quarta-feira, 11 de setembro de 2024

Por ocasião da conhecida Festa da Santa Eufémia. CASTELO DE PAIVA PROMOVE FIM DE SEMANA GASTRONÓMICO DEDICADO AO FAMOSO “ BIFE À ROMARIA


Uma vez mais, o município de Castelo de Paiva associa-se à Entidade Regional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e vai reeditar entre 13 a 15 de Setembro, mais um fim-de-semana gastronómico, este ano dedicado a um dos pratos tradicionais e característicos desta região, nomeadamente o Tradicional Bife à Romaria, e que terá como sobremesa, as típicas Rabandas à moda de Paiva, apetecíveis iguarias que vão estar em destaque nos 10 restaurantes aderentes à iniciativa.
Assim, no próximo fim de semana, Castelo de Paiva convida-o a degustar uma maravilha da gastronomia paivense, que se apresenta rica e diversificada.
Aliando a tradição à modernidade e o saber fazer ao bem comer, a edilidade paivense continua este ano a apostar na tipicidade do Bife á Romaria e como sobremesa as tradicionais Rabanadas á Moda de Paiva.
Esta é uma oportunidade gastronómica a não perder, podendo deliciar-se com as famosas iguarias paivenses e os famosos vinhos verdes da Sub- Região de Paiva, numa ocasião em que o concelho celebra uma das mais famosas romarias do Norte, a Santa Eufémia, na freguesia de S. Pedro do Paraíso.
E por outro lado, associado à iniciativa, neste fim de semana, caso pretenda ficar alojado em Castelo de Paiva, tem também a oportunidade de ter 10% de desconto noites de Sexta-Feira e Sábado nos 27 alojamentos aderentes (desconto não acumulável com outras promoções em vigor e com reservas feitas pelas plataformas electrónicas).

*Carlos Oliveira
Gabinete de Comunicação Relações Públicas e Protocolo
Assessor de Imprensa

Évora | Salão Central Eborense abre portas no sábado com concertos, arruadas e exposições


Estamos em contagem decrescente para a inauguração do Salão Central Eborense. É já no próximo sábado, 14 de setembro, a partir das 18h00, que a Câmara de Évora volta a abrir as portas deste emblemático edifício que esteve encerrado nos últimos 36 anos. A abertura oficial é de entrada livre e acontece às 18h00, no átrio, seguida de visita a uma exposição fotográfica retrospetiva do Salão, intercalada com momentos de música, cante e performance. À noite, teremos intervenções vídeo, no Pátio do Salema, e, no auditório, concertos dos eborenses Átoa, acompanhados pelo Grupo Académico Seistetos, e da jovem cantora Bia do Mar.
Durante o dia de sábado, a anunciar a inauguração, o grupo Seven Dixie faz duas arruadas pelo Centro Histórico. A música animada dos anos 20 do século passado dará o mote para o convite à população para a abertura deste renovado equipamento cultural. Às 18h, a inauguração oficial acontece no átrio do edifício com intervenção do Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, seguida de atuação do Grupo de Cantares de Évora.
Às 18h30, na galeria de exposições do Salão, será inaugurada uma exposição fotográfica retrospetiva da história do edifício. Em simultâneo, o músico Zé Peps atua no espaço bibliocafé, também no interior do Salão. Na sala estúdio decorrerá a instalação/performance XESY, por Luís Luz e Filipe Rebelo.
À noite, a programação começa às 21h00, no Pátio do Salema, com uma intervenção vídeo por João Bacelar, culminando com dois concertos no auditório: às 21h30 com a jovem cantora eborense Bia do Mar, terminando, às 22h00, com a atuação dos Átoa acompanhados pelo Grupo Académico Seistetos. A entrada é livre, sendo necessária a reserva antecipada limitada à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no posto de turismo da Praça de Giraldo, no Teatro Garcia de Resende ou através da plataforma online BOL.
No domingo, dia 15, o Salão oferece um dia dedicado aos contos e estórias para as famílias. Às 10h00 com Bru Junça e Trulé, às 16h00 é a vez de O Chapeleiro, de Sérgio Paulo e, por fim, às 18h00, para maiores de 03 anos, a sessão de teatro Ecos, pela associação Calcanhar D’ Aquiles.
Em breve, será divulgada a programação para o Salão Central ao longo dos próximos meses, com predominância para a dança, o teatro e a música.
Recorde-se que a Câmara Municipal requalificou totalmente o espaço situado no Pátio do Salema, após a conclusão das obras que representaram um investimento de 2,5 milhões de euros, com 70% do financiamento assegurado por fundos europeus. O Salão Central torna-se, agora, num moderno equipamento multiusos que será peça fundamental em 2027, aquando da celebração em Évora da Capital Europeia da Cultura.

Universidade de Coimbra | Desenvolvida tecnologia inovadora que promete rejuvenescer a pele de forma não invasiva e indolor


Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), em colaboração com a LaserLeap Technologies, desenvolveu e testou um tratamento estético inovador não invasivo que promete rejuvenescer a pele do rosto sem cirurgias, agulhas ou dor.
O novo tratamento será lançado já no próximo dia 21 de setembro nos corners de beleza Be.U, no Oeiras Parque, em Lisboa.

«Esta tecnologia baseia-se em ultrassons de alta frequência que destabilizam momentaneamente a epiderme, facilitando a criação de canais para a difusão de dermocosméticos capazes de preencher, hidratar e reduzir as irregularidades da pele associadas ao processo de envelhecimento», revelam Carlos Serpa e Gonçalo de Sá, investigadores do Centro de Química de Coimbra (CQC) e inventores da tecnologia.

De acordo com os cientistas, «este grande avanço tecnológico permite a realização de tratamentos não invasivos, eficazes e indolores com ácido hialurónico não injetável para a substituição da antiquada rotina de cuidados de pele, através de profissionais de estética que prometem revolucionar a aparência e manutenção dos padrões de beleza desejados». O lançamento da tecnologia nos corners de beleza Be.U permitirá a democratização dos tratamentos de hidratação e rejuvenescimento, a preços competitivos, o que até ao momento era incomportável.
Portanto, a incorporação cutânea eficaz e não invasiva do ácido hialurónico na epiderme permite hidratar, reduzir rugas finas e rídulas, aumentar substancialmente a qualidade da pele e lutar contra os efeitos visíveis do envelhecimento cutâneo. O tratamento base de hidratação e rejuvenescimento atua, entre outros, no preenchimento de pequenas rugas da epiderme, na
melhoria da hidratação, elasticidade e flacidez (ligeira e moderada) da pele.

«Quando um laser de nanossegundos é absorvido por certos materiais, ocorre uma conversão muito eficiente de luz numa onda de pressão de elevado impulso (ultrassom). Estes ultrassons de alta frequência permeabilizarão transitoriamente a pele, facilitando a entrega epidérmica de cosméticos», explicam os especialistas.

As pressões geradas em função do tempo dos ultrassons de alta frequência são determinadas pela largura de pulso do laser (=10 ns). Larguras de pulso baixas correspondem a bandas de frequências elevadas de ultrassons, o que permite produzir ultrassons que se estendem até aos MHz de frequência.

Deste modo, «o comprimento de onda dos nossos ultrassons assemelha-se ao comprimento da camada córnea (barreira de 15 µm), o que induz variações de pressão internas que levam ao desarranjo momentâneo da estrutura da pele, o que facilita a difusão de cosméticos», concluem.

Este mecanismo desenhado, agora, especificamente para tratamentos estéticos com ácido hialurónico está patenteado pela UC, pelos inventores Luís Arnaut e Carlos Serpa, professores do Departamento de Química da FCTUC, e por Gonçalo de Sá, investigador do CQC.

Para mais informações consultar o site da LaserLeap e da Be.U.
*Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Entre 12 e 14 de setembro, com entrada livre, na Universidade Católica Portuguesa. Escola das Artes abre ano letivo com exposições, sessões de cinema e concertos


Uma vibrante programação compõe o Panorama #24, um evento organizado pela Escola das Artes que promete agitar o Porto com três dias de sessões de cinema, concertos e uma exposição coletiva que celebra o talento e a criatividade dos seus estudantes finalistas. De 12 a 14 de setembro, o evento abre as portas da escola à cidade e dá a conhecer a sua comunidade criativa.
“É, para nós, muito importante promover um contacto próximo entre a nossa comunidade, aquilo que produzimos do ponto de vista artístico e a cidade. Queremos mostrar aquilo de que somos capazes,” refere Nuno Crespo, diretor da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Entre exposições, concertos e performances musicais, a comunidade da Escola das Artes irá mostrar os trabalhos dos seus finalistas nas mais diferentes áreas: Conservação e Restauro; Animação; Cinema; Fotografia; Indústrias Criativas; New Media Art e Design de Som. O Panorama #24 é um evento com entrada livre, que se realiza entre 12 e 14 de setembro, na Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

Para mais informações consultar: Panorama #24 | Escola das Artes (ucp.pt)

*Fernanda Teixeira

Observador Cetelem | Encarregados de educação consideram o custo do regresso às aulas uma fonte de stress


  • Porém, em 2024 há mais encarregados a afirmar ter total capacidade para financiar a educação (42% +6 pontos).
  • 63% consideram que o próximo ano letivo vai correr melhor, -2 pontos face ao ano anterior.
  • Potenciais violência/ bullying na escola (46%), impacto de greves no ensino (46%), discriminação (41%) e gastos com o material escolar (27%) são algumas das preocupações.
Todos os anos, o início de um novo ano letivo é um momento que gera grande expetativa quer junto de encarregados de educação, quer dos estudantes. À medida que os educandos se preparam para voltar às aulas, muitos educadores lidam com uma série de preocupações. Este ano, segundo o Observador Cetelem, marca do grupo BNP Paribas Personal Finance, verifica-se que as expetativas da maioria dos encarregados de educação em relação ao próximo ano letivo são de que corra melhor face ao anterior. No entanto, constata-se uma ligeira descida comparativamente ao ano passado (63%; -2 pontos). 
Entre os principais motivos para a maioria afirmar que o ano irá correr melhor estão a perceção de que o aluno a seu cargo está mais adaptado à escola (53%), mas também por ter mudado de ciclo/ano (28%); ou a expetativa de disponibilização de apoio escolar (19%). No entanto, entre os encarregados de educação que têm uma perspetiva mais negativa (6%), aponta-se a falta de professores, a dificuldade das escolas em apoiarem os alunos e a situação financeira do agregado.
Já na lista das principais preocupações da totalidade de encarregados de educação inquiridos destacam-se a potencial violência/bullying na escola (46%), o potencial impacto greves no ensino (46%, menos 10 pontos), a discriminação na escola (41%) e os gastos com o material escolar (27%).
Neste âmbito, importa destacar que embora existam mais encarregados de educação com uma perceção melhor sobre a sua capacidade financeira para enfrentar o próximo ano letivo – com 29% a avaliá-la como “excelente” e “boa” (mais 5 pontos percentuais); menos de metade (42%) afirmam ter total capacidade para financiar a educação (versus 36% em 2023). A maior fatia, 47%, consideram o custo da educação como uma fonte de stress ou temem não conseguir financiá-la e 10% expressam mesmo dificuldade e afirmam precisar de apoio.
Metade dos encarregados de educação não têm poupanças destinadas à educação
Para fazer face a estes gastos, 48% dos encarregados de educação revelam igualmente que não têm uma poupança destinada para fins educativos (-7 pontos face a 2023), sendo que destes 29% tencionam constituir uma poupança no futuro e 19% não o preveem fazer. Já 18% dos encarregados de educação que têm uma poupança afirmam que não vão gastá-la neste regresso às aulas, enquanto 33% precisarão de fazê-lo.
Por outro lado, 44% dos encarregados de educação tencionam utilizar o cartão de crédito no regresso às aulas, um número mais baixo quando comparado com o ano passado. No entanto, os valores a serem gastos por quem tem cartão de crédito são superiores: 390 euros, mais 60 euros do que em 2023. Já 35% têm intenção de recorrer ao crédito pessoal.
Recorde-se que o mesmo estudo já tinha revelado que, em média, os educadores preveem gastar 598 euros, um valor abaixo das previsões do ano passado (menos 34 euros).
Estudantes adultos tencionam gastar 553 euros nas compras de regresso às aulas
Este ano, 1 em 4 adultos tencionam igualmente voltar a apostar na formação, tendo como motivação o desenvolvimento pessoal e profissional, sendo que 24% destes pretendem completar o seu grau académico e 28% optaram por uma formação prática.
Em média, tencionam gastar 553 euros nas compras de material para o regresso às aulas, e o curso que irão frequentar tem como valor médio previsto de mensalidade 198€. 4 em cada 10 tencionam utilizar o cartão de crédito no regresso às aulas, tencionando gastar em média 409€, mais 53€ que no ano passado. Por outro lado, 46% dos estudantes adultos ponderam recorrer ao crédito pessoal, neste caso, menos do que no ano anterior.
Verifica-se ainda uma melhoria na perceção da capacidade financeira entre os estudantes adultos que pretendem este ano regressar à escola versus os que o fizeram no ano anterior: 36% avaliam a situação como excelente/boa (+8 pontos); e diminui os que indicam ser má (16%, -9 pontos).

