quarta-feira, 3 de julho de 2024

Alunos da Universidade Sénior visitaram a rota do criptojudaísmo


Os alunos da Universidade Sénior de Proença-a-Nova visitaram na passada quinta-feira, 27 de junho, o concelho de Belmonte, naquele que foi o último dia de aulas do ano letivo 2023/2024.
Nesta visita, os 45 alunos tiveram a oportunidade de andar num comboio turístico para conhecer a rota do criptojudaísmo, que contemplou uma visita ao atual museu judaico, à antiga judiaria, à sinagoga e ainda à Torre de Centum Cellas. O criptojudaísmo, conjunto de práticas seguidas por aqueles que praticam a fé judaica e os seus costumes em segredo enquanto publicamente seguem uma outra doutrina, é um dos marcos mais representativos da cultura de Belmonte, fazendo-se representar também nos monumentos que os alunos proencenses conheceram.

As visitas terminaram com a visita guiada ao Museu do Azeite, com direito a prova de degustação, já no final do dia, antes do regresso a casa que ditou o final de mais um ano letivo da Universidade Sénior de Proença-a-Nova. Além desta visita, os alunos da Universidade Sénior foram também a Santa Maria da Feira assistir ao concerto de António Sala, a 16 de fevereiro e visitaram o Pavilhão do Conhecimento, a 16 de maio.

Os alunos das disciplinas de Teatro e Música participaram ainda nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, com apresentação da peça de teatro "Estórias daqui e dali", junto à Capela de São Sebastião, ao dia 24 de abril, e com o concerto “Músicas de Abril”, no dia seguinte, no Auditório Municipal.

Destaque ainda para a participação na Festa do Município de Proença-a-Nova, onde a Universidade Sénior marcou presença, e para as diversas iniciativas realizadas ao longo do ano pela Farmácia Roda, em Proença-a-Nova, e pela Farmácia Daniel de Matos, em Sobreira Formosa, que abordaram os mais diferentes temas relacionados com a saúde.

No ano letivo de 2023/2024 que agora termina estiveram inscritos 65 alunos num total de 14 disciplinas, distribuídos pelos polos de Proença-a-Nova e Sobreira Formosa.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Turismo Centro de Portugal e Agência Abreu associam-se para promover Estações Náuticas


Campanha de duas semanas vai estar ativa nas plataformas promocionais da Agência Abreu.

A Turismo Centro de Portugal lançou uma nova campanha dedicada às Estações Náuticas da região, utilizando os canais de comunicação da Agência Abreu. Esta colaboração visa aumentar a visibilidade e a procura deste produto turístico do Centro de Portugal.
A campanha vai estar ativa durante as próximas duas semanas, com promoção nas lojas Abreu, através de cartazes digitais, flyers nas montras e ainda um led na loja do Saldanha, em Lisboa. Paralelamente, a campanha será divulgada nas plataformas de marketing da Agência Abreu, abrangendo um público amplo e diversificado.

O principal objetivo desta campanha é promover as Estações Náuticas do Centro de Portugal, um produto turístico forte e diferenciador, associando-o à venda de estadias contratadas entre os empreendimentos turísticos da região e a Agência Abreu.

Até ao final do ano, estão planeadas mais duas campanhas promocionais em parceria com a Agência Abreu. Em setembro, o foco será no Turismo Religioso, enquanto em outubro a campanha será dedicada ao período festivo do Natal e Passagem de Ano.

“A estratégia promocional da Turismo Centro de Portugal passa por nos associarmos a marcas relevantes, que assegurem visibilidade e notoriedade para os produtos turísticos da região e que, por outro lado, gerem um retorno positivo nas vendas por parte dos empreendimentos”, explica Sílvia Ribau, diretora do Núcleo de Estruturação, Planeamento e Promoção Turística da Turismo Centro de Portugal.

