segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Cantanhede | 2.ª fase decorre de 1 a 15 de setembro. Candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima de Faria para o ano 2024


A 2.ª fase de candidaturas às Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima de Faria 2024 vai decorrer de 1 a 15 de setembro.
Para o efeito, serão admitidos resumos ou planos de trabalhos de qualquer área ou ramo científico da autoria de jovens estudantes do ensino secundário ou do ensino superior, dos 15 aos 35 anos de idade.
As candidaturas deverão ser entregues em mãos na Divisão de Educação e Juventude do Município de Cantanhede, sita na Casa Francisco Pinto, ou enviadas por correio para Câmara Municipal de Cantanhede - Praça Marquês de Marialva, 3060-133 Cantanhede, ao cuidado de Professora Doutora Manuela Grazina, coordenadora de Gestão Científica das Bolsas de Inovação Científica Professor Doutor António Lima de Faria.
Estas bolsas são uma iniciativa que visa estimular e apoiar a investigação científica inovadora, destinando-se a comparticipar os encargos inerentes à participação num congresso nacional ou internacional ou à realização de um estágio de curta duração, em Portugal ou no estrangeiro.

O regulamento do concurso pode ser consultado através do link https://www.cm-cantanhede.pt/.../bolsas-de-inovacao ...

Águeda | Câmara entrega rádios da rede SIRESP a duas Unidades Locais de Proteção Civil


Com esta entrega, fica completa a disponibilização de equipamentos de comunicações às ULPC do concelho, que permite uma articulação mais próxima com o comando operacional

A Câmara Municipal de Águeda entregou, na sexta-feira, seis rádios da rede SIRESP (Sistema Integrado de Redes de Emergência e Segurança de Portugal), a duas Unidades Locais de Proteção Civil (ULPC) do concelho, Macinhata do Vouga e União de Freguesias do Préstimo e Macieira de Alcôba.
As restantes ULPC do concelho (Valongo do Vouga e Belazaima, Castanheira do Vouga e Agadão) já dispõem deste equipamento que permite uma maior capacidade de comunicação com o corpo de bombeiros e restantes comandos de proteção civil, “muito importante do ponto de vista operacional”.

Esta é uma rede de comunicação que integra várias forças e serviços de segurança, como a Polícia, a Guarda Nacional Republicana (GNR), o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), Bombeiros, Proteção Civil, entre outros.

“Este sistema é essencial para garantir a coordenação e a eficiência nas comunicações entre as diferentes forças e serviços, especialmente em situações de emergência, como incêndios florestais, catástrofes naturais ou outros eventos, onde as redes de telecomunicações convencionais podem falhar”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara de Águeda, sublinhando que as duas ULPC que receberam os rádios ficam agora mais capacitados.

Estes rádios são, continua, “absolutamente essenciais” e um “instrumento de trabalho indispensável” para o atividade que é desenvolvida no terreno, alertando que é de extrema importância que sejam “bem usados”.

De referir que o concelho de Águeda tem quatro ULPC, que dispõem de mais de 20 veículos e agregam mais de 100 voluntários. “As ULPC garantem, pela sua proximidade, uma resposta rápida e eficaz, adaptada às necessidades específicas de cada localidade e por serem formadas por membros da própria comunidade, estas unidades têm um conhecimento profundo da área e das suas vulnerabilidades, que não pode ser desperdiçado e que é uma mais-valia para todos”, sublinhou Jorge Almeida.

Com este equipamentos, estas unidades ficam ligadas ao sistema de operações municipais de uma forma direta, permitindo uma gestão mais eficaz de meios, obedecendo a uma voz de comando operacional única e fortalecendo “a capacidade de resposta a emergências e catástrofes ao nível mais próximo das comunidades”, principalmente no que respeita a ações de primeira intervenção.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro

 

A 07 de setembro. Festa dos dadores de sangue em Arronches


Um momento muito especial vai assinalar os 34 anos da fundação da Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP. A nossa constituição data de setembro de 1990.

Em 2024, a festa de aniversário concentra-se na vila de Arronches, no sábado sete de setembro.
O programa das comemorações tem início pelas 09:30 horas, com receção aos participantes na Praça da República, seguindo-se a celebração de Missa pelas intenções dos dadores e em memória dos que já partiram.

Momento alto com desfile pelas ruas da vila, que antecede a sessão solene. Esta está agendada para o meio-dia no pavilhão multiusos (vulgo Celeiros). O espaço acolhe também o almoço convívio.

Para as 15:00 horas está marcado um espetáculo com a participação das Pedrinhas de Arronches e do Grupo Trigais da Serra, Covilhã. No final tem lugar uma degustação gastronómica.

Apoiam a ADBSP nesta iniciativa: a Câmara Municipal de Arronches e as Juntas de Freguesia de Assunção, da Esperança e dos Mosteiros.

Inscrições na sede da associação (no hospital de Portalegre) ou em https://www.facebook.com/AssociacaoDadoresBenevolosSanguePortalegre/ .

*José Rui Marmelo Rabaça