terça-feira, 21 de maio de 2024

Mês do Coração dinamizado pela UCC de Ponte de Sor/Montargil


No âmbito do Programa Nacional de Saúde Escolar e de Promoção da Alimentação Saudável, englobado no mês do coração, a Unidade de Cuidados Continuados de Ponte de Sor/Montargil participou durante dois dias na realização de rastreios, na Escola Básica João Pedro de Andrade e na Escola Secundária de Ponte de Sor com o objetivo de promover a saúde da comunidade escolar.
Foram realizados rastreios antropométricos que integra a avaliação de vários fatores tais como: o peso, a altura, o índice de massa corporal. Esta intervenção teve como objetivo a prevenção de comorbilidades nas várias faixas etárias, tais como diabetes mellitus e obesidade. Foi também realizado rastreio da glicémia capilar.
Esta atividade decorreu nos dias 9 e 10 de maio, dirigida para os alunos e comunidade escolar destes dois estabelecimentos de ensino. No dia 9 de maio participaram cerca de 101 alunos, 3 docentes e 8 não docentes e no dia 10 de maio participaram cerca de 50 alunos, 4 docentes e 4 alunos da universidade sénior, sendo que estes manifestaram interesse na participação dos rastreios e na sua repetição.

ULSAALE
Envaido por José Rui Marmelo Rabaça

UCC de Ponte de Sor/Montargil participa em encontro intergeracional sobre alimentação saudável


No âmbito da semana da saúde foi realizado pela nutricionista da ULSALE, Júlia Marques, uma sessão sobre alimentação saudável, com o objetivo de promover hábitos de uma alimentação saudável e possíveis consequências de uma alimentação desadequada.
Esta intervenção realizou-se dia 10 de maio de 2024, na Escola Secundária de Ponte de Sor do Agrupamento de Escolas de Ponte de Sor, na sala da Biblioteca, sendo esta direcionada para 38 alunos, 6 docentes e 5 alunos da Universidade Sénior.
O encontro foi realizado entre alunos do ensino secundário e da universidade sénior. Este foi iniciado por uma apresentação de um vídeo realizado pelos alunos do 11ºA que abordava a patologia da Diabetes, inserido na 4ª edição do concurso nacional “Diabetes nas Escolas” do PND/DGS.

ULSAALE
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça

ULS Alto Alentejo atualiza sistema informático

 A Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, em colaboração com a equipa técnica dos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde, procedeu a uma atualização crucial no seu sistema informático, significando um passo importante na melhoria contínua dos serviços prestados aos utentes.
 Implementada no passado dia 11, esta atualização envolveu a transição do aplicativo hospitalar SONHO V.1 para o SONHO V.2, uma evolução que reflete o compromisso com a inovação e a excelência em cuidados de saúde. O novo sistema promete, não apenas aumentar a eficiência e rapidez dos serviços, mas também reforçar as condições para integração de cuidados e garantir uma melhoria significativa na qualidade, acesso e segurança dos dados clínicos dos utentes.

Este avanço tecnológico coloca a ULS Alto Alentejo alinhada com 19 instituições hospitalares, onde este sistema já está implementado. e confiante que esta atualização será instrumental para melhorar ainda mais o atendimento aos utentes, agilizar os processos de trabalho dos profissionais e integrar informação clínica com outros centros saúde na região.

Gabinete de Comunicação e ULSAALE 21/05/2024
Enviado por José Rui Marmelo Rabaça



MUNICÍPIO DE SILVES ANUNCIA 1.ª CONFERÊNCIA DO MAR. No âmbito do Festival da Caldeirada e do Mar

 A Câmara Municipal de Silves tem o prazer de anunciar a realização da 1.ª CONFERÊNCIA DO MAR nos dias 24 e 25 de maio em Armação de Pêra, um evento inserido no prestigiado Festival da Caldeirada e do Mar.

Esta conferência que conta como Formação Certificada no currículo dos participantes visa promover o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado e explorar temas relacionados à exploração sustentável do mar, com o objetivo de fortalecer o setor das pescas e do turismo na região.

 

A 1.ª CONFERÊNCIA DO MAR será dividida em duas vertentes principais:

 

Programa da Conferência

 

Dia 24 de maio – Literacia Oceânica

Dirigido a estudantes, o primeiro dia da conferência focará em atividades educacionais para aumentar a compreensão sobre a importância do mar e seus ecossistemas.

 

9h30 – Apresentação sobre o Geoparque Algarvensis e o novo passadiço de Armação de Pêra (CMS - DOGU)

10h30 – Observação da chegada do peixe à lota e conversa com pescadores

11h00 – Sessão de Abertura do Festival da Caldeirada e do Mar no Mercado Municipal de Armação de Pêra

11h15 – Apresentação do livro “O Tesouro do meu Avô” no auditório da Junta de Freguesia de Armação de Pêra

12h15 – Retorno às escolas para almoço

 

Pausa para almoço


14h00 – Apresentação sobre o Geoparque Algarvensis e o novo passadiço de Armação de Pêra (CMS - DOGU)

14h30 – Observação do arranjo das redes de pesca e conversa com pescadores

15h30 – Visionamento de vídeos de mergulho de João Rodrigues no auditório da Junta de Freguesia de Armação de Pêra

16h00 – Retorno à escola

 

Dia 25 de maio – O Parque Natural Marinho do Recife do Algarve – Pedra do Valado

Este dia da Conferência está certificado, contanto os créditos da formação para o currículo dos participantes.

Os painéis são dedicados ao debate entre profissionais, professores e o público em geral, sobre as estratégias para a gestão sustentável dos recursos marinhos.

 

9h15 – Receção aos participantes na Lota de Armação de Pêra

10h00 – Sessão de Abertura com a participação do Presidente da Associação de Pescadores de Armação de Pêra e a Presidente da Câmara Municipal de Silves

 

10h30 – Painel: Valores Naturais Pedra do Valado

Moderador: Pedro Duarte

Barbara Horta e Costa (CCMAR) – Mapeamento e monitorização da biodiversidade marinha

Sebastião Teixeira (APA) – Geologia da orla costeira e Pedra do Valado

João Silva (CCMAR) – Ervas marinhas e banco de maerl

André Carvalho (IPMA) – Recursos pesqueiros

Paulo Relvas (CCMAR) – Oceanografia EMSO

 

Pausa para almoço

 

14h30 – Painel: Valores socioeconómicos

Moderador: Pedro Duarte

André Dias (APSM) – Futuro da pesca e MTs

Manuel João Prudêncio (APAP) – Desafios e oportunidades da pesca

Ricardo Mendes FCUL da Universidade de Lisboa e Investigador do MARE ULisboa – Capacidade de carga para visitação de cetáceos

Adriana Ressurreição (CCMAR) – Regras para visitação de grutas

Ana Marçalo (CCMAR) – Interações da pesca com cetáceos, aves e tartarugas

Mafalda Rangel (CCMAR) – Articulação com cogestão da pesca do polvo

 

16h00 – Pausa para café

 

16h30 – Painel: Implementação, Monitorização, Fiscalização e Cogestão

Moderador: Pedro Duarte

Rosa Palma (Presidente da CMS)

Emanuel Gonçalves (FOA)

Jorge Gonçalves (CCMAR)

Gonçalo Carvalho (Sciaena)

Rita Sá (ANP/ WWF PORTUGAL)

Miguel Gaspar (IPMA)

Cristina Rosa (DGRM)

18h00 – Apresentação do livro por Pitanga e Vasco Abreu (Sciaena), apresentação do vídeo por João Rodrigues e entrega dos prémios do concurso de fotografia

18h45 – Encerramento: José Apolinário (Presidente da CCDR Algarve) e Rosa Palma (Presidente da CMS)

 

*Programa sujeito a alterações.


A “1ª Conferência do Mar” representa uma oportunidade única para refletir e debater estratégias que ajudem a enfrentar os desafios atuais do setor das pescas e do turismo, promovendo o Parque Natural Marinho do Recife do Algarve como um modelo de desenvolvimento sustentável.

 

Esta iniciativa conta com o apoio do CCMar-UALG, da Associação de Pescadores de Armação de Pêra e da Junta de Freguesia de Armação de Pêra.

 

Para mais informações contacte o Setor de Educação, da Câmara Municipal de Silves, através do telefone: 282 440 815 ou do email: educacao©cm-silves.pt.

 

Novas competências do Município de Cantanhede na área social aumentaram o número de atendimentos

 
A atividade dos serviços de Ação Social do Município de Cantanhede aumentou exponencialmente após a transferência de competências nesta área. De facto, com as responsabilidades dos programas sociais que transitaram da Administração Central para a esfera da autarquia em 1 de abril de 2023, os atendimentos passaram de 1.600 para 6.000 por ano, “o que traduz uma pressão bastante maior sobre os serviços, cuja capacidade de resposta tem estado à altura das exigências”, adianta a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
A autarca enfatiza este aspeto, sublinhando “o forte investimento da autarquia no reforço das equipas, não só para tratar dos processos decorrentes da transferência de competências, nomeadamente no âmbito do RSI - Rendimento Social de Inserção, do SAAS - Serviço de Atendimento e Acompanhamento Social e da Emergência Social, mas igualmente de intervenções de carácter social que já eram da responsabilidade da autarquia e que também registaram um aumento apreciável”.
Além da contratação de mais recursos humanos, “foi necessário proceder ao seu enquadramento orgânico e criar os espaços de atendimento adequados”, adianta a líder do executivo camarário cantanhedense, enaltecendo “o extraordinário suporte das IPSS na atividade dos serviços de Ação Social. As IPSS têm sido de facto parceiros imprescindíveis, quer na sinalização de situações a que é necessário dar resposta, quer no apoio aos serviços nas diligências que é necessário efetuar para resolver os problemas de carácter social que ainda persistem”, sublinha Helena Teodósio.
Os atendimentos ocorreram sem interrupções, de forma descentralizada, em várias freguesias do concelho de Cantanhede, tendo sido constituídas quatro equipas territoriais para o efeito, mantendo-se o atendimento permanente na Casa Francisco Pinto.
Recorde-se que, a Câmara Municipal de Cantanhede aceitou as competências na área da Ação Social, em abril de 2023. Até esta data, o Município já tinha em curso vários programas de intervenção como o Regulamento Municipal de Atribuição de Subsídios a Agregados Familiares em Situação de Extrema Carência Económica do concelho de Cantanhede, o Cartão Abem, o Banco de Voluntariado, o Incentivo à Natalidade e o Banco de Recursos Colmeia.
O CLAIM (Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes), o GAE (Gabinete de Apoio ao Emigrante), o Balcão da Inclusão e as ações de intervenção social em parceria com entidades locais e regionais, nomeadamente, a CPCJ (Comissão de Proteção de Crianças e Jovens) de Cantanhede, o CLDS Cantanhede 4G, o VirtuALL, o Banco de Leite, o Programa Combate à Privação Material e o CuidiN são outros dos programas de intervenção da autarquia.
No que respeita por exemplo ao programa abem, que comparticipa a 100% a aquisição de medicamentos sujeitos a receita médica e comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) a pessoas carenciadas, foram emitidos 122 cartões correspondentes a 58 agregados familiares, desde 2018 até ao final de dezembro de 2023.
Relativamente ao incentivo à natalidade, durante o primeiro trimestre deste ano, 47 bebés beneficiaram do incentivo à natalidade, refletindo o compromisso da autarquia com a promoção do crescimento demográfico do concelho.
Já o Banco de Recursos Colmeia, em Cantanhede, apoiou 175 famílias em 2023, ou seja, cerca de 450 munícipes, mais 92 famílias do que em 2022.
Dado o trabalho do Município de Cantanhede nestas áreas, a autarquia recebeu a bandeira verde de “Autarquia Familiarmente Responsável”, atribuído pela Associação Portuguesa de Famílias Numerosas, em dezembro do ano passado.
Cantanhede integra o restrito lote dos seis Municípios que têm vindo a ser reconhecidos a esse nível desde a primeira edição do projeto, sendo aliás o único da região de Coimbra nessa situação.
Este reconhecimento traduz a apreciação muito positiva das políticas que têm vindo a ser implementadas neste domínio tão complexo e que pressupõe intervenções a vários níveis.
Este ano, o Município já viu ser-lhe atribuído o selo de mérito do Movimento Cuidar dos Cuidadores informais, no âmbito da 2.ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI). Esta distinção, referente ao biénio 2023/2024, deveu-se à adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício do individuo que acompanha e cuida da pessoa de forma permanente, nomeadamente através do Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal (GMACI).

Barcelos | Secretária da Estado da Ciência presente nas comemorações do 20º aniversário da Escola Superior de Tecnologia do IPCA


A Secretária de Estado da Ciência, Ana Paiva, marca presença nas comemorações dos 20 anos da Escola Superior de Tecnologia (EST) do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorrem no próximo dia 24 de maio, pelas 10h30, no auditório Eng. António Tavares, no Campus do IPCA, em Barcelos.
Para além da Secretária de Estado, na mesa de honra da Sessão Solene vão estar presentes a Presidente do IPCA e do CCISP, Maria José Fernandes, o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino, o Diretor da EST, Vítor Carvalho, e o Presidente da Associação Académica do IPCA, João Salazar.

Seguir-se-á uma apresentação do Coordenador do Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai) e Pró-presidente do IPCA para a Investigação e Inovação, João Vilaça, destacando os contributos do Centro 2Ai como agente impulsionador da ciência e tecnologia na região.

Serão ainda entregues os prémios do 8th Symposium of Applied Research, que distingue a melhor dissertação no ano de 2023 dos cursos de mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia Informática, Engenharia em Desenvolvimento de Jogos Digitais e em Sistemas Integrados de Gestão QAS.

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Dia 24 de maio, entre as 9h e as 17h30, na Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Escola Superior de Biotecnologia organiza primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia do Ensino Secundário

 Dia 24 de maio, das 9h às 17h30, uma centena de estudantes e professores do ensino secundário de todo o país vão encontrar-se na Escola Superior de Biotecnologia para participar no I Congresso de Investigação em Bioengenharia do Ensino Secundário (BIOFASE). Um evento pioneiro onde se apresentará e discutirá a bioengenharia tal como ela é investigada pelos estudantes: da microbiologia à biotecnologia, da saúde à inteligência artificial. As sessões plenárias serão presididas por Rosália Vargas, presidente da Agência Ciência Viva, e por Pedro Rodrigues, diretor de Qualidade, Ambiente e Segurança do Super Bock Group.
“Em linha com a nossa estratégia de aproximação ao ensino secundário e contributo para a literacia científica, este ano avançamos com a realização deste primeiro Congresso que muito nos orgulha dada a adesão que está a ter,” refere Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. “O que verdadeiramente importa é o foco na resolução de problemas através de ferramentas biológicas,” esclarece.
 
O evento conta com um programa diversificado e extremamente dinâmico, onde os alunos e professores irão apresentar os seus trabalhos, participar em sessões plenárias presididas por oradores convidados, em grupos de discussão e por fim na apresentação das conclusões das discussões temáticas e entrega dos prémios ao melhor poster e melhor apresentação oral. Os vencedores receberão um prémio e um diploma, mas todos os participantes recebem um certificado de participação.
 
Este primeiro Congresso de Investigação em Bioengenharia no Ensino Secundário é uma excelente oportunidade para os alunos explorarem ciência, tecnologia, engenharia e ética de uma maneira prática e criativa, preparando-os para um futuro num campo interdisciplinar em constante evolução,” conclui Paula Castro.
 
Os professores e alunos que não tenham trabalhos para apresentar estão também convidados a juntarem-se a este evento, onde discutir temáticas e avaliar opções e motivações em bioengenharia fazem também parte do programa.
 
Fernanda Teixeira

Marinha Grande | DIA ABERTO ÀS INSTALAÇÕES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ETAR

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar o Dia Aberto às instalações de abastecimento de água do lugar da Estação e à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) da Zona Industrial de Casal da Lebre, nos dias 25 e 30 de maio, a partir das 10h30, com o objetivo de dar a conhecer o ciclo urbano da água, desde o abastecimento ao saneamento.
A visita inicia no Reservatório de abastecimento de água, localizado no lugar da Estação, na Rua Vasco da Gama, onde será possível visitar um furo de captação de água, um reservatório com estação de tratamento e o sistema de bombagem para outro reservatório e para a rede pública. 

Segue-se a visita para a ETAR, na Rua de Portugal, na Zona Industrial de Casal da Lebre, onde será possível conhecer o processo de tratamento de águas residuais domésticas, desde a entrada na ETAR até ao lançamento do efluente tratado na ribeira.

O programa da visita é o seguinte:

10h30. Visita ao Reservatório de Abastecimento de Água da Estação

11h30 Visita à ETAR - Estação de Tratamento de Águas Residuais da Zona Industrial de Casal da Lebre.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

ATLETAS DA SECÇÃO DE AR LIVRE E AVENTURA DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE EM DESTAQUE NO CASTELLUM TRAIL

 
Numa organização do Centro Cultural e Recreativo de Alcabideque e da equipa Vikings Trail Runners, realizou-se na manhã de domingo 19 de maio, a edição de 2024 do Castellum Trail, disputado por percursos e trilhos envolventes ao lugar de Alcabideque, pertencente à União das Freguesias de Condeixa-a-Nova e Condeixa-a-Velha, em 2 distâncias competitivas de 31km, 15km e uma caminhada.
Nesta prova que contou com o apoio do Municipio de Condeixa e de outras entidades, participaram 5 atletas da Secção de Ar Livre e Aventura, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense na prova de 31km, pontuável para o Circuito Distrital de Trail Running de Coimbra na vertente de Trail Longo e para o Circuito Nacional de Trail da Associação de Trail Running de Portugal e na prova de 15km, pontuável para o Circuito Nacional de Trail Sprint da ATRP, tendo na prova de 15km o atleta Nelson Almeida, alcançado o 8º lugar na classificação masculino e o 3º lugar no escalão MSen.
Na prova de 31Km, no sector feminino, Gabriela Marques, alcançou a 6ª posição na classificação geral feminina e o 1º lugar no escalão F40.
No sector masculino, Luís Couto, alcançou o 4º lugar masculino e o 1º lugar no escalão M40, José Santos, 11º masculino, 3º M40 e Pedro Cardoso, 17º masculino, 5º M45
Coletivamente a equipa da Secção de Ar Livre e Aventura, da Sociedade Columbófila, alcançou o 2° lugar na classificação geral, entre as equipas que completaram a prova de 31km.
Destaque para o pódio coletivo e para os resultados individuais em lugares de pódio individual dos atletas Gabriela Marques, Luís Couto, José Santos e Nelson Almeida.

Com o apoio:
Fisioterapeuta Ana Taraio
Luisa Cabeleireiro
Mariana Andrade Martins Nutricionista
Óptica Loisas Loisas – Zeiss
Fisiobaía - Terapias diferenciadas
Streetsport Animação Turística
Fisio André Viegas
NH Fitness Athletes - Preparação Física e Alta - Performance (Nelson Heleno)