*Andreia Martins
Consultora Sénior de Comunicação

Proença-a-Nova | Fluvial Beach Tennis Tour regressa à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva. Competição decorre entre 13 e 22 de setembro

 
O melhor do ténis de praia mundial está de regresso à Praia Fluvial da Aldeia Ruiva, em Proença-a-Nova, entre os dias 13 e 22 de setembro de 2024.
Durante 10 dias de competição, os participantes terão a oportunidade de disputar cada uma das quatro Beach Tennis (BT) disponíveis: três BT 50 e uma BT 10, num total de 18 mil dólares (mais de 16 mil euros) a distribuir pelos participantes que chegarem às fases mais avançadas das três BT 50, as únicas que oferecem prémios monetários aos participantes, distribuídos de igual forma entre pares masculinos e femininos.
Recorde-se que todas as Beach Tennis são pontuáveis para o ranking ITF – International Tennis Federation – sendo que a primeira BT50 decorre de 13 a 15 de setembro, a BT10 no dia 16, a segunda BT50, de 17 a 19, e a terceira e última BT50, de 20 a 22 do mesmo mês, encerrando mais uma edição do Fluvial Beach Tennis Tour Proença-a-Nova. O primeiro dia de cada uma das BT 50 deverá ser de preparação e adaptação dos atletas ao Campo de Jogos da Aldeia Ruiva, sendo expectável que a competição seja maioritariamente concentrada nos últimos dois dias de cada uma delas.
Nuno Piçarra, membro da Aduane Sports Solutions, responsável pela organização do torneio, aponta às principais alterações para a edição de 2024: “Este ano tentámos fazer algo diferente, para manter os participantes mais tempo no concelho. No ano anterior alguns perderam numa fase inicial e saíram logo nos primeiros dias e outros vieram apenas para a última BT, por ser a mais valiosa em termos de ranking, a ideia é inverter esta tendência.”.
Com quatro provas no total entre pares masculinos e femininos, Nuno Piçarra explica ainda aquela que promete ser a maior novidade da edição “pretendemos incluir na competição também a variante de pares mistos pela primeira vez, vamos ver qual será a recetividade dos atletas nesse sentido.”. A organização avança ainda que, apesar de as inscrições não terem ainda sido fechadas, é esperado o mesmo número de participantes do ano anterior, com atletas oriundos de, pelo menos, 12 países diferentes.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

FAN – Festivals Animation Network é a nova Rede Europeia de Festivais de Animação, coordenada pelo CINANIMA

 

CINANIMA - Festival Internacional de Cinema de Animação de Espinho concorreu ao programa MEDIA Europa Criativa para REDES de Festivais Europeus de Cinema, onde foi aceite com sucesso, tornando-se o Festival Coordenador da FAN – Festivals Animation Network. Com o objetivo de levar o cinema de animação a um público mais amplo, o FAN pretende promover uma série de iniciativas que visam criar e expandir novos públicos, tanto dentro da Europa como internacionalmente.

Esta rede tem como principais objetivos a criação de um modelo colaborativo entre os festivais parceiros, que visa a criação e a diversificação de novos públicos, criando, desta forma, uma troca de boas práticas e experiências entre os seus membros e contribuindo dinamicamente para a disseminação do cinema de animação europeu no mundo; a promoção da animação de autor, dando destaque a jovens talentos; produção de filmes nas escolas e outros locais; promoção da análise, estudo e reflexão, bem como a criação de debates, partilha de ideias e práticas entre formadores em cinema de animação. A sustentabilidade ambiental, inclusão, não-discriminação, diversidade e representatividade são valores transversais na implementação de todo o projeto.


Tendo como principal mote “To watch to expand”, esta rede engloba cinco festivais parceiros europeus, do atlântico ao mediterrâneo, e ainda festivais associados europeus e não europeus, sendo eles:


Festival Coordenador 
• CINANIMA (Espinho, Portugal)


Festivais Parceiros 
• Animafest Cyprus (Salamiou, Chipre); 
• Animasyros – International Animation Festival (Syros, Grécia). 
• IMAGINARIA – International Animated Film Festival (Conversano, Itália); 
• Prime the Animation – New Talent International Festival (Valência, Espanha);


Festivais Associados – Europa 
• BLON – Animation and Games Festival (Klaipėda, Lituânia); 
• ITFS – International Trickfilm Festival of Animated Film (Estugarda, Alemanha); 
• KAFF – Kecskemét Animation Film Festival (Kecskemét, Hungria); 
• VAF – Viborg International Animation Festival (Viborg, Dinamarca).


Festivais Associados – Fora da Europa 
• MIAF – Melbourne International Animation Festival (Melbourne, Austrália); 
• Pixelatl Festival (Guadalajara, México); 
• SIFFCY – Smile International Film Festival for Children and Youth (Nova Delhi, Índia). 

Com o propósito de ampliar o acesso ao cinema de animação europeu e promover a sua disseminação a um público cada vez mais diversificado, a FAN irá ainda promover workshops, simpósios e várias atividades dentro do programa educativo. Estas ações terão como pilares a sustentabilidade ambiental, um valor transversal à rede, e a implementação de práticas colaborativas entre os festivais membros. 

Bienal do Capão de Freamunde esta Sexta, Sábado e Domingo

 É já esta sexta, sábado e domingo que se realiza a 3ª edição da Bienal do Capão de Freamunde, uma iniciativa promovida pela Associação Bienal do Capão de Freamunde que pretende fazer uma viagem cronológica pela História do Capão e da Cidade de Freamunde, recriando tradições e costumes. A Bienal do Capão é mais do que uma feira à moda antiga, é a alma e a história viva desta terra. É a celebração de um passado com mais de 300 anos, uma homenagem a um dos ícones mais preciosos de Freamunde - o capão.

A Cultura continua a ser uma das apostas fortes da Bienal - o programa inclui música, dança, teatro, animação de rua, pintura e escultura, a par de demonstração de ofícios, feira de animais, concentração de vespas e carros antigos, entre outras actividades. Na Bienal, não se revive apenas tradições e costumes, sente-se o pulsar da história de Freamunde, revive-se memórias que fazem os freamundenses ser quem são. Cada momento é uma viagem no tempo e no orgulho que sentem por tudo o que os trouxe até aqui, unidos pela força do associativismo.

Como seria de esperar, os visitantes vão poder degustar o sabor tradicional do capão de Freamunde, ao longo dos 3 dias da Bienal, entre 13 e 15 de Setembro, no centro urbano de Freamunde. A entrada é livre.

  • PROGRAMA 6ª FEIRA
    18:30 - Abertura do mercado bienal de Freamunde, do carrossel e dos jogos tradicionais 
    19:30 - Bailias do Tempo/ danças tradicionais (palco 1)
    20:00 - Malatitsch/ artes circenses (palco 1)
    20:30 - Banda Juvenil (palco 1) e FaryFarinha/ artes circenses (palco 2) 
    21:20 - Quadras Populares sobre o Capão (palco 1)
    21:30 - Castanholas de Freamunde - Pedaços de Nós (palco 1)
    22:30 - Charneca/ comédia (palco 2)
    23:00 - Demonstração de Tiro (acampamento militar)
    23:30 - Música com Ofício Gaiteiro (palco 1) e Lendas e Balelas/ comédia (palco 2) 
    00:00 - Música com Pardeus (palco 2)
     
    PROGRAMA SÁBADO
    12:00 - Abertura do mercado bienal de Freamunde 
    15:00 - Abertura do carrossel e dos jogos tradicionais 
    15:30 - Grupo de Bombos Amigos da Merenda (itinerante)
    16:00 - Banda Musical (itinerante) 
    16:30 - Música com Ofício Gaiteiro (palco 1)
    17:00 - Malatitsch/ artes circenses (palco 1)
    17:30 - Música com Pardeus (palco 2)
    18:00 - FaryFarinha/ artes circenses (palco 2) 
    19:00 - Lendas e Balelas/ comédia (palco 1)
    19:30 - Danças de roda com Bailias do Tempo (palco 2)
    20:00 - Música com Ofício Gaiteiro (palco 1)
    20:30 - Alcoviteiras/ teatro de rua (itinerante) e Fazenda dos animais (itinerante)
    21:00 - Charneca/ comédia (palco 2)
    21:30 - Espetáculo "Provisão d’ El-Rei D. João V” (palco 1) 
    21:50 - Quadras Populares (palco 1)
    22:00 - Galandum Galundaina (palco 1)
    00:00 - Espetáculo de Fogo - A Chama do Capão
     
    PROGRAMA DOMINGO
    12:00 - Abertura do mercado bienal de Freamunde 
    14:30 - Abertura do carrossel e dos jogos tradicionais 
    15:00 - Grupo de Bombos Amigos da Merenda (itinerante)
    15:30 - Danças de roda com Bailias do Tempo (palco 1)
    16:00 - Música com Ofício Gaiteiro (palco 2) e Ronda militar (itinerante)
    16:30 - Tuna Musical de Freamunde (palco 1)
    17:30 - FaryFarinha/ artes circenses (palco 2)
    18:00 - Fazenda dos animais (itinerante) 
    19:00 - Charneca/ comédia (palco 2)
    20:00 - Malatitsch/ artes circenses (palco 1)
    20:30 - Quadras Populares (palco 1)
    21:00 - Sérgio Mirra (palco 1)
     
    Sobre o Capão de Freamunde
  • O Capão de Freamunde, ex-libris da Freguesia de Freamunde, Concelho de Paços de Ferreira, é um frango proveniente de estirpes de crescimento lento, do tipo Atlântico da raça Gallus Domesticus, castrado antes de atingir a maturidade sexual e que se destina exclusivamente à produção de carne. O acto de capar remonta ao tempo dos Romanos. Consta-se que o Cônsul Romano Caio Cânio, cansado da perda do sono por causa do cantar dos galos, conseguiu fazer aprovar uma lei impeditiva da existência destas aves na cidade de Roma. Sem contrariar a lei, houve logo quem se lembrasse de uma forma de continuar a usufruir da carne dos galos, capando-os. Terá deste modo surgido uma nova "espécie", o capão, que ultrapassa em beleza, tamanho e sabor, o galo macho. Com a romanização de todo o território do Noroeste Peninsular e com a criação dos pequenos aglomerados populacionais sobre a jurisdição Romana, a tradição de criação do capão foi passando de geração em geração, tendo sido instituída oficialmente, em 1719, por uma provisão d'El-Rei D. João V. A textura, suculência e sabor, dão à carne do Capão de Freamunde uma qualidade ímpar, cuja fama se prolongou ao longo de gerações. 

Inscrições Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos - Ano Letivo 2024/2025

 Universidade Sénior de Figueiró dos Vinhos (USFIG) irá abrir inscrições a partir do próximo dia 16 de setembro (segunda-feira), ficando abertas até ao final do ano letivo.
Os interessados deverão inscrever-se, presencialmente, nas instalações da USFIG, na Av. José Malhoa n.º 10 (Edifício da Segurança Social), de segunda a sexta-feira, entre as 09:00h e as 12:30h e as 14:00h e as 17:30h, fazendo-se acompanhar do Cartão de Cidadão/BI e do Cartão de Contribuinte. A validação da inscrição implica, igualmente, o pagamento da primeira propina e do seguro escolar.
As disciplinas de Hidroginástica e Pintura têm inscrições limitadas.
A USFIG é direcionada a todas as pessoas com idade igual ou superior a 50 anos, independentemente das habilitações literárias que possuam, disponibilizando, não só, aulas de diversas áreas do saber, bem como, visitas de estudo, convívio e outras atividades lúdicas.⠀
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
Mais informações em:
Município de Figueiró dos Vinhos - Universidade Sénior (página online): https://www.cm-figueirodosvinhos.pt/.../universidade-senior

Marca portuguesa Wonther recebe prémio internacional nos Creativepool Awards

 Ao lado de marcas como a Uber, a marca portuguesa de joalharia ética Wonther recebe prémio Bronze nos Creativepool Awards pela impactante campanha “Raise the Finger”
 
A marca de joalharia portuguesa Wonther orgulha-se de anunciar que a sua campanha “Raise the Finger” foi distinguida com o prémio Bronze nos internacionais e prestigiados Creativepool Awards. Esta campanha, que visa promover a igualdade de género e reconhecer o poder de liderança das mulheres, destaca-se pelo seu impacto social e relevância no contexto atual. Ao lado de marcas como a Uber, a Wonther destacou-se com o prémio Bronze na categoria de marketing digital.
 
Com os dados alarmantes de que 90% das pessoas ainda têm preconceitos contra as mulheres, a campanha “Raise the Finger” desafia essas perceções e convida todos a refletirem sobre a urgência de alcançar uma verdadeira igualdade de género. O objetivo é elevar a voz de todas as mulheres e sublinhar as suas valiosas competências de liderança, muitas vezes subestimadas ou ignoradas.
 
Este prémio é o reflexo de uma colaboração inspiradora com a equipa da Coming Soon Agency, em especial Marcelo Lourenço e Pedro Bexiga, que sempre acreditaram na visão e nos valores da Wonther.
 
"Acreditamos que a igualdade é o caminho a seguir e este prémio reforça o nosso compromisso em continuar a promover o reconhecimento e a liderança das mulheres em todas as áreas," declarou Olga Kassian co-fundadora da Wonther.
 
A Wonther convida todos a unirem-se a esta causa, partilhando e apoiando a campanha com a hashtag #RaiseTheFinger .  Juntos, podemos criar um mundo mais justo e inclusivo para todos.
 
Sobre a Wonther
A Wonther Jewelry é uma marca portuguesa comprometida com valores de inclusão, empoderamento e sustentabilidade, criando peças que celebram a força e a beleza interior de cada pessoa.
 
Sobre os Creativepool Awards
Os Creativepool Awards reconhecem trabalhos excecionais de agências, marcas e indivíduos em categorias como design, publicidade, branding e inovação. O que torna estes prémios especiais é a combinação de votos do júri com votos da comunidade, permitindo à própria indústria criativa participar na escolha dos vencedores.
 
Para mais informações:
*Maria Cunha

Cantanhede | Inscrições decorrem até dia 30 de setembro. Prazo das candidaturas ao concurso de ilustração Educ@rteNatureza foi prolongado


A data-limite para a submissão de trabalhos ao concurso de ilustração Educ@rteNatureza foi prolongada até ao dia 30 de setembro de 2024. O concurso é promovido pelo Educ@rteNatureza, um projeto de investigação da Universidade de Coimbra, da Universidade Aberta e do Município de Cantanhede.
Este projeto visa desenvolver um modelo de Educação com e na Natureza, valorizando os espaços que nos rodeiam e as pessoas que neles vivem, contando histórias que se querem ilustradas e também mediadas pelas tecnologias. Pretende aproveitar ao máximo o património humano, material e imaterial da região de Cantanhede.
São propostos vários cenários e atividades formativas que têm como objetivo promover a literacia ambiental e o desenvolvimento de uma cidadania ativa e participativa.
O concurso de ilustração Educ@rteNatureza destina-se a todos os alunos do 3.º ciclo do ensino básico, do ensino secundário ou do ensino profissional, que frequentem estabelecimentos de ensino ou que residam no concelho de Cantanhede.
A ideia é valorizar as competências artísticas dos jovens, permitindo que o vencedor ilustre uma publicação sobre Educação Ambiental, dirigida a alunos do 1.º ciclo do ensino básico.
O guião da publicação será escrito pela equipa do projeto Educ@rteNatureza, sendo a componente de ilustração da responsabilidade do vencedor do concurso.
A data-limite para submissão de trabalhos é até dia 30 de setembro de 2024.
Os interessados devem consultar o site do projeto disponível em https://educartenatureza.uab.pt/ ou aceder às normas de participação através do link https://bit.ly/3yccjmT .

Inauguração do Auditório Corticeira Amorim. Parceria estratégica entre Universidade Católica Portuguesa e a Corticeira Amorim alinhada com estratégia de Sustentabilidade e Inovação

 O tema “Inovação, Sustentabilidade e Negócio” esteve em debate na Universidade Católica Portuguesa, no Porto, no âmbito da inauguração do novo auditório Corticeira Amorim. Um espaço moderno e revestido a cortiça, que recebeu uma primeira palestra que contou com a presença de Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, e de António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim.
Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa, abordou a Ecologia Integral na Universidade Católica Portuguesa como forma de procurar uma resposta ética e baseada na evidência aos desafios globais, sejam eles na cultura e sustentabilidade ambiental; na justiça intergeracional; na economia verde e no combate à pobreza sistémica; no crescimento económico e sustentabilidade, entre outros.
 
O tema “Sustentabilidade e Inovação” foi abordado pelo presidente e CEO da Corticeira Amorim, António Rios Amorim, que na sua intervenção falou da empresa enquanto motor de investigação & desenvolvimento de uma matéria-prima 100 por cento natural, como é a cortiça. Um material sustentável que, atualmente, está presente em indústrias como a aeroespacial, automóvel, construção e arquitetura, desporto, energia, design e vinhos, espumantes e espirituosas, entre muitas outras.
 
Na mesa-redonda, moderada por Célia Manaia (membro da comissão executiva do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa), Isabel Barros (administradora da Sonae MC), João Pinto (diretor da Católica Porto Business School) e Manuela Pintado (diretora do Centro de Biotecnologia e Química Fina e co-líder do INSURE.hub) abordaram a importante interligação entre a Inovação, a Sustentabilidade e o Negócio.
 
A parceria entre a Universidade Católica Portuguesa no Porto e a Corticeira Amorim está em linha com a estratégia de sustentabilidade da Universidade, mas também com a política de proximidade e de fortalecimento da relação entre academia e empresas. “O Auditório Corticeira Amorim, assim denominado ao abrigo da parceria, foi totalmente remodelado em linha com a mais recente tecnologia que beneficia os alunos na sua experiência, tendo subjacente os valores da sustentabilidade que esta parceria também traduz,” referiu Isabel Braga da Cruz, pró-reitora da Universidade Católica Portuguesa também presente na sessão.
 
Para Antonio Rios de Amorim “é motivo de orgulho e um desígnio da Corticeira Amorim apoiar e promover a formação com um forte sentido de responsabilidade social, reforçando assim o compromisso com a sustentabilidade e a inovação, pilares fundamentais do crescimento da nossa organização.”
 
A inauguração do auditório Corticeira Amorim realizou-se a 9 de setembro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto.
 
Segue ainda fotografia - a esquerda para a direita:
. Cristina Rios Amorim, administradora financeira da Corticeira Amorim
. Isabel Capeloa Gil, reitora da Universidade Católica Portuguesa
. António Rios Amorim, presidente e CEO da Corticeira Amorim
. Isabel Braga da Cruz, Pró-Reitora da Universidade Católica Portuguesa

*Fernanda Teixeira
 

Proença-a-Nova | Posto de turismo recebe Acervo Epistolar do arquivo Leisner

 

O Posto de Turismo tem patente a exposição documental do Acervo Epistolar do arquivo Leisner, até 30 de setembro e cuja inauguração contou com a presença do grupo de arqueólogos da edição 2024 do Campo Arqueológico de Proença-a-Nova.
Georg e Vera Leisner, arqueólogos de nacionalidade alemã que desenvolveram a sua principal pesquisa na Península Ibérica, constituem autores de referência para o estudo do Megalitismo e para a investigação da História da Arqueologia à escala peninsular. “Estiveram em Proença-a-Nova no final da 2ª Guerra Mundial. Leisner era militar do exército, era topografo e especialista em megalitismo e os seus trabalhos foram de facto de enorme relevância”, comenta João Caninas, arqueólogo responsável pelo Campo Arqueológico de Proença-a-Nova. O rigor dos trabalhos das escavações realizadas nas décadas de 40, 50 e 60 em diversos grupos megalíticos (Beira Alta, Reguengos de Monsaraz, Lisboa, Huelva) revelou-se marcante para a comunidade arqueológica contemporânea e tem permitido, até hoje, sucessivos estudos sobre o Megalitismo Peninsular.
Até finais do séc. XX os trabalhos arqueológicos realizados no concelho de Proença-a-Nova foram caracterizados por intervenções episódicas, descontínuas ou inconsequentes. São disso exemplo, na primeira década do século, os registos de Francisco Tavares de Proença Júnior, a inventariação de monumentos megalíticos por Georg e Vera Leisner, datável talvez dos anos 40, e notícias ou estudos pontuais a cargo de outros investigadores.
Após terminar esta exposição no final do mês de setembro ficará patente o espolio arqueológico sobre o paleolítico na região de Vila Velha de Ródão.

*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos