quinta-feira, 18 de julho de 2024

Aveiro reforça relações com Oita e Arcachon; Aveiro recebe espetáculo com peças de Akram Khan e Jermaine Spivey

 I – Aveiro reforça relações com Oita e Arcachon nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental

Aveiro, 18 de julho de 2024 – O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, recebeu esta manhã, nos Paços do Concelho, a Vice-Presidente da Câmara de Oita (Japão) e o Vereador da Cultura e Relações Internacionais da Câmara de Arcachon (França), Bernard Lummeaux, para uma reunião sobre o desenvolvimento de ações e políticas comuns nas áreas da Cultura e da Sustentabilidade Ambiental e Combate às Alterações Climáticas.

“Foi uma reunião de trabalho muito importante, no quadro da estratégia de relações internacionais que temos vindo a desenvolver nos últimos anos e que passa pelo aprofundamento das relações com as Cidades irmãs ou geminadas, como Oita e Arcachon, ambas com os mesmos desafios que Aveiro”, afirmou Ribau Esteves, à saída da reunião.

Ao nível cultural, as três cidades concordaram com o desafio, lançado pela Câmara de Aveiro, de criar maisações de intercâmbio e de experiências culturais – a serem realizadas regularmente–, para reforçar os laços de amizade entre as populações de Aveiro, de Oita e de Arcachon. Um instrumento fundamental para a promoção da paz, da interculturalidade e da formação humana e cultural.

Ficou ainda definido que os Municípios vão promover a realização de atividades conjuntas, integradas na Exposição Mundial de 2025, que terá lugar em Osaka, no Japão.

As três cidades partilharam ainda os seus desafios e experiências práticas no combate às alterações climáticas e na gestão e antecipação da subida do nível médio das águas do mar, já que Aveiro, Arcachon e Oita estão localizadas nas faixas litorais dos respetivos países.

“O encontro foi mais uma oportunidade para Aveiro se afirmar no contexto internacional, promovendo a sua identidade e as suas vantagens competitivas, gerando valor para a economia local e fomentando inovação econhecimento, para poder responder da melhor forma aos desafios atuais e do futuro”, acrescentou o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro.

No encontro estiveram ainda presentes, do lado francês, a Vice-Presidente da Câmara de Arcachon, ClaireMarescot; Maryse Feiereisen, Chefe de Gabinete do Presidente da Câmara de Arcachon; e do lado japonês, Hiromu Takahashi, Vice-Presidente da Assembleia Legislativa de Oita; Kenzuki Matsuo, responsável de Relações Internacionais da Câmara de Oita; e YoshiyaNagata, Diretor de Planeamento da Câmara de Oita.


II – Aveiro recebe espetáculo com peças de Akram Khan e Jermaine Spiveyinterpretadas por jovens bailarinos

Jovens de escolas de dança de todo o País apresentam as peças Kaash e BETWEEN OUTSIDE AND ME, num espetáculo do programa Território VII, dos Estúdios Victor Córdon, e que integra a programação da Capital Portuguesa da Cultura

Aveiro, 18 de julho de 2024 – Aveiro recebe o espetáculo da sétima edição do Território, um programa de dança contemporânea para jovens bailarinos, com peças dos coreógrafos Akram Khan e Jermaine Spivey. A apresentação terá lugar no dia 23 de julho, às 21h30, no Teatro Aveirense.

Integrado na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, o espetáculo conta com um excerto de Kaash, uma das mais conhecidas coreografias do britânico-bangladechiano Akram Khan. A peça, que estreou em 2002 e cujo nome em hindu significa “se ao menos”, junta a dança contemporânea ao kathak (dança clássica indiana), explorando elementos do deus hindu Shiva.

A apresentação inclui também BETWEEN OUTSIDE AND ME, do coreógrafo e bailarino norte-americano Jermaine Spivey, que foi membro do Ballet Gulbenkian e que é atualmente artista associado da Opera Ballet Vlaanderen. A obra tem por objetivo retirar os bailarinos da sua zona de conforto, mental e fisicamente, através de múltiplas tarefas a serem realizadas sem descanso.

Será ainda exibido o filme Rebento, uma obra de João Sanchez, de 26 anos, que aborda o tema da repetição. O realizador venceu, em 2023, o prémio Território | Estúdios Victor Córdon, na categoria de Melhor Realizador Nacional, no festival InShadow — Lisbon ScreenDanceFestival.

Criado pelos Estúdios Victor Córdon, Território é um programa destinado a bailarinos entre os 14 e os 18 anos de escolas de dança de todo o País. Os jovens passam por um processo de seleção e de audição para integrarem o espetáculo.

A iniciativa convida, todos os anos, um coreógrafo consagrado e um emergente para partilharem as suas obras. Ao longo das várias temporadas, o programa Território já acolheu mais de 80 jovens do País, provenientes de cerca de 40 escolas de dança de mais de 30 cidades.

Para mais informações, consulte a programação de Aveiro 2024:

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

ESTRADA MUNICIPAL 1161, ZONA DA TORRE, EM SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES, CORTADA AO TRÂNSITO NO DIA 19 DE JULHO ENTRE AS 14H00 E AS 18H00


O Município de Silves informa que a Estrada Municipal 1161, zona da Torre, em São Bartolomeu de Messines, sofrerá um corte de trânsito no dia 19 de julho, entre as 14h00 e as 18h00, devido a betonagem de fundações de obra particular.
Os residentes poderão realizar a sua normal circulação.

A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

 

Colheita de sangue na vila de Fronteira alterada para 03 de agosto

 
A Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – informa que a brigada agendada para a vila de Fronteira, a 27 de julho, teve de ser alterada.
Por razões logísticas, ligadas à Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE, a nova data para esta colheita foi remarcada para a manhã do sábado 03 de agosto, no centro de saúde de Fronteira.
Apresentamos as nossas desculpas pelo sucedido, pese embora a ADBSP ser totalmente alheia à situação.

José Rui Marmelo Rabaça



Silves | Participe como voluntário na XIX Feira Medieval de Silves – Inscrições Abertas!

As inscrições para voluntários interessados em participar na XIX Feira Medieval de Silves estão abertas até o próximo dia 1 de agosto. Se tem mais de 16 anos, disponibilidade, motivação, espírito de equipa e responsabilidade, aproveite esta oportunidade única de colaborar em diversas áreas, como apoio à animação, acompanhamento de espetáculos, Xilb dos Pequenos e louceiro.
Para se inscrever, preencha o seguinte formulário: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=21346

Este é o momento perfeito para integrar a história viva da nossa cidade e contribuir para o sucesso de um dos eventos mais emblemáticos do Algarve.

A Feira Medieval de Silves irá decorrer de 9 a 17 de agosto. Junte-se a nós e faça parte desta história!

Para mais informações, entre em contato através do e-mail: feira.medieval@cm-silves.pt.

Cantanhede, | Câmara Municipal investiu mais de 83 mil euros. Requalificação do arruamento junto à EB1 de São Caetano está em fase de conclusão


Estão já em fase de conclusão os trabalhos relativos à requalificação do arruamento junto à EB1 de São Caetano, no valor de mais de 83 mil euros.

Parte superior do formulário
Parte inferior do formulário
De acordo com o caderno de encargos da obra, o projeto contemplou a substituição da calçada, por pavê cinza e guias de pavê vermelho. Além disso, foi eliminada a "curva" da entrada do largo, sendo que o espaço foi ampliado até ao portão da entrada da EB1 de São Caetano.

“No caso da freguesia de São Caetano foi considerada uma prioridade melhorar o largo junto à EB1 de São Caetano. A calçada existente, que era muito escorregadia, foi substituída para garantir a segurança de peões e do transito automóvel”, afirma a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.
Os trabalhos desta empreitada incluíram pavimentação, sinalização vertical, bem como a beneficiação da rede de drenagem de águas pluviais para prevenir inundações.

A empreitada incluiu ainda a criação de uma passadeira sobrelevada em frente da casa da juventude, a fim de reduzir a velocidade automóvel.

Esta intervenção teve como objetivo garantir a segurança, ao mesmo tempo que melhora a imagem urbana e funcionalidade daquela zona, uma vez que ocorre nas proximidades da igreja, da junta de freguesia, do Centro Social Paroquial de São Caetano e da escola primária.

Silves | Participe na Campanha de Reciclagem da Feira Medieval de Silves e Ganhe Prémios Medievais!

 Desde 2016, a Feira Medieval de Silves tem orgulho em ser um EcoEvento. Este ano, o Município de Silves reitera o convite a todos os munícipes para se juntarem à campanha de reciclagem, que irá decorrer de 29 de julho a 02 de agosto.
Participe, contribua para um ambiente mais limpo e sustentável e ganhe prémios incríveis!
Conheça as modalidades e saiba como participar:
» Modalidade A:
O que entregar: 2 kg de papel/cartão e 3 kg de embalagens (plástico, metal, embalagens de cartão para alimentos líquidos).
Prémio: um bilhete de entrada para o Espetáculo no Castelo ou para o Torneio de Armas a Cavalo, ambos integrados na Feira Medieval de Silves (cada categoria limitada a 50 participantes).
 
» Modalidade B:
O que entregar: 2 kg de papel/cartão e 1 kg de embalagens (plástico, metal, embalagens de cartão para alimentos líquidos).
Prémio: um bilhete de entrada na Feira Medieval de Silves (sem limite de participantes).
 
Os bilhetes são limitados a um bilhete por contrato.
 
Locais e horários de entrega:
Serviços Municipais de Águas e Saneamento: Praça Al-Mut’amid, Silves, das 8h30 às 15h00.
Juntas de Freguesia do Concelho: Alcantarilha e Pêra, Algoz e Tunes, S.B de Messines, São Marcos da Serra e Armação de Pêra, das 9h00 às 12h00 e das 13h00 às 15h00.
 
Documentos necessários no Ato de Entrega:
Identificação do participante (CC ou BI)
Fatura da água do último mês, podendo ser apresentada a fatura de eletricidade do último mês pelos munícipes cuja área de residência não seja servida pela rede pública e assim não sejam titulares de contrato de abastecimento de água do último mês.
 
Aproveite esta oportunidade para fazer a diferença, apoiar a sustentabilidade e ainda desfrutar de um dos eventos mais emblemáticos do Algarve.
 
Esperamos pela sua participação!

MUNICIPIO DE SILVES CELEBRA CONTRATOS DE APOIO À REABILITAÇÃO URBANA


O Município de Silves celebrou, no passado dia 12 de julho, 14 contratos de apoio à reabilitação urbana referentes ao Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e ao Programa de Apoio à Recuperação de Jardins e Pátios Interiores (PARJPI), nas Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Algoz, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra e Silves, em consonância com as Estratégias de Reabilitação Urbana de cada uma das referidas ARU.
A cerimónia decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, e dos promotores das obras de reabilitação urbana.

A celebração dos contratos integra-se nas medidas municipais de apoio financeiro à execução das Operações de Reabilitação Urbana (ORU), que enquadram obras de reabilitação urbana de edifícios com uso eminentemente habitacional e dos seus jardins e pátios interiores.

Através deste apoio municipal, são criadas condições para que os imóveis degradados sejam reabilitados, garantida a sua função social e aumentada a disponibilidade de mais habitação em diversos territórios do concelho de Silves. E, simultaneamente, é ainda garantida a reabilitação do espaço público e do património edificado como um bem comum.

Neste sentido, as intervenções encontram-se alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, concretamente com o ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis.

O que stressa os portugueses ao conduzir?


  • As mulheres confirmam que se stressam mais a conduzir que os homens
  • De entre as principais razões, os portugueses afirmam que a proximidade dos outros carros e o estacionamento em subidas são os principais motivos para o stress
Entre as razões que mais stressam os condutores, destacam-se a proximidade dos carros no trânsito (50,4%), o estacionamento em encostas (27,1%) e os cruzamentos e rotundas (20,2%), no top três.
O trânsito aparece apenas em oitavo lugar com 7,9% dos portugueses a afirmarem que este é um fator de stress. Já no que diz respeito à comparação por idades, os mais novos, entre os 18 e os 24 anos, são os que mais revelam stress com os elementos do top três, com 70%, 60% e 25% de resultados positivos respetivamente. Uma situação que se poderá dever não apenas à idade, mas também à experiência enquanto condutores.

Além de provocar stress em situações mais complicadas, os portugueses afirmam também que há outros aspetos que os incomodam quando finalmente chegam ao seu destino e tentam estacionar. As três principais razões de incómodo para os condutores são estacionamentos mal realizados e que ocupam mais que um lugar (71,6%), a necessidade de pagar pelo estacionamento (61,9%), e os lugares demasiado pequenos para o tamanho dos carros atuais (42,4%).

Jennifer Amador Tavares de Sousa, Diretora para Portugal do EasyPark Group diz “Com o aumento do trânsito nas cidades é apenas natural que o stress a conduzir aumente, assim como as preocupações com a mobilidade. No EasyPark Group procuramos soluções para tornar as cidades mais habitáveis e isso não passa apenas pela nossa aplicação, mas por encararmos o ecossistema do estacionamento como um todo, com os condutores, os gestores de estacionamento e a tecnologia, procurando não apenas uma cidade com maior mobilidade, mas também com menos poluição e stress, em qualquer parte do mundo”.

A aplicação está disponível para download aqui: Google Play (Android) e Apple Store (iPhone).

O serviço Customer Care da EasyPark está disponível online aqui e por telefone+351 210 204 646, seja para utilizadores individuais ou empresas,com atendimento em português.

Sobre a EasyPark™
O EasyPark Group é uma empresa líder mundial em tecnologia de estacionamento cuja visão é tornar as cidades mais habitáveis. Graças à sua premiada tecnologia, o EasyPark Group ajuda os condutores a poupar tempo e dinheiro ao encontrar e administrar o seu estacionamento e carregamento de veículos elétricos. Permite que as empresas, os operadores de estacionamento, os proprietários e as cidades administrem, planifiquem e tomem decisões baseadas em dados.

O EasyPark Group possui e desenvolve as aplicações EasyPark, PARK NOW, ParkMobile, RingGO e Park-line e opera em mais de 4000 cidades em 20 países.

Visite o site http://www.easyparkgroup.com para conhecer as nossas últimas notícias e obter mais informação.

O que fazemos é tornar a vida urbana mais fácil – um estacionamento de cada vez.

*Inês Fernandes


Big Arch: a nova grande estrela da McDonald’s aterra em Portugal

Chega hoje a todos os restaurantes McDonald’s, em Portugal, um novo produto: o Big Arch. Portugal é o primeiro país do universo McDonald’s a lançar o novo hambúrguer, destinado a ser o próximo ícone da marca em Portugal.
Portugal é pioneiro no lançamento do Big Arch, um novo produto que foi criado para conquistar os verdadeiros fãs da McDonald’s. O Big Arch combina ingredientes cuidadosamente selecionados e o sabor inconfundível da McDonald’s, trazendo uma nova combinação única da marca, que vem surpreender todos os seus consumidores. Esta nova grande estrela da marca em Portugal, vem responder à procura dos consumidores por um hambúrguer ainda mais saciante, tornando-o, assim, familiar e icónico.

A receita do Big Arch enaltece os sabores favoritos da marca, de forma mais intensa, contando com pão Big Arch, 2 hambúrgueres de vaca, cebola crocante e cebola fresca, queijo white cheddar, alface, picles e o delicioso molho especial Big Arch, que com certeza conquistará todos os fãs da McDonald’s.

O Big Arch já está disponível nos 205 restaurantes McDonald’s em Portugal e em todos os canais da marca.

Declarações de Sérgio Leal, Diretor de Marketing da McDonald’s Portugal:
“Foi com grande orgulho que recebemos o desafio de sermos o primeiro país a lançar o Big Arch. O facto de Portugal ser pioneiro traz-nos uma grande responsabilidade, mas, também, uma enorme satisfação pela confiança que a marca global deposita no nosso país e no nosso trabalho enquanto marca local. Acreditamos mesmo que chegou à McDonald’s um produto que vai marcar os verdadeiros fãs da marca. Para a McDonald’s Portugal este é, sem dúvida, um momento que vai ficar para a história, e, claro, esperamos que corra o mundo.”

Sobre a McDonald’s® Portugal:
Com mais de 10.000 colaboradores, a McDonald’s Portugal conta atualmente com 205 restaurantes, no Continente e Ilhas, mais de 90% dos quais são geridos por empresários locais, os franquiados. Líder mundial na área de restauração de serviço rápido, a marca está presente em mais de 120 países, com mais de 40.000 restaurantes. Para mais informações visite o site da McDonald’s Portugal: www.mcdonalds.pt

*Isabel Carriço

 

Aveiro | Reunião de Câmara – 18 de julho de 2024


Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 18 de julho de 2024, nos Paços do Concelho.
1.XVII Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro | Normas de Participação
O Executivo Municipal deliberou aprovar o regulamento do concurso e respetiva definição de prémios da 17.ª edição da Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, que decorrerá no próximo ano 2025, reforçando a aposta de valorização e relevância do evento, com atribuição de um prémio pecuniário de 13.000€ ao primeiro classificado, de 8.000€ ao segundo e de 4.000€ ao terceiro classificado.
Os Artistas concorrentes terão que apresentar a sua inscrição entre os dias 01 de outubro e 30 de novembro de 2024, no Museu de Aveiro / Santa Joana, sito na Avenida de Santa Joana s/n 3810 – 064 Aveiro ou através do e-mail bienalceramica@cm-aveiro.pt<mailto:bienalceramica@cm-aveiro.pt>.
Poderão participar na Bienal os artistas, nacionais e estrangeiros, com o máximo de duas obras, com data de produção não superior a três anos, que serão selecionadas pelos membros do júri. As obras poderão ser trabalhos individuais ou coletivos.
A Bienal de Cerâmica Artística de Aveiro, que irá decorrer de 18 de outubro de 2025 a 18 de janeiro de 2026, constitui uma das mais relevantes manifestações culturais em Portugal e a nível internacional, no âmbito da produção de cerâmica artística, tendo vindo a afirmar-se com um forte cunho de contemporaneidade.

2. PMAA: Apoio financeiro a atribuir à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro no valor de 65.000€
O Executivo Municipal aprovou a atribuição de um apoio financeiro de 65.000€ à Santa Casa da Misericórdia de Aveiro para investimento nas obras de requalificação da Casa da Cruz, onde funcionam as valências de Creche e Ensino Pré-Escolar.
Recorde-se que nos dias 11, 12 e 15 de julho, a Câmara Municipal de Aveiro tinha já assinado os Contratos-Programa e Protocolos de Cooperação Financeira do Programa Municipal de Apoio às Associações (PMAA) 2024, com Associações das áreas da Ação Social, Cultura, Ambiente, Cidadania e saúde, num valor total de 946.540€, distribuídos por 87 Associações.
A aposta da CMA no continuado e crescente fortalecimento do Movimento Associativo Municipal destaca-se também pela sua importante relevância social, económica e política, e de uma forma proporcional à atividade de cada uma das Associações, cuidando de uma relação equilibrada em todo o Município e com todas as Associações.

3. Atribuição de apoios de subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes
O Executivo Municipal deliberou autorizar a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de junho de 2024.
A Ação Social é uma área à qual a CMA tem dado prioridade de trabalho ao longo deste tempo, em equipa com as Direções das IPSS e em estreita ligação ao Instituto da Segurança Social, permitindo que todas as situações sejam resolvidas com maior rigor e celeridade e, dessa forma, conseguimos aumentar a qualidade e o funcionamento do sistema de Ação Social ao nível do Município de Aveiro.

4. Adjudicação da obra de Requalificação da Rua e Travessa das Cascorras, Rua António Rodrigues Oliveira e Rua do Monte Novo (ZI de Taboeira)

O Executivo Municipal deliberou aprovar a adjudicação da obra de Requalificação da Rua e Travessa das Cascorras, Rua António Rodrigues Oliveira e Rua do Monte Novo (ZI de Taboeira) à empresa "Paviazeméis - Pavimentações de Azeméis, Lda.", pelo preço contratual de 1.047.122,95€, com execução no prazo de 360 dias. Sublinha-se a importância desta empreitada, considerando que as referidas ruas, situam-se num dos dois polos consolidados da ALE – Aveiro Norte.

A solução apresentada no projeto, prevê uma intervenção ao nível da terraplenagem e pavimentação, com destaque para a execução das infraestruturas de águas pluviais, o ordenamento das faixas de rodagem e dos percursos pedonais. Com esta empreitada está também prevista a realização de obras requalificação dos equipamentos de sinalização que vão contribuir para o aumento da segurança e capacidade de escoamento do tráfego.

A Câmara Municipal de Aveiro segue assim a sua estratégia de melhoramento das infraestruturas e do espaço público como fator de apoio às empresas instaladas e de atração para instalação de mais e melhores empresas, ao mesmo tempo que investimos na qualidade ambiental e na qualificação paisagística, promovendo também os percursos pedonais nesta zona.

5. Alteração às Reuniões de Câmara do mês de agosto
Considerando a gestão normal do mês de agosto, em que o número de processos se reduz substancialmente, o Executivo Municipal deliberou aprovar a alteração à data da primeira Reunião de Câmara, bem como a realização de apenas uma reunião.
Assim, a primeira e única Reunião de Câmara do próximo mês, prevista para o dia 01 de agosto, será no dia 08 (quinta-feira), pelas 15h30, com caráter público, nos Paços do Concelho.

*Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro
Imagem C/DR

Provas de Duatlo e Triatlo tiveram grande adesão. Provas de Duatlo e Triatlo tiveram grande adesão Sétima Edição do evento “ Rios Ibéricos foi um sucesso desportivo em Castelo de Paiva

 WALK ASTIC NIGHT” ABRIU O EVENTO NA SEXTA

A sétima edição do evento “ Rios Ibéricos “ traduziu-se num rotundo sucesso e o fim-de-semana foi repleto de emoção e exercício físico em Castelo de Paiva. Durante dois dias, o Largo do Conde e Entre-os-Rios, foram palco de uma grande jornada desportiva que serviu para animar a região e envolver atletas de todas as idades. Uma organização fantástica em cada momento, repartida pelo Município de Castelo de Paiva, Município de Penafiel, Federação de Triatlo de Portugal, Centro Sol Nascente e da Just Begin.

Esta grande jornada desportiva começou na noite de Sexta Feira, com a WALK “ASTIC” NIGHT, uma caminhada nocturna que levou os participantes a desfrutar de várias sensações ao mesmo tempo, potenciando momentos de entretenimento inesquecíveis. A cada paragem ao longo do percurso, os participantes foram surpreendidos com eventos especiais com néon, fumo e espuma, criando uma atmosfera única e envolvente. Todos elogiaram e gostaram da experiência.

No Sábado, durante a tarde, no Largo do Conde, em Castelo de Paiva foi o cenário da prova RIOS IBÉRICOS DUATLO JOVEM, uma competição que combinou a corrida e o ciclismo. Esta foi uma excelente oportunidade para os jovens atletas mostrarem as suas habilidades e determinação. A participação neste Duatlo experiência esteve aberta a qualquer pessoa com idades entre os 6 e os 100 anos … permitindo aos adultos experimentarem com os jovens em distâncias pequenas.

Já na manhã de Domingo, bem cedo em Entre-os-Rios, Penafiel, para a prova de natação, e com final no Largo do Conde, foi o ponto alto do fim-de-semana, com a disputa da TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, em distância Olímpica. O evento contou com a presença atletas oriundos de vários clubes nacionais, destacando-se a presença do Benfica, Sporting, Alhandra, Vasco da Gama de Sines, Clube de Natação de Torres Novas, Clube Galitos, Sporting Clube de Espinho, Cnatril Trialtlo, Clube Fluvial Vilacondense, Outsytems de Oeiras, Associação Naval Amorense, Clube Triatlo de Viseu, Associação Académica de S. Mamede, e Clube Oriental de Lisboa, entre outros, prometendo uma competição renhida e momentos de grande emoção.

Os triatletas tiveram nesta prova, a oportunidade de demonstrar toda a sua força, resistência e habilidades numa das modalidades desportivas mais encantadoras. Realizou-se também duas provas promoções de Triatlo e Duatlo com distância Sprint e em Estafetas, para os atletas que preferirem distâncias menores.

Todos os intervenientes nesta organização, reconheceram a importância do desporto na promoção da saúde e do bem-estar da população, e congratularam-se pela possibilidade de, uma vez mais, terem proporcionado em Castelo de Paiva um fim-de-semana fantástico para os amantes desta modalidade desportiva que, cada vez mais, cativa praticantes em Portugal.

A Vereadora do Desporto e Cultura, Liliana Vieira, acompanhou o desenrolar das provas, e em jeito de balanço final, congratulou-se com o sucesso desta bonita jornada desportiva, dando os parabéns às entidades parceiras associadas à organização, envolvendo municípios vizinhos, manifestando também o desejo de que voltem a Castelo de Paiva e possam conhecer as potencialidades turísticas desta terra, que se quer afirmar como destino a visitar.

Em termos de resultados, na Taça de Portugal Feminina - Rios Ibéricos GoldImóveis, a vitória foi para Mariana Vargem, do SL Benfica, com o registo de 2h17.59, seguida Matilde Tomás, do Alhandra SC, com 2h35.22 e Tuxa Negri, do CNAtril Triatlo com 2h36.31.

No sector Masculino, o triunfo foi de João Mansos, do Sporting CP, com 1h59.50, seguido de Afonso do Canto, do Clube de Natação de Torres Novas, com a marca 1h59.29 e Diogo Tomé, do SL Benfica, com 1h59.51, sendo que a classificação por equipas teve a vitória do Alhandra Sporting Clube no sector feminino e o triunfo do Clube Naval de Torres Novas no sector masculino.

No Campeonato Nacional de Cadetes, Catarina Santos, do SL Benfica, venceu a prova feminina com o registo de 0.38.48, enquanto na prova masculina foi Francisco Carvalho, do Clube Natação de Torres Novas a ganhar, com a marca 0.32.26.

Já nos Rios Ibéricos Duatlo Jovem, na categoria de Juvenis, triunfou Maria Marques, do CAPGE, com 0.32.14 e Martins Santos, da mesma equipa, com 0.28.45, sendo que no Campeonato Litoral e Interior Norte Jovem, por equipas triunfou o CAPGE com 365 pontos, 2º lugar para o Clube Triatlo de Viseu, 3º para o AEJ Triatlo e na quarta posição o Clube dos Galitos de Aveiro.


*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa   


Silves | Lançamento da obra Vitor José Cabrita Neto - uma não biografia

 “VÍTOR JOSÉ CABRITA NETO - UMA NÃO BIOGRAFIA” TEM APRESENTAÇÃO MARCADA PARA DIA 19 DE JULHO
A Câmara Municipal de Silves, no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de abril de 1974 - Dia da Liberdade, com o propósito de reconhecer e notabilizar a importância do papel desempenhado por Vítor Cabrita Neto, na resistência antifascista, na construção da democracia e de uma sociedade mais justa, coesa e desenvolvida, decidiu levar a prelo o livro “Vítor José Cabrita Neto - Uma Não Biografia”, narrativa biográfica através da qual o Município pretende destacar e evidenciar o reconhecido e notável percurso do biografado, personalidade que muito nos orgulha pelo esforço e trabalho exercidos no âmbito do interesse comum e das causas locais, regionais, nacionais e internacionais.
O lançamento desta publicação, da autoria da historiadora Maria João Raminhos Duarte, terá lugar na próxima 6.ª feira, dia 19 de julho, pelas 18h30, no salão nobre dos Paços do Concelho, contando com a apresentação pelo Professor Emérito da UAlg, Doutor João Guerreiro.
MAIS SOBRE VÍTOR JOSÉ CABRITA NETO
 
Um Pilar na Luta pela Liberdade e na Promoção do Turismo em Portugal
Vítor Cabrita Neto, cuja infância foi passada na freguesia silvense de São Bartolomeu de Messines, é uma figura de destaque na história contemporânea nacional. A sua atuação foi relevante não apenas na Revolução dos Cravos de 25 de Abril de 1974 mas, também, na promoção e desenvolvimento do Turismo em Portugal, especialmente na sua amada região do Algarve.
 
Um Ator Relevante no 25 de Abril
Como membro ativo do movimento antifascista, Vítor Cabrita Neto desempenhou um importante papel na Revolução dos Cravos, que pôs fim a décadas de ditadura e abriu caminho para a democracia em Portugal. A sua dedicação e coragem foram fundamentais para o sucesso da implantação da democracia, tendo a sua conduta sido fortemente marcada pela sua luta pela cidadania plena dos Portugueses.
 
Impulsionador do Turismo como Secretário de Estado
Vítor Cabrita Neto continuou a sua carreira pública com a mesma paixão e determinação que demonstrou durante a Revolução de Abril. Como Secretário de Estado do Turismo foi um visionário que compreendeu a importância do Turismo como motor de desenvolvimento económico e social. Durante o seu mandato, implementou políticas inovadoras e estratégias que modernizaram o setor, posicionando Portugal como um destino turístico de excelência.
 
Fortalecimento do Setor Empresarial como Presidente do NERA
Além do seu papel no Turismo, Vítor Cabrita Neto dirige o Grupo Teófilo, importante instituição empresarial da região, e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento do setor empresarial algarvio como Presidente do NERA - Associação Empresarial da Região do Algarve, trabalhando incansavelmente para a promoção e desenvolvimento económico da região, apoiando as empresas locais e incentivando a inovação e a competitividade.
 
A sua vida e obra são exemplos de dedicação ao serviço público, de coragem em tempos de mudança e de visão estratégica em momentos de desenvolvimento.

 

Contemplados alunos do Ensino Superior e bombeiros. Estudantes Paivenses com Bolsas de Estudo atribuídas pela CM de Castelo de Paiva

 
Numa cerimónia realizada no passado Sábado, nas instalações dos Paços do Concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva entregou no fim de semana, as Bolsas de Estudo para alunos do concelho que frequentam o Ensino Superior, referente ao anterior ano lectivo, sendo que, três das 18 bolsas financiadas, foram atribuídas a bombeiros locais que frequentam este nível de ensino, ajudando a custear as despesas inerentes à formação académica.  
Reportando ainda ao ano lectivo de 2022/2023, cada aluno foi contemplado com uma prestação mensal de 75 euros, ( nove mensalidades ) representando um apoio financeiro anual de 675 euros, sendo que, as bolsas de estudo do ensino superior representam um encargo de 12.150 euros, e atenta às dificuldades económicas de algumas famílias do concelho, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva atribui anualmente estas bolsas de estudo a jovens que frequentam o ensino superior e que sejam residentes em Castelo de Paiva.
Para o edil paivense José Rocha, que nesta cerimónia esteve acompanhado pela vereadora do Pelouro da Educação, Liliana Vieira, e outros autarcas locais e representantes da Associação Humanitária dos Bombeiros de Castelo de Paiva e da Associação de Pais e Encarregados de Educação, pretende-se desta forma, continuar a apoiar economicamente o esforço dos que querem encetar um percurso académico regular integrado no seu projecto de vida e que de outra forma estariam impossibilitados ou com mais dificuldades na concretização desse objectivo, daí também a preocupação da autarquia, em apoiar os alunos com reconhecido mérito académico, nomeadamente, aproveitamento escolar nos dois últimos anos lectivos.
Com esta medida de apoio, o presidente José Rocha, volta a destacar a aposta na educação e a vontade de continuar a estabelecer um compromisso com o desenvolvimento do concelho, potenciando a igualdade no acesso à educação e formação, para que, no futuro, possamos construir uma sociedade à medida dos mais responsáveis e capazes, ajudando a consolidar uma terra e um país onde haja oportunidades e se possa afirmar pela positiva, considerando ainda o autarca que, estas Bolsas de Estudo são um estímulo e um incentivo que pode potenciar a preparação e a entrada dos jovens no mercado do trabalho, destacando o apoio orientado para os jovens bombeiros que também frequentam o ensino superior.
Recorde-se que, para além deste auxílio aos estudantes do Ensino Superior, a Câmara Municipal de Castelo de Paiva mantém outras ajudas em matéria de apoio social na área da Educação, concretamente a oferta das Fichas Escolares aos alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico, o serviço de refeições e fruta escolar, bem como o transporte escolar, entre outras propostas educativas, traduzindo-se assim o apoio social num esforço financeiro anual superior a 1 milhão de euros, condições essenciais para que, o grande objectivo do sucesso educativo, seja alcançado, num tempo que se deseja cada bez mais esperança e confiança no seio da comunidade paivense.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa


XIX FEIRA MEDIEVAL DE SILVES Xilb, cidade de amores e desamores

A Feira Medieval regressa à cidade de Silves, de 9 de 17 de agosto, com 9 dias de recriação das vivências da antiga capital da província que hoje corresponde ao Algarve, a deslumbrante Xilb (Silves). Tendo como tema base “Xilb, cidade de amores e desamores”, a cidade mais ocidental do Gharb al-andalus, famosa não apenas pela beleza dos seus palácios, pela inexpugnabilidade das suas muralhas, ou pela doçura dos suas maçãs e dos seus figos, estes exportados para todo o mundo. Silves foi bem conhecida pelos seus poetas que nos deixaram, além da beleza da métrica dos seus versos, muitas histórias de amores, traições e desamores, vividas por alguns dos seus mais ilustres habitantes.
Os sons da época ecoarão pelas ruas da cidade: desde o sermão do Íman até às boas-vindas do Vizir aos visitantes, com o chamamento para a oração pelo Al-Muezzin encoando desde o alto do minarete. A festa será animada pelos pregões dos vendedores, a música envolvente e as danças vibrantes que trazem memórias do Oriente.

O cortejo medieval inicia-se diariamente às 18h00, e marca o início da atmosfera mística da Feira. Vestidos a rigor, os participantes desfilam pela Medina e pelos Arrabaldes. A Praça Al-Mut’amid será palco dos Jogos de Guerra às 20h00 e 22h30, confrontando Yahyâ Ibn Bakr Ibn Zadlaf e o exército Omíadas. As Noites do Oriente iluminam o Castelo de Silves às 22h30 com uma exibição espetacular de música, dança e fogo.

O evento será também uma celebração da gastronomia e da animação histórica, com a presença de mais de uma centena de expositores, incluindo artesãos, mesteirais, doceiros, místicos e mercadores.

A cultura e a rica história de Silves estão no coração da Feira, como destacou a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma: “A recriação histórica dá alma ao evento, refletindo a cor única de Silves e das suas gentes. Silves é um tesouro de culturas, religiões e saberes que moldam a sua identidade cultural única, algo que nos orgulha profundamente.”

Com a assinatura visual do fotógrafo André Boto, a XIX Feira Medieval de Silves promete ser uma viagem inesquecível ao passado.

Venha viver a magia da época medieval connosco.

Esperamos por si!