sábado, 20 de julho de 2024

De 22 a 26 de julho. CIRCULAÇÃO NO TROÇO DA EN 124, ENTRE O ENXERIM E O CONTINENTE DE SILVES, SOFRE CONSTRANGIMENTOS DEVIDO A TRABALHOS DE LIMPEZA E DESOBSTRUÇÃO DA REDE PÚBLICA DE SANEAMENTO DE ÁGUAS RESIDUAIS


A Câmara Municipal de Silves informa que a circulação rodoviária no troço da EN 124, compreendido entre o Enxerim e o Continente de Silves, sofrerá constrangimentos entre os dias 22 e 26 de julho, motivados pela necessidade de execução de trabalhos de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais.
Garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, promovendo a proteção da saúde pública e o bem-estar da população e visitantes, são os principais desta intervenção.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta os transtornos causados, agradecendo a compreensão e colaboração dos munícipes e automobilistas.

 

Indústria da Cerâmica e da Cristalaria juntam-se para debater o Futuro da Força de Trabalho


Realizou-se em Ílhavo, com a presença de 60 participantes de empresas industriais, fornecedores de tecnologia, entidades de ensino superior e sistema de inovação, uma breakout session, onde vários grupos dos vários setores da indústria cerâmica e cristalaria refletiram e discutiram o futuro da Força de trabalho.
O evento promovido pelo CTCV em estreita colaboração com a Universidade NOVA de Lisboa, no âmbito da agenda ECP - Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal, apoiado pelo PRR, que tem como líder do consórcio a Vista Alegre e mais 30 entidades e um investimento total de 100milhões de euros, permitiu trazer à discussão aqueles que serão os perfis profissionais em ascensão, competências críticas e caminhos para responder aos desafios não só tecnológicos na resposta às exigências legais e de mercado, mas também na resposta à crescente escassez de recursos humanos qualificados e até mesmo indiferenciados, perspetivando-se que nos próximos anos, se nada for feito, não haverá em Portugal mão-de-obra suficiente para responder a estas necessidades.
A aceleração da transformação tecnológica das empresas, com processos mais automatizados, robotizados, mais digitais, os desafios da sustentabilidade, da descarbonização, trazem a necessidade premente de promover o reskilling e upskilling dos ativos das empresas, garantir uma integração qualificada dos imigrantes, capacitar jovens quadros e estabelecer uma prospetiva das competências necessárias para um futuro próximo, analisando perfis profissionais, adequando programas e formatos mais adequados à transferência de conhecimento.
O projeto prevê a criação de uma Academia de Formação que permita aproximar mais a aprendizagem às necessidades das empresas, reduzindo a distância entre o conhecimento e a realidade industrial, criar experiências de treino mais imersivas em processo industrial, robótica avançada, inteligência artificial (IA), realidade virtual e aumentada.

Segundo um estudo conduzido pela Nova SBE e por iniciativa da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), “a qualificação média dos trabalhadores é baixa e o investimento em requalificação é menor do que o desejável e onde se torna necessária e justificada a intervenção do Estado de forma a corrigir esta falha de mercado, financiando e investindo em modelos de lifelong learning”

*Nuno Nossa

Cantanhede | CURTIÇÃO DO TREMOÇO ENCANTOU COM RIMAS, DJ´S E RÁDIO


O cultural “Curtição do Tremoço” continua a decorrer na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, com as “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.

Após as sessões de 5 e 12 de Julho, com o público a participar com entusiamo nas iniciativas, nomeadamente nos discos pedido e dedicatória, a programação prosseguiu na sexta-feira 19 de Julho com o coletivo “Lúcia Lima Som Sistema” liderado por Johnny Gil a escolher os discos da matiné dançante, acompanhados de momentos de improvisação musical. Depois o palco foi ocupado pelos jovens do movimento “Canta Free” para a “Batalha da Fervença” com competição de rimas interpretadas em estilo rap, com uma roda de improvisação final.
Seguiu-se uma sessão de “Rádio canta Nhede” dedicada a projetos de músicas originais criados no concelho de Cantanhede. Já com o sol posto, o “after-sunset” foi na Lúcia Lima Associação Cultural, em Cadima, com “Bob Figurante” a mostrar música afro-reggae e “Dub Dose” em estreia a ditar os sons para a noite.

Houve ainda espaço para a gastronomia local, as “7 badaladas das Vespas Paperinos” com dedicatória especial de apoio ao líder Nuno Teixeira, momentos de sensibilização ambiental e sentido de humor nas esplanadas junto à água e com vista panorâmica e ainda transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, entre outras surpresas.
Segundo a organização, “a adesão do publico a estas sessões tem sido um sucesso, não só pela natural presença de público, mas pela sua participação ativa de diversas formas, transformando este anfiteatro natural numa sala de estar ao ar livre bem acolhedora”.

A programação global de 5, 12, 19 e 26 de Julho conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”. Segundo a organização, “pretende-se enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.

A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria. tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Grupo de Teatro Renascer da Sanguinheira, o Vespa Clube Paperinos, a União Recreativa da Taboeira, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede. Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.

*Vasco Espinhal Otero


Águeda | Mais de 1,2 milhões de euros apoiam associativismo cultural e desportivo


Incentivos financeiros são atribuídos a 88 coletividades desportivas, culturais, recreativas e juvenis para o desenvolvimento da sua atividade junto da comunidade

“Águeda é modelo na forma como apoia as associações”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que esse suporte vai além do incentivo financeiro.
Este ano, o Município de Águeda já atribuiu um total de mais de 1,2 milhões de euros à rede associativa do concelho, um valor distribuído por 88 coletividades desportivas, culturais, recreativas e juvenis do concelho, ao abrigo dos Programas de Apoio Municipais.

A formalização dos acordos de parceria, tal como os realizados na última semana com as as associações culturais, são o reflexo do “grande dinamismo das associações de todo o concelho e da qualidade das atividades que são realizadas pelas diferentes estruturas ao longo de todo o ano”, complementou Edson Santos, Vice-Presidente da Autarquia, aproveitando a ocasião para agradecer pelo empenho que cada associação coloca no que faz em prol das localidades onde estão inseridas.

“Todas são importantes e demonstram que temos um concelho vivo e dinâmico”, reforçou, salientando o papel cultural, desportivo e social que as associações têm e que contribuem para o desenvolvimento das freguesias e do concelho como um todo.

Ao “bolo financeiro” já canalizado este ano para a rede associativa – de 1 204 222,23 euros, repartido entre 52 associações culturais, 36 desportivas e 30 atletas individuais – somam-se os apoios às Instituições Particulares de Solidariedade Social e demais organizações sem fins lucrativos com desenvolvimento social no concelho (que serão atribuídos em breve, após análise dos processos de candidatura) bem como outros incentivos pontuais, nomeadamente logísticos, para a plena execução das atividades que são realizadas em todo o concelho ao longo do ano.

“Somos indiscutivelmente um bom exemplo do que é o apoio ao associativismo, um incentivo forte e estruturado em todas as áreas do concelho”, reiterou Jorge Almeida, frisando que a par dos apoios concedidos “Águeda continua um volume de obras assinalável e sem precedentes”, assim como realiza investimentos em eventos como o AgitÁgueda e outros de índole desportiva e cultural, para além de ser “um dos poucos Municípios do país e o único em toda a região que aplica os mais baixos impostos com impacto direto nas famílias e que se reflete no bolso de todas as pessoas que têm residência fiscal em Águeda”. Acresce que a Câmara de Águeda chega “ao final do ano com um saldo financeiro amplamente positivo”, registou o Edil, destacando as boas contas, a gestão equilibrada e a boa execução orçamental do Município.

“É um ‘milagre’ feito de muito trabalho e de muito rigor”, concluiu Jorge Almeida, desafiando as coletividades a serem “ambiciosas e perseverarem” nos seus objetivos. Porque “o sonho é o alimento que nos permite superar, chegar onde não imaginávamos” e fazer de Águeda um território ainda mais cativante.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro
**Foto: Momento da assinatura dos protocolos com as associações culturais

Barcelos | Mestrado Profissional do IPCA reconhecido para progressão de professores do ensino básico e secundário


O Mestrado Profissional em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM, da Escola Superior de Tecnologia do IPCA, já consta na lista de cursos reconhecidos para a progressão na carreira dos professores, educadores e formadores dos estabelecimentos públicos.

Esta progressão aplica-se aos grupos: 100, 110, 230, 240, 500, 510, 520, 530, 540, 550, 600.
O Mestrado Profissional em Tecnologias de Apoio à Educação STEAM capacita professores para aplicar tecnologias digitais em aprendizagens baseadas em projeto com foco na criação e Implementação de Ambientes Inovadores de Aprendizagem: multimédia, inteligência artificial, robótica, impressão 3D, ambientes imersivos e gamificação.
O curso funciona em horário pós-laboral e destina-se a educadores, formadores e professores do ensino básico, secundário e profissional.

A 2.ª Fase de candidaturas está a decorrer até 6 de setembro no Portal de Candidaturas do IPCA: https://estudar.ipca.pt/candidaturas/mestrados-profissionais/.
Os estudantes deste mestrado terão ainda a possibilidade de receber uma Bolsa de Incentivo: https://ipca.pt/apoios-sociais/bolsas-incentivo-prr/.

Esta é uma oportunidade única para melhorar competências digitais e estar na linha da frente da inovação em educação!

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Marinha Grande | CONSTRUÇÃO DE NOVOS PISOS SINTÉTICOS NO PARQUE DA CERCA


O Município da Marinha Grande vai realizar um investimento superior a 23 mil euros, na execução de novos pisos sintéticos “insitu” no Parque da Cerca, com o objetivo de substituir os existentes e garantir adequadas condições de segurança à utilização dos espaços de jogo e recreio onde se encontram instalados.
A obra foi adjudicada pelo valor de 23.442,30 €, acrescido de IVA. A execução do piso sintético “insitu” revela-se uma opção com melhor desempenho e mais durável e conserva as suas características de amortecimento por períodos mais longos.
O Parque da Cerca é o espaço verde com maior e permanente utilização por parte da população marinhense. Os espaços de jogo e recreio e as áreas de pavimento sintético “insitu” são utilizadas de forma intensiva e permanente, pelo que é necessário garantir a sua remoção e posterior aplicação de novos pavimentos, com maior espessura para reforçar o tempo de vida útil destas superfícies e a sua utilização.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | OBRAS DE CONSTRUÇÃO DA CRECHE DA IVIMA A DECORRER

O Município da Marinha Grande está a executar as obras de construção da Creche da Ivima, situada na Avenida 1.º de Maio, através de um investimento superior a um milhão de euros, cujo equipamento vai representar uma resposta social de enorme importância para as famílias do concelho e que é esperada há muitos anos.
A creche vai contemplar 6 salas para 84 crianças, dos 0 aos 3 anos, proporcionando o bem-estar e desenvolvimento integral das crianças, num clima de segurança afetiva e física. Outra das valências será a colaboração com a família na partilha de cuidados das crianças. O novo equipamento visa, também, fazer o despiste de qualquer inadaptação ou deficiência, assegurando o seu encaminhamento adequado para as estruturas de saúde, intervenção precoce ou promoção e proteção.
Para além disso, a sua entrada em funcionamento, vai criar novos postos de trabalho, dinamizando a economia local e alargando a rede de equipamentos sociais.

A obra representa um investimento de 1.017.416,70€ (acrescidos de IVA), comparticipado em 812.700,00€ pelo PRR - Plano de Recuperação e Resiliência e pelos Fundos Europeus NextGeneration EU.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Festival da tigelada arranca a 3 de agosto em 19 restaurantes



O Festival da Tigelada arranca a dia 3 de agosto e vai prolongar-se até ao dia 25 em 19 restaurantes aderentes que se comprometem a apresentar diariamente esta sobremesa na sua ementa. Para a realização do Festival da Tigelada, a autarquia irá oferecer aos restaurantes aderentes caçoulos personalizados para a venda e exibição deste doce típico do concelho e alguns brindes a distribuir pelos clientes que consumirem este doce.
A tigelada de Proença-a-Nova é hoje uma marca consolidada do concelho de Proença-a-Nova e a realização do Festival vem também reforçar o aumento da aposta neste produto endógeno, que reforça o interesse do Município em dar a conhecer este doce tão típico do concelho, produzido ao longo de todo o ano e com interesse acrescido nos meses de maior enchente.

O balanço do ano passado foi positivo: pela forte procura pela tigelada seja em doses individuais, seja em caçoulo para levar, principalmente por parte de turistas que vêm a Proença-a-Nova para degustar a tigelada que já todos conhecem. Na generalidade, os agentes económicos consideram uma boa aposta da autarquia em promover este doce típico e que foi uma das sobremesas que venderam mais.

O Município tem aposta ano após ano na promoção daquela que é considerada a rainha da doçaria do concelho e que promove igualmente o território e outras atividades económicas a ela associadas.

Atualmente, a maioria dos restaurantes tem a tigelada nas suas ementas durante todo o ano e um dos pontos de venda é a marca Proença-a-Nova Origem, em que pode encomendar para levantar em Proença-a-Nova ou na loja o Sítio Certo, no Mercado de Benfica, em Lisboa.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

 

Cantanhede | Candidaturas decorrem até dia 31 de agosto. Inscrições abertas para o concurso de ilustração Educ@rteNatureza

 

O concurso de ilustração, promovido pelo Educ@rteNatureza, um projeto de investigação da Universidade de Coimbra (UC), Universidade Aberta e da Câmara Municipal Cantanhede, tem abertas as inscrições até ao dia 31 de agosto.

Este projeto visa desenvolver um modelo de Educação com e na Natureza, valorizando os espaços que nos rodeiam e as pessoas que neles vivem, contando histórias que se querem ilustradas e também mediadas pelas tecnologias. Pretende aproveitar ao máximo o património humano, material e imaterial da região de Cantanhede.

São propostos vários cenários e atividades formativas que têm como objetivo promover a literacia ambiental e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e participativa.

O concurso de ilustração Educ@rteNatureza destina-se a todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário ou do ensino profissional, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que residam no concelho de Cantanhede.

A ideia é valorizar as competências artísticas dos jovens, permitindo que o vencedor ilustre uma publicação sobre Educação Ambiental, dirigida a alunos do 1.º ciclo do ensino básico.

O guião da publicação será escrito pela equipa do projeto Educ@rteNatureza, sendo a componente de ilustração da responsabilidade do vencedor do concurso.

A data-limite para submissão de trabalhos é o dia 31 de agosto de 2024.

Os interessados devem consultar o site do projeto disponível em https://educartenatureza.uab.pt/ ou aceder ao às normas do concurso através do link https://bit.ly/3yccjmT.