quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Proença-a-Nova | Jogos Interassociações com inscrições abertas

 
Estão abertas as inscrições para a VI edição dos Jogos Interassociações, que em 2024 serão realizados na Sobreira Formosa, a dia 21 de setembro, estando integrados na programação oficial do Festival do Plangaio e do Maranho, depois de em 2023 ter marcado presença no Festival da Cereja e do Limão, nos Montes da Senhora.
Os jogos interassociações pretendem voltar a reunir as associações concelhias numa tarde de diversão e convívio entre todos, com jogos de Sueca, Malha, Jogo da Argola, Matraquilhos, Jogo de Desafio, Jogo para Crianças (opcional) e ainda um Jogo Surpresa.
As inscrições são totalmente gratuitas e, de acordo com o regulamento, cada associação tem de inscrever sete jogadores e opcionalmente entre uma a cinco crianças (nascidas entre 2014 e 2019). A inscrição da associação tem de ser formalizada até dia 10 de setembro, entregando a respetiva ficha, disponível aqui, na piscina municipal ou enviando-a para o email: desporto@cm-proencanova.pt. Para a participação ser válida, é obrigatória a participação em todos os jogos do torneio, excluindo o jogo das crianças, sendo que o mesmo jogador não pode participar em dois jogos distintos.
Estes reconhecidos momentos de partilha e de convívio entre as diversas associações foram já realizados em diversas localidades nos últimos anos. Em 2024, a Liga dos Amigos Montes da Senhora conquistou o primeiro lugar nos jogos realizados na sua própria ‘casa’, nos Montes da Senhora. Os jogos interassociações já passaram também pelo Parque Urbano Comendador João Martins, Praia Fluvial do Malhadal, Zona Balnear do Alvito da Beira e São Pedro do Esteval.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

 

Águeda | IP consigna empreitada de reconstrução de troço do IC2, em Serém

Após este ato formal as obras vão agora iniciar, tendo um prazo previsto de 105 dias para a sua conclusão
As obras de reconstrução do troço do IC2, em Serém, vão iniciar, devendo ficar concluídas dentro de 105 dias (cerca de 3 meses e meio). A IP – Infraestruturas de Portugal, entidade responsável por esta obra, informou, ontem, o Município de Águeda que consignou a empreitada.
A intervenção envolve a reconstrução do aterro e da plataforma rodoviária no IC2 (EN1), no seguimento do deslizamento do aterro ocorrido em 12 de março de 2024 e que obrigou ao corte total do tráfego naquela zona do concelho de Águeda.
“Está, assim, para muito breve, o início dos trabalhos de reposição do aterro e a reconstrução desta importante estrada. São, sem dúvida, as boas notícias por que todos aguardávamos, para o Município, para os milhares de cidadãos que utilizam esta via e para os empresários que têm os seus negócios nas proximidades do troço e que têm sido afetados por esta situação”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, desejando que a empreitada decorra sem qualquer sobressalto e esteja, assim, concluída até final do ano, como previsto.
A IP informa ainda que “a conceção da solução teve em conta a necessidade de reposição do aterro e a sua drenagem interna e superficial, longitudinal e transversal, bem como a reposição da plataforma rodoviária, incluindo-se pavimentação, sinalização horizontal e vertical, e equipamentos de guiamento e balizagem e guardas de segurança”.
Dada a elevada altura do aterro a repor, como é visível na imagem, o Projeto de Execução prevê ainda a construção de um pé de aterro em materiais competentes para o efeito, articulado com as características geológicas a reconhecer na fundação.
A conceção da solução, esclarece a IP, teve ainda em conta a necessidade de substituir a Passagem Hidráulica existente, com a execução de uma nova passagem, de acordo com o Estudo Hidrológico e Hidráulico efetuado.
Refira-se que, naturalmente, no durante a execução dos trabalhos este troço manter-se-á cortado ao tráfego, com os desvios provisórios já implementados.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

 

Cantanhede | Empreitada orçada em 422 mil euros tem um prazo de execução de seis meses. Instalação de torres de iluminação no Parque Desportivo vai avançar

 
A Câmara Municipal prepara-se para consignar a empreitada de iluminação do campo de relva natural e do campo sintético do Parque Desportivo de Cantanhede.
De acordo com o caderno de encargos, a obra inclui o fornecimento e montagem de torres metálicas de 18 metros, incluindo a instalação da rede elétrica, com vista a dotar o campo de futebol de 11 de relva natural de condições para a realização de jogos para a Liga 3, nomeadamente Classe I para competições nacionais.
Está também previsto o fornecimento e montagem de projetores de iluminação de campo de treinos em relva sintética.
O prazo de execução da empreitada é de 180 dias seguidos, sendo o valor superior a 422 mil euros.
Cantanhede vai passar a dispor de um dos mais modernos complexos desportivos da região Centro”, refere a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, adiantando que o investimento superior a 3,5 milhões de euros nesta infraestrutura trará “condições de excelência para a prática do desporto no concelho de Cantanhede”.
A orientação estratégica que temos vindo a seguir no desporto passa pela generalização da prática desportiva através de uma rede de equipamentos bem dimensionada para esse efeito, dos quais destaco também a recente execução de um relvado sintético no campo de treinos do Parque Desportivo de Febres ou a requalificação do court principal do Parque Municipal de Ténis”, complementa.
Situado junto à zona industrial e ladeado pelo Biocant Park e pelo complexo de golfe, o Parque Desportivo de Cantanhede conta com três campos de futebol (dois de futebol de 11 e um de futebol de 7), 16 balneários (6 para futebol de formação, dois para seniores, 4 para árbitros e 4 para treinadores), bancada coberta com 530 lugares sentados, espaço de camarote, sala de som e sala de imprensa, zona de tratamento médico, zona destinada à academia de formação, ginásio e sala polivalente e seis lugares de estacionamento para autocarros.
O projeto prevê a utilização das instalações, sem restrições, por pessoas de mobilidade reduzida.

Exibição de Filme , Pampilhosa. Galeria do Mercado, sábado, dia 24, 21.30

 Galeria do Mercado, sábado, dia 24, 21.30 

Johnny Guitar Em 2008, a Biblioteca do Congresso (Estados Unidos da América) considerou que o Registo Nacional de Filmes devia integrar o filme de Nicholas Ray, Johnny Guitar, pelo seu significado “cultural, histórico e estético” e, muitos foram os cineastas que nele se inspiraram, de Martin Scorsese a Pedro Almodóvar.

Mas, mais importante que estas referências, que interessam sobretudo a cinéfilos, trata-se de um grande, um enorme filme, que traz até nós a violência e as paixões que tornam os filmes de cobóis tão apelativos. 

Assim, ao convidá-los para a próxima sessão de cinema sabemos que vos estamos a propor uma noite diferente, muito bem passada, com um grande filme e a conversa e o convívio do costume. Venham, que não se arrependerão. (Galeria do Mercado, sábado, dia 24, 21.30) Uma realização do Grémio de Instrução e Recreio /Cineclub Bairrada

*André Maia

Proença-a-Nova | Nuno da Silva conquista medalha de prata nos mundiais de Stick-fighting


Nuno da Silva, natural de Proença-a-Nova, conquistou a medalha de prata no Mundial de Stick-fighting (combate com bastão), realizado em Wroclaw, na Polónia, de 1 a 4 de agosto. O proencense integrou a comitiva da seleção nacional portuguesa, que obteve uma performance de destaque nesta prova, arrecadando um total de 15 medalhas (seis de ouro, sete de prata e duas de bronze) entre os dez participantes lusos nas mais diversas categorias separadas por peso e idade.
O desempenho revela-se ainda mais surpreendente, uma vez que, atendendo ao historial do conjunto luso no denominado “jogo do pau”, até à data da prova disputada em Wroclaw apenas o selecionador/atleta Carlos dos Santos havia conquistado um título mundial de Stickfighting. Anos mais tarde, no quinto Mundial da modalidade, Portugal leva ao pódio todos os atletas.
Nuno da Silva destaca as dificuldades em singrar na modalidade, tendo em conta a falta de apoios e condições: “nós é que pagámos tudo por nossa conta. Treinamos arduamente e participamos nestas competições para que não se perca esta tradição do jogo do pau. Fazemos por gosto”. Nuno também aponta à capacidade de defesa pessoal que o desporto oferece: “é mais um aparelho com o qual te podes defender na rua em caso de necessidade, sentes-te mais confiante e seguro”. Na sequência do feito conquistado pelo atleta proencense, o executivo do Município de Proença-a-Nova, aprovou a distinção de voto de louvor.

O Stickfighting, em Portugal, tem origem na única arte marcial portuguesa, o Jogo do Pau, que remonta ao século XV, do reinado de D. Duarte, utilizada como forma de evitar lesões graves ou até a morte dos combatentes do reino.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Nova APP Visit Dão Lafões já está disponível para quem quer descobrir a região


Aplicação móvel é gratuita e dá a conhecer toda a oferta turística e eventos do território.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões lançou uma nova plataforma de promoção do território. Com a aplicação móvel Visit Viseu Dão Lafões, que já está disponível para todos os visitantes, basta um telemóvel para explorar o melhor que a região tem para oferecer.
A aplicação já pode ser descarregada gratuitamente na Google Play Store para dispositivos Android e em breve, também, estará disponível na APP Store.

A aplicação é 100% dedicada à divulgação do território, com um acesso rápido e fácil a toda a oferta turística disponível no site Visit Viseu Dão Lafões. Com um design focado no utilizador e na facilidade de acesso, a app proporciona uma experiência de viagem muito conveniente e agradável.

A app inclui secções dedicadas à oferta do território no turismo de natureza, turismo cultural e saúde e bem-estar, assim como uma agenda dedicada aos eventos organizados pelos 14 municípios. Além disso, fornece informações detalhadas sobre alojamentos e restaurantes, entre muitas outras informações.

Esta nova ferramenta complementa o site Visit Viseu Dão Lafões e é uma das novidades da Campanha Verão 2024 da CIM Viseu Dão Lafões, que tem como mote “Viseu Dão Lafões, é onde apetece estar!”.

Recorde-se que outras apostas promocionais da campanha incluem a participação em eventos de grande escala, como aconteceu no festival NOS Alive e está a decorrer na Feira de São Mateus, assim como a segunda edição do “Pé Ante Pé”, uma iniciativa promovida pela CIM Viseu Dão Lafões que valoriza e promove o turismo de natureza na região.

Para Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, a nova app representa um avanço significativo na promoção turística da região. “A app ‘Visit Viseu Dão Lafões’ é a plataforma que faltava para a promoção do nosso território. Agora, os visitantes têm na palma das suas mãos toda a oferta disponível, encontrando mais razões para se apaixonarem pela região e prolongarem a sua estadia”, afirma.

“Os números oficiais mostram que cada vez mais turistas escolhem a região Viseu Dão Lafões como destino. Com esta aplicação, queremos que a experiência de visitar o nosso território seja ainda mais interativa e valorizada”, acrescenta.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

*Filipe Santos
Assessoria de Imprensa


Silves | PROJETOS DE OPERAÇÃO DE REABILITAÇÃO URBANA DE PÊRA E DE TUNES ESTÃO EM DISCUSSÃO PÚBLICA

Decorre até dia 12 de setembro, a fase de discussão pública dos projetos de Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Pêra e de Tunes. Durante este período, os interessados podem consultar os projetos de ORU no site institucional do Município de Silves e participar na discussão pública, utilizando o formulário disponibilizado para o efeito.
Relembramos que este processo se desenvolve na sequência da delimitação das Áreas de Reabilitação Urbana (ARU) de Pêra e de Tunes, e decorre da aprovação pela Câmara Municipal de Silves, em 15 de julho, das propostas de Operação de Reabilitação Urbana destas localidades. A operacionalização destas medidas e ações previstas nas ARU, integra, de entre outros benefícios e apoios, o Programa de Apoio à Melhoria das Condições de Habitabilidade (PAHAB) e o Programa de Apoio às Dinâmicas Sociais e Económicas (PADSE). Em ambas as ARU, os objetivos e prioridades a prosseguir integram-se no eixo da ‘Qualificação Territorial’, especificamente no que concerne à intervenção no edificado, visando-se, a este nível, a sua requalificação e atratividade.

O Município de Silves, com a operacionalização dos apoios e benefícios previstos nas ARU de Pêra e de Tunes, reforça a sua estratégia de desenvolvimento, com o propósito de tornar a reabilitação urbana mais acessível e atrativa. Estas ARU, localizadas em território do aspirante Geoparque Algarvensis, estão alinhadas com os valores inerentes ao património e à a sua salvaguarda, nomeadamente ao nível da regeneração e qualificação dos aglomerados. A iniciativa assume particular importância no cenário atual de escassez e dificuldade de acesso habitacional, contribuindo assim, para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), designadamente os ODS’s “7 – Energias Renováveis e Acessíveis, “10 – Reduzir as Desigualdades” e “11 – Cidades e Comunidades Sustentáveis”.

Para qualquer esclarecimento relativo a esta matéria, os interessados poderão contatar o sector de Ordenamento do Território da Câmara Municipal de Silves através do telefone 282 440 825 ou do email reabilitacao.urbana@cm-silves.pt.

Informação detalhada em:

 

Aldeia Djembe Camp regressa a Proença-a-Nova

 
Percussão, Dança, Kora, Balafon, Cabaças, Kutir, entre outros ritmos e sonoridades mais tradicionais da cultura africana voltam a dar vida ao Parque de Campismo da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, de 3 a 8 de setembro deste ano de 2024.
André Dez, organizador do evento, aponta que são esperadas algumas novidades para 2024, mantendo-se em linha com a programação habitual: “De terça a sexta-feira são dias de formação para os participantes do campo e no sábado temos o dia aberto, que mediante a quantidade de pessoas que tivermos a visitar-nos, podem ou não ter workshops extra de dança e percussão a realizar-se”.
A presença no campo e respetiva inscrição não necessita de ser integral, podendo cada pessoa inscrever-se apenas para um determinado workshop, contudo o organizador do evento, André Dez, alerta: “o campo é uma residência artística e o ideal, se o interesse da pessoa for mesmo aprender e ter uma formação completa, é ficar durante todos os dias, porque é uma aprendizagem contínua e o trabalho desenvolvido faz toda a diferença no fim”.
Quanto ao grau de aprendizagem de cada um, André não tem dúvidas que o campo é aberto a todos, quer tenham, ou não, conhecimento. “Um workshop não é uma aula, é uma experiência. A ideia é puxar pelas pessoas e entender o nível de aprendizagem de cada um, pode haver uma pessoa que toca um instrumento há 30 anos e outra que nunca tocou, o próprio participante tem de entender onde pretende estar e onde se sente melhor”, apontou.
Neste campo existem várias aulas a decorrer ao mesmo tempo, pelo que as pessoas podem escolher aquelas que entendem melhor se adequar aos seus gostos e aptidões. As inscrições para participar no campo ainda estão abertas e decorrem até aos últimos dias que antecedem o arranque da estadia em Proença-a-Nova, podendo ser formalizadas via email para bangbangpercussoes@gmail.com.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Porto de Mós | ARU + ORU de Alqueidão da Serra – Discussão Pública

Encontra-se em fase de Discussão Pública (de 21 de agosto de 2024 a 01 de outubro de 2024) a proposta de delimitação da Área de Reabilitação Urbana (ARU) e a respetiva Operação de Reabilitação Urbana (ORU) para o Alqueidão da Serra. As características urbanas e demográficas do Alqueidão da Serra revelam a urgência na implementação de uma política de intervenção focada na recuperação e reabilitação do edificado, levando a Câmara Municipal a promover a delimitação de uma ARU e a elaboração da correspondente ORU, a ser concretizada através de Programa Estratégico.

Este trabalho está disponível para consulta e discussão pública. Todos os interessados a contribuir com observações e sugestões podem fazê-lo aqui: https://www.municipio-portodemos.pt/pages/1860