domingo, 14 de julho de 2024

Cantanhede | Bandeiras atribuídas pela Quercus. “Qualidade de Ouro” içada nas praias fluviais e piscina natural de Ançã


A presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio, içou as bandeiras de “Qualidade de Ouro 2024” nas praias fluviais dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, e das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, e na piscina natural de Ançã.

Na ocasião, esteve ainda presente o vice-presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Pedro Cardoso, e os presidentes de Junta das respetivas freguesias.
Cantanhede é o segundo município da região de Coimbra com mais planos de água distinguidos, apenas superado pela Figueira da Foz, com oito.

Para receber a classificação de “Praia com Qualidade de Ouro”, a água balnear tem que ter “excelente” na classificação anual das cinco épocas balneares anteriores à última (neste caso, entre 2018 e 2022). A par disso, todas as análises realizadas na última época balnear (2023) deverão ter apresentado resultados melhores para os indicadores bacterianos face aos valores definidos.
Quem frequenta as nossas praias pode desfrutá-las com total segurança, visto que essas distinções indicam o cumprimento de parâmetros de análise rigorosos. Estes galardões são reflexo do permanente processo de monitorização que o Município desenvolve, mas também da perfeita articulação com as freguesias
”, sublinhou Helena Teodósio.

A requalificação de alguns destes espaços é uma preocupação contínua da Câmara Municipal, sendo disso exemplo as intervenções que foram levadas a cabo nas praias fluviais de Olhos da Fervença e Sete Fontes. 
No primeiro caso, a obra incidiu na valorização do enquadramento paisagístico de todo o património natural existente e na melhoria dos acessos e das condições de fruição, de modo a reforçar a atratividade deste ativo turístico com reconhecida importância para a dinamização da economia local numa base sustentável. 
Já no Parque de Lazer das Sete Fontes, na freguesia de Ourentã, a intervenção teve como objetivo reparar os danos da piscina natural, que já condicionavam de algum modo o seu uso balnear. A tela existente deteriorou-se face ao deficiente funcionamento dos dispositivos de drenagem e o sistema de abastecimento e controlo da água apresentam algumas deficiências. A par disso, foi melhorado o acesso a pessoas com mobilidade condicionada, nomeadamente com a valorização dos percursos pedonais e a criação de lugares de estacionamento para essas pessoas.
Recorde-se que, além destes locais também as praias marítimas da Tocha e Palheirão voltaram a ser distinguidas este ano pela Quercus, sinal da qualidade ambiental, segurança e bem-estar que apresentam.