quinta-feira, 29 de agosto de 2024

Câmara de Águeda apoia construção de casa de acolhimento para crianças doentes em Bissau

 Neste espaço vai ser prestado apoio a crianças que são evacuadas para Portugal para serem tratadas no Hospital de São João
 
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu um apoio financeiro de 10 mil euros à Associação Missão Saúde para a Humanidade (MSH) para a construção de uma casa de acolhimento para crianças e equipas de trabalho, no âmbito do “Projeto Esperança”, em Bissau, Guiné-Bissau. O protocolo que formaliza este apoio foi ontem assinado.
Esta infraestrutura irá dar resposta à necessidade de assistência médica e cirúrgica de crianças com patologias graves que não encontram respostas naquele País africano. Uma vez que no país não existem meios para tratar estes doentes, as crianças são sinalizadas pelos serviços de saúde guineenses e são evacuadas para o Hospital de S. João, no Porto, onde são sujeitas a tratamentos e/ou cirurgias, ao abrigo do “Projeto Esperança”, celebrado pelo Estado Português para os PALOP.
No âmbito de uma relação histórica e de amizade com Bissau, com quem tem um acordo de geminação desde o ano 2000, o Município de Águeda presta, desta forma, apoio a um projeto concreto e com forte sentido humanitário, que vai abranger crianças e jovens guineenses antes e depois de receberem tratamento médico-cirúrgico em Portugal (pré e pós evacuação).
“Este apoio é um contributo para levar, tal como o nome do projeto indica, esperança para as crianças guineenses que vão dispor de um espaço digno, seguro e acolhedor para acompanhamento clínico”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que esta é “uma forma de os aguedenses apoiarem esta cidade e este País”, através de um projeto humanitário que está a ser implementado em Bissau há alguns anos e que “afeta diretamente uma franja vulnerável da população”.
 

Gabinete de Comunicação e Imagem
*Ana Sofia Pinheiro

**Na foto: Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, e Maria José Ferreira, presidente da MSH

Receção ao Professor em Porto de Mós: destaque para alunos migrantes

 No próximo dia 4 de setembro, pelas 09h00, a Casa da Cultura de Mira de Aire, acolherá a Receção ao Professor para marcar o início do novo ano letivo. O evento, organizado pela Câmara Municipal de Porto de Mós em parceria com as escolas do concelho, abordará um dos temas da atualidade com especial relevância na dinâmica educacional: “Alunos Migrantes: das orientações nacionais às realidades regionais e locais”.

O encontro terá como foco principal a integração dos alunos migrantes no sistema educativo local. Será uma Ação de Curta Duração (ACD), onde educadores de todas as áreas poderão explorar e discutir as diretrizes nacionais em relação a esta população estudantil, bem como as especificidades e desafios que surgem no contexto regional e local de Porto de Mós.

 

A diversidade cultural e as experiências únicas que os alunos migrantes trazem para a sala de aula serão analisadas, com o objetivo de fornecer aos professores ferramentas e estratégias para melhor apoiar a inclusão e o sucesso escolar destes alunos.

 

Este encontro destaca o compromisso de Porto de Mós em promover uma educação inclusiva e de qualidade para todos os alunos, independentemente da sua origem. Os professores, como pilares fundamentais deste processo, serão capacitados e motivados para enfrentar os desafios que possam surgir, garantindo que cada aluno tenha as mesmas oportunidades de sucesso.


*Patricia Alves (Comunicação) - Município de Porto de Mós

Lançamento do livro “Tu és livre?”, da coleção “Missão: Democracia” | 31 de agosto (sábado) | 15h00 | Feira do Livro do Porto


A sessão de lançamento do livro "Tu és livre?", de Ana Pessoa e Mariana Malhão (ilustração), tem lugar no próximo dia 31 de agosto, sábado, às 15h00, na Feira do Livro do Porto (Jardins do Palácio de Cristal, Anfiteatro exterior da Biblioteca Municipal Almeida Garrett).

O novo volume da coleção “Missão: Democracia”, uma edição da Assembleia da República, começa com uma pergunta aparentemente simples: "Tu és livre?". A partir desta interrogação, os leitores são convidados a percorrer um caminho de reflexão que vai revelando que a liberdade tem consequências e que todas as pessoas são o que decidem fazer com o privilégio que a condição de ser livre lhes traz.

“Tu és livre?” levanta questões como “o que realmente significa ser livre?” e “o que acontece se, um dia, nos tirarem a liberdade?”, que levam os leitores a pensar sobre as alegrias e as responsabilidades de ser livre.

Os livros já lançados da coleção “Missão: Democracia” estão disponíveis nas livrarias de todo o país e na Livraria Parlamentar Virtual.

Sobre a coleção: Lançada no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, a coleção “Missão: Democracia” é composta por 12 livros infantojuvenis dedicados a 12 temas: República, Cidadania, Democracia, Lei, Eleições, Deputado, Ditadura, 25 de Abril, Liberdade, Constituição, Palácio de São Bento e União Europeia. Com esta coleção a Assembleia da República pretende pôr à disposição dos cidadãos mais novos publicações atuais e graficamente atrativas, orientadas para a exploração dos valores maiores que o Parlamento representa e defende e que possam perdurar no tempo. A ideia central é a do livro-álbum informativo, cujo tema é trabalhado conjuntamente por escritores e ilustradores portugueses. A diversidade dos autores intervenientes e o encontro de múltiplas linguagens artísticas trazem uma força expressiva única que valoriza o próprio livro enquanto objeto e que transmite, de forma clara e duradoura, as ideias que se pretende disseminar. Esta montra de vozes de escrita e de imagem já se afirmou como um catálogo de referência da nossa contemporaneidade e uma forma de reconhecimento do papel da arte na educação dos cidadãos mais jovens, como provam a atribuição do Prémio Nacional de Ilustração 2023 e das Menções Especiais a três ilustradoras pelo seu trabalho em três livros da coleção: Catarina Sobral (Fantasmas, bananas e avestruzes – Lei), Rachel Caiano (E se fôssemos a votos? – Eleições) e Mariana Rio (Leva-me ao teu líder – Democracia), além da recomendação de cinco dos oito livros já editados, pelo Plano Nacional de Leitura – LER+.

Sobre as autoras: Ana Pessoa, nasceu em 1982 e é autora de livros infantis e juvenis. Em 2011, ganhou o Prémio Branquinho da Fonseca (Expresso/ Gulbenkian) com o seu livro de estreia “O caderno vermelho da rapariga karateca”. Em 2018, foi distinguida com o Prémio Literário Maria Rosa Colaço, pela obra “Aqui é um bom lugar”. Os seus livros estão publicados em vários países, como o Brasil, México, Colômbia, Sérvia, Chile e Holanda, e foram distinguidos por várias instituições internacionais como a FNLIJ (Brasil), o Banco del Libro (Venezuela), a Fundación Cuatrogatos (EUA) ou o Catálogo White Ravens (Alemanha). Em 2020, estreou-se na banda desenhada com o livro “Desvio”, com ilustrações de Bernardo P. Carvalho.

Mariana Malhão nasceu em 1994, em Coimbra, e vive atualmente no Porto, cidade onde escolheu ficar depois do curso de Design de Comunicação, na Faculdade de Belas-Artes. Ao terminar o curso, fez um estágio na Oficina Arara, quando descobriu a publicação independente como um meio através do qual raramente há limites para o que se possa dizer ou desenhar. Em 2018, ilustrou o conjunto de poemas de António José Forte “Uma rosa na tromba de um elefante” e, em 2021, o livro “Pequeno e Precioso. O Cavalo-Marinho”. É também coorganizadora da Sábado-Feira, no Maus Hábitos, e cofundadora da galeria Senhora Presidenta, no Porto. Vai dividindo o seu tempo entre a gestão da galeria, a ilustração e o design nas suas diversas formas.

Género: Literatura infantojuvenil | Formato: 20 x 24 cm | N.º de páginas: 48 | Data de lançamento: agosto de 2024 | ISBN: 978-972-556-856-9.

Cantanhede | Iniciativa decorre no próximo dia 21 de setembro. “Visitas ao Património” dedicam programa aos amantes da fotografia

 

As “Visitas ao Património” regressam no próximo dia 21 de setembro com um programa especialmente dedicado aos interessados e amantes da fotografia. A iniciativa decorre no âmbito de uma colaboração com a Associação fotografARTE.
Este raid fotográfico tem como objetivo dar a conhecer o concelho de Cantanhede na sua vertente turística, promovendo uma visão fotográfica sobre o mesmo, despertar os sentidos dos participantes para a capacidade de observação do meio que os rodeia e incentivar a promoção local.
O roteiro pelo concelho, com encontro marcado às 15h00 no parque de estacionamento da Biblioteca Municipal de Cantanhede, inicia em Cordinhã, onde se pretende acompanhar as vindimas, seguindo-se a Lagoa dos Teixoeiros e encerrando na Praia da Tocha para registo do último Pôr do Sol deste verão e momento de convívio em colaboração com Associação de Moradores da Praia da Tocha.
Na sequência da visita, está prevista a realização de uma exposição com uma seleção de imagens captadas pelos participantes.
A participação é gratuita e requer inscrição prévia em https://shre.ink/DUw5, pelo número 231 410 155 ou no Posto de Turismo de Cantanhede.
As “Visitas ao Património” são uma iniciativa levada a cabo pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros. Este ano já decorreram oito visitas. A saber: “Encantos da Gândara - a Casa, as Tradições e os Costumes” (27 janeiro), “Pelos caminhos da pedra – À descoberta das Gândaras de Vila Nova” (17 fevereiro), Festas e Romarias de Ançã (23 março), Exposição Mulheres do 25 de Abril (20 abril), Pela Costeira de Cantanhede – À descoberta das orquídeas silvestres das camadas calcárias da Póvoa da Lomba (4 maio), Visita comentada pelo artista Juan Domingues (25 maio), “Da água à pedra, da pedra à água - À descoberta das fontes e nascentes da região de Cantanhede” (15 junho) e Património Natural da Praia da Tocha: À descoberta da biodiversidade dunar (17 agosto).

Proença-a-Nova | 30 alunos proencenses conseguiram acesso ao Ensino Superior


Todos os 30 alunos da Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca, de Proença-a-Nova, que se candidataram ao Ensino Superior conseguiram ser colocados na primeira fase de acesso, segundo dados facultados pelo Agrupamento. Destes dados, nota para os 57% (17) de alunos que conseguiram entrar diretamente na sua primeira opção. À sua segunda opção acederam seis alunos; na terceira opção entraram quatro alunos; apenas um aluno na quarta opção e dois naquela que seria a quinta entre as escolhas iniciais.
Entre os 30 alunos destacam-se os cursos de Enfermagem, com três alunos a conseguirem acesso, Engenharia Informática, com dois alunos e Ciências Farmacêuticas, com mais dois, contando-se também mais um aluno em cada um dos seguintes cursos: Dietética e Nutrição; Línguas Estrangeiras - Inglês e Espanhol; Ciências da Educação; Enfermagem Veterinária; Engenharia e Gestão Industrial; Filosofia; Finanças; História; Informática de Gestão; Psicologia; Matemática Aplicada e Computação; Biologia Celular e Molecular; Design de Equipamento e Ambientes; Educação Básica; Fisiologia Clínica; Fisioterapia; Engenharia Eletrónica e de Computadores; Gestão sustentável das Cidades; Gestão da Restauração e Catering; Ciências do Desporto; Estudos Orientais: Estudos Chineses e Japoneses; Proteção Civil e Gestão do Território e ainda Engenharia Informática e Computação.

Quanto às instituições para onde irão estudar os alunos proencenses, destaque para a Escola Superior de Saúde Dr. Lopes Dias (5 alunos), do Instituto Politécnico de Castelo Branco; o Instituto Superior Técnico (3 alunos), da Universidade de Lisboa; a Universidade da Beira Interior (2 alunos); a Faculdade de Letras e a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (2 alunos cada), ambas da Universidade de Coimbra; a Universidade do Minho (2 alunos); o Instituto Superior de Engenharia de Coimbra (2 alunos), do Instituto Politécnico de Coimbra, entre outros institutos de Aveiro, Porto, Guarda, Leiria e Bragança.

Recorde-se que, a Escola Básica e Secundária Pedro da Fonseca foi recentemente considerada a melhor escola do distrito de Castelo Branco, registando uma média de 13,21, ao nível dos exames do ensino secundário, de acordo com o ranking 2024 do Ministério da Educação revelado a dia 12 de julho, pelo Jornal de Notícias. A nível nacional posicionou-se no 64º lugar, contando com uma subida de mais de 200 lugares, relativamente ao ano de 2023.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

PR_UCP abre nova Pós-Graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa para Capacitar Profissionais de Educação

  
As organizações educativas (escolas, universidades, entidades de formação profissional, instituições de solidariedade social) são desafiadas a desenvolverem ações e projetos de inovação fora da caixa que vão além das regras tradicionais da organização escolar. Uma das formas é através da constituição de equipas que potenciem experiências de aprendizagem significativas aos alunos, formandos ou aprendentes. É neste quadro geral que surge a Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, que permite capacitar todos os profissionais de educação, para adotarem novos modelos de organização e gestão pedagógica. Uma formação totalmente online que tem início a 23 de outubro.
“A inovação pedagógica é uma área premente que deve contribuir para que a mudança educativa seja célere, mas sustentável,” salienta Diana Mesquita, docente e coordenadora da Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa. Lecionada por um corpo docente com sólidos conhecimentos científicos e reconhecido mérito no campo das Ciências da Educação, através do Serviço de Apoio à Melhoria da Educação (SAME).
 
Com um currículo amplo, flexível e facilmente adaptável às necessidades emergentes dos atores educativos, “a Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa parte dos contextos reais de trabalho dos profissionais que a frequentam e dá um conjunto sistematizado de conhecimentos e de ferramentas fundamentais para que os atores educativos concebam, organizem, implementem e monitorizem projetos de inovação pedagógica e mudança educativa,” conclui.
 
A Pós-graduação em Inovação Pedagógica e Mudança Educativa, da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa, é 100 por cento online e tem início a 23 de outubro.

*Fernanda Teixeira

 

Aveiro | Fly Me to The Moon – Capital Portuguesa da Cultura 2024

 Espetáculo de circo leva Aveiro numa viagem (de bicicleta) até à lua
Data: 31 de Agosto de 2024 (sábado)
Hora: 22h00
Local: Teatro Aveirense – Sala Aberta (Praça da República)
 
Chega a Aveiro “Fly Me to the Moon”, um espetáculo de circo contemporâneo que levará os espectadores numa viagem, através de uma bicicleta voadora, até à lua. Integrada na programação de Aveiro 2024 – Capital Portuguesa da Cultura, esta atuação ao ar livre terá lugar a 31 de agosto (sábado), às 22h, na Sala Aberta do Teatro Aveirense, em plena Praça da República. A entrada é gratuita.
“Fly Me to the Moon” conta uma história de dois palhaços que sonham em chegar à lua. Nesta façanha, num mundo que parece mover-se rápido demais, o público é convidado a embarcar numa jornada repleta de simplicidade e de encanto, que remete novamente para a infância.
Comédia e acrobacias misturam-se, enquanto uma bicicleta feita de madeira e ferro, suspensa no ar, leva a redescobrir a magia e a inocência que nos ligam aos sonhos de quando éramos crianças.

Cantanhede | RODA DE CONVERSA “A Mulher do Mar”

 

No passado dia 25 de agosto, o Projeto Feminismo para Tod*s voltou a participar no Festival Catraia, com a dinamização de uma Roda de Conversa intitulada “A Mulher do Mar” realizada no ambiente acolhedor e hospitaleiro da Lota dos Pescadores, na Praia da Tocha.
A Judite, a protagonista desta conversa, chegou à arte xávega assumindo as funções do seu pai. Numa conversa sobre as dificuldades da vida no mar, percebeu-se que os obstáculos se ultrapassam através do gosto e orgulho que se sente no olhar de quem cuida deste legado. Um legado de conhecimentos passados "de boca em boca" e que se aprendem pela experiência, num trabalho que não tem géneros e em que todos cuidam uns dos outros. Uma atividade onde a Judite é a única mulher, mas onde o trabalho é igualmente distribuído por todos.
Uma conversa que terminou com a tomada de consciência de que o futuro da arte xávega é incerto e que são essenciais apoios concretos para que se mantenha viva esta arte, que é parte essencial da Praia da Tocha.
O projeto "Feminismo para Tod*s" surgiu em 2022, em Cantanhede, como um movimento social liderado por quatro amigas com o objetivo claro de promover uma sociedade mais equilibrada, justa e inclusiva. O projeto dinamiza mensalmente "Rodas de Conversa" de entrada livre em diferentes locais do concelho de Cantanhede, proporcionando um ambiente informal e acolhedor para reflexão, consciencialização, discussão e partilha de conhecimento e experiências sobre diversas temáticas relacionadas ao feminismo, igualdade de género, defesa dos direitos humanos e cidadania.

*As dinamizadoras do projecto Feminismo para Tod*s
Ana & Célia & Sofia & Tânia