quarta-feira, 28 de agosto de 2024

Litoral Centro no Forte de Peniche (com imagens)

 
O Litoral Centro continua na direcção certa, assim queremos seguir. Sem o apoio dos leitores que estão atentos, seria de todo impossível. Fala-se muito na importância que o digital tem na sociedade contemporânea. Também se desvaloriza o seu potencial, apesar dos milhões no seu investimento. Não temos “padrinhos políticos”, nem “grandes empresários” a apoiar. Cumprimos com o estatuto editorial, não violamos os seus princípios nem vendemos a alma ao diabo.
Vejamos o seu crescimento em visualizações:
- No mês de Julho registou: 238851
- Mês de Agosto registou 112918 até presente data
- Ontem cerca de 3683
- Hoje às 20:31 horas:3135

Todo o período 6383866
- 147 países diferentes visitaram este site. 206 bandeiras recolhidas.
Obrigado por continuarem a seguir-nos. Que o Litoral Centro seja um dos vossos favoritos, é fácil e não compromete ninguém.
NB: Mantemos o que escrevemos há uns anos: É estranho que a Câmara Municipal de Aveiro não reconheça o Litoral Centro como um jornal de informação de formato Online. Será que o senhor Presidente Ribau Esteves tem conhecimento do que se está a passar? Se porventura não tem conhecimento, aqui fica esta nota de desagrado, porque o Litoral Centro cumpre com o que a ERC determinada/exige e demais legislação, basta ver o Estatuto editorial (Registo definitivo na ERC: 126864). Exigir aos outros o que não cumprimos não nos fica bem.
Como é que se pode exigir do Poder Central que não pratique a discriminação se uma Câmara Local a pratica? Temos o caso da distribuição/atribuição de publicidade. Também pagamos os impostos que nos são exigidos.
Todas as formas de divulgação possíveis são bem-vindas!






























Quem já visitou o Forte de Peniche identifica com facilidade as imagens aqui disponibilizadas, agora conhecido por Museu Nacional Resistência e Liberdade, onde estiveram presos e foram torturados Homens e Mulheres que combateram contra o regime de ditadura, para que hoje possam desfrutar da liberdade que nos assiste, está seriamente ameaçada.

Leon Tolstói garantia: “Quem nunca esteve na prisão não sabe o que é o Estado”. “A liberdade de imprensa é um dos grandes baluartes da liberdade e da democracia que nunca deve ser restringida por forças ou governos despóticas.”

Joaquim Carlos


Ministro da Agricultura pretende garantir financiamento no PRR para a construção do Bloco de Rega de Reguengos

O Ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Fernandes, esteve ontem à tarde reunido com a Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, Marta Prates, para falarem sobre o Bloco de Rega de Reguengos. A reunião decorreu na câmara municipal, tendo o ministro assegurado à autarca que pretende incluir o financiamento do bloco de rega na reprogramação do Plano de Recuperação e Resiliência.
O governante quer que a EDIA – Empresa de Desenvolvimento e Infraestruturas do Alqueva avance com o concurso para a empreitada em outubro, num valor superior a 35 milhões de euros. O Bloco de Rega de Reguengos está incluído no Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e permite regar cerca de 4.760 hectares no concelho.
Marta Prates expressou a sua satisfação, “pois tive a garantia que o concurso para a construção do Bloco de Rega de Reguengos vai avançar e que o perímetro de rega poderá estar disponível em 2026 para os agricultores do concelho poderem regar as suas culturas. É uma excelente notícia para os agricultores, para a economia, para a coesão territorial e para a competitividade do concelho de Reguengos de Monsaraz, pois este é o único concurso que não estava contemplado nas empreitadas do Circuito Hidráulico de Reguengos de Monsaraz e não tinha o financiamento assegurado”.
O Ministro da Agricultura e Pescas esteve ontem no concelho de Reguengos de Monsaraz a visitar a CARMIM e a Ervideira, dois produtores de vinho da sub-região de Reguengos. Há séculos que o concelho de Reguengos de Monsaraz tem a sua base económica na atividade agrícola e desde o final do século XIX principalmente na vitivinicultura, com o cultivo atual de milhares de hectares de vinhas de pequenos agricultores e de 13 produtores de vinho, que produzem anualmente milhões de litros de vinho.



*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social
Gabinete de Comunicação e Imagem

Concurso de Ideias para Criação de Marca do "Bairro Comercial Digital de Cabaços", em Alvaiázere

O Concurso de Ideias do "Bairro Comercial Digital de Cabaços", em Alvaiázere, abre candidaturas com o objetivo de selecionar a melhor proposta para a criação da marca do projeto, premiando o vencedor.
O "Bairro Comercial Digital de Cabaços" é um projeto pioneiro que pretende integrar o comércio tradicional numa dinâmica digital, promovendo a modernização e a sustentabilidade do tecido empresarial local. Esta iniciativa visa o desenvolvimento de uma identidade visual robusta, composta por logótipo, slogan e outros elementos gráficos, que espelhem a transformação digital do comércio tradicional da localidade de Cabaços.
O concurso está aberto a profissionais e entusiastas das áreas de design gráfico, branding e comunicação, que sejam capazes de conceber uma marca que capture a essência e a visão de um bairro comercial adaptado às exigências do mundo digital. A proposta vencedora será distinguida com um prémio monetário, como reconhecimento do valor e da criatividade demonstrados.

As candidaturas deverão ser submetidas até ao dia 14 de outubro de 2024. Os participantes são desafiados a apresentar soluções inovadoras e originais, que contribuam para a revitalização do comércio local e reforcem a sua presença no ambiente digital.

Este concurso representa uma oportunidade única para os criativos deixarem a sua marca num projeto de grande relevância para o desenvolvimento económico e social da região centro

Para informações adicionais consultar

*Gabinete de Apoio à Presidência


Congresso 2024 | Valongo 6 a 8 de setembro de 2024

 "O Programa de Três Dias Promete Apenas Boas Notícias!
Uma das maiores organizadoras de congressos em todo o mundo
atrairá mais uma vez milhares de pessoas a Valongo, no Porto
Num mundo em que as más notícias circulam incessantemente nas redes sociais, televisão e radio, um evento de três dias, de entrada gratuita, só transmitirá boas notícias!
Uma das maiores organizadoras de congressos em todo o mundo volta à Área Metropolitana do Porto, com o tão aguardado programa motivador para consolar e encorajar o público. “Pregue as Boas Novas!” foi o tema escolhido dos congressos regionais promovidos pelas Testemunhas de Jeová em 2024.
Ao convergirem para o Salão de Assembleias situado na cidade de Valongo, centenas de delegados provenientes da região de Aveiro, integrarão o vasto grupo de congressistas que, entre 6 e 8 de setembro, darão corpo à última edição de uma série de 15 congressos sucessivos neste complexo de Valongo. De sexta-feira a domingo, ao longo de 15 semanas, mais de 20 000 pessoas participaram nestes eventos. Em outras geografias do território nacional, outros espaços têm sido usados neste verão com este objetivo.
“Estamos muito entusiasmados por trabalhar novamente com as autoridades da cidade de Valongo que acolhe os nossos congressos”, disse Amílcar Pinto, porta-voz das Testemunhas de Jeová na região centro. “Estes congressos são um ponto alto do ano para milhares de pessoas que querem experimentar alguma positividade nas suas vidas, e estamos felizes por poder desfrutar novamente do programa nesta cidade acolhedora e hospitaleira.”
O congresso “Pregue as Boas Novas!” apresentará vídeos baseados na Bíblia, discursos e entrevistas sobre assuntos tais como:

  • Porque é que precisamos das boas novas?
  • As profecias sobre o Messias cumpriram-se!
  • As más notícias não nos assustam – Porquê?
No sábado, o ponto alto será o batismo de candidatos. Durante o programa, também será apresentado um vídeo de duas partes que cativará a atenção do público. Antes de cada congresso, as congregações locais das Testemunhas de Jeová estarão empolgadas em convidar os membros da sua comunidade para este evento gratuito.
No ano passado, cerca de 13 milhões de pessoas assistiram aos mais de 6000 congressos de três dias realizados em todo o mundo.
Para obter mais informações sobre este congresso com entrada livre e encontrar um local perto de si, por favor, aceda ao site jw.org > Quem somos > Congressos."
 
*Amílcar Pinto
Porta-Voz das Testemunhas de Jeová na Região Centro

**Francisco Ribeiro
Assistente Porta-Voz das Testemunhas de Jeová


Proença-a-Nova | Livro “Túmulos e Monumentos Megalíticos na Eurásia” publicado com apoio do Município

 
O livro Tumuli and Megaliths in Eurasia, traduzido como Túmulos e Monumentos Megalíticos na Eurásia, foi oficialmente lançado a 2 de agosto de 2024, sendo já considerado uma das mais densas compilações de textos sobre o tema. A obra é fruto do trabalho desenvolvido no Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, resultado de uma parceria entre o Município de Proença-a-Nova e a Associação de Estudos do Alto Tejo, e conta especialmente com a contribuição dos seus editores: João Caninas, Telmo Pereira, Paulo Félix e Isabel Gaspar.
Esta coleção de ensaios destaca e reúne 74 autores, com contribuições e testemunhos de especialistas oriundos de 16 países distintos, desde Portugal ao Japão, passando pela Índia, Indonésia, Coreia do Sul, Mongólia, Geórgia, Itália, Roménia, Cazaquistão, Espanha, Rússia, Azerbaijão, entre outros da Europa Mediterrânica, Europa Balcânica, Europa Central e Ásia. Essas contribuições conferem ao livro uma diversidade de contextos regionais, perspetivas teóricas e abordagens científicas relevantes para todos os que trabalham em história, arqueologia, antropologia e património.
Com um total de 523 páginas, o livro pode ser adquirido na página oficial da Cambridge Scholars Publishing, responsável pela sua publicação e divulgação. João Caninas, um dos editores e responsável pelo Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, explica: “Até podíamos ter sido nós a publicar o livro, tínhamos capacidades para tal, mas acabámos por colaborar com a Cambridge Scholars Publishing para garantir uma difusão à escala mundial. Para nós, o mais importante não é publicar a obra, mas que ela seja lida. Acreditamos que as pessoas ligadas à arqueologia e à pré-história da Eurásia estarão bastante interessadas em adquiri-lo”, confessa o editor.
Vale lembrar que o título agora publicado nasceu, inicialmente, como uma ideia para um congresso internacional a realizar em Proença-a-Nova em 2020, o qual não ocorreu presencialmente devido à pandemia da Covid-19. No entanto, os vídeos desse congresso estão ainda disponíveis online no canal de YouTube da Tumuli Eurasia.
O Campo Arqueológico de Proença-a-Nova volta a realizar-se no início de setembro, desta vez num formato mais reduzido, entre os dias 2 e 8 de setembro. Também no próximo mês estará patente no Posto de Turismo uma exposição documental relacionada com o Campo Arqueológico de Proença-a-Nova, organizada pelo Acervo Epistolar do Arquivo Leisner.

*Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos



Cantanhede | Inscrições decorrem até 20 de setembro. Cuidador Informal com formação de apoio imediato

 

O Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal encontra-se a divulgar a “Formação de Apoio Imediato ao Cuidador Informal” do Centro de Competências de Envelhecimento Ativo – organização que dá resposta às carências de qualificação dos profissionais que trabalham na área do envelhecimento em Portugal.
Com início no próximo mês de novembro, esta formação gratuita na modalidade de E-learning é dirigida a todos os cuidadores informais interessados do concelho de Cantanhede.
Tendo como principal objetivo capacitar num curto espaço de tempo os cuidadores informais para situações práticas do quotidiano, a “Formação de Apoio Imediato ao Cuidador Informal” abordará, ao longo de sete horas, várias temáticas essenciais à prestação de cuidados.
“Nutrição e Alimentação”, “Cuidados com a Higiene Oral”, Cuidados com a Mobilidade”, Cuidados com a Audição e a Visão” e “Prevenção de Quedas” são algumas das temáticas abordadas.
Sujeita a inscrição prévia, solicita-se a todos os cuidadores informais interessados na formação que, até ao dia 20 de setembro, se dirijam à Junta de Freguesia da sua área de residência ou contacte o 910 807 060 para obter todas as informações necessárias.
A funcionar deste 2 de outubro de 2023, o Gabinete Municipal de Apoio ao Cuidador Informal tem referenciados 729 cuidadores informais no concelho de Cantanhede.