domingo, 15 de setembro de 2024

Regulamento publicado em Diário da República. Sessões da Assembleia Municipal de Cantanhede já podem ter transmissão online

 
As sessões da Assembleia Municipal de Cantanhede já podem ser transmitidas em direto nas plataformas digitais, na sequência da publicação do respetivo regulamento em Diário da República.
Recorde-se que o documento fora aprovado na sessão ordinária realizada no passado dia 27 de junho, justificando que “com a evolução dos meios de comunicação e difusão eletrónica e a sua generalização em todos os campos da vida social, a transmissão online e em direto, dos trabalhos da Assembleia Municipal, passou a ser encarada como uma solução incontornável para facultar aos munícipes a possibilidade de acompanharem o desenrolar da atividade política do plenário”.
A decisão de proceder à gravação e à transmissão das sessões implicou a sujeição às disposições legais relativas à salvaguarda dos direitos dos cidadãos em matéria de reserva e preservação da identidade, em especial ao disposto na Lei de Proteção de Dados Pessoais, pelo que é necessário o consentimento prévio e expresso de todas as pessoas abrangidas pela filmagem e transmissão.
“Este consentimento deve ser recolhido, quer em relação àqueles que, no exercício das suas funções ou no exercício do direito de participação, façam declarações durante as reuniões, quer em relação aos que exercem o mesmo direito de participação através da mera presença ou assistência daquelas, e ainda em relação aos trabalhadores que prestem apoio durante a reunião”, lê-se no preâmbulo do regulamento.
Fica, no entanto, salvaguardado que a Assembleia Municipal pode, em qualquer momento, deliberar, fundamentadamente, a não transmissão da respetiva reunião.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA COLUMBÓFILA NA APRESENTAÇÃO DA NOVA ÉPOCA DESPORTIVA ENTREGOU GALARDÕES AOS NADADORES QUE MAIS SE DISTINGUIRAM HOMENAGEANDO IGUALMENTE OS NADADORES OLÍMPICOS DO LOUZAN NATAÇÃO

 
A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, no passado dia 14 de setembro, sábado, pelas 10h30, apresentou o seu projecto desportivo para a época de 2024/2025, no auditório da sede da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira, na qual estiveram presentes para além da equipa técnica, atletas e seus familiares, Adérito Machado, Vereador do Desporto da Câmara Municipal de Cantanhede, Nuno Caldeira, Presidente da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Silvia Macedo da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo de Cantanhede e Mira e Casas de Melo, membro da Direcção Geral da ASSCC.
Após o Coordenador Técnico Paulo Ferreira, ter aberto a sessão dando as boas-vindas a todos os presentes, interveio Casas de Melo, começando por reiterar e agradecer a presença dos atletas e suas famílias, dos representantes das entidades convidadas, enaltecendo de seguida os apoios e as parcerias que a secção vai mantendo, manifestando o reconhecimento da Direcção Geral pelo trabalho que foi desenvolvido nas épocas anteriores, pelos atletas, treinadores e restantes colaboradores da Secção, exortando de seguida, a família, referindo que é o grande pilar e suporte de toda as actividades, reiterando por último, a disponibilidade da sua direção, para prestar todo o apoio possível, aos jovens nadadores, nas provas e competições em que participarem.
Sílvia Macedo, após agradecer o convite, enalteceu o trabalho que tem sido desenvolvido referindo-se de seguida à parceria que foi estabelecida por ambas as entidades, reconhecendo que a aposta daquela instituição de crédito no apoio à Sociedade Columbófila, tinha sida acertada e merecida, referindo por último a disponibilidade da instituição continuar a apoiar todas estas iniciativas da Sociedade Columbófila.
Nuno Caldeira, após agradecer o convite, começou por se congratular com o trabalho que vêm sendo desenvolvido pela Sociedade Columbófila e em particular pela sua Secção de Natação, nomeadamente com o trabalho desenvolvido pelos nadadores e seus técnicos que tão bons resultados têm alcançado, congratulando-se por ter na sua freguesia uma Associação com tão bons resultados alcançados, reafirmando por último a disponibilidade do seu executivo em continuar a apoiar a modalidade.
Por último e para encerrar Adérito Machado, Vereador do Pelouro do Desporto do Municípios de Cantanhede, após cumprimentar todos os presentes, começou por enaltecer o trabalho desenvolvido pela natação da Sociedade Columbófila, considerando tratar-se de elevado nível, agradecendo às entidades presentes os apoios concedidos, colocando em realce o apoio da Caixa de Crédito, congratulando-se igualmente com a homenagem prestada pela Sociedade Columbófila aos nadadores olímpicos, terminando deixando reiteradamente a disponibilidade do Município em continuar a trabalhar no sentido de criar condições para que a pratica desportiva, seja de excelência.
De seguida, Paulo Ferreira, enquanto coordenador técnico, apresentou a estrutura profissional de técnicos, complementando a equipa técnica com a presença de 1 fisioterapeuta, nutricionista, coaching e uma administrativa.
Os técnicos Alessandro Carvalho, que se vai ocupar da equipa absoluta, IIlya Yeistratkin, que treinará os Infantis e Hugo Tomé, que orientará as equipas de cadetes, vão contar com o apoio de Inês Carreira e Diogo Marques, ex - nadador internacional, como adjuntos, assumindo as funções de Mental Coach, Patricia Neves.
Paulo Ferreira, teve ainda a oportunidade de apresentar a todos os presentes as linhas estratégicas e orientadoras e os objectivos para esta nova época desportiva, colocando-se a disposição de todas as famílias para a colaboração que venha a ser necessária, referindo por último que será distribuído a todos os nadadores o caderno do atleta, onde estará refletivo todos os deveres e direitos dos mesmos.
A exemplo do que já vem acontecendo nos últimos anos, aproveitando a sessão de apresentação do projecto desportivo, foram de seguida entregues os troféus aos nadadores que mais se distinguiram na última época desportiva.
Paulo Ferreira, coordenador desportivo da secção referiu detalhadamente a razão da atribuição de cada galardão, tendo os representantes das entidades presentes colaborado na entrega dos mesmos.
Resultante da parceria com o Crédito Agrícola, foi entregue a Pedro Almeida, o Troféu Atleta/Estudante, obtendo a classificação de 85,5%, Zoryana Palamar, conquistou o Troféu Assiduidade no escalão de cadetes, registando no final da época 201 presenças e 0 faltas e na categoria que reúne os escalões de infantis, juvenis, juniores e séniores, o Troféu Assiduidade Absoluto, foi conquistado por Eva Almeida e Beatriz Portulez, registando ambas, 250 presenças e igualmente 0 faltas.
Maria Fernandes, conquistou o Troféu Recordes individuais com 41 recordes, conquistando igualmente o Troféu Evolução, alcançando 6787 pontos.
O galardão Super Prémio, obtendo 8 pontos, foi conquistada na última época desportiva pela nadadora Leonor Silva.
O Troféu Atleta do Ano, coube novamente, a Martim Pascoal, que totalizou 960 pontos.
A exemplo dos anos anteriores a Secção de Natação atribuiu o galardão Entidade do Ano, distinguindo nesta última época desportiva, o seu congénere LOUSAN NATAÇÃO.
Antes de terminar a cerimónia, foi homenageado o nadador olímpico, Diogo Cancela, que conquistou a medalha de bronze nos últimos Jogos Paralímpicos, que se realizaram recentemente em Paris e a nadadora Olímpica Camila Rebelo, Campeã Europeia, ambos do Louzan Natação.