“Escolhemos a Agência Abreu para promover as Estações Náuticas neste verão, devido ao seu alcance e capacidade de chegar a diversos públicos através de múltiplas plataformas. Esta é uma parceria que queremos continuar a desenvolver”, acrescenta Sílvia Ribau.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação

Cantanhede | Sessões durante o mês de julho na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença. “Curtição do Tremoço” inicia com concentração de boias de água


A Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, volta a ser palco, durante todas as sextas-feiras de julho, da “Curtição do Tremoço”, evento cultural com entrada livre e que inicia às 16h30.
A abertura do evento, na próxima sexta-feira, 5 de julho, conta com uma grande concentração de boias de água pelo público presente. A matiné contará ainda com Johnny Gil e Space Jumper a ditar os sons da dança dentro e fora de água, e a culminar a tarde, nada melhor que a transmissão do jogo Portugal-França, dos quartos-de-final do Europeu de Futebol e o “after-sunset” no Bar Olhos.

Estarão presentes ainda apresentações das Tremoceiras de Cadima, “7 badaladas da Vespas Paperinos”, esplanadas junto à água e com vista panorâmica, sensibilização ambiental, transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, entre outras surpresas.

A programação deste mês conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas emergentes, sem esquecer as tradições da região, como a conservação, valorização e (re)interpretação do património material e imaterial.

De acordo com a organização, “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”.

“O objetivo primordial passa por contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”, complementa.

A organização envolve diversas associações da freguesia de Cadima, como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos e a União Recreativa da Taboeira, que contam com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede.


Coimbra | ESAC oferece novas Licenciaturas em Agronomia e Zootecnia


Agronomia e Zootecnia são as duas novas Licenciaturas que entrarão em funcionamento na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) já neste ano letivo de 2024/25.

Estas duas Licenciaturas vêm substituir os cursos de Licenciatura em Engenharia Agro-pecuária e em Agricultura Biológica, que já não abrirão vagas no concurso nacional de acesso ao ensino superior em 2024.
Demonstrando, uma vez mais, estar atenta em renovar e adaptar os seus cursos às reais e atuais exigências da sociedade e do mercado de trabalho, a Agrária de Coimbra procura assim responder às necessidades de formação em duas áreas de relevância estratégica para o país e para o mundo.

Com forte componente prática, tecnológica e previsíveis elevados níveis de empregabilidade, a Licenciatura em Agronomia preparará profissionais qualificados para o exercício da atividade no domínio da produção de bens e serviços agrícolas, com enfoque na sustentabilidade social, económica e ambiental. Os seus diplomados poderão trabalhar em áreas como a execução e gestão técnica da produção, gestão de empresas e cooperativas, serviços de apoio à atividade de produção, crédito agrário, investigação & desenvolvimento tecnológico, ensino e formação profissional, consultadoria, processamento de alimentos, certificação de produtos e fiscalização.

Já a Licenciatura em Zootecnia visa conferir uma sólida formação científica e tecnológica para atividades profissionais ligadas à produção animal, incorporando o respeito pelo bem-estar e saúde animal, a proteção do ambiente e dos recursos naturais e a sustentabilidade dos sistemas de produção. Empresas privadas, cooperativas, associações de criadores ou instituições públicas que atuem na obtenção de produtos animais de qualidade são algumas das possíveis entidades empregadoras dos licenciados em Zootecnia pela ESAC.

Também ao nível dos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) o ano letivo de 2024/25 traz uma novidade: Vitivinicultura Sustentável, para funcionar na Escola da Bairrada, em Anadia, com o objetivo de formar e qualificar técnicos com conhecimentos práticos e teóricos que os habilitem a planear, gerir, monitorizar e executar tarefas no âmbito da produção vitivinícola, de forma autónoma e sob orientação, promovendo e implementando normas de proteção do ambiente e de segurança, higiene e saúde no trabalho. No âmbito da sua atividade, estes técnicos deverão ainda ser capazes de contribuir para a sustentabilidade e resiliência da cadeia vitivinícola, no contexto de mudanças climáticas, bem como para a promoção das regiões vitícolas nacionais.

