segunda-feira, 8 de julho de 2024

Marinha Grande | FÉRIAS OCUPADAS NO MUSEU JOAQUIM CORREIA

O Museu Joaquim Correia acolhe, desde esta segunda-feira, 8 de julho, o primeiro turno dos Campos de Férias, promovidos pelo Município da Marinha Grande, que conta com a participação de 15 jovens, dos 7 aos 12 anos, com o objetivo de ocupar os tempos livres, combinando tecnologia e programação com atividades artísticas ao ar livre.
As crianças e suas famílias, foram recebidas na manhã de 8 de julho, nas instalações do Museu, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito, que agradeceram o interesse dos participantes e salientaram que este projeto pioneiro no Município concilia as componentes tecnológica, científica e artística, com o intuito de desenvolver competências e o pensamento abstrato.
O primeiro turno decorre de 8 a 19 de julho e o segundo turno vai realizar-se de 22 de julho a 2 de agosto. Entre as atividades, estão agendados ateliês de escultura, desenho, tecnologia, fauna e flora.
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Turismo do Centro oferece estadias em hotéis de referência da região durante o festival NOS Alive


Turismo do Centro vai sortear estadias em hotéis de 4 e 5 estrelas, assim como outras experiências, a quem visitar o stand da entidade no festival.
A Turismo Centro de Portugal vai proporcionar estadias de duas noites, em alguns dos melhores hotéis da região, a quem visitar o espaço da entidade no festival NOS Alive, de 11 a 13 de julho, no Passeio Marítimo de Algés. As estadias e outras experiências serão sorteadas entre os visitantes que participarem num passatempo.

Para avançar com esta ação promocional da região, a Turismo Centro de Portugal associou-se a unidades hoteleiras de referência, que disponibilizaram estadias em hotéis de 4 e 5 estrelas. Serão oferecidas mais de 20 estadias, em vários destinos do Centro de Portugal, todas elas válidas para duas pessoas e com pequeno-almoço incluído. Além das estadias, serão também sorteadas experiências para desfrutar na região e muitos outros prémios.

O stand da Turismo do Centro no NOS Alive, onde vai decorrer o passatempo, está localizado na Rua do Fado, perto da entrada principal. Durante as tardes e noites do festival, promotores da Turismo do Centro irão percorrer o recinto, convidando o público a visitar o espaço e a participar no passatempo.

“A Turismo Centro de Portugal procura estar presente, todos os anos, nos principais festivais de música de verão, uma vez que são veículos privilegiados para divulgar o que de melhor a região tem para oferecer aos visitantes. Este ano, reforçamos a nossa estratégia de promoção com a oferta de estadias em alguns dos melhores hotéis do território. É, sem dúvida, uma oferta única e muito apelativa e que potenciará as visitas ao nosso espaço no NOS Alive”, considera Raul Almeida, presidente da Turismo Centro de Portugal.

Parceiros participantes no passatempo:

Hotéis
• Montebelo Hotels & Resorts
• Stay Hotels
• Hotéis Grupo Termas Portugal
• Fundação INATEL
• Bom Sucesso Resort*****
• Hotel Meliá Castelo Branco****
• Hotel Villa Batalha****
• Hotel As Américas ****
• Convento da Sertã Hotel****
• Tulip Inn Estarreja Hotel & Spa****
• Casa das Penhas Douradas ****
• Thomar Boutique Hotel****
• Your Hotel & Spa Alcobaça****
• Monte Real Hotel & Spa****
• Palace Hotel da Curia****
• Hotel da Montanha****
• Miramar Hotels ****
• Melia Ria Hotel & Spa****
• Hotel Ílhavo Plaza****
• Fátima Hotels Group
• Hotel Fátima****
• Hotel Moliceiro****

Experiências
BEIR'AJA
Rota da Bairrada
TRY Portugal

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

**Luís Miguel Nunes
Consultor de comunicação


Marinha Grande | JÁ COMEÇARAM AS FÉRIAS EM SÃO PEDRO DE MOEL PARA CRIANÇAS DO CONCELHO

 As Colónias de Férias em São Pedro de Moel, organizadas pelo Município da Marinha Grande, tiveram início esta segunda-feira, 8 de julho, com a receção das crianças do primeiro turno, com idades entre os 8 e 11 anos, e seus familiares no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, e pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito.
Na ocasião, foram dadas as boas-vindas aos participantes e deixados os votos de que a Colónia represente uma experiência memorável. Os autarcas referiram que, este ano, o Município intensificou as ofertas de ocupação de tempos livres das crianças e jovens do concelho, proporcionando atividades que promovam o convívio, espírito de grupo, desporto, cultura e lazer.
As Colónias de Férias são  destinadas a jovens do concelho com idades entre os 8 e os 14 anos e decorrem de 8 de julho a 31 de agosto de 2024, na Colónia Balnear Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel. Esta iniciativa é uma oportunidade para os jovens passarem as férias de forma saudável, divertida e pedagógica.
No primeiro turno, os jovens vão ter oportunidade de realizar jogos desportivos, construções na areia, atividades de sensibilização ambiental, caça ao “objeto”, jogos tradicionais, futebol humano, passeios, visita à Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, sessão de cinema, dança, música, hora do conto, entre outras iniciativas.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Festival dos Canais 2024; Aveiro assina carta de compromisso com a ciência, a inovação e tecnologia; stágio de Dança de Aveiro 2024

 I – Festival dos Canais 2024:
Música, teatro, dança, novo circo e gastronomia celebram a cultura e sustentabilidade em Aveiro

“O Festival dos Canais é já uma marca da programação anual, este ano com o motivo especial de sermos Capital Portuguesa da Cultura, apostando no Festival dos Canais como um dos epicentros deste ano ímpar que estamos a viver. Queremos continuar a ocupar um espaço específico e único, também tirando proveito das caraterísticas específicas e únicas que Aveiro tem e a própria afinidade (que não é acaso), da nossa referência a “Aveiro, Cidade dos Canais” pelo próprio Festival dos Canais”, avança o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, no lançamento da edição 2024 do Festival dos Canais.
Um concerto inédito que junta o músico Castello Branco à cantora e compositora Garota Não, a escola Palco Central e o coletivo Coro Santa Joana ( ambas estruturas de Aveiro) e as atuações de Mariza e dos Resistência, o espetáculo "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water” da Companhia francesa Ilotopie, o projeto “ The Air Between Us da companhia Chloe Loftus & Rodney Bell-  são alguns dos momentos altos do Festival dos Canais 2024, que irá decorrer em Aveiro entre 17 a 21 de julho. Organizado pela Câmara Municipal de Aveiro, no âmbito de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o festival tem a sustentabilidade como pano de fundo.
Durante cinco dias, Aveiro será a capital das artes de rua, com música, teatro de rua, dança, novo circo, atividades para crianças, gastronomia, entre outras iniciativas. Uma programação diversificada e para vários públicos
Para José Pina, Diretor do Festival, “a edição de 2024 reforça a sua dimensão internacional como evento que se tem vindo a afirmar sustentadamente nos últimos anos e cria condições para Aveiro se afirmar como um dos territórios nacionais mais marcantes no que diz respeito à criação e fruição artística, assim como potencia as estruturas artísticas locais ao terem a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos, em contextos muito diferentes do que estão habituadas. A edição deste ano é também fortemente marcada pelo tema do terceiro trimestre de Aveiro 2024, a sustentabilidade, em várias perspetivas: ambiente, comunidades e territórios”, disse.
Artes e espetáculos
A programação artística inclui quatro espetáculos únicos sobre a água, dois dos quais inéditos. "Derivas na Ria", uma encomenda de Aveiro 2024 a André Braga, Cláudia Figueiredo e a Companhia CIRcoLando, convida o público a uma viagem pela Ria de Aveiro, misturando de forma harmoniosa memórias e ficção. "ACQUA FORTE, a phantasmagoria on the water", criado pela prestigiada companhia francesa Ilotopie, é outro espetáculo imperdível.
O festival apresenta ainda "Sliding Slope" de Hellend Vlak, uma reflexão sobre as ameaças climáticas, e a instalação "Cygnus", que iluminará o Cais da Fonte Nova.
Também vai ser possível desfrutar de dois espetáculos internacionais com artistas em cadeiras de rodas: "The Air Between Us" de Chloe Loftus e Rodney Bell, e "Frock" da Stopgap Dance Company.

Atividades para todos
O festival volta a oferecer dois dos seus recintos mais emblemáticos: A Sala de eSTAR, equipada com mobiliário doméstico, e a Funky Beach, uma praia urbana com areia, ambos proporcionando serviços de bar, concertos e DJs. O Jardim das Brincadeiras será um espaço acolhedor e repleto de atividades para crianças e famílias.

Gastronomia e música
A gastronomia e a música vão estar lado a lado de 19 a 21 de julho, com o evento do Chefs On Fire. Vai ser possível assistir a demonstrações de chefs de renome a cozinhar em fogo lento, saboreando as suas receitas ao som das músicas de Pedro Mafama, Rita Vian e Moullinex. Os bilhetes para este evento gastronómico estão disponíveis no site oficial do Chefs On Fire.

Encontros artísticos e internacionais
O festival será também um ponto de encontro entre artistas, estruturas e organizadores de festivais nacionais e internacionais, destacando a presença de representantes de festivais europeus, incluindo os Festivais do País Basco e o Greenwich+Docklands International Festival de Londres. Este intercâmbio resulta de uma parceria entre a Câmara Municipal de Aveiro e o Governo do País Basco, com o objetivo de fomentar futuras colaborações.
Consulte a programação dos Festival dos Canais em: https://www.festivaldoscanais.pt/

Science Comes to Town 2026
II – Aveiro assina carta de compromisso com a ciência, a inovação e tecnologia
A Câmara Municipal de Aveiro associou-se ao programa “Science Comes To Town 2026”, uma iniciativa europeia do Centro de Ciência Viva, que teve o seu evento de lançamento, no último dia 26 de junho.
O Presidente da CMA, Ribau Esteves, que marcou presença do evento inaugural, foi um dos signatários da carta de compromisso da iniciativa colaborativa “Science Comes To Town 2026”, “um programa nacional e europeu concebido para despertar a paixão pela ciência, tecnologia e inovação em todos os recantos de Portugal e do resto da Europa”.
O Município de Aveiro será assim uma das Cidades que irá colaborar com apoio nas interações entre a iniciativa e as empresas e os estabelecimentos de ensino do Município, além do apoio logístico e financeiro, ações de promoção e voluntariado, para as ações que se verifiquem necessárias.
A CMA reconhece o impacto significativo que esta iniciativa tem na promoção da confiança na ciência, fomentando o envolvimento da comunidade e a promoção da curiosidade e da inovação nos Aveirenses.

III – Estágio de Dança de Aveiro 2024:
A dança toma conta da Capital Portuguesa da Cultura
Aulas de dança clássica e contemporânea, hip hop, teatro, laboratórios criativos são algumas das atividades incluídas durante o Estágio de Dança de Aveiro, que decorre até 13 de julho em diversos locais da cidade de Aveiro. Uma iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro no âmbito da programação do segundo trimestre de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura.
Com curadoria do renomado coreógrafo Victor Hugo Pontes, o Estágio de Dança de Aveiro assume-se como um ponto de encontro para bailarinos profissionais, estudantes de dança e entusiastas da arte. O evento promete uma semana de intensa experimentação e aperfeiçoamento de diferentes técnicas de dança.
O Estágio de Dança terá também um programa aberto ao público, a arrancar logo no domingo, dia 7, às 18h00 com a 2ª edição da Aveiro Dance Battle, que atribui prémios para as modaliaddes Breaking Kids e Breaking Pro, tendo o consagrado Max Oliveira como anfitrião. Além desta sessão, haverá a projeção do filme "Anomalias", de Rita Quelhas, e a apresentação dos projetos selecionados em Open Call, aos quais foram atribuídas bolsas de criação.

Programação Detalhada:
Data: 7 a 13 de julho de 2024
Horário: Segunda-feira a sábado, das 9h45 às 17h30
Locais: Diversos locais em Aveiro

Lembramos que a entrada para residentes e/ou naturais de Aveiro e para membros das Escolas de dança de Aveiro tem desconto de 20% no preço.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

Marinha Grande | ANIMAÇÃO DA ÉPOCA BALNEAR EM SÃO PEDRO DE MOEL

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar diversas atividades no Edifício Cosmos Azul e Mar, localizado em São Pedro de Moel, durante os meses verão, no âmbito da animação da Época Balnear 2024.
A programação integra jogos de tabuleiro, escape game, workshops de ilustração, artes plásticas, teatro, exposições atividades musicais, entre outras, destinadas às famílias, cuja participação é gratuita.

As atividades a decorrer no Cosmos Azul e Mar, em julho de 2024, são as seguintes:

HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
De 13 de julho a 8 setembro de 2024
Aberto de segunda a domingo - encerra 4ª feira - com o seguinte horário:
- 2ª, 3ª, 5ª e 6ª – das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00
- Sábado e Domingo – das 10h00 às 12h30, das 15h00 às 20h00 e das 21h00 às 23h00

CONTACTO
964307878
PROGRAMAÇÃO MÊS DE JULHO DE 2024

JOGOS:

ESCAPE GAME KIDS DE TABULEIRO*
Jogo de tabuleiro para ser jogado em família ou num grupo de amigos, que promove a comunicação, o relacionamento interpessoal positivo, a gestão do stress pela pressão do tempo, a leitura, a atenção seletiva, desenvolve o raciocínio logico e analítico, através de uma atividade estimulante e entusiasmante para as crianças.
ESCAPE GAME DE TABULEIRO*
Promove a comunicação, o relacionamento interpessoal positivo, a gestão do stress pela pressão do tempo, a atenção seletiva, desenvolve o raciocínio lógico e analítico, através de uma atividade estimulante e entusiasmante.

*Disponíveis diariamente para utilização pelos visitantes durante o horário de funcionamento do espaço
Sábado. 13 de julho
15h30-16h30
OFICINA DE ILUSTRAÇÃO com Vânia Colaço
Exploração, por vários materiais artísticos, percebendo as diferenças entre vários tipos de marcadores, lápis de cor, grafites, aguarelas, e outros, criando uma ilustração com recurso a uma técnica mista que envolva todos os materiais disponíveis.
Público-alvo: dos 7 aos 10 anos

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Ana Santo

Domingo. 14 de julho
15h30-17h30
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS com Fabiana Gomes
“Quem foi Frida Kahlo - vida e obra": trabalho de ilustração e pintura, com apresentação dos trabalhos aos Pais.
Público-alvo: maiores de 6 anos

3ª feira. 16 de julho
15h30 -18h30
STOP MOTION 1 (1 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos
Apoio: H2O Surfshop - São Pedro de Moel

5ª feira. 18 de julho
16h00-17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
LUSÓFONA FILMS
Exibição de curtas-metragens criadas pelos alunos da Universidade Lusófona e premiadas internacionalmente.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira. 19 de julho
22h00-23h00
À CONVERSA COM Doutora Cristina Nobre
Tema: Afonso Lopes Vieira
Moderação: Carolina Santarino
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sábado. 20 de julho
10h30-12h30
OFICINA DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

15h30-18h00
OFICINA DE CRAVOS DE TECIDO com Laurinda Prata
Criação de flores de tecido para arranjo floral duradouro e ecológico.
Público-alvo: maiores de 12 anos

19h00-20h00
MÚSICA À VARANDA com Vitor Lemos

Domingo. 21 de julho
15h30-17h30
OFICINA DE ESCULTURA com Marinela Fazendeiro
Construção de esculturas a partir da ideia do Fundo do Mar e da Vida Marinha, utilizando vários tipos de cartão e diferentes elementos de ligação (cola, fita-cola, arame, cordéis, lãs, etc).
Público-alvo: a partir dos 6 anos

2ª feira. 22 de julho
15h30-17h00
DECORAÇÃO DE QUILHAS com Carolina Santarino
Decoração de quilhas de pranchas de surf, que envolve a criação de novas peças para integrarem uma exposição a realizar no mês de agosto.
Público-alvo: a partir dos 4 anos
Apoio: Hotel Mar e Sol 

19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: jovens e adultos

3ª feira. 23 de julho
15h00-18h00
SABOREAR SÃO PEDRO com Maria Pereira
Apresentação do fruto Camarinha, sua história e utilização, com um passeio até ao farol, para visualização das camarinhas e outros produtos endógenos. 
Público-alvo: jovens e adultos.

15h30-18h30
STOP MOTION 2 (2 de 2) com Carolina Santarino
Stop Motion é uma técnica que utiliza um conjunto de fotografias, que colocadas todas juntas a alta velocidade, origina um filme de animação. Vamos criar uma história com cenários e personagens Lego.
Público-alvo: dos 8 aos 16 anos
Apoio: H2O Surfshop - São Pedro de Moel

5ª feira. 25 de julho
16h00-17h30
SESSÃO DE CINEMA INFANTO-JUVENIL
Público-alvo: maiores de 6 anos

22h00-23h00
48H FILM PROJECT
Exibição de curtas-metragens criadas no âmbito do projeto internacional 48Hour Film Project.
Público-alvo: maiores de 12 anos

6ª feira. 26 de julho
15h30-17h30
HORA DO CONTO com Ana Cristina Luz
Hora do conto “Todos para a mesa”, de Ana Cristina Luz, com atividade de ilustração por colagem.
Público-alvo: maiores de 4 anos

22h00-23h00
À CONVERSA COM João de Carvalho
Tema: vida e carreira do ator João de Carvalho
Moderação: ator Miguel Linares
Público-alvo: maiores de 12 anos

Sábado. 27 de julho
10h30-12h30
WORKSHOP DE TEATRO com Miguel Linares
Dinâmicas de grupo, técnica dos animais, construção de personagens e jogos de improviso.
Público-alvo: dos 6 aos 14 anos

Domingo. 28 de julho
15h30-17h30
OFICINA DE ARTES PLÁSTICAS com Fabiana Gomes
“Quem foi Salvador Dali - vida e obra": trabalho de desenho guiado, com apresentação dos trabalhos aos Pais dos participantes.
Público-alvo: maiores de 6 anos

2ª feira. 29 de julho
15h30-17h30
“A ARTE DO LIXO” 1 (1 de 2) com Patrice Guiraud
Recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel para criar peças de arte originais e sustentáveis no dia seguinte.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

19h00-21h00
OFICINA DE INICIAÇÃO AO TEATRO com Carolina Santarino
Trabalho com técnicas do ator para conhecer as bases do seu trabalho em cena.
Público-alvo: a partir dos 15 anos

3ª feira. 30 de julho
15h30-17h30
“A ARTE DO LIXO” 2 (2 de 2) com Patrice Guiraud
Criação de peças de arte originais e sustentáveis, a partir da recolha de lixo na praia e nas ruas de São Pedro de Moel no dia anterior.
Público-alvo: a partir dos 6 anos

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PRAIA DA VIEIRA RECEBE CARNAVAL DE VERÃO

A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe o Carnaval de Verão, nos dias 13 e 14 de julho, inspirado no tema “Cinema”, prometendo um fim-de-semana repleto de música, dança e diversão.
A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande e pela Associação “AlóédaVieira”, que, pela primeira vez, dinamizam o Carnaval também no período de verão. O desfile tem início no sábado, 13 de julho, às 17h00, junto aos sanitários norte (próximos da Esplanada Âncora), indo percorrer a Avenida Marginal e a Avenida dos Pescadores. O cortejo será animado pelos DJs Daniel F. e Prosa, prometendo transformar as avenidas numa verdadeira festa a céu aberto.
Às 22h00, o palco do Largo Pescadores receberá a energia contagiante da Banda Tributo a Ivete Sangalo, proporcionando um espetáculo que homenageia uma das maiores estrelas da música brasileira. A festa continuará depois com os DJs Daniel F. e Prosa.
A programação continua no domingo, 14 de julho, no Largo Pescadores, das 11h00 às 18h00. Mais uma vez, os DJs Daniel F. e Prosa comandam a festa, oferecendo uma seleção de músicas para todos os gostos, criando o ambiente perfeito para encerrar o Carnaval de Verão com animação.

Marinha Grande | FESTIVAL DO CARAPAU LEVA GASTRONOMIA E ANIMAÇÃO À PRAIA DA VIEIRA


O Largo dos Pescadores, na Praia da Vieira, concelho da Marinha Grande, é o palco do aguardado Festival do Carapau, que acontece nos dias 19, 20 e 21 de julho.
Este evento, organizado pelo Município da Marinha Grande e pelos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria, tem como principal objetivo promover a gastronomia da Praia da Vieira, nomeadamente o carapau e a pesca da arte xávega que continua a ser praticada naquela localidade por várias companhas de pescadores. Além disso, o evento proporciona momentos de animação à população e veraneantes, através de um programa diversificado.

O programa do 6.º Festival do Carapau é o seguinte:
19, 20 e 21 de julho – FESTIVAL DO CARAPAU
Largo dos Pescadores - Praia da Vieira

19 de julho - sexta-feira
12h00 - Abertura da Gastronomia
21h30 - Ricardo Mateus
22h30 - Tributo - Doce (Remember)

20 de julho - sábado
12h00 - Abertura da gastronomia
12h00 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
16h30 - Rancho Folclórico Peixeiras da Vieira
19h00 - Academia Sénior
21h00 – José dos Santos
22h00 – Henrique Matos
23h00 - Manu Alves
00h00 - João Cardoso
21 de julho - domingo
12h00 - Abertura da Gastronomia
13h00 - Grupo de Cavaquinhos Musicordem
17h00 - Ginástica adaptada com Mariana Pedra - CRPI
18h00 - Zumba com Filipa Carvalho
19h30 - Animação musical – Vando Barros Trio
Organização: Município da Marinha Grande e Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
Apoio: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Coimbra | É preciso apoios para as PMEs no Comércio, Serviços, Agricultura e Indústria


Recentemente, o governo português apresentou um pacote de 60 medidas para revitalizar a economia nacional, com uma ênfase destacada no turismo e nas startups. Embora essas áreas sejam fundamentais para o crescimento económico, esta abordagem revela uma preocupante lacuna no apoio às Micro e Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) dos setores do comércio, serviços, agricultura e indústria, que constituem a espinha dorsal da nossa economia.
As MPMEs representam mais de 99% do tecido empresarial português e são responsáveis por uma parte significativa do emprego e do PIB. No entanto, estas novas medidas parecem negligenciar a importância de um suporte robusto e direcionado para estas empresas. O foco quase exclusivo no turismo e nas startups pode ser visto como uma aposta em setores com potencial de inovação e atratividade internacional, mas que não devem ser os únicos motores de crescimento.

O setor do comércio, por exemplo, enfrenta desafios constantes com a digitalização e a concorrência internacional. Medidas de apoio à transição digital, à formação contínua e à modernização das infraestruturas seriam cruciais para garantir que estas empresas possam competir num mercado global cada vez mais exigente.

Já o setor dos serviços, que inclui uma vasta gama de atividades essenciais, desde a restauração à consultoria, precisa de incentivos que promovam a qualificação dos recursos humanos e a melhoria dos processos de gestão. A crise provocada pela pandemia de COVID-19 deixou muitas destas empresas vulneráveis, e o apoio governamental focado na resiliência e recuperação seria vital.

A indústria, por sua vez, enfrenta desafios únicos com a transição para uma economia mais verde e digital. Investimentos em inovação, tecnologia e sustentabilidade são necessários para garantir que as PMEs industriais possam adaptar-se às novas exigências do mercado e continuar a ser competitivas. A falta de medidas específicas para este setor bem como para o setor agroindustrial pode resultar numa perda de oportunidades e numa desaceleração do crescimento económico.

Embora o turismo e as startups mereçam certamente apoio, é crucial que as políticas económicas sejam abrangentes e equitativas. Um verdadeiro plano de recuperação económica deve incluir todos os setores vitais para a economia, garantindo que as PMEs do comércio, serviços, agricultura e indústria recebam a atenção e os recursos que merecem. A diversificação das medidas de apoio não é apenas uma questão de justiça, mas uma estratégia inteligente para um crescimento sustentável e equilibrado.

A NERC – Associação Empresarial da Região de Coimbra, apela, de forma a assegurar um futuro próspero para Portugal, ser essencial que o governo reavalie as suas prioridades e adote uma abordagem mais inclusiva de todos os setores da atividade económica. Só assim poderemos garantir que todas as MPMEs, independentemente do setor em que operam, e de onde se localizem, tenham as condições necessárias para prosperar e continuar a contribuir para a nossa economia.

Juntos somos mais fortes!

A DIREÇÃO DA NERC

SECÇÃO DE BALLET PROMOVE SARAU DE ENCERRAMENTO NO PAVILHÃO MULTIUSOS DE FEBRES


Numa organização da Secção de Ballet da Associação de Solidariedade Sociedade Columbófila Cantanhedense, terá lugar no próximo dia 13 de julho, às 17h00, sábado, o sarau que encerrará a actividade letiva da Secção de Ballet.
“Uma aventura no sótão”, vai proporcionar uma tarde diferente aos familiares das nossas meninas e a todas as pessoas que assistirem a este espetáculo, de rara beleza e de entrada livre.

Cantanhede | No âmbito de uma candidatura a fundos comunitários. Antiga escola primária de Lírios ganha novo propósito

 

A antiga escola primária de Lírios, localizada na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, foi reinaugurada no último sábado, 6 de julho, após um projeto de revitalização. A requalificação decorreu no âmbito de uma candidatura ao concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projetos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.
O espaço servirá agora de ponto de encontro intergeracional, proporcionando à comunidade de S. José e Varziela um local para convívio, lazer, formação e fruição comum.
A obra, orçada em 86.459,86 euros e financiada a 80% por fundos comunitários, incluiu a revitalização do logradouro da antiga escola primária, que contemplou três elementos no mesmo espaço, nomeadamente elementos de diversão e recreio infantil, espaço para jovens e adultos usufruírem e uma churrasqueira e forno comunitário com cobertura, bem como toda a reabilitação do edificado existente, dotando-o de melhores condições de utilização.
Os trabalhos tiveram como objetivo dotar o edifício de melhores condições e de conforto num espaço que se pretende que continue a ser de encontro, de fruição e formação.
O edifício foi reinaugurado durante uma sessão que contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, da vereadora Célia Simões, do presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Nuno Caldeira, do presidente da Assembleia de Freguesia, Fernando Melo, do pároco Pe. João Pedro Silva, que abençoou o espaço, a que se juntou uma expressiva representação da comunidade e das forças vivas locais.
“A revitalização desta escola é de extrema importância, uma vez que transformou um edifício com história num espaço moderno de convivência. Esta empreitada, além de preservar a memória e o património cultural, criou um espaço vital de convívio intergeracional”, sublinhou a autarca durante a sua intervenção.
Ainda no âmbito deste concurso, foram candidatados a fundos comunitários outros quatro edifícios. Na Cordinhã, o Rancho Folclórico de Cordinhã propôs-se recuperar um antigo armazém de produtos agrícolas, para desenvolver atividades culturais, tornando-o num local de convívio e cultura ao serviço da população.
Já na freguesia de Murtede, a candidatura efetuada pela Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Murtede visou a preservação da igreja da aldeia de Murtede, ao nível da cobertura e aspeto exterior e interior.
Ainda no âmbito deste concurso, a antiga escola primária de Taboeira e a dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, também foram recuperadas.

Parte superior do formulário

Parte inferior do formulário

CORTE DE TRÂNSITO NA RUA S. JOSÉ, ENXERIM NA FREGUESIA DE SILVES NO DIA 9 DE JULHO ENTRE AS 8H00 E AS 12H00

O Município de Silves informa que a Rua S. José, no Enxerim, na Freguesia de Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 9 de julho, entre as 8h00 e as 12h00, devido a betonagem de obra particular.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos automobilistas e residentes.

Universidade de Coimbra participa em projeto internacional de formação e capacitação em soluções energéticas inovadoras

 
O Instituto de Sistemas e Robótica (ISR), centro de investigação associado à Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), participa em projeto europeu de formação e capacitação em soluções energéticas inovadoras.
O projeto “RePowerE(d)U”, financiado pelo Programa LIFE, pretende desenvolver programas de formação contínua em eficiência energética e energias renováveis com recurso a ferramentas didáticas inovadoras como a realidade virtual ou realidade aumentada. «O principal objetivo é a criação de programas de qualificação e formação contínua destinados a instaladores, técnicos, especialistas, operadores, proprietários e a consumidores e produtores de energia proveniente de fontes renováveis», revela Nuno Quaresma, investigador do ISR.
Os programas de formação, prossegue o coordenador do projeto, «centrar-se-ão em soluções inteligentes para sistemas energéticos de edifícios que integrem medidas de eficiência energética, nomeadamente produção de eletricidade a partir de energias renováveis, armazenamento de energia, mobilidade elétrica, resposta à procura, que visem um melhor aproveitamento das energias renováveis e o nivelar dos picos de consumo de energia, desenvolvendo e explorando a flexibilidade energética que pode ser proporcionada pelos edifícios».

O REPowerE(d)U irá utilizar ferramentas didáticas inovadoras, usufruindo de tecnologias como realidade aumentada e realidade virtual de forma a transmitir conhecimento em soluções inteligentes e inovadoras de energia para edifícios.
Nesse sentido, «o projeto desenvolverá sete programas com vários módulos de formação em diversas áreas ligadas à energia, como planeamento e dimensionamento de soluções energéticas inteligentes, inovadoras e de elevada eficiência energética, proporcionando conforto com custo reduzido, gestão de serviços energéticos em edifícios, explorar soluções inteligentes e inovadoras de energia, entre outras», conclui.

Os conhecimentos e competências adquiridos pelos formandos do projeto REPowerE(d)U facilitarão a implementação de soluções inovadoras no setor dos edifícios, que ajudarão a lidar com a volatilidade dos mercados energéticos do futuro, através do aumento da flexibilidade dos sistemas energéticos e da limitação da utilização de energia durante as horas de ponta.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | Investimento ascende a 256 mil euros. Câmara avança com 2.ª fase da construção do Edifício Multiusos da Camarneira


O Município de Cantanhede acaba de formalizar o auto de consignação que marca o início da 2ª. fase da obra de construção do Edifício Multiusos da Camarneira, com cerca de 342 metros quadrados, empreitada que foi adjudicada por 256 mil euros.
O documento foi assinado pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, e pelo representante da empresa adjudicatária, no local de realização da obra, onde esteve também o presidente da União das Freguesias de Covões e Camarneira, Asdrúbal Torres, entre outros participantes.

“Este local, que vai servir para a realização de atividades lúdicas, recreativas e culturais, é de extrema importância, já que o edifício vai permitir gerar eventos culturais, espetáculos, incentivado a participação ativa da população, ao mesmo tempo que fortalece a identidade cultural”, sublinhou a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio. Parte superior do formulário

A 1.ª fase da obra esteve a cargo da União de Freguesias de Covões e Camarneira, sendo que esta nova fase será assegurada pelo Município de Cantanhede, a fim de dotar o edifício de condições de funcionamento.

Nesta fase, os trabalhos incidem na regularização de pavimentos, isolamentos e impermeabilizações, assim como caixilharia, carpintaria, entre outras.

A obra inclui o revestimento interior e exterior de tetos, de paredes e pisos, pinturas, intervenção ao nível da rede de águas, de esgotos e águas pluviais, assim com instalações elétricas, equipamentos sanitários e arranjos exteriores.

A empreitada tem um prazo de execução de 240 dias seguidos.


Portalegre | Mulheres de Monforte em vantagem na doação de sangue


No final do primeiro semestre do presente ano aconteceu mais uma colheita da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. Colaboraram, desta feita, a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE e ainda o Grupo de Dadores Benévolos de Sangue de Monforte.
No acolhedor quartel dos bombeiros de Monforte entraram 26 voluntários dispostos a concretizar doação. Neste sábado, as mulheres estiveram em franca vantagem, já que compareceram 17, ou seja representaram 65,4 %.
Por razões clínicas, quatro dos presentes não puderam dar sangue. Mas sempre foram 22 as unidades de sangue total recolhidas em Monforte, o que tem mais significado dado que, nesta altura do ano, as reservas de compostos sanguíneos registam níveis de alerta.
Um jovem estreou-se como dador.
O almoço convívio reuniu dadores e equipas e contou com o apoio Câmara Municipal de Monforte.
Castelo de Vide e Fronteira
Sábados de manhã têm lugar as nossas brigadas. Já a 20 de julho estaremos em Castelo de Vide, no centro de saúde – mesmo ao pé dos bombeiros. Segue-se Fronteira, a 27 de julho, também no centro de saúde local.

O Dia Mundial do Dador de Sangue celebra-se anualmente a 14 junho. O Papa Francisco não deixou a data em claro e registou: “Agradeço os que garantem a vida doando sangue”. Como nos referiram: uma simples frase a dizer muito.


Enviado por José Rui Marmelo Rabaça