sexta-feira, 12 de julho de 2024

Roda de Conversa em Cantanhede (17 de julho)


RODA DE CONVERSA
“O que as mulheres têm para nos contar”
No dia 17 de julho, às 18h, na Associação fotografARTE (Cantanhede) será realizada mais uma sessão de Roda de Conversa dinamizada pelo Projeto “Feminismo para Tod*s” que tem como tema “O que as mulheres têm para nos contar”.
Esta Roda de Conversa motivada pelo poder das histórias, contará com a presença da escritora Marta Duque Vaz, autora de "Os anjos não morrem e tu morreste duas vezes", um livro com doze contos que abordam, entre outros temas, a morte, as desigualdades sociais, o envelhecimento, os trabalhadores pobres, a saúde mental, o amor e a liberdade.
Segundo as mentoras do projeto, “o conteúdo do livro está em sintonia com o que se tem debatido ao longo destas Rodas de Conversa e, por isso, quisemos perceber o que motivou a escritora a dedicar a sua escrita às mulheres e aos temas em questão e o que pretende transmitir com estes contos.".

O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente "Rodas de Conversa" de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

Até já,
As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia

MARINHA GRANDE RENOVA DISTINÇÃO COMO “MUNICÍPIO AMIGO DA JUVENTUDE”

O Município da Marinha Grande viu renovada a sua distinção com o selo e a bandeira de "Município Amigo da Juventude”, com a categoria 4*, pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), no âmbito do IV Encontro de Municípios Amigos da Juventude, que decorreu no dia 11 de julho de 2024, no Pavilhão da PAZ, em Loures.
O diploma e bandeira foram entregues numa cerimónia que contou com a Ministra da Juventude, Margarida Balseiro Lopes, ao vereador da Juventude da Câmara Municipal da Marinha Grande, João Brito; ao chefe da Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; e à técnica da autarquia, Cristina Simões.
A FNAJ distinguiu o Município da Marinha Grande por encarar a juventude como “um eixo central da sua ação governativa, impulsionando e multiplicando políticas amigas da juventude, que respondam aos reais interesses e aspirações dos jovens do Município, tendo os mesmos como principais protagonistas”.

Esta distinção visa “reconhecer a estratégia e as boas práticas dos Municípios que integram a Rede Nacional de Municípios Amigos da Juventude da FNAJ e que desenvolvem políticas de juventude estruturantes, sustentáveis e articuladas com a estratégia e visão dos e das jovens, destacando-se com uma referência nacional”. O Município da Marinha Grande integra esta Rede pioneira e promotora de um efetivo diálogo jovem de base local em Portugal, desde o dia 1 de julho de 2022.

O Projeto INSIDE JOVEM - MY Job, do Município da Marinha Grande, que já vai na sua 2ª edição e tem contado com uma forte adesão por parte dos jovens, foi selecionado e apresentado neste IV Encontro pela técnica da Juventude, Cristina Simões, como uma boa prática.

INSIDE JOVEM – MY JOB é uma iniciativa do Município da Marinha Grande que visa a ocupação de jovens do ensino secundário, durante as férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal e em empresas do concelho, numa lógica de ocupação dos tempos livres.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PROJETO “À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES” É MOTIVO DE ORGULHO NOS SEUS 30 ANOS DE EXISTÊNCIA

Os parceiros do projeto «À Descoberta das 4 Cidades» reuniram-se nos dias 8 e 9 de julho, em Montemor-O-Novo, para avaliar as atividades realizadas ao longo do ano letivo 2023/2024. Participaram elementos das cidades geminadas de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, nomeadamente autarcas, técnicos das câmaras municipais e representantes das escolas participantes e respetivos Agrupamentos de Escolas.
Da Marinha Grande estiveram presentes o vereador João Brito; o chefe da Divisão de Desporto, Juventude e Associativismo, João Teixeira; a técnica Cristina Simões; as professoras Helena Sousa (EB Moita) e Antonieta Índio (EB António Vitorino); e os representantes dos Agrupamentos Marinha Grande Poente, Fernando Emídio, e de Vieira de Leiria, Lígia Pedrosa.
O balanço do encontro foi muito positivo, com os participantes a manifestar orgulho e satisfação pelo trabalho desenvolvido e a demonstrarem disponibilidade para cumprir os objetivos a que se propuseram e a realizarem um trabalho de investigação que possa ser utilizado nas salas de aula, de modo a enriquecer o património cultural das 4 cidades.
O Projeto conta com 30 anos de existência e continua a ser fonte de inspiração, com partilhas pedagógicas e culturais, que têm vindo a enriquecer o curriculum escolar. Outra particularidade desta iniciativa são os intercâmbios e experiências proporcionadas às crianças, abrindo-lhes horizontes e preparando-as para os desafios da sociedade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Ranking 2022-2023: Escola básica e Secundária Pedro da Fonseca entre as melhores do distrito


A Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca é a melhor escola do distrito de Castelo Branco, registando uma média de 13,21, ao nível dos exames do ensino secundário, de acordo com o ranking 2024 do Ministério da Educação revelado esta sexta-feira, dia 12 de julho, pelo Jornal de Notícias.
“A nossa escola ficou muito bem classificada nos rankings hoje publicados. Como costumo dizer a todos se não devemos ficar dececionados quando os resultados não são o que esperávamos, também não podemos ficar deslumbrados quando continuam a ser muito bons. Estes resultados são sinal de que o trabalho desenvolvido no Agrupamento é de qualidade e quero incluir nesta tarefa toda a comunidade educativa que se empenha em proporcionar condições aos nossos alunos para que possam atingir este nível, a que já nos vamos habituando. É um caminho que temos feito em equipa e em que cada um dos elementos alunos, pais e EE, docentes, não docentes, município e outros parceiros são um elo essencial, pois temos a certeza que nada se consegue sozinho. Da nossa parte cá estaremos para continuar a trabalhar sabendo que estes resultados nos trazem responsabilidades acrescidas.”, afirma João Paulo Cunha, diretor do Agrupamento de Escolas de Proença-a-Nova.

A nível nacional posicionou-se no 64º lugar, uma subida de mais de 200 lugares, relativamente a 2023 (270º lugar em 2023). No que diz respeito ao 3º ciclo, a escola do concelho de Proença-a-Nova posicionou-se no 328º lugar, num total de 78 provas realizadas e uma média de 55,51%.

As escolas públicas com melhores resultados médios nos exames nacionais situam-se maioritariamente no norte do país e no distrito de Castelo Branco existe apenas um colégio privado que se posicionou no 644º lugar.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Proença-a-Nova | Física Sobre Rodas vai passar em Proença-a-Nova

 
A Física sobre Rodas, projeto do Núcleo de Física do Instituto Superior Técnico, vai passar em Proença-a-Nova já no próximo dia 18 de julho, com sessões de demonstração de experiências e observações astronómicas.
A iniciativa será dividida em dois momentos distintos: primeiro, das 15h00 às 20h00, na Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, com a realização do “Circo da Física”, e mais tarde, pelas 22h00, no Parque Urbano Comendador João Martins, com observações astronómicas.
João Belas, do Núcleo de Física do Instituto Superior (NFIST), conta que o principal objetivo da equipa é “divulgar a física e a ciência em Portugal”. Anualmente, o NFIST organiza a semana da Física, com a abertura do espaço a Escolas e alunos de secundário potencialmente interessados em conhecer as instalações e aprender mais sobre física, com a elaboração de experiências, assistência de palestras e participação em workshops.
Com esta visita a Proença-a-Nova, João Belas conta que os participantes podem contar com: “Observações astronómicas com telescópio e dependendo da afluência podemos fazer sessões de planetário, que também usamos para as experiências durante o dia. De noite, consoante o tempo e condições que estiverem, podemos observar diretamente o céu e todas as suas curiosidades.”
O responsável e porta-voz do projeto explica ainda que “a Física sobre Rodas nasce desta paixão de espalhar a física e de chegar ao maior número de pessoas possível. Tentamos ir a zonas que não tenham esta possibilidades através de nenhuma Faculdade ou Universidade próxima com este tipo de ofertas. O nosso objetivo é alcançar pessoas que de outra forma não tinham essa hipótese tão facilmente”.
A atividade, a decorrer em Proença-a-Nova, na próxima quinta-feira, é aberta a pessoas de todas as idades. As experiências serão semelhantes para todos, diferindo apenas na explicação e forma como será apresentada a informação a cada um dos participantes. Para a realização da atividade não é necessário levar qualquer tipo de material, além da curiosidade e interesse em adquirir novos conhecimentos.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Silves | Trabalhos de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais motivam condicionamento de circulação em diversos arruamentos de Armação de Pêra


A Câmara Municipal de Silves informa que no dia 15 de julho, a circulação em diversos arruamentos da vila de Armação de Pêra sofrerá alguns condicionamentos devido à necessidade de execução de trabalhos de limpeza e desobstrução da rede pública de saneamento de águas residuais, nomeadamente na Rua D. João II, na Avenida Humberto Delgado e na Rua Álvaro Gomes.
A intervenção tem por objetivo garantir a qualidade, a continuidade e a eficiência dos serviços públicos de saneamento de águas residuais, promovendo a proteção da saúde pública e o bem-estar da população e visitantes.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia lamenta os transtornos causados, agradecendo a compreensão e colaboração dos munícipes e automobilistas.

Marinha Grande | PASSEIO DÁ A CONHECER MARES JURÁSSICOS EM SÃO PEDRO DE MOEL


“A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS” é o tema do passeio na natureza, que se realiza no próximo dia 20 de julho (sábado), das 09h30 às 12h00, com concentração em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), que conta com interpretação do Professor Luís Vítor Duarte, do Departamento de Ciências da Terra da UC, no âmbito do programa de sensibilização ambiental da Bandeira Azul.
O passeio guiado decorrerá nos afloramentos rochosos entre a Praia Velha e São Pedro de Moel, cujo objetivo é dar a conhecer o património geológico singular existente na zona costeira do concelho da Marinha Grande. 

Professor associado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, o investigador Luís Vítor Duarte tem liderado diversos estudos de investigação sobre São Pedro de Moel e dedicado parte da sua vida à publicação de centenas de artigos científicos sobre o património geológico e paleontológico da Marinha Grande.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, limitadas a 30 participantes, através do email ambiente@cm-mgrande.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Município de Reguengos de Monsaraz disponibiliza transporte gratuito para a Praia de Monsaraz


O Município de Reguengos de Monsaraz vai disponibilizar transporte gratuito para a Praia Fluvial de Monsaraz de 13 de julho a 15 de setembro, aos sábados e domingos. Pelo terceiro ano, a autarquia implementa aos fins de semana esta medida que possibilita o usufruto da praia aos visitantes do concelho e aos munícipes de todas as localidades das freguesias que não tenham meios de transporte.
O circuito do autocarro inicia-se às 9h no Largo do Poço Novo, em São Marcos do Campo, e tem paragens em Campinho (Praça Bernardino José Cruz às 9h06), na Cumeada (junto à sede do Dark Sky Alqueva às 9h11), nas Perolivas (paragem dos transportes públicos às 9h25), em Reguengos de Monsaraz (terminal rodoviário às 9h30), na Caridade (paragem dos transportes públicos às 9h35), em São Pedro do Corval (próximo da Igreja Matriz às 9h45), no Carrapatelo (paragem dos transportes públicos às 9h50), em Santo António do Baldio (Rua da Ladeira às 9h54), nos Motrinos (junto à igreja às 10h), na Barrada (paragem dos transportes públicos às 10h03), no Outeiro (paragem dos transportes públicos às 10h06), no Telheiro (junto aos lavadouros públicos às 10h10) e em Monsaraz (na rotunda junto à Capela de São João Baptista às 10h15), com a chegada à praia fluvial prevista para as 10h20. O autocarro efetua o percurso inverso com a saída da praia às 18h30 e a chegada a São Marcos do Campo pelas 19h47.
A Praia Fluvial de Monsaraz foi inaugurada em 2017 e todos os anos recebeu a Bandeira Azul. Durante esta época balnear, a praia tem hasteada a Bandeira Azul, a Bandeira ColorADD por ter sido implementado um código que permite aos daltónicos identificar as cores das bandeiras e dos painéis informativos, a Bandeira de Praia Acessível, a Bandeira de Praia com Qualidade de Ouro 2024 atribuída pela Quercus pela qualidade da água balnear e a classificação de Praia Saudável por ter as devidas normas de segurança e de qualidade do ambiente.
A praia de Monsaraz tem 150 metros de extensão com vigilância diariamente das 9h às 19h pelos nadadores salvadores durante a época balnear, que decorre até ao dia 22 de setembro. Os veraneantes têm também ao seu dispor duches públicos, posto médico, cadeiras anfíbias, rampas de acesso à água para utilizadores com dificuldades de mobilidade, estacionamento para 500 lugares, incluindo para veículos de pessoas com mobilidade reduzida, restaurante, bares, esplanadas, parque infantil, zona de merendas, ancoradouro e rampa para acesso dos barcos à água. Na praia há também espaços para massagens, venda de artigos de praia, comida rápida e gelados e os operadores disponibilizam passeios de barco e desportos náuticos.





*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Condicionamento de trânsito na Rua João de Deus em Silves de 15 a 19 de julho


O Município de Silves informa que, devido a trabalhos de abertura de vala, a Rua João de Deus, na freguesia de Silves, sofrerá um corte de trânsito de 15 a 19 de julho, entre as 08h00 e as 17h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas e residentes.

NOVA SALA SNOEZELEN NA MARINHA GRANDE VAI PREVENIR E TRATAR DEMÊNCIA

A Marinha Grande vai ter uma Sala Snoezelen, a ser criada nas instalações do Centro de Saúde, em resultado da parceria do Município da Marinha Grande, da Unidade Local de Saúde da Região de Leiria (ULSRL) e do Rotary Club da Marinha Grande, cujo protocolo foi assinado esta sexta-feira, 12 de julho, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O acordo foi formalizado pelo presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; pelo presidente do Conselho de Administração da ULSRL, Licínio de Carvalho; e pelo presidente do Rotary, Joaquim Seiça, na presença de algumas entidades locais.
Na cerimónia de assinatura do protocolo, o presidente da Câmara salientou que esta parceria “é de extrema relevância, porque vamos criar mais um serviço de apoio à população e, por isso, acolhemos e queremos agradecer ao Rotary Club, pelo facto de, no âmbito do “Projeto de Apoio à Pessoa com Demência - Insaniam” - Resposta Integrada para a prevenção e tratamento não farmacológico das demências, ter tido a ideia de disponibilizar o equipamento necessário à criação desta sala”. Aurélio Ferreira acrescentou que “o Município vai investir na readaptação da sala, para este fim”.
O presidente da ULSRL destacou que a criação da Sala Snoezelen “é um investimento virtuoso, extremamente importante e insere-se numa estratégia de atuação no envelhecimento”. Licínio de Carvalho recordou que “o aumento do envelhecimento da população, a baixa natalidade e a existência de cada vez mais famílias com apenas um filho, traz desafios”, pelo que nas respostas encontradas devemos “trabalhar juntos, com os municípios e toda a sociedade civil”.
Recordando que a Sala Snoezelen se insere no âmbito do projeto Insaniam, criado por aquela instituição no ano rotário de 2021/2022 e que tem agregado diversas parcerias como Câmara Municipal, ADESER II, UCC da Marinha Grande, Santa Casa da Misericórdia, Associação Alzheimer Portugal, entre outras, o presidente do Rotary, Joaquim Seiça, referiu que “este novo equipamento trará grandes benefícios para a nossa comunidade, proporcionando um espaço dedicado ao bem-estar e à qualidade de vida das pessoas com demência”.

A Sala Snoezelen vai ser um espaço multissensorial que tem como objetivo a estimulação sensorial e/ou a diminuição dos níveis de ansiedade e de tensão. É uma ferramenta fundamental quando se trata de apoiar as pessoas com demência. Este equipamento vai acolher e tratar as pessoas com demência, sem recurso a fármacos.

O projeto Insaniam tem como objetivo capacitar cuidadores e técnicos que lidam com pessoas com demência, contribuindo para prevenir ou travar a evolução da doença.


Dia 16 de julho, Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica, realiza a primeira sessão. Ciclo de Conversas sobre Ciências e Sociedade: Para onde vai a Inteligência Artificial?

No âmbito do lançamento da licenciatura interdisciplinar em Ciências e Sociedade, que envolve seis faculdades da Universidade Católica Portuguesa, a Escola Superior de Biotecnologia vai promover um Ciclo de Conversas sobre Ciências e Sociedade. A primeira realiza-se já a 16 de julho, às 18h, no Auditório do Edifício de Biotecnologia, com o mote: Para onde vai a Inteligência Artificial?

Os convidados desta primeira conversa são: Pinto dos Santos, professor no INSEAD e professor Catedrático Convidado da UCP – Porto; António César Ferreira, diretor de Inovação e de Desenvolvimento de Produto do Harv81 Group e Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia. A moderação ficará ao cargo da jornalista de inovação Susana Marvão.

Inspirada em programas com provas dadas a nível internacional, Ciências e Sociedade é uma licenciatura inovadora e única em Portugal, que tem uma base disciplinar centrada nas biociências e tecnologia e complementada com disciplinas de vários ramos das humanidades e ciências sociais (direito, filosofia, psicologia e gestão). Estão envolvidas seis faculdades da Universidade Católica e cada aluno tem a oportunidade de construir um percurso ajustado aos seus interesses específicos.

Paula Castro, diretora da Escola Superior de Biotecnologia, realça que “A exigência da sustentabilidade, a generalização da inteligência artificial, a nova (des)ordem política mundial, as falhas de inclusão e a necessidade de redução das desigualdades são desafios maciços da atualidade. As soluções não são fáceis e exigem profissionais preparados com lógica interdisciplinar combinada com um entendimento integrado da sociedade.”

Dia 16 de julho, às 18h, no Auditório do Edifício de Biotecnologia, vai falar-se sobre “Para onde vai a Inteligência Artificial?”

*Fernanda Teixeira


Porto de Mós | IV Ciclo de Concertos em Meio Natural


O Ciclo de Concertos em Meio Natural volta a Porto de Mós entre nos dias 14, 21 e 28 de julho, nos lugares mais inusitados e naturais, num simbiose perfeita entre natureza e música.
A 4ª edição do ciclo de concertos é resultado da parceria do Município de Porto de Mós e da Cistermúsica, com o apoio do ICNF.
A participação no evento é gratuita.

Mais informações:

 

*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

GESTÃO OPERACIONAL: TRANSINSULAR INSTALA SOLUÇÃO TECNOLÓGICA SMART CONTAINER DA VODAFONE PORTUGAL


A Transinsular, do Grupo ETE, instalou dispositivos tecnológicos na sua frota de contentores, totalmente desenhados e fabricados em Portugal, para monitorizar em tempo real, a localização e a integridade dos seus contentores. Com este investimento a Transinsular espera obter maiores ganhos de eficiência e reforça a sua aposta no serviço ao cliente. A liderança do desenvolvimento e implementação da solução Smart Tracker foi da Vodafone Portugal.
"Estamos muito satisfeitos com os resultados do projeto Smart Container", afirma Matthieu Roger, Administrador da Transinsular. Com características diferenciadoras no mercado, esta tecnologia permite à Transinsular otimizar a rotação dos seus contentores em 20% e reduzir custos operacionais, contribuindo diretamente para um aumento significativo da eficiência de toda a operação com reflexos positivos no serviço ao cliente, que é desde sempre a nossa prioridade.”
“O Vodafone Smart Container é mais um exemplo de uma solução feita de raiz para responder a necessidades concretas dos clientes, que resultam do trabalho e da criatividade do nosso ecossistema de Parceiros, aliados à capacidade e fiabilidade da nossa rede. O facto de termos o maior armador português como primeiro Cliente desta solução é um motivo de orgulho para a Vodafone, tanto mais que leva a bordo inovação made in Portugal até vários pontos do mundo”, afirma Henrique Fonseca, Administrador da Unidade de Negócios Empresariais da Vodafone Portugal.

Equipados com GPS e a funcionar sobre rede móvel da Vodafone, os dispositivos oferecem uma monitorização precisa graças a um sensor e um acelerómetro que identificam a data, a hora, o local e o ponto específico do contentor que sofreu impactos. Têm uma autonomia de bateria de até 7 anos e possuem a certificação IP68, garantindo proteção contra a poeira e resistência à água.

A Transinsular está comprometida em continuar a melhorar o serviço ao cliente, com informações precisas sobre a respetiva carga e menos tempo despendido na identificação das unidades utilizadas que assim são disponibilizadas ao cliente seguinte de forma mais rápida. A melhoria na gestão operacional e a redução de longstandings já estão a resultar num aumento da reutilização de equipamento por parte dos clientes.

Sobre o GRUPO ETE
Fundado em 1936, o GRUPO ETE é uma referência no sector marítimo portuário, integrando as áreas de Operação Portuária, Transporte Marítimo, Operação Logística, Transporte Fluvial, Agentes de Navegação, Engenharia, Construção e Reparação Naval.

Detido exclusivamente por capitais portugueses, o GRUPO ETE emprega mais de 1.330 colaboradores e gera um volume de negócios anual superior a 325 milhões de euros.

O Grupo tem uma presença internacional com operações próprias em 6 países (Colômbia, Uruguai, Cabo Verde, Moçambique Portugal, Espanha, Reino Unido, Bélgica, Dubai), em 4 continentes. Conta ainda com parcerias no Gana, Burkina Faso, Togo e no Japão.

*GRUPO ETE
Inês Oliveira

Empresas de cerâmica portuguesas unem-se para cumprir metas ambientais


As empresas de cerâmica e cristalaria portuguesas estão a trabalhar em conjunto com o Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro (CTCV), no estudo de novos fornos e soluções para a reconversão de fornos, num trabalho de escala pré-industrial que será essencial para assegurar uma transição energética com menor nível de risco para as empresas.
Esta é uma das principais novidades apresentadas em Coimbra no âmbito do evento Ef2Decarb, uma iniciativa da APICER - Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria e do CTCV, aprovada pela ERSE – Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos. Visou criar um Plano de Promoção da Eficiência no Consumo de Energia com Vista à Descarbonização para estes setores.
O trabalho de estudo de fornos e soluções de queima, com ênfase em sistemas energéticos alternativos tendo em vista a descarbonização das indústrias da cerâmica e do vidro está a ser desenvolvido no âmbito da agenda “Ecocerâmica e Cristalaria de Portugal”. Pretende-se encontrar e validar sistemas energéticos para fornos, que sirvam de alternativa aos atuais, que utilizam gás natural, e, por conseguinte, têm associadas emissões de carbono, inviabilizando o cumprimento das metas de descarbonização da indústria e dos princípios DNSH (“Do No Significant Harm”).
A instalação de um sistema misturador de gases, desenvolvido pela PRF, irá permitir criar misturas de gás natural (fornecido através da rede distribuição de gás) e hidrogénio (fornecido em garrafas), para alimentar o forno intermitente atrás referido e um outro forno de rolos, demonstrador de escala pré-industrial (12m), que se encontra em fase de desenvolvimento. Desta forma, será possível avaliar a influência da alteração do combustível nas propriedades físicas e químicas dos produtos, impacto no tempo de vida dos fornos e mobiliário de cozedura. Para além das propriedades dos materiais, como as propriedades mecânicas, porosidade, brilho, cor, serão também avaliadas as emissões gasosas e os consumos energéticos, o que permitirá fazer um estudo de viabilidade ambiental e económica. Esta unidade de mistura, constitui por si só, também um demonstrador de tecnologia, na medida em que é um piloto de uma instalação que as indústrias da cerâmica e do vidro terão de implementar nas suas unidades produtivas, caso optem por trabalhar com misturas de gás natural e hidrogénio.
Este trabalho, em parceria com várias empresas dos sectores da cerâmica, irá permitir validar estas tecnologias, dar confiança ao sector e alavancar a integração das mesmas em ambiente industrial. Neste momento, está já a decorrer a reconversão de fornos de alguns dos parceiros industriais, sendo este trabalho de escala pré-industrial do CTCV, essencial para conferir maior segurança neste processo, contribuindo para assegurar uma transição energética de baixo nível de risco para as empresas.

*Nuno Nossa
C/ imagens


Condicionamento de trânsito na Rua 5 de outubro em Silves nos dias 16, 17 e 18 de julho

O Município de Silves informa que, devido a trabalhos de abertura de vala no âmbito de obra particular, a Rua 5 de Outubro, na freguesia de Silves, sofrerá um corte de trânsito nos dias 16, 17 e 18 de julho, entre as 09h00 e as 17h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas e residentes.