De salientar ainda que a Escola Superior Agrária de Coimbra se prepara para dar início ao Doutoramento em Sustentabilidade Agroalimentar e Ambiental, o que a coloca na linha da frente quanto à possibilidade de atribuição deste grau de formação.

Esta instituição de ensino superior, detentora de um historial de quase 140 anos, está assim em permanente atualização e qualificação da sua oferta formativa que inclui CTeSP, Licenciaturas, Mestrados e, a partir de agora, também Doutoramentos nas áreas da Agronomia, Ambiente, Biotecnologia, Ecoturismo, Enfermagem Veterinária, Equitação, Florestas, Tecnologia Alimentar e Zootecnia.

Todas as informações em www.esac.pt.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva

CONFIA 2024 é em Barcelos!


A décima primeira edição da Conferência Internacional em Ilustração e Animação organizada pela Escola de Design (ESD) do IPCA e pelo Centro de Investigação ID+ volta ao Teatro Gil Vicente (TGV), em Barcelos.

É já a partir de amanhã e até sexta-feira que esta conferência junta investigadores, artistas e professores das áreas da ilustração e da animação de todo o mundo. Serão apresentados mais de 50 trabalhos e terá dois oradores convidados em destaque, Regina Pessoa, a realizadora de cinema de animação portuguesa mais premiada de sempre e Joel Lardner, destacado ilustrador e professor britânico da área da ilustração.

Além da conferência científica internacional do IPCA haverá mais dois momentos relevantes: uma exposição de ilustração – em dois locais – no TGV e na ESD do Mestrado em Ilustração e Animação do IPCA, exposição comemorativa dos 15 anos de mestrado e dos 30 anos do IPCA; e no sábado, dia 6 de Junho, no Campus do IPCA haverá o CONFIA weekend, evento de apresentação e debate do trabalho de um conjunto de ilustradoras e animadoras portuguesas que se vêm destacando nos últimos anos, um evento em português, gratuito e aberto ao público em geral.

Saiba tudo no site da CONFIA: https://confia.ipca.pt/home

*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Centro de Juventude de Braga continua a ser única Pousada da Juventude do país com a distinção Green Key


Pela terceira vez consecutiva, o Centro de Juventude de Braga, gerido pela InvestBraga, voltou a ser premiado com o selo Green Key. O Programa Green Key assume-se como um galardão internacional da responsabilidade da Foundation for Environmental Education (FEE), coordenado em Portugal pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação (ABAAE), que promove o Turismo Sustentável em Portugal e reconhece estabelecimentos turísticos, promotores de boas práticas ambientais, económicas e sociais, que valorizam a gestão ambiental em prol da Educação para o Desenvolvimento Sustentável.
O prémio, entregue na passada sexta-feira, 28 de junho, no Teatro-Cine de Pombal, premiou cerca de 317 estabelecimentos Green Key. Em 2024, o Green Key reconhece mais 48 unidades do que na última edição. Dos 317 estabelecimentos galardoados, 256 renovaram a candidatura, ou seja, a taxa de manutenção é de 95%; enquanto 40 unidades recebem a distinção pela primeira vez e 15 regressam ao programa. A cerimónia contou com a presença de José Archer, presidente da ABAAE, Catarina Silva, vice-presidente da Câmara Municipal de Pombal e Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga.

Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, afirma: "Este reconhecimento reflete o nosso compromisso contínuo com a sustentabilidade e a promoção de boas práticas ambientais. Continuaremos a investir em iniciativas que valorizem a gestão ambiental e contribuam para o desenvolvimento sustentável da nossa região, sempre em consonância com os princípios da Declaração Universal dos Direitos Humanos."

Coordenado pela Fundação para a Educação Ambiental (FEE), o Green Key é global e voluntário. Com mais de 5.800 hotéis e outros estabelecimentos reconhecidos em mais de 70 países, o Green Key é um programa que tem como objetivo promover a responsabilidade ambiental e a gestão sustentável no sector turístico e hoteleiro.  Os candidatos são avaliados em áreas como a gestão ambiental, a conservação de energia, a gestão de resíduos, a conservação de água e outras práticas sustentáveis.

Em Portugal o Green Key é um símbolo de qualidade, que conta com o envolvimento de 19 entidades que fazem parte da Comissão Nacional, que vão desde o sector público à sociedade civil e cujo contributo neste processo é imprescindível para o bom funcionamento do programa. Implementado pela ABAAE, uma Organização não Governamental de Ambiente (ONGA), sem fins lucrativos, dedicada, há mais de 30 anos, à Educação para o Desenvolvimento Sustentável e à gestão e reconhecimento de boas práticas ambientais

No seguimento das edições anteriores, os Hotéis apresentam o maior número de galardoados, com 247 unidades. O Programa conta, ainda, com 32 Alojamentos Locais; 21 Turismos no Espaço Rural; 8 Parques de Campismo; 7 Restaurantes; 1 Pousada de Juventude e 1 Centro de Congressos. Na cidade de Braga, o Meliã Braga voltou a ser galardoado e pela primeira vez, o Parque Municipal de Campismo e Caravanismo de Braga – Campying Braga.

Para Ana Rita Ribeiro, diretora do Centro de Juventude de Braga, "receber o selo Green Key pelo terceiro ano consecutivo é um reconhecimento do nosso esforço e dedicação para promover a sustentabilidade. Este prémio é resultado do empenho de toda a equipa do Centro de Juventude de Braga (parceiros, fornecedores e clientes) em adotar práticas que minimizam o impacto ambiental e promovem a educação para a sustentabilidade entre os nossos hóspedes. Estamos comprometidos em continuar este caminho, procurando sempre novas formas de melhorar e inovar as nossas práticas de gestão ambiental.

A política ambiental e o plano de ação do Centro de Juventude de Braga aqui.

*Francisca Rodrigues 

Sobre o Centro de Juventude de Braga
O Centro de Juventude de Braga é uma Unidade de Negócio criada no seio da InvestBraga a par da StartupBraga, do Departamento de Atração de Investimento e do Altice Forum Braga e tem por missão assegurar condições de alojamento e de trabalho capazes de promover a Educação Não Formal, os Direitos Humanos e a dinamização de projetos de Criatividade, Empreendedorismo, Cidadania e Associativismo Juvenil.

Universidade de Coimbra organiza 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas

 
O Departamento de Química (DQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a organizar a 22.ª edição da Conferência Internacional em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas, que se realiza de 8 a 12 de julho, em Coimbra.

A sessão de abertura deste congresso terá lugar no Auditório da Reitoria da Universidade de Coimbra, entre as 8h30 e as 9h00, do dia 8 de julho.
Durante a conferência serão apresentados os mais recentes avanços em tecnologia fotoacústica e fototérmica fundamental e aplicada, reunindo investigadores e profissionais com interesse em física de lasers, termo física, bio e nanofotónica, ciência dos materiais, imagem, tratamentos médicos baseados em laser, teranóstica, química analítica e química-física, análise térmica e testes não destrutivos, entre outros.

Ainda antes da conferência, amanhã e sexta-feira, dias 4 e 5 de julho, será realizada uma Escola Avançada para alunos graduados incidindo nos aspetos teóricos e práticos experimentais de Calorimetria e Tomografia Fotoacústica, lente térmica e ultrassom gerado por laser.

Recentemente, a investigação em ciências Fotoacústicas e Fototérmicas tem impulsionado o desenvolvimento de inovadoras ferramentas de diagnóstico com imagem de alta resolução e aplicação clínica, instrumentação de monitorização ambiental e de saúde pública, ou novas metodologias não destrutivas de investigação de materiais.


Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia