terça-feira, 9 de julho de 2024

Águeda | Luto Municipal pela morte de Joana Marques Vidal


O Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Jorge Almeida, manifesta, em nome do Executivo Municipal, a sua mais profunda consternação pela morte de Joana Marques Vidal, ex-Procuradora-Geral da República, que faleceu hoje aos 68 anos.
“Lamentamos profundamente a perda desta figura ímpar da nossa sociedade e uma magistrada de grande relevância, que ficará para sempre ligada ao Ministério Público, à sua história e legado”, disse, destacando as suas qualidades humanas e dinamismo, jurídico e social, bem como a sua “notável trajetória como jurista, dedicando a sua vida à causa pública e ao desenvolvimento da comunidade”.

Joana Marques Vidal “era também uma mulher de trato simples, muito atenta, sempre presente e próxima das suas gentes e da comunidade aguedense, denotando um espírito generoso e uma visão de futuro que não serão esquecidos”.

O Presidente da Câmara de Águeda destacou ainda a capacidade de liderança e o papel que desempenhou ao longo da sua carreira, deixando “um contributo significativo para a construção de uma sociedade mais justa e equitativa”.

“A sua vida foi marcada por um compromisso inabalável com a ética e o rigor, um trabalho e dedicação que serviram de inspiração aos seus pares e certamente o será para as gerações futuras. A sua ausência será sentida por todos”, disse, expressando “as mais sinceras condolências à família, amigos e colegas neste momento de dor”.

Com raízes em Águeda, Joana Marques Vidal desempenhou o Cargo de Procuradora-Geral da República durante seis anos (de 2012 a 2018) e em outubro de 2018 foi agraciada com a Grã-Cruz da Ordem Militar de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O Município de Águeda decretou dois dias de luto municipal (dias 10 e 11 de julho) pela morte da jurista aguedense.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 


Silves | Condicionamento de trânsito na Rua Moinho da Porta e na Rua Cruz de Portugal em Silves nos dias 10 e 11 de julho

O Município de Silves informa que, devido aos trabalhos de montagem do pórtico da XIX edição da Feira Medieval de Silves, a Rua Moinho da Porta e a Rua Cruz de Portugal, na freguesia de Silves, sofrerão um corte de trânsito nos seguintes dias e horários:

Dia 10 de julho das 07h00 às 09h00
Dia 11 de julho das 07h00 às 12h00

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

CRIAÇÃO DE SALA SNOEZELEN NA MARINHA GRANDE

O Município da Marinha Grande, a Unidade Local de Saúde da Região de Leiria e o Rotary Club da Marinha Grande, vão celebrar um Protocolo de Parceria para a instalação de uma Sala de Snoezelen, no dia 12 de julho de 2024, pelas 09h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na Praça Guilherme Stephens, na Marinha Grande.
A Sala de Snoezelen será criada nas instalações do Centro de Saúde da Marinha Grande e destina-se à estimulação cognitiva, para utilização pública para a população.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no Rossio; Derivas na Ria: Um Roteiro para descobrir Aveiro


I – Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no Rossio e teve um crescimento de 70% nas vendas totais de livros

O Espaço Autores recebeu mais de 5.000 pessoas para assistir às várias sessões com autores de destaque como Joana Marques, Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares ou Miguel Esteves Cardoso.

Promovida pela Câmara Municipal de Aveiro (CMA), ao longo de 17 dias, de 21 de junho a 7 de julho, a 48ª edição da Feira do Livro de Aveiro recebeu mais de 50 mil visitantes no novo Rossio, que acolheu o evento e que permitiu a reorganização dos expositores de forma a ter uma maior variedade e número de participantes, passando de 29 para 50 expositores, em relação a 2023.

“Os números estão ao dispor de todos, foi uma aposta ganha, tal como planeámos. O novo Rossio é um espaço fantástico e que potencia muito os nossos eventos. A Feira do Livro cresceu e estamos certos que vai continuar o seu caminho de afirmação, neste espaço notável e nobre da nossa Cidade, junto ao Canal da Ria de Aveiro e aos seus Moliceiros, às fachadas Arte Nova e ao tradicional Bairro da Beira Mar, marcas fundamentais da Cultura Aveirense”, comentou o Presidente da CMA, Ribau Esteves.

Em ano de Capital Portuguesa da Cultura, a forte aposta na Feira do Livro de Aveiro materializou-se num aumento de vendas na ordem dos 70% face ao ano anterior e numa forte adesão da população local e dos visitantes da Cidade de Aveiro.

A programação do evento estendeu-se ao Espaço Autores, localizado no antigo Mercado do Peixe, um dos pontos de encontro de habitantes locais e turistas, onde decorreram as sessões com vários autores nacionais e internacionais, incluindo autores do Município e Região de Aveiro que contribuíram para que se fortaleçam os alicerces da cultura na Região.

Ao longo do período da Feira do Livro, passaram pelo Espaço Autores nomes de destaque como Afonso Reis Cabral, Carlos Vaz Marques, Luís Freitas Branco, Ondjaki, a estreia de Almério & Martins, Joana Marques, Dulce Maria Cardoso, Tati Bernardi, Ricardo Araújo Pereira, Martim Sousa Tavares, Rui Couceiro, Miguel Esteves Cardoso, entre muitos outros. Além de Ana Lua Caiano, Luca Argel e Luísa Sobral para Conversas-Concertos que promoveram o encontro entre a literatura e a música.

Durante toda a duração da Feira do Livro de Aveiro, o Espaço Autores recebeu mais de 5 mil visitantes, sendo que no último fim de semana de programação, o Espaço recebeu cerca de 1.300 pessoas, com sessões completamente esgotadas para receber alguns dos autores de maior destaque da atualidade.

Um edição de grande sucesso que contou com mais de 40 propostas multidisciplinares desde uma área de exposição e venda de livros, sessões de poesia a bordo de moliceiros, concertos, entrevistas, mesas de debate, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e dj sets.

II – Derivas na Ria: Um Roteiro para descobrir Aveiro
Entrada livre

Aveiro, 9 de julho de 2024 – Nos próximos dois fins de semana, dias 13 e14 de julho, às 17h00, e 20 e 21 de julho, às 16h00, a Câmara Municipal de Aveiro e o Teatro Aveirense apresentam Derivas na Ria, um novo projeto de André Braga e Cláudia Figueiredo, diretores artísticos da Circolando – Central Elétrica, do Porto. Este espetáculo-percurso, uma encomenda para Aveiro 2024 - Capital Portuguesa da Cultura, convida o público a explorar a Ria de Aveiro de uma forma única.

Derivas na Ria é um projeto multidisciplinar e site-specific que explora a Ria de Aveiro, em particular a zona conhecida como Ria Aberta ou Ria Selvagem. O espetáculo-percurso inclui caminhadas, viagens de barco, performances, instalações e um cine-concerto, proporcionando uma experiência imersiva no território e nas suas histórias. A extensa zona do Salgado de Aveiro, com a sua rica história de 270 marinhas de sal, agora reduzidas a apenas seis em atividade, constitui o núcleo central deste mapa de investigação. A pesca, os viveiros de peixe, o moliço e as atividades do Porto de Aveiro são temas explorados ao longo do percurso, oferecendo uma visão abrangente da contemporaneidade e da memória da Ria.

Com a participação especial da Banda da Quinta do Picado e de jovens alunas da Escola de Dança Sandra Leite, o projeto reflete o trabalho em co-criação de uma equipa artística multidisciplinar composta por João Sarnadas na composição musical, Gonçalo Mota no apoio à dramaturgia e criação de vídeo, e os intérpretes Ana Amaral, Daniela Cruz e Gil Mac nas estações performáticas.

O ponto de encontro está marcado na AVELA - Associação Aveirense de Vela de Recreio, junto à Antiga Lota de Aveiro. A entrada é livre, com reserva obrigatória através do e-mail: bilheteira-TA@cm-aveiro.pt.
Para mais informações consulte a programação de Aveiro 2024 em
https://aveiro2024.pt/pt/programa ou do Teatro Aveirense em

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Barcelos | IPCA abre candidaturas a quase cinquenta CTeSP´s

 O Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) tem a decorrer até 27 de agosto as candidaturas aos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP´s) nas áreas da Gestão, Design, Tecnologia, Hotelaria, Turismo e Desporto.
 
No ano letivo 2024-2025, o IPCA vai contar com 2 novos cursos, Industrialização e Serralharia Digital e Reparação e Detalhe de Carroçarias, totalizando uma oferta de 49 CTeSP´s. Realce, também, para o número significativo de cursos em regime pós-laboral.
 
Os CTeSP são uma formação de nível superior com uma forte componente prática e a duração de dois anos letivos, que incluem seis meses de estágio assegurado numa empresa.
 
Estes cursos são lecionados no Campus do IPCA, em Barcelos, e nos Polos de Braga, Guimarães, Vila Nova de Famalicão, Esposende e Vila Verde.
 
As candidaturas realizam-se exclusivamente online, até 27 de agosto, através da Plataforma de Candidaturas do IPCA, onde constam todas as instruções e informações úteis, bem como a distribuição dos cursos pelas cidades: https://estudar.ipca.pt/candidaturas/.
 
Cursos à medida das empresas
Para o próximo ano letivo, o IPCA disponibiliza CTeSP’s à medida das necessidades de empresas da região e suportados pelas mesmas. Este é o caso do curso em Industrialização e Serralharia Digital com Programa OTIIMA ACADEMY, através do qual os estudantes estabelecem um acordo de formação de longa duração com a Empresa Otiima. Também o curso CTeSP em Tecnologias avançadas da construção constitui igualmente uma candidatura ao Programa + FUTURO, no qual os colocados devem estabelecer um acordo de formação de longa duração com a Empresa Casais – Engenharia e Construção, S.A.
O prazo de candidaturas para estes dois cursos decorre até 23 de agosto.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Exposição temática conta com 16 insetos robotizados e ampliados. EXPOFACIC proporciona viagem única pelo mundo dos insetos


“Giants Bugs - O Mundo dos Insetos Gigantes” é o título da exposição temática que será uma das atrações da edição de 2024 da EXPOFACIC e que promete transportar os visitantes para outro mundo, onde os insetos se elevam sobre as pessoas.
No total, a mostra contará com 16 insetos robotizados e ampliados, através dos quais os visitantes podem observar alguns dos comportamentos e adaptações que permitiram que essas criaturas prosperassem, numa fusão de alta tecnologia e de beleza natural.
Além destas figuras gigantes, o visitante poderá explorar uma coleção exclusiva de vários insetos embalsamados (“Taxidermia” é a técnica de preservação da forma da pele, planos e tamanho dos animais em exibição), espécies exóticas oriundos da América do Sul e África.

Também em exibição estará uma máquina de sons de insetos gigantes que o visitante opera pressionando um botão.

Esta mostra permite ao visitante uma observação clara dos comportamentos e adaptações que ajudaram os insetos a sobreviver através dos tempos. Entre as espécies presentes encontram-se o Louva-a-Deus, Abelha, Libélula, Besouro e Aranha.

“Giants Bugs - O Mundo dos Insetos Gigantes” sucede à exposição “Dinossauros Alive!”, que fez as delícias dos visitantes em 2023, com réplicas em escala real e galeria de fósseis.

Município de Silves concluiu a pavimentação de caminho no Carvoeiro

O Município de Silves concluiu a pavimentação do caminho de ligação do Carvoeiro à estrada da Chaminé, e de pequeno troço no sítio de Bemparece, na freguesia de São Bartolomeu de Messines.
A empreitada contemplou a construção de rede de drenagem de águas pluviais e a instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 63 mil euros.
Esta obra pública vem reforçar os níveis de bem-estar, a melhoria das acessibilidades e segurança rodoviária, integrando-se na estratégia mais geral de reabilitação da rede viária, que a autarquia desenvolve em todo o concelho de Silves.

Executivos portugueses, brasileiros e angolanos em programa internacional. Católica Porto Business School realiza formação lusófona sobre realidades e práticas de gestão nacionais e europeias

 

Imersão cultural, empresarial e a partilha de conhecimentos para uma melhor preparação para a gestão de empresas com presença internacional. Estes são os grandes objetivos do Programa Atlântico, uma formação que une três Escolas de Negócios – Católica Porto Business School, PUC Rio e Católica Luanda Business School – e que permite experienciar a realidade empresarial em três países lusófonos: Portugal, Brasil e Angola. Durante dez dias, duas dezenas de executivos vão estar em Portugal para visitar entidades como o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), a MDS Portugal, a RANGEL (Soluções Logísticas Globais), a BBDouro e a Super Bock.

Rui Lourenço, diretor científico do programa e docente da Católica Porto Business School, refere que “esta primeira edição do Programa Atlântico tem sido um sucesso uma vez que conseguimos reunir uma turma internacional composta por 22 executivos angolanos, brasileiros e portugueses, que se tem caracterizado por uma forte partilha de experiências e de networking.” O Programa Atlântico é uma pós-graduação internacional em Gestão, de tripla diplomação, facultada pelas três escolas de negócios das Universidades Católicas de Angola, Brasil (Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro) e Portugal (Católica Porto Business School).

Neste segundo período, a decorrer na Católica Porto Business School, as duas dezenas de executivos vão participar em atividades que fomentam a aquisição de conhecimentos sólidos das realidades económica, social e cultural locais. Os dez dias de imersão vão passar por diferentes momentos, nos quais estão incluídas visitas a empresas de referência como o CEiiA (Centro de Engenharia e Desenvolvimento), a MDS Portugal, a RANGEL (Soluções Logísticas Globais), a BBDouro e a Super Bock. A par do contacto com o tecido empresarial português, as duas semanas comportam também seminários com temas variados, mas associados a uma matriz comum: o Oceano Atlântico. Dessa forma, vai haver oportunidade para explorar temas como a logística atlântica, a evolução dos mercados transatlânticos e ainda inovação e competitividade.

Cosme Almeida, diretor executivo do Programa Atlântico e diretor de Programas Internacionais da Católica Porto Business School, reitera que “este período de imersão cumpre o propósito de integrar os participantes nas realidades e práticas de gestão nacionais e europeias, através da partilha de conhecimentos estruturados da academia e do terreno.” Além do programa mais teórico, estão previstas diversas atividades de ‘team learning’, quer em terra, com organização do Career Development Office da Católica Porto Business School, quer em mar, a bordo de barcos à vela, em colaboração com um dos novos parceiros do Corporate Club da Católica Porto Business School, a BBDouro.

Mais informações disponíveis aqui:

Sobre a Católica Porto Business School (CPBS)
A Católica Porto Business School está entre as melhores escolas de negócios do mundo, fazendo parte de um grupo muito restrito, a nível global, de 1% de escolas com distinções de acreditação EQUIS, AMBA e AACSB. Este reconhecimento atesta a excelência de toda a atividade, incluindo Ensino, Investigação e Impacto na Sociedade. A Católica Porto Business School é uma faculdade da Universidade Católica Portuguesa reconhecida internacionalmente pelo desenvolvimento integral de profissionais para uma sociedade sustentável e global, assim como pela produção de conhecimento nas áreas da Gestão e da Economia. https://catolicabs.porto.ucp.pt

*Fernanda Teixeira

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO RETRATA OLHAR ATENTO SOBRE A FLORESTA PORTUGUESA NO EDIFÍCIO COSMOS

 O Município da Marinha Grande inaugura a exposição “Floresta Portuguesa, Um Olhar mais Atento”, da autoria de Rosa Pinho e Lísia Lopes do Herbário da Universidade de Aveiro, no próximo sábado, 13 de julho, pelas 15h00, no Edifício Cosmos, em São Pedro de Moel.
A iniciativa integra a programação no âmbito da Bandeira Azul, que incluiu exposições, passeios pedestres, ações de sensibilização e ciência viva e tem participação gratuita.

O programa ambiental da Bandeira Azul de julho é o seguinte:

DE 13 a 31 JULHO
LOCAL: Edifício do Cosmos
13 de julho . 15h00 
Inauguração da EXPOSIÇÃO - FLORESTA PORTUGUESA, UM OLHAR MAIS ATENTO, promovida pelas autoras Rosa Pinho e Lísia Lopes do Herbário da Universidade de Aveiro, a 
O património natural que a floresta autóctone encerra tem sofrido constantes pressões e ameaças que conduzem à sua progressiva degradação e destruição. Em Portugal, quase 40% do território é ocupado por florestas, maioritariamente associadas a monoculturas de eucalipto e pinheiro-bravo. Os carvalhais autóctones ocupam apenas 5% da área florestal e apesar da sua importância ecológica, não têm qualquer estatuto de proteção. É urgente sensibilizar para a necessidade de proteger e salvaguardar o nosso valioso, e vulnerável, património florestal. Esta exposição pretende despertar no observador um olhar mais atento à beleza e importância que a floresta encerra e alertar para os perigos constantes de que é alvo.
HORÁRIO: todos os dias, de acordo com o horário do Cosmos
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande 
PARCERIA: Universidade de Aveiro

14 DE JULHO – DOMINGO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 10h às 12h 
PASSEIO NA NATUREZA “FLORA E HABITATS DUNARES”
Passeio guiado aos habitats dunares, com o objetivo de dar a conhecer as espécies de flora e habitats presentes na Praia Velha. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades numa ótica de valorização do património natural e desenvolvimento sustentável.
DATA: 14 de Julho de 2024
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes


18 DE JULHO – QUINTA FEIRA
LOCAL de realização: areal da praia de São Pedro de Moel e areal da praia da Vieira 
AÇÃO DE SENSIBILIZAÇÃO - CAMPANHA VERÃO CAMPEÃO 2024
Ação de Sensibilização sobre ambiente, segurança e acessibilidades dirigida a crianças desde o pré-escolar até ao segundo ciclo. Durante a ação são desenvolvidas diversas atividades de animação, tais como jogos, em que são ilustrados os riscos provocados por atitudes descuidadas e fornecidas informações sobre o melhor modo de lidar com a praia e com o mar, através de processos didáticos simples e divertidos.
PROMOTOR: Fundação Vodafone
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande e Fundação Vodafone

20 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL de concentração: em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel
HORÁRIO: 9:30h às 12h
PASSEIO NA NATUREZA 
“A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS”
Passeio guiado aos afloramentos rochosos entre a Praia Velha, São Pedro de Moel e Praia de Água de Madeiros, orientado por investigador da Universidade de Coimbra (Prof. Doutor Luís Duarte), com o objetivo de dar a conhecer o património geológico singular existente nas arribas rochosas que caracterizam a paisagem local. Pretende-se ainda promover a discussão relativa às ameaças e potencialidades do património geológico e paleontológico do concelho da Marinha Grande.
FORMAÇÃO E INTERPRETAÇÃO: Prof. Luis Duarte (Faculdade de Tecnologia e Ciências da Universidade de Coimbra)
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
Parceria: Universidade de Coimbra
INSCRIÇÕES: grátis em ambiente@cm-mgrande.pt. Inscrições prévias obrigatórias e sujeitas a confirmação para o máximo de 30 participantes

27 DE JULHO – SÁBADO
LOCAL: Edifício do Cosmos
HORÁRIO: 15h30 às 17h 
OFICINA CIÊNCIA VIVA NO VERÃO
Observação da vida microscópica que nos rodeia e que está em permanente ameaça face às alterações globais e disrupção dos ecossistemas. Ação desenvolvida em contexto de oficina de Ciência Viva com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactes na cadeia alimentar marinha e saúde publica. A atividade consiste na observação, com recurso a microscópio e lupa binocular de plâncton, pólen, insetos, flores entre outras surpresas que integram o património natural de São Pedro de Moel.
ORGANIZAÇÃO: Município da Marinha Grande
PARTICIPAÇÃO: grátis e  limitada à lotação da sala para um máximo de 15 participantes.

Cantanhede | IV Encontro de Educação de Cantanhede juntou mais de uma centena de participantes. Município quer participar ativamente na busca de soluções pedagógicas para o uso da Inteligência Artificial

 
Cerca de uma centena de pessoas participaram no IV Encontro de Educação de Cantanhede, subordinado ao tema “A Inteligência Artificial na Educação ou nem tudo o que reluz é ouro”, que decorreu esta terça-feira, 9 de julho, no auditório do Biocant Park.
Este encontro surge na sequência dos progressos tecnológicos, especialmente da Inteligência Artificial (IA) e do seu impacto na sociedade, em geral, como na educação, em particular.
Para além da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, intervieram na sessão de abertura o diretor do Agrupamento de Escolas Gândara-Mar, João Gomes, o diretor do Centro de Formação de Associação de Escolas Beira Mar, Teotónio Cavaco, e a coordenadora nacional da Rede de Bibliotecas Escolares, Manuela Silva.
Helena Teodósio começou por congratular-se com este encontro que visa “interpelar os educadores sobre uma questão que já não é apenas emergente, tal o modo absolutamente avassalador com que invadiu todas as facetas do quotidiano e sobre a qual não há ainda respostas definitivas”.
A autarca alertou para importância de refletir sobre o assunto, já que caso a questão não seja conduzida com base em pressupostos e critérios muito bem definidos tenderá a causar prejuízos irremediáveis.
Parece-me incontornável que a escola não pode alhear-se das potencialidades da Inteligências Artificial e tem de encontrar as soluções mais adequadas para tirar o melhor partido dela, evitando os riscos”, como o perigo do seu uso limitar a criatividade dos alunos ou o risco da desvalorização do papel dos professores, acrescentou.
A terminar, a presidente da Câmara Municipal fez um ponto da situação dos investimentos programados ao nível dos estabelecimentos de ensino do concelho. A autarca destacou a empreitada de requalificação da Escola Secundária Lima-de-Faria, da EB 2,3 Marquês de Marialva, além das obras a realizar na EB 2,3 Carlos de Oliveira, em Febres, e na EB 2,3 Gândara-Mar, na Tocha.
O programa IV Encontro de Educação de Cantanhede dividiu-se em duas partes - “Refletir” e “Agir”.
Da parte da manhã decorreu a conferência de abertura sobre o papel da IA na educação, por Ana Paula Ferreira, seguida de uma mesa redonda moderada por Jorge Borges, que discutiu os riscos e desafios da IA na educação, com a participação de Carlos Pinheiro, Celestino Magalhães, Marco Bento e Adelina Moura.
Da parte da tarde, a condução da sessão está a cargo de Isabel Bernardo, João Paulo Martins e Rui Abreu, com a apresentação de ferramentas com IA no ensino e aprendizagem. Em seguida, abordam-se as práticas de avaliação formativa e sumativa com IA.
A iniciativa foi organizada no âmbito de uma parceria do Município de Cantanhede com a Rede de Bibliotecas Escolares, o Centro de Formação de Associação de Escolas Beira-Mar e os agrupamentos de escolas Marquês de Marialva, Lima-de-Faria e Gândara-Mar.


Verão em Évora anima a cidade em julho e agosto

A música, o cinema, o teatro, as intervenções artísticas e as atividades dirigidas às famílias são alguns dos destaques da programação de Verão promovida pela Câmara de Évora nos meses de julho e agosto. Um conjunto alargado de iniciativas que decorrem, essencialmente, no espaço público, com entrada livre. 
O Jardim Público, o Parque Infantil, a Praça 1.º de Maio e a Praça de Giraldo são alguns dos locais onde pode usufruir das dezenas de eventos que vão acontecer ao longo dos próximos dois meses.
Quanto a concertos, o cartaz arranca no próximo sábado, 13 de julho, com o espetáculo “Anónimos de Abril”, que integra Rogério Charraz e José Fialho Gouveia. Seguem-se, ainda em julho, Eugénia Contente Trio, no dia 19, Bruno Pernadas, no dia 20, o artista eborense Valas, no dia 26, e Nanã Sousa Dias & Vera de Vilhena Quarteto, a 27 de julho. Já em agosto, Luca Argel atua no dia 03, seguindo-se JP Simões, no dia 10, Beatriz Felício, no dia 17, Márcia, no dia 24, e, finalmente, a encerrar o Verão em Évora, contamos com a presença da banda Fogo Fogo no dia 31 de agosto. Todos estes concertos vão decorrer no palco do Jardim Público, com exceção do Eugénia Contente Trio, que atua na Praça de Giraldo, local onde teremos espetáculos musicais de caráter mais intimista.
A iniciativa Capote à Sombra está calendarizada para as arcadas do Palácio D. Manuel.
A programação começou no início de julho com ciclos de cinema no Pátio do Inatel (terças-feiras) e no Convento dos Remédios (quintas-feiras). Já em agosto, as sessões de cinema ao ar livre vão ter lugar na Praça 1.º de Maio, às quintas-feiras, sempre às 22h00.
O teatro vai acontecer também a partir de 11 de julho, no Largo Chão das Covas. Em cena estará “A Sapateira Prodigiosa”, uma produção do CENDREV. 
Agendadas estão também apresentações de novo circo, para o público em geral, e teatro de marionetas, contos e animação de rua a pensar nos mais novos, com iniciativas no Parque Infantil, aos sábados de manhã.
O Centro Interpretativo da Cidade de Évora (CICE), vai realizar visitas, oficinas e exposições centradas em várias temáticas da história da cidade.
A programação completa está disponível em www.cm-evora.pt .

Marinha Grande | CANDIDATURAS ABERTAS PARA ÉPOCA DESPORTIVA 2024/2025


O Município da Marinha Grande recorda que está a decorrer o prazo para apresentação de candidaturas no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado (RMADF), para a Época Desportiva de 2024/2025, até ao 31 de julho de 2024.
Os apoios previstos no Regulamento Municipal de Apoio ao Desporto Federado do Município da Marinha Grande, destinam-se a associações e clubes sem fins lucrativos que participem em competições não profissionais e reúnam, cumulativamente, os seguintes requisitos:

a) Estejam legalmente constituídos;
b) Possuam sede social, ou uma delegação estatutária, no concelho da Marinha Grande;
c) Desenvolvam atividade no concelho da Marinha Grande;
d) Possuam inscrição no registo municipal.

Os apoios financeiros ao desporto federado concedidos pelo Município assumem as seguintes modalidades:

a) Apoio à participação no quadro competitivo oficial de Federações Desportivas com Estatuto de Utilidade Pública Desportiva;

b) Apoio à participação em competições que promovam e projetem o concelho da Marinha Grande.

Mais informamos que as candidaturas serão efetuadas através da Plataforma do Associativismo, no endereço https://associativismo.cm-mgrande.pt/

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Concertos do Iberian Ensemble em Penafiel e Lousada no fim de semana


No próximo fim de semana prossegue o Ciclo de Concertos pelo Interior do Património 2023-24, com dois recitais do Iberian Ensemble na Rota do Românico.
O primeiro está agendado para sexta-feira, 12 de julho, às 21h30, na Igreja de São Miguel de Entre-os-Rios, em Penafiel. O segundo acontece no dia seguinte, sábado, à mesma hora, na Igreja do Salvador de Aveleda, em Lousada. A entrada é livre, sujeita à lotação dos espaços.
O grupo de música antiga Iberian Ensemble contará com as atuações de Alexandre Andrade, na flauta barroca, e de David Cruz, no violoncelo barroco.
O Iberian Ensemble dedica o seu trabalho à performance histórica de repertórios dos séculos XVII e XVIII. Partindo de instrumentos da época, os seus programas procuram evidenciar os grandes compositores de referência europeia, bem como os mestres do barroco ibérico.
O Ciclo de Concertos pelo Interior do Património tem o apoio da Direção-Geral das Artes e da Rota do Românico.
A Rota do Românico é um projeto turístico-cultural, que reúne 58 monumentos e dois centros de interpretação, distribuídos por 12 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

As principais áreas de intervenção da Rota do Românico abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística.

*António Coelho
Planeamento e Comunicação

ALL4INTEGRITY | PROGRAMA REDESCOLAS ANTICORRUPÇÃO_LANÇAMENTO 4ª EDIÇÃO

 Associação All4Integrity lança a nova edição do Programa escolar de literacia anticorrupção
Nos últimos três anos o programa já contou com a participação de 126 escolas, 8750 alunos(as) e 294 professores(as) espalhados por 7 países e 4 continentes.
  

09 de julho de 2024 - Pelo quarto ano consecutivo, e a cinco meses de se comemorar o Dia Internacional Contra a Corrupção, a Associação All4Integrity lança a nova edição do Programa RedEscolas Anticorrupção - escolas que nos inspiram uma cultura de integridade. Este programa escolar de literacia anticorrupção visa, no quadro dos valores de uma democracia participativa, o desenvolvimento de uma cidadania esclarecida e ativa, o desenvolvimento de projetos escolares de âmbito transdisciplinar e interdisciplinar de promoção de uma cultura de integridade, assim como potenciar  competências definidas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
 
A RedEscolas AntiCorrupção promove junto dos jovens o sentido de espaço público e bem comum, assim como a confiança e empatia por instituições locais, num processo de elevação de consciências e alteração de comportamentos que favoreçam a disseminação e aprofundamento de uma cultura de integridade em Portugal. Este programa de literacia anticorrupção destina-se aos alunos entre o 7º e o 12º ano de escolaridade que frequentem qualquer sistema de ensino (nacional e/ou internacional) - pública, privada, ensino regular, ensino profissional - em território português e/ou estrangeiro.
 
O período de adesão das Escolas ao Programa decorre entre 9 de setembro e 25 de outubro através do preenchimento do formulário que estará disponível no site da All4Integrity . Todas as informações adicionais estão disponíveis no Regulamento da 4ª edição do Programa.
 
Pelo 4º ano consecutivo convidamos diretores de escolas/agrupamentos, professores, pais e alunos a promover uma cultura de integridade junto das suas comunidades educativas.
 
******************************************
 Sobre a All4Integrity:
All4Integrity.org é uma Associação apartidária criada a partir de uma iniciativa do autor, professor e empreendedor social, André Corrêa d’Almeida, Columbia University, a partir de Nova Iorque no dia 5 de outubro de 2020, sob a designação #libertemomeupaísdacorrupção. All4Integrity tornou-se na primeira Associação, e rede global portuguesa, para a promoção de uma cultura de integridade no país e existe para ajudar Portugal a tornar-se numa referência mundial no combate à corrupção e crimes conexos por muito inverosímil que tal possibilidade pareça atualmente. O talento, a entrega e o capital social de dezenas colaboradore(a)s, rapidamente a tornaram numa incubadora de iniciativas e programas de prevenção/combate à corrupção e da promoção de uma cultura de integridade em Portugal. Exemplos disso são o programa RedEscolas AntiCorrupção: Escolas que inspiram uma cultura de integridade que em três edições conta com a participação de 8750 alunos(as) e 294 professores(as) de 126 escolas espalhadas por 7 países e 4 continentes; o Prémio Tágides: Pessoas que inspiram no combate à corrupção - criado em 2021, é uma iniciativa promovida anualmente pela All4Integrity com o objetivo de, por um lado, identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de pessoas que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e combate à corrupção; por outro lado, promover a sociabilização de todos os cidadãos com o fenómeno da corrupção, a colaboração entre a sociedade civil e a disseminação de formas de prevenção. Nas primeiras três edições contou com o Alto patrocínio de Sua Excelência o Presidente da República, a iniciativa Tech4Integrity que desenvolve a investigação científica e soluções aplicadas à inovação e integridade do sistema público-privado em Portugal; a Academia com a criação de uma nova geração de programas de formação no campo da Integridade Organizacional e, mais recentemente, a Rádio Integridade+, rúbrica semanal, já no ar em 16 rádios locais e também no Spotify, que traz à conversa convidados(as) o tema específico do combate e da prevenção da corrupção.


*Sofia Borges de Castro
Coordenadora de Programas da All4Integrity

Proença-a-Nova | Município assegura serviço de transporte público gratuito nos meses de julho e agosto


O Município de Proença-a-Nova assegura serviço de transporte público gratuito nos meses de julho e agosto em algumas localidades do concelho, aproveitando a rota da carreira de praia que atualmente serve de forma gratuita (mas com inscrição obrigatória) as praias fluviais, zonas balneares e piscinas públicas do concelho.
Assim, todas as terças e quintas-feiras, há transporte público nos dias da carreira de praia identificadas no circuito: carreira 1 – Malhadal, Sarzedinha, Corgas (julho, dias 16 e 30 / agosto, dias 13 e 27); carreira 2 – Sobreira Formosa, Fróia, Penafalcão, Alvito da Beira, Sobrainho dos Gaios, Cerejeira, Catraia, Chão do Galego, Montes da Senhora, Pucariço, Atalaias (julho, dias 11 e 25 / agosto, dias 8 e 22 / setembro, dia 5); carreira 3 – Carvalhal, Cabeço do Moinho, Aldeia Ruiva, Maljoga, Vergão, Cimadas (julho, dias 9 e 23/ agosto, dias 6 e 20 / setembro, dia 3); carreira 4 - pedra do altar /são pedro do esteval (julho, dia 18 / agosto, dias 1, 15 e 29).

A título de exemplo: um munícipe das Corgas poderá no dia 16 de julho vir a Proença às 10h05 e voltar às 14h15, com chegada a Corgas às 14h30; um munícipe do Sobrainho dos Gaios poderá no dia 11 de julho vir a Proença às 10h35 e voltar às 14h15, com chegada ao Sobrainho dos Gaios às 15h30; um munícipe do Chão do Galego poderá no dia 8 de agosto vir a Proença às 11h15 e voltar às 14h15, com chegada ao Chão do Galego às 16h10; um munícipe da Lameira D’Ordem poderá no dia 18 de julho vir a Proença às 10h30 e voltar às 14h15, com chegada à Lameira D’Ordem às 15h35.

Estes transportes são gratuitos e não requerem marcação, basta estarem nos locais indicados (paragem do autocarro) e na hora indicada. Consulte os dias e os horários aqui.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos