quarta-feira, 17 de julho de 2024

Bilhete Postal - "DE CABEÇA ERGUIDA"

 
O CONTO DO VIGÁRIO GANHOU CRIATIVIDADE
As burlas na internet são um negócio milionário e a crescer. O velhíssimo conto do vigário ganhou outra criatividade.
Há cerca de um ano a curiosidade levou-me a aceitar perceber o funcionamento de um convite para investir. Estava com rara paciência e lá foi dando corda. A senhora do outro lado da linha num português do Brasil levou-me a investir 20€.
Ora, há duas semanas ligou-me um homem a falar português do Brasil. Perguntou-me se tinha feito algum investimento. Disse que não. O homem lembrou-me desse investimento, disse os detalhes, o próprio nome da pessoa que me convenceu há um ano atrás. Razão do telefonema? Essa agência financeira estava a encerrar a atividade e tinham que devolver o valor que estava na minha conta.
Quanto é? Um valor acima de dez mil euros! Rendeu bem o investimento!, disse eu aparentando total felicidade. O homem foi pedindo informações de somenos. A determinada altura disse-me que tinha que informar uma conta bancária. Não, isso não posso fazer!, respondi. O homem, muito tranquilo e sorridente, disse compreender e enviou-me um link para eu aceder a uma conta confidencial onde colocaria os dados com confiança de que mais ninguém teria acesso. Nos detalhes confirmava que eu tinha esse valor para receber, mas que teria que fazer um depósito… Como? Tenho que fazer uma transferência? Sim, é necessário para processar a devolução. Mas, afinal era uma ninharia de um pouco mais de mil euros para receber mais de dez mil!
De facto, foi uma boa proposta de negócio. Nem sei porque não aceitei…


*O presidente da Direção
Eduardo Costa, Correio de Azeméis

Destaque
Mas, afinal era uma ninharia de um pouco mais de mil euros para receber mais de dez mil!”

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE PELO TRILHO DO RIBEIRO DE SÃO PEDRO


O Município da Marinha Grande organiza o passeio pedestre “Trilho do Ribeiro de São Pedro”, no dia 28 de julho, às 09h30, com início junto ao Farol do Penedo da Saudade, em São Pedro de Moel, cuja participação é gratuita.
Os interessados devem estar às 09h00, junto ao Arquivo Municipal da Marinha Grande, para serem transportados em autocarro disponibilizado pela Câmara Municipal até ao início do percurso. Em alternativa, podem comparecer às 09h30, em frente ao Farol, para encontro com os restantes participantes e início da caminhada.
O percurso “ Trilho do Ribeiro do São Pedro de Moel”, com início num dos mais belos faróis portugueses, junto ao Penedo da Saudade, transporta-nos de uma forma envolvente numa magia ímpar em torno do Ribeiro de Moel. O percurso linear, de aproximadamente 10 km percorre as margens do Ribeiro, dando-nos a conhecer o património histórico desta zona do Pinhal do Rei riquíssima em biodiversidade. Muitas são as lendas, recheadas de imensas curiosidades de um território fértil em água muitas vezes “férrea” .

A designação de “Moher” pode derivar dos moinhos movidos a água que existiam ao longo do ribeiro e onde a população moía o cereal. O ribeiro assume papel preponderante no transporte da madeira até à foz do Rio.

Este percurso segue uma das mais icónicas rotas da região.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Uma de quatro escolas de gestão em Portugal com tripla acreditação internacional. MBA Executivo da Católica Porto Business School entre os melhores MBA europeus


O MBA Executivo da Católica Porto Business School, que comemora este ano duas décadas, subiu três posições a nível europeu no QS Executive MBA Ranking, um dos mais influentes, que compara instituições de ensino superior de todo o mundo. Para o diretor da Católica Porto Business School, João Pinto, “este é mais um motivo de orgulho que demonstra a solidez e a qualidade deste programa nas suas várias áreas.” De referir que recentemente o MBA Executivo foi oficialmente reacreditado pela Association of MBAs (AMBA), uma autoridade global em programas de pós-graduação na área de gestão.
A Católica Porto Business School é uma de quatro escolas em Portugal, e a única no norte

do país, a possuir tripla acreditação. Este reconhecimento é feito pelas três organizações de acreditação educacional mais importantes do mundo na área de negócios - EQUIS, AACSB e AMBA -, e resulta da avaliação da qualidade dos programas graduados, pós-graduados e executivos oferecidos e da própria Católica Porto Business School.

O ranking QS Executive é um dos rankings mais influentes, que comparam e seriam instituições de ensino superior de todo o mundo, bem como alguns dos seus programas mais importantes. O diretor do MBA Executivo da Católica Porto Business School, Luís Marques, sublinha "é muito importante ver que o nosso MBA Executivo responde os modelos internacionais mais exigentes e que esse reconhecimento tem um impacto direto na carreira de quem nele participa.” O programa da Católica Porto Business School teve particular nota positiva, entre outros pontos, no critério de diversidade, nomeadamente de género na composição do corpo de participantes.

O MBA Executivo da Católica Porto Business School é um programa de liderança transformacional, com a missão de desenvolver líderes que pretendam ter um impacto positivo na sociedade e melhorar a qualidade da gestão das empresas portuguesas e internacionais.

*Fernanda Teixeira

 

Marinha Grande | ARTE E TECNOLOGIA OCUPAM FÉRIAS ESCOLARES

 O primeiro turno do Campo de Férias promovido pela Câmara Municipal da Marinha Grande no Museu Joaquim Correia, está a decorrer desde o dia 8 até 19 de julho, para proporcionar ocupação durante as férias escolares.
Cerca de 15 jovens, dos 7 aos 12 anos, são recebidos todos os dias para várias atividades de lazer, como, ateliês de escultura, desenho, tecnologia, fauna e flora.
Deste modo, as crianças têm a possibilidade de ocupar o seu tempo livre a aprender de forma divertida e a fazerem novos amigos.

De 22 de julho a 2 de agosto vai realizar-se o segundo turno desta experiência que se pretende inesquecível.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Associação de Corgas inaugura exposição “As cores da liberdade”


A Associação Desportiva, Cultural e Recreativa de Corgas inaugurou a exposição “As cores da liberdade: 50 anos do 25 de abril 1974-2024” esta terça-feira, 16 de julho. A exposição, informativa e documental, apresenta uma estrutura e conteúdos temáticos que procuram informar mais e conhecer melhor as mudanças e impactos dos 50 anos do 25 de abril, no comportamento e nas condições de vida e vivências das pessoas, designadamente das comunidades das aldeias como as Corgas, aldeias vizinhas e regiões do interior de Portugal.
A inauguração marca o último dia das celebrações dos Grandiosos Festejos em Honra de Nossa Senhora do Carmo, a decorrer de 12 a 16 de julho, e o primeiro de uma série de iniciativas que irão acontecer na aldeia durante o verão. Na cerimónia de inauguração estiveram presentes Ricardo Tavares, vereador da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, que deixou os parabéns à associação local, que se fez representar por Paulo Martins, presidente, e Libânio Martins, responsável pela organização da exposição, bem como pelos mais de 60 convidados que vieram assistir.

No final da apresentação houve ainda espaço para homenagem ao corguense Adelino da Costa Lemos, representado através da sua família, que se deslocou para receber uma simbólica lembrança. Libânio Martins destaca “uma vida dedicada à povoação e a distinta participação na Guerra das ex-colónias” como fatores de destaque e mérito. O responsável pela investigação biográfica destes antigos conterrâneos aponta ainda a nomes como “Fernando Castanheira, Belmiro Ribeiro e outros 30 corguenses, todos participantes na Guerra das ex-colónias”, e dos quais a Associação tenta agora saber mais dados e informações.

A apresentação da exposição, que estará patente até 15 de agosto, dá a conhecer alguns ‘testemunhos, proibições conquistas, contos, poemas e canções’ do 25 de abril de 1974 e é apenas uma das iniciativas que marcam a atividade da Associação no decorrer do próximo mês. Além desta iniciativa, a Associação contará ainda com outras tertúlias e atuações: dia 21 de julho, pelas 11h00, Luís Farinha, do Instituto de História Contemporânea, apresenta a tertúlia “O que mudou com o 25 de abril de 1974”; a 26 de julho, pelas 11h30, José Pacheco Pereira, professor, cronista e político português, apresenta o tema “Memória”; a 28 de julho, Ana Sofia Campeã tem a atuação “As cores de um som tradicional de acordeão” e a 4 de agosto, pela mesma hora, será a vez da Escola de Concertinas de Proença-a-Nova terem a sua atuação.

As visitas à exposição são gratuitas e poderão ser feitas até dia 15 de agosto, em grupos de, pelo menos, duas pessoas, mediante inscrição prévia para 963 902 404.

Marinha Grande | CIÊNCIA VIVA NO VERÃO EM SÃO PEDRO DE MOEL NO DIA 27 DE JULHO

No dia 27 de julho, das 15h30 às 17h00, o Edifício Cosmos Azul e Mae, em São Pedro de Moel, recebe a Oficina de Ciência Viva no Verão, organizada pelo Município da Marinha Grande, no âmbito do programa de sensibilização ambiental da Bandeira Azul.
Nesta oficina de participação gratuita, limitada a 15 participantes, será observada a vida microscópica que nos rodeia e que está em permanente ameaça face às alterações globais e disrupção dos ecossistemas. Trata-se de uma ação desenvolvida em contexto de oficina de Ciência Viva, com abordagem à problemática dos microplásticos e dos seus impactes na cadeia alimentar marinha e saúde publica.
A atividade consiste na observação, com recurso a microscópio e lupa binocular de plâncton, pólen, insetos, flores entre outras surpresas que integram o património natural de São Pedro de Moel.

Caso deseje realizar inscrição prévia, deverá fazê-lo para o email ambiente@cm-mgrande.pt .
*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cantanhede | CURTIÇÃO DO TREMOÇO COM RAP, BEATBOX , DANÇA E DJ´s


O projeto cultural “Curtição do Tremoço” continua a decorrer na Praia Fluvial dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, no concelho de Cantanhede, com as “Matinés Sunset”, durante todas as sextas-feiras do mês de Julho, a partir das 16h30, com entrada livre.
Após as sessões de 5 e 12 de Julho, com o público a participar com entusiamo nas iniciativas, nomeadamente nos discos pedido e dedicatória, a programação prossegue já a 19 de Julho com o coletivo “Lúcia Lima Som Sistema” a escolher “à desgarrada” os discos da matiné dançante, acompanhados de momentos de improvisação musical. Depois o palco será ocupado pelos jovens do movimento “Cantafree / Roda ao Centro” para a “Batalha da Fervença” com competição de rap, beatbox, dança e poesia. Seguir-se-á um “after-sunset” na Lúcia Lima Associação Cultural, em Cadima, com “Bob Figurante” a mostrar música afro-reggae e “Dub Dose” em estreia a ditar os sons para a noite.
Haverá ainda espaço para a gastronomia local, as apresentações das Tremoceiras de Cadima, as “7 badaladas das Vespas Paperinos” com dedicatória especial de apoio ao líder Nuno Teixeira, momentos de sensibilização ambiental nas esplanadas junto à água e com vista panorâmica e ainda transmissão de vídeos ao vivo pela Internet, entre outras surpresas. Segundo a organização, “a adesão do publico a estas sessões tem sido um sucesso, não só pela natural presença de público, mas pela sua participação ativa de diversas formas, transformando este anfiteatro natural numa sala de estar ao ar livre bem acolhedora”.

A programação global de 5, 12, 19 e 26 de Julho conta com vários espetáculos e performances de áreas artísticas em ascensão, sem esquecer as tradições da região, mais propriamente a conservação, valorização e (re) interpretação o seu património material e imaterial. É ainda referido pela organização que “a filosofia base desta abordagem cultural, social e ambiental continua a ser a de criar pontes entre tradição e inovação, bem patente no duplo significado do título o projeto, havendo ainda todo um caminho aliciante a percorrer de rentabilização de recursos locais e regionais”. Segundo a organização, “pretende-se enraizar hábitos na agenda, envolver públicos e usufruir dos espetáculos com uma valorização ambiental da área envolvente, tendo em conta que o espelho de água, as zonas de areia, as esplanadas nos terraços, as bancadas relvadas em socalco dão a este espaço uma funcionalidade de anfiteatro natural que nos apaixona”.

A organização envolve várias associações da freguesia de Cadima em parceria. tais como a Lúcia Lima Associação Cultural, o Bar Olhos, o Quadimu – Grupo de Teatro da União Recreativa de Cadima, o Grupo de Teatro da ACDC (Casal Cadima), o Grupo de Teatro “As Fontes do Zambujal”, o Vespa Clube Paperinos, a União Recreativa da Taboeira, contando com o apoio da Junta de Freguesia de Cadima e do Município de Cantanhede. Segundo a organização, “o objetivo primordial passa por, ao logo de todo o mês de Julho, contribuir significativamente para a promoção do conhecimento, turismo e prestígio mediático deste espaço a nível local, regional e nacional, proporcionando experiências culturalmente construtivas, artisticamente diferenciadoras e socialmente marcantes aos visitantes”.

*Vasco Espinhal Otero

Silves | Condicionamento de estacionamento na Praça Al´Muthamid a partir do dia 22 de julho


O Município de Silves informa que, no âmbito dos trabalhos de montagem da XIX Feira Medieval de Silves, a Praça Al´Muthamid ficará interdita ao estacionamento a partir do dia 22 de julho, às 07h00, data em que terão início os trabalhos de montagem.
Estamos conscientes dos transtornos que uma organização desta dimensão causa nos moradores das zonas da cidade, sendo a colaboração de todos imprescindível e vital.

A autarquia agradece a melhor compreensão pelos transtornos causados.

 

INTERVENÇÕES DE ARBORICULTURA PROMOVEM SEGURANÇA EM ESCOLAS DA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande está a realizar trabalhos de arboricultura no património arbóreo urbano, com vista à melhoria das condições de habitabilidade, segurança e resiliência à alterações climáticas.
As ações estão a ser desenvolvidas na sequência do estudo e levantamento prévio dos exemplares arbóreos que carecem de intervenção a curto prazo. Neste contexto, estão em curso durante o mês de julho algumas iniciativas em escolas, nomeadamente no Jardim de Infância da Pedrulheira, Escola Básica das Trutas e Jardim de Infância das Trutas, onde o trabalho foi programado em articulação com o calendário escolar e a necessidade de executar podas de redução e desmontagens em árvores em risco.
A intervenção no arvoredo urbano da Marinha Grande, com recurso a arboricultores especializados, insere-se nas políticas de ambiente para a desenvolvimento sustentável do concelho e promoção da qualidade de vida das populações.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Câmara de Aveiro aprova protocolo de utilização e gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo

Câmara de Aveiro aprova protocolo de utilização e gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo
O Executivo Municipal vai aprovar, na Reunião de Câmara desta quinta-feira, 18 de julho, os termos de cedência de utilização e gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo, por parte da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) ao Centro Desportivo (CD) de São Bernardo.
A CMA, enquanto nova proprietária deste Equipamento Desportivo, vai entregar, a título gratuito, as instalações – agora requalificadas – ao CD São Bernardo, para as suas atividades de formação e competição de andebol, com particular ênfase para o andebol masculino, no qual o Clube tem firmados pergaminhos.
No protocolo fica definido o compromisso da Câmara de Aveiro de substituir a cobertura do Pavilhão, no verão deste ano, e de assegurar a limpeza dos espaços exteriores da infraestrutura. A CMA irá também acompanhar a gestão técnica do Pavilhão Municipal de São Bernardo.
Em contrapartida, o Centro Desportivo de São Bernardo ficará responsável pelos encargos financeiros relacionados com o consumo de água, luz e gás, e com a manutenção e limpeza regular do recinto de jogo – em especial o piso em madeira. Os custos e logística inerentes à realização dos eventos desportivos ficarão também a cargo do São Bernardo.

Memorando de entendimento entre CMA e Banco Montepio Geral
Para ser possível realizar este protocolo, a CMA fez uma permuta com o Banco Montepio Geral, Caixa Económica Bancária S.A., que resultou na entrega do Pavilhão Municipal de São Bernardo à Câmara Municipal de Aveiro. Em contrapartida, a CMA cedeu uma parcela de terreno para construção, na Rua José Afonso, no Cais da Fonte Nova.
Na operação de permuta, o Banco Montepio prescindiu do diferencial no valor de 1.130€, já que o pavilhão está avaliado em 1.290.060€ e o terreno para construção na Rua José Afonso está avaliado em 1.288.930€.
O CD São Bernardo perdeu a propriedade do seu Pavilhão por força do incumprimento de obrigações de serviço da dívida de um empréstimo bancário com o Banco Montepio, o que motivou a assunção da propriedade do imóvel em causa pelo referido Banco.
No seguimento de diligências do Presidente da CMA junto dos responsáveis do Banco Montepio, o Banco acedeu a ter no seu Pavilhão Desportivo de São Bernardo o CD São Bernardo sem pagamento de renda, enquanto a CMA e o Montepio negociavam, acordavam e formalizavam um processo de entrega da propriedade do Pavilhão à CMA.
Das múltiplas vicissitudes e dificuldades que esse complexo e longo processo teve (iniciado em 2016) entre a CMA e o Banco Montepio, a principal das quais foi o facto do Pavilhão não estar licenciado, o que obrigou à realização de projeto e obras necessárias para licenciamento, condição necessária para a formalização da mudança de titular pelo devida escritura.
A Câmara Municipal de Aveiro assumiu a 15 de julho 2024 a titularidade e a gestão do Pavilhão Municipal de São Bernardo, pela realização da devida escritura de permuta, realizada nesse mesmo dia, apresentando um agradecimento público ao Banco Montepio pela cooperação institucional com a CMA e o CD São Bernardo que permitiu a utilização a título gratuito pelo Clube do Pavilhão do Banco ao longo dos últimos oito anos.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Imagem C/ DR

Universidade de Coimbra lança plataforma inclusiva de bioeconomia circular

 
A Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) lançou o BioRural Toolkit, uma plataforma inclusiva online ligada à bioeconomia circular, criada no âmbito do projeto europeu BioRural.
«Dedicado à nossa missão de ligar os pontos para desbloquear o potencial das áreas rurais europeias em direção à Bioeconomia circular, o nosso Toolkit online é projetado para seguir uma abordagem de design centrada no utilizador e, com acesso aberto, pretende servir como uma ferramenta web única destinada a todas as questões relacionadas com a bioeconomia», começa por explicar João Roberto, investigador da Associação para o Desenvolvimento da Aerodinâmica Industrial (ADAI) e do Departamento de Engenharia Mecânica (DEM).
O BioRural Toolkit, prossegue, «oferece, entre outras coisas, a oportunidade de descobrir a Rede Europeia de Bioeconomia Rural através de um mapa interativo dos membros identificados da rede, informações sobre o estado atual da bioeconomia rural a nível nacional, resultados de investigação selecionados, soluções comerciais de base biológica e oportunidades de financiamento, bem como as principais características das histórias de sucesso identificadas no âmbito do projeto».

De acordo com o investigador, além das ferramentas já disponíveis ao público, estão a ser criados tutoriais online, resumos práticos, planos de negócios, diretrizes políticas e de investigação, assim como outputs dos workshops de capacitação, através de fichas técnicas e conteúdo audiovisual.

Reconhecendo a necessidade de pensar localmente e agir globalmente, os parceiros do BioRural dinamizaram mais de quatro dezenas de workshops em áreas rurais selecionadas de 14 países europeus, sempre com o objetivo de impulsionar a adoção de soluções inovadoras de base biológica em agricultura e floresta, aquacultura, e atividades transformadoras de biomassa. Os outputs destas sessões podem ser, agora, consultados na plataforma online.

«Nestes workshops, realizados com sucesso e enumeras participações, especialistas de cada campo partilharam experiências, opiniões e lições aprendidas, abrangendo diversos temas de Bioeconomia como Agricultura e Alimentação, Bio produtos/Biomateriais, Bioenergia, Florestas e Pescas e Aquacultura», conclui.

Está ainda a decorrer, também neste âmbito, o concurso internacional de ideias até 28 de julho. Para mais informações consultar o site do projeto.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia