segunda-feira, 29 de julho de 2024

AgitÁgueda 2024 foi um evento “memorável”

Multidões nas ruas, comércio e hotelaria cheios, atividades culturais e desportivas intensas e a atração das instalações artísticas como os guarda-chuvas coloridos demonstram o sucesso de um evento “ímpar”

O AgitÁgueda, que terminou ontem à noite com uma das maiores enchentes de sempre no festival, foi um evento “memorável”, que atraiu milhares de pessoas de vários pontos do país e do estrangeiro, trouxe um crescimento significativo de público e teve um forte impacto económico, consolidando-se como um dos festivais mais esperados do país.
“O rosto da multidão, os sorrisos de gente feliz que exibe o que lhes proporcionamos, a dinâmica criada com os eventos desportivos e culturais, o envolvimento das pessoas, a atratividade turística e económica, os nossos estabelecimentos comerciais cheios e vibrantes mostram que estamos a viver e escrever uma marca histórica para o concelho, região e país”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, sublinhando que foi notório o aumento de público neste período, que esgotou a capacidade hoteleira e da restauração.
Em jeito de balanço, salientou que o festival mais colorido do país encantou moradores, turistas e visitantes com as suas instalações artísticas e uma programação diversificada, fortalecendo a sua posição como “um evento imperdível no calendário cultural de Portugal”.
Está a ser feito um estudo – que será conhecido em breve – para demonstrar precisamente o crescimento deste evento nos contextos social e económico, que tem sido evidente não apenas pela projeção mediática, mas pela atratividade que é visível nas ruas.
“O AgitÁgueda cresceu e é, hoje, um dos festivais mais vibrantes e atrativos do nosso país, trouxe milhares de pessoas, que puderam apreciar mais de 50 espetáculos tanto na tenda AgitÁgueda como nas diversas atividades culturais nas ruas da cidade”, começou por dizer Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara e vereador da cultura, frisando que o festival deu este ano “um salto enorme”.
Os “espetáculos irrepetíveis do Manu Chau ou do Miguel Araújo e os Quatro e Meia, que encerraram o festival com ‘chave de ouro’ e atraíram uma multidão nunca antes vista”, assim como o Encontro de Estátuas Vivas, o Carnaval Fora d’Horas e o Color Day que “foram um sucesso impressionante, com milhares de pessoas nas ruas da cidade” são alguns dos pontos-altos de um “evento extraordinário e que superou as expetativas”, declarou ainda Edson Santos.
“Foi um ano incrível”, “cada ano que passa, as expetativas são superadas” diziam ontem alguns internautas durante o fogo de artifício que encerrou o evento e que foi aplaudido por milhares de pessoas que agradeceram “por esta festa tão linda”, pelo trabalho do Município e pela realização deste evento que faz de Águeda uma cidade “cheia de vida”, “colorida”, “vibrante” e com “uma beleza espetacular”.
As expressões de felicidade e congratulação multiplicaram-se pelas várias publicações realizadas ao longo destes 23 dias de festival, que alcançaram milhões de visualizações, não fosse Águeda uma cidade conhecia e reconhecida pela cor e com uma das imagens mais instagramáveis do mundo. “Águeda é um sonho”, “espetacular”, “memorável”, “lindo” estão entre os comentários mais recorrentes, com alguns emigrantes a expressarem a saudade que sentem com frases como “tão linda a minha terra” ou “adoro ver a minha cidade com esta alegria e estas cores tão lindas” e ainda “gostava tanto de estar aí”.

Programa diversificado, inclusivo e sustentável
O AgitÁgueda 2024 “foi um sucesso”, caracterizado pelo crescimento no número de participantes e um forte impacto económico e cultural, que “enche de orgulho os aguedenses”.
Entre a programação deste ano, que “foi um verdadeiro espetáculo”, com a presença de artistas renomados como Manu Chau e Hybrid Theory, Ivandro ou o Miguel Araújo e Os Quatro e Meia (que fizeram o espetáculo de encerramento do festival), destaque para o Encontro de Estátuas Vivas, o Carnaval Fora d’Horas e Color Day, o Festival i! (em parceria com a d’Orfeu), o encontro de Harleys, que atraíram milhares de pessoas às ruas da cidade e ao Parque Municipal de Alta Vila, sem esquecer as atividades desportivas, as piscinas fluviais e o Agita Kids, bem como para a Volta a Portugal e os jogos particulares do SL Benfica que decorreram no Estádio Municipal.
“Este evento – e a promoção do território que fez - foi elogiado por todos, tanto adeptos como visitantes e equipas que participaram nos dois jogos. Foi desafiante para a estrutura municipal, com uma resposta muito positiva e cujos resultados foram visíveis. A imagem de agradecimento da equipa do Benfica no final do segundo jogo, assim como os elogios feitos à organização são claramente demonstrativos disso mesmo”, disse Edson Santos, Vice-Presidente e Vereador do Desporto.
Foram muitos os momentos que cativaram a atenção dos milhares de visitantes durante o mês de julho e que foram promovidos pelos vários órgãos de comunicação social regional e nacional (imprensa escrita, rádios e televisões) que aqui estiveram em reportagem e pelas milhares de partilhas na redes sociais.
A instalação dos guarda-chuvas coloridos, símbolo do festival e imagem de marca do concelho – que se tornou imagem para a região e país, serviu de cenário perfeito para fotos e interações nas redes sociais. Além dos concertos, o festival ofereceu uma variedade de oficinas, exposições e performances teatrais, garantindo entretenimento para todos os gostos e inclusivo, com muitos espetáculos a terem tradução em Língua Gestual Portuguesa, sendo um dos pioneiros e muito poucos festivais que o faz.
O AgitÁgueda reafirma o seu compromisso com a sustentabilidade, garantindo a reciclagem de resíduos e a disponibilização de copos reutilizáveis, entre outras medidas, incentivando ainda o uso de transportes públicos e as bicicletas, num contributo para a redução da pegada ecológica.
“Estamos comprometidos em continuar a evoluir este formato de festival que transforma Águeda num palco gigante e em proporcionar experiências memoráveis nos próximos anos e que aqui as pessoas possam viver dias felizes”, concluiu Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal.
O AgitÁgueda 2025 tem já data marcada. Por isso, se não quer perder pitada de um festival colorido e único, aponte: 5 a 27 de julho e venha criar memórias connosco!

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro



Águeda | Prémios escolares distinguem alunos do concelho

 Foram entregues prémios aos melhores alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundários dos agrupamentos de escolas do concelho, bem como do Ensino Superior e formação profissional
 
A Câmara Municipal de Águeda entregou, sexta-feira ao final do dia, os Prémios Escolares referentes ao ano letivo de 2022/2023. Numa cerimónia simbólica, que decorreu no Salão Nobre e que reuniu alunos, familiares, professores e convidados, foram distinguidos os melhores alunos do 3.º Ciclo e do Ensino Secundário do ensino regular dos agrupamentos de escolas do concelho, assim como do Ensino Superior (licenciatura) e da formação profissional (cursos IEFP).
“Estes prémios reconhecem a excelência e o vosso percurso nas vossas escolas, incentivam e recompensam o desempenho académico, o vosso comportamento e conquistas curriculares”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, que salientou a importância de “fazermos sempre, em tudo, o nosso melhor” e que “quando assim é os resultados aparecem”.
Aconselhou os alunos a terem um olhar atento para quem os rodeia – especialmente os que têm maior dificuldade e até não conseguem, “por esta ou aquela razão”, obter os mesmos resultados ou ter um desempenho positivo – procurando ajudar e ser suporte para os menos habilitados. “Sozinhos, valemos muito pouco; só fazemos sentido se pensarmos com os outros”, declarou, numa reflexão sobre o papel da escola, frisando que, ainda recentemente, foi submetida uma candidatura, no âmbito da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), para combater o insucesso e abandono escolares, uma realidade ainda existente e que “a todos deve preocupar”.
Marlene Gaio, Vereadora da Educação, congratulou os alunos premiados nesta sessão, salientando que este “é um reconhecimento claro que o Município faz do mérito e competência destes alunos”, sem esquecer o papel “da Educação enquanto valor social e do inegável contributo das escolas e dos seus professores, na construção de uma sociedade com mais conhecimento técnico e científico – e por isso mais competitiva – mas também da sua importância enquanto educadores, enquanto sujeitos ativos na formação e desenvolvimento das crianças e jovens”.
Dirigindo-se aos jovens, disse esperar que este prémio “sirva de alento e alavanca para serem mais e quererem mais”, desejando sucesso na vida escolar, profissional e pessoal. Um desejo reiterado por Filipe de Almeida, Presidente da Assembleia Municipal, que destacou o papel dos professores e das famílias no percurso académico dos alunos.
Este prémio “é fruto de muito trabalho, dos alunos e das família, que são a sua retaguarda e lhes vai dando o suporte para depois se notabilizarem e virem a demonstrar as suas capacidades”, disse Filipe de Almeida.
Nesta sessão, estiveram ainda presentes os dirigentes dos Agrupamentos de Escolas de Águeda Sul e de Valongo do Vouga, da Escola Secundária Adolfo Portela, do Instituto Duarte de Lemos, da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA) e do Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP).
Refira-se que a atribuição dos Prémios Escolares obedece a dois pressupostos: o desempenho escolar, resultado da média aritmética das disciplinas (com um peso de 70% na nomeação); e o desempenho social, designadamente a observância de competências, comportamentos e ações meritórias praticadas na escola e a favor da comunidade (30%).
 
 Alunos Premiados
9.º Ano
- Mariana Almeida Silva (EB Aguada de Cima)
- Clara Marques Ferreira (EB Prof. Artur Nunes Vidal)
- Bernardo Perdigão Oliveira (Escola Secundária Marques de Castilho)
- Leonor Oliveira Mota (EB Valongo do Vouga)
- Constança Carvalho Pereira (Escola Secundária Adolfo Portela)
- Inês Sá Costa de Lacerda Neves (Instituto Duarte de Lemos)
 
Ensino Secundário
Inês Duarte Delgado (12.º ano, Escola Secundária Marques de Castilho)
- Rita De Oliveira Cortez (12.º ano, Escola Secundária Adolfo Portela)
 
Ensino Superior
Ana Beatriz Galhano de Matos (ESTGA)
 
Formação Profissional
Lídia Beatriz Branco Jorge (IEFP)
António Jesus Barata (IEFP)

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

Piscinas Municipais De Alvaiázere Acessíveis Para Pessoas Com Mobilidade Reduzida

O Município de Alvaiázere fez recentemente a aquisição de um elevador portátil para pessoas com mobilidade reduzida, para utilização nas Piscinas Municipais, financiado através do Programa de Intervenções em Edifícios Públicos (PIEP).
A instalação deste elevador representa um passo significativo na eliminação de barreiras que possam dificultar o usufruto das Piscinas Municipais de Alvaiázere por todos. Esta aquisição visa proporcionar um acesso seguro e confortável à piscina para pessoas com mobilidade reduzida, promovendo igualdade de oportunidades e inclusão social. O equipamento estará disponível gratuitamente e poderá ser solicitado junto do serviço de Nadador-Salvador.

O PIEP tem como objetivo promover a acessibilidade nos serviços públicos, conforme estipulado pelo Decreto-Lei n.º 163/2006 e pelas Normas Técnicas de Acessibilidade. Com este feito, o Município de Alvaiázere vem garantir que todas as pessoas, independentemente das suas limitações, possam usufruir das Piscinas Municipais de forma segura e confortável.

O Presidente da Câmara, João Paulo Guerreiro afirma "Estamos muito satisfeitos com a disponibilização deste elevador portátil nas nossas piscinas municipais. Esta iniciativa é um reflexo da nossa visão global, com a promoção da igualdade de oportunidades e da inclusão social no nosso município." O Município de Alvaiázere convida todos a visitar as Piscinas Municipais e a aproveitar as melhorias implementadas.

*Gabinete de Apoio à Presidência




A menos de um mês do fim do período de nomeações para o Prémio Tágides, ainda temos tempo para nomear quem nos inspira no combate à corrupção!!

 O período de nomeações e candidaturas para o Prémio Tágides 2024 - pessoas que nos inspiram no combate à corrupção está a menos de 1 mês do fim. Esta iniciativa da Associação All4Integrity tem como objetivo  identificar, reconhecer, celebrar e premiar projetos, trabalhos e/ou iniciativas de uma pessoa, um conjunto de pessoas singulares ou uma organização empresarial que se destaquem na promoção de uma cultura de integridade e na prevenção e luta contra a corrupção em Portugal, em várias áreas da sociedade.
Contamos convosco para sensibilizar a sociedade para a importância da participação cívica e da mobilização para a ação coletiva em torno da promoção de uma cultura de integridade!
O período de submissão de candidaturas e nomeação desta 4ª edição dos Prémios Tágides encerra no dia 23 de agosto e as nomeações podem ser feitas nas seguintes categorias:

Iniciativa Empresarial
Iniciativa Jovem
Iniciativa Política
Iniciativa Portugal no Mundo
Projeto de Investigação
Projeto da Sociedade Civil
Todos os cidadãos e cidadãs podem participar, nomeando através do site da Associação:
 Ou por e-mail:
(Indicando o nome d@ nomead@/candidat@, categoria, links de referência e justificação da nomeação/candidatura)
Para mais informações consulte o regulamento aqui.
📢 Ajude-nos a MOBILIZAR, DIVULGAR e NOMEAR quem nos inspira no combate à corrupção!

01 de agosto - Apresentação da nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana


Apresentação da nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana Dia: 1 de agosto (quinta-feira)
Hora: 17h30
Local: Claustro Antigo do Museu de Aveiro / Santa Joana
O Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, José Ribau Esteves, irá apresentar a nova imagem do Museu de Aveiro / Santa Joana no dia 1 de agosto (quinta-feira), às 17h30, no Claustro Antigo do museu. O evento contará ainda com a presença do Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro.
No ano em que Aveiro é Capital Portuguesa da Cultura e no âmbito dos nove anos de gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana por parte da Câmara Municipal de Aveiro, o Executivo Municipal dá a conhecer a nova identidade gráfica desta infraestrutura, que tem por base a história da Princesa Santa Joana, padroeira da Cidade, com referência às três coroas negadas pela monarca.
A apresentação ocorre no dia em que se assinalam nove anos desde que a Câmara assumiu a gestão do Museu de Aveiro / Santa Joana, comemoramos e na mesma altura em que se celebram os 552 anos da chegada da Princesa Santa Joana a Aveiro, vinda de Lisboa, que se assinalam a 4 de agosto.
Informações sobre o Museu de Aveiro / Santa Joana no site: https://www.cm-aveiro.pt/visitantes/museus-de-aveiro/museu-de-aveiro-santa-joana<http://?> 

*Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE INVESTE 250 MIL EUROS NA PAVIMENTAÇÃO DE RUAS

 O Município da Marinha Grande vai investir cerca de 250 mil euros na pavimentação de ruas no concelho, com o objetivo de melhorar as condições de circulação viária.

As ruas a intervencionar são as seguintes:
RUA DA COVA DA EIRA,
RUA DAS PAPOILAS,
RUA ILHA DA MADEIRA,
RUA CRAVOS DE ABRIL,
RUA GUILHERME PEREIRA ROLDÃO,
PARQUE MUNICIPAL DE EXPOSIÇÕES,
AVENIDA DA LIBERDADE,
BECO DA LIBERDADE,
RUA MANUEL FERREIRA,
RUA DOS FRANCESES,
RUA DO ALECRIM.

A empreitada foi adjudicada esta segunda-feira, 29 de julho, pelo valor de 245.521,25 €, acrescidos de IVA.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


ESAC vê acreditadas sete microcredenciações na área dos fogos


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) viu acreditadas pela Subcomissão Nacional de Qualificação (SNQ) do Sistema de Gestão Integrada de Fogos Rurais (SGIFR) sete microcredenciações constantes do Plano Nacional de Qualificação desta entidade.

A ESAC é, assim, a primeira instituição de ensino superior do país a ver reconhecido um leque alargado de formações, parte delas já incluídas nos cursos de Mestrado em Recursos Florestais e de Licenciatura em Ciências Florestais e Recursos Naturais.

As microcredenciações em causa abrangem matérias relacionadas com comportamento e suscetibilidade ao fogo, simulação de comportamento de fogo, fogo técnico, e engenharia natural aplicada aos incêndios.

Com esta acreditação por parte da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), os alunos daqueles cursos ministrados pela ESAC passarão também a ter acesso à credenciação nestas matérias, o que se traduz numa mais-valia em termos de habilitação profissional e acesso a postos de trabalho associados à gestão do fogo.

Estas credenciações revelam-se cruciais na redução, entre outros, de fogos rurais, que nos últimos anos causaram graves problemas em Portugal.

*Pelo Gabinete de Comunicação da ESAC
Isabel Silva

Fazunchar decorre em Figueiró dos Vinhos de 10 a 18 de Agosto: Pinturas Murais, Residências Artísticas, Concertos, Oficinas, Visitas e Exposições

 Entre 10 e 18 de Agosto irá decorrer o FAZUNCHAR, festival promovido pela Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos, para a promoção da arte e cultura no concelho. É um festival multidisciplinar que celebra a arte nas suas mais diferentes formas, promovendo a integração do público e dos artistas numa comunhão com o meio envolvente, e que recebe da parte dos residentes um carinho e sentimento de pertença muito grande.
 
Pinturas murais, residências artísticas, concertos, oficinas, visitas e exposições continuam a fazer parte da diversidade cultural apresentada pelo Fazunchar.
 
Com o Fazunchar Figueiró dos Vinhos tornou-se uma referência no panorama da Arte Urbana Nacional, como galeria de arte viva a céu aberto, que em muito contribui para o desenvolvimento da região.
 
O nome FAZUNCHAR significa Fazer. Pertence a um dialeto local, o laínte, usado outrora no território pelos comerciantes para que não fossem entendidos. E é o que se pretende, fazer, redesenhar mundos com a curadoria de Ricardo Romero.
 
A programação do festival arranca no dia 10 de Agosto, pelas 16h00m no Museu e Centro de Artes, com a inauguração da exposição de pintura do pintor Martinho da Costa, resultado duma residência artística da edição anterior do Fazunchar.
 
Dia 12 de Agosto dá-se início ao trabalho das pinturas murais/ escultura que irão decorrer durante a semana pelo concelho de Figueiró dos Vinhos pelos vários artistas que estarão presentes este ano no festival: Fred Battle_Zoerism (FR), Manolo Mesa (ES), Regg Salgado (PT) e Mariana Santos (PT).
 
A meio da semana, dia 14 de Agosto, pelas 10h00m haverá uma Visita Guiada para Crianças e pelas 14h30m acontece a Oficina Thrásos, uma oficina de exploração artística multidisciplinar (escultura/ pintura) com Ricardo Romero onde vão ser trabalhados conceitos de criação artística, bem como de ocupação em espaço público.
 
É no fim de semana de 16, 17 e 18 de Agosto que decorre grande parte das actividades/ programação do Fazunchar.
 
No dia 16 de Agosto, pelas 17h45m, acontece a Visita Guiada pela Rota de Arte Urbana feita a pé num deambular pelo centro histórico que mostra um roteiro que tem vindo a crescer devido ao acréscimo de pinturas de ano para ano. Nesta visita são revelados os artistas que passaram pelo Fazunchar, através das pinturas que vão deixando no festival. Na primeira noite do festival, no Museu e Centro de Artes, é dado a conhecer o resultado das 3 residências artísticas: Inesa Markava, Pedro Coquenão (Batida) e Sílvia Santos. Pelas 21h30m, é dado a conhecer o resultado da residência artística de Sílvia Santosartista plástica especializada em Stop Motion, cuja jornada artística é um testemunho da sua versatilidade e paixão pela expressão visual. Logo a seguir, às 22h00m, decorre a Visita Dançada com Inesa Markava para a qual a dança contemporânea, as novas linguagens coreográficas e outras formas de expressão corporal tornaram-se o seu principal interesse para descobrir e desenvolver e, no caso específico do Fazunchar, uma dinâmica, através de linguagem não verbal do corpo em movimento, de exploração do espaço arquitetónico da vilaÀs 22h45m é apresentado o resultado da última residência artística, de Pedro Coquenão (Batida), cuja experiência em Figueiró dos Vinhos impulsionou a criação artística, através do desenvolvimento de diversos processos, no território físico e imaterial. O último momento da noite arranca às 00h00m com DJ Xandi Rehael.

Dia 17 de Agosto, o dia arranca logo pelas 9h30m com A Rota dos Fregueses de Autocarro. Começa de manhã, com uma paragem para almoço e retoma à tarde. É uma visita que leva os visitantes ao interior profundo do concelho, às freguesias e mostra aldeias pitorescas, onde a água e os ribeiros ganham corpo, locais onde também as pinturas foram chegando, e onde os habitantes mais solitários encontraram companhia durante uma semana cheia de partilhasA noite acontece no Jardim do Museu e Centro de Artes e arranca às 21h30m com a Roda de Conversa com os Artistas na qual os artistas falam da sua passagem pelo festival e partilham a sua experiência desde o momento em que começaram a pensar no que iriam fazer no Fazunchar. O que leram, o que pesquisaram e o que foram descobrindo sobre Figueiró e o impacto que isso trouxe para o que executaram. O festival continua, às 22h30m, com o concerto de Mimicat, vencedora do Festival da Canção em 2023, e às 23h30m, com os Beatbombers, dupla constituída por DJ Ride e Stereossauro. A noite termina com os DJs An Alpha Betos.
 
O último dia do Fazunchar, 18 de Agosto, começa no Jardim Parque Municipal pelas 12h00m com o Piquenique Comunitário que envolve todos em espírito de festa e união, fortalecendo assim os laços entre os membros da comunidade. Às 15h00m acontece a Oficina de Serigrafia aberta a toda a comunidade com Dois Demónios (coletivo criativo composto pelos ilustradores e designers gráficos André e Laura). Com as suas coleções irreverentes que ganham vida em peças têxteis, Dois Demónios trazem a magia da serigrafia, de uma maneira acessível e divertida. E o festival termina às 17h45m com a Visita Guiada Obras onde se poderá contemplar todas as obras efetuadas nesta edição, para além de integrar ainda a passagem por algumas obras feitas em edições anteriores.
 
redesenhando mundos
 
Este ano pretende dar-se continuidade ao trabalho desenvolvido, projetando-o para o futuro, incluindo novas disciplinas como a dança, a escultura ou a animação que poderão ajudar a fazer evoluir e continuar a projetar Figueiró dos Vinhos no mapa da arte, enquanto palco de atividade artística e cultural.
 
A arte urbana é uma poderosa ferramenta de promoção e desenvolvimento turístico, na transformação social, urbanística e económica de um qualquer território, para além de corporizar o sentimento de pertença da comunidade.
 
Pretendemos trazer à tona aquilo que é a Identidade Local com as manifestações artísticas, mantendo viva e não esquecendo a passagem por Figueiró dos pintores Henrique Pinto e José Malhoa e dos escultores Simões de Almeida Tio e Sobrinho. Todo o movimento naturalista presente no trabalho destes artistas continuará a ser a linha condutora de todas as disciplinas presentes no festival com o foco central na comunidade.
 
Esta nova edição do Festival, agora com um diferente ponto de vista, com curadoria de Ricardo Romero, pretende renovar o interesse, revivendo-o noutro sentido: alargando o imaginário, aguçando a sensibilidade, experimentando novos pontos de vista, com um olhar pessoal e coletivo, criando um espaço de recolhimento e evasão, um lugar de criatividade onde nos refugiamos na intimidade do nosso imaginário num intercâmbio intergeracional, usando fragmentos da herança cultural local e reencontrando a admiração pela beleza do que nos rodeia.
 

*Raquel Lains

Cantanhede | Investimento ascende a um milhão de euros. Concluídas as obras na Estrada Nacional 335 em Lemede


Foram concluídos, nos últimos dias, os trabalhos de sinalização horizontal da Estrada Nacional (EN) 335, entre o centro urbano de Lemede e a rotunda da Rua Dr. Sá Carneiro, na parte poente da localidade.
Recorde-se que a obra está incluída no plano de investimentos de valorização da rede viária que a Câmara Municipal de Cantanhede tem vindo a desenvolver.

O Município considerou pertinente dividir esta obra a sul, em duas empreitadas, no entendimento de que desta forma seria mais fácil acautelar acessos alternativos a alguns lugares localizados nas zonas de confluência da EN 335.
Uma das empreitadas, no valor de cerca de 443.342 euros, incidiu em Lemede até ao limite do concelho de Cantanhede, tendo sido executada durante o primeiro trimestre de 2023.

Já a outra empreitada, no valor de 606.585 euros, foi concluída nos últimos dias, na União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça.

Os trabalhos foram ao nível da pavimentação, sinalização e marcas rodoviárias. Na totalidade do percurso foi efetuada a limpeza de bermas, valetas e aquedutos, bem como dos taludes, de modo a permitir a intervenção com as melhores condições de segurança e salubridade.

Já a empreitada a norte da EN335, no valor de mais de 428 mil euros, está prevista estar concluída no final de 2024.

A Câmara de Cantanhede investiu mais de um milhão de euros na requalificação de um troço viário que, segundo a presidente da autarquia, “tem uma função estruturante ao nível económico do concelho, visto que se trata de uma ligação viária direta ao nó de acesso da autoestrada 14, na vizinha freguesia de Arazede, do concelho de Montemor-o-Velho”.

Recorde-se que, o Município de Cantanhede beneficia de uma localização estratégica privilegiada no contexto dos principais eixos rodoviários nacionais, designadamente com a existência de nós de acesso à A1, na zona nascente, à A17, na Tocha, e à A14, em Ançã e também na zona sudeste, este último à entrada do concelho de Montemor-o-Velho.

Tal localização traduz-se numa enorme vantagem que a Câmara Municipal tem vindo a acentuar com um forte investimento na qualificação da rede internas de estradas que facilitam o acesso às vias estruturantes, como é o caso do troço da EN335 entre Lemede e a rotunda do Zambujal.


Produtores de enchidos da Marca Proença-a-Nova Origem presente na Dia Nacional da Gastronomia


Almeida & Filhos e José Verganista Martins LDA foram os dois produtos de enchidos presentes no Dia Nacional da Gastronomia promovido pela Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal - AHRESP que decorreu na Sertã a 26 de julho.

Com o tema central dedicado à carne e um enfoque especial no cabrito, o evento foi uma celebração do património culinário de Portugal em que estiveram presentes várias amostras do melhor da gastronomia de cada região do país. Almeida & Filhos e José Verganista Martins LDA, ambos com uma longa tradição na produção de enchidos, apresentaram uma seleção dos seus melhores produtos, demonstrando a excelência e o cuidado artesanal que caracterizam a Marca Proença-a-Nova Origem. Os visitantes tiveram a oportunidade de degustar e apreciar uma variedade de enchidos, com destaque para o maranho e para o plangaio, destacando-se pela sua qualidade e sabores únicos.

Gastronomia, hospitalidade e segurança são três valores que caracterizam o sector do turismo em Portugal, “oferecendo uma experiência única a quem nos visita”, e nas palavras de Carlos Moura, presidente da AHRESP, “valorizar o nosso património e a nossa gastronomia é o núcleo do turismo”. Uma opinião que foi reforçada por Carlos Abade, Presidente do Turismo de Portugal, pois “a gastronomia identifica-nos, dá-nos autenticidade, personifica um território, as tradições e a nossa cultura”.

O Dia Nacional da Gastronomia é um evento anual que celebra a diversidade e a riqueza da culinária portuguesa, promovendo a interação entre produtores, chefs, e o público em geral. Este ano, a escolha da Sertã como palco do evento sublinhou a importância das tradições locais e do desenvolvimento sustentável na gastronomia.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos

Observador Cetelem | 55% dos portugueses escolhem passar férias em Portugal por motivos financeiros

 55% dos portugueses escolhem passar férias em Portugal por motivos financeiros

  • O fator que influenciou 32% dos inquiridos a escolher o estrangeiro foi a atratividade do destino.
  • Percentagem de portugueses com intenção de recorrer ao crédito desce comparativamente aos últimos anos.
  • 1.005,57€ é o valor médio que planeiam gastar no período de descanso.
Chegou a época mais esperada do ano para milhares de portugueses, pois é nesta altura que podem usufruir de um período de descanso. O mais recente Observador Cetelem, marca comercial do grupo BNP Paribas Personal Finance, sobre as intenções para as férias conclui que 55% dos inquiridos de férias neste período de verão, optam pelo nosso país por motivos financeiros e 28% por corresponder com o tipo de férias pretendido. Por outro lado, para 32% a atratividade do destino é o que mais influencia na escolha de um destino fora de Portugal. Paralelamente, 30% optam por um destino estrangeiro por ser o tipo de férias pretendido e 29% devido ao custo financeiro.
 
Em relação ao pagamento das despesas das férias, 49% dos inquiridos tencionam recorrer ao uso do cartão de crédito, um valor inferior comparativamente aos dois últimos anos (58% em 2021 e 64% em 2022), mas 10% superior ao ano de 2020.
 
Recorde-se, no entanto, que o valor médio que os inquiridos planeiam gastar no período de descanso se situa nos 1.005,57€. Ou seja, 1 em 4 portugueses tenciona gastar mais do que no ano passado durante o período de férias de verão, verificando-se que há um aumento do valor médio que portugueses os planeiam gastar comparativamente a 2022 (+54€), mas abaixo de 2019 (-347€). De referir que a estadia é a parcela onde se pensa gastar mais, em média mais de 450€.
 
A maioria dos portugueses escolhe Portugal para passar as férias de verão, sendo que 37% dos portugueses tencionam fazer férias fora do país, superando os valores pré-pandemia (30% em 2019).
 
*Andreia Martins
Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

Universidade de Coimbra premeia seis projetos criados e liderados por mulheres nas TIC em Portugal

 
O Departamento de Engenharia Informática (DEI) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), vai premiar, esta quarta-feira, dia 31 de julho, seis projetos criados e liderados por mulheres no ramo das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), em Portugal.
A cerimónia de entrega do prémio “Founding Inspiring Futures” (FIF) 2024 terá lugar na sala A5.4 do DEI, pelas 14h30, e conta com a presença do diretor do departamento, Jorge Henriques, em representação do DEI e enquanto membro da comissão de acompanhamento do First Foundation.

De modo a promover o talento feminino e a importância da diversidade e da inclusão das mulheres no ramo das TIC, o projeto “Inspira- Balance” organizou esta iniciativa nacional de reconhecimento, visibilidade e premiação de projetos criados e liderados por mulheres nas TIC, ativas na academia, a nível nacional, contando com o apoio da Universidade de Coimbra e financiamento do First Foundation Project, promovido pela Feedzai Lda.,

No FIF 2024 serão premiados seis projetos desenvolvidos em contexto académico, divididos em Protótipo Intermédio e Projetos Implementados. As premiadas receberão um vale FNAC no valor de 500 (1.º prémio), 250 (2.º prémio) e 150 euros (3.º prémio).

Para assistir à cerimónia deve inscrever-se aqui.

*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Portalegre | 31 dadores de sangue na “Sintra do Alentejo”

Numa manhã bem quentinha, mesmo com os refrescantes ares a descerem da serra de São Paulo, a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – instalou o seu staff em Castelo de Vide. Uma jornada que contou com a colaboração da Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSAALE.
No centro de saúde local entraram 33 voluntários. Também nesta vila as mulheres foram superiores, com 17 inscrições (51,5 %).
Uma vez submetidos aos obrigatórios testes, verificou-se que dois dos presentes não podiam, desta feita, concretizar a doação. Assim, rumaram da “Sintra do Alentejo”, para os utentes que precisam de transfusões, um total de 31 unidades de sangue total, o que é de se sublinhar.
E também não deixamos em branco a boa noticia de que três novos dadores se estrearem nesta ocasião, no caso dois homens e uma mulher.
O final da manhã ficou marcado com a saudável confraternização, num almoço que contou com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Vide.

Fronteira a 03 de agosto
Atenção que foi alterada a data da próxima
brigada, no caso na vila de Fronteira. Por razões logísticas, esta colheita foi remarcada para 03 de agosto, no centro de saúde desta vila. Um contratempo pelo qual apresentamos as nossas desculpas, pese embora a ADBSP ser totalmente alheia à situação.
Depois, a 24 de agosto, estaremos no centro cultural de Alpalhão (Nisa).
Sábados da parte da manhã.
Não nos cansamos de ecoar que espírito altruísta dos dadores de sangue é ilimitado!

*José Rui Marmelo Rabaça