sábado, 14 de setembro de 2024

Prova de Corrida em Montanha continua como cartaz de referência. Castelo de Paiva acolhe no Domingo 16ª edição da Corrida das Vindimas

 Com o Verão a despedir-se ainda com tempo quente, a festa do atletismo volta a passar pelo município paivense, numa grande jornada desportiva, agendada para a manhã do próximo Domingo, dia 15 denominada 16ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva que contará com cerca de duas dezenas de equipas presentes e mais de 250 inscritos, divididos pela prova de atletismo de montanha, e uma prova dedicada a caminheiros, com um trajecto de cerca 7 quilómetros, por entre paisagens emblemáticas de floresta e vinhedos, sendo que, nesta edição da prova, a organização volta a incluir uma mini - corrida das vindimas, para cativação de atletas e para espevitar ainda mais o gosto pela corrida em montanha, que terá a mesma quilometragem da caminhada, ao mesmo tempo que, a Associação de Atletismo de Aveiro, aproveita a prova paivense para realizar, neste final de temporada, o XX Campeonato Distrital de Corrida em Montanha.

Na prova principal, com um percurso de cerca 15 quilómetros, que este ano apresenta ligeiras alterações no traçado, repartido entre o belo e o rude junto ao Rio Paiva, vão estar presentes nomes sonantes desta variante do atletismo e perspectiva-se uma jornada emotiva e muito animada, até porque esta é uma das provas preferidas e muito elogiadas pelos principais atletas que participam nesta actividade desportiva, que sempre anima a urbe paivense nesta manhã de Domingo.

Recorde-se que, esta é uma prova de cariz competitivo, denominada a " 16ª Corrida das Vindimas de Castelo de Paiva", sendo uma organização da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Grupo Desportivo de Castelo de Paiva e da AD CJClark, e a colaboração da empresa Terras de Aventura, entre diversas entidades da região.

Para além da corrida de montanha, com um percurso de 15 quilómetros, aberta a seniores e veteranos de ambos os sexos, regista-se também a grande adesão para a participação na prova destinada a caminheiros, com sete quilómetros de trajecto, uma espécie de passeio pedestre sem intuitos competitivos e que será realizado num percurso alternativo aos atletas principais.

Manuel Vieira, presidente do Grupo Desportivo de Castelo de Paiva, apresenta-se como um dirigente feliz e satisfeito por ver concretizado o sonho de, continuar a ser possível manter no concelho, apesar de todas as dificuldades e limitações, uma prova que alcançou estatuto nacional e já assumida como uma referência na modalidade de montanha e cujo êxito por todos tem sido reconhecido, sublinhando que, “ depois de cumprido um objectivo definido para dez anos, que foi concluído com sucesso, assumimos agora um novo ciclo para a Corrida das Vindimas, mantendo no entanto, o cariz competitivo da prova “.

O dirigente paivense realça o facto da prova acolher o 20º Campeonato Distrital de Corrida em Montanha, numa terra de pergaminhos nesta vertente desportiva e mesmo numa época do ano difícil para os corredores, estes campeonatos vão juntar vários internacionais e campeões nacionais desta vertente do atletismo.

Liliana Vieira, Vereadora do Desporto e Cultura da edilidade paivense, deixa uma saudação especial a todos aqueles que, a propósito desta bonita jornada desportiva, vão estar em Castelo de Paiva, evidenciando a importância desta prova, que volta a trazer centenas de pessoas a Castelo de Paiva, numa jornada desportiva que se deseja memorável, que merece o reconhecimento público, e por isso deixa a garantia de continuar apoiar este evento desportivo, desejando que, cada vez tenha maior amplitude, referindo ao mesmo tempo, a satisfação de ver a Câmara Municipal envolvida nesta organização, realçando o trabalho e o contributo dos restantes parceiros para o grande sucesso desta excelente iniciativa desportiva.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Porto de Mós | Requalificação de 500 mil euros devolve Rio Lena à comunidade

 A requalificação do Rio Lena esteve em destaque esta tarde, no âmbito da assinatura do protocolo que decorreu no castelo, entre o Município de Porto de Mós e a Agência Portuguesa do Ambiente.

A cerimónia contou com a presença do Vice-presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Eduardo Amaral, do Diretor da E.Rio Unipessoal Lda., Dr. Pedro Teiga e do Presidente da Agência Portuguesa do Ambiente, Eng. Pimenta Machado.

Eduardo Amaral, vereador do pelouro do ambiente, agradeceu o empenho da APA para a concretização deste projeto que pretende “devolver o rio à comunidade” e criar condições, também para recuperar os sistemas de regadio traicionais que alimentam a prática agrícola no vale do Lena. O autarca alertou ainda para a necessidade dos municípios receberem mais apoios para a requalificação e construção dos sistemas de saneamento e deixou o desafio de ser criado um projeto piloto de avaliação e monitorização da quantidade de água existente no subsolo, de forma a poder ser uma grande reserva de água a utilizar no futuro, nomeadamente na zona do polje de Mira-Minde.
Pedro Teiga, responsável pelo projeto, ressalvou a forma como toda a intervenção será realizada: com técnicas de engenharia natural com o objetivo de criar “um rio vivido por todos”.

A encerrar a sessão, Pimenta Machado, Presidente da APA, reiterou a importância deste projeto, que acompanha a tendência da União Europeia para a requalificação e preservação dos recursos naturais. Reconhecendo a força que os autarcas têm feito nesse sentido, o presidente perfilhou a importância do projeto de requalificação do Rio Lena para a comunidade e para o ecossistema local e ainda para a preservação ambiental, nomeadamente no impacto que terá no combate às emissões de CO2.

O acordo de colaboração entre a APA e a Câmara de Porto de Mós tem o valor de 500 mil euros, financiados pelo Fundo Ambiental.

A intervenção decorrerá ao longo de 8 km, atravessando o Parque Verde de Porto de Mós, e inclui leito e margens do Rio Lena.

O objetivo principal é dar resposta aos problemas e disfunções detetados, nomeadamente ao nível da estabilização das margens; conectividade fluvial e fragmentação da galeria ribeirinha e habitats associados, visando garantir o escoamento nas linhas de água; recuperar a conectividade fluvial; estabilizar e minimizar o impacto da erosão nos taludes marginais; recuperar a galeria ripícola e melhorar as condições biofísicas de suporte à biodiversidade; melhorar as condições de segurança na utilização do espaço fluvial, promovendo simultaneamente a sensibilização ambiental dos respetivos utilizadores.

O conjunto destas soluções permitirá acelerar a regeneração natural do ecossistema ribeirinho, promovendo a médio prazo a existência de populações viáveis de espécies vegetais e animais características, enquanto reconstituem e protegem os taludes e margens contra a erosão fluvial e promovem a retenção natural de água no solo.

No final, o Presidente da APA recebeu como lembrança a chave do castelo de Porto de Mós, como símbolo da parceria entre a APA e o município em projetos futuros.
 
*Patrícia Alves
Gabinete de Comunicação

Marinha Grande | TEATRO STEPHENS RECEBE ESPETÁCULO CONSAGRADO DE DANÇA “CASCAS D’OVO”


O Teatro Stephens, na Marinha Grande, é palco do espetáculo de dança “Cascas d’Ovo”, distinguido pela Rede Europeia Aerowaves, protagonizado pelos coreógrafos Jonas & Lander, no dia 21 de setembro, pelas 21h30. A apresentação será antecedida pela realização de três sessões de um workshop de dança, em que 
“Cascas d’OvO” é uma obra de 2013, distinguida como Priority Company 2014 pela rede europeia Aerowaves e já apresentada e testada com diversos públicos - mais e menos experimentados - ao longo dos mais de 10 anos em cena. É, por isso, um trabalho de dança que se exibe, com confiança, na Marinha Grande.

O espetáculo oferece a experiência de uma nova dimensão de diálogo, onde se repensam as relações sociais e as suas formas de expressão: o teatro como microcosmos da sociedade que submerge o público no silêncio e na música de corpos que comunicam.

M/ 12 anos
45 minutos
Preço: 5 euros
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30 ou bilheteira online

Nos dias 19, 20 e 21 de setembro, vai realizar-se um workshop de dança pelos coreógrafos Jonas & Lander, cuja participação é gratuita, para o qual deverá ser feita a inscrição através do email ts.mediacao@cm-mgrande.pt .

*Gabinete de Comunicação e Imagem

MELHORIA DO CONFORTO TÉRMICO EM ESCOLAS NO CONCELHO DA MARINHA GRANDE

 O Município da Marinha Grande reforçou a instalação de equipamentos de ar condicionado em edifícios do 1.º ciclo do  ensino básico do concelho, de modo a melhorar conforto térmico e proporcionar escolas mais sustentáveis e saudáveis.
Recentemente, foram instalados 38 equipamentos em 8 estabelecimentos de ensino, o que representou um investimento de cerca de 50 mil euros.
Foi substituído o aquecimento obsoleto por ar condicionado, nas seguintes escolas, consideradas prioritárias: 
EB Albergaria
EB Amieirinha
EB António Vitorino
EB Francisco Veríssimo
EB Picassinos
EB Pilado
EB Trutas
EB Várzeas.

Esta ação decorre no âmbito do investimento que tem vindo a ser realizado pelo Município, no sentido de dotar a rede de escolas do concelho de sistemas de climatização.




*Gabinete de Comunicação e Imagem