segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Barcelos | Melhores notas CNA IPCA num ano de pleno preenchimento

 O que têm em comum Bárbara Amaral, Bianca Rodrigues, Vítor Rezende, Rita Pereira e Adriana Rocha? Entraram no IPCA através do Concurso Nacional de Acesso, com as notas mais altas nas diferentes áreas do IPCA e em primeira opção.
Bárbara Amaral, da cidade da Maia é detentora da melhor nota de entrada no IPCA, na Escola Superior de Design e escolheu o curso de Design Industrial entrando com 193,1 valores.
Bianca Rodrigues é de Santo Tirso e foi a estudante com a nota mais elevada a ingressar na Escola Superior de Gestão (188,9 valores). A estudante de 18 anos é agora aluna no curso de licenciatura em Gestão de Empresas, em regime pós-laboral, sendo a sua primeira opção pois desta forma “consegue conciliar os estudos com o trabalho”, refere a estudante que foi aconselhada pelo primo, alumni IPCA. Frequentou a Escola Secundária Tomaz Pelayo, e antes de chegar ao IPCA frequentou um curso superior na área da saúde, mas não era aquilo que queria. “Gostava de adquirir competências de gestão e administração e perceber a dinâmica das empresas” fatores que Bianca considera essenciais para o seu atual trabalho numa empresa de transportes que pertence à família.
Vítor Rezende planeou o seu percurso até chegar ao IPCA nos últimos 3 anos. Tem 19 anos, é natural do Brasil e está desde os seus 14 anos a viver em Portugal com a família e garante que não pretende voltar para o seu país de origem. Vem da Escola Secundária da Trofa, do Curso Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, e dedicou-se “muito aos estudos para ter boas notas e conseguir entrar no curso de Engenharia de Sistemas Informáticos no IPCA”, referiu o estudante que registou a maior nota deste curso com 184,8 valores da Escola Superior de Tecnologia. Na sua pesquisa por instituições de ensino superior, encontrou o IPCA e achou interessante quer pelo conteúdo programático do curso em questão, quer pela localização. Agora, anseia o começo das aulas para continuar a estudar e aprofundar os seus “conhecimentos em programação e software e conhecer a parte prática do curso assim como os laboratórios”, refere o apaixonado por videogames.
A estrear o curso de Desporto da nova Escola Superior de Desporto, Bem-Estar e Sistemas Biomédicos, destacou-se a Rita Pereira, vimaranense de 18 anos (172,3 valores). Escolheu o IPCA por sugestão dos professores e pela localização. “Os professores da Escola Santos Simões, onde tirei o Curso Técnico de Desporto, recomendaram-me o IPCA por já terem boas referências. Como sou de Guimarães, e o curso abriu cá, achei ser a melhor opção para mim” refere Rita que sempre teve o objetivo de ingressar no Ensino Superior pois reconhece os benefícios que pode recolher no futuro. O gosto pelo desporto começou bem cedo, desde o 3º ano do ensino básico, e foi sempre esse caminho que quis percorrer e por isso neste último ano foquei-me e trabalhei bastante. “Gostava de abraçar a área do treino, gostava de ser treinadora. A minha família gosta toda de desporto, os meus pais como praticantes e os meus tios que exercem profissionalmente na área do desporto”. Anseia agora conhecer a sua turma, com quem vai conviver nos próximos 3 anos, e as instalações onde vai ter aulas.
Ao pódio dos melhores estudantes junta-se Adriana da Silva Rocha, 18 anos, vinda da Escola Secundária das Taipas. Chega ao IPCA com a nota de acesso mais alta do curso de licenciatura em Gestão Hoteleira (171,4 valores). A estudante, que tinha já definido em que área gostava de ingressar (Educação Básica) viu o seu futuro mudar quando descobriu este curso no IPCA. Na sua escolha pesou o facto de a irmã ter concluído no IPCA o Curso Técnico Superior Profissional de Design de Moda. Muita assertiva com o seu futuro, Adriana sempre quis “estudar cá em Portugal e depois ir trabalhar para o estrangeiro, sendo que Irlanda será uma opção”, refere a estudante que tem um método de estudo muito focado e gosta de ter os estudos em dia.
Nesta 1ª fase do CNA o IPCA colocou 769 estudantes, sendo que mais de metade se candidataram em 1.ª opção aos cursos de licenciatura do IPCA. A nível de género os números estão muito equilibrados, 49,5% dos colocados são do sexo feminino e 50,5% do sexo masculino.
Dos 17 cursos de licenciatura, alguns dos quais a funcionar em regime laboral e pós-laboral, 16 preencheram a totalidade das vagas, no ano em que o IPCA atingiu os 99,2% de colocações, reforçando a aposta da instituição nas áreas de formação.
 
*Ana Teixeira
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)
Serviços Centrais do IPCA

LABORINHO LÚCIO À CONVERSA EM SÃO PEDRO DE MOEL

 Na próxima sexta-feira, 30 de agosto, às 22h00, Laborinho Lúcio, ex-ministro da Justiça e autor de livros, será o protagonista da próxima tertúlia “À Conversa com”, a decorrer no Edifício Cosmos Azul e Mar, em São Pedro de Moel.
Trata-se de mais uma iniciativa promovida pelo Município da Marinha Grande, no âmbito da programação da época balnear, cuja entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala.

A sessão será moderada por Fernando Barroso, durante a qual Laborinho Lúcio apresentará o seu livro “A Vida na Selva”, uma obra que reúne memórias, opiniões, interesses, perplexidades e reconhecimentos, prometendo uma noite de reflexão e partilha.

Álvaro Laborinho Lúcio, mestre em Ciências Jurídico-Civilísticas pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e magistrado de carreira, é juiz-conselheiro jubilado do Supremo Tribunal de Justiça. De janeiro de 1990 a abril de 1996, exerceu, sucessivamente, as funções de secretário de Estado da Administração Judiciária, ministro da Justiça e deputado à Assembleia da República. Entre março de 2003 e março de 2006, ocupou o cargo de ministro da República para a Região Autónoma dos Açores. É autor de vários livros. Recebeu diversas distinções nacionais e internacionais.

*Gabinete de Comunicação e Imagem


MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A REPAVIMENTAÇÃO DA ESTRADA DE BENAFÁTIMA

 O Município de Silves concluiu recentemente a repavimentação da estrada da Benafátima, numa extensão de 5,1 km, na freguesia de São Marcos da Serra.
A empreitada contemplou também a pavimentação de dois acessos a pequenas aldeolas, a construção de rede de drenagem de águas pluviais e passagens hidráulicas, para além da instalação de sinalética rodoviária, num investimento que ascendeu a 680 mil euros.
Este investimento vem melhorar os níveis de bem-estar, as acessibilidades e a segurança rodoviária, constituindo no caso concreto um fator de desenvolvimento de zona interior e periférica, de importância reforçada por se tratar de uma ligação interconcelhia, integrando-se ao mesmo tempo na estratégia mais geral de reabilitação e modernização da rede viária em todo o concelho de Silves.

















Marinha Grande | PASSEIO DÁ A CONHECER MARES JURÁSSICOS EM SÃO PEDRO DE MOEL

 “A GEOLOGIA DE SÃO PEDRO DE MOEL, UM MERGULHO EM MARES JURÁSSICOS” é o tema do passeio na natureza, que se realiza no próximo dia 31 de agosto (sábado), das 09h30 às 12h00, com concentração em frente ao posto de Turismo de São Pedro de Moel e cuja participação é gratuita.
Trata-se de uma iniciativa organizada pelo Município da Marinha Grande em parceria com a Universidade de Coimbra (UC), que conta com interpretação do Professor Luís Vítor Duarte, do Departamento de Ciências da Terra da UC, no âmbito do programa de sensibilização ambiental da Bandeira Azul.
O passeio guiado decorrerá nos afloramentos rochosos entre a Praia Velha e São Pedro de Moel, cujo objetivo é dar a conhecer o património geológico singular existente na zona costeira do concelho da Marinha Grande.
Professor associado do Departamento de Ciências da Terra da Universidade de Coimbra, o investigador Luís Vítor Duarte tem liderado diversos estudos de investigação sobre São Pedro de Moel e dedicado parte da sua vida à publicação de dezenas de artigos científicos sobre o património geológico e paleontológico da Marinha Grande.

As inscrições são gratuitas mas obrigatórias, limitadas a 36 participantes, através do email ambiente@cm-mgrande.pt.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PASSEIO PEDESTRE DÁ A CONHECER TRADIÇÕES DA PRAIA DA VIEIRA

 Na manhã do dia 25 de agosto, o Município da Marinha Grande e a ADPV - Associação para o Desenvolvimento Sócio Cultural da Praia da Vieira, promoveram um passeio pedestre na Praia da Vieira, com o objetivo de dar a conhecer a arte xávega, uma das mais antigas e tradicionais formas de pesca.
A iniciativa fez parte da programação da época balnear e contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; técnicos da autarquia; elementos da ADPV e mais de meia centena de participantes. O presidente Aurélio Ferreira destacou a importância de iniciativas como esta para divulgar as tradições locais e para o fortalecimento da identidade cultural da localidade, agradecendo o empenhado envolvimento da associação na dinamização do passeio, ao qual acrescentou grande riqueza cultural.
O passeio teve início no Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, um espaço dedicado à preservação e divulgação desta herança cultural. Foi feita a contextualização do conteúdo expositivo do centro, com uma breve explicação sobre o que é a arte xávega, a comunidade avieira e para que servem alguns dos objetos expostos. A explicação foi complementada com a visualização dos painéis expositivos e do documentário de curta duração. 
A visita incluiu o Circuito de Arte Urbana, com passagem pelos murais inscritos em edifícios da Praia da Vieira, seguindo para a Estrada Atlântica, Tercenas, margem do rio Lis, parque de merendas e foz. Os participantes continuaram pelos passadiços, Avenida Marginal, Monumento aos Pescadores e Capela.

O percurso foi enriquecido com informação histórica e momentos etnográficos e de folclore, que retratam os costumes desta localidade, protagonizados por habitantes da Praia da Vieira.

...