) comemora o “Bom Dia Cerâmica” através de um programa onde se destaca a “Festa da Cerâmica - Ceramic Street Fest Aveiro”, no dia 18 de maio, sábado, no Mercado José Estevão, entre as 10h00 e as 18h00. Esta mostra de cerâmica, do artesanato à indústria, incluindo a investigação e a tecnologia, conta com a participação de artistas e artesãos locais, bem como de várias entidades ligadas ao universo da cerâmica.
Durante todo o dia, das 10h00 às 18h00, no auditório do Museu da Cidade, está a ser apresentado o documentário “As sete vidas de argila” onde são relatadas as experiências de quem dá vida às fábricas de cerâmica da Região. Contém testemunhos, imagens e sons do universo da argila, do barro e da olaria, materiais que deram origem a uma viagem no tempo com som de Sofia Saldanha e imagens de João Garcia Neto.
Das 10h00 às 17h00, no Mercado José Estevão, terá lugar o workshop “A cerâmica com a natureza”. Colocando as mãos no macio grés, será amassada e esticada até formar uma placa que se pode decorar com impressões de elementos recolhidos na natureza.
Com duas sessões (11h00 e 15h30) será realizado o workshop “A Cerâmica dá-te Música” no Mercado José Estevão. Trata-se de uma oficina de música criativa com materiais cerâmicos, na qual os participantes exploram as sonoridades provenientes de objetos cerâmicos de cariz utilitário. Para participar nesta atividade é necessário proceder a inscrição para o emailmuseusdeaveiro@cm-aveiro.pt
Às 17h00 será apresentado do projeto Ecogrés no Mercado José Estevão pela Grestel e pela Universidade de Aveiro. A Costa Nova, marca própria da Grestel, concebeu três azulejos personalizados em Eco Grés, para a casa de três associações, num edifício histórico da cidade.
Esta pasta cerâmica é inovadora e sustentável, produzida através de materiais reciclados, originários de excedentes. Este projeto pioneiro alia o que de mais inovador existe nesta área à tradição cerâmica da azulejaria.
No dia 19 de maio será feita a Visita ao Roteiro da Memória das Fábricas da Fonte Nova às com saída do Museu da Cidade pelas 11h00. Trata-se de um roteiro que destaca os locais de Aveiro onde se implantaram fábricas de cerâmica, que hoje já não existem, mas cuja produção marca as fachadas, ao nível do azulejo, e as vivências quotidianas, através da produção de objetos decorativos e utilitários. Requer inscrição prévia para o email: museusdeaveiro@cm-aveiro.pt<mailto:museusdeaveiro@cm-aveiro.pt> .

V – “Cultura perto de Si” em maio
A Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito do Programa Municipal “Cultura Perto de Si”, irá terminar este primeiro semestre no presente mês de maio com a realização de três espetáculos.
Assim, no próximo domingo, dia 19 de maio, às 17h00, apresentamos a última sessão de “Contos na Eira” no Auditório da Sociedade Musical de Santa Cecília, na freguesia de São Bernardo.
No dia 26 de maio, domingo, pelas 17h00, teremos o Teatro de Marionetas e Sombras “Alforria: a vida numa carroça”, pela Companhia Boca de Cão, no Centro Social de Requeixo, na freguesia de Requeixo, Nossa Senhora de Fátima e Nariz. Trata-se de um espetáculo em viagem que relata a procura de uma vida mais feliz. Xica e Tibério, trabalhadores incansáveis, viviam escravizados, mas, aos olhos de Silvestre, o simpático javalicão, descobriram que a amizade e a coragem são os guias do coração. Uma criação que aborda, de forma divertida, temas como a liberdade, a opressão e a igualdade de género, executada através de técnicas de teatro de rua, marionetas de sombras e manipulação direta.
Por último, no dia 29 de maio, quarta-feira, às 21h30, no Auditório do edifício da antiga Junta de Freguesia de Cacia, será apresentado “As Tricanas ao passar”. Para esta noite, que se pretende de fraternal convívio e interação entre as nossas Associações Culturais: Grupo Folclórico da Casa do Povo de Cacia, Grupo Folclórico do Carregal e Grupo Cultural São Bernardo a Cantar, a atuação dos Grupos, que se segue à exibição de um documentário sobre a temática dos trajes e tradições, culminará com uma alegre tertúlia.

Todos os eventos têm entrada gratuita e as entradas estão sujeitas à lotação do espaço.

Recorde-se que “Cultura Perto de Si” é um Programa Municipal que, desde 2018, tem por missão promover, divulgar e descentralizar a cultura no Município de Aveiro, bem como, simultaneamente, criar laços entre as instituições envolvidas e a comunidade, cimentando redes de itinerância e troca de experiências culturais. Neste ano de especial importância, o “Cultura Perto de Si” integra a programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.

A iniciativa tem como objetivo principal descentralizar a oferta cultural promovendo a realização de espetáculos em todo o Município.

Um projeto que leva a cultura às pessoas, apresentando-a em palcos informais, com agentes das mais diversas áreas. Pretende-se derrubar barreiras no acesso à cultura, aproximando-a das comunidades, assim como gerar novos eixos de apresentação artística.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Bloco reuniu com DGAAC que apresentou Moção Estratégica sobre questões centrais para os estudantes nacionais e europeus


Bloco de Esquerda reuniu com a Direção Geral da Associação Académica de Coimbra, que apresentou Moção Estratégica sobre questões centrais para os estudantes nacionais e europeus.

A moção apresentada propõe a criação de programas europeus robustos que garantam que todas e todos beneficiem, sem discriminação, de oportunidades de mobilidade e de formação noutros contextos, mas também sobre programas de prevenção e acompanhamento de saúde mental da população estudantil europeia e de habitação estudantil em escala europeia. Na reunião foi enfatizado que estas propostas de políticas europeias não podem servir para menorizar a obrigação de uma resposta nacional cuja responsabilidade não pode ser diluída.

Segundo o Bloco de Esquerda, "a abstenção nestas e noutras eleições contraria-se mobilizando as pessoas em torno de propostas concretas para resolver os problemas das suas vidas. O documento que foi apresentado vai nesse sentido, abordando um conjunto de questões que dizem respeito ao quotidiano dos estudantes do ensino superior".

Na reunião estiveram presentes José Manuel Pureza e Frederico Portugal, candidatos do Bloco de Esquerda às eleições europeias de 9 de junho.

* (José Manuel Pureza)
Bloco de Esquerda de Coimbra

Câmara de Aveiro apresenta conferência sobre Liberalismo português e a sua ligação com personalidades do Município

 Data: 16 de maio (quinta-feira)
Hora: 18h30
Local: ATLAS Aveiro - Biblioteca Municipal

No âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, a Câmara Municipal de Aveiro promove a conferência “Ciclo Aveiro e o Liberalismo”. A iniciativa, que está a cargo do Professor Rui de Albuquerque, decorre no próximo dia 16 de maio, pelas 18h30, no ATLAS Aveiro - Biblioteca Municipal. A entrada é livre.

“Ciclo Aveiro e o Liberalismo” estrutura o seu programa abrangendo os temas da história do Liberalismo em Portugal, destacando o liberalismo português e a relação desta corrente política com movimentos, factos e personalidades aveirenses da época liberal – com especial enfoque no “olimpo aveirense” dos associados ao combate pela Liberdade.

A conferência contará ainda com as participações do Professor Doutor José Adelino Maltez, especialista em Ciência Política, e do Dr. Rui Costa.

Consulte abaixo o programa desta iniciativa.
Para mais informações sobre a programação de Aveiro 2024, consulte o site: https://aveiro2024.pt/pt/programa/

Programa “Ciclo Aveiro e o Liberalismo”
• De 1817 a 1829, Os Alvores do Liberalismo em Portugal | Prof. Doutor Rui Albuquerque;
• Revolução Liberal Aveirense de 1829 | Professor Doutor José Adelino Maltez;
• Mártires da Liberdade: Rostos Aveirenses | Dr. Rui Costa;

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DAS BODAS DE OURO

 Iniciativa terá lugar no dia de Santo António
 
A Câmara Municipal de Silves volta a celebrar o amor e a homenagear os casais do concelho que assinalem, este ano, as suas Bodas de Ouro. A iniciativa terá lugar no próximo dia 13 de junho, dia de Santo António “casamenteiro”, tão conhecido pela conciliação de casais.
O programa deste dia terá início com a celebração religiosa, este ano na Igreja Matriz de S. Bartolomeu de Messines, durante a qual será feita a renovação dos votos e a bênção das alianças destes casais. À cerimónia seguir-se-á o já habitual almoço comemorativo num restaurante local, em clima de festa, com direito a animação musical, ao tradicional bolo que assinala os 50 anos de casamento e a outras surpresas que serão no dia reveladas.
O período de inscrição decorrerá até ao próximo dia 7 de junho, junto do sector de Educação da autarquia, localizado na Rua João de Deus, 19 (em Silves) ou nas juntas e uniões de freguesia do concelho, podendo participar nesta festa casais que tenham celebrado o seu matrimónio entre junho de 1973 e o final de 1974.
Informações adicionais poderão ser recolhidos junto do sector de Educação do Município, através do telefone 282 440 815 (chamada para a rede fixa nacional) ou do email educacao@cm-silves.pt.
 

Exercício terapêutico pela saúde. CAMINHADA NO PERCURSO “VIVER O DOURO” REALIZA-SE DOMINGO DIA 2 DE JUNHO

 
Vai realizar-se na manhã de Domingo, dia 2 de Junho, uma Caminhada no Percurso “ Viver o Douro “, uma iniciativa promovida pela “ Terapias dos Nossos Dias – Saúde e Cultura “, em parceria com a Câmara Municipal da Câmara de Castelo de Paiva.
Este evento, dedicado ao exercício físico, faz parte de um projecto mais amplo chamado "Trilhos de História e Cultura com Saúde - Doze Meses, Doze Atividades".

O objectivo deste projecto é promover a saúde através de actividades culturais e históricas, incentivando desse modo a participação da comunidade em acções de educação para a saúde. Ele visa capacitar os cidadãos, tanto individualmente quanto em grupo, fornecendo recursos e oportunidades que contribuam para uma melhoria nos níveis de saúde, bem-estar e qualidade de vida relacionados à saúde.

A partida da caminhada, com sete quilómetros de extensão e diferentes níveis de dificuldade, está marcada para as 8h30 na Praia Fluvial de Pedoirido e o final na aldeia de xisto de Midões, sendo que, o transporte será assegurado pela organização no final da actividade, trazendo os participantes até ao ponto de partida, onde haverá reforço alimentar.
As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias e podem ser feitas através dos contactos: ft.anacarvalho@hotmail.com / +351 910 259 595 (Fisioterapeuta Catarina Carvalho) ou marco26pinto@gmail.com / +351 917 805 821 (Fisioterapeuta Marco Pinto).